• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO - MATERNAL I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO - MATERNAL I"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Queridos pais e responsáveis, esperamos encontrá-los bem.

Estamos felizes em retornar, ainda mais unidos no amor, nossas atividades. Sabemos que a distância não será fácil, porém se faz necessário para segurança de todos.

Sabemos que os últimos dias tem sido de incertezas e informações, muitas vezes diferentes. Enfrentamos uma situação emergencial no âmbito da saúde sem precedentes em todo o mundo: a pandemia do COVID-19, o coronavírus. Porém precisamos ter a confiança de que venceremos esse momento difícil e de que nossas escolhas são as melhores possíveis. No caso, a parceria com nossa Escola, continuará sendo realizada dentro do possível no cenário que nos encontramos.

Temos convicção que as interações em sala de aula e no espaço escolar serão de alguma forma perdidas neste tempo de afastamento. Nossa intenção, com o envio dessas atividades e vídeos, é que possamos amenizar tais perdas, com intercâmbios virtuais (postagens nas Redes Sociais e e-mail). Pensamos em atividades para explorar e construir as habilidades (objetos de aprendizagem e desenvolvimento) de acordo com a faixa etária, exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que passou por uma reformulação, modificando nomenclaturas, reestruturando assim, todo um contexto educacional, as possibilidades dentro do isolamento e os direitos de aprendizagem (Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se).

Junto com a coordenação, as professoras do Maternal I, pensaram em momentos lúdicos com muitas dinâmicas para serem realizadas a casa com os familiares e responsáveis, bem como seriam feitas na Escola, caso não houvesse esta pandemia.

Continuaremos com nossa proposta de trabalhar com os valores e emoções de nossas crianças e famílias, por isso a parceria com a Escola da Inteligência se faz ainda mais presente. Enviamos o link para acesso a Reunião da Família https://www.youtube.com/watch/v=sil5zaeLASU&feature=youtube.be e Manual da Família http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/ei-manual-para-familias.pdf que propõe atividades interativas para todos da casa.

Disponibilizamos um e-mail duvidaseatividadecordjuliana@ersvp.g12.br para que os alunos possam enviar suas dúvidas, fotos dos exercícios feitos e poder assim retornar com as atividades propostas para serem respondidas pelo professor. (Colocar o nome completo do aluno, número da turma, além da descrição da dúvida indicando a disciplina).

Com carinho, Coordenadora Juliana e Professoras Isabella e Victória

(2)

SEGUNDA-FEIRA 30/03

Atividade 1 -

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Olá, família! Esta semana vamos propor iniciar o processo do desfralde, um dos maiores desafios na vida das crianças e pais.

Pediatras costumam recomendar que as famílias iniciem o processo de desfralde por volta de 2 a 3 anos, idade em que nossas crianças já são capazes de obedecer alguns comandos. Vale lembrar, que cada criança possui seu tempo e suas particularidades. O respeito e paciência são primordiais neste momento.

As família devem analisar e verificar o melhor momento para iniciar o processo. Reforçamos a importância de respeitar o tempo da criança. Mas o estímulo é muito importante para dar o pontapé nessa etapa.

Converse com a criança que ela cresceu, que a fralda é um recurso para crianças menores e que existe um lugar específico para moças e rapazes fazerem o “xixi” e o “cocô”. Este diálogo ajudará.

Chegou o momento da história! "Vamos usar o peniquinho!"

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/victoria.mp4 Atividade 2 -

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(3)

Atividade 3 - Escola da Inteligência

"Um dos grandes questionamentos dessas últimas semanas tem sido: como falar com as crianças sobre o coronavírus? Leia esse artigo e saiba como lidar com os pequenos durante esse período."

https://escoladainteligencia.com.br/como-falar-com-as-criancas-sobre-o-coronavirus/

Agora, veja a imagem abaixo (pode ter acesso a imagem maior no link http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/ei-imagem.jpg ) e junto com a onça Saçá converse com a criança dos cuidados que precisamos reforçar nesse momento de pandemia.

Atividade 3 -

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

“Preparando o terreno”

Família, durante este dia converse a respeito do uso do banheiro. Explique para a criança o que irá acontecer nos próximos dias e que em breve ela não precisará usar a fralda. Se prepare, analise e veja o melhor momento para iniciar o desfralde. Quando iniciar lembre-se "escapulidas" acontecem, o importante é limpar os “acidentes” somente dentro do banheiro. Quando a roupinha estiver cheia de cocô, peça a criança para ajudar a “jogar” o cocô dentro da privada e dar descarga, falando “Tchau, cocô!”.

TERÇA-FEIRA 31/03 Atividade 1 -

(4)

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/Isabela1.mp4

Atividade 2 -

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Vamos treinar as palavrinhas “xixi” e “cocô”?

Sr. Responsável, estimule a oralidade da criança e a incentive a pedir para ir ao banheiro com essas palavrinhas.

Atividade 3 -

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

Família, mantenha uma rotina. Tenha horários específicos para usar o banheiro (geralmente de 20 em 20 minutos, ir aumentando gradativamente). A observação do comportamento da criança é um grande aliado neste momento.

Cole uma folha de papel na porta do banheiro. A cada ida ao banheiro, cole uma estrelinha e faça muita festa a cada “xixi” e “cocô” feitos.

(5)

QUARTA-FEIRA 01/04

Para iniciar a quarta-feira com muita alegria e animação, olha quem chegou!

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/Musica3.mp4 Atividade 1 -

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

https://www.youtube.com/watch?v=SMmtuoKEmmQ Atividade 2 -

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Vamos dançar? Coloque a música novamente e ao som da mesma, com alegria e descontração, dance com a criança. Aproveitem esse momento para brincar, batucar e se divertir! A musiquinha ajudará na processo do desfralde.

https://www.youtube.com/watch?v=SMmtuoKEmmQ

Atividade 3 -

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Hora da arte!

Com recursos simples (rolinho de papel higiênico), que tal fazer um “mini vaso sanitário”? Recorte o rolinho como mostra a foto, moldando o formato de um vaso. Depois de recortar a tampa, amasse a base um pouco para que fique oval. Pinte de branco, se possível. Pode decorar como quiser. Pronto! Este modelo também é ótimo para brincar com bonecos.

(6)

Encerrando nosso dia de atividades com chave de ouro... Lá vem a aulinha do Tio Felipe!

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/felipe.mp4

QUINTA-FEIRA 02/04 Atividade 1 -

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Que tal uma foto maluca no banheiro?

Vocês fizeram um novo amigo: o vaso sanitário. Use sua imaginação para dar “cara” ao seu novo companheiro. Segue algumas sugestões:

Sr. Responsável, tire uma foto maluca da criança no banheiro e envie para o e-mail: duvidaseatividadecordjuliana@ersvp.g12.br

(7)

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Fotos de quando era um bebê...

Família, mostre a criança fotos de quando ela era um bebê, bem pequena, se possível fotos em que mostre que está de fralda. Isso ajudará no processo de maturação, reforçando a ideia de que cresceu; e que agora já é “grande” e que “pessoas grandes” usam o vaso sanitário para fazer suas necessidades.

Atividade 3 -

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

http://www.ersvp.g12.br/wp-content/uploads/At_compl_02abr.pdf

(8)

Atividade 1 -

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

http://ersvp.g12.br/wp-content/uploads/2020/Isabela2.mp4

ATENÇÃO!! A receita é apenas uma sugestão. A família poderá fazer a receita que achar melhor.

Ingredientes: .1 ovo

.2 colheres (sopa) de achocolatado em pó .3 colheres (sopa) rasas de açúcar

.4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo .1 colher (sopa) de óleo

.1 colher (café) rasa de fermento em pó .4 colheres (sopa) de leite

Calda:

.2 colheres (sopa) de achocolatado em pó .1 colher (sopa) de margarina

.1/2 xícara de leite

Modo de Preparo:

1. Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca de aproximadamente 300 ml ou mais. 2. Mexa até obter uma massa homogênea e leve ao micro-ondas por 3 minutos.

Calda:

3. Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio e misture até obter uma consistência grossa.

4. Despeje a calda sobre o bolo assim que retirá-lo do microondas.

Sr. Responsável, tire uma foto da atividade e envie para o e-mail: duvidaseatividadecordjuliana@ersvp.g12.br

(9)

Atividade 2 -

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Bonecas e bonecos fazendo “xixi”...

Uma brincadeira super legal para fazer com a criança e demonstrar, com o vaso sanitário feito de rolinho de papel higiênico, já confeccionado. que os bonecos e bonecas usam a privada.

Atividade 3 –

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

Clinical efficacy, safety and tolerability of collagenase clostridium histolyticum for the treatment of peyronie disease in 2 large double-blind, randomized, placebo

Bingo de sons: Para esta forma de jogo, o professor deverá utilizar: Os 25 CARTÕES, distribuídos entre os alunos, pela face que contém os 6 quadros com fotografias.. O CD de ÁUDIO

Objetivo: Capacitação de mão de obra na área de Compatibilidade Eletromagnética Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós-Graduação, Profissionais do Distrito Industrial Número

Attachez votre siège auto avec la ceinture du véhicule en toutes circonstances, même lorsque votre enfant n’est pas installé dans le siège auto.. Un siège auto non-attaché

mas antes na segunda, porquanto o que a lei faz é, tão só, devolver para o âmbito da disciplina regulamentar a fixação da taxa efectiva, a efectuar dentro da amplitude

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos. ritmos

No México, a receita sofreu redução de 9,7% no período, sendo que destes, 9,4% é reflexo da queda de preços. O balanceamento da dinâmica de mercado foi mais fraco que o normal para

No entanto, “é preciso compreender que a transparência, nesse novo contexto comunicacional, não será garantida pela simples publicação de dados e de informações na