• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO NA POBREZA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO NA POBREZA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!

2ª FEIRA | 20 DE NOVEMBRO | …NA POBREZA

Introdução

Bom dia a todos! Bom início de semana!

Hoje assinala-se uma data especial: o Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Este dia tem especial importância pois reflete uma situação ainda não totalmente resolvida: continuam a existir crianças órfãs, escravas, maltratadas ou sem acesso à saúde e educação.

Nós somos privilegiados neste campo. E para que todos possam ser também, foi redigida a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Texto

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças, adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma:  Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade;

 Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil;  Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem

social ou nacionalidade;

 Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade;  Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade;

 Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico;

 As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais;  Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade;

 Todas as crianças têm direito à educação;

 Todas as crianças têm direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.

Comentário

 Costumamos ouvir algumas vezes que “as crianças são o futuro” e que, por isso, devem ser bem protegidas e ensinadas;

 A lista de direitos acima é também uma lista de deveres, não só para os pais mas também para a sociedade que deve suportar os direitos das crianças.

 Se fosse possível dizermos que algum destes direitos é o que ainda está mais longe de ser concretizado, qual seria? E o que poderia eu fazer para ajudar a que seja vivido?

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, pedimos-te por todas as crianças que sofrem, para que nunca lhes falte amor e carinho.

Pai-Nosso…

São Nicolau…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(2)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!

3ª FEIRA | 21 DE NOVEMBRO | … NA POBREZA

Introdução

Bom dia a todos!

Continuaremos hoje com o tema da pobreza e iremos conhecer mais de perto a realidade portuguesa. Muitas vezes os números mostram melhor a realidade que as palavras.

Vídeo

https://youtu.be/gKcwSDcwkvk

Comentário

 No vídeo, é referido que “800 milhões de cidadãos do mundo vivem com menos de 1,69€ por dia”.

 Este número equivale à população de todo o continente europeu… São números demasiado grandes para imaginar e demasiado grandes para ignorar.

 É muito importante tomarmos consciência desta realidade, que existe tão perto de nós.

 Também tu podes fazer a diferença! Não te esqueças que as inscrições para o Banco Alimentar contra a Fome terminam já amanhã. Podes também participar de forma ativa no Cabaz de Natal e, desta forma, contribuir para que haja um pouco menos de desigualdade.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, pedimos-te por todos os cidadãos que vivem em condições de pobreza, Para que, com a Tua ajuda e da sociedade possam ultrapassar essa situação.

Pai-Nosso…

São Francisco de Assis…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NOTA: Hoje há reunião do grupo TransforManique para o 2º Ciclo e 7º e 8º anos. Relembra o teu Delegado de Turma!

(3)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!

4ª FEIRA | 22 DE NOVEMBRO | … NA POBREZA

Introdução

Bom dia a todos!

No domingo passado assinalou-se o Dia Mundial dos Pobres, uma iniciativa proposta pelo Papa Francisco. Vamos perceber um pouco melhor do que se trata e que objetivos tem.

Texto

Que podemos fazer para que a pobreza não se banalize? Deixemos o Papa Francisco responder:

“Não pensemos nos pobres apenas como destinatários duma boa obra de voluntariado, que se pratica uma vez por semana, ou, menos ainda, de gestos improvisados de boa vontade para pôr a consciência em paz. Estas experiências, embora válidas e úteis a fim de sensibilizar para as necessidades de tantos irmãos e para as injustiças que frequentemente são a sua causa, deveriam abrir a um verdadeiro encontro com os pobres e dar lugar a uma partilha

que se torne estilo de vida. Na verdade, a oração, o caminho do discipulado e a conversão encontram, na caridade

que se torna partilha, a prova da sua autenticidade evangélica. E deste modo de viver derivam alegria e serenidade de espírito, porque se toca com as mãos a carne de Cristo. Se realmente queremos encontrar Cristo, é preciso que

toquemos o seu corpo no corpo chagado dos pobres, como resposta à comunhão sacramental recebida na Eucaristia.

O Corpo de Cristo, partido na sagrada liturgia, deixa-se encontrar pela caridade partilhada no rosto e na pessoa dos irmãos e irmãs mais frágeis.

Portanto somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão. A sua mão estendida para nós é também um convite a sairmos

das nossas certezas e comodidades e a reconhecermos o valor que a pobreza encerra em si mesma.

(Papa Francisco, Mensagem para o I Dia Mundial dos Pobres)

Comentário

 A pobreza existe! Podemos olhar para o lado ou fechar os olhos, mas isso não faz desaparecer o problema.  O Papa Francisco quer chamar a atenção para este tema, aliás este tem sido um dos pilares da sua ação: a

atenção aos mais pobres e desfavorecidos.

 Fazer da partilha um estilo de vida, como nos pede o Papa, é abrir-se ao horizonte da comunhão com todos, os pobres materiais e os pobres em espírito. No que depender de ti, não deixes de ajudar os pobres, os de afetos e os de pão.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, nosso amigo, agradecemos-te por tudo aquilo que temos, E pedimos-te por todos aqueles que passam por dificuldades. Ajuda-os a encontrar a felicidade para lá do sofrimento.

Ave-Maria…

São Francisco de Assis…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(4)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!

5ª FEIRA | 23 DE NOVEMBRO | … NA POBREZA

Introdução

Bom dia a todos!

Num mundo cada vez mais tecnológico, podemos usar as novas tecnologias para realizar várias tarefas. Foi feita uma sondagem através da internet com a pergunta: “De quanto dinheiro precisa para viver confortavelmente para o resto

da vida?”

Texto

A pergunta foi feita a um grupo de pessoas via internet. As respostas foram agrupadas em quatro sub-grupos: - 200 mil euros: 18%

- 400 mil euros: 22%

- 200 milhões de euros: 11% - 400 milhões de euros: 18% - outros valores: 31%

Nenhum deles, imagino, se preocupou em saber quantos anos iria viver. E isto faz pensar numa história narrada no Evangelho de São Lucas. Um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita, resolveu aumentar os seus celeiros. Com isso teria o suficiente para viver muito bem por longos e longos anos. Mas Deus disse-lhe: «Insensato, nesta mesma noite vai ser reclamada a tua vida». (Lc 12,20)

(Abrindo Caminhos - Parábolas e Reflexões, Ed. Paulinas)

Comentário

 Nos últimos dias vimos que o dinheiro importa para vivermos com dignidade, mas não pode ser diretamente sinónimo de felicidade!

 Até podemos ter 400 milhões de euros para vivermos o resto da nossa vida, mas será que isso importa se não construirmos boas relações com os nossos amigos e com a nossa família?

 Jesus deixa-nos esta lição bem clara no Evangelho: não devemos ser ricos para nós, mas sim para ajudar todos os que estão à nossa volta.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Maria, mãe de Jesus, ajuda-nos a descobrir a verdadeira felicidade, E a ser simples e verdadeiros tal como tu.

Ave-Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora …rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(5)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!

6ª FEIRA | 24 DE NOVEMBRO | … NA POBREZA

Introdução

Bom dia a todos!

No próximo domingo, na eucaristia, celebraremos Jesus Cristo, Rei do Universo. É a cerimónia que marca a última semana do tempo comum, ou seja, estamos prestes a começar o tempo de Advento.

Evangelho

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 25,31-40)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. (…) ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes fizestes isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’.

Comentário

 ‘A mim o fizestes…’: Jesus identifica-se com os pequenos, os pobres e os marginalizados. Não é um Rei distante, mas reina no meio do seu povo. Conhece “as alegrias e tristezas, as angustias e as esperanças” da nossa vida.  O Reino de Deus é como uma semente que Jesus plantou no meio de nós, mas temos que trabalhar todos os

dias para que seja uma realidade, e podemos fazê-lo através destes gestos concretos que nos aproximam de Jesus e do próximo.

 O que nos deve distinguir na sociedade, enquanto cristãos, é estarmos sempre atentos às situações de necessidade à nossa volta e intervirmos sem esperar grandes reconhecimentos em troca.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, agradecemos a confiança que depositas em nós, Para construirmos no mundo o Teu Reino de felicidade e amor.

Pai-Nosso…

E porque hoje é dia 24, lembramos Nossa Senhora Auxiliadora e rezamos:

Ave-Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NOTA: Hoje, pelas 14h, na Sala da Alegria, haverá atividades. À mesma hora, na Biblioteca, o Clube de Leitura fará mais uma atividade. Esperamos por ti!

Referências

Documentos relacionados

30 da Lei 7170/63 fixa a competência da justiça militar para julgar os crimes contra a Segurança Nacional, porém, este dispositivo não foi recepcionado pela

Antes de ligar a motobomba verifique se o óleo está no nível correto e se há gasolina no tanque de combustível, a máquina não vem abastecida com óleo nem combustível. Ligar o

Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que

Além disso, fornece exemplos de políticas sociais pobres para os pobres, da pobreza política digital e da pobreza política nobre, de modo a reafirmar que a pobreza não é apenas

«A verificação prevista no primeiro parágrafo da alínea d) será realizada individualmente para todos os bovinos relativamente aos quais tenha sido apresen- tado um pedido de

INSUMO ATIVO: droga, fármaco ou forma farmacêutica derivada utilizados para preparação do medicamento homeopático.. INSUMO INERTE: substância complementar, de natureza

Seria interessante, porém, possuir portas sobrando no Arduino caso fosse necessário implementar algo a mais no projeto, portanto foi utilizado um registrador serial-in

– Quando usado “roteado” no campo rotation de um Transform, pode ser usado para “girar” objetos filhos do