• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SPORANOX 10 mg/ml solução oral itraconazol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SPORANOX 10 mg/ml solução oral itraconazol"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

SPORANOX 10 mg/ml solução oral itraconazol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto:

1. O que é SPORANOX solução oral e para que é utilizado 2. Antes de tomar SPORANOX solução oral

3. Como tomar SPORANOX solução oral 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar SPORANOX solução oral 6. Outras informações

1. O QUE É SPORANOX solução oral E PARA QUE É UTILIZADO

SPORANOX pertence a um grupo de medicamentos denominados “anti-fúngicos”. Estes medicamentos destinam-se a tratar e impedir as infecções causadas por fungos incluindo leveduras.

Pode ter-lhe sido prescrito SPORANOX para:

- o tratamento das infecções fúngicas da boca, garganta e esófago se as defesas do seu organismo estiverem diminuídas, ou

- a prevenção de certas infecções fúngicas se as defesas do seu organismo estão diminuídas devido a doenças do sangue ou a transplante de medula óssea.

2. ANTES DE TOMAR SPORANOX solução oral Não tome SPORANOX solução oral se:

- é alérgico ao itraconazol ou a qualquer dos ingredientes de SPORANOX solução oral (descritos na secção 6 “Outras informações”)

- Está grávida, pensa que pode estar grávida ou possa ficar grávida (ver secção Gravidez).

- Está a tomar qualquer um dos seguintes medicamentos: terfenadina, astemizol ou mizolastina (anti-histamínicos para a alergia); bepridilo – usado para o tratamento da angina de peito (dor com aperto no peito); nisoldipina (usado na pressão arterial elevada); cisaprida (utilizado para certos problemas digestivos);

midazolam por via oral ou triazolam (usados para ajudar a adormecer ou para a ansiedade); lovastatina, sinvastatina ou atorvastatina (usados para baixar o colesterol); pimozida e sertindol (utilizados para o tratamento de doenças que alteram o pensamento, os sentimentos e/ou o comportamento); levacetilmetadol - para o tratamento do abuso de drogas (dependência de opióides); di-hidroergotamina e ergotamina e eletriptano (para dores de cabeça designadas por enxaquecas); ergometrina (ergonovina) e metilergometrina (metilergonovina)

(2)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED usados após o parto; quinidina e dofetilida (para os ritmos irregulares dos batimentos do coração).

Tome especial cuidado com SPORANOX SOLUÇÃO ORAL

Deixe de tomar SPORANOX SOLUÇÃO ORAL e procure imediatamente o seu médico se durante o tratamento surgirem os seguintes sintomas indicativos de problemas hepáticos graves:

Perda de apetite grave, enjoo, vómitos, cansaço anormal, dor abdominal (estômago), urina anormalmente escura ou fezes claras.

Informe o seu médico imediatamente:

Se tiver sensações estranhas de formigueiros, dormência ou fraqueza nas mãos ou nos pés enquanto tomar SPORANOX solução oral.

Se tiver sintomas de perda de audição. Em casos muito raros, doentes a tomar SPORANOX solução oral relataram perda de audição temporária ou permanente. Diga ao seu médico se tiver:

Tido uma reacção alérgica a qualquer outro medicamento anti-fúngico.

Problemas do coração, incluindo insuficiência cardíaca (também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva ou ICC), SPORANOX SOLUÇÃO ORAL pode agravar a situação. Se o seu médico decidir dar-lhe SPORANOX SOLUÇÃO ORAL deve dar-lhe orientação sobre os sintomas listados abaixo que deve vigiar. Se tiver algum dos seguintes sintomas, pare de tomar SPORANOX ORAL e informe o seu médico imediatamente. Estes sintomas podem ser sinais de insuficiência cardíaca: respiração ofegante; aumento de peso inesperado; pernas inchadas ou estômago inchado; sensação de cansaço anormal; acordar de noite com falta de ar.

Um problema do fígado, como icterícia (pele amarela), pois a dose de SPORANOX solução oral pode ter que ser alterada. O seu médico deve dar-lhe instruções sobre os sintomas que deve vigiar. Se tiver que tomar SPORANOX solução oral continuamente por um período superior a um mês, o seu médico pode querer vigiar o seu fígado através de análises ao sangue.

Problema nos rins, pois a dose de SPORANOX SOLUÇÃO ORAL pode ter que ser alterada.

Ao tomar outros medicamentos

Existem alguns medicamentos que não deverá tomar durante o tratamento com SPORANOX SOLUÇÃO ORAL. Estes medicamentos estão listados na secção: “Não tomar SPORANOX SOLUÇÃO ORAL se”

Informe o seu médico se está a tomar algum dos seguintes medicamentos, pois podem impedir SPORANOX solução oral de actuar adequadamente:

rifampicina, rifabutina e isoniazida (antibióticos usados para a tuberculose); fenitoína, carbamazepina e fenobarbital (anti-epilépticos);

Hipericão (Erva de S. João).

Não utilize SPORANOX SOLUÇÃO ORAL nas 2 semanas seguintes à toma destes medicamentos.

(3)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED Diga ao seu médico antes de tomar algum dos seguintes medicamentos, pois a dose de SPORANOX solução oral ou dos outros tratamentos pode ter que ser alterada: claritromicina e eritromicina (antibióticos para infecções); medicamentos que actuam a nível do coração e dos vasos sanguíneos (digoxina, disopiramida e bloqueadores dos canais de cálcio tais como a di-hidropiridinas , verapamil e cilostazol); fármacos que atrasam a coagulação sanguínea ou diminuem a espessura do sangue, tal como a varfarina; metilprednisolona, budesonido, dexametasona e fluticasona, medicamentos administrados pela boca ou através de injecção para inflamação, asma e alergias; ciclosporina, tacrolimos e rapamicina (também conhecido como sirolimus), que normalmente são administrados após um transplante de um órgão; medicamentos usados no tratamento de doentes infectados com vírus da imunodeficiência humana (VIH), tais como ritonavir, indinavir e saquinavir; medicamentos utilizados no tratamento do cancro (tais como busulfano, docetaxel, trimetrexato e um grupo de medicamentos conhecidos como alcalóides da vinca); alfentanilo e fentanilo (para o tratamento de dores); buspirona, alprazolam, brotizolam e midazolam quando administrado por injecção intravenosa (para a ansiedade, ou para ajudar a dormir); reboxetina (para a depressão); loperamida (para a diarreia); um anti-histamínico contendo ebastina; halofantrina (para a malária); repaglinida (para a diabetes).

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Ao tomar SPORANOX solução oral com alimentos e bebidas

Não tome SPORANOX solução oral com alimentos e bebidas, pois reduz a capacidade do seu corpo para absorver o medicamento. Tome SPORANOX SOLUÇÃO ORAL sempre uma hora antes de qualquer alimento ou bebida, pois isto facilita a absorção do medicamento.

Crianças e Idosos

SPORANOX solução oral não é normalmente administrado a crianças e idosos. O seu médico pode prescrevê-lo em casos especiais.

Gravidez

Se estiver grávida não tome SPORANOX solução oral, excepto se o seu médico o tiver indicado. Se estiver em idade fértil e houver a possibilidade de engravidar, deve tomar medidas anticoncepcionais, a fim de se assegurar de que não engravida enquanto estiver a tomar SPORANOX solução oral. Como SPORANOX solução oral permanece no organismo durante algum tempo após interromper a sua administração, depois de terminar o seu tratamento com SPORANOX solução oral deve continuar a usar medidas anticoncepcionais até ao próximo período menstrual. Se ficar grávida depois de começar a tomar SPORANOX solução oral, pare de tomar e informe o seu médico imediatamente.

Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento se estiver grávida, se pensar que pode estar gávida ou se está a tentar engravidar.

Aleitamento:

Se estiver a amamentar, não tome SPORANOX solução oral, pois pequenas quantidades deste medicamento podem passar para o leite materno.

(4)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED Condução de veículos e utilização de máquinas

SPORANOX solução oral pode por vezes causar tonturas, visão turva/dupla ou perda de audição. Se tiver algum destes sintomas, não conduza nem utilize máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de SPORANOX solução oral Informe o seu médico se tem intolerância à frutose (um tipo de açúcar), uma vez que a frutose existe num dos ingredientes de SPORANOX solução oral é o sorbitol. 3. COMO TOMAR SPORANOX solução oral

Tome SPORANOX solução oral, sempre uma hora antes de comer ou beber, pois facilita a absorção do medicamento.

Deve bochechar com a solução na boca, durante aproximadamente 20 segundos, antes de engolir. Não lave a boca após ter tomado a solução oral

Tomar SPORANOX solução oral, sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Na embalagem está incluído um copo-medida de 10 ml. Assegure-se que enche o copo-medida até à marca de 10 ml.

COMO TOMAR SPORANOX solução oral

Tratamento das infecções fúngicas da boca, garganta ou esófago

A dose habitual é de 2 copos medida (20 ml) por dia, durante uma semana. Pode ser administrado em uma toma ou dividido em duas tomas durante o dia.

Se após uma semana de tratamento com SPORANOX solução oral, a sua infecção não desaparecer, o seu médico poderá decidir continuar o tratamento por mais uma semana.

Tratamento das infecções fúngicas da boca, garganta ou esófago que já tenham sido tratadas com outro anti-fúngico mas que ainda não desapareceram

A dose habitual é de 1 a 2 copos-medida (10-20 ml) 2 vezes por dia, durante duas semanas. Se a infecção não desaparecer nas duas semanas de tratamento iniciais, o tratamento pode ser prolongado por mais duas semanas. Para doentes que tomam a dose mais alta de 400 mg (4 copos-medida) por dia, o tratamento deve ser limitado a 14 dias, se não houver sinais de melhoria durante este período de tempo.

Prevenção de infecções fúngicas:

A dose é determinada de acordo com o peso corporal (5 mg por Kg) e dividida em duas tomas. O seu médico explicar-lhe-á exactamente a quantidade que deve tomar. Instruções para abrir o frasco:

O frasco traz uma tampa de segurança infantil e deve abrir-se do seguinte modo: empurrar a tampa plástica de rosca para baixo, enquanto se roda no sentido contrário dos ponteiros do

relógio

1

2

Se tomar mais SPORANOX solução oral do que deveria

Se tiver tomado, ou qualquer outra pessoa, demasiada quantidade de SPORANOX solução oral, procure imediatamente o seu médico ou o seu hospital local.

(5)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED Caso se tenha esquecido de tomar SPORANOX solução oral

Se se esquecer de tomar o seu medicamento, tome a próxima dose como habitualmente e continue a tomá-lo como lhe foi indicado pelo médico. Não tome uma dose a dobrar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização de SPORANOX solução oral, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, SPORANOX solução oral pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os medicamentos podem causar reacções alérgicas graves.

Deixe de tomar SPORANOX solução oral e contacte o seu médico imediatamente se tiver: respiração ofegante súbita, dificuldade em respirar, cara inchada, erupção cutânea, comichão (especialmente afectando todo o corpo) ou uma perturbação grave da pele (erupções cutâneas espalhadas com descamação da pele e empolamento na boca, olhos e zona genital, ou erupções cutâneas com pequenas pústulas ou bolhas).

Perda de apetite grave, enjoo, vómitos, cansaço anormal, dor abdominal (estômago), urina anormalmente escura ou fezes claras. Estes podem ser sintomas de problemas graves no fígado.

Deve informar o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes efeitos secundários:

Sintomas que se assemelham a insuficiência cardíaca, tais como falta de ar, aumento de peso inesperado, pernas inchadas, fadiga fora do habitual (cansaço), acordar com frequência durante a noite.

Uma sensação de formigueiro, sensibilidade à luz, dormência ou fraqueza nos membros.

Visão turva/ visão dupla, som de campainhas nos ouvidos, perda da capacidade de controlar a urina ou aumento da necessidade de urinar.

Sintomas de perda de audição. Outros efeitos secundários incluem:

Efeitos frequentes (surgem em menos de 1 em 10 doentes) são: Dor de cabeça.

Dor de estômago, enjoo (náusea), vómitos, diarreia, sabor desagradável.

Aumento dos valores de testes específicos da função hepática (aumento de enzimas hepáticas).

Erupção cutânea. Febre.

Falta de ar.

Efeitos pouco frequentes (surgem em menos de 1 em 100 doentes) são:

Certas doenças no sangue que podem aumentar o risco de hemorragia, hematomas ou infecções.

Fraqueza muscular (possível sintoma de níveis baixos de potássio no sangue). Tonturas.

(6)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED Indigestão, prisão de ventre.

Inflamação do fígado (hepatite), pele amarelada (icterícia). Comichão (prurido).

Inchaço generalizado.

Os seguintes efeitos secundários, com frequência desconhecida, foram descritos em doentes tomando SPORANOX solução oral:

Níveis elevados de triglicéridos no sangue. Perda de cabelo

Dor nos músculos, articulações dolorosas Distúrbios menstruais

Disfunção eréctil.

Dor forte no estômago, geralmente acompanhada de náuseas e vómitos devido a inflamação do pâncreas (pancreatite).

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR SPORANOX solução oral

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar SPORANOX solução oral acima de 25ºC.

Não utilize SPORANOX solução oral após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade refere-se ao último dia do mês indicado. Não deve tomar a solução após um mês da abertura da embalagem.

Devolva sempre os medicamentos ao seu farmacêutico. Guarde apenas se o seu médico lhe disser para guardar.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de SPORANOX solução oral

A substância activa é o itraconazol (10 mg de itraconazol por ml).

Os outros componentes são hidroxipropil-β-ciclodextrina, sorbitol, propilenoglicol,

ácido clorídrico, aroma de cereja, aroma de caramelo, sacarina sódica, hidróxido de sódio e água.

Qual o aspecto de SPORANOX solução oral e qual o conteúdo da embalagem SPORANOX solução oral é uma solução límpida, amarela a ligeiramente âmbar. A solução apresenta-se em frascos de 150 ml, estando incluído na embalagem um copo-medida.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Janssen Farmacêutica Portugal, Lda.

Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A - Queluz de Baixo- 2734-503 Barcarena Tel.:21 436 88 35

(7)

APROVADO EM 27-12-2011 INFARMED Janssen Pharmaceutica NV, Turnhoutseweg 30, B-2340 Beerse, Bélgica

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Áustria: SPORANOX Bélgica: SPORANOX Alemanha: SEMPERA Espanha: SPORANOX Finlândia: SPORANOX Irlanda: SPORANOX Itália: SPORANOX Luxemburgo: SPORANOX Holanda: TRISPORAL Portugal: SPORANOX Suécia: SPORANOX Reino Unido: SPORANOX

Referências

Documentos relacionados

O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel,

Quanto ao potássio (Figura 7A), o atributo apresentou notória variação, conquanto, as áreas onde foram encontrados os maiores índices para o K se localizam na parcela mais ao sul

A Figura 4 mostra que o comportamento da evapotranspiração real e da evapotranspiração de referência do clone de café Conilon (Vitória 2 Precoce) foi semelhante ao saldo de

Com o objetivo de esclarecer se a sobrevivência diminuída do bacteriofago ocorreria pela influência do UV-365 nm nos sistemas de reparação das células bacterianas,

De facto, quem entrava na cidade, pouco depois da partida do inimigo, e chegava àquele lugar apertado (ma‘zaq) para onde foram empurrados os muçulmanos e ali encurralados

Para a escolha do sitio, devido ao objetivo de reinserção e integração desses moradores a sociedade, podendo contar com equipamentos públicos como escolas e unidades de

Participou das aludidas solenidades o Historiador Joaquim Osterne Carneiro, Presidente do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e Membro da Comissão de Notáveis,

Para explorar esse potencial criou-se inicialmente um blog matemático, que se tornou a matriz de uma rede que hoje conta com 91 outros blogs considerando a produção de professora