• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Biotecnologia PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Biotecnologia PLANO DE ENSINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Biotecnologia PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: GENÉTICA NA AGROPECUÁRIA

UNIDADE OFERTANTE: IBTEC

CÓDIGO: GAG024

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA:

60 PRÁTICA: 0 TOTAL: 60 OBRIGATÓRIA: (X) OPTATIVA: ( )

PROFESSOR: DR. RAFAEL NASCIMENTO ANO/SEMESTRE: 2020/1

OBSERVAÇÕES: ATIVIDADE ACADÊMICA REMOTA EMERGENCIAL (AARE)

2. EMENTA

Importância da genética na agropecuária. Genética molecular. Bases citológicas da herança e gametogênese. Princípios Mendelianos. Ligação, Permuta, Mapas Genéticos e Pleiotropia. Regulação da expressão gênica: efeitos do ambiente. As bases físicas da hereditariedade. Genética quantitativa. Genética de populações. Aberrações cromossômicas. Biotecnologia.

3. JUSTIFICATIVA

Os conceitos e conteúdos desenvolvidos na disciplina Genética na Agropecuária fornecem noções dos fundamentos básicos da genética quantitativa e molecular, bem como suas tecnologia e aplicações na agropecuária moderna. A disciplina tem por objetivo estimular no discente do curso de Agronomia o desenvolvimento de um espírito crítico que lhe permita avaliar a literatura, fazer uso coerente de seus conhecimentos e de sua experiência na aprendizagem de outras disciplinas básicas e, posteriormente, no exercício da profissão.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4. OBJETIVO Objetivo Geral:

Introduzir os princípios básicos da genética quantitativa e molecular, dando ao aluno o domínio de seus conceitos, linguagem e permitindo a compreensão dos processos genéticos nos mais importantes sistemas biológicos relacionados à agropecuária.

Objetivos específicos:

1. Compreender a importância da genética na agropecuária e seus conceitos introdutórios;

2. Compreender as bases da genética molecular, o funcionamento e organização do gene e dos genomas;

3. Entender as bases citológicas da herança e da reprodução;

4. Compreender a segregação gênica e a distribuição independente, e conceitos relacionados à ligação gênica, permuta, mapas genéticos, pleiotropia e aberrações cromossômicas.

5. Capacitar para o entendimento da regulação gênica e da influência ambiental na expressão gênica.

6. Introduzir os conceitos teóricos das genéticas quantitativa, de populações e evolutiva.

7. Compreender a importância da biotecnologia na agropecuária e suas principais técnicas e aplicações.

5. PROGRAMA

1. Importância da genética na agropecuária.

2. Natureza do material genético e seu potencial de variabilidade: Funcionamento do Gene;

Bases moleculares da mutação; Genética molecular.

3. Bases citológicas da herança e gametogênese: Estrutura e função do núcleo;

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Alelismo múltiplo; Princípios Mendelianos.

5. Ligação, Permuta, Mapas Genéticos e Pleiotropia. 6. Regulação da expressão gênica e efeitos do ambiente:

Efeito do ambiente: penetrância e expressividade; Interação entre genótipos e ambientes.

7. Controle genético dos caracteres com distribuição contínua: Emprego de médias no estudo de caracteres quantitativos; Emprego de variâncias no estudo de caracteres quantitativos; Genética quantitativa.

8. Genética de populações e evolução: Equilíbrio de Hardy-Weinberg Seleção; Migração, Mutação Processo dispersivo; Teoria sintética da evolução.

9. Aberrações cromossômicas: Estruturais;

Numéricas. 10. Biotecnologia:

Cultura de células, tecidos e órgãos vegetais; Hibridação somática;

Marcadores Moleculares;

Empregos das técnicas do DNA recombinante. 6. METODOLOGIA

A disciplina será ofertada de forma remota, utilizando a plataforma de TI Google Meet disponível no link: https://meet.google.com. As aulas e atividades previstas serão ofertadas de forma síncrona (50% da carga horária) e assíncrona (50% da carga horária).

O programa da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas e dialogadas. A elaboração e apresentação de seminários em grupos pertinentes à matéria ministrada também será utilizada como técnica de ensino. O programa prático será cumprido visando a integração do conteúdo ministrado nas aulas teóricas e incluirá o desenvolvimento de estudos dirigidos e grupos de discussão.

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 7. AVALIAÇÃO

Serão realizadas duas avaliações escritas que incluirão todo o conteúdo abordado até a data da avaliação. Estudos dirigidos resolvidos e apresentação e discussão de seminários também irão compor a nota do aluno, como descrito a seguir:

• Avaliações escritas (2): 35 pontos cada;

• Apresentação e discussão de seminários: 15 pontos; • Estudos dirigidos: 15 pontos.

8. BIBLIOGRAFIA Básica:

1. Burns, G. W. (c1991). Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2. Introdução à genética. (c2009). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 3. Gardner, E. J. (c1975). Genetica (5.ed.o). Rio de Janeiro: Interamericana.

4. Snustad, D. P. (2008). Fundamentos de genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

5. Burns, G. W. (1986). Genética: uma introdução à hereditariedade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

6. Ramalho, M. A. P. (1997). Genética na agropecuária (6.ed). São Paulo: Globo. 7. Sinnott, E. W. (1975). Principios de genetica (6.ed). Barcelona: Omega.

Complementar:

1. Torres, A. C. (1998-1999). Cultura de tecidos e transformação genetica de plantas (Vols. v.1, v.2). Brasília: EMBRAPA Informação Tecnológica.

2. Slater, A. (2008). Plant biotechnology: the genetic manipulation of plants (2nd ed.). Oxford: Oxford University Press.

3. Engenharia genética: princípios e aplicações (2. ed.). (2001). Lisboa: Lidel.

4. Tourte, Y. (c1998). Engenharia genética e biotecnologias: conceitos e métodos: aplicações à agronomia e às bioindústrias. Lisboa: Instituto Piaget.

5. Brewbaker, J. L. (c1967). Genetica agricola. México: Unión Tipográfica Editorial Hispano Americana.

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/____

Referências

Documentos relacionados

Aulas teóricas Conceitos básicos de genética Mendeliana e de biologia molecular aplicáveis à análise de DNA; História do desenvolvimento da genética forense; Coleta e preparo de

o banCo do braSil e Sua HiStória diariamente Exposição – 4º andar A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco

Depois de 24 horas apenas os grupos tratados com 140mg/kg de ketamina e o controle positivo apresentaram diferenças significativas na frequência de danos com p<0,05

Revista Psicopedagogia - A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil 20.306. Revista Psicopedagogia - Métodos de alfabetização: delimitação de

A identificação e a coleta de vestígios biológicos, junto com as técnicas inovadoras da biologia molecular, tais como reação em cadeia polimerase (PCR), Restriction Fragment

Definição: Tamanho efetivo de uma população é o número de indivíduos de uma população ideal que geraria o mesmo coeficiente de endogamia da população

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

Cada fase do ciclo celular possui eventos únicos e fundamentais, sem os quais não é possível atingir o objetivo final, ou seja, a divisão celular; destarte, de forma a garantir