• Nenhum resultado encontrado

Corrected. Tempo estimado : 15 minutos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Corrected. Tempo estimado : 15 minutos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Atividade

Nome e número USP Nome e número USP

Tempo estimado : 15 minutos

Question 1 FCC 2011 - Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP:

A um nível médio de complexidade de programação deve ser definido de modo que satisfaça os requisitos atuais e futuros.

B é necessário adotar medidas para que os desenvolvedores trabalhem mais de 40 horas semanais fazendo horas extras, para agilizar o desenvolvimento e concluir o projeto em menos tempo. C não se permite a presença constante do cliente durante o desenvolvimento do projeto para

não haver interferência na interpretação dos requisitos.

D a programação deve ser feita em dupla, na qual dois programadores trabalham em um único computador. Um desenvolvedor implementa o código, enquanto outro observa continuamente o trabalho que está sendo feito, procurando identificar erros sintáticos e semânticos.

Question 2 FUMARC 2012 - Em relação aos tipos de requisitos de software, julgue os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.

( ) Requisitos não-funcionais são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidos pelo sis-tema.

( ) Requisitos de domínio são declarações, em uma linguagem natural, de quais serviços são esperados do sistema.

( ) Requisitos funcionais são declarações de serviços que o sistema deve fornecer.

( ) Requisitos funcionais podem estabelecer explicitamente o que o sistema não deve fazer. Assinale a opção com a sequência CORRETA.

A V - F - F - V B F - V - V - F C V - F - V - V D F - V - F - F

Question 3 Sobre XP e SCRUM é INCORRETO afirmar:

A No XP, não há indicação de que é necessário criar documentação no código porém, os doc-umentos tradicionais são reduzidos aos aspectos mais relevantes, visando obter no final do processo, apenas artefatos de grande importância para o projeto.

B SCRUM não especifica a programação em pares ou desenvolvimento orientado a testes, porém especifica a forma de gerenciamento dos requisitos ou características solicitadas.

C O SCRUM tem como características a divisão do processo em pequenos ciclos de desen-volvimento chamados Sprint, o monitoramento do progresso do processo através de reuniões diárias com toda a equipe e, reuniões com os Stakeholders no fim de cada ciclo de desenvolvi-mento.

D No XP, os testes são escritos antes da atividade de desenvolvimento e todas as funcionalidades só possuem valor se forem testadas e obtiverem unanimidade de aprovação.

(2)

Question 4 CESGRANRIO 2011 - São práticas recomendadas pelo processo ágil de desen-volvimento de software Extreme Programming (XP), EXCETO a

A Programação em Pares B Padronização de Código C Refatoração Frequente

D Documentação Abundante e Detalhada

Question 5 CESPE 2009 - Com referência a requisitos de software, assinale a opção correta. A Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo mesmo e suas

re-strições operacionais, sendo que os requisitos não-funcionais podem ser requisitos de produto, organizacionais ou externos.

B Os requisitos não-funcionais de um sistema descrevem o que o sistema deve fazer e estão relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e espaço de armazenamento.

C Os requisitos relacionais descrevem a função do sistema, como, por exemplo, suas entradas, saídas e exceções.

D Os requisitos funcionais surgem devido às necessidades do usuário, às restrições de orça-mento, às políticas organizacionais, à necessidade de interoperabilidade com outros sistemas de hardware e software ou a fatores externos.

Question 6 Sobre engenharia de requisitos, é correto afirmar que:

A requisitos são descrições do que o sistema deve fazer e refletem as necessidades dos clientes de um sistema

B as especificações de requisitos são coletadas, inicialmente, por meio de entrevistas após a definição da arquitetura do sistema

C os requisitos são classificados em três tipos: usuário, sistema e acessibilidade D requisitos funcionais expressam as restrições que o software deve atender

Question 7 FGV 2010 ADAPTADA - Analise o fragmento a seguir e indique o tipo de requisito representado por ela:

"a base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados". A Funcional

B de Usuário C Não-funcional D de Sistema

(3)

Question 8 Considere as afirmações a seguir

I Manuais, atas, livros e outros sistemas (da empresa ou externos) também podem ser fontes de informação para extração de requisitos. Porém, é necessário priorizar as fontes de informação. II Apenas os especialistas no domínio são os stakeholders envolvidos na extração de requisitos

de software.

III Na extração de requisitos, a comunicação é uma atividade fundamental que garante o sucesso do documento a ser gerado.

IV Questionários, entrevistas, observação, reuniões e engenharia reversa são exemplos de ativi-dades para coleta de fatos.

A Alternativa II está incorreta

B Alternativas II e III e IV estão corretas C Alternativa III e IV está incorreta D Alternativa I e II estão corretas

Question 9 CESGRANRIO 2010 - Uma fábrica de software recomenda que a documentação de especificação funcional de um sistema deve ser clara para o cliente e detalhada para o desenvolvedor, estabelecendo um contrato entre eles. Documentos de especificação têm como característica

A apresentar os diagramas de interação relacionados aos requisitos contidos na especificaçoo B conter os requisitos não funcionais pertinentes ao problema a ser resolvido.

C ser descrito em uma linguagem matemática formal, facilitando o entendimento do cliente que, geralmente, não é um especialista técnico.

D conter instruções detalhadas sobre o que o sistema deve fazer e como ele deve ser implemen-tado.

Question 10 FCC 2009 - São algumas das metodologias de desenvolvimento de software con-sideradas ágeis (Agile Software Process Models):

A Scrum, Waterfall e DSDM. B RAD, XP e DSDM. C Scrum, XP e FDD. D Waterfall, RUP e FDD.

Question 11 FUMARC 2010 ADAPTADA - Sobre modelos de processo de desenvolvimento de software, assinale a alternativa INCORRETA:

A O Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de software baseado em grupos de práticas e papéis pré-definidos. Ele é um processo iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas, onde cada sprint é uma iteração que segue um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) e entrega um incremento de software pronto.

B Programação extrema (XP - extreme programming) é um processo de desenvolvimento ágil baseado em feedback rápido, e simplicidade; com enfoque explícito em tempo, custo e quali-dade no desenvolvimento, que são alcançados através de uma definição rígida do escopo das funcionalidades da aplicação.

C O modelo em espiral é um processo de desenvolvimento de software que intercala etapas de projeto e prototipação, além de possuir análise de riscos e estimativas do progresso do trabalho mais realistas.

D O RAD (Rapid Application Development) é um modelo sequencial linear que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto.

(4)

Question 12 FUNRIO 2013 - Sobre os princípios do método de desenvolvimento Scrum, que são consistentes com o manifesto ágil, julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I Testes com os usuários são realizados à medida que o produto é construído.

II O processo produz frequentes incrementos de software que podem ser inspecionados, ajusta-dos, testaajusta-dos, documentados e expandidos.

III O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza é dividido em partições claras, de baixo acoplamento, ou em pacotes.

IV Documentação relevante é produzida a cada iteração. A Alternativas I e II estão corretas

B Alternativas I e III estão corretas C Alternativas II e IV estão corretas D Alternativas I, II, III e IV estão corretas

Question 13 FGV 2010 - De acordo com Pressman, a engenharia de software é baseada em camadas, com foco na qualidade. Essas camadas são:

A comunicação, planejamento, modelagem, construção e implantação B métodos, processo e teste.

C planejamento, modelagem, construção, validação e implantação. D ferramentas, métodos e processo.

Question 14 Sobre a engenharia de requisitos, assinale a alternativa INCORRETA:

A os requisitos extraídos, ao final das atividades, convergem em um documento de requisitos que será utilizado para o desenvolvimento do software

B estabelece uma base sólida para o projeto e para a construção do software C fatores organizacionais não interferem no processo de elicitação de requisitos D estabelece um processo para a definição dos requisitos

Question 15 FCC 2012 - A Engenharia de Software

A é uma área da computação que visa abordar de modo sistemático as questões técnicas e não técnicas no projeto, implantação, operação e manutenção no desenvolvimento de um software.

B agrupa as melhores práticas para o concepção, projeto, operação e manutenção de artefatos que suportam a execução de programas de computador, tais como as técnicas de armazena-mento e as estruturas em memória principal.

C consiste em uma disciplina da computação que aborda assuntos relacionados a técnicas para a otimização de algoritmos e elaboração de ambientes de desenvolvimento.

D envolve um conjunto de itens que abordam os aspectos de análise de mercado, concepção e projeto de software, sendo independente da engenharia de um sistema.

Question 16 FCC 2010 - É considerado um requisito NÃO funcional A o saldo calculado.

B o tempo de resposta máximo. C a requisição baixada.

(5)

Question 17 Assinale a alternativa incorreta:

A “O usuário deve conseguir fazer buscas em todo o acervo de materiais bibliográficos” e “O sistema deve permitir o cadastro dos fornecedores da loja” são exemplos de requisitos fun-cionais.

B Requisitos de eficiência, confiabilidade, portabilidade, interoperabilidade, privacidade e se-gurança são requisitos não funcionais.

C “O sistema deve utilizar os dados obtidos a partir dos sensores e interpretá-los para realizar a navegação” é um requisito funcional, enquanto que "Os operadores do sistema não devem ter acesso a qualquer dado que não necessitem" é um requisito não funcional.

D "O usuário deve receber pagamento de cartão de crédito" e "o sistema deve ter um tempo de resposta adequado" são exemplos de requisitos funcionais.

Question 18 FCC 2010 - No SCRUM, o produto final, a data final e o custo do projeto são determinados:

A no planejamento.

B respectivamente, no planejamento, ao longo do projeto, no início do projeto. C em função das iterações.

D ao longo do projeto.

Question 19 CESGRANRIO 2010 - No SCRUM, que papel é responsável pela visão do produto e pelo retorno do investimento?

A Product Owner. B Sprint Planner. C Scrum Master.

D Analista de Sistemas Sênior.

Question 20 FIP 2009 MODIFICADA - Assinale a alternativa que não apresenta características dos métodos ágeis de desenvolvimento de software:

A quantidade de código executável é considerada a medida mais importante do progresso do desenvolvimento de um software.

B entregas parciais do sistema são feitas em períodos curtos, que duram de semanas a meses, com preferência para intervalos de tempo menores.

C O foco das metodologias ágeis é a adaptação e não a antecipação.

D processos de desenvolvimento e recursos tecnológicos disponíveis são considerados mais im-portantes do que as interações entre os membros das equipes.

Question 21 COPEVE UFAL 2011 - Sobre a especificação de requisitos de um software, é incorreto afirmar:

A a fase de especificação de requisitos pode ser iniciada logo após as fases de análise e projeto. Por essa razão, é fundamental que haja a participação ativa do usuário

B quanto mais cedo for identificado um problema na fase de análise de requisitos, menor será o custo de corrigi-lo.

C o gerenciamento de requisitos contempla um conjunto de atividades que auxiliam no controle e alterações dos requisitos durante a execução projeto.

(6)

Question 22 CONSULPAN 2007 ADAPTADA - Segundo Pressman (1995), Engenharia de Software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais (métodos, ferramentas e procedimentos). Assinale a alternativa INCORRETA:

A Métodos de Engenharia de Software proporcionam os detalhes de como fazer para construir o software.

B As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos. C Ferramentas são roteiros para o desenvolvimento de software.

D Procedimentos constituem o elo de ligação dos métodos e das ferramentas e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software.

Question 23 VUNESP 2009 - Considere o seguinte texto extraído de um documento de requi-sitos:

"Os dados devem ser armazenados no banco de dados utilizando um formato padrão e hierárquico, que facilite sua leitura e a geração de relatórios."

O texto apresenta um exemplo de requisito A de negócios

B Funcional C de acessibilidade D Não-funcional

Question 24 FGV 2009 - Acerca dos processos XP e Scrum, assinale a afirmativa incorreta. A O Scrum é um modelo ágil de gestão de projetos e foi criado para gerenciamento de projetos

de fabricação de automóveis e produtos de consumo

B No scrum, os requisitos do projeto são organizados em uma lista de tarefas, chamada de product backlog, em ordem decrescente de prioridade.

C XP é uma metodologia ágil para equipes de tamanho pequeno ou médio desenvolverem soft-ware com requisitos vagos ou que mudem rapidamente. Seus valores são comunicação, sim-plicidade, feedback e coragem.

D O XP divide o ciclo de vida de desenvolvimento de software em 4 fases: Concepção, Elabo-ração, Construção e Transição.

Question 25 FCC 2012 - No SCRUM, sprint é

A um conjunto de requisitos, priorizado pelo Product Owner. B uma lista de requisitos que tipicamente vêm do cliente.

C uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software.

D uma iteração que segue um ciclo (PDCA - Plan, Do, Check, Act ou Adjust) e entrega incre-mento de software pronto.

Question 26 IADES 2013 ADAPTADA - O XP (Extreme Programming)l tem um cuidado especial com os processos de teste de software. Como é feito o processo de teste de software, utilizando o XP?

A Todos os testes são efetuados, ao fim do desenvolvimento, pois, assim, o usuário pode ter uma visão ampla do software.

B O processo é efetuado, apenas por profissionais que trabalharam no desenvolvimento do produto, tornando assim, o teste mais eficaz e próximo da realidade do cliente.

C Ao final de cada etapa, o usuário é convidado a testar o módulo pronto, evitando, assim, erros muito complexos, ao fnal do desenvolvimento.

(7)

Question 27 IADES 2010 - A Engenharia de Software é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a sua manutenção. A Engenharia de Software adota métodos que

A são abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software, que incluem modelos de sistemas, notações, regras, recomendações de projetos e diretrizes de processos.

B se ocupam apenas da teoria e dos fundamentos de desenvolvimento de software.

C são uma representação simplificada de um processo de software, apresentada a partir de uma perspectiva específica.

D são um conjunto de atividades não-sistemáticas, cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução do software.

Question 28 ESAF 2012 - No Scrum os projetos são divididos em ciclos chamados de A Set-prints

B Sprints C Sp-Cycles D Strengths

Question 29 CESGRANRIO 2012 ADAPTADA - Ao determinar os requisitos de um projeto, é necessário levantar os requisitos funcionais e os não funcionais. Os requisitos não funcionais

A indicam os serviços que o sistema deve prestar.

B definem com detalhes exatamente o que deve ser implementado C definem explicitamente as funções que o sistema não deve executar. D representam restrições aos serviços oferecidos pelo sistema.

Question 30 Sobre requisitos, considere as afirmativas a seguir e marque verdadeiro ou falso ( ) requisitos funcionais estão relacionados com as reações das entradas específicas do sistema ( ) para produzir um documento de requisitos completo e consistente na primeira iteração, é

necessário a realização de um brainstorming com os stakeholders antes do início do projeto ( ) requisitos não funcionais expressam as qualidades do software

( ) aceitar requisitos ambíguos e inconsistentes é plausível uma vez que o stakeholder der o aval no projeto

A V - V - F - V B V - F - F - V C V - F - V - F D F - V - V - F

(8)

Cartão Resposta

Nome e número USP:

. . . .

Nome e número USP:

. . . . As respostas devem ser marcadas exclusivamentes nesta folha, marcar mais de uma

alternativa irá anular a questão. Question 1: A B C D Question 2: A B C D Question 3: A B C D Question 4: A B C D Question 5: A B C D Question 6: A B C D Question 7: A B C D Question 8: A B C D Question 9: A B C D Question 10: A B C D Question 11: A B C D Question 12: A B C D Question 13: A B C D Question 14: A B C D Question 15: A B C D Question 16: A B C D Question 17: A B C D Question 18: A B C D Question 19: A B C D Question 20: A B C D Question 21: A B C D Question 22: A B C D Question 23: A B C D Question 24: A B C D Question 25: A B C D Question 26: A B C D Question 27: A B C D Question 28: A B C D Question 29: A B C D Question 30: A B C D

(9)

Referências

Documentos relacionados

Como se sabe, a ordem do HC coletivo em análise foi concedida, determinando assim a substituição da prisão preventiva pela domiciliar a todas as mulheres presas, gestantes, puérperas

A partir da análise de elementos textuais (verbais e não verbais), podemos fazer considerações acerca das representações no nível das práticas discursivas e sociais. É

Diante disso, conclui-se que são, pelo menos três, os desafios que os docentes de língua inglesa terão que enfrentar: compreender as transformações ocorridas em

Another study of adverse events worthy of mention was conducted in the United States between 2007 and 2013 and identified greater SAE occurrence during the first vaccine dose

Quanto ao tipo de alongamento, cinco professores trabalham com o alongamento estático, quatro com o alongamento ativo, três com o passivo e dois aplicam

vigência da campanha, no processo seletivo 01/2018 do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, para ingresso em um dos cursos presenciais ou a distância, e optar pela

Na atividade de hoje não será necessário duplicar o o projeto para sua conta pois não será necessário editar nada1. De toda maneira, você ainda pode duplicar o projeto caso

O Regulamento vem estabelecer, genericamente, (i) as medidas técnicas de execução e os requisitos adicionais a cumprir pelos Operadores, (ii) as circunstâncias, o formato e os