• Nenhum resultado encontrado

DOUTORADO EM ECONOMIA DOS NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOUTORADO EM ECONOMIA DOS NEGÓCIOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DOUTORADO EM ECONOMIA DOS NEGÓCIOS

DISCIPLINAS CORE (FORMAÇÃO BÁSICA)

CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA

Análise real. Elementos de Teoria dos Conjuntos. Conjuntos finitos, contáveis, não contáveis. Espaços métricos. Conjuntos compactos e conexos. Seqüências. Sequências convergentes. Subsequências. Seqüências de Cauchy. Limites, inferior e superior. Séries. Convergência absoluta. Continuidade. Limite de uma função. Continuidade e compacidade. Continuidade e conectividade. Descontinuidades. Diferenciação. Derivada de uma função real. Teoremas do Valor Médio. Regra de L’Hospital. Derivadas de mais alta ordem. Teorema de Taylor. Otimização, estática irrestrita e com restrições: matrizes definidas, teorema de Lagrange, teorema de Kuhn-Tucker, significado dos multiplicadores, teoremas de envelope, conjuntos convexos e sua separação; programação côncava. Otimização em horizonte infinito e programação dinâmica: otimização em tempo discreto e horizonte infinito; programação dinâmica estacionária; otimização não-estacionária em horizonte infinito. Programação dinâmica estocástica; programação dinâmica com expectativas; equações de Euler estocásticas; generalização para processos de Markov. Introdução à teoria de controle ótimo: argumentos variacionais; o princípio do máximo; controle ótimo em horizonte infinito; condições de transversalidade; controle ótimo descontado com horizonte infinito.

Álgebra linear. Geometria de equações lineares. Eliminação Gaussiana. Fatorização triangular. Espaços vetoriais. Equações lineares. Ortogonalidade. Produto interno e projeções. Mínimos Quadrados Ordinários. Matriz ortogonal. Autovalores. Autovetores. Matriz Positiva Definida. Estatística: Teoria da probabilidade (esperanças, transformações, famílias de distribuições). Amostras aleatórias e o principio da redução de dados (estatística suficiente, ancilaridade, etc.). Introdução a inferência clássica e Bayesiana. Métodos de Estimação. Estimação pontual e intervalar. Teste de hipóteses. Teoria assintótica.

MICROECONOMIA I

Teoria da escolha: preferências, escolha e preferência revelada, representação das preferências por utilidade, propriedades das preferências. Teorema do envelope. Teoria da Produção. Tecnologia e conjuntos de produção. Maximização de lucro. Minimização de custos. Oferta de mercado. Equilíbrio parcial de curto e longo prazo. Teoria do consumidor. Problema do consumidor. Demanda Marshalliana, o problema dual do consumidor, estática comparativa e dualidade, bem-estar do consumidor.

(2)

Equilíbrio geral. Definições. Teoremas do bem-estar, caracterizando as alocações de equilíbrio. Existência, unicidade e estáticas comparativas.

MICROECONOMIA II

Escolha sob incerteza. Utilidade esperada. Aversão ao risco. Dominância estocástica. Estáticas comparativas. Jogos. Ambiente estratégico. Conceitos de equilíbrio de jogos estáticos com informação completa. Modelos estáticos de oligopólio. Conceitos de equilíbrio em jogos estáticos de informação incompleta. Jogos dinâmicos de informação completa. Problemas de credibilidade. Aplicações: Kreps-Scheinkman. Competição imperfeita com entrada. Competição imperfeita e manipulação de condições futuras de mercado (detenção de entrada e predação). Jogos repetidos de informação completa. Aplicação: modelos de cartelização com informação completa. Jogos repetidos de informação incompleta. Aplicação: modelos de cartelização com informação incompleta.

ECONOMETRIA I

Por que econometria é diferente de estatística? Relações causais versus parâmetros estatísticos. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Distribuições de Probabilidade: Marginais, Conjuntas e Condicionais. Momentos: Média, Variância, Covariância e Momentos de Alta Ordem. Momentos Condicionais. Mínimos Quadrados Ordinários: propriedades assintóticas; inferência robusta; soluções para o problema de variáveis omitidas; erros de medida. Variáveis Instrumentais: mínimos quadrados em dois estágios. Testes de Especificação. Estimação de Sistemas de Equação: mínimos quadrados generalizados, mínimos quadrados generalizados factíveis, regressões aparentemente não correlacionadas.

ECONOMETRIA II

GMM: estimação de sistemas de equação por variáveis instrumentais, matriz ótima de ponderação, testes de sobre-identificação, instrumentos fracos e muitos instrumentos. Modelos para Dados em Painel: POLS, efeitos fixos, primeiras-diferenças, GMM para dados em painel. Modelos de Máxima Verossimilhança. Modelos de Distancia Mínima. Modelos de Escolha Discreta: escolha binária, multinomial e ordenada. Modelos Censurados. Modelos de Contagem. Modelos de Seleção. Modelos de Duração.

(3)

ECONOMETRIA III

Modelos univariados: SARIMA, ARFIMA, GARCH. Teste de raiz unitária. Modelos em espaço de estados: modelos estruturais, modelos de volatilidade estocástica e mudanças Markovianas. Modelos de mistura. Modelos multivariados: (B)VAR, análise fatorial estatística e dinâmica, (B)FAVAR, Volatilidade (MGARCH, volatilidade estocástica). VEC. Métodos Monte Carlo: MC simples, MCMC, MC sequencial (filtro de partículas).

MACROECONOMIA

Equilíbrio geral dinâmico. Modelo de crescimento neoclássico. Gerações sobrepostas e eficiência dinâmica. Crescimento competitivo com incerteza. Crescimento endógeno. Introdução a modelos de search, matching e desemprego.

AMBIENTE INSTITUCIONAL

Instituições formais e informais. Teorema de Coase. Direitos de propriedade. Normas sociais e problemas de ação coletiva. Economia política e instituições. Análise histórica, dependência de trajetória (path dependence) e mudança institucional. Princípios de Direito e Economia. Direito e Finanças. Análise empírica de instituições.

PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS

Preferências e incerteza. Otimização de carteiras em dois períodos. Teorema fundamental de finanças, arbitragem e probabilidades neutras a risco, e precificação de ativos. Teoria de precificação por arbitragem (APT). Abordagem de média-variância. Teoremas de separação. Modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM). Precificação de ativos em tempo contínuo. CAPM com consumo agregado. Precificação de opções. Modelos de estrutura a termo de taxas de juros. Finanças comportamentais e precificação de ativos. Precificação de ativos com informação diferencial.

TEORIA DA FIRMA

Economia da Informação: seleção adversa e perigo moral. Sinalização e screening. Fundamentos da Economia das Organizações. Teoria da Agência aplicada às firmas,.Contratos de incentivos formais. Contratos de incentivos informais. Carreiras como incentivos. Teorias Canônicas da Firma: sistemas de incentivo, adaptação, direitos de propriedade, e rentismo. Decisões dentro da Firma. Autoridade e poder,

(4)

política e influência. Emprego: pagamento por desempenho. Modelos de hierarquia. Delegação. Desenho organizacional. Fronteiras da firma. Verticalização. Contratos relacionais entre firmas. Estratégia corporativa. Divisões e conglomerados.

(5)

DISCIPLINAS DA LINHA DE ESTRATÉGIA

OBRIGATÓRIAS

TÓPICOS AVANÇADOS EM ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

Introdução à estimação estrutural. Modelos empíricos de entrada e de estrutura de mercado: teoria e evidência empírica. Testando poder de mercado. Estimação de demanda por bens diferenciados. Estimação de função custo. Estimação de moral hazard e seleção adversa em mercados de crédito e seguros. Modelos de propaganda.

GESTÃO ESTRATÉGICA I

Definição e medição de vantagens competitiva. Decomposição de fontes de variação de retornos. Paradigma estrutura-conduta-desempenho. Modelos de análise de indústria. Comprometimento estratégico. Dinâmicas competitivas. Competição de múltiplos mercados. Externalidades de rede e competição entre padrões. Visão baseada em recursos, imperfeições no mercado de fatores e sustentabilidade de retornos. Competências dinâmicas. Fronteiras da firma e diversificação corporativa. Fontes locais de vantagem ou desvantagem competitiva: clusters, instituições e políticas governamentais.

OPTATIVAS

(a depender da demanda) GESTÃO ESTRATÉGICA II

A formulação da estratégia como inserida em um contexto social. Mecanismos sociais. Racionalidade limitada: “satisficing” versus “maximizing.” Teoria da dependência de recursos: poder, conflitos, dinâmica política, transações, dependência. Redes sociais e visão relacional. Administração de impressões e “issue selling.” Abordagem institucional (com base sociológica): campo organizacional; respostas estratégicas às instituições; empreendedorismo institucional.

TEORIA DE MARKETING

O objetivo deste curso é apresentar e analisar o conteúdo teórico de Marketing Estratégico e de Gestão de Marketing. Fornecer embasamento teórico de forma que o aluno esteja apto a entender e discutir em profundidade os temas da literatura de

(6)

marketing. Apresentar uma visão geral do marketing. Marketing estratégico e gestão de marketing. Origens e correntes da literatura de marketing. Conceito de valor para o cliente e para a empresa. Marketing de relacionamento com o cliente e o impacto do marketing de serviços. Accountable marketing e métricas. Pesquisa em marketing e pesquisa de marketing. Gestão de marcas. Segmentação, Público-alvo e posicionamento. Gestão de promoção e comunicação integrada. Gestão de preços e produtos. Tópicos avançados em marketing.

GESTÃO INTERNACIONAL

Padrões de internacionalização (expansão gradual e rápida). Custos e benefícios da diversificação internacional. Condicionantes para o aumento ou redução a rivalidade entre empresas globalizadas. Determinantes da escolha de mercados alvo e de modos de entrada nesses mercados. Antecedentes das exportações e da intensidade dessas atividades. Determinantes do desempenho das exportações. Antecedentesdas joint-ventures internacionais e o impacto dessas operações no desempenho das firmas. Antecedentes das fusões e aquisições internacionais.Impacto das fusões e aquisições no desempenho das firmas. Estratégias e mecanismos para promover eficiência, responsividade e inovação de empresas globais. Comportamento das empresas multinacionais de países emergentes.

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Estrutura geral das redes: centralização, densidade. Indicadores posicionais nas redes: centralidade (nos seus diversos tipos), intermediação, buracos estruturais em grafos valorados e não valorados. Análise de agrupamentos baseado em densidade. Homofilia e heterofilia (E-I Index). Análises de blockmodeling, baseados em equivalência estrutural e regular. Análises de grafos balanceados. Mundos pequenos. Teoria dos jogos aplicada à análise de redes: equilíbrio de formação de redes, pairwise stability e soluções alternativas; Jogos de complementaridade estratégica e a influência da centralidade; Participações acionárias cruzadas e sua influência no equilíbrio competitivo. Desenho de pesquisa e questões metodológicas: mensuração de laços, fronteiras da rede; experimentos.

(7)

DISCIPLINAS DA LINHA DE FINANÇAS

OBRIGATÓRIAS

Dependendo da sua ênfase de pesquisa, o aluno irá escolher duas dessas disciplinas como obrigatórias. Por exemplo, o aluno pode cursar Finanças Empíricas e Política Monetária como obrigatórias, e escolher mais quatro disciplinas como optativas.

FINANÇAS CORPORATIVAS

Teorema de Modigliani-Miller. Teoria de trade off estático. Sensibilidades do investimento ao fluxo de caixa e capacidade de financiamento. Capital de terceiros versus capital próprio externo: incentivos e distorções em decisões de investimento. Diversificação empresarial. Mercados internos de capitais. Financiamento de longo prazo. Gestão da liquidez da empresa. O problema do fluxo livre de caixa e política de distribuição de resultados. Informação assimétrica e financiamento da empresa. Crédito bancário. Seguro de liquidez. Efeitos reais do monitoramento bancário. Acelerador financeiro e canal de crédito. Canal de liquidez bancária. Equilíbrio da interação de empresas. Fusões e aquisições. Remuneração de executivos. Governança corporativa. Investimento e opções reais.

FINANÇAS EMPÍRICAS

Propriedades temporais dos retornos dos ativos (previsibilidade, volatilidade e correlações com outras variáveis). Propriedades seccionais dos retornos dos ativos implicadas por modelos de apreçamento equilíbrio. Apreçamento de ativos baseado no consumo (Consumption-Based Asset Pricing). Limites do fator de desconto estocástico (Boundson Stochastic Discount Factors). Vieses na mensuração dos retornos. Previsibilidade em séries temporais dos retornos (agregados) das ações. Preferências de Epstein-Zin-Weil. Risco de longo prazo. Modelos de hábito. Modelos a fim. Modelos condicionais e não-condicionais de retornos esperados seccionais.

POLÍTICA MONETÁRIA

Evidência empírica sobre ciclos. Modelos de ciclos reais. Rigidez de preços e a curva de Phillips. Modelo novo keynesiano dinâmico. Modelos DSGE empíricos. Política monetária ótima. Economia aberta. Efeitos da política fiscal. Fricções financeiras e políticas monetárias não-convencionais. Ciclos de negócio e crédito.

(8)

OPTATIVAS

(a depender da demanda) FINANÇAS CORPORATIVAS AVANÇADAS

Teoria de jogos e opções reais. Estrutura de capital. Risco de crédito. Estrutura de dívida. Estrutura de capital dinâmica e financiamento dinâmico de empresas. Interações de decisões de financiamento e investimento. Fronteiras da empresa e fusões e aquisições. Fronteiras da empresa e mercados internos de capitais. Métodos empíricos em finanças.

TÓPICOS EM FINANÇAS

Crenças heterogêneas. Restrições a vendas a descoberto. Bolhas financeiras. Arbitragem limitada. Microestrutura de mercado: mercados centralizados e de balcão. Modelos dinâmicos de contratos financeiros. Mercado imobiliário e habitação. Crises financeiras.

MACROECONOMIA AVANÇADA I

Modelos de mercados incompletos: risco idiossincrático não-assegurado e poupança agregada. Taxa sem risco em economias de agentes heterogêneos com seguro incompleto. Risco idiossincrático de produção, crescimento e ciclos de negócios. Dinâmica de mercados incompletos numa economia de produção neoclássica. Risco agregado. Economias de ciclo de vida.

Equilíbrio em modelos com/sem comprometimento e informação privada: flutuações de renda e informação assimétrica. Problema de principal-agente repetido. Distribuição eficiente com informação privada. Implicações de repartição de risco eficiente sem comprometimento. Mercado de ativos com restrição de dívida.

Políticas: planos sustentáveis; planos sustentáveis e defaults mútuos. Plano sustentável com dívida. Políticas monetárias sofisticadas.

MACROECONOMIA AVANÇADA II

Economia do Trabalho

Modelos econômicos de formação dos salários. Modelos estatísticos de salários ao longo do ciclo de vida. Evolução dos salários (e da desigualdade) ao longo do tempo.

(9)

ECONOMETRIA BAYESIANA AVANCADA: MACRO & FINANÇAS

Revisão dos conceitos básicos da estatística e computação Bayesianas modernas, incluindo MCMC e filtros de partículas. Modelos VAR. Priori de Litterman e prioris reguladoras. Modelos fatoriais e FAVAR. Modelos dinâmicos normais e lineares. Filtro de Kalman. Modelos dinâmicos não-lineares e não-normais via MCMC e filtros de partículas. Modelos VAR com coeficientes variando no tempo (TVP-VAR). Modelos dinâmicos fatoriais. Modelos BFAVAR e BFAVEC e suas combinações com modelos DSGE. Modelos (G) ARCH e de volatilidade estocástica. Modelos altamente dimensionais de covariância variando no tempo. Previsibilidade de retornos no longo prazo e inferência Bayesiana em precificação de opções.

(10)

DISCIPLINAS DA LINHA DE MICROECONOMIA APLICADA

OBRIGATÓRIAS

TÓPICOS AVANÇADOS EM ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

Introdução à estimação estrutural. Modelos empíricos de entrada e de estrutura de mercado: teoria e evidência empírica. Testando poder de mercado. Estimação de demanda por bens diferenciados. Estimação de função custo. Estimação de moral hazard e seleção adversa em mercados de crédito e seguros. Modelos de propaganda.

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Introdução: para que avaliar? Modelo de Resultados Potenciais. Métodos de Aleatorização. Diferenças em Diferenças. Pareamento. Variáveis Instrumentais. Regressão Descontínua. Cálculo do Retorno Econômico. Cálculo de Custos. Cálculo de Retorno. Razão Custo/Benefício. Cálculo da TIR. Exemplos de Avaliação.

OPTATIVAS

(a depender da demanda) MICROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Introdução. Modelos teóricos e empíricos de economia do desenvolvimento. Pobreza. Política Industrial. Produtividade. Desigualdade. Saúde. Educação. Microcrédito. Corrupção. Crime.

ECONOMIA DO TRABALHO

Métodos e base de dados disponíveis para o estudo da economia do trabalho. Oferta de trabalho (modelos individuais, modelos domiciliar, taxação e transferência de renda). Demanda por trabalho (emprego, elasticidade de substituição, salário, imigração). Educação, capital humano e treinamento (retorno à experiência, avaliação de programas de treinamento). Discriminação e diferenciais demográficos (teoria, análise empírica de diferenciais de salário por gênero e raça). Salário mínimo. Salário-eficiência e pagamento por desempenho.

(11)

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Modelos tradicionais de comércio internacional. Vantagem comparativa e modelo de Ricardo. Modelo de Heckscher-Ohlin. Concorrência monopolística. Competição imperfeita em comércio. Política comercial: instrumentos e economia política. Firmas heterogêneas: exportações na teoria e na prática. Dinâmica das exportações. Firmas multinacionais. Investimento direto estrangeiro. Impactos do investimento direto estrangeiro: análise empírica. “Global value chains” e fragmentação internacional da produção. Liberalização comercial: impactos sobre a produtividade e inovação tecnológica.

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

Incidência de Imposto, equilíbrio parcial. Incidência de imposto, equilíbrio geral. Eficiência. Tributação ótima: abordagem de Ramsey. Tributação ótima: abordagem de Mirrlees. Externalidades. Análise Empírica. Tributação e Oferta de Trabalho. Imposto de renda e renda tributável. Programas de transferência de renda. Contabilidade Intergeracional. Federalismo Fiscal. Efeito “flypaper”. Finanças Públicas no Brasil.

Referências

Documentos relacionados

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

Se por acaso nesta operação você cli- car duas vezes sobre o componente caracterizando um clique duplo uma caixa de diálogo se abre indicando as especificações do componente - não

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O predomínio na sub-bacia de uso com pastagens degradadas, fases de relevo principalmente fortemente onduladas e onduladas, e manejo incorreto do solo, são as

Entretanto, algumas melhorias em rela¸c˜ao `as estrat´egias de compensa¸c˜ao de movimento do H.261 (como o uso de meio pixel de resolu¸c˜ao para a compensa¸c˜ao de movimento,