• Nenhum resultado encontrado

20ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 13/11/2020 Devolução: 27/11/2020 Turma 109

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 13/11/2020 Devolução: 27/11/2020 Turma 109"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina:História

Entrega: Devolução: Professor: James B Moura

Aluno: Turma: 109 e 110

Aula 20- Estados Nacionais e o Renascentismo!!

Aula teórica sobre o surgimento dos Estados Absolutistas e o Renascimento Cultural e suas características!! Acompanha texto e vídeos!!

Período de Transição

Alguns historiadores veem a Idade MODERNA como um período de ‘transição’, pois muitos elementos do passado medieval combinaram-se com as várias ‘novidades’ de um mundo em franca expansão!

O final da Idade Média e o início da Idade Moderna foram marcados na Europa por ‘Mudanças e Permanências’!! ●Mudanças→ Uma das principais mudanças foi o crescimento das trocas comerciais. A medida que enriqueceram diversos reinos, surge uma nova classe composta de artesãs e mercadores: A Burguesia!!

Outra mudança foram as origens dos Estados Absolutistas ( Todo o poder nas mãos do Monarca ou Rei); ●Permanências→ As antigas unidades feudais permaneceram. A propriedade da terra e os títulos de origem determinavam a posição social dos indivíduos!

Muitos burgueses comprovam ‘’Títulos de Nobreza’ ’No campo mantinham-se obrigações servis como a Corveia e o Dízimo!!

Mercantilismo

Os Monarcas controlavam as trocas comerciais de seu reino e investiam na procura de novas terras e novos produtos para explorar comercialmente.

Essas iniciativas econômicas ficaram conhecidas como Mercantilismo. O Mercantilismo foi uma das principais características da Idade Moderna!!

● Mercantilismo→ Política econômica adotada pelos Estados Europeus centralizados e progressivamente mais fortes e poderosos entre os séculos XVI e XVIII, período de intenso desenvolvimento do comércio!

Cidades italianas como Gênova e Veneza abasteciam os mercados europeus com produtos do Oriente, como exemplo especiarias:

- Cravo-Canela-Pimenta-Gengibre-Noz-moscada-Sedas-Tapetes-Pedras preciosas etc. Novos Pensamentos

No âmbito do pensamento, uma das primeiras manifestações que marcaram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna foi o questionamento do Teocentrismo denso substituído pelo Antropocentrismo!

● Teocentrismo→ Reconheciam Deus como o centro do universo; ● Antropocentrismo→ O homem como o centro do universo;

Como um reflexo dessa mudança de postura intelectual, as manifestações artísticas do final do século XIV, na literatura, pintura e na escultura, passaram a preocupar-se em retratar fielmente o homem e o mundo em sua volta!!

A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental.

Os principais exemplos de monarquias nacionais são a portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

O processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, mas em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (ou Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Por sua parte, na Espanha, França e Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais teve início no século XV.

Na Espanha ocorreu a partir da união dos reinos de Aragão e Castela e seu apogeu aconteceu durante o reinado dos Habsburgo. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).

Na França, considerada o modelo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois. No entanto, será a Dinastia Bourbon que consolidará os monarcas absolutistas da França. Por fim, na Inglaterra, através das Dinastias Plantageneta e Tudor.

As monarquias nacionais podem ser chamadas de Estado Absolutista, Monarquias Absolutistas ou ainda Estado Moderno.

No lugar dos Senhores Feudais, que manda agora é o Rei!!!

O Renascentismo Cultural!!

Como vimos, a partir do século XII, com o impulso dado as atividades comerciais, a população da Europa aumentou e as pessoas se concentraram mais nas cidades.

(2)

Atividades não presenciais Página 2

As ideias passaram a circular mais rapidamente e diferentes culturas entraram em contato.

Os intelectuais e artistas de toda a Europa, ,em especial os das ricas cidades comerciais Italianas, começaram, a buscar no passado Clássico,, tanto da Grécia, como de Roma,, respostas para os problemas da nova sociedade comercial!

Tal investigação culminou num movimento artístico, científico e filosófico denominado Renascimento! Os Principais valores foram:

● Humanismo e Antropocentrismo→ O Homem transformou-se no centro das preocupações humanas; ●Individualismo→ A Capacidade de cada um de alcançar o sucesso;

● Racionalismo→ Defendia que todo o conhecimento deveria ser baseada na observação ou experiência; ● Otimismo→ Durante os séculos XV e XVI, a sociedade burguesa viveu um intenso período de conquistas! Em vários setores prevaleceu um espírito de euforia com o sucesso e as riquezas alcançadas.

Esse conjunto de características do modo de pensar Renascentista influiu no contexto político da época e foi influenciado por ele!

O Renascimento do século XV( o Quattrocento) teve como centro a cidade italiana de Florença. Nessa época uma rica e poderosa família de banqueiros, os Médici, aproveitou seu poder político e econômico na cidade para atuar como ‘’Mecenas’’ das artes. Foi na Florença dos Médici que trabalharam importantes pintores, como Masaccio e Sandro Botticelli.

O Cinquecento, no século XVI, é considerado por muitos o período áureo da produção artística do Renascimento!! Importante centro irradiador do Renascimento Italiano foi a cidade de Veneza e sua tradição artística conhecida como Escola de Veneza!!

Destaques:

● Dante Alighieri→ Autor do poema ‘ A Divina Comédia’, e é considerado um dos primeiros a começar o Renascimento!

● Giovanni Boccaccio→ Escritor com mais de 100 novelas escritas!

●Sandro Botticelli→ Pintor, seus trabalhos buscam a perfeição, a beleza e a pureza humana idealizada; ● Leonardo da Vinci→ Aplicou estudos científicos a pintura, dedicou-se a vários domínios da arte e da ciência! Ficou famoso também por seus projetos, como alguns considerados precursores do Submarino e do Helicóptero! Pinturas mais Famosas: Monalisa, Última Ceia;

● Michelangelo Buonarroti→ é sinônimo de Renascimento. Foi escultor, pintor e arquiteto. Seus temas foram essencialmente religiosos, e a maioria de seus trabalhos é resultado de uma intensa e conflituosa relação com a igreja!!

(3)

Atividades não presenciais Página 3 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina:História

Entrega: Devolução: Professor: James B Moura

Aluno: Turma: 109 e 110

Aula 21- As Reformas Religiosas e a Contrarreforma!!

Aula teórica sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica e suas características!! Acompanha texto, vídeo e exercícios de fixação!!

A Reforma Religiosa

A Palavra reformar significa renovar ou modificar algo que está velho ou desgastado!!

Entre o final de século XV e o início do século XVI, essa palavra foi aplicada para designar uma série de mudanças que algumas pessoas consideravam necessárias na Igreja Católica, tanto na sua forma de organização e administração como na sua relação com os fiéis!!

Esse movimento deu origens a diversas novas denominações religiosas Protestantes!!

Ao quebrar a unidade religiosas cristã, no Ocidente, A Reforma Protestante estabeleceu o fim da quase milenar supremacia do Catolicismo na Europa!!

Os Precursores da Reforma:

● John Wyclif → Inglês, condenou a venda de indulgências e defendeu a formação de uma igreja Nacional! Para ele, a opinião da Igreja não substituía a leitura da Bíblia!!

● John Huss→ Para ele, ninguém poderia representar Cristo, se não os imitassem em seus costumes. Foi queimado vivo em 1415.

As ideias de Wyclif e Huss foram assimilados por muitos Cristãos, que passaram a contestar do Papa! Fatores do Movimento Reformista

Diversos fatores contribuíram para dar início a Reforma Religiosa do século XVI. ● Insatisfação dos Reis e Nobres

Com a arrecadação de impostos pelo Papa, os Reis estavam irritados com o faturamento da igreja; ● Descontentamento da Burguesia

A igreja dizia que as vendas no comércio tinha que ter um ‘justo preço’, sem altos lucros, os Burgueses estavam indignados com isso;

● Questões Teológicas

Alguns achavam que eram’ escolhidos’ por Deus, outros achavam que os ‘escolhidos’ eram quem tinha bens materiais!!

Corrupção Moral

Com a corrupção na igreja e que predominava toda a hierarquia, aumenta a descrença da população com relação a igreja e seus representantes.

Cargos eclesiásticos eram vendidos para pessoas sem o menor preparo. A venda de Indulgências, considerada Imoral, porque para manter o luxo, os padres, Bispos, vendiam ou negociavam o ‘perdão’ dos fiéis de seus pecados, pagando altas somas de dinheiro!

Milhares de objetos falsamente sagrados foram vendidos como sendo ’Sagradas Relíquias’’. Havia por exemplo, ‘’lascas da Cruz de Cristo’’ e‘’Espinhos da Coroa de Jesus” etc..

Isso chama-se de SIMONIA!!

A Condenação da venda escandalosa de indulgências foi um dos principais argumentos do movimento Protestante!! O Reformismo de Lutero

O Monge e professor da Universidade de Wittenberg, Martinho Lutero, rebelou-se contra as vendas de Indulgências promovidas pelo Bispo João Tetzel, a serviço do Papa Leão X, que recolhia recursos para a construção da Basílica de São Pedro em Roma!

Em 1517, Lutero fixou na porta da igreja local, um texto com ’’95 teses’’, em que criticava a troca das penitências por dinheiro!

Nobres e Camponeses apoiaram o Lutero, formando o ‘’Luteranismo’’! “O Papa excomungou Lutero, e agora eram chamados de ‘‘Protestantes”.

Com a ‘’Confissão de Augsburgo’’, os príncipes Alemães puderam escolher a religião que desejavam em suas terras!! Doutrina Luterana

(4)

Atividades não presenciais Página 4

● Predestinação; ● Justificação pela Fé;

● Práticas instituídas por Cristo;

● Repudiou-se o culto a Virgem Maria e aos santos;

Outros Movimentos Reformistas O Calvinismo:

Inspirado no Luteranismo Alemão, o Francês João Clavino, publicou em 1536, uma obra chamada ‘’Instituição Cristã’’.

Nela apresentou os pontos centrais do que, mais tarde, viria a ser a ‘Doutrina Calvinista’!

Fez muito sucesso principalmente na Suíça, onde assumiu a posição de chefe político e religioso da cidade de Genebra.

Seus cultos e práticas religiosas eram simples:

Preces, contos e cantos, além de comentários da Bíblia.

Calvino julgava o sucesso econômico um reflexo da predestinação do indivíduo. Os Presbíteros

Na Escócia com John Knox, amigo e discípulo de Calvino, daí surge a Igreja Presbiteriana! Anglicanismo

Foi o próprio rei da Inglaterra, Henrique VIII que fundou ao se desentender com Papa, por ter feito um filho, em uma dama da corte!!

O rei pediu a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão, o Papa não aceitou e excomungou o rei, que tomou todos os bens da igreja Católica na Inglaterra, além de fundar uma nova religião!!!

A CONTRARREFORMA OU REFORMA CATÓLICA

Preocupada com a crise religiosa na Europa, a igreja tomou uma série de medidas com o objetivo de combater os abusos do clero, fortalecer a doutrina católica e conter o avanço protestante. Essas mudanças receberam o nome de Contrarreforma e sua implementação demorou mais de cinquenta anos!

Ocorreram vários encontros na cidade italiana de Trento entre os líderes católicos para discutir formas de combater o avanço do Protestantismo no conhecido ‘’CONCÍLIO DE TRENTO’’!

Decisões do Concílio de Trento:

● Tanto a fé quanto as boas ações eram necessárias para a salvação;

● Reafirmou-se que as escrituras eram importantes fontes da verdade cristã, , mas que as tradições da igreja também tinham o mesmo valor;

● A Igreja continuava a ser a única com poder de interpretar as Escrituras; ● OS Sacramentos foram mantidos, , assim como culto aos santos;

O Concílio também estabeleceu algumas regras q que visavam moralizar o clero. Ficou decidido, , por exemplo, que os bispos deviam ser responsáveis por instruir os padres da região em que viviam.

O Clero também ficou proibido de receber dinheiro e m troca de indulgencias!! O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

Órgão da Igreja Católica criada no século XIII, a inquisição ganhou força durante o movimento da Contrarreforma. Desde então, em várias regiões da Europa, os juízes do chamado Tribunal da Inquisição torturaram e condenaram a morte milhares de homens e mulheres cristãos acusados de heresia.

A INQUISIÇÃO:

Também conhecida como Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição julgou e condenou milhares de homens e mulheres!!

Qualquer um poderia ser um delator, ou seja, acusar alguém suspeito de praticar heresia.

Entre os perseguidos estavam os chamados ‘’Cristãos novos’’, pessoas recém- convertidas ao catolicismo—muitos dos quais eram judeus ou muçulmanos. Sofriam perseguição porque ficavam sob suspeita de manter suas antigas crenças em segredo!!

Outras práticas fontes de perseguição eram aquelas consideradas pagãs, como a magia, a astrologia, chamada de feitiçaria e bruxaria!!

Dentre as punições aplicadas pela inquisição estavam: Torturas, prisões e execuções!!

As execuções muitas vezes feitas por meio de cremação em fogueira, era realizados em grandes eventos públicos chamados de ‘’AUTOS DA FÉ’’!!

NO BRASIL

Aqui no Brasil as pessoas eram investigadas, depois presas e mandadas para Portugal onde eram executadas na fogueira!

(5)

Atividades não presenciais Página 5

Cerca de 1100 pessoas foram investigadas e cerca de 30 foram mortas na fogueira!!!!

Atividades de Fixação:

1) Quem foram os Precursores da Reforma Religiosa na Europa?

______________________________________________________________________________________- 2) Quais os principais fatores para o surgimento do Reformismo?

_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

3) Defina ‘Corrupção Moral’, no contexto da Reforma:

_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ 4) Quem foi Martinho Lutero e qual sua importância no Movimento Reformista?

_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ 5) Defina o ‘Tribunal do Santo Ofício’:

_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

(6)

Atividades não presenciais Página 6 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina:História

Entrega: Devolução: Professor: James B Moura

Aluno: Turma: 109/110

Aula 22- Avaliação [ Renascimento Cultural e Reforma Religiosa]

OBS: Todas as questões valem 2,o pontos cada. Total 10,0 pontos.

1) Dê o conceito do Mercantilismo: ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________-___ 2) Defina: ● Teocentrismo→ ________________________________________________________________________ ● Antropocentrismo→ _____________________________________________________________________ 3) Complete corretamente:

Os intelectuais e artistas de toda a Europa,,em especial os das ricas cidades comerciais Italianas, começaram, a buscar no passado Clássico, tanto da Grécia, como de Roma,, respostas para os problemas da nova socie-dade comercial!

Tal investigação culminou num movimento artístico, científico e filosófico denominado Renascimento! Os Principais valores foram:

● Humanismo e Antropocentrismo→ __________________________________________________________ ●Individualismo→ _________________________________________________________________ ● Racionalismo→ ___________________________________________________________________ ● Otimismo→ __________________________________________________________________- 4) Quais os principais fatores para o surgimento do Reformismo?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5) Quem foi Martinho Lutero e qual sua importância no Movimento Reformista?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

(7)

Atividades não presenciais Página 7 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: História

Entrega: 07/10/2020 Devolução:21/10/2020 Professor: James B Moura

Aluno: Turma: 109- 110

OBS: Esta é a primeira atividade da Segunda Chamada!!! Aproveite, faça e poste no Sistema!!!

Atenção: Esta atividade deve ser feita preferencialmente pelos alunos que não a fizeram e estão sem notas no diário!!!! Todas as questões valem 1,5 pontos, com exceção da questão 06, que vale 1,0 ponto!!

Segunda chamada nº01

1) Através de seus estudos responda, são cidades Sumerianas: a) ( ) Ur, Uruk, Nipur

b) ( ) Ur, Nipur, Babilônia c) ( ) Babilônia, Cairo,Uruk d) ( ) Nínive, Nipur, Cairo

2) Os Sumérios, famosos pela invenção da escrita Cuneiforme, assim como, os Acádios e os Babilônicos, perten-cem ao grupo de povos da Antiguidade denominados como:

a) ( ) Ocidentais; b) ( )Subsaarianos; c) ( ) Mediterrâneos; d) ( ) Mesopotâmicos

3) O Rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmi-cos.

Qual foi o grande mérito desse rei:

a) ( ) Inventou um tipo de escrita muito sofisticada; b) ( ) Foi derrotado pelos Assírios;

c) ( ) Unificou várias cidades-estados no sul da Mesopotâmia; d) ( ) Matou o grande rei Nabucodonosor;

4) A famosa ‘’Lei do talião’’ criada pelo Rei Hamurábi do Primeiro Império Babilônico, no conjunto de códigos de leis e condutas , chamado de ‘Código de Hamurábi’, tinha uma expressão sintetizada na expressão ‘olho por olho, dente por dente’.

É correto afirmar:

a) ( ) É uma expressão onde indica que a pessoa que cometer um delito ou agressão, pagará coma mesma moeda, o que fez;

b) ( ) É uma expressão onde o prisioneiro poderá perder um olho, se comprovado seu erro; c) ( ) É um artigo fictício, de mentira, pois nunca se comprovou sua existência;

d) ( ) É um artigo verdadeiro do rei Sargão, onde ele explica que as pessoas que cometerem crimes, sofre-rão o que a vítima sofreu;

(8)

Atividades não presenciais Página 8

5) De um modo geral, a sociedade na Mesopotâmia era organizada de forma Estamental, onde na base supe-rior estava o Soberano e na base infesupe-rior os camponeses e escravos. Defina o que é uma sociedade Estamen-tal:

a) ( ) Dividida por estamentos , sem mobilidade social; b) ( ) São classes divididas em grupos, com mobilidade; c) ( ) Classe social única;

d) ( ) Sem mobilidade social, Homogênea;

6) Os povos da Mesopotâmia eram politeístas, onde os deuses representavam fenômenos da natureza! Defina o significado de cada divindade:

● Marduk→ ___________________________________________________________ ● Shamash→ __________________________________________________________ ● Anu→ ______________________________________________________________ ● Ishatar→ ___________________________________________________________

(9)
(10)

Atividades não presenciais Página 10

EEB Prof. José Arantes

Atividades Não Presenciais

Disciplina: BIOLOGIA

Entrega: Devolução: Professor: CARLA QUEIROZ

PROVA: CITOLOGIA Turma: 101-102-103-104-105-107-108-109-110-111-112

NOME DO ALUNO________________________________________________TURMA:___________________

1) A Biologia Celular, ou citologia, é a parte da Biologia responsável por estudar o funcionamento das células e suas estruturas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do pesquisador que denominou essas estruturas funcionais dos seres vivos de células.

a) Theodor Schwann. b) Mathias Schleiden. c) Rudolf Virchow. d) Robert Hooke. e) Walther Flemming

2) A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a

alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

a) Todos os seres vivos são formadas por uma ou mais células.

b) Todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

c) As células são as unidades funcionais dos organismos vivos.

d) Uma célula só pode originar-se de outra existente.

3) Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

Entre-tanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana

nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem

mem-brana, citoplasma e material genético.

As células que apresentam núcleo definido são chamadas de

a) autotróficas. b) heterotróficas. c) eucarióticas. d) procarióticas. e) termófilas.

4) A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal

controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é

for-mada por uma bicafor-mada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que

descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:

a) modelo de permeabilidade seletiva. b) modelo de organização membranar.

c) modelo fosfolipídico. d) modelo do mosaico fluido. e) modelo celular.

(11)

Atividades não presenciais Página 11

5) (Enem) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em

clo-roplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula

hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com

diver-sas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir

proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as

leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que

po-dem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para

inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo. b) Mitocôndria. c) Peroxissomo. d) Complexo golgiense. e) Retículo

endo-plasmático.

6) A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é a parte da Biologia relacionada com o

es-tudo das células, as estruturas fundamentais dos seres vivos. O desenvolvimento dessa ciência foi

possível graças ao desenvolvimento do microscópio, que tornou possível a observação dessas

estruturas. Ao analisar uma célula de qualquer ser vivo é possível perceber três partes básicas.

Quais são elas?

a) Membrana plasmática, citoplasma e organelas.

b) Membrana plasmática, citoplasma e material genético.

c) Membrana plasmática, organelas e núcleo.

d) Membrana plasmática, citoplasma e núcleo com carioteca.

e) Membrana plasmática, organelas e material genético.

7) É comum ouvirmos a afirmação de que todos os seres vivos possuem célula. Um grupo,

entre-tanto, não é formado por essa estrutura, o que leva muitos autores a não considerá-lo como um

organismo vivo. Que grupo é esse?

a) Protozoários. b) Bactérias. c) Vírus. d) Algas. e) Plantas.

8) As células procariontes caracterizam-se pela ausência de material genético organizado em um

núcleo. Essas células também se destacam pela presença de apenas um tipo de organela celular.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa organela:

a) Lisossomo. b) Retículo Endoplasmático. c) Complexo Golgiense.

d) Ribossomo. e) Vacúolo.

9)(FMU/Fiam-Faam/Fisp-SP) Preparou-se, rapidamente, uma lâmina a ser examinada ao

micros-cópio óptico; para identificar se o material é de origem animal ou vegetal, convém observar se as

células possuem

(12)

Atividades não presenciais Página 12

10) Na Biologia Celular, uma frase tornou-se muito famosa: “Omnis cellula ex cellula”, ou seja, toda

célula origina-se de outra célula. Essa popular afirmação constitui um dos pilares da teoria celular

e foi dita pelo pesquisador:

a) Schwann. b) Darwin. c) Schleiden. d) Müller. e) Virchow.

OBS: FAVOR !!!! ENTREGAR NA ESCOLA A SUA PROVA COM SEU NOME E TURMA, PARA

REGISTRO DE SUA NOTA.

(13)

Atividades não presenciais Página 13

Disciplina:Fí-sica

Professora: Mari Lúcia Machado

Turmas: 104, 105, 109, 110, 111, 112, 113 e 114

Estu-dante: Querido Estudante, continue fazendo sua parte com dedicação e boa Vontade.

(14)

Atividades não presenciais Página 14 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura.

Entrega: 13/11/2020 Devolução: Professor: Paula Rodrigues

Aluno: Turma: 101,102,103,104,105,109,110,201

OBS: Não é necessário devolver as atividades na escola / Colar no caderno / tirem foto e enviem no meu whatsapp (047)991208800

Atividades de Leitura e Interpretação

Leia e responda as próximas 2 (duas) questões:

1. No segundo quadrinho, a palavra “vocês” refere-se a) ao leitor da tirinha.

b) aos participantes da reunião. c) aos amigos de Hagar.

d) ao clube dos mentirosos.

2. No último quadrinho, a fala de Hagar indica que ele a) divertiu-se com a resposta dos participantes da reunião. b) não esperava que os participantes dessem tal resposta. c) desconfiou da resposta dada pelos participantes da reunião. d) não entendeu as respostas que foram dadas.

Leia e resolva as questões 3 e 4:

3. A mudança no formato dos balões

a) indica a transição da fala para o pensamento no decorrer da história. b) comprova que Mafalda chegou a uma determinada conclusão. c) determina mudança no tom da fala da personagem.

d) transmite o verdadeiro estado psicológico da menina. 4. A quebra de expectativa no final da tirinha provoca a) indignação.

b) alegria. c) humor. d) afeto.

(15)

Atividades não presenciais Página 15

Leia e resolva as próximas 2 (duas) questões:

5. O fato que desencadeou a correria dos banhistas na praia foi a) o tapa que a mulher deu no homem que gritou “TUBARÃO”. b) o homem ter gritado “TUBARÃO”, assustando os banhistas. c) o aparecimento de um tubarão na beira da praia.

d) a notícia de algo mais interessante acontecendo na areia.

6. A forma que a palavra TUBARÃO foi colocada na HQ indica a) que o personagem está gritando.

b) que o tubarão está próximo. c) que vermelho representa fome. d) que os banhistas se assustaram.

Leia e resolva as questões 7 e 8:

7.A expressão “UÊBA!”, no primeiro quadrinho, indica que as formigas a) desanimaram-se porque ninguém poderia empurrá-las.

b) encontraram alguém que as empurrasse no balanço. c) alegraram-se porque teriam um tempo livre para brincar. d) reclamaram do pouco tempo de duração do recreio.

8. Na frase: "Agora só falta alguém pra empurrar.", a palavra destacada é um exemplo de linguagem a) formal.

b) técnica. c) regional. d) coloquial.

(16)

Atividades não presenciais Página 16

Leia e resolva:

9. A atitude do menino no segundo quadrinho revela que ele a) ficou preocupado com o futuro da humanidade.

b) pensou em uma solução para o problema da fome. c) sentiu fome após ouvir a notícia que Mafalda leu. d) encontrou explicação para a fome que sentia.

Leia e resolva as questões 10 e 11:

10. No último quadrinho, o pronome “você” faz referência a) ao Homem-Estupendo.

b) ao personagem Calvin. c) ao vento traiçoeiro. d) ao menino na escada.

11. O fato que causou a pergunta do personagem no último quadrinho foi a) a história inventada por Calvin não ser interessante.

b) o medo de altura que o personagem demonstrou. c) a demora de Calvin em descer do escorregador.

d) a vontade que o personagem tem de contar sua história.

Leia e resolva:

12. Após a leitura do texto, podemos perceber que

a) alguém escondeu a jaqueta do Calvin propositalmente. b) Calvin não sabia onde ele mesmo havia guardado a jaqueta. c) o responsável por esconder a jaqueta foi descoberto.

(17)

Atividades não presenciais Página 17

Instruções: Segue abaixo a correção da atividade de fixação. Consulte o material enviado para resolver a atividade avaliativa. É necessário devolver na escola, apenas a atividade avaliativa, os demais materiais, podem colar no caderno.

Atividade de fixação

Resolva a atividade de fixação. Consultas ao material enviado, livro didático e à tabela periódica, são bem-vindas para que você realize as atividades

1- Responda.

a) O raio atômico é baseado em qual característica do átomo? Justifique sua resposta.

R= Em um átomo neutro, o número atômico é igual ao número de elétrons. Ou seja, a configuração eletrônica fornece o número de camadas e de elétrons na última camada e pode ser utilizada para a previsão do raio atômico

.

O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica, pois seus valores variam periodicamente (isto é, aumentam e diminuem seguidamente) com o aumento do número atômico.

b) De modo geral, como varia o raio atômico na Tabela Periódica?

R= Em uma família da tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo, conforme número atômico e, portanto, o número de níveis de energia do átomo no estado fundamental.

2 - Responda.

a) Qual a principal diferença entre os termos “afinidade eletrônica” e “energia de ionização”? R= Energia de ionização:

Quando retiramos um elétron de um átomo isolado, ele absorve energia e passa para um estado de maior instabilidade. Portanto, é a energia necessária para retira um elétron de um átomo ou íon isolado no estado gasoso.

Afinidade eletrônica: é a quantidade de energia liberada quando 1 átomo isolado no seu estado fundamental (na fase gasosa) recebe 1 elétron.

b) De modo geral, como essas propriedades variam na tabela periódica?

• Energia de ionização: Quanto maior o raio atômico do elemento mais distante fica o núcleo do átomo do seu nível de energia mais externo ( no estado fundamental) Nesse caso, a atração que os prótons exercem sobre os elétrons mais externos é menor ( e a repulsão exercida pelos elétrons mais internos é maior), portanto será mais fácil retirar um elétron do átomo isolado, ou seja, é menor a energia de ionização do elemento.

• Quando menor raio atômico do elemento, maior é a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons do nível mais externo maior a energia necessária para retirar um elétron do átomo.

• Para elementos que ocupam uma mesma família ou período da tabela periódica, quanto menor o raio atô-mico, maior a energia de ionização e vice-versa.

Afinidade eletrônica: aumenta conforme o número atômico diminui.

Professor: Maxsineide

Turmas:

101,102,103,104,105,107,108,109,110. -Marque um X na sua turma.

(18)

Atividades não presenciais Página 18

3- Qual é o átomo que atrai mais fortemente um elétron para si: um átomo pequeno ou grande? Porquê?

R= Um átomo pequeno, possui menor raio atômico, mais perto do núcleo do átomo estará do nível de energia mais externo e, portanto, maior será a atração exercida pelos prótons e a facilidade do elemento de receber um elétron (maior afinidade eletrônica).

4- Como você diria que varia a eletronegatividade na tabela periódica dos elementos em uma mesma família, levando em conta o raio atômico?

R= Página : 204 do livro didático

5- Como você diria que varia a eletronegatividade (tendência de atrair elétrons) na tabela periódica dos elementos em um mesmo período, levando em conta o raio atômico.

Página: 204 do livro didático

(19)

Atividades não presenciais Página 19

Atividade Avaliativa-Tabela Periódica

1- Na [1], atual, os elementos estão dispostos em ordem crescente de [2], de modo a formar [3], e dezoito grupos ou [4], completa-se corretamente essa frase substituindo-se [1], [2] e [3], [4], respectivamente, por:

a) Tabela periódica, número de nêutrons, sete períodos (linhas), famílias (colunas). b) Tabela periódica, número atômico (Z), sete períodos (linhas), famílias (colunas). c) Tabela periódica, número atômico (Z), nove períodos (linhas), famílias (colunas). d) Tabela periódica, número atômico (Z), dez períodos (linhas), grupos (colunas). 2- Assinale a alternativa incorreta, em relação as propriedades periódicas:

a) Afinidade eletrônica é a quantidade de energia liberada quando 1 átomo isolado no seu estado fun-damental (na fase gasosa) recebe 1 elétron.

b) Quando retiramos um elétron de um átomo isolado, ele absorve energia e passa para um estado de maior instabilidade. Portanto, é a energia necessária para retira um elétron de um átomo ou íon iso-lado no estado gasoso.

c) O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica, pois seus valores variam periodicamente (isto é, aumentam e diminuem seguidamente) com o aumento do número atômico.

d) A eletronegatividade do átomo de um elemento químico diminui conforme o raio atômico aumenta. 3- Assinale a alternativa que apresenta o nome do cientista que propôs uma tabela periódica organizando os

61 elementos químicos conhecidos na época, em ordem crescente de massa atômica, e colocou-os em co-lunas verticais (denominadas oitavas). Cada uma dessas coco-lunas verticais possuía sete elementos, obser-vando-se que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal, de oitavas diferentes, apresentavam propriedades químicas semelhantes?

a) Newlands b) Chancourtois c) Mendeleev d) Dobereiner e) Dobereiner

4- Qual elemento químico dos alistados abaixo possui propriedades semelhantes às do Cálcio ( Ca): a) Magnésio ( Mg)

b) Cloro ( Cl) c) Oxigênio ( O) d) Lítio ( Li)

5- São bons condutores de eletricidade e calor, são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico caracterís-tico e são sólidos, com exceção do mercúrio. Eles constituem a maioria dos elementos da tabela. O grupo da tabela periódica que corresponde a afirmação acima é:

a) Gases Nobres b) Ametais c) Metais d) Hidrogênio

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

Atividades não presenciais Página 31

Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turmas:105- 109 Estudante: Leia atentamente, Assista aos vídeos. Resuma ou cole no caderno

https://www.youtube.com/watch?v=5tq5a4crH6o&feature=emb_logo

Assim como no português, os artigos em inglês também são classificados em definidos e indefinidos.

Artigos definidos

No inglês, só tem um artigo definido: "THE". Ele é bem flexível, pode ser usado para designar masculino e feminino, singular e plural.

- The world is big (o mundo é grande)

- The soldiers are in Iraq (os soldados estão no Iraque)

O artigo definido é o THE (o, a, os, as), e os indefinidos são A, AN (um, uma). THE:

O artigo definido é usado:

• antes de substantivos que podem ser precedidos ou não por adjetivos. Ex: the girl (a menina) the pretty girl (a menina bonita)

• antes de nomes de instrumentos musicais ou nomes de famílias. Ex: the piano (o piano) the Kennedys (os Kennedys)

• antes de nomes de oceanos, mares, ilhas, rios, montanhas, países, hotéis, cinemas, teatros, trens e na-vios.

Ex: the Pacific (o Pacífico)

the United States (os Estados Unidos), etc.

• antes de um representante de uma classe ou espécie. Ex: the poor (os pobres) the rich (os ricos)

• antes de um substantivo único na espécie. Ex: the earth (a terra) the sun (o sol)

Quando o artigo the é omitido:

• antes de nomes próprios, nomes de línguas e ciências. Ex: Beth English (Inglês) geography (geografia)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• antes de substantivos de uso comum e de substantivos incontáveis. Ex: gold (ouro) money (dinheiro) coffee (café)

• antes de pronomes possessivos.

Ex: our dress (nosso vestido) their house (casa deles(as))

• antes de alguns substantivos como home, church, school, hospital, bed, prison,quando usados para o seu propósito original.

Ex: I go to church. (to pray) Eu vou para a igreja. (para rezar) I go to school. (to study)

Eu vou para a escola. (para estudar)

Artigos Indefinidos

Os artigos correspondes ao "um, uma" no inglês são o "a" e "an" . Ambos tem o mesmo significado, mas são usados em casos diferentes:

A, AN

Existem dois artigos indefinidos com usos diferentes no inglês: a, an • A: é usado antes de sons de consoantes.

Ex: a car (um carro) a chair (uma cadeira) • AN: é usado antes de sons de vogais.

Ex: an egg (um ovo) an umbrella (um guarda-chuva) Veja este diagrama:

(32)

Atividades não presenciais Página 32

Exemplos:

Eu quero um lápis. (Qualquer um) I want a pencil.

Eu quero o lápis rosa. ( Específico) I want the pink pencil.

(33)
(34)
(35)

Atividades não presenciais Página 35 DISCIPLINA: SOCIO-LOGIA. PROFESSOR: EDE-MILSON CONRADI TURMAS: 101, 102, 103, 104, 107, 108, 109,110, 113, 114. MINHA TURMA É: ALUNO:

NOVOS ESTUDOS PARA APRENDIZAGEM.

Realizar no CADERNO.

Na página 96, resolver as questões 1 e 2 sobre o DEBATE:

Cresce o Número de Famílias Chefiadas por Mulheres.

Na página 101, realizar com sua família a pesquisa que segue.

SEMANA DE TIRA - DÚVIDAS.

Sobre os estudos que realizaram e as resoluções de exercícios que fizeram, caso tenha ficado

com dúvidas entrar em contato pelo sistema Online ou 49 998059326 zap.

A Família Patriarcal no Brasil e seus Desdobramentos. p. 84 - 86.

A Família Como Espaço de Reprodução Social. p. 86 - 88.

As Ciências Sociais observam a Família. p. 88 - 91.

Família em Transição. p. 92 - 103.

(36)

Atividades não presenciais Página 36 DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. PROFESSOR: EDE-MILSON CONRADI. TURMAS: 101, 102, 103, 104, 107, 108, 109,110, 113, 114. MINHA TURMA É: ALUNO:

O PATRIARCALISMO BRASILEIRO.

AS RESPOSTAS ENCONTRAM NAS PÁGINAS 84 E 85. RESPOSTAS DE NOSSO MATERIAL DIDÁTICO.

1 - Devido as grandes mudanças tecnológicas, sociais e culturais. A instrução para os filhos não

ficou mais somente aos pais, para a educação dos mesmos. Mas dividiu -se a função de

socialização e transmissão de valores com a ...

a) Escola. b) Igreja.

c) Comunidade Local.

d) Todas as alternativas corretas.

2 - A grande miscigenação e crescimento populacional da cultura dos colonizadores, atribui - se

devido a estes tiverem...

a) Escolhidas as mais belas escravas, para gerarem filhos, com os filhos dos colonizadores portugue-ses e espanhóis.

b) Darem grande liberdade da multiplicação no nascimento de filhos nas senzalas dentre os escravos. c) Filhos com escravas africanas e indígenas.

d) Escravos trazidos dos países europeus.

3 - Qual sociólogo preocupou-se em estudar, para compreender, como constitui-se a família dos

anos 1900 e qual obra escreveu?

a) Florestan Fernandes - Casa Grande e Senzala. b) Gilberto Freire - Casa Grande e Senzala. c) Gilberto Freire - Sobrados e Mocambos. d) Florestan Fernandes - Sobrados e Mocambos.

4 - Qual o modelo principal de tipos de família nos princípios do século XX.

a) Matriarcal. b) Moderna. c) Conjugal. d) Patriarcal.

5 - Como podemos classificar o grupo familiar?

a) Arcaico. b) Dinâmico. c) Apático. d) Extrovertido

Referências

Documentos relacionados

O pacote de lixo é mantido preso ao corpo da larva pela ação de numerosas cerdas longas, lisas ou serrilhadas, com ponta reta ou em forma de gancho, existentes na superfície dorsal

A aula de língua estrangeira necessita, muito mais do que prover ao aluno expressões idiomáticas “curingas” que o permitirão aprender rapidamente a se comunicar em terras

Visto o aumento das DCNT, os cuidados paliativos são de extrema importância para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares, entretanto,

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

[r]

[r]

Em função do tipo de madeira incorporada, apesar do desvio padrão aproximar alguns valores, os resultados obtidos sugerem uma melhor adesão interfacial para os compósitos