• Nenhum resultado encontrado

TAREFA DA SEMANA DE 02 DE JUNHO A 09 DE JUNHO 10ª SEMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TAREFA DA SEMANA DE 02 DE JUNHO A 09 DE JUNHO 10ª SEMANA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TAREFA DA SEMANA DE 02 DE JUNHO A 09 DE JUNHO – 10ª SEMANA

LÍNGUA PORTUGUESA

– 2ª SÉRIE EM

1.

O pronome “ele”, no texto, refere-se

a) ao autor do livro anunciado, Ernesto Paglia.

b) à expressão “um dos quadros de maior audiência do Jornal Nacional”. c) à expressão “Diário de bordo do JN no ar”.

d) à expressão “Escrito por Ernesto Paglia”. e) ao segundo descobrimento do Brasil.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

(2)

A Apple supera a Microsoft em valor de mercado, premiando o espírito visionário e libertário de Steve Jobs

12A Microsoft e a Apple vieram ao mundo praticamente ao mesmo tempo, em meados dos anos 1970, criadas na garagem de jovens estudantes. Mas as empresas não trilharam caminhos paralelos. A Microsoft desenvolveu o sistema operacional mais popular do mundo e rapidamente se tornou uma das maiores corporações americanas, rivalizando com gigantes da velha indústria. A Apple, ao contrário, demorou a decolar. 14Fazia produtos inovadores, mas que vendiam pouco. 4Isso começou a mudar quando Steve Jobs, um de seus fundadores, 6que fora afastado nos anos 80, assumiu o comando criativo da empresa, em 1996. 11A Apple estava à beira da falência e só ganhou sobrevida porque recebeu um 10aporte de 150 milhões de dólares de Microsoft. Jobs iniciou o lançamento de produtos 8genuinamente revolucionários nas áreas que mais crescem na indústria de tecnologia. Primeiro com o iPod e a loja virtual iTunes. Depois vieram o iPhone e, agora, o iPad. Desde o início de 2005, o preço das ações da empresa foi multiplicado por oito. 3Na semana passada, a Apple alcançou o cume. 15Tornou-se a companhia de tecnologia mais valiosa do mundo, superando a Microsoft. 13Na sexta-feira, a empresa de Jobs tinha valor de mercado de 233 bilhões de dólares, contra 226 bilhões de dólares da companhia de Bill Gates.

2A Marca, para além da disputa pessoal entre os 7maiores gênios da nova economia, coroa a estratégia definida por Jobs. Quando ele retornou à Apple, tamanha era a descrença no futuro da empresa que Michael Dell, fundador da Dell, afirmou que o melhor a fazer era fechar as portas e devolver o dinheiro a 5seus acionistas. Hoje, a Dell vale um décimo da Apple. 1O mérito de Jobs foi ter a 9presciência do rumo que o mercado tomaria.

BARRUCHO, Luís Guilherme & TSUBOI, Larissa. A maçã de ouro. In: Revista Veja, 02 de jun. 2010, p.187. Adaptado. 2. Assinale a alternativa em que o termo retomado pelo mecanismo coesivo em destaque foi

corretamente indicado entre parênteses:

a) “Isso começou a mudar quando Steve Jobs...” (ref. 4) – (fazia produtos inovadores) b) “... e devolver o dinheiro a seus acionistas.” (ref. 5) – (Steve Jobs)

c) “... quando Steve Jobs, um de seus fundadores, que fora afastado nos anos 80,...” (ref. 6) – (Steve Jobs)

d) “A marca, para além da disputa pessoal entre os maiores gênios da economia, coroa a estratégia definida por Jobs.” (ref. 7) – (Steve Jobs, Bill Gates, Michael Dell)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A questão toma por base um texto de Millôr Fernandes (1924-2012). Os donos da comunicação

Os presidentes, os ditadores e os reis da Espanha que se cuidem porque os donos da comunicação duram muito mais. Os ditadores abrem e fecham a imprensa, os presidentes xingam a TV e os reis da Espanha cassam o rádio, mas, quando a gente soma tudo, os donos da comunicação ainda

tão por cima. Mandam na economia, mandam nos intelectuais, mandam nas moças fofinhas que

querem aparecer nos shows dos horários nobres e mandam no society que morre se o nome não aparecer nas colunas.

Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos “veículos” deles. Isso é assim aqui, na Bessarábia e na Baixa Betuanalândia. Parece que é a lei. O que também é muito justo porque os donos da comunicação são seres lá em cima. Basta ver o seguinte: nós, pra sabermos umas coisinhas, só sabemos delas pela mídia deles, não é mesmo? Agora vocês já imaginaram o que sabem os donos da comunicação que só deixam sair 10% do que sabem?

Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas.

(3)

3. No último período do texto, a discrepância dos possessivos teu e tua (segunda pessoa do singular) com relação ao pronome de tratamento você (terceira pessoa do singular) justifica-se como

a) possibilidade permitida pelo novo sistema ortográfico da língua portuguesa. b) um modo de escrever característico da linguagem jornalística.

c) emprego perfeitamente correto, segundo a gramática normativa. d) aproveitamento estilístico de um uso do discurso coloquial. e) intenção de agredir com mau discurso os donos da comunicação.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O silêncio é a matéria significante por excelência, um continuum significante. O real da comunicação é o silêncio. E como o nosso objeto de reflexão é o discurso, chegamos a uma outra afirmação que sucede a essa: o silêncio é o real do discurso.

O homem está “condenado” a significar. Com ou sem palavras, diante do mundo, há uma injunção à “interpretação”: tudo tem de fazer sentido (qualquer que ele seja). O homem está irremediavelmente constituído pela sua relação com o simbólico.

Numa certa perspectiva, a dominante nos estudos dos signos, se produz uma sobreposição entre linguagem (verbal e não-verbal) e significação.

Disso decorreu um recobrimento dessas duas noções, resultando uma redução pela qual qualquer matéria significante fala, isto é, é remetida à linguagem (sobretudo verbal) para que lhe seja atribuído sentido.

Nessa mesma direção, coloca-se o “império do verbal” em nossas formas sociais: traduz-se o silêncio em palavras. Vê-se assim o silêncio como linguagem e perde-se sua especificidade, enquanto matéria significante distinta da linguagem.

(Eni Orlandi. As formas do silêncio, 1997.) 4. Na oração do 4º parágrafo – [...] para que lhe seja atribuído sentido. –, o pronome “lhe” substitui a expressão

a) um recobrimento. b) uma redução.

c) linguagem e significação. d) qualquer matéria significante. e) o silêncio.

5. (...)

O segundo exemplo é de conhecimento de muitos: uma peça publicitária que, para enaltecer as qualidades de um carro, compara dois atores, um considerado um grande ator e o outro, um ator grande. Nesse comercial, é um brasileiro que se presta a ocupar o lugar de ator grande (com atuação considerada muito ruim em sua profissão). Foi dessa maneira que ele saiu do ostracismo e voltou a ser "famoso". Muitos jovens enalteceram a coragem do moço, sua beleza e o dinheiro que ele ganhou para fazer parte dessa campanha. (...)

(SAYÃO, Rosely. Folha de São Paulo, 13/09/2011) No excerto acima, ao fazer um jogo de palavras com “ator grande” e “grande ator”, a autora produz diferentes efeitos de sentido. A alteração da ordem das palavras só não produz mudanças de sentido em:

a) pobre homem. b) estrela esportista. c) poesia simples.

(4)

d) novo modelo. e) homem algum. 6. — Tu prisioneiro, tu? — Vós o dissestes. — Dos índios? — Sim. — De que nação? — Timbiras.

— E a muçurana funeral rompeste, Dos falsos manitôs quebraste a maça... — Nada fiz... aqui estou.

— Nada! — Emudecem;

Curto instante depois prossegue o velho: — Tu és valente, bem o sei; confessa, Fizeste-o, certo, ou já não foras vivo! — Nada fiz; mas souberam da existência De um pobre velho, que em mim só vivia... — E depois?...

— Eis-me aqui. — Fica essa taba?

Na direção do sol, quando transmonta. — Longe?

— Não muito.

— Tens razão; partamos! — E quereis ir?...

— Na direção do ocaso.

DIAS, Gonçalves. I-Juca-Pirama. Gonçalves Dias: antologia. São Paulo: Melhoramentos, s.d. p. 164. Com base no texto, contextualizado na obra, está incorreto o que se afirma na alternativa

a) A narrativa, em sua totalidade, evidencia uma imagem sentimentalizada do índio. b) Tanto o pai quanto o filho, na narrativa, são apresentados como heróis idealizados.

c) O diálogo entre pai e filho traduz a resignação daquele em relação ao comportamento deste. d) O comportamento do filho, na condição de prisioneiro dos Timbiras, para o pai, fere a honra dos

Tupis.

e) O velho pai lança mão de sua história de invencibilidade como guerreiro para reconduzir o filho ao rito de morte.

7. Texto 1 Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. [...]

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite —

(5)

Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras Onde canta o Sabiá.

DIAS, G. Poesia e prosa completas.Rio de Janeiro: Aguilar, 1998. Texto 2

Canto de regresso à Pátria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui Não cantam como os de lá Minha terra tem mais rosas E quase tem mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de lá

Não permita Deus que eu morra Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra Sem que volte pra São Paulo Sem que eu veja a rua 15 E o progresso de São Paulo

ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.

Os textos 1 e 2, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que

a) o ufanismo, atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu, é o tom de que se revestem os dois textos.

b) a exaltação da natureza é a principal característica do texto 2, que valoriza a paisagem tropical realçada no texto 1.

c) o texto 2 aborda o tema da nação, como o texto 1, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.

d) o texto 1, em oposição ao texto 2, revela distanciamento geográfico do poeta em relação à pátria. e) ambos os textos apresentam ironicamente a paisagem brasileira.

8. Leia o texto a seguir.

O imbu, filho da serra, se nasce na várzea porque o vento ou as aves trouxeram a semente, vinga achando boa terra e fresca sombra; talvez um dia cope a verde folhagem e enflore. Mas basta um sopro do mar, para tudo murchar. As folhas lastram o chão; as flores, leva-as a brisa. Como o imbu na várzea, era o coração do guerreiro branco na terra selvagem. A amizade e o amor o acompanharam e fortaleceram durante algum tempo, mas agora, longe de sua casa e de seus irmãos, sentia-se no ermo. O amigo e a esposa não bastavam mais à sua existência cheia de grandes desejos e nobres ambições.

José de Alencar escreveu, em 1865, o romance Iracema. Conhecendo a obra como um todo e considerando os dois parágrafos acima referidos, é correto afirmar que

(6)

a) há entre os dois uma relação apenas comparativa, caracterizada como metáfora.

b) o segundo estabelece com o primeiro um distanciamento semântico e por isso os dois se opõem. c) o primeiro não apresenta elementos que correspondam a uma comparação no segundo.

d) há entre os dois uma comparação alongada que se caracteriza como alegoria.

e) os dois são independentes porque um se refere à natureza e o outro, aos sentimentos humanos.

Referências

Documentos relacionados

Pertence também ao tratado sobre a Erótica por aí se situar a arte revelada do amor, “sobre esse tema que se desenvolveu a questão das relações entre uso dos prazeres e acesso

O sistema descrito pelo modelo de três estados foi investigado por meio de continuação paramétrica com os novos parâmetros e na faixa para os casos em que o modelo de

O anticorpo monoclonal 56G não foi efetivo na prevenção da colonização da superfície dos corpos de prova pelo Streptococcus mutans GS5. Os corpos de prova esterilizados

entrega do bem móvel ou carta de arrematação do imóvel serão expedidos apenas depois de efetuado o depósito, inclusive da comissão do leiloeiro, e recolhidas as

Em esfera conclusiva, em linhas gerais sobre este item, é positiva a iniciativa da nova lei em tornar, em regra, pública condicionada à representação do

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

• Gatilho: Engatilhe para disparo, empurrando o tubo do gatilho para baixo (ou na direção da superfície da peça) até sentir que o corpo de impacto foi agarrado pela pinça interna

Os relacionamentos sociais dos entrevistados foram avaliados por eles como bons, antes e após a inserção no CAPS, embora o esperado fosse que, após algum tempo de tratamento,