• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO DOUTORANDO. Manual para Consulta Rápida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO DOUTORANDO. Manual para Consulta Rápida"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

1

GUIA DO DOUTORANDO

Manual para Consulta Rápida

Porto Alegre 2018

(2)

2 SUMÁRIO Apresentação do Programa...05 Áreas de concentração...06 Linhas de pesquisa...07 Obrigações do discente...09 Créditos...10 Estágio em docência...15 Defesa do projeto...16 Exame de qualificação...17 Defesa de tese...18 Bolsa de estudos...19 Procedimentos Matrículas...21

Atribuição de créditos por publicação...24

Atribuição de créditos externos...25

Atribuição de créditos externos à UFRGS...26

Aproveitamento de créditos do Mestrado...27

(3)

3

Estágio em docência...29 Defesa de tese...30 Relatório bolsista CAPES...34

(4)

4 Comissão de Pós-Graduação

Coordenador: Prof. Dr. Cassiano Kuchenbecker Rösing (ckrosing@hotmail.com)

Coordenador Substituto: Prof. Dr. Fabrício Mezzomo Collares (fabricio.collares@ufrgs.br)

Docentes:

Profa. Dra. Juliana Balbinot Hilgert (jhilgert@gmail.com) Prof. Dr. Luciano Casagrande (luciano.casagrande@ufrgs.br) Prof. Dr. Pantelis Varvaki Rados (pantelis@ufrgs.br)

Representante Discente: Isadora Martini Garcia (isadora.mgarcia@hotmail.com)

Contato: ppgodo@ufrgs.br

(5)

5 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

O atual programa de Pós-Graduação foi reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 1991 como Curso de Mestrado em Patologia Bucal. Após a formação de 15 profissionais e consoante com a evolução das necessidades da Instituição, ocorreu a expansão do Curso, em 1997, enquadrando-o nos novos critérios da pós-graduação, passando a ser denominado Programa de Pós-graduação em Odontologia, com três áreas de concentração: Patologia Bucal, Clínica Odontológica e Saúde Bucal Coletiva. A estrutura atual do Programa baseia-se no elemento chave da pós-graduação, que é o Professor Orientador, isto é, sua(s) linha(s) de pesquisa, produtividade e capacidade de formação de recursos humanos, sempre em acordo com as avaliações e orientações da CAPES. Atualmente, o programa apresenta o nível de Doutorado, nas áreas de Patologia Bucal, Clínica Odontológica e Saúde Bucal Coletiva.

Baseado na concepção atual, o foco central da atividade formadora é o Professor Orientador; assim, aqueles que se interessam pela formação em strictu sensu nesta instituição devem nortear-se pela produção científica do corpo docente. Entretanto, como missão, o Programa objetiva formar pessoal de alta capacidade produtiva e apto a exercer as atividades docentes de pesquisa e ensino em instituições de ensino superior. Para isso, o docente formado no PPGODO obtém o título de Mestre em Odontologia com área de concentração em Patologia Bucal, Clínica Odontológica ou Saúde Bucal Coletiva.

Atualmente, o PPGODO conta com 41 professores permanentes com elevada produção científica e capacidade de formação de pessoas. Além disso, o PPGODO conta com mais de 200 alunos cursantes nos níveis mestrado e doutorado.

(6)

6 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Clínica Odontológica

Visa formar e aperfeiçoar recursos humanos para a docência e pesquisa, enfatizando a interdisciplinalidade através das diferentes linhas de pesquisa.

Patologia Bucal

A Patologia Bucal é um ramo da ciência que apresenta papel fundamental no conhecimento da doença, através do estudo de todas as suas características (etiologia, patogenia, anatomia patológica, fisiopatologia, manifestações clínicas), o que dá uma base biológica à maioria das atividades clínicas, através de sua confirmação histopatológica.

Saúde Bucal Coletiva

Visa formar e aperfeiçoar recursos humanos odontológicos para serviços, docência e pesquisa em saúde bucal coletiva.

(7)

7 LINHAS DE PESQUISA

Diagnóstico de afecções buco-faciais

A presente linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar instrumentos e o processo de diagnóstico das diferentes afecções que acometem o sistema estomatognático, assim como de medidas terapêuticas para as mesmas. Incluem-se projetos de natureza clínico-laboratorial, para pacientes individuais e coletividade. Existe ênfase em tumores odontogênicos nesta linha de pesquisa uma vez que este tema estava contemplado com linha própria anteriormente.

Biomateriais e técnicas terapêuticas em odontologia

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar materiais e abordagens terapêuticas utilizadas em odontologia, com vistas ao desenvolvimento de propostas de abordagem clínica que tenham sustentação na literatura, envolvendo propriedades químicas, físicas e biológicas dos materiais, assim como avaliação de procedimentos utilizados na prática odontológica. Nessa linha de pesquisa, recursos de pesquisa laboratorial e clínica são avaliados individual e coletivamente.

(8)

8

Epidemiologia, etiopatogenia e repercussão das doenças da cavidade bucal e estruturas anexas

A presente linha de pesquisa tem por objetivo, a partir de recursos epidemiológicos estudar a distribuição das doenças bucais e sua repercussão nas populações, assim como os fatores a ela associados. Assim, fatores de risco podem ser determinados, contribuindo para que estratégias preventivas e de abordagem clínica sejam determinadas. Também visa estudar aspectos que envolvam a causa dos problemas relacionados à odontologia, utilizando-se de recursos metodológicos em seres humanos, animais e em laboratório.

Câncer bucal

Esta linha de pesquisa baseia-se no fato de que o câncer bucal é de significativa incidência, não tendo a sobrevida modificada (em torno de 50 %) nos últimos 20 anos, sendo necessário seu estudo sob aspectos epidemiológicos, etiopatogênicos, manifestações clínicas, comportamentos a ele associados, procurando estabelecer estratégias preventivas, de determinação de risco, de diagnóstico precoce, envolvendo pacientes individualmente assim como as populações.

(9)

9 OBRIGAÇÕES DO DISCENTE

Para concluir a formação de doutor e receber o título, o discente deve cumprir todas as exigências a seguir:

 Completar um total de 40 créditos;

 Comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras;  Realizar o estágio docência, com duração de 30h-aula;  Realizar a defesa de seu projeto de tese;

 Submeter-se a um exame de qualificação;  Defender uma tese.

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO

PERÍODO MÁXIMO DE 48 MESES, A CONTAR DA

(10)

10 CRÉDITOS

As disciplinas do PPGODO estão divididas em três núcleos, devendo o aluno ao término da formação ter cursado 40 créditos. Obrigatoriamente, o discente deve cursar todas as disciplinas do Núcleo de formação específica (12 créditos) e 12 créditos do Núcleo de formação docente/pesquisador. Os créditos restantes podem ser obtidos por meio de disciplinas do Núcleo de formação complementar, disciplinas oferecidas em outros Programas de Pós-Graduação (reconhecidos pela CAPES) ou publicações.

Núcleo de formação específica

To d as a s discip lin as sã o o b rig ató ria s

- Mestrado em Clínica Odontológica

 Metodologia e Pesquisa Avançada I (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada II (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada III (3 cr)  Metodologia e Pesquisa Avançada IV (3 cr)

- Mestrado em Patologia Bucal

 Pesquisa em Patologia Bucal I (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal II (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal III (3 cr)  Pesquisa em Patologia Bucal IV (3 cr)

- Mestrado em Saúde Bucal Coletiva

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva I (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva II (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva III (3 cr)

 Metodologia e Pesquisa Avançada em Saúde Bucal Coletiva IV (3 cr)

(11)

11

As disciplinas do Núcleo de formação específica estão concatenadas de forma que o objetivo ao final das quatro disciplinas é que o aluno envie para publicação um trabalho de pesquisa (não relacionado à tese) em consonância com as linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-Graduação. Para tal, espera-se que, ao final de cada disciplina, o aluno tenha:

 Disciplina I: projeto aprovado na Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia e, quando for o caso, em comitê de ética;

 Disciplina II: finalizado a coleta de dados;  Disciplina III: analisado e interpretado os dados;

 Disciplina IV: enviado para publicação, em periódico qualificado, o manuscrito de sua pesquisa.

As atividades das disciplinas serão desenvolvidas em um sistema tutorial. Professores pesquisadores (orientadores dos alunos) terão responsabilidades de acompanhar todas as etapas da pesquisa, desde a elaboração do projeto de pesquisa até a submissão do artigo.

Visto que o objetivo final das disciplinas do Núcleo está vinculado ao adequado desenvolvimento de todas as atividades desde a primeira disciplina, os créditos referentes serão atribuídos somente após a conclusão das quatro disciplinas.

(12)

12 To d as a s d iscip lin as são o b rig ató ria

s  Seminário de Literatura Avançada (4 cr)

 Bioestatística Especial (4 cr)  Epidemiologia Especial (4 cr)

Núcleo de formação complementar

 Análise Estatística em R (3 cr)  Análise Estatística no MPlus (3 cr)

 Aplicação de Métodos Moleculares de Diagnóstico para o Estudo das Infecções Orais (3 cr)

 Atenção Primária à Saúde (3 cr)

 Planejamento e políticas de saúde bucal coletiva (4 cr)  Promoção de Saúde (4 cr)

 Biologia Bucal e Envelhecimento (1 cr)

 Biologia Celular, Histologia e Embriologia Avançada (4 cr)  Biologia Molecular na Pesquisa (3 cr)

 Biomateriais para Odontologia (4 cr)  Bioquímica (2 cr)

 Cancer Biology Seminars (2 cr)  Clínica Integrada da Criança (5 cr)  Clínica Integrada do Adulto (5 cr)  Ensaios Clínicos Randomizados (3 cr)  Estomatologia I (4 cr)

 Estomatologia II (4 cr)

 Farmacologia Clínica para Odontologia (2 cr)  Fundamentos de Fotografia em Odontologia (1 cr)  Fundamentos de Histometria (1 cr)

 Fundamentos de Laserterapia em Odontologia (1 cr)  Genética (3 cr)

 Histotécnica (1 cr)  Imunohistoquímica (2 cr)

 Inovação e Empreendedorismo em Odontologia (3 cr)  Manejo de Animais de Laboratório (1 cr)

 Métodos de Diagnóstico por Imagens (1 cr)  Microbiologia e Imunologia (4 cr)

 Microscopia Eletrônica de Varredura de Amostras Odontológicas (3 cr)  Normas e Ensaios Mecânicos Aplicados à Odontologia (3 cr)

(13)

13  Patologia Cirúrgica (2 cr)

 Patologia Radiográfica Dentomaxilofacial (2 cr)  Revisões Sistemáticas e Meta-análise (3 cr)  Seminários de Literatura Língua Inglesa (4 cr)

 Técnicas Básicas em Microscopia Eletrônica de Transmissão (2cr)

Cabe ressaltar que as disciplinas no Núcleo de formação específica e do Núcleo de formação docente/pesquisador não são oferecidas todos os semestres. As disciplinas do Núcleo de formação complementar podem não ser oferecidas no período da formação, bem como novas disciplinas podem ser incluídas no Programa.

A primeira matrícula efetuada no Programa deve ser feita presencialmente e as demais via Portal do Aluno. Os procedimentos para efetuar a matrícula estão descritos na página 21. Para solicitação de atribuição de créditos por disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação, consulte as páginas 25 e 26.

(14)

14 Atribuição de créditos por disciplina

O aluno pode converter suas publicações durante o período do doutorado em créditos. O número de créditos para cada artigo será atribuído com base no impacto da revista (Qualis-CAPES) onde o estudo foi publicado, conforme a relação a seguir:

Quadro 1. Conversão da publicação em créditos.

O procedimento para solicitar a atribuição de créditos por publicação está descrito na página 24.

Publicação Número de créditos

A1 e A2 6 créditos B1 5 créditos B2 4 créditos B3 3 créditos B4 2 créditos B5 1 crédito

Livro Completo Internacional 4 créditos Livro Completo Nacional 2 créditos Capítulo de Livro Internacional 2 créditos Capítulo de Livro Nacional 1 crédito

(15)

15 ESTÁGIO EM DOCÊNCIA

Como pré-requisito para a obtenção do título de Doutor, o aluno deve realizar um estágio em docência com alguma turma da graduação. A atividade é regulamentada pela Resolução nº 02/09 do CEPE.

Dentre os critérios estabelecidos, destacam-se:

“Art. 3º - A atuação dos pós-graduandos em atividades de Graduação poderá ser realizada em qualquer atividade de ensino, consultados os Departamentos.

Art. 5º - Para fins de sua atuação na Graduação, o pós-graduando deverá submeter Plano de Trabalho à aprovação:

a) de seu orientador;

b) do Departamento responsável pela atividade de ensino de Graduação.

Art. 8º - A atuação do pós-graduando em atividades de Graduação que envolva contato direto com alunos, em ambas as modalidades, deverá ser avaliada pelos discentes. ”

Os procedimentos para realização do Estágio em Docência estão descritos na página 29.

(16)

16 DEFESA DO PROJETO

O aluno tem prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, a

contar da data da primeira matrícula no PPGODO para entregar

seu projeto de tese, com a aprovação por escrito do professor orientador. O projeto deverá ser apresentado a uma comissão avaliadora composta de dois professores doutores (ver "Composição Banca Defesa de Projeto", disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários). A referida comissão emitirá parecer único: a) aceitando o projeto;

b) propondo modificações com reapresentação em 30 dias; c) rejeitando o projeto.

A não entrega do projeto no prazo ou sua rejeição pela comissão no prazo de 24 meses determina o desligamento do aluno do Programa.

Previamente à realização da fase experimental, o aluno deverá submeter o Projeto de Pesquisa do estudo à Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia e, quando necessário, a um comitê de ética. Após a aprovação, o professor orientador deverá enviar para o e-mail ppgodo@ufrgs.br uma cópia em pdf do Sistema Pesquisa, comprovando a aprovação do projeto na Comissão de Pesquisa, para registro no sistema da Pós-Graduação. Se o projeto de pesquisa for aprovado em outra comissão de pesquisa externa à Unidade, o orientador deverá enviar ao Programa uma cópia do documento referente à aprovação.

(17)

17 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Para obtenção do título de Doutor, exige-se a aprovação em exame de qualificação, que se constituirá de uma aula em nível de pós-graduação com duração de 45 a 55 minutos sobre tema a ser definido pela Comissão Coordenadora ou defesa de sua produção intelectual.

O exame deverá ser realizado após a conclusão dos créditos e até 30 dias antes da defesa de tese.

Será avaliado por uma Comissão de doutores escolhida pelo aluno e orientador.

A composição da banca é feita por meio do formulário (“Composição Banca Prova de Qualificação”, disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários), que deverá ser entregue na secretaria do Programa com 30 dias de antecedência da data do exame.

(18)

18 DEFESA DE TESE

O aluno deverá, ao final do curso, apresentar uma tese. Esta deverá ser elaborada conforme a resolução nº 093/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS. A tese poderá ser confeccionada na forma de:

a) Tese tradicional;

b) Tese que contenha artigo(s) pronto(s) para submissão à publicação;

c) Tese que contenha artigo(s) já publicado(s).

Nas alternativas (b) e (c) a Tese deverá conter, além do(s) artigo(s), os elementos identificatórios normatizados pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS, Introdução ao tema ou problema, contendo descrição geral dos objetivos e uma ampla revisão bibliográfica, bem como Considerações Finais, contendo síntese dos resultados gerais que serviram de base para as conclusões, e mais Referências Bibliográficas pertinentes à Introdução e ao capítulo final, além dos Anexos, sendo todos estes elementos redigidos em Português.

A Tese deverá ser defendida pelo aluno em sessão pública, para uma banca composta pelo professor orientador e mais três professores examinadores. Dois examinadores devem ser externos ao programa, sendo um deles de outra Instituição (consultar “Defesa de Tese” - página 30).

Ressalta-se que a defesa somente poderá ser realizada após o cumprimento de todos os créditos.

(19)

19 BOLSA DE ESTUDOS

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia não se responsabiliza pela concessão de bolsa de estudos aos alunos. As bolsas disponibilizadas pela CAPES para o Programa serão distribuídas entre os professores orientadores, conforme ranking do PPGODO (considera publicações, número de aulas ministradas, índice h, dentre outros fatores) e esses as destinarão aos seus orientados.

Lembrando que, para estar apto a receber bolsa, o aluno deverá dispor de tempo de dedicação exclusiva às atividades do PPGODO.

Os bolsistas CAPES deverão enviar anualmente um relatório de atividades (consultar página 34).

(20)

20

(21)

21

Matrícula

 Procedimentos para efetuar a primeira matrícula no PPGODO

1º Preencher o formulário “Requerimento de Matrícula” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e comparecer na secretaria do PPGODO na data especificada, portando os documentos e cópias informados via e-mail pela secretaria do Programa.

(22)

22

 Procedimentos para efetuar as demais matrículas 1º Acessar o portal do aluno (www.ufrgs.br);

(23)

23

3º Acessar a guia "Solicitação de matrícula";

4º Selecionar as disciplinas desejadas e clicar em "Enviar ao orientador". Nesse momento sua solicitação será enviada ao seu orientador. OBS.: Marcar atentamente as disciplinas do Núcleo de formação específica referentes à sua área de concentração.

5º Acompanhar pelo portal do aluno o aceite do professor orientador para as disciplinas solicitadas, bem como a efetivação da matrícula.

(24)

24

Atribuição de créditos por publicação

Preencher o formulário “Aproveitamento de Créditos por Publicação” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(25)

25

Atribuição de créditos externos

Preencher o formulário “Aproveitamento de Disciplina Externa” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(26)

26

Atribuição de créditos externos à UFRGS

Preencher o formulário “Aproveitamento de Disciplina Externa à UFRGS” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(27)

27

Aproveitamento de créditos do Mestrado

Preencher o formulário “Aproveitamento de Créditos do Mestrado” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação dos créditos será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(28)

28

Aproveitamento de proficiência

Preencher o formulário “Aproveitamento de Proficiência” (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários) e entregar na secretaria do PPGODO. A homologação será realizada pela Comissão de Pós-Graduação.

(29)

29

Estágio em docência

1º Elaborar um Plano de Aula (carga horária mínima de 30h-aula) com aval do Professor Regente da Disciplina em que o aluno realizará a atividade. Cabe ressaltar que a possibilidade de estágio docência deve estar contemplada no Plano de Ensino da disciplina; Preencher o Formulário, que deverá ser entregue impresso e assinado (exceto a assinatura do Chefe de Departamento) na secretaria do Programa. (O Formulário e o modelo de Plano de Aula estão disponíveis em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários.) 2º O Plano de atividades será submetido à apreciação pelo Departamento em que a disciplina está lotada e pelo professor orientador(a);

3º Realizar o estágio, sob supervisão do professor orientador; 4º Entregar, na secretaria do PPGODO, 1) Relatório das atividades desenvolvidas e 2) Declaração de Avaliação, para que possam ser incluí-los no histórico do aluno com atribuição de conceito. (Declaração disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários. Não há modelo disponível para o relatório de estágio. Baseado nas atividades descritas no Plano de Aula, o aluno faz o relato das atividades realizadas).

O estágio não vale créditos.

OBS.: Caso o estudo necessite a aprovação de um comitê de ética, enviar o projeto ao comitê específico.

(30)

30

Defesa de Tese

O aluno deverá verificar:

 O número de créditos no histórico (Portal do Aluno -

http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno), conforme

http://www.ufrgs.br/ppgodo/ensino/doutorado;

 Os conceitos das disciplinas cursadas (Portal do Aluno -

http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno);

Caso algum conceito esteja em aberto no sistema, entrar em contato com o professor responsável pela disciplina, solicitando que envie à secretaria do PPG (ppgoodo@ufrgs.br) um e-mail com o nome do aluno, a disciplina e o conceito.

 As proficiências (duas línguas estrangeiras);

O aproveitamento da proficiência feita durante o mestrado na UFRGS não é automático (validade da prova - 8 (oito) anos). Para aproveitá-la, é necessário entregar na secretaria o requerimento “Aproveitamento de Proficiência” (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários);

Caso tenha feito prova fora da UFRGS, é necessário abrir processo para pedido de equivalência no Protocolo (Av. Paulo Gama, 110. Reitoria da UFRGS). As informações relativas ao pedido de equivalência estão disponíveis na página da Comissão de Avaliação de Proficiência de Leitura em Línguas Estrangeiras (CAPLLE - UFRGS)

http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html no item “IV - Procedimentos para solicitação de equivalência”.

 O estágio em docência;

Após a aprovação do estágio pelo Departamento e término do mesmo, é necessário entregar na secretaria:

1) Relatório das atividades e

2) Declaração de avaliação (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários);  A defesa do projeto de pesquisa;

Conforme regimento do Programa,noprazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, a contar da data da primeira matrícula no PPGO, o

(31)

31

aluno precisa defender seu projeto perante uma comissão avaliadora.

 A prova de qualificação.

Deverá ser realizada após a conclusão dos créditos e até 30 (trinta) dias antes da defesa de tese. Entregar, 30 (trinta) dias antes da prova, o ofício de composição de banca de prova de qualificação (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Composição Banca Prova de Qualificação).

2º Definir com o orientador a composição da banca examinadora, que obrigatoriamente deverá ser composta por:

- Professor orientador;

- Três professores doutores (dois deles externos ao PPGODO, sendo ao menos um de outra Instituição);

Entregar, 30 (trinta) dias antes da defesa, o ofício de composição de banca de defesa de Doutorado (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Composição Banca Defesa de Doutorado);

4º Enviar, via Portal do Aluno, a solicitação de banca (Proposta de Banca);

Caso, ao cadastrar a banca, um membro apareça sem cadastro, solicitar ao pesquisador o preenchimento do Formulário para Cadastramento (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Cadastro Professor Externo). Enviar, via e-mail (ppgoodo@ufrgs.br), o arquivo preenchido à secretaria do PPG. • A reserva da sala é feita pela Secretaria do Programa após a entrega do ofício (1).

• Os documentos para a defesa ficam disponíveis no escaninho do professor orientador.

(32)

32

O julgamento da dissertação se fará após apresentação por parte do candidato de seu trabalho e arguição por parte da banca examinadora, seguindo os tempos:

- Apresentação: 40min;

- Arguição: 45min para cada professor;

- Defesa: 45min para responder a cada professor.

Após a defesa, o aluno tem 30 dias para entrega da versão final do trabalho.

Após a defesa, documentos a entregar:

• 1 (uma) cópia impressa da tese/ dissertação (no caso da autorização da divulgação do texto completo em formato digital, a cópia impressa não é necessária);

• 1 (uma) cópia em CD, arquivo único em formato PDF;

Obs.: Os alunos que irão disponibilizar sua tese/dissertação parcialmente devem, no mesmo CD, gravar dois arquivos: um com o trabalho completo e outro com o trabalho parcial.

• Declaração assinada pelo orientador de que as alterações sugeridas pela banca foram realizadas (disponível em

http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários);

• Título da dissertação/tese em inglês assinado pelo aluno (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários); • Ficha catalográfica ( http://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas-deproducao/fichacatalografica/);

Obs: A ficha catalográfica deve estar tanto na cópia impressa quanto no CD. Não entregar a ficha impressa separadamente.

• 2 (duas) cópias do termo de autorização (http://www.lume.ufrgs.br/instrucoes) assinadas pelo aluno e pelo (a) orientador(a);

A entrega dos documentos é feita na secretaria do PPG.

Após a entrega dos documentos, o aluno faz o pedido via Portal do Aluno. Caso não tenha mais acesso, o aluno deverá entrar em

(33)

33

contato com a Central de Atendimento do CPD pelo telefone (51) 3308-5333.

O diploma estará disponível na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). Av. Paulo Gama, 110 - 7º andar.

Divisão de Diplomas

Das 09h às 12h e das 14h às 17h Telefone: 51 3308 3025

(34)

34

Relatório bolsista CAPES

Elaborar anualmente um relatório de atividades e entregar na secretaria do Programa. O “Relatório de Atividades Bolsista CAPES” está disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/> Formulários.

Referências

Documentos relacionados

Relatório – Avaliação da Satisfação dos Utentes INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE LISBOA FRANCISCO GENTIL, EPE.. Gestão da Qualidade

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

Da mesma forma, permanece devida a comissão estipulada ao leiloeiro na hipótese de qualquer acordo e/ou remição que acarrete a suspensão dos leilões agendados após o recebimento

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição