• Nenhum resultado encontrado

MBA em Gerenciamento de Projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA em Gerenciamento de Projetos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA em Gerenciamento de Projetos

(2)

CARGA HORÁRIA TOTAL

432 horas-aula (Previsão de 20 meses de duração) OBJETIVO:

Proporcionar uma visão dos projetos dentro do contexto das estratégias de negócios alinhando o produto da empresa com a sua estratégia.

As cadeiras são interligadas tendo como sustentáculo a visão da organização, dando aos alunos uma visão estratégica que auxiliará na disponibilização das informações que serão a base das tomadas de decisão e do controle dos projetos.

As aulas serão ministradas com ênfase em simulações de situações ocorridas no “mundo real” das empresas dentro da sala de aula, analisados à luz dos conhecimentos adquiridos em cada módulo.

O aluno estará capacitado para definir prioridades de projetos, identificar os seus riscos, criar estruturas interligando todas as fases do projeto dentro de um contexto organizacional, apoiado pela condução do trabalho de conclusão de curso, que será um estudo de caso real acompanhado por profissionais experientes na condução de projetos.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados, preferencialmente com experiência gerencial, desejosos em adquirir conhecimento na gestão de projetos.

METODOLOGIA DO TCC

Os alunos deverão formar grupos de até cinco componentes para realizar o trabalho de conclusão de curso, TCC. Tal trabalho será um projeto empresarial a ser apresentado a possíveis investidores, sob a forma de um plano de negócios. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado à realidade profissional dos alunos participantes, e ser de interesse dos componentes do grupo. O trabalho terá acompanhamento (e apoio) do professor orientador e/ou do coordenador acadêmico do curso.

(3)

DISCIPLINAS Parte Comum

1) Análise de Viabilidade de Projetos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido.Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleção de Projetos. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go.Avaliação de projetos em condições de incerteza.Análise de sensibilidade.

2) Estratégia de Empresas Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Planejamento/Gerenciamento Estratégico: Conceitos, Processos e Escolas.Desenvolvimento de Visão Estratégica.Análise de setor industrial e de posição competitiva.Modelo SWOT.Estratégias Competitivas Genéricas. Análise da Concorrência.Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos.Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional.Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

3) Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definição de Projeto.Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos.As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK.: iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento.Ciclo de Vida dos Projetos.Estruturas Analíticas de Projetos (EAP).Diagrama de Gantt.Método PERT/CPM.Caminho Crítico.Cronograma Físico e Financeiro.Alocação de recursos humanos e financeiros.Planejamento, Acompanhamento e Controle do Projeto.Lições Aprendidas.

4) Gerenciamento da Qualidade em Projetos Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

O que é qualidade em projetos.Planejamento da qualidade.Qualidade de produto.Qualidade de processo.Qualidade do projeto.Garantia da qualidade.Controle da qualidade do projeto.Processo de auditorias e inspeções.Certificação.

5) Gerenciamento de Aquisições em Projetos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Planejamento de aquisições/ contratação.SOW – Statement of work.Solicitação de respostas de fornecedores.RFP (Request For Proposal), RFI, RFQ.

Avaliação e seleção de fornecedores.Tipos de contratos e Licitações.Administração de contratos.Encerramento de contratos.

(4)

6) Gerenciamento de Comunicação em Projetos Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Planejamento da comunicação do projeto.Gerenciamento de stakeholders.Documentação do projeto: procedimentos, padrões, formulários, especificações.Distribuição de informações – formato e periodicidade.Relato de desempenho.Earned Value no relatório de desempenho.Encerramento e documentação final do projeto.

7) Gerenciamento de Custos em Projetos Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Plano de Contas.Custos Diretos e Indiretos.Estimativa de Custos dos Recursos.

Orçamento.Controle do Custo.Composições de Custos Unitários. Custos Unitários de Serviços, Equipamentos, Materiais e Mão-de-obra.Diagrama de

Pareto.Atualização de Custos.Técnica do Valor Agregado “Earned Value”. 8) Gerenciamento de Escopo em Projetos

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Iniciando o projeto.Project Charter.Planejamento de escopo.Declaração de

escopo.Deliverables.Definição do escopo.WBS – Work Breakdown Structure.Verificação do escopo.Controle do escopo.Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos. 9) Gerenciamento de Pessoas em Projetos

Carga Horária: 12 Horas-aula Ementa:

Interfaces na Empresa.Papéis e Responsabilidades.Solução de Conflitos.Teorias da

Motivação.Planejamento de pessoas no projeto.Formação da equipe.Desenvolvimento da equipe.Gerenciamento da equipe do projeto.

10) Gerenciamento de Riscos em Projetos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Riscos – definição e histórico.Planejamento do gerenciamento de riscos.Fontes,

Identificação e Categorização de riscos.Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos riscos.Simulação de Monte Carlo.Estratégias e Plano de resposta aos

riscos.Planejamento de Reservas.Controle de riscos.Gerência de Riscos como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

11) Gerenciamento de Tempo em Projetos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definição de Atividades.Interdependência de atividades.Estimativa de recursos

físicos.Estimativa de duração de atividades.Desenvolvimento do Cronograma.Milestones.Controle de cronograma.Earned Value Management no controle do cronograma.Tempo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

(5)

12) Negociação e Administração de Conflitos Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Negociação como instrumento gerencial.

Principais tipos e modelos de negociação.Planejamento e organização.Estratégias e táticas de negociação.Maximização de resultados/relacionamento com as partes.O uso da informação, do tempo e do poder.

Parte Complementar

( 1 ) Comunicação Interpessoal Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Princípios de Comunicação.O processo da comunicação - comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Barreiras à comunicação eficaz. O

processo de comunicação em grupo.A importância da inteligência emocional no processo da comunicação.

( 2 ) Contabilidade Financeira Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado.DOAR e o fluxo de caixa.

Análise dos demonstrativos financeiros.: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.

( 3 ) Matemática Financeira Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes).Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos .Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado).Taxa de atratividade (custo de oportunidade).

Tópicos Especiais I

( 1 ) Nome da Disciplina: Desenvolvimento de Produtos – Stage-Gate Carga Horária:24 Horas-aula

Ementa: Fundamentos de marketing. Fundamentos de Planejamento estratégico de marketing. Inovação e Desenvolvimento de novos produtos. Processo Stage-Gate.

(6)

Tópicos Especiais II

( 2 ) Nome da Disciplina: Economia Empresarial Carga Horária:24 Horas-aula

Ementa: Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. O comportamento do consumidor. Entendendo a demanda. O preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminação de preços. Custos e escala de produção. O princípio da dualidade: a ligação entre tecnologia e custo. A função lucro. As restrições de mercado. Estruturas de mercado.

Tópicos Especiais III

( 3 ) PREPARAÇÃO PARA O PMP Carga Horária: 72 Horas-aula

Coordenação Acadêmica:

Agliberto Alves Cierco, nascido em 15 de março de 1958, tem dupla nacionalidade: Brasileiro e Português.

É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE – UFRJ em 1997, Engenheiro Mecânico com ênfase em Engenharia de Produção pela Universidade Católica de Petrópolis, em 1981. Previsão para doutorado em Engenharia Oceânica, pela UFRJ e doutorado em Gestão Empresarial pelo ISCTE ( Lisboa ).

Tem cursos de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu, em Análise de Sistemas na UFJF ( 1991 ) e MBA em Engenharia Econômica & Administração Industrial na UFRJ.( 1987 ).

É certificado pelo PMI como PMP, Project Management Professional, auditor líder da Qualidade pela Batalas ( Inglaterra ) e foi examinador no PNQ nos anos de 1996, 2001 e 2002 e examinador senior do Prêmio SESI de Qualidade – Rio de Janeiro.

Traduziu o livro Administração de Projetos, de Meredith & Mantel pela LTC.

É coautor do livro Gestão da Qualidade pela Editora da FGV e do livro Gestão Estratégica de Serviços pela Editora Atlas,

É coordenador e coautor do livro Gestão de Projetos, pela Editora da FGV. É revisor técnico de livros da Editora Elsevier. Sendo também crítico de livros de tecnologia da informação no site Computing Reviews ( www. reviews. com ),

Tem vivência de 34 anos em análise e avaliação de projetos de investimentos, produção, logística, planejamento, gestão de áreas de apoio e administração da qualidade, tendo coordenado a implementação e perpetuação de processos organizacionais, incluindo pesquisa e implantação de novas tecnologias, além de

treinamento gerencial em empresas como: Construtora OAS, Telemar, Siderúrgica Mendes Júnior, IRWIN-Redley S.A., Alexander Proudfoot e De Millus S.A. onde ocupou posições de coordenador estratégico da qualidade, gerente de inteligência de marketing, coordenador ( diretor ) administrativo, gerente de planejamento de operações, diretor industrial, gerente de projetos e gerente de engenharia, respectivamente.

Atuou como consultor, em projetos de reestruturação organizacional & revisão

de processos, certificação para ISO-9000 e planejamento estratégico em empresas como: Petrobras, COPPETEC, Furnas, Ministério da Aeronáutica, Empresa de Correios e Telégrafos, Unibanco, Banco Nacional, Siderúrgica Mendes Júnior, Mecânica Pesada,

(7)

Unibanco, Dover Plásticos, Schrack, Casas Masson Jóias, H.Stern, CVRD, BAMEL, Calçados Tema e outras de médio e pequeno porte.

É também instrutor e conferencista em cursos de pós-graduação e cursos

fechados para empresas, sendo professor da Fundação Getulio Vargas, desde 1997, e atualmente ministra as disciplinas nos cursos de MBA em disciplinas afeitas à área de Qualidade, Serviços, Projetos e Planejamento Estratégico.

Coordena cursos de MBA na Fundação Getulio Vargas desde 1997 e atualmente

é coordenador acadêmico executivo dos cursos de MBA em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão Estratégica dos Negócios – TIGEN (atual GETI ), Gestão Empresarial ( desde 1998 ), Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e Gerenciamento de Projetos ( desde 2002 ) no programa FGV-Management.

Referências

Documentos relacionados

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

-Reprodução: é o que garante a proliferação das espécies, pode ser feito por via assexuada (produz clones) e sexuada (produz seres diferentes). - Digestão:

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

Para pensarmos como a psicanálise pode se inscrever no campo de pesquisa parece-nos necessário fazer uma breve distinção entre a pesquisa teórica e o estudo de campo, para então,

Essa categoria é subdividida pelas funções que cada aditivo plastificante como, retardador de pega (PR), acelerador de pega (PA), caso não possua uma característica