• Nenhum resultado encontrado

Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo

Espera-se que cinco milhões de fãs viagem para assistir ao Euro 2008 este Verão. Sabemos que para alguns deles poderão

surgir problemas e dores de cabeça com atrasos nos aviões, nos alugueres de viaturas, com custos dos serviços de

“roaming”, roubo de bens e problemas nos bilhetes.

Nós estamos disponíveis para o ajudar. Como cidadão europeu tem os seus direitos de consumidor reforçados e por este

meio colocamos à sua disposição uma lista de conselhos práticos.

São 10 dicas que deve conhecer antes de viajar para o Euro 2008.

Introduza o número da Linha de Apoio da

UE no seu telefone

Saiba que pode falar com especialistas

antes de partir

Conheça bem os seus direitos quando

adquirir os seus bilhetes

Saiba que o 112 é o Número de Emergência único

Verifique as suas coberturas de assistência médica -

Cartão de Saúde da UE

Saiba como reivindicar os seus direitos de

passageiro de transporte aéreo.

Tire vantagem das tarifas reduzidas do serviço

de “roaming”

Saiba que na UE aplica-se a garantia de 2 anos

Conheça as regras quando conduzir no estrangeiro

Participe imediatamente o roubo de bens

(2)

01

Introduza o número

da Linha de Apoio da

UE no seu telefone

A UE lançou uma linha gratuita, a operar em todas

as línguas da UE, dirigida aos fãs que se deslocam

para assistir ao Euro 2008. Registe este número

no seu telefone antes de partir.

Para o ajudar sobre os seus direitos de consumidor

de qualquer parte da UE

Telefone Gratuito*

Linha de apoio da UE para os consumidores adeptos

de Futebol

00 800 67 89 10 11

Telefone para o número gratuito do centro de

atendimento a partir de qualquer país da UE, durante

as horas de expediente (9:00H - 18.30H, nos dias úteis). Em

todas as línguas da UE!

A partir da Suíça deverá ligar o seguinte número:

+32 2 299 96 96

(aplicam-se as taxas normais)

* Alguns operadores de telemóveis não permitem o acesso aos números 00800 ou poderão cobrar um preço por estas chamadas.

Em certos casos, estas chamadas podem também ter um custo quando forem efectuadas a partir de cabines telefónicas ou de hotéis.

(3)

02

Saiba que pode falar

com especialistas

antes de partir

Em cada Estado-Membro existem Centros Europeus do Consumidor para dar apoio aos consumidores sobre assuntos transfronteiros. Se necessitar de conselho em questões relacionadas com viagem, estadia, tarifas de “roam-ing” ou compra de bens no estrangeiro durante o Euro 2008, contacte o CEC do seu Estado-Membro. Estes centros podem também ajudá-lo a reclamar os seus direitos quando regressar a casa e se necessitar de apresentar uma reclamação, solicitar uma indemnização ou devolver um produto defeituo-so. Encontra todos os links relativos à Rede CEC em www.ecc-net.info ou telefone para a Linha de Apoio para obter mais detalhes.

(4)

03

Conheça bem os

seus direitos quando

adquirir os seus

bilhetes

Poderá obter todas as informações que necessita sobre os bilhetes de fute-bol para o torneio da UEFA EURO 2008 no site oficial: http://en.euro2008.

uefa.com.

Se o seu bilhete for roubado ou parecer ser falsificado, contacte a polícia local imediatamente. Em nenhum caso o Euro 2008 S.A. pode emitir duplica-dos de bilhetes por qualquer motivo.

O Euro 2008 S.A. sublinha que não há quaisquer bilhetes individuais para adeptos de futebol a serem distribuídos por agências ou corretores. Os fãs não deverão deixar-se tentar por ofertas de angariadores. Estes não só pedem preços exorbitantes como muitas vezes não estão na posse dos bil-hetes que afirmam ter para vender.

Se tardar em receber o seu bilhete, contacte imediatamente os seus serviços postais e verifique o estado da entrega através da Internet, no portal de ven-da de bilhetes (“Ticket Portal”). O Euro 2008 S.A. não pode responsabilizar-se por qualquer perda de bilhetes ou atrasos na entrega dos mesmos, causados pelo mau funcionamento ou interrupção dos serviços de correio.

Caso não lhe seja possível assistir a um jogo para o qual dispõe de bilhetes, devido a questões prementes familiares, de saúde, profissionais ou outras que estão fora do seu controlo, poderá ceder o seu bilhete pessoal a um fa-miliar ou a um amigo próximo por um custo não superior ao valor facial do bilhete e de alguma taxa ou serviço adicional que tenha pago.

É responsável por todas as pessoas para quem comprar um bilhete ou a quem der um bilhete. Quando lhe for solicitado, deverá fornecer detalhes, in-cluindo o nome e morada do seu convidado para o EURO 2008 S.A. Qualquer incumprimento desta regra levará ao cancelamento dos bilhetes.

(5)

Graças à UE, há um número único de serviço emergência - 112 - que opera em todas as línguas a partir de qualquer parte da UE e da Suíça. Este número põe-no em contacto com a polícia, bombeiros, ambulâncias e out-ros serviços de emergência.

04

Saiba que o 112

é o Número de

(6)

Como cidadão da UE tem direito a cuidados de saúde gratuitos ou reembol-sáveis em qualquer parte da UE e também na Suíça. Dependendo da política do país que estiver a visitar, poderá ter de pagar as despesas adiantadamente e pedir o reembolso posteriormente. Guarde todas as facturas e recibos das despesas efectuadas.

Assegure-se de que tem consigo o Cartão Europeu de Seguro de Saúde (CESS), o que facilitará o recurso a cuidados de saúde no caso de necessitar. Por isso solicite o seu cartão junto do serviço de saúde competente do seu país antes de partir. Tenha presente que o seu cartão de saúde dar-lhe-à uma assistên-cia básica. Se pretender uma cobertura adicional para custos imprevistos, tais como um voo de emergência para retorno a casa, verifique com a sua com-panhia de seguros de viagem qual a cobertura exacta que poderá esperar

GUARDE TODAS AS FACTURAS, RECIBOS E PRESCRIÇÕES

MÉDICAS

05

Verifique as suas

coberturas de

assistência médica -

(7)

A UE proporciona aos passageiros de transporte aéreo alguns dos mais fortes direitos de compensação do mundo.

Saiba que as companhias aéreas devem providenciar ajuda imediata se o seu voo estiver atrasado mais do que algumas horas, se for cancelado sem infor-mação prévia ou se lhe for recusado o embarque devido a “overbooking”. A companhia aérea deverá disponibilizar uma nota escrita explicando os direitos dos passageiros. Solicite esta informação à companhia aérea. Se a companhia se eximir às suas obrigações, contacte o Centro Europeu do Con-sumidor do seu país.

E certifique-se de que o seu passaporte está válido quando viajar!

No que respeita a atrasos de bagagem, deve guardar sempre todos os reci-bos e pode solicitar de imediato o custo de artigos essenciais (por exemplo, artigos de higiene pessoal). Após 21 dias, a bagagem é considerada perdida e poderá obter uma indemnização pela perda do seu conteúdo. Solicite à companhia aérea um «Relatório de Irregularidades de Bagagem / Property Irregulatory Report - PIR ». Preencha-o e envie-o para a companhia aérea imediatamente, com uma carta formal de reclamação.

Os direitos dos passageiros de comboio ainda não estão especificamente estabelecidos no direito da UE, mas as companhias europeias ferroviárias assinaram um acordo para respeitar alguns direitos fundamentais se algo correr mal durante uma viagem de comboio tranfronteiriça. Se o seu com-boio diário estiver atrasado poderá ter direito a um reembolso de cerca de 20% do preço do bilhete, dependendo da extensão do atraso e do preço do bilhete. Se perdeu um comboio de ligação devido a um atraso anterior, a companhia ferroviária deverá ajudá-lo a continuar a sua viagem num outro combóio e pagar a sua estadia se apenas houver comboio de ligação no dia seguinte

Pergunte sempre à Companhia ferroviária quais são os seus direitos. Para mais informações contacte o seguinte link da Internet: www.railpassenger.info ou contacte o seu Centro Europeu do Consumidor.

SOLICITE À COMPANHIA AÉREA QUE O INFORME DOS SEUS

DIREITOS - ELA TEM OBRIGAÇÃO DE O FAZER!

06

Saiba como reivindicar

os seus direitos de

passageiro de transporte

aéreo.

(8)

Verifique que conseguiu os melhores preços de “roaming”. Antes de partir, não se esqueça do essencial - certificar-se de que o seu telefone admite op-erações de “roaming” internacional - caso contrário poderá não funcionar no estrangeiro.

Graças às regras da UE, quando se viaja para outro estado da UE, o preço das chamadas por telemóvel não podem exceder 49 cêntimos por minuto para efectuar chamadas e 24 cêntimos para receber chamadas (excluindo o IVA). Estes valores são tectos máximos da Eurotarifa, pelo que na UE nunca pod-erão ser-lhe cobradas taxas superiores a estes valores.

Contudo, abaixo destes valores as companhias podem competir nos preços. Consulte o website de “roaming” da UE para verificar quais as compan-hias com as melhores ofertas de “roaming” na UE. Todos os preços são com-parados no website para que possa ver quais são as melhores propostas. Em qualquer caso, quando ligar o seu telefone noutro estado membro da UE, deverá receber um SMS prevenindo-o sobre a tarifa de “roaming” aplicável à sua subscrição. Leia esta informação atentamente e guarde-a em segurança - tenha a certeza do que irá pagar quando efectuar chamadas.

Os referidos tectos da Eurotarifa aplicam-se na Áustria. Não se aplicam na Suíça (porque não faz parte da UE). Verifique as tarifas de “roaming” com o seu operador antes de viajar para a Suíça.

Preste atenção à informação sobre preços de “roaming”, serviços de SMS, e-mail e Internet no estrangeiro. A UE está a encorajar as principais empre-sas de telecomunicações a baixarem os preços destes serviços, mas até ao momento não há legislação comunitária que se lhes aplique. Esteja ciente de que os serviços de SMS e de dados, a partir do estrangeiro, poderão ser mais caros do que quando está a utilizar um serviço de “roaming” a partir do seu país de origem. Verifique as tarifas com o seu operador antes de viajar. Certifique-se de que não paga para receber mensagens de SMS. Mas irá pa-gar quando fizer downloads de informação por e-mail ou Internet, e estes serviços poderão ser muito caros! Poderá encontrar mais informação no

website de “roaming” da UE ou telefonando para a Linha de Apoio da UE.

07

Tire vantagem das

tarifas reduzidas do

serviço de “roaming”

(9)

A UE confere direitos sem paralelo nas compras em todos os Estados-Mem-bros. Qualquer consumidor pode devolver um produto com defeito ao vend-edor no prazo de 2 anos após a sua compra em qualquer parte da UE. Tem direito à reparação gratuita ou substituição de um produto com defeito e, se tal não resultar, pode devolver o bem e solicitar o seu dinheiro de volta. Os fabricantes muitas vezes insistem que apenas podem oferecer 12 meses de garantia, mas a legislação da UE prescreve de outro modo, devendo os consumidores exigir os seus direitos.

Certifique-se de que conserva os seus recibos! Isso facilitará a sua vida se al-guma coisa correr mal. Queixe-se ao vendedor o mais rapidamente possível. Se alguma coisa correr mal saiba que o seu Centro Europeu do Consumidor está disponível para o ajudar com as queixas noutros Estados-Membros.

08

Saiba que na UE

aplica-se a garantia

de 2 anos

(10)

Saiba que a sua carta de condução é reconhecida na UE. As cartas de con-dução emitidas noutro Estado Membro são válidas em qualquer outro Estado Membro e na Suíça.

Saiba que o seu seguro automóvel obrigatório é válido onde quer que viaje na UE ou na Suíça. Por lei, a sua apólice de seguro assegurará automatica-mente a responsabilidade face a terceiros. Se tem seguro de danos próp-rios no seu país verifique se a cobertura é também válida quando conduzir noutros países.

Antes de partir obtenha junto da sua seguradora uma «Declaração Europeia de Acidente». Isso tornará mais rápido e mais fácil a exposição, no caso de ter um acidente noutro país.

Se alugar um carro, leia o contrato cuidadosamente. As regras da UE impe-dem as empresas de usarem cláusulas desleais ou custos escondidos num contrato de aluguer de automóvel. Quando devolver o carro, verifique sem-pre o estado do carro acompanhado por alguém da emsem-presa e verifique a factura - procure encargos adicionais ou inesperados. Muitas vezes os consumidores confrontam-se com surpresas desagradáveis nas contas dos cartões de crédito depois de regressarem a casa.

Nos termos da legislação comunitária, é obrigatório o uso de cintos de

segurança nos bancos dianteiros e traseiros. A mesma regra é aplicável

na Suíça.

Na Áustria, se pretender circular nas auto-estradas e vias com portagem, não se esqueça de adquirir previamente a vinheta (“Motorway Pass” ou

“Vi-gnette”) e colocá-la no vidro do carro antes de passar a fronteira. Esta

vin-heta pode ser comprada em muitas estações de serviço perto da fronteira. Se não proceder desta forma poderá ter de pagar multas de valor superior a 3.000 euros. Na Suíça também existe uma multa para o uso indevido de determinadas vias e auto-estradas - poderá ser multado em 100 Fr Suíços, por condução indevida em vias nacionais de 1ª e 2ª classe, se não possuir o autocolante válido da taxa de circulação nestas vias (Swiss Motorway Tax).

LEVE SEMPRE A SUA CARTA DE CONDUÇÃO QUANDO VIAjAR

PARA O ESTRANGEIRO

GUARDE SEMPRE UMA CóPIA ASSINADA DO SEU CONTRATO DE

ALUGUER DE AUTOMóVEL

09

Conheça as regras quando

(11)

Se os seus bens forem roubados, faça a participação do crime à polícia local. Assegure-se que fica com uma cópia policiada participação, que irá neces-sitar para qualquer reclamar do seguro.

Cancele imediatamente qualquer cartão de crédito perdido ou roubado. Todos os bancos possuem um número internacional para cancelamento de cartões - registe esse número no seu telefone e leve-o consigo quando viajar. Se perder ou lhe roubarem o Passaporte ou o Bilhete de Identidade, informe imediatamente o seu Consulado ou Embaixada. O documento antigo será cancelado e dar-lhe-ão um novo documento de viagem. Se necessitar de in-formação poderá telefonar para a Linha de Apoio.

Reclame!!! Se tiver problemas em fazer uso de qualquer dos direitos referidos neste folheto deverá apresentar a sua reclamação! Se não sabe onde reclamar pode contactar o seu centro europeu do consumidor ou telefonar para a linha de apoio da ue e nós poderemos encaminhá-lo na direcção correcta.

10

Participe imediatamente

Referências

Documentos relacionados

Observa-se que a excentricidade varia de forma oscilatória com o aumento do diâmetro para as larguras de faixas 6, 8 e 10 BN, sendo que esse comportamento oscilatório

A proposta é desenvolver um processo de Educação Ambiental através desses Clubes utilizando kits para o controle da qualidade da água que possibilitam o desenvolvimento de

Em relação ao índice de velocidade de germinação (IVG) (Quadro 3), as combinações ideais entre temperatura e substrato foram: entre e sobre papel a 35 e 20-27 ºC; entre vermiculita

... No início, era a angustia por habitar, pelo menos, dois campos entendidos completamente diferentes. De um lado, a universidade pública, produtora de conhecimento e

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Atrair e Fidelizar os Participantes Intensificar educação financeira e previdenciária Atingir 6.500 acessos no Portal Vida Previdenciária 6500 3.846 60% Atrair e

da excelência Pilar I CIÊNCIA DE EXCELÊNCIA Conselho Europeu de Investigação Marie Skłodowska-Curie Infraestruturas de investigação Conselho Europeu da Inovação

Figurante para a Selecção - Teste teórico ou escrito sobre o Regulamento de Concurso Internacional em especial a parte relativa aos Figurantes, provas físicas e prova prática..