• Nenhum resultado encontrado

6 Projectos Imobiliários a Concurso _ PIC6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6 Projectos Imobiliários a Concurso _ PIC6"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

6 Projectos Imobiliários a Concurso _ PIC6

Empreendimentos de Futuro _ 2007

(2)

00. Índice

01. Enquadramento 4 02. Entidades Promotoras 5 03. O Concurso 5 04. Júri 5 05. Web site 6

06. Anúncio dos Resultados e Exposição _ Fase II 6

07. Responsabilidades 6

Fase I _ Programa / Conceito Imobiliário

08. Objectivo 7 09. Condições de Participação 7 10. Processo de Concurso 7 11. Dúvidas e Esclarecimentos 7 12. Apresentação de Candidaturas 7 13. Elementos a Apresentar 7 14. Critérios de Selecção 9 15. Comunicação de Resultados 9 16. Encargos de Participação 9 17. Responsabilidades e Direitos 9 18. Calendarização | Fase I 9

ANEXO I: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO | Fase I

Fase II _ Propostas de Arquitectura

(3)

30. Critérios Gerais de Avaliação 15

31. Prémios 15

32. Propriedade dos Trabalhos 16

33. Calendarização | Fase II 16

ANEXO II: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO | Fase II

(4)

01. Enquadramento

Há cada vez mais promotores imobiliários que consideram o projecto de arquitectura um elemento central na criação de valor para os seus investimentos. Por outro lado, o mercado da encomenda privada de projectos é, devia ser, o maior mercado para os arquitectos.

Entre a escolha pública por um júri exclusivamente de arquitectos e a escolha privada de um arquitecto por razões exclusivamente privadas há a escolha aberta de projectos por promotores imobiliários interessados em encontrar os caminhos para seleccionar a proposta de

arquitectura que melhor responde ao seu programa, dentro de um contexto sempre limitado mas apesar disso competitivo.

É esta autentica terceira via que se pretende estimular com o Concurso PIC6 _

Empreendimentos de Futuro, em que o processo de selecção dos melhores conceitos de arquitectura que respondam aos programas definidos pelos promotores imobiliários para terrenos ou imóveis concretos servirá para aproximar promotores imobiliários e arquitectos interessados neste ponto comum, a escolha aberta do projecto de arquitectura. E encontrar, em resultado do concurso, as melhores propostas de arquitectura para os programas específicos que foram apresentados.

A definição dos critérios de selecção de propostas de conceito de arquitectura e a definição dos conceitos de produto imobiliário que permitam definir correctamente uma encomenda de projecto são as aprendizagens recíprocas que a ambos, promotor imobiliário e arquitecto, importa porque permitem a cada interveniente desenvolver as competências adequadas a uma melhor escolha de projecto para uma encomenda em concreto e também a uma melhor resposta ao conceito imobiliário em busca de um projecto.

Este processo de abertura recíproca permitirá, se bem sucedido, criar um mercado mais forte para o projecto de arquitectura de encomenda privada e melhores edifícios para a promoção imobiliária profissional.

(5)

02. Entidades Promotoras

O presente concurso é promovido e organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e pela Urban Land Institute (ULI), com o apoio do IMOBITUR, podendo para o efeito contar com eventuais patrocínios de entidades privadas.

Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte Rua D. Hugo, 5-7

4050-305 Porto

Tel: 22 2074250 Fax: 22 2074259

e-mail: concursos@oasrn.org

Horário de funcionamento – das 10.00h às 13.00h e das 14.30h às 18.00h Urban Land Institute (ULI Portugal)

Rua Gonçalo Cristóvão, 14 _ 6º 4049-037 Porto

Tel: 22 3399490 Fax: 22 2058098

e-mail: rsantos@vidaimobiliaria.com

03. O Concurso

6 Projectos Imobiliários a Concurso _ Empreendimentos de Futuro _ 2007 decorre em duas fases distintas, sendo a primeira (Fase I) dirigida exclusivamente à iniciativa privada de Promoção Imobiliária, aberta a candidaturas de programas/conceitos imobiliários, e uma segunda (Fase II) dirigida exclusivamente a arquitectos para a apresentação e

desenvolvimento de soluções arquitectónicas relativas aos programas entretanto seleccionados, e postos a concurso.

04. Júri

O Júri, que se manterá nas duas fases do concurso, será composto por um Presidente, designado em conjunto pelas Entidades Organizadoras, por (2) dois elementos designados pela OASRN, e por (2) dois elementos designados pela ULI Portugal.

A constituição nominativa dos elementos do Júri será divulgada antes do lançamento da Fase II.

As reuniões do Júri devem ser efectuadas na presença de todos os seus elementos, devendo das mesmas ser lavrada acta, a redigir por um dos seus elementos e assinada por todos, onde conste a apreciação das propostas.

(6)

Todas as deliberações são tomadas por maioria simples de voto, não havendo lugar a abstenções.

05. Web site

Todas as informações respeitantes ao Concurso _ Empreendimentos de Futuro (Fase I e

Fase II) estão disponíveis em web site próprio, www.pic6.org.

06. Anúncio dos Resultados e Exposição _ Fase II

O Anúncio dos Resultados/ Entrega de Prémios decorrerá durante o Jantar de Gala IMOBITUR, em local e data a anunciar.

Os trabalhos premiados, e eventualmente outros seleccionados pelo Júri, nesta edição do Concurso _ Empreendimentos de Futuro, integrarão uma Exposição patente no III Salão Imobiliário e Turismo Residencial _ IMOBITUR _ a decorrer entre os dias 10 e 13 de Maio de 2007, na EXPONOR.

07. Responsabilidades

O acto de apresentar candidaturas/ propostas a concurso pressupõe o conhecimento e aceitação, por parte dos candidatos/ concorrentes, do presente Regulamento.

As Entidades Promotoras/ Organizadoras não aceitam quaisquer responsabilidades adicionais à excepção das explicitadas no presente Regulamento, directa ou indirectamente decorrentes deste Concurso.

(7)

Fase I _ Programa/Conceito Imobiliário

08. Objectivo

A presente fase do Concurso tem por objectivo a selecção de um máximo de 6 (seis) propostas de “programa/conceito imobiliário”, respeitantes a imóveis localizados na zona de Portugal a

seguir descrita, que possamservir de base ao desenvolvimento futuro de propostas de

arquitectura, a elaborar no âmbito do Concurso_ Empreendimentos de Futuro _ Fase II.

09. Condições de Participação

A Fase I do Concurso destina-se exclusivamente à apresentação de Candidaturas por parte de Promotores Imobiliários, de iniciativa privada.

Os Imóveis apresentados a concurso deverão localizar-se num dos seguintes distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.

10. Processo de Concurso

O processo de Concurso _ Fase I é constituído pelo presente Regulamento, tendo em anexo

o Boletim de Identificação | Fase I (Anexo I), o qual pode ser consultado em www.pic6.org.

11. Dúvidas e Esclarecimentos

Os Promotores Imobiliários poderão solicitar quaisquer esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação deste Regulamento devendo para tal dirigi-los à ULI Portugal, até ao termo do prazo previsto para a entrega de candidaturas.

12. Apresentação de Candidaturas

As candidaturas deverão ser entregues no endereço da ULI Portugal, por mão própria ou através dos serviços postais, até ao limite do prazo definido no ponto 18, Calendário.

13. Elementos a Apresentar

As Candidaturas devem ser redigidas em língua portuguesa e devem ser formalizadas em formato digital (CD-ROM).

Os elementos que compõe a candidatura são os a seguir descritos: CD-ROM:

> Parte Escrita:

(8)

a _ Ficha de Identificação, com indicação do Imóvel, e dados do Promotor. (Preenchida segundo o Anexo I).

b _ Programa

Apresentação detalhada dos objectivos e do programa previsto tendo em conta a: > definição do conceito/programa de produto imobiliário pretendido, com indicação do segmento de mercado alvo (ex. idade/rendimentos/estilos de vida), e respectivas condicionantes financeiras do investimento;

> indicação da capacidade construtiva pretendida;

> descriminação detalhada de usos previstos (ex.: habitação / escritórios / comércio / hotel / indústria / etc.) com definição das respectivas áreas a afectar.

(máx. 3 pág. A4)

c _ Caracterização do Imóvel, tendo em consideração áreas de implantação e/ou ocupação, estado de ocupação actual, eventuais condicionantes.

(máx. 1 pág. A4)

d _ Caracterização da Envolvente, definindo as suas características morfológicas, e do tecido social, principais usos e acessibilidades.

(máx. 1 pág. A4)

e _ Possíveis Estudos de Mercado e outras informações consideradas relevantes para o desenvolvimento da proposta arquitectónica.

> Parte Gráfica:

(desenhos em formato AutoCad _ dwg, fotografias em Jpeg _ 300dpi) a _ Cartografia disponível que permita a localização do Imóvel.

(9)

O júri, após análise dos vários elementos caracterizadores do imóvel e do conceito imobiliário pretendido, reserva o direito de solicitar informações complementares, às propostas

seleccionadas, tendo em conta a uniformização dos elementos base a disponibilizar na Fase II do concurso.

14. Critérios de Selecção

O Júri seleccionará um máximo de seis candidaturas segundo o seguinte critério: Pertinência do Programa de desenvolvimento Imobiliário, tendo em conta: > adequabilidade ao conceito do Concurso

> potencial de exequibilidade e de concretização

15. Comunicação de Resultados

As Entidades Promotoras comunicarão, a todos os candidatos, o resultado da decisão do Júri, até ao dia limite definido no ponto 18. Calendarização.

16. Encargos de Participação

Aos Promotores Imobiliários seleccionados no presente Concurso implica o pagamento de uma quota de participação, no valor de € 1000 (mil euros), acrescido do valor do IVA à taxa legal em vigor.

17. Responsabilidades e Direitos

Os Promotores Imobiliários, cujas candidaturas tenham sido seleccionadas e objecto de propostas de solução arquitectónica na Fase II, não se encontram obrigados a adjudicar, mediante contrato de prestação de serviços, os trabalhos dos concorrentes premiados. Qualquer acordo contratual que se celebre na sequência do presente concurso será da inteira responsabilidade dos interessados.

Sem prejuízo do estabelecido no Ponto 32 do presente regulamento, os Painéis e os CD-Rom entregues pelos concorrentes premiados e distinguidos com Menção Honrosa, na Fase II, e os CD-Rom entregues pelos restantes concorrentes passarão a ser propriedade das Entidades Promotoras, podendo estas vir a partilhá-los com o respectivo Promotor Imobiliário, única e exclusivamente para efeitos de divulgação.

18. Calendarização | Fase I

> Início da Fase I do Concurso _ 12 de Fevereiro de 2007

> Entrega das Proposta de Programa Imobiliário _ até às 17 horas do dia 23 de Fevereiro de 2007.

(10)

> Análise das Propostas de Programa Imobiliário _ até ao dia 2 de Março de 2007 > Comunicação de Resultados _ até ao dia 2 de Março de 2007

(11)

Fase II _ Propostas de Arquitectura

19. Objectivo

A presente fase do Concurso tem por objectivo a selecção das melhores propostas de projecto, desenvolvidas ao nível de um estudo prévio simplificado, para cada um dos Programas

Imobiliários seleccionados na Fase I.

20. Condições de Participação

O Concurso é aberto exclusivamente a profissionais independentes, ou equipas projectistas por estes constituídas, e a empresas em nome individual ou societárias, habilitadas a exercerem a actividade de estudos e projectos de Arquitectura, em Portugal.

A coordenação do projecto será obrigatoriamente assumida por um Arquitecto, membro efectivo da Ordem dos Arquitectos.

21. Impedimentos

Não serão admitidos trabalhos a concurso cujo autor/autores tenham relações profissionais ou de parentesco, até ao segundo grau das linhas directa e colateral, com os membros do Júri, das Entidades Promotoras e dos Promotores Imobiliários, sob pena de poderem ser excluídos aquando da análise dos Documentos.

22. Escolha do Programa Imobiliário

Os concorrentes deverão, do conjunto de Propostas de Programa Imobiliário a concurso, seleccionar aquela para a qual pretendam desenvolver uma proposta de projecto. Só é permitido a apresentação de uma proposta por concorrente.

23. Processo de Concurso

O processo de Concurso _ Fase II é constituído pelo presente Regulamento (tendo em anexo o Boletim de Identificação | Fase II - Anexo II, o Esquema de Apresentação do Trabalho - Anexo III), e pelos elementos (escritos e gráficos) que informam cada um dos Programas Imobiliários colocados a Concurso, disponíveis unicamente no web site do 6 Projectos

Imobiliários a Concurso _ Empreendimentos de Futuro _ 2007, www.pic6.org.

24. Dúvidas e Esclarecimentos

Os potenciais concorrentes poderão solicitar ao Júri quaisquer pedidos de esclarecimento que se relacionem com o Concurso, mediante o preenchimento do Formulário disponível para o

(12)

Os pedidos de esclarecimentos serão recepcionados e compilados pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, sendo transmitidos ao Júri isentos de qualquer elemento susceptível de identificar o concorrente.

As respostas aos pedidos de esclarecimentos serão dadas a conhecer através do site do

Concurso (www.pic6.org), juntamente com outros esclarecimentos julgados oportunos, dentro

do prazo previsto no calendário.

25. Apresentação de Propostas

Os elementos a apresentar nos termos e nas condições do presente regulamento, em volumes acondicionados de forma inviolável, deverão ser entregues, preferencialmente por mão própria, na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, local referido em 02., impreterivelmente até às 18.00 horas do último dia do prazo previsto para a sua entrega.

No acto da entrega dos trabalhos, será entregue aos concorrentes um recibo comprovativo da recepção dos mesmos que mencionará a data, hora e o número de ordem de entrada do trabalho recebido.

No caso de remessa através dos serviços postais, a mesma terá de ser efectuada sob registo e com aviso de recepção, mas sem indicação do nome do remetente inscrito no exterior dos respectivos volumes, e enviada para a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, cujo endereço consta em 02. Neste caso, o aviso de recepção servirá de recibo e o

concorrente será o único responsável pelos atrasos ou extravios que eventualmente se verifiquem, não podendo apresentar qualquer reclamação, na hipótese da recepção dos trabalhos se verificar já depois de esgotado o prazo limite máximo, definido no calendário.

(13)

para o exercício da profissão, não sejam obrigados a estar inscritos em Ordem ou Associações Profissionais, a prova documental consiste na apresentação de cópia da Carta de Curso ou do respectivo Certificado de Habilitações.

O Júri e/ou a Entidade Promotora reservam-se o direito de exigir a apresentação dos respectivos originais.

> Painéis:

A solução arquitectónica proposta deve ser concretizada em peças escritas, gráficas e desenhadas, julgadas convenientes para a sua fundamentação e compreensão,

apresentadas sobre painéis A1 (594x840mm), dispostos na vertical, num máximo de 3 (três). Os painéis devem ser numerados e utilizados numa só face, devendo constar, além da legenda própria dos vários elementos apresentados, única e exclusivamente a identificação do presente Concurso e do Programa Imobiliário seleccionado.

O tipo de material a utilizar para a realização dos painéis deve ser rígido e leve, mas autoportante, e ter uma espessura máxima de seis milímetros.

Sem prejuízo da liberdade de opção própria de cada concorrente, admite-se como imprescindível, a apresentação das seguintes peças escritas, gráficas e desenhadas: a _ Análise crítica do local e da sua relação com o Programa Imobiliário proposto. b _ Memória Descritiva e justificativa da solução adoptada, tendo em conta o Programa Imobiliário e as condicionantes do local.

c _ Planta de Localização/ Implantação e Perfis, evidenciando a relação da proposta com a envolvente próxima (escala 1/1000 ou outra considerada mais adequada em função da dimensão do imóvel).

d _ Plantas, alçados e cortes ( escala 1/200 ou outra considerada mais adequada em função da dimensão do imóvel).

e _ Elementos de representação tridimensional, originados a partir de maquetas, modelos tridimensionais informáticos, fotografias, ou de qualquer outro registo.

Não é permitido aos concorrentes a apresentação de maquetas da solução proposta, embora se admitam fotografias da mesma, a incluir nos painéis.

(14)

> CD-Rom:

Apenas para efeitos de exposição e divulgação, a promover pelas Entidades Promotoras e/ou pelo respectivo Promotor Imobiliário, as propostas deverão ser apresentadas, em formato digital (CD-Rom), contendo os seguintes elementos:

a _ Ficheiros autónomos, em formato PDF ou JPEG (no caso de imagens, com um mínimo de 300 dpi), das várias peças escritas, gráficas e desenhadas que integram os painéis.

b_ Ficheiros em formato PDF de cada painel apresentado.

27. Anonimato

A Fase II do presente Concurso decorre sob anonimato.

Os concorrentes em caso algum poderão violar o anonimato, não podendo as propostas conter, em qualquer dos painéis ou invólucros, nomes, símbolos, códigos ou quaisquer outros elementos susceptíveis de identificar os concorrentes.

No sentido de garantir a avaliação dos trabalhos sob anonimato, o Júri só procederá à abertura dos Invólucros “Documentos” e “CD-Rom”, depois de apreciadas e hierarquizadas todas as propostas.

28. Modo de apresentação das Propostas

Os elementos a apresentar pelos concorrentes, descritos em 26. devem ser referenciados e acondicionados em conformidade com os seguintes preceitos (ver Anexo III):

> Os documentos devem ser apresentados em Invólucro opaco e fechado, em cujo rosto se escreve, exclusivamente, a palavra “DOCUMENTOS”.

> Os painéis devem ser apresentadas em outro invólucro também opaco e fechado, em cujo rosto se deve escrever, exclusivamente, a palavra “PAINÉIS”.

(15)

29. Exclusões

É condição bastante para a não hierarquização do trabalho de um concorrente, além do não cumprimento das regras estabelecidas no presente regulamento, determinando a sua exclusão, qualquer das seguintes situações:

> A entrega/recepção do trabalho ocorrer após o prazo limite estabelecido.

> A verificação, pelo Júri, de que no trabalho existem sinais susceptíveis de permitirem a identificação do concorrente.

> A comprovação, pelo Júri, de que o projecto é inaceitável por não cumprimento das condições estipuladas no presente Regulamento.

> Após a hierarquização, aquando da abertura do invólucro dos “Documentos”, é condição bastante para a exclusão de um concorrente, a verificação de alguma das situações descritas em Impedimentos, ponto 21.

A exclusão de um concorrente, nos termos acima descritos, será fundamentada pelo Júri e constará da acta da reunião em que tal decisão ocorrer, bem como do relatório do Júri, sendo do facto dado conhecimento ao concorrente em causa.

30. Critérios gerais de Avaliação

Qualidade da solução arquitectónica, entendida nas seguintes componentes: > Originalidade, Inovação e Pertinência da solução conceptual proposta > Adequação ao Programa

> Integração na Envolvente > Estrutura funcional

31. Prémios

> Será atribuído um 1.º Prémio, de natureza pecuniária, ao(s) autor(es) da proposta

classificada em primeiro lugar, por cada Programa Imobiliário a Concurso, de valor unitário de € 2.000 (dois mil euros).

> Será, ainda, atribuído pelo Júri um Grande Prémio, no valor de € 4.000 (quatro mil) euros, ao melhor trabalho de entre os premiados. O valor do Grande Prémio não é cumulativo com o 1.º Prémio.

(16)

> O Júri poderá ainda atribuir, de acordo com o mérito das restantes propostas, até duas Menções Honrosas, por Programa Imobiliário a concurso, de natureza não pecuniária. > O Júri reserva o direito de não atribuir qualquer um dos prémios, caso considere que a qualidade das propostas assim o justifica.

32. Propriedade dos Trabalhos

Os concorrentes serão os únicos e exclusivos titulares das propostas apresentadas, seja em termos patrimoniais seja em termos morais.

No entanto, e caso o trabalho seja premiado ou distinguido, as Entidades Promotoras passam a deter a propriedade dos elementos físicos apresentados, Painéis e CD-Rom, ficando autorizadas à utilização do conteúdo dos mesmos única e exclusivamente para efeitos de exposição e divulgação por qualquer meio, seja em publicações periódicas (jornais, revistas), exposição localizada para efeitos de promoção, ou por meio electrónico.

No caso dos trabalhos não distinguidos, o CD-Rom entregue pelos concorrentes passará também a ser propriedade das Entidades Promotoras, no entanto estas apenas estão autorizadas a proceder à divulgação do trabalho, caso o concorrente assim o manifeste no Boletim de Identificação, Anexo II.

Os Painéis das propostas não premiadas/distinguidas ficarão à disposição dos seus autores, durante um prazo de trinta dias após o termo da Exposição prevista no ponto 06, na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, pelo que findo esse prazo cessa a responsabilidade das Entidades Promotoras sobre os mesmos.

As Entidades Promotoras reservam o direito de partilhar os vários elementos de que passam a deter propriedade e autorização de divulgação com o respectivo Promotor Imobiliário, única e exclusivamente para os efeitos de divulgação referidos.

(17)

> Divulgação dos Resultados em www.pic6.org_ um dia após o anúncio / Jantar de Gala > Exposição dos Trabalhos_ III Salão Imobiliário e Turismo Residencial ( IMOBITUR ), entre os dias 10 e 13 de Maio de 2007, na EXPONOR.

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

eringmaterialsabstracts Referenciais com resumos Cobre a literatura especializada em materiais de construção e suas aplicações como polímeros, cerâmicas e materiais

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10