• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL HOVET/UFMT Nº. 01/2012

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA - 2012 DA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

A Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT torna pública a realização do Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária - 2012, nas áreas de Clínica Médica em Animais de Companhia, Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Medicina Veterinária Preventiva, Medicina de Animais Selvagens, Patologia Animal, Diagnóstico por Imagem, de acordo com o disposto neste Edital, instituído pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 2.117 em novembro de 2005.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Este Edital rege aspectos gerais da realização do Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária - 2012 da Universidade Federal de Mato Grosso.

1.2 O Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, apresenta-se na forma Pós-graduação Lato sensu, modalidade treinamento em serviço, com regime de tempo integral, abrangendo conteúdos teóricos e práticos dirigidos para cada área de concentração à qual se destina, com carga horária total de 5760 horas.

1.2.1 Áreas de concentração: Clínica Médica em Animais de Companhia, Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Medicina Veterinária Preventiva, Medicina de Animais Selvagens, Patologia Animal e Diagnostico por Imagem.

1.3 A Residência terá carga horária de 60 (sessenta) horas semanais com atividades teóricas e práticas no Hospital Veterinário e na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, todos localizados na cidade de Cuiabá, com 100% de freqüência nas atividades práticas e 85% de freqüência mínima nas atividades teóricas.

1.4 Todas as Convocações, Listas de Resultados, Avisos e Comunicados serão divulgados no endereço eletrônico www.ufmt.br.

1.5 O candidato aprovado no programa, não poderá desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da mesma (lei no 11.129/2005 artigo 13, parágrafo segundo).

(2)

1.6 Este Edital, a Inscrição, a Ficha de Identificação do candidato e outras informações sobre esse Processo Seletivo estarão disponíveis no endereço eletrônico www.ufmt.br.

2. DOS CANDIDATOS AS VAGAS DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE

RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA-2012

2.1 Constituem-se como pré-requisito para participação no programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária – 2012, da UFMT:

i. Não possuir qualquer tipo de vínculo empregatício; ii. Estar formado no Curso de Medicina Veterinária;

iii. Estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária;

iv. Assinar termo de Dedicação Exclusiva (DE) ao curso de residência Uniprofissional em Medicina Veterinária.

3. DAS VAGAS

3.1 Para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012, a UFMT oferecerá 18 (dezoito) vagas, de acordo com a distribuição constante do Quadro 1.

Quadro 1 - Relação do número de vagas ofertadas para o Processo Seletivo Unificado para Ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária – 2012.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

NÚMERO DE VAGAS

Clínica Médica em Animais de Companhia 04

Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária

02

Patologia Clínica Veterinária 01

Clínica Cirúrgica em Animais de companhia 03

Clinica e Cirurgia de Grandes Animais 01

Medicina Veterinária Preventiva 03

Medicina de Animais Selvagens 01

Patologia Animal 01

Diagnóstico por Imagem 02

TOTAL DE VAGAS DO PROGRAMA 18

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Antes de efetuar sua inscrição, o CANDIDATO deverá ler este Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012.

4.2 No ato da inscrição no Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da UFMT o candidato deverá entregar as seguintes documentações autenticadas:

(3)

I – Cópia do diploma de conclusão do curso de graduação em Medicina Veterinária reconhecido no Brasil ou declaração expedida pelo órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição;

II – Cópia do diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina Veterinária revalidado por instituição nacional credenciada, quando tratar-se de diploma obtido no exterior;

III – Curriculum vitae documentado, modelo Lattes (www.cnpq.br); IV – Histórico escolar oficial da graduação;

VI – Cópia do documento de identidade e CPF;

4.3 A inscrição deverá ser registrado no PROTOCOLO CENTRAL da UFMT e entregue na Secretaria do Hospital Veterinário (HOVET/UFMT) localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa nº. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, no período de 14 a 16 de março de 2012.

4.4 O CANDIDATO que prestar qualquer informação falsa ou inexata, ao se inscrever no Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT, ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos, terá sua inscrição cancelada e serão anulados todos os atos dela decorrentes.

4.5 O CANDIDATO deverá ter em mãos e informar no ato da inscrição, o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), e o seu número do documento de identidade (RG).

4.6 O CPF e RG são requisitos obrigatórios para a efetivação da inscrição. 4.7 Em nenhuma hipótese será permitida a inscrição condicional fora do prazo.

4.8 O preenchimento do Requerimento de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato. 4.9 Cada candidato só poderá se inscrever em uma área de concentração.

4.10 A UFMT não se responsabiliza por informação não recebida pelo candidato em decorrência de erros no preenchimento do formulário de inscrição.

4.11 O simples ato de inscrição no Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT obriga o candidato a observar as normas contidas neste Edital.

5. DAS TAXAS DE INSCRIÇÕES

5.1 A inscrição será isenta para todos os candidatos.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1 A Prova Escrita será realizada no dia 20 de março de 2012, às 8:00 horas no auditório Helmut Forte Daltro – Batatão, localizado na Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia –FAMEVZ/UFMT.

6.2 A Seleção se constituirá de prova com questões objetivas e/ou subjetivas, para cada área de concentração. 6.3 A prova será comum a todos os candidatos inscritos na mesma área de concentração.

7. DA ARGUIÇÃO

7.1 A Argüição será realizada no dia 22 de março de 2012, ás 08:00 horas no Hospital Veterinário da UFMT.

7.2 Serão classificados para argüição os candidatos com maior pontuação na prova escrita até o limite máximo de três vezes o número de vagas para cada área de concentração.

7.3 Os Critérios avaliados na argüição para Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da UFMT, incluirão análise das competências técnicas e comportamentais, assim como interesse pela área de concentração.

(4)

8. DA ÁNÁLISE DO CURRICULO

8.1 O Curriculum vitae documentado deverá ser entregue no, modelo Lattes (www.cnpq.br), com os comprovantes autenticados.

8.2 A avaliação dos currículos serão realizados nos dias 20 e 21 de março de 2012, às 14:00 horas por banca examinadora. 8.3 Os critérios para avaliação dos currículos para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da UFMT, incluirão avaliação de títulos, formação acadêmica em Medicina Veterinária, formação complementar, curso de curta duração, extensão universitária, monitoria, atuação profissional, estágios extracurriculares, colaboração em projetos de pesquisas, produção bibliográfica, participação em eventos, bancas e exercício de representação estudantil em órgãos colegiados.

9. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

9.1 A prova escrita será aplicada no auditório Helmut Forte Daltro– Batatão, localizado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária –FAMEV/UFMT, na cidade de Cuiabá-MT, no dia 20 de março de 2012, com início às 8:00 horas e com duração máxima de quatro horas.

9.2 Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas em horários diferentes dos estabelecidos neste Edital.

9.3 Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com 45 minutos de antecedência, em relação ao horário previsto para abertura das portas dos prédios.

9.4 As portas individuais de acesso ao local onde serão realizadas as provas serão abertas às 7h30min e fechadas às 8:00 horas, conforme horário de Mato Grosso.

9.5 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamentos de candidato da sala de prova.

9.6 O candidato deverá trazer os seguintes itens para realizar a prova: a) Documento de Identidade;

b) Caneta esferográfica (tinta azul, com corpo transparente). Somente poderá ser utilizada caneta com estas características. i. Serão considerados Documentos de Identidade: as carteiras ou cédulas de identidade (expedidas por Secretarias de segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares); carteiras expedidas por ordens ou conselhos criados por lei federal ou controladores do exercício profissional, desde que contenham o número de identidade que lhes deu origem e a impressão digital. A Carteira de Estrangeiro ou Passaporte Visado são documentos válidos para candidato estrangeiro.

9.7 Será proibido ao candidato utilizar, durante a realização da prova, sob pena de ser retirado do local e ter a sua prova anulada, os itens relacionados abaixo:

a) telefones celulares, relógios, bipes, pagers, agendas eletrônicas ou similares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pendrives, mp3 ou similar, aparelhos eletrônicos ou similares;

b) calculadora, lápis, lapiseira, borracha, régua, estiletes, corretores líquidos, livros, manuais e impressos (de quaisquer tipos), anotações ou similares;

c) óculos escuros, bolsas, chapéus, bottons, broches, pulseiras, brincos ou similares; d) cabelos longos soltos;

e) armas (porte e uso) de qualquer espécie.

(5)

9.9 A Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT não se responsabilizará pela localização de material de utilização proibida no local de realização das provas que seja trazido pelos candidatos aos locais de provas.

9.10 O candidato terá, automaticamente, sua prova anulada e será retirado do local de sua realização, caso esteja portando durante a realização da prova, mesmo que desligado, qualquer aparelho eletrônico ou de telecomunicações.

9.11 As folhas do caderno de prova não poderão ser destacadas. Além do caderno de Resposta, nenhum outro papel poderá ser utilizado.

9.12 Salvo nos casos de candidatos com necessidades especiais, em nenhuma outra hipótese haverá aplicação da prova em horários diferentes dos estabelecidos neste Edital.

9.13 Uma vez na sala de realização da prova, o candidato deverá: a) ouvir atentamente as instruções dos fiscais;

b) aguardar o recebimento do caderno de prova; c) ler com atenção as instruções contidas na prova;

d) verificar, quando autorizado pelo fiscal, se há falhas de impressão em seu caderno de prova; caso haja, solicitar ao fiscal a troca do caderno, se possível, ao iniciar a prova;

e) conferir se não está portando aparelhos celulares ou qualquer dispositivo eletrônico ou outros objetos proibidos.

9.14 Nos locais onde estiver realizando a prova, o candidato deverá permanecer por, pelo menos, duas horas após o início da prova.

9.15 Antes de expirado o prazo para realização das provas, deverão permanecer na sala de provas pelo menos 3 (três) candidatos, até que todos entreguem suas provas.

9.16 Ao término da prova, os candidatos deverão assinar, novamente, a lista de presença.

9.17 Expirado o prazo para realização da prova, os fiscais solicitarão aos candidatos a interrupção definitiva da execução da prova e a entrega da mesma. O candidato que se recusar a atender à solicitação terá sua prova automaticamente anulada. 9.18 De acordo com a legislação vigente (Art. 2º da Lei 9.294, de 15/07/1996 e Art. 3º do Decreto 2.018, de 01/10/1996), não será permitido que os candidatos fumem durante a realização das provas.

9.19 O candidato que provocar qualquer tumulto prejudicando o regular andamento da prova ou se recusar a atender ao que lhe for solicitado pelos fiscais, conforme norma da UFMT, ou se utilizar de meios fraudulentos ou ilícitos, será retirado da sala e terá automaticamente sua prova anulada.

9.20 Durante a realização da prova, não poderão ser prestados esclarecimentos sobre as questões.

9.21 Não será admitida, durante a realização da prova, consulta a qualquer tipo de livro, legislação, manual, ou folhetos, sendo vedado ao candidato o uso de qualquer material escrito.

9.22 Durante a realização da prova, o candidato é o único responsável pelo manuseio do caderno de prova e respostas utilizados, pelo entendimento das instruções ali constantes.

9.23 Ao terminar a prova, o candidato deverá proceder conforme as instruções apresentadas pelo fiscal de sala com relação à devolução do caderno de prova e respostas e saída do local de aplicação da prova.

9.24 O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo Unificado para Ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT.

10. PROCESSO DE COMPOSIÇÃO, DETERMINAÇÃO DA NOTA E CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1 O Escore Bruto Total (EBT) do Candidato no Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional 2012 da UFMT, será determinado pelo somatório dos escores brutos da prova objetiva/subjetiva (N1), avaliação de currículo (N2) e Avaliação na argüição N3), considerando-se seus respectivos pesos, conforme Equação (1):

(6)

I - Prova Escrita de conhecimentos gerais das áreas de concentração, com peso 5; II - análise do Curriculum vitae, com peso 2;

III - Argüição com peso 3;

EBT = (5*N1 + 2*N2 + 3*N3)/10 (Eq. 1) Onde:

N1 = Escore bruto na Prova Escrita;

N2= Escore bruto da Avaliação do Currículo. N3= Escore bruto da Avaliação da Arguição.

10.2 Classificação. A classificação do candidato para o preenchimento de vagas dar-se-á seguindo-se a ordem decrescente dos Escores Finais Totais dos candidatos para cada Área de Concentração.

10.3 Critérios de desempates. Em caso de empate, será utilizada a nota bruta das Questões de Conhecimentos Específicos (N2) como critério de desempate. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tiver mais idade.

11. DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO

11.1 Será eliminado do Processo Seletivo Unificado para o Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT o candidato que:

a) não comparecer no dia e horário de aplicação da prova escrita;

b) ausentar-se do local de realização da prova escrita sem concluí-la, ou não comparecer a arguição.

12. DOS RECURSOS.

12.1 Os prejuízos advindos das respostas marcadas serão de inteira responsabilidade do candidato.

12.2 Eventuais contestações a quaisquer ações da UFMT, durante a realização das provas, deverão ser feitas no Hospital Veterinário da UFMT, na AV. Fernando Correa da Costa nº. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, Campus Cuiabá, até às 9 horas do dia seguinte ao da aplicação das provas.

12.3 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será indeferido.

12.4 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de ser improvido.

12.5 Todos os recursos serão analisados e as justificativas e eventuais alterações serão divulgadas no endereço eletrônico www.ufmt.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

13. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL.

O Resultado Final do Processo Seletivo Unificado do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT será publicado, no dia 23 de março de 2012, a partir das 16h, no endereço eletrônico www.ufmt.br

13.1 Todas as vagas serão preenchidas, desde que haja candidatos aprovados, obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação publicada.

(7)

Resultado da 1ª chamada e chamadas sucessivas Chamada Data Local Horário

1a Chamada 27/03/2012

www.ufmt.br 08h

2a Chamada (se houver)30/03/2012

14. DAS MATRÍCULAS.

14.1 O candidato será convocado para matrícula, em primeira chamada, obedecendo-se, rigorosamente, à ordem de classificação na Área de Concentração por ele escolhida no ato da inscrição.

14.2 A matrícula dos candidatos aprovados em 1ª chamada ou naquelas subseqüentes à primeira, caso ocorram, será realizada conforme cronograma abaixo.

1ª. CHAMADA

MATRÍCULA: 27 a 29 de março 2012. Local: Secretaria do HOVET: 08:00h às 17:00h. INÍCIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: 02 de abril de 2012. 08:00h

END.: Av. Fernando Correa da Costa nº. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT CEP.: 78060-900, Tel. (65) 3615-8662 R. 238, E-mail. sechovet@ufmt.br 2ª. CHAMADA

(se houver) 30/03/2012 - 8h às 11h e 13h30min às 17h

14.3 O candidato que, no ato da matrícula, não apresentar comprovação de conclusão da Graduação exigida para o

Programa de Residência, não poderá se matricular.

14.4 No dia da matrícula ou da apresentação para o início do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, se o candidato convocado tiver algum impedimento, deverá se fazer representar por Procurador habilitado para esse fim.

14.5 É de responsabilidade única e exclusiva do candidato acompanhar as publicações, mantendo-se informado, acessando o endereço eletrônico www.ufmt.br sobre os momentos de convocação. Os convocados deverão iniciar as atividades no dia imediato à formalização da matrícula.

14.6 Poderão ser realizadas outras chamadas subsequentes, quantas forem necessárias, para preenchimento do quadro previsto de vagas. Essas chamadas serão divulgadas no endereço eletrônico www.ufmt.br.

14.7 O contrato da residência tem validade de 24 (vinte e quatro) meses.

14.8 O candidato que não comparecer, ou que não se fizer representar para efetivar sua matrícula em datas previstas no subitem 13.2 deste edital, perderá o direito à vaga no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012.

14.9 As chamadas sucessivas, caso ocorram, obedecerão à ordem de classificação na Área de Concentração, e de acordo com a opção realizada no ato da inscrição para o preenchimento de vagas resultantes de:

a) casos em que os candidatos selecionados em chamadas anteriores perderem a vaga por não terem efetivado sua matrícula nos termos deste edital;

b) casos em que os candidatos matriculados em chamadas anteriores desistirem oficialmente até a data limite para convocação dos candidatos classificados;

14.10 Deverão ser apresentados, no ato da matrícula, os seguintes documentos (em fotocópias autenticadas): I. Diploma da Graduação frente e verso em Medicina Veterinária reconhecido no Brasil;

II. Cadastro de Pessoa Física; III. Cédula de Identidade;

(8)

IV. Carteira Conselho Regional de Medicina Veterinária; V. Título de Eleitor;

VI. Quitação com o Serviço Militar (candidato do sexo masculino); VII. Duas fotos 3x4, iguais e recentes.

15. DA CONCESSÃO DE BOLSAS.

Serão concedidas, pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Bolsas para Educação pelo Trabalho, a todos os candidatos matriculados, durante o período de vigência do contrato a contar da data de início do Programa, conforme Lei n° 11.129 de 30 de junho de 2005, art. 15-18.

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

16.1 Comprovada, em qualquer época, irregularidade na documentação apresentada pelo candidato, a Coordenação do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT cancelará a classificação do candidato, excluindo-o do Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT.

16.2 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou comunicado, oportunamente, divulgado pelo HOVET-UFMT.

16.3 O Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT é de responsabilidade conjunta da Universidade Federal de Mato Grosso, do HOVET-UFMT, e das Unidades Executoras de cada Área de Concentração da Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária.

16.4 Caberá à UFMT aplicar as provas do Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT, segundo seus modelos de fiscalização, segurança e sigilo, garantindo o cumprimento deste edital, cuja alteração, porém, não lhe é autorizada.

16.5 Não serão aceitos como comprovantes quaisquer documentos obtidos da internet cujos dados estejam diferentes dos constantes dos arquivos do HOVET-UFMT.

16.6 As comunicações ao candidato, sobre o Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária 2012 da UFMT, serão feitas por meio de Serviços Postais – utilizando, por exemplo, os Correios – ou via mensagem eletrônica, expedidas para o endereço que foi informado, pelo candidato, no ato da inscrição.

16.7 Na ocorrência de caso fortuito ou de força maior que impedir parcial ou integralmente a realização do exame, a UFMT reserva a si o direito de cancelar, substituir datas, realizar novas provas ou atribuir pesos compensatórios para viabilizar o conjunto do Processo Seletivo, sem qualquer ônus para a Instituição.

16.8 Todos os horários de publicação, contidos neste edital, estão sujeitos a alterações devido a problemas técnicos. Nesse caso, todas as publicações estarão à disposição dos candidatos no HOVET-UFMT, nas datas e horários indicados.

16.9 Incorporar-se-ão a este edital:

a) os Conteúdos Programáticos específicos; b) o formulário de Requerimento de Inscrição;

d) as informações contidas no endereço eletrônico www.ufmt.br e) cronograma das atividades regulamentares.

(9)

Clínica Médica em Animais de Companhia:

1. Dermatologia em cães e gatos;

2. Distúrbios do sistema digestório de cães e gatos; 3. Distúrbios do sistema nervoso de cães e gatos

4. Distúrbios do sistema cardiovascular de cães e gatos; 5. Distúrbio do Sistema Urinário de cães e gatos.

Clínica Cirúrgica em Animais de companhia:

1. Reposição hidro-eletrolítica;

2. Síndrome choque; 3. Feridas;

4. Infecções piogênicas; 5. Hérnias.

Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária:

1. Exame clínico e preparação do paciente para anestesia; 2. Medicação pré-anestésica;

3. Anestesia geral e inalatória; 4. Anestesia loco - regional;

5. Complicações e riscos da anestesia.

Patologia Clínica Veterinária:

1. Interpretação do leucograma nas diferentes espécies; 2. Anemias: classificação e avaliação nas espécies;

3. Hemostasia veterinária: primária, secundária e terciária;

4. Bioquímica clínica: avaliação de função renal e hepática em Medicina Veterinária;

5. Urinálise: colheita, exame físico, químico, sedimentoscopia e interpretação em Medicina Veterinária.

Clinica e Cirurgia de Grandes Animais:

1. Sistema digestório de eqüinos e ruminantes; 2. Sistema respiratório de eqüinos e ruminantes; 3. Sistema geniturinário de eqüinos e ruminantes; 4. Sistema nervoso de eqüinos e ruminantes;

5. Sistema locomotor de eqüinos - laminite, tendinite, artrite, miopatias; 6. Podologia bovina;

7. Oftalmologia; 8. Neonatologia.

Medicina Veterinária Preventiva:

1. Bases moleculares da biologia molecular;

(10)

3. Aplicação de técnicas moleculares no diagnóstico de diversas doenças infecciosas e não infecciosas; 4. Ferramentas da bioinformática e suas aplicações no diagnóstico molecular;

5. Biossegurança em laboratório;

6. Técnicas de diagnóstico microbiológico.

Medicina de Animais Selvagens:

1. Medicina de Répteis.

2. Medicina de Aves. 3. Medicina de Mamíferos.

4. Contenção Física em espécies silvestres. 5. Contenção Química em espécies silvestres. 6. Estresse.

7. Zoonoses associadas a espécies silvestres. 8. Medicina Preventiva em espécies silvestres.

Patologia Animal:

1. Técnicas de necropsia e reconhecimento de alterações post mortem

2. Técnicas de rotina e especiais para diagnóstico microscópio em patologia

3. Alterações Celulares (Degeneração, necrose, distúrbios de pigmentação, depósitos teciduais) 4. Inflamação e reparação

5. Técnicas diagnósticas dermatológicas e dermatopatologias.

Diagnóstico por Imagem:

1. Radiodiagnóstico do Sistema Digestivo; 2. Radiodiagnóstico do Sistema Locomotor; 3. Radiodiagnóstico do Sistema Cardiocirculatório; 4. Radiodiagnóstico do Sistema Respiratório; 5. Radiodiagnóstico do Sistema Genito Urinário.

18. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Clínica Médica em Animais de Companhia:

ETTINGER, S.I.; FELDMAN, E. C. Tratado de Medicina Interna

Veterinária. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2004, 2156p. NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 2.ed., Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001, 1084p.

MILLER, G.H.; KIRK, R.W.; SCOTT, D.W. Dermatologia dos Pequenos Animais. 3ª ed. São Paulo. Ed. Interlivros. 1996.

(11)

Clínica Cirúrgica em Animais de companhia:

Slatter D., Small Animal Surgery

Fossun T., Small Animal Surgery

Rabello, Terapia Intensiva em Pequenos Animais Bojrab, Mecanismo de Produção das Doenças Raiser, A., Patologia Cirúrgica Veterinária

Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária:

FANTONI, D.T.; CORTOPASSI, S.R.G. Anestesia em cães e gatos. São Paulo: Roca. 2002.

MUIR, W.W., HUBBEL, J.A. Manual de anestesia veterinária. 3ed. Porto Alegre: Artmed. 2001. 432p.

PADDLEFORD, R.R. Manual de anestesia em pequenos animais. 2ed. São Paulo: Roca, 2001. 423p.

NATALINI,C.C. Teoria e técnicas em anestesiologia veterinária. Porto Alegre: Artmed.2007.293p.

THURMON, J.; TRANQUILLI, W.; BENSON, G.J. Essentials of small animal anesthesia and analgesia. Philadelphia: Williams & Wilkins. 1999.580p.

TRANQUILLI, W.; THURMAN, J.C.; GRIM, K. Lumb & Jone’s Veterinary anesthesia and analgesia. 4ed. 2007.1096p.

Patologia Clínica Veterinária:

KANEKO, J.J.; HARVEY, J.W.; BRUSS, M.L. Clinical biochemistry of domestic animals. 5.ed. New York: Academic Press, 1997. FELDMAN, B.F.; ZINKL, J.G.; JAIN, N.C. Schalm´s veterinary hematology. Baltimore: 5.ed. Lippincott Williams & Wilkins, 2000. JAIN, N.C. Essentials of veterinary hematology. Philadelphia: Lea & Febiger, 1993. 417p.

THRALL, M.A.; BAKER, D.C.; CAMPBELL, T.W.; DeNICOLA, D.; FETTMAN, M.J.; LASSEN, E.D.; REBAR, A.; WIESER, G. Veterinary hematology and clinical chemistry. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2004.

MEYER, D.J.; COLES, E.H.; RICH, L.J. Medicina de laboratório veterinária. Interpretação e diagnóstico. São Paulo: Roca, 1995. 308p.

REBAR, A.H.; MACWILLIAMS, P.S.; FELDMAN, B.F.; METZGER JR., F.L.; POLLOCK, R.V.H.; ROCHE, J. Guia de hematologia para cães e gatos. São Paulo: Roca, 2003. 291p.

Clinica e Cirurgia de Grandes Animais:

AUER, J.A. STICK, J.A. Equine surgery. 4 edition. St. Louis, Elsevier Saunders. 2012.

RASDOSTITS. O.M., GAY, C.C., HINCHCLIFF, K.W., CONSTABLE, P.D. Veterinary Medicine: A textbook of the diseases of cattle, horses, sheep, pigs and goats.10 ed. Saunders. 2007.

FEITOSA, F. L. F. Semiologia Veterinária: A arte do diagnóstico. 2 ed. São Paulo: Rocca, 2008. 754p. POLLITT, C.C. Color atlas of the horse’s foot. Mosby Wolfe. 1995. 208p.

(12)

ROSS M.W., DYSON, S.J. Diagnosis and management of lameness in the horse. 2. Ed. St. Louis, Elsevier Saunders. 2011. SLOVIS N.M. Atlas of equine endoscopy. St. Louis. Mosby Elsevier, 2004. 254 p.

SMITH B.P. Large animal internal medicine. 4 ed. St. Louis, Mosby Elsevier, 2009. BAXTER G.M. Adam’s & Stashak’s Lameness in Horses. 6 ed. Wiley-Blackwell, 2011. THOMASSIAN, A. Enfermidades dos cavalos. 4 ed. São Paulo: Varela, 2005.

HENDRICKSON D. Techniques in Large Animal Surgery, Third Edition. 2007.

KNOTTENBELT D.C., HOLDSTOCK N., MADIGAN, J.Equine Neonatal Medicine and Surgery. Saunders, 2004.

GREENOUGH, P.R. Lameness in Cattle. 3ed. Saunders. 1997. 336p.

GREENOUGH, P.R. Bovine Laminitis and Lameness: A Hands on Approach. 1 ed. 2007.

PUGH D.G., BAIRD A.N. Sheep and Goat Medicine. 2 ed. Elsevier Saunders. 2012.

Medicina Veterinária Preventiva:

ZAHA, A. (Org.). Biologia Molecular Básica. 3a ed. [WINDOWS-1252?]– revista e ampliada. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003;

Lodish H. F. Molecular cell biology. Ed W.H. Freeman, 2008 - 973 pages;

QUINN, P J , CARTER, M E , MARKEY, B , CARTER, G R. In: Clinical Veterinary Microbiology. WOLFE, London, 1994; Artigos em revistas periódicas disponibilizadas no portal da CAPES.

Medicina de Animais Selvagens:

Reptile Medicine and Surgery. - Douglas R. Mader. 2nd edition. Ed. Saunders Elsevier. 2006.

Avian Medicine. Principles and Aplication. - Branson W. Ritchie, Greg J. Harrison, Linda R. Harrison. Ed.

Wingers Publishing, INC. 1994.

Zoo & Wild Animal Medicine. - Murray E. Fowler. 2nd edition. Ed. Morris Animal Foundation. 1986.

Zoo & Wild Animal Medicine. - Murray E. Fowler, Eric Miller. 5th edition. Ed. Saunders Elsevier. 2003.

Tratado de Animais Selvagens – Medicina Veterinária. - Zalmir S. Cubas, Jean C. R. Silva, J.L Catão-Dias. Ed.

Roca. 2007.

Patologia Animal:

McGavin, M. Donald/ Zachary, James F. BASES DA PATOLOGIA EM VETERINÁRIA. 4º Edição - 2009 1504 pág.

TOKARNIA, C.H.; DÖBEREINER, J.; VARGAS, P. V. Plantas tóxicas do Brasil. Rio de Janeiro: Helianthus, 2000. 320 p.

Revista Pesquisa Veterinária Brasileira: disponível em http://www.pvb.com.br/. Artigos relacionados com Plantas Tóxicas, doenças infecciosas, procedimentos diagnóstico.

Diagnóstico por Imagem:

KEALY, J.K Radiology diagnostic in small animal. W.B. Saunders company. 3ª ed. 1987.

SCHEBITZ, Horst;WILKENS, H. Atlas de anatomia radiográfica do cão e do gato. 5ª. Ed. São Paulo: Manole, 2000. 244p. TICER. Técnicas radiológicas na prática veterinária. 2. ed. São Paulo, Roca, 1987. 523 p.

THRALL, D.E. Textbook of veterinary diagnostic radiology. W.B. Saunders company. 3ª ed., 1998.

(13)

Secretaria do HOVET. Tel. (65) 3615-8664 – das 08:00 a 11:00 / 13:00-17:00 . Tratar com Ravi ou Rosiane.

20. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA - 2012 Período de Seleção

Período de inscrição: 14 a 16 de março de 2012, das 08:00 as 17:00 horas na secretaria do Hospital Veterinário- UFMT.

Número de vagas

18 (dezoito) vagas sendo: 04 (quatro) para Clínica Médica em Animais de Companhia, 02 (duas) para Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária, 01 (uma) para Patologia Clínica Veterinária, 03 (três) para Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, 01 (uma) para Clínica e cirurgia de grandes Animais, 03 (três) para Medicina Veterinária Preventiva, 01 (uma) para Medicina de Animais Selvagens, 01 (uma) para Patologia Animal e 02 (duas) para Diagnóstico por Imagem. Prova escrita de conhecimentos gerais

das áreas oferecidas (peso3)

20/03/2012 ás 08:00 no auditório Helmut Forte Daltro– Batatão, localizado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAMEV/UFMT, na cidade de Cuiabá-MT.

Interposição de Recursos 21 de março de 2012, das 08:00 as 17:00 horas

Argüição (peso 5) 22 de março de 2012, ás 08:00 horas, no Hospital Veterinário. Interposição de Recursos 22 de março de 2012, das 13:00 as 17:00 horas

Análise do Currículo (peso 2) 20 e 21 de março de 2012, ás 14:00 horas, por banca examinadora.

Interposição de Recursos 22 de março de 2012, das 08:00 as 17:00 horas Divulgação da lista de aprovados 23 de março de 2012, a partir das 16:00 horas. Matrícula 27 a 29 de março de 2012, das 08:00 ás 17:00 horas Início das atividades 02 de abril de 2012, as 08:00 horas

Período de duração 24 meses

Turno de oferta Integral

Referências

Documentos relacionados

Saldo CEF F1 Brasil IRF-.M 1 TP RF Saldo CEF F1 Ações Small Caps Alivo Saldo CEF IMA-B Renda Fixa. - Saldo CEF IMA- B Titulos Públicos Saldo CEF FI Brasil IMA

O objetivo do presente estudo, de natureza transversal, foi identificar os efeitos do Método Pilates na qualidade de vida e na capacidade pulmonar de 20 mulheres idosas

O segundo capítulo retrata o referencial teórico, que é composto pela discussão dos seguintes temas: saneamento básico, saneamento no Goiás, ETA (Estação de tratamento de

1. O fornecimento de água e energia eléctrica às embarcações estacionadas na TROIA MARINA, bem como a prestação de quaisquer outros bens ou serviços não previstos

A cuidadosa investigação de um acidente oferece elementos valiosos para a análise a ser feita. Além disso, as conseqüências dos aci- dentes provocam uma série de

As variações no teor de umidade da argamassa, no intervalo de tempo entre demãos e na técnica de acabamento da camada de revestimento podem influenciar negativamente os

O presente trabalho objetivou avaliar os teores de argila dispersa em água por três métodos de dispersão física (AR, AL e US) em amostras de quatro solos argilosos com presença

4.1 Na execução dos Serviços previstos no produto de Assistência contratado serão observados os limites de quantidade, abrangência territorial, canais de acionamento e de