• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE INSTALAÇÃO Automatizador para Portas Eletrônicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE INSTALAÇÃO Automatizador para Portas Eletrônicas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 1

MANUAL DE INSTALAÇÃO

Automatizador para Portas Eletrônicas

Central Automatizadora Para Portas Eletrônicas

Com Sistema de Baterias

Porta Pivotante Lateral

Parabéns, você acaba de adquirir um produto com qualidade e segurança. A central automatizadora para portões eletrônicos apresenta um conjunto de meios

(2)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 2

Índice

1. Dados Técnicos 3

2. Instalação 3

2.1. Advertências 3

2.2. Partes da automação da porta pivotante lateral. 4

2.3. Instalação mecânica. 4

3. Ajuste dos Sensor de Final de Curso 5

4. Destravamento manual 6

5. Fixação/ Instalação da Central 6

6. Segurança 7

7. Advertências 8

8. Alimentação da central 8

8.1. Ligação da rede 110/220 8

8.2. Ligação das baterias 8

9. Placa da central 9

10. Entradas e saídas dos conectores. 9

10.1. FFC- Entrada para sensor fim de curso portão fechado. 9 10.2. FAB- Entrada para sensor fim de curso portão aberto. 9 10.3. BOT (ac ext.) - Entrada para acionamento externo por botão (contato seco). 9 10.4. Motor- Saída 24 Vcc para alimentação do motor. 9 10.5. 12Vcc Aux.- Saída de alimentação 12vcc (máximo 1A). 9

10.6. Entrada sensor de barreira 10

10.7. Entrada alimentação eletroímã (trava da porta) 10

11. Funções. 10

11.1. Função programação do controle 10

11.2. Função apagando todos os controles 10

11.3. Função apagando um único controle 11

11.4. Função Pânico. 11

11.5. Função Pânico. 11

11.6. Função tempo de pausa. 11

11.7. Função velocidade. 11

11.8. Função para confirmação de porta fechada. 12

12. LEDs de indicação da placa SAGJET. 12

13. Causa x Efeito x Solução. 13

(3)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 3

15. Recomendações. 14

1. Dados Técnicos

Descrição Técnica Portas até 1 m de largura

Alimentação da central 24Vcc

Rede elétrica 110/220Vac

Baterias backup 12Vcc / 7Ah 2

Manobras hora / Ciclos hora Ilimitado

Tempo de abertura na rede 3s

Tempo de abertura na bateria 3s

Velocidade 25 m/min

Potência mecânica (CV) (3/4)

Peso máximo da porta 100 kg

Grau de proteção da central IP65

2. Instalação

2.1. Advertências

1- Esta automação atende portas com até 1 metro de largura e peso de 100kg. 2- Para um bom funcionamento da automação, é obrigatório a remoção da mola instalada na porta.

3-Verificar se a estrutura está firme para a instalação do kit, para evitar problemas futuros ao funcionamento da porta.

4- A porta deve se movimentar livremente, (verificar e se necessário lubrificar as partes mecânicas da porta como pinos e dobradiças).

(4)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 4

2.2. Partes da automação da porta pivotante lateral.

2.3. Instalação mecânica.

1- Quando a opção de fixação do trilho na porta for por dupla face, deve se instalar a parte mecânica com no mínimo 24h de antecedência, isto devido ao tempo de cura da fita dupla face.

2- Defina a altura de instalação do motor (sempre instalar na parte superior da porta), fixar o motor na parede e com afastamento de 2 cm da folha da porta conforme ilustra figura abaixo.

3- Montar e fixar o braço sobre o eixo do motor, após encaixar fazer o aperto do parafuso que fixa o braço sobre o eixo do motor, o comprimento deste braço possui um pequeno ajuste basta soltar os dois parafusos e ajustar a nova posição, após ajuste apertar novamente os parafusos.

4- Atentar para que o braço articulado que será fixo entre o motor e a folha da porta não tenha contado com as partes fixas da porta.

5- Fixar o trilho na folha da porta de acordo com, observar para que o trilho esteja nivelado, para portas de vidro utilizar fita dupla face 3M 4950 “deixar a superfície limpa com álcool etílico e bem seco”. Obs- O tempo de cura da fita dupla face

(5)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 5 Abertura externa

Abertura interna

3. Ajuste dos Sensor de Final de Curso

1- Conforme figura a seguir utilizamos dois sensores reed switch, eles irão indicar o momento em que o motor irá desacelerar para finalizar o percurso de forma suave, portanto é obrigatório definir um batente físico na porta, este batente irá limitar a abertura e o fechamento máximo (após a passagem do ímã pelo sensor a porta irá se movimentar em baixa velocidade até chegar no batente físico). É possível realizar dois tipos de ajustes nos sensores.

2- Ajuste de aproximação- Utilizando a furação de ajuste posicionar e fixar o REED 1 e REED 2 na posição em que falte aproximadamente 10 cm para terminar o ciclo de abertura e ou fechamento, o restante do percurso vai ser executado de forma suave para evitar impactos forte nos batentes de final de curso.

(6)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 6

Obs- A furação de ajuste possibilita que o motor seja instalado em portas que

abrem para direita ou para a esquerda. (

3- Ajuste fino- Após fixar os sensores na posição aproximada é possível girá-los tanto para direita como para esquerda até encontrar o melhor ajuste.

4- Para obter confirmação do fechamento da porta, é possível utilizar o sensor que está embutido no eletroímã ou instalar um terceiro sensor reed switch junto ao eletroímã. Obs- ver programação. Chave 4 dip switch. (Função para confirmação de porta fechada).

4- Devido a inércia, o motor pode movimentar-se além dos sensores de final de curso, sendo assim em algumas situações estes sensores devem ser reajustados.

4. Destravamento manual

1- Quando em funcionamento apenas desligar o eletroímã, e a porta poderá ser movimentada manualmente.

5. Fixação/ Instalação da Central

1- Para fixar a central na parede deve-se utilizar os furos já estabelecidos na caixa IP conforme ilustra figura 1. ATENÇÃO: É proibido furar a caixa da central para fixar na parede, deve-se garantir o grau de proteção IP65 da central. O não cumprimento desta norma pode ocasionar danos à central e a perda da garantia.

2 - Para facilitar a instalação recomenda-se fazer sem as baterias.

3- A central deve ser fixada de tal forma que os furos de entrada da fiação de conexão entre central e “motor, rede elétrica, sensores fim de curso e sensor de barreira e demais periféricos”, seja feita pela parte inferior da central utilizando prensa cabos ou eletroduto, como ilustra a figura 2.

(7)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 7 4- Executar conforme figura e recomendações do item 4 em diante as ligações do motor, dos sensores de final de curso, sensor de barreira e demais ligações.

ATENÇÃO: Nunca energizar a central na rede elétrica e nas baterias antes de ter

executado a instalação de todos os periféricos. Em caso de manutenção na central a mesma deve ser desenergizada da rede elétrica e das baterias.

FIGURA 1 FIGURA 2

6. Segurança

1- Este manual fornece informações de segurança na instalação, especificações técnicas, identificação e funções da central automatizadora. Específica também uma breve descrição dos procedimentos de operação, manutenção, e os procedimentos de identificação e solução de pequenos problemas.

2- A segurança e as boas práticas na instalação são fatores essenciais para uma operação eficiente da central. Todas as pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com a central precisam aderir a tais boas práticas.

PERIGO: Todos os operadores do equipamento precisam seguir com rigor as recomendações de segurança contidas neste manual. De acordo com a norma de instalações elétricas (NBR 5410), é obrigatório o uso de dispositivo de desligamento total de rede elétrica (disjuntor), sendo um dispositivo por fase incorporado a fixação da instalação do automatizador.

3- Para uma possível operação de manutenção, desenergizar o equipamento da rede elétrica e das baterias. Para instalação em áreas externas (ao ar livre), é obrigatório o uso de cabo blindado.

4- Na instalação dos portões é obrigatório o uso de sensor de barreira para a segurança do usuário. Nota: sensor de barreira não está incluso no kit.

5- Não utilizar o equipamento sem sua carenagem de proteção.

6- Por motivo de segurança nosso sistema possui o sensor anti-esmagamento incorporado à central.

(8)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 8

7. Advertências

Todo e qualquer ajuste, conexão ou desconexão dos cabos ligados a central deve ser feito com a mesma desenergizada da rede elétrica e das baterias. Se o mesmo for feito com ela energizada, poderá causar danos irreversíveis ao equipamento e perda da garantia.

8. Alimentação da central

8.1. Ligação da rede 110/220

1- Verifique a tensão de alimentação da sua região e selecione a opção desejada na chave seletora 110/220V, localizada na parte superior da central.

2- Conecte o cabo força na tomada.

ATENÇÃO: Nenhuma alimentação 110/220V deve ser feita diretamente na placa de controle da central.

3- É obrigatório o uso do cabo força de alimentação com o plug.

ATENÇÃO: O cabo força de alimentação com o plug acompanha junto com a central SAGJET, caso haja a remoção total ou parcial do cabo o produto perde sua garantia.

É proibido remover o conector de alimentação da placa, o mesmo já vem lacrado de fábrica.

8.2. Ligação das baterias

1- A central SAGJET já vem de fábrica com a conexão dos cabos das baterias na placa, basta apenas fixar as baterias na central e fazer a conexão dos cabos que saem da placa nas baterias.

2- A central utiliza 2 baterias de 12Vcc 7ª.

3- Quando for conectar as BATERIAS na central respeitar as conexões, garantindo que os conectores da BAT1 e BAT2 sejam conectados nas suas respectivas baterias.

4- Nunca fazer conexões da bateria utilizando positivo da BAT1 com negativo da BAT2 ou negativo da BAT1 com positivo da BAT2.

5- Sempre que a central SAGJET for energizada deve-se seguir o seguinte procedimento.

1º ligar a central SAGJET na rede 110/220V 2º ligar as baterias.

ATENÇÃO: Jamais acionar o motor sem a central estar primeiro CONECTADA na

rede de alimentação 110/220V. Na ausência da alimentação 110/220V é proibido executar a instalação.

É proibido remover o conector de alimentação da placa, o mesmo já vem lacrado de fábrica.

(9)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 9

9. Placa da central

10. Entradas e saídas dos conectores.

10.1. FFC- Entrada para sensor fim de curso portão fechado.

Utilizar o Reed switch (cabos 0,16mm branco) para conectar no sensor FFC

10.2. FAB- Entrada para sensor fim de curso portão aberto.

Utilizar o Reed switch (cabos 0,16mm branco) para conectar no sensor FFC

10.3. BOT (ac ext.) - Entrada para acionamento externo por botão (contato seco).

Utilizar apenas como contato seco. “ver item 11.4 e 11.5”

10.4. Motor- Saída 24 Vcc para alimentação do motor.

Não existe polaridade para conectar os cabos do motor na placa, (cabo 2,5mm vermelho/preto), a posição da conexão dos cabos irá mudar de acordo com a posição em que o motor será instalado.

ATENÇÃO: Caso a automação não obedeça ao sinal dos finais de curso ou, tenha um

comportamento fora do esperado, será necessário desligar a central e inverter os a posição dos cabos no conector.

10.5. 12Vcc Aux.- Saída de alimentação 12vcc (máximo 1A).

Sempre respeitar a polaridade (+ -) que está indicada no conector da saída auxiliar, antes de conectar os cabos de alimentação do equipamento na placa SAGJET, verifique se o mesmo possui polaridade de alimentação.

(10)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 10

10.6. Entrada sensor de barreira

• Recomendado o uso de equipamentos que possuem saída relé como acionamento. • Para funcionamento somente no fechamento- Conectar o “Comum” no “gnd” e o

“NA” no “SIN”. A alimentação da foto célula deverá ser feita no borne 12V auxiliar

que está localizado ao lado da conexão das baterias.

10.7. Entrada alimentação eletroímã (trava da porta)

1- Utilizar eletroímãs que possuam capacitores para facilitar a desmagnetização.

2- Verificar a polaridade de ligação do eletroímã (devido ao uso do capacitor). Basta conectar os fios no módulo eletroímã seguindo o sentido da polaridade do eletroímã, o mesmo será reconhecido automaticamente.

3- O Trimpot no módulo faz o ajuste de tempo que o portão leva para acionar após os imãs soltarem. Girando para esquerda diminui o tempo e girando para a direita aumenta o tempo. 10 voltas no trimpot representam aproximadamente 1 segundo.

11. Funções.

11.1. Função programação do controle

Aperte o “botão aprender” o LED “L2” irá acender.

Pressione o botão desejado no controle, o LED “L2” irá apagar. Pronto, o botão do seu controle já está cadastrado.

11.2. Função apagando todos os controles

Levante a chave “1” do dip switch. Está é uma chave de segurança para que os controles não sejam facilmente apagados, assim caso a chave não esteja habilitada o operador pode pressionar a chave o tempo que quiser que a memória não será apagada.

Aperte o “botão aprender”, baixe a chave “1”.

Os LEDs “L1 e L2” iram ficar acessos por alguns segundos.

(11)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 11

11.3. Função apagando um único controle

Levante a chave “1” do dip switch.

Aperte o “botão do seu controle” que deseja apagar. Os LEDs “L1 e L2” começaram a piscar alternadamente.

Quando os mesmos apagarem o “botão do seu controle” estará apagado.

11.4. Função Pânico.

● Conectar os cabos (contato seco) da botoeira de pânico no BOT (AC Ext.) da placa, o sistema irá reconhecer automaticamente. enquanto a botoeira fechar o contato a porta não irá fechar, para que a porta volte ao ciclo normal de abertura e fechamento basta desabilitar a botoeira de pânico.

11.5. Função Pânico.

● Conectar os cabos de alimentação do dispositivo na saída auxiliar 12 Vdc e os cabos do (contato seco) Sinal e Gnd no BOT (AC Ext.) da placa, o sistema irá reconhecer automaticamente.

11.6. Função tempo de pausa.

11.7. Função velocidade.

Obs- Para porta pivo lateral sempre manter o dip switch 3 na posição OFF.

(12)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 12

11.8. Função para confirmação de porta fechada.

1- Quando a chave estiver no modo ON a central levará 25 segundos após ter acionado o reed switch de fechamento para desligar o motor.

2-Quando a chave estiver no modo ON é obrigatório o uso de sensor no eletroímã para obter a confirmação de porta fechada evitando que o motor fique ligado por 25 segundos.

3-Para ligar o sensor de porta fechada na placa basta conectar os cabos na entrada GND e SIN.

12. LEDs de indicação da placa SAGJET.

● Led Verde “Acesso” / Led Vermelho “Apagado” painel está energizado e funcionando pela rede elétrica.

● Led Verde “Apagado” / Led Vermelho “Acesso” painel está funcionando pela bateria.

● Led Vermelho “Piscando” indica que a central está sem energia da rede e as baterias estão descarregadas.

● Led L1, L2- são utilizados durante o cadastramento e descadastramento dos controles.

● Led L4- indica o funcionamento do motor durante o percurso de abertura e ou fechamento.

● Led L5- Indica o funcionamento da placa ( sempre que este LED estiver piscando no intervalo de 1s a placa está com seu funcionamento correto).

(13)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 13

13. Causa x Efeito x Solução.

Problema Causa Solução

Led verde (Rede Elétrica) não acende.

-Tomada está sem energia. -Fusível de entrada da rede queimado

-Verificar se há energia testando a tomada ou verificar se não há algum disjuntor desligado ou fusível queimado.

Portão não aciona. (*instalado com sensor de

barreira)

-Sensor de barreira ativo ou com defeito.

-Desligar sensor de barreira e fazer os testes de acionamento.

Portão não aciona. -Parte mecânica com defeito.

-Fuso, cremalheira ou trilho com problema.

-Verificar, desobstruir e lubrificar quando necessário: fuso,

cremalheira, trilho, cabo de aço e caixa de contrapesos.

Painel não liga pelas baterias.

-Fusíveis de proteção queimados.

-Baterias descarregadas.

-Verificar fusíveis F2 e F3 (10A). -Verificar a tensão das baterias.

Led L5 apagado ou pisca de forma irregular, A central ficará travada ou

com comportamento fora do normal.

-Programa travou ou a central está com alguma interferência externa.

-Led L5 deve piscar em intervalos de 1 em 1 segundo. Caso não esteja desta forma reiniciar o sistema desligando o painel da rede elétrica e das baterias por 1 minuto, após este tempo religar o sistema.

Central não obedece aos comandos, fica travada.

-Perda de parametrização do software.

-Reiniciar o sistema desligando o painel da rede elétrica e das baterias por 1 minuto, após este tempo religar o sistema.

Outros tipos de problemas. -Contate seu assistente/

(14)

Manual de Instalação Mod. 01.2018 14

14. Termo de garantia.

Este produto foi testado e aprovado por nosso departamento técnico e garantimos por um período de 90 dias contra defeito de fabricação a contar da data de aquisição em nota fiscal, desde que se atentem as instruções do manual de instalação. Em caso de defeito no período de garantia nossa responsabilidade é restrita a substituição e/ou conserto do produto. Deve-se atentar para a correta instalação conforme descrita no manual de instruções.

Nossos produtos obedecem a critérios de qualidade na fabricação e por isso conseguimos gratificar nosso cliente com uma garantia estendida de mais 275 dias, totalizando 1 ano de cobertura.

Esta garantia perde seu efeito quando o produto não for utilizado em condições normais e a que se destina, conforme descrito no manual de instruções. Sofra danos provocados por acidentes ou por causas naturais como raios, inundações, desabamentos e etc.

Esta garantia cobre a reposição de peças quando for necessário, ficando sob responsabilidade do consumidor o transporte e o técnico para a avaliação e reinstalação.

Após 90 dias a troca do produto não garante prorrogação da garantia.

15. Recomendações.

Recomendamos a instalação e manutenção do equipamento através de serviço técnico autorizado, o qual está habilitado a abrir, remover, substituir peças ou componentes, bem como reparar defeitos cobertos pela garantia.

A instalação e reparos executados por pessoas não autorizadas implicará na exclusão automática da garantia.

Comprador:________________________________________________________ Endereço:__________________________________________________________ Cidade: _______________________________________CEP:_________________ Revendedor:________________________________________________________ Data da Compra: ___________________________Fone:____________________ Identificação do produto:_____________________________________________

Distribuidor autorizado:

SAGJET

E-mail: contato@sagjet.com.br

Referências

Documentos relacionados

O automatizador Roller trabalha em conjunto com as molas da porta, por isso antes da instalação verifique se a porta encontra se balanceada, ou seja, se as molas da porta

Single-leaf Double-leaves Folha dupla Motor Central de comando Central de comando Esticador da correia Polea loca Carrinho de sustentação Carro sostenedor.. Conector da

CV1 AC AUTOMATIC x 16.0 o C AC AUTOMATICO x 16.0 o C BAIXA TENSÃO BATERIA BAIXA AC AUTOMATICO x 16.0 o C ALTA TENSÃO BATERIA ALTA ERRO 16.0 o C PROBLEMA NO SENSOR INTERNO

O sensor inteligente de porta e janela Wi-Fi foi projetado com antena WiFi embutida e bateria de lítio recarregável, para detectar se portas, janelas, gavetas etc..

82 Tabela 12 - Distribuição absoluta e percentual dos participantes nos vários itens associados às razões da não adesão ao regime medicamentoso...... Tabela 13 - Confiança

É nesta lógica que este texto foi idealizado, tentando evidenciar de uma forma clara os aspetos básicos do funcionamento das organizações, os princi- pais conceitos de

Na Figura 1 é apresentada a dispersão gráfica dos 10 genótipos em relação aos dois primeiros componentes principais com relação às características que mais con- tribuíram para

Dentre os caminhos possíveis para o desenvolvimento do tema do negativo em psicanálise, tomaremos como nosso o argumento desenvolvido pelo autor de que existe nos casos limites