• Nenhum resultado encontrado

42 0 ANIVERSÁRIO DA AVCFN 40 0 ENCONTRO DE VETERANOS DO CFN. Ano XIX - Nº 03 - Abril/Maio de Sessão Solene 40º Encontro de Veteranos do CFN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "42 0 ANIVERSÁRIO DA AVCFN 40 0 ENCONTRO DE VETERANOS DO CFN. Ano XIX - Nº 03 - Abril/Maio de Sessão Solene 40º Encontro de Veteranos do CFN"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Ano XIX - Nº 03 - Abril/Maio de 2014 Órgão de Divulgação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais

E-mail: secretaria@avcfn.com.br - Site: www.avcfn.com.br

O VETERANO

O VETERANO

42

0

ANIVERSÁRIO

DA AVCFN

40

0

ENCONTRO DE

VETERANOS DO CFN

Sessão Solene

Banda Sinfônica com Veteranos

40º Encontro de Veteranos do CFN

Apresentação da Banda Marcial

(2)

Criada em 4 de maio de 1972 Fundada em 7 de outubro de 1995 - CNPJ 01.678.208/0001-27

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Praça Barão de Ladário, S/N - Ilha das Cobras - Centro Rio de Janeiro - RJ- Brasil. CEP: 20091-000.

Telefones: (21) 2126-5107 - (21)2253-1170 e (21) 2233-3162 Presidente: José Henrique Salvi Elkfury

Vice-Presidente: Edison da Silva NunesFilho Diretor de Comunicação Social: Lúcio Fernandes de Lucena Vice-Diretor de Comunicação Social: Dagoberto da Conceição Carvalho Produção Visual: Buenas Palavras Ass. Com. Ltda.

Revisão: Coordenada pela Diretoria da Associação de Veteranos

Fotografia: Alves (AVCFN) e colaboradores. Jornalista Responsável: Márcia Miranda - Reg.Mtb 26052/RJ Tiragem: 4.000 Exemplares.

"A redação é responsável, de acordo com a lei, por toda matéria publicada e, sendo assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação.

As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal".

Mensagem do Presidente

P

rezados Veteranos, Em 4MAI1972, o Vete-rano Tenente Sinésio Pires Cavalcante reuniu Veteranos em um almoço no Clube Naval, marco de criação da AVCFN. Em 8MAR1975, o VAlte (FN) Yves Murillo Cajaty Gonçalves, então Comandan-te-Geral do CFN, realizou, no Centro de Instrução Almirante

Sylvio de Camargo, a Festa da Velha Guarda, precur-sora dos atuais Encontros de Veteranos, que muito contribuem para congregar os Fuzileiros de Sempre. A lembrança do almoço, em Sessão Solene, e a repeti-ção do Encontro, que reúne Fuzileiros de ontem e de hoje, compõem a Semana do Veterano, realizada no mês de maio, para celebrar o aniversário da AVCFN e executar a nobre tarefa de sua Missão - congregar. Para o Encontro, nove das dez Seções Regionais es-tiveram presentes, além de grande efetivo da Área Rio. Este ano, houve também visitas ao Museu do CFN e ao Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flo-res, destinadas prioritariamente às comitivas das Se-ções Regionais, além de uma magnífica apresenta-ção da Banda Sinfônica, composta por atuais integran-tes, dez alunos do CIASC e Veteranos - ou seja, por Fuzileiros de Sempre.

Estas celebrações e outros eventos que marcaram os meses de abril e maio, estão registradas em matéri-as específicmatéri-as, além de notícimatéri-as dmatéri-as nossmatéri-as Seções Regionais. Olhando à frente, já vemos surgir no hori-zonte a Festa Beneficente Pai Veterano, prevista para o dia 30 de agosto, sobre a qual segue encarte com ori-entações para os Associados, bem como o desfile do Dia da Independência, quando os Veteranos, mais uma vez, no RJ e nas sedes das SR poderão mostrar aos mais novos e à população que mesmo com cabelos brancos ainda mantemos no coração a vibração que, um dia, quando jovens, nos levou a ingressar na Mari-nha. Estas duas festas, uma beneficente e outra cívica, serão mais brilhantes se contarem com sua participa-ção! ADSUMUS! VIVA A MARINHA!

Nos dias 23 a 25MAI Veteranos do antigo Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos realiza-ram 5º Encontro de Turmas (73,74, 75 e 76 ), na cida-de cida-de Praia Grancida-de - SP. Foram três dias cida-de muita descontração e boas lembranças da época de

caser-ENCONTRO DE TURMAS DE SANTOS-SP

na, onde passamos boa parte de nossas vidas. O nos-so lema é que " Amigos temos que guardar do lado esquerdo do peito não importando com a distancia " .. Esse ano o numero de Veteranos foi superior ao do ano passado, e para o ano que vem,será ainda maior.

Veteranos do antigo GptFN Santos

Formatura do Curso de Oficiais RM2 no 8ºDN

MSG SOBRE O HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS

Muitas vezes, erradamente impulsionado pela emo-ção e não pela razão, dirigimos palavras negativas denegrindo o sistema de saúde da nossa gloriosa Marinha e também dos profissionais que lá trabalham. Olha amigos, confesso que fiquei encantado com o sistema e com o alto grau de amor e profissionalismo daqueles que lá passam maior parte de suas vidas tentando ajudar e muitas vezes salvar as nossas.

Fiquei internado confortavelmente juntamente com mais dois pacientes num quarto grande, com ar con-dicionado, TV, frigobar, guarda-roupas novo, sistema de higienização altamente qualificado, uma bonita vista da varanda, além do tratamento VIP de todos os fun-cionários, do mais humilde faxineiro até o mais alto

(Veterano SO-FN-RM1) UM POUQUINHO SOBRE O HNMD

posto/título dos profissionais de saúde (Médicos e Enfermeiros). Fica aqui registrado também o meu agradecimento pelo carinho lá recebido e pelas novas amizades conquistadas durante minha permanência de 24 horas naquele aconchegante ambiente.

É verdade que não pretendo voltar lá como pacien-te, mas sim, como visitante aos que infelizmente se façam necessários lá se internarem...

Para descontrair, tanto a mim que estava tenso, quan-to às médicas anestesistas, uma delas me pergunquan-tou: "Fuma e bebe?" Respondi "Fumar não, bebezim!" Ela riu e perguntou, é o que? Sorri e respondi, em claro e bom tom, "Fumar não doutora, beber sim!" Foi o sufici-ente para descontração e tudo correr bem.

OBITUÁRIO

- Mamede de Góes Beldel - BA - Inamar dos Santos Medeiros - RN - Renato Wilson Chaves Lima - RN - Sebastião Vieira Barros - RJ

Também partiu recentemente, o CMG(Refº-FN) Clinton Cavalcante de Queiros Barros. Ofi-cial respeitado pela firmeza do caráter defini-do e confiável, foi um excelente colega e teve a coragem de assinar o manifesto contra a

indicação do Alte Aragão, para comandar o CFN, em dezembro de 1963. Foi o primeiro Co-mandante da Companhia de Reconhecimento Anfíbio, à frente da qual realizou outro episó-dio notável na sua carreira: comandar a Colu-na de Marcha da Operação Alvorada I, marcha a pé realizada em 1960, do Rio a Brasília, por ocasião da inauguração da Capital Federal. Comandou, ainda, o batalhão Riachuelo, célu-la mater dos combatentes anfíbios do Brasil.

(3)

Em 27 de abril foi realizada, no Aterro do Flamengo, a corrida do Corpo de Intendentes da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais, com participação de cerca de 3.700 corredo-res, nas distâncias de cinco e dez km, além dos pelotões militares e civis, divididos nas categorias masculino e feminino. Uma equi-pe de Veteranos e familiares integrou, junto com a Tripulação da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais, um pelotão vibra-ção, com cerca de cem pessoas, marcando presença nesse importante evento esportivo e mostrando que permanecemos ativos!

(4)

A AVCFN foi criada em 4 de maio de 1972, por iniciativa do saudoso Veterano Tenente Sinésio Pires Cavalcante, que organizou um "Almoço Fuzileiro", no restaurante do Clube Naval. Para celebrar esta efeméride, foi realizada, em 16MAI, no CIASC, uma Sessão Solene, presidida pelo Comandante-Geral do CFN, AlteEsqd(FN) Fernando Antonio de Siqueira Ri-beiro, Presidente de Honra da AVCFN. A Mesa Diretora contou também com o VAlte Paulo Cezar de Quadros Kuster, Comandante do 1º DN, e com o Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN, VAlte (Refº-FN) Fernando do Nascimento. Presentes também os VAlte (FN) Washington Gomes da Luz Filho, Ale-xandre José Barreto de Mattos e Moacyr Monteiro

SESSÃO SOLENE

Baptista; o VAlte (Md) Paulo Cesar de Almeida Rodrigues; os CAlte (FN) Paulo Martino Zuccaro, Cesar Lopes Loureiro, Gilmar Francisco Ferraço, Jorge Nerie Vellame e Jonatas Magalhães Porto; Comandantes de Unidades da Marinha; representações das SR; Presi-dentes da Associação dos Militares da Reserva e Civis Aposentados da Marinha, de Rio Grande, Sr José Carlos Chagas, e do Clube Beneficente de Sargentos da Ma-rinha, SO-FN-RM1 Djalma Pereira Neves.

Destaque, também, para a presença do Coronel CBMDF Luiz Carlos Ribeiro da Silva que, após servir como SD-FN no Batalhão Humaitá, ingressou na Aca-demia de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Distrito Fedefal, onde alcançou o posto máximo da carreira,

sendo, hoje, o Secretario de Estado de Proteção e Defesa Civil do DF.

Após o canto do Hino Nacional, foram reverenci-ados o Almirante Fuzileiro Naval Sylvio de Camargo, Patrono Excelso da AVCFN, o VAlte(FN) Yves Murillo Cajaty Gonçalves, Patrono da AVCFN, e o Sargento Fuzileiro Naval Francisco Borges de Souza, Associ-ado Excelso da AVCFN, e, em seguida, com o to-que de silêncio, ao violino, executado pela Senhori-ta Mariana Julia Doralinda da Silva Machado, os Veteranos falecidos após a última Assembléia, a saber: João Matheus Neto; Aloisio do Carmo Lagreca; Barnabé Santos Souza; Leonice Marques de Lima; João Januário da Silva e Severino Galdino de Assis.

Srtª Mariana toca O Silêncio Medalha Mérito AVCFN Divisão Anfíbia

Tropa de Reforço CIASC CEFAN

(5)

Como é feito anualmente, visando reconhecer quem tem contribuído com a construção da História da AVCFN, foram homenageadas instituições e per-sonalidades que se destacaram pelo apoio às ativi-dades da Associação. Com a Medalha Mérito AVCFN foram agraciadas as seguintes instituições: Divisão Anfíbia; Tropa de Reforço; Centro de Instrução Almi-rante Sylvio de Camargo; Centro de Educação Físi-ca Almirante Adalberto Nunes; Sanatório Naval de Nova Friburgo; Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande; e Brigada Paranaense de Viaturas Mi-litares Antigas (BPVMA). Receberam o Título de Associado Benemérito o VAlte Kuster, Comandan-te do 1º DN; o VAlComandan-te (Md) Paulo César, Diretor de Saúde da Marinha; e o Sr. Sandro Dorival Marques Pires, da SOAMAR de Porto Alegre. Também foram agraciados o VAlte Marcos Nunes de Miranda, Co-mandante do 3º DN e o VAlte José Carlos Mathias, que comandou o 7º DN até 6MAI.

O Título de Amigo do Veterano foi outorgado à EAMPE, representada pelo seu Comandante, CF Campbell, ao CF(T) Ferraz e à CT(T) Elenice, am-bos do SASM. Também foram agraciados com o Título de Amigo do Veterano a Capitania dos Portos de Pernambuco, o CMG Argens José de Carvalho Júnior, Comandante da Base Naval de Natal, a Srª Isa Machado Brandão Oliveira, Superintendente da ABIN no Rio Grande do Norte, o Dr. Francisco de Assis Queiroz, Vice-Presidente da SOAMAR Na-tal, o 2ºSG-FN-IF Flavio Monteiro da Costa e CB-EP Diogo Santos Alves, ambos do CEFAN.

Este ano, a AVCFN também homenageou mili-tares que prestaram relevante contribuição para a cultura e as tradições navais, por meio da Música, a saber: Comandantes Silvino Vieira de Mattos, Roque Roberto Lima do Espírito Santo e Pedro Peryles dos Santos Júnior, já falecido, representa-do pela Srª Solange Cabral Bourguignon Peryles representa-dos

Santos, sua viúva; Suboficiais Ana Paula Nascimen-to Ferreira, Carlos AugusNascimen-to Bordalo da Costa, Ciro Moseis Alves Dornelles, Isaías Ferreira da Silva e Jorge Luiz da Silva; José Bernardo de Souza, José Paulo Pereira Filho, Jurandir Florentino de Souza, Libni Pimentel de Oliveira e Marcos Aurélio de Almeida de Lima; Marcos Luiz Mendes Feitosa, Nilton Carneiro de Araújo, Roberto Lima e Violante da Silva; e SG Admilson Dantas Saraiva, Carlos Alberto Vega, Liana Arduíno de Magalhães, Patrícia Monção dos Santos e Sérgio de Jesus. Também foram agraciados os Veteranos Aucelau Francisco de Paula, Fernando Corrêa da Silva, Jorge Luiz da Silva, Nilton Carneiro de Araújo e Ricardo Pereira da Silva.

Aproveitando o momento de homenagens, o Pre-sidente da SR Uruguaiana, Veterano Rossini, entre-gou ao Comandante-Geral do CFN uma lembrança do Município de Uruguaiana, enviada pelo Prefeito da-quela cidade, Senhor Luiz Augusto Fuhmann Schneider, e o Presidente da SR Sul, Veterano Bottaro, entregou ao Veterano Ulisses, Diretor de Assistência da AVCFN, uma lembrança daquela Se-ção Regional. Registre-se, também, a homenagem da SR Belém à Direção Nacional da AVCFN, materi-alizada em peça da tradicional arte marajoara.

O AlteEsqd (FN) Fernando Antonio, ao fazer uso da palavra, cumprimentou a AVCFN pelo seu aniver-sário e, aproveitando a presença de grande número de Veteranos, em especial das SR, teceu conside-rações sobre as mais recentes conquistas do CFN, as incorporações de novos meios - incluindo o Sistema Astros de Lançadores de Foguetes e 23 CLAnf -e as novas atribuiçõ-es do CFN, -em -esp-ecial na ár-ea de Defesa Nuclear, Química, Biológica e Radiológica e no Programa Olímpico da Marinha (PROLIM).

Ao final, todos entoaram a canção Na Vanguarda e as paredes do auditório do CIASC tremeram com os hurras ao Brasil, à Marinha do Brasil, ao Corpo de

Fuzileiros Navais e à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Para encerrar a noite, todos participaram de uma agradável confraternização, coroando com paz e har-monia mais um grandiosos evento da AVCFN.

VAlte Kuster

VAlte(Md) Paulo Cesar

Sr Sandro Dorival Marques Pires Cmt Campbell, da EAMPE CF(T) Ferraz

(6)

Srª Solange Perylles, Cmt Roque e Cmt Silvino Veteranos Jurandir, Bernardo, Paulo e Libni SO Feitosa e Veteranos Roberto e Violante

SG Patrícia e SG Liana SG Saraiva

AlteEsqd(FN) Fernando Antonio recebe homenagem da

Prefeitura de Uruguaiana Confraternização

SR Sul homenageia Vet Ulisses, Diretor de Assistência

(7)

Após a Sessão Solene, a AVCFN teve mais um de seus momentos sublimes, conforme expressão peculiar ao Almirante Fernando do Nascimento: uma apresentação da Banda Sinfônica, composta por atuais integrantes, por 28 Veteranos e por dez alu-nos do CIASC, ou seja, por Fuzileiros Músicos de ontem, de hoje e do amanhã, bem caracterizando os Fuzileiros de Sempre.

A apresentação fantástica contou com a regên-cia dos Comandantes Roque Roberto Lima do Es-pírito Santo, Nívio da Silva Ferreira e José Hildelaures. O programa muito agradou a todos, que

APRESENTAÇÃO DA BANDA SINFÔNICA

aplaudiram todos os números com grande entusias-mo:

- Canção da AVCFN, Banda e Coro do CFN; - Tuba Concerto 1º Movimento - Allegro Deciso, Banda e Solo de Tuba do Veterano Carlos Vegas;

- Dobrado Francisco Braga, Banda;

- Suite Nordestina, Banda, solo de Sax Alto Eb do Veterano Isaias Ferreira;

- What A Wonderful World, Banda, Coro do CFN e solo de Trompete do Veterano José Machado Filho;

- Aquarela do Brasil, Banda e Coro do CFN; - Nessun Dorma; Banda e Solo dos Tenores

2ºSG-FN-CT Samuel Alves e Veterano Elias Robertson; - Bolero, Banda;

- Abertura Proposta, Banda;

- L'Hymne a L'Amour, Banda, Solo do Tenor 2ºSG-FN-CT Samuel Alves e da Soprano 2ºSG-FN-MU Patri-cia Monção, que teve uma performance emocionante;

- The Last Of The Mohicans, Banda, Coro e Gaitas de Fole do CFN.

Para finalizar, cantada com muita vibração por todos os presentes, a Canção Cisne Branco. Enfim, foi uma noite inesquecível - com muitos pedidos de repetição no próximo ano!

(8)

Em 8 de março de 1975, por iniciativa do VAlte (FN) Yves Murillo Cajaty Gonçalves, então Comandan-te-Geral do CFN, realizou-se, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, a primeira Festa da Velha Guarda, precursora dos atuais Encontros de Vetera-nos do CFN que, por meio de demonstrações e mos-truários, têm proporcionado uma visão do desenvolvi-mento do CFN, servindo, ainda, para consolidar e ampliar a Associação de Veteranos do CFN.

Este ano, em 17MAI, na sua quadragésima edição,

40º ENCONTRO DE VETERANOS DO CFN

cerca de 4.000 Fuzileiros da Ativa, Veteranos e convi-dados se reuniram no CIASC, para salutar confraterni-zação. Além de mostruário de material, de equipamen-tos e atividades das Unidades do CFN com destaque para o recém incorporado Sistema Astros de Lançadores de Foguetes, houve área de recreação para crianças, exposição do Museu do CFN, apresentação das Bandas Marcial e Sinfônica, cerimonial à Bandeira e homenagem aos mais idosos presentes - 1º Ten (FN) Cyrillo Ferreira Barbosa, com 97 anos, Praça de 1937,

e Associada Srª Ivonete Souza do Amaral. No tradicional desfile dos Veteranos, participa-ram também representações da Associação de Ve-teranos da Brigada Paraquedista, do Grupo de Es-coteiros do Mar da Área Recreativa, Esportiva e So-cial de São Gonçalo (Abrigo do Marinheiro) e os "Fu-zileiros do Amanhã", liderados pelo Veterano Falcão. Em seguida, confraternização geral, com oportuni-dade para os mais empolgados dançarem ao som do Fuzibossa.

Apresentação da Banda Marcial Continência à Bandeira Nacional

Almirantes Fernando Nascimento, Baptista e Celso prontos para o cerimonial à Bandeira

Homenagem aos mais idosos presentes Tenente Cyrillo Ferreira Barbosa, 97 anos, Praça de 1937 Associada Srª Ivonete Souza do Amaral

(9)

Veteranos da BdaPqdt SR Salvador

(10)

SR Brasília

SR Sul

SR Uruguaiana

SR Belém SR São Paulo

(11)

SR Manaus Área Rio - CMG(FN) Matoso à frente

Escoteiros do Mar - ARES São Gonçalo

Fuzileiros do Amanhã com o Vet Falcão Guarda Bandeira

APÓS~1 SR São Paulo

(12)

Cantores baianos Com o Fuzibossa a animação está garantida! Quem dança tem mais saúde!

(13)

ENCONTRINHO NO SACO E MACA

Já virou tradição a reunião na Sede da As-sociação Esportiva Saco e Maca - AESM (o popular "Saco Mucho"), dos amigos que vêm de fora de sede para o Encontro de Vetera-nos do CFN ("Encontrão"), a fim de atuali-zar os velhos papos e degustar a aquela tra-dicional "saideira".

Este ano não foi diferente, num clima bas-tante descontraído e de gostosos dedinhos de prosas, o 'ENCONTRINHO' assim chama-do pelos tradicionais frequentachama-dores, reuniu aproximadamente cem Veteranos, entre fa-miliares e amigos.

(14)
(15)
(16)

Em 1957, pelo Decreto n° 41.352-A, de 22ABR, foram criadas a atual Divisão Anfíbia, então com a denominação de Núcleo da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais, e a Tropa de Reforço.

Estas duas Forças têm, ao longo destes 57 anos, muito bem representado a evolução do CFN, haja vis-ta as modificações ocorridas em termos de organiza-ção, inventário de meios, efetivo e, principalmente, emprego de suas Unidades componentes. Como

dis-57º ANIVERSÁRIO DA DIVISÃO ANFÍBIA E DA TROPA DE REFORÇO

Desfile em continência - 57º AnivDivAnf Vet no 57º Aniversário da DivAnf

se o Almirante Zuccaro, ComDivAnf, em sua Ordem do Dia, a Tropa de Reforço e a Divisão Anfíbia são Forças imanentes, que compartilharam a "data de cri-ação, prenúncio de que juntas trilhariam, como vêm trilhando, uma trajetória de sucesso operativo e institucional". Bravo Zulu!

Tanto a DivAnf como a Tropa de Reforço muito têm realizado pela AVCFN, permitindo que os Veteranos acompanhem o estado da arte do principal

compo-nente operativo do CFN, provendo apoios diversos a eventos da Associação e acolhendo Veteranos em suas instalações. Por isso, várias Unidades já rece-beram o Título de Amigo do Veterano e as duas For-ças foram agraciadas com a Medalha Mérito AVCFN, entregue durante a Sessão Solene do dia 16MAI.

No dia 14MAI, a Divisão Anfíbia celebrou seu ani-versário com marcante cerimônia militar, estando a AVCFN presente com um Pelotão Representativo.

DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ

Em 29MAI foi realizada a cerimônia alu-siva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, na Ilha das Flores. Presidida pelo

Comandante de Operações Navais contou com a participação de militares que participaram em missões da Organização das Nações

Uni-das e outros organismos internacionais. Um Pelotão Representativo da AVCFN es-teve presente.

(17)

Foi realizada no dia 10MAI a 1ª Regata Âncora Social, válida para o XIV Circuito "Poder Marítimo", pela Diretoria de Assistência da Marinha, na Área

Mais um emocionante encontro de Turma de Recrutas FN, desta vez foi da Escola de 1955, do então CR, hoje Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA).

O encontro foi no dia do aniversário do Para-da, no ASCAER Galeão Ilha do Governador, onde

AVCFN na homenagem aos brasileiros mortos em ação Veteranos no MNMSGM

ENCONTRO DE TURMA DE RC-FN

Recreativa, Esportiva e Social de São Gonçalo (ARES-SG), para escaler a remo. Participaram cerca de qua-trocentos atletas em equipes da Marinha e do Clube

de Regatas Vasco da Gama. A AVCFN esteve presen-te com representação e estande de divulgação, orga-nizado pelo Diretor de Patrimônio.

HOMENAGEM AO SOLDADO DESCONHECIDO BRASILEIRO

Com cerimônia promovida pela Federação Israelita do Rio de Janeiro - FIERJ, em 13ABR, no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo, foi prestada justa homenagem aos que tombaram em defesa da nossa Pátria.

A solenidade foi presidida pelo General Fran-cisco Carlos Modesto, Comandante Militar do Leste, e contou com a presença de representa-ções da Escola Naval, chefiada pelo seu Coman-dante, Almirante Campos, do 1º Distrito Naval, da SOAMAR Rio, da APRAMA, da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Seção RJ e da AVCFN.

Comandantes Sandra e Regina prestigiando os Veteranos

Veteranos na Regata Âncora Social

reuniram seis Veteranos da Turma: Zé Luis, Garcia, Figueiredo, Delvair, Gomes e Tomas, que veio de Carolina/MA, para dar um abraço nos seus cole-gas de Turma. Com certeza alguns companheiros da Escola já partiram para cumprir nova comissão no Batalhão da Eternidade, mas foi muito

emocio-REGATA ÂNCORA SOCIAL

nante escutar os papos desses Veteranos que não se viam há muitos anos - imagine como têm as-suntos para botar em dia, não é verdade? Para ani-mar tanto o aniversário como o encontro, um Gru-po de Pagode deu um brilho especial no evento. Show de bola!

(18)

Parabéns à SR Sul SR Sul - Ala Feminina

Em 16MAR a SR Sul realizou com grande êxito confraternização no Restaurante "Você Que Sabe", seguido de comemoração pelo 6º Aniversário da SR, quando foram prestadas várias homenagens, em es-pecial aos fundadores. Prosseguindo, foram comemo-rados os 206 Anos do CFN com apresentação de um vídeo e canto da canção Na Vanguarda, completada pelos tradicionais hurras comandados pelo Veterano

SR SUL COMEMORA 6º ANO

CMG(RM1-FN) José Lucio Pereira Braga. Foram sorte-ados diversos brindes dosorte-ados pelo Veterano Sandro Pires e outros pela DAdmR.

A confraternização contou ainda com os parabéns e corte do bolo pelos aniversariantes do trimestre. Também não faltou espumante para brindar. Na opor-tunidade, os Veteranos recordaram importantes mo-mentos vividos na Marinha. Enfim, mais uma agra-dável confraternização de Veteranos e familiares.

HOMENAGEM EM

URUGUAIANA

O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, representado por um Destacamento, co-mandado pelo1º Ten (AFN) Luiz Gustavo, que se deslocou para Uruguaiana entre 13 e 20MAI, fim participar da Operação Ágata, ofereceu uma lem-brança à SR Uruguaiana, um Fuzileiro estilizado em aço, em agradecimento pela participação de comitiva em eventos realizados naquela OM.

Este gesto bem traduz as palavras do Co-mandante do GptFNRG, CF(FN) Palma: "É nes-sas horas que sentimos que a Instituição Corpo de Fuzileiros Navais é literalmente um corpo, ou seja, somos unidos para sempre. Tal caracterís-tica nos difere da maioria das instituições no Brasil e nos orgulha de sermos dela integran-tes. Espero que nossos laços sejam sempre for-talecidos e que em todas as oportunidades es-tejamos juntos. A lembrança que enviamos é uma demonstração de que até as peças mais antigas podem ser empregas para moldar um combatente FN, ou seja, o exemplo que a AVCFN apresenta aos mais jovens contribui para forjá-los como verdadeiros combatentes".

Lembrança oferecida à SR Uruguaiana pelo GptFNRG

Presidente Rossini recebe a lembrança do GptFNRG

A AVCFN, por meio da SR Uruguaiana, doou uma cadeira de rodas para a Delegacia Fluvial de Uruguaiana, para apoiar locomoção de portadores de necessidades especiais no interior daquela Organiza-ção. Ao ato estiverem presentes os Veteranos CF (Refº-T) Falavigna e Rossini, Presidente da SR, e o Delega-do Fluvial CC(T) Marcus.

Em magnífica apresentação, dia 29MAI, no Te-atro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a Banda de Música do GptFNRG, perante cerca de 1.000 pessoas, encerrou as festividades comemorativas a o 1 6 8 º a n i v e r s á r i o d e e m a n c i p a ç ã o d e Uruguaiana.

A presença da Banda foi solicitação do

Prefei-SR Uuguaiana entrega cadeira de rodas à Capitania Fluvial

DOAÇÃO DE CADEIRA DE

RODAS

BPVMA NO DIA DA

INFANTARIA

A Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas participou, dia 23MAI, com um pelotão representante de viaturas históricas, da solenida-de comemorativa do Dia da Arma solenida-de Infantaria, re-alizada no 20º BIB - Batalhão Sargento Max Wolf Filho, em Curitiba.

BPVMA no Dia da Infantaria

Jantar oferecido pela SR UGN, AFUZMAR Ugn e DelFluvUgn

BANDA DE MÚSICA DO GptFNRG BRILHA EM

URUGUAIANA

to Schneider ao Comandante do 5º DN, VAlte Puntel, e ao Comandante do GptFNRG, CF (FN) Palma, que gentilmente aceitaram o convite. A SR Uruguaiana ofereceu jantar e café da manhã, no "Clube Naval (ASFUMAR)", com o apoio deste Clu-be e da DelFluvUgn, oportunidade para agradável confraternização. Bravo Zulu ao GptfNRG!

(19)

Por ocasião da partici-pação na Semana do Vete-rano, no Rio de Janeiro, a SR Belém ofereceu à Dire-ção Nacional da AVCFN uma lembrança típica da-quela região, como home-nagem pelo 42º aniversário da Associação.

SR BELÉM

HOMENAGENS EM

BELÉM-PA

A SR Belém, criada há poucos anos, tem realiza-do atividades sociais e recreativas, de acorrealiza-do com a Missão da AVCFN - "Congregar Fuzileiros Navais". Como reconhecimento ao sempre presente apoio do Clube Albatroz e do Grupamento de Fuzileiros Na-vais de Belém, estas duas organizações foram agra-ciadas com o Título de Amigo do Veterano.

A entrega dos diplomas ao Titular das duas institui-ções, CF(FN) Ailton Matos de Freitas Junior, feita pelo Presidente Nacional e pelo Presidente da SR Belém, Veterano Eurípedes, ocorreu durante almoço de con-fraternização realizado no GptFNBe, em 25ABR.

HOMENAGEM

NO RIO DE JANEIRO

SR MANAUS

A expressão "os Veteranos continuam ativos" não vale apenas para os esportes, conforme nos mostra o Veterano SO Ary Coimbra Filho, que em 13FEV teve sua cerimônia de Colação de Grau na Universidade do Estado do Amazonas, graduando-se em Engenharia Mecânica. Bravo Zulu!

VISITA DO ALMIRANTE LEITÃO

Criada em dezembro de 2013, a SR Manaus tem participado de eventos no Batalhão de Ope-rações Ribeirinhas. Em 15MAI, representantes da SR participaram de homenagem oferecida

ao VAlte (RM1-FN) Leitão, por ocasião de sua viagem a serviço como representante da Dire-toria de Assistência Social da Marinha no âmbito do 9ºDN.

COLAÇÃO DE GRAU DO

VETERANO COIMBRA

Alte Leitão em Manaus SR Manaus presente!

Formatura do Vet SO Coimbra

VETERANO JANUÁRIO

NÃO DESCANSA!

O Veterano Januário, da SR Natal, participou da Etapa Brasília do Sesc Triathlon Circuito Nacional, em 18MAI, completando a prova (750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) com o excelente tempo de 1:23:51. bravo Zulu!

Veterano Januário em Brasília

VETERANOS REALIZAM

ENCONTRO NA EAMPE

MISSÃO DA AVCFN

Congregar Fuzileiros Navais, demais Militares e Civis, a fim de cultivar o Espírito de Corpo inerente

A SR Recife organizou, junto com a Associa-ções de Veteranos da Armada, o 1º Encontro de Veteranos de 2014, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em 3MAI. Os Veteranos recordaram passagens do tempo da Ativa e cantaram canções navais, tais como "Cisne Branco", "Na Vanguarda" e "Batalhão Naval". O evento contribuiu para a valorização e o reconhecimento dos militares da reserva e re-formados, bem como serviu de exemplo de espí-rito de corpo, culto às tradições navais e amor à Marinha ao Corpo de Alunos daquela Escola.

Conforme outra matéria desta edição, a EAMPE e a Capitania dos Portos de Pernambuco foram agraciadas com o Título de Amigo do Veterano. O Diploma da EAMPE foi entregue ao Comandante, CF Campbell, em 16MAI, durante a Sessão Solene alusiva ao 42º Aniversário da AVCFN realizada no Rio de Ja-neiro, e o Diploma da CPPE será entregue em Recife, durante evento a ser organizado oportu-namente.

aos Fuzileiros Navais e as tradições Navais, acom-panhar o estado da arte da Marinha e, em situações extraordinárias, atender demandas da Sociedade, mantendo sempre o vínculo com a Marinha do Brasil.

(20)

Em cerimônia presidida pelo CAlte Marcos Almeida, foi realizada em 23MAI a passagem de dire-ção da Casa do Marinheiro, quando a CMG(T) Isabel Cristina da Frota Braga Sotomayor transmitiu o cargo ao CMG(T) Ronaldo Lopes de Melo. Presentes o Co-mandante-Geral do CFN, AlteEsqd (FN) Fernando Antonio, o Presidente Nacional e Comitiva da AVCFN. Tendo como Missão "Oferecer às praças e civis assemelhados da Marinha do Brasil e seus depen-dentes, facilidades para a hospedagem, a prática de atividades sócio-desportivas, o ensino supletivo e o aprimoramento cultural", a CMN tem oferecido valio-so apoio à AVCFN, em especial para a realização das nossas Festas Beneficentes Pai Veterano e de Final de Ano, bem como acolhendo comitivas das SR, em especial de Salvador. Por isso, a Cmt Isabel é, oficialmente, "Amiga do Veterano".

O Cmt Ronaldo, até recentemente Encarregado do Museu do CFN, é oriundo do CFN, sendo, portan-to, Fuzileiro - nunca deixamos de ser Fuzileiros, mes-mo em outro Corpo/Quadro ou na Reserva/Reforma-dos. Certos que continuaremos contando com o apoio daquela especial Organização Militar, formulamos votos ao Cmt Ronaldo de pleno sucesso nessa im-portante etapa de sua carreira, extensivos à sua famí-lia - D. Gloria, Rodrigo e Lorena.

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A humidade absoluta, também chamada de conteúdo de humidade, é um parâmetro que re- laciona a quantidade de vapor de água por cada quilograma de ar seco.. W = mν ma

Após a leitura das lâminas, foram confeccionadas quatro tabelas através das quais, uma contagem dico- tômica foi utilizada para a observação de componentes

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas