• Nenhum resultado encontrado

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 108

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 108"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

MESOPOTÂMIA

A região entre os rios Tigre e Eufrates foi o berço de diversas das civilizações desenvolvidas ao longo da Antiguidade. O aparecimento de tantas culturas nessa região é usualmente explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes que fertilizavam as terras da região. Ao longo desse processo, sumérios, assírios e acádios criaram vários centros urbanos, travaram guerras e promoveram uma intensa troca de valores e costumes.

Segundo alguns estudos realizados, a ocupação dessa parcela do Oriente Médio aconteceu aproximadamente há 4000 a.C., graças ao deslocamento de pequenas populações provenientes da Ásia Central e de regiões montanhosas da Eurásia. Cerca de um milênio mais tarde, os povos semitas também habitaram essa mesma região. Já nesse período, a Mesopotâmia possuía um expressivo conjunto de cidades-Estado, como Nipur, Lagash, Uruk e Ur.

Essas primeiras cidades são parte integrante da civilização sumeriana, tida como a primeira a surgir no espaço mesopotâmico. Dotadas de ampla autonomia política e religiosa, essas cidades viveram intensas disputas militares em torno de regiões férteis da Mesopotâmia. Nesse meio tempo, os semitas foram ocupando outras áreas onde futuramente nasceriam novos centros urbanos. Entre as cidades de origem semita, damos especial destaque a Acad, principal centro da civilização acadiana.

Nesse período de disputas e ocupações podemos observar riquíssimas contribuições provenientes dos povos mesopotâmicos. Entre outros pontos, podemos destacar a criação de uma ampla rede comercial, códigos jurídicos, escolas, conhecimentos matemáticos (multiplicação e divisão), princípios médicos, a formulação da escrita cuneiforme e a construção dos templos religiosos conhecidos como zigurates. Por volta de 2350 a.C., os acadianos, liderados por Sargão, dominaram as populações sumerianas.

Em 1900 a.C., a civilização amorita – povo de origem semita – criou um extenso império centralizado na cidade de Babilônia. Hamurábi (1728 – 1686 a.C.), um dos principais reis desse império, foi responsável pela unificação de toda a Mesopotâmia e autor de um código de leis escritas conhecido como Código de Hamurábi. Esse conjunto de leis contava com cerca de 280 artigos e determinava diversas punições com base em critérios de prestígio social.

Por volta de 1300 a.C. o Império Babilônico entrou em decadência em resultado da expansão territorial dos assírios. Contando com uma desenvolvida estrutura militar, esse povo ficou conhecido pela violência com que realizavam a conquista de outros povos. As principais conquistas militares do Império Assírio aconteceram nos governos de Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal. Com o passar do tempo, esse opulento império não resistiu às revoltas dos povos dominados por ele mesmo.

QUESTÕES:

1) Qual foi os dois rios que foram berço de diversas civilizações?

2) Qual foi a civilização que criou um extenso império centralizado na cidade de Babilônia? 3) Em que ano o Império Babilônico entrou em decadência?

4) Como eram as primeiras cidades?

5) Quais foram as contribuições dos povos mesopotâmicos?

Disciplina: História Professor: Adão Márcio Gaspar Pinto Turmas:104,105,107 e 108 Aluno:

(2)

Atividades não presenciais Página 2

DISCIPLINA: Lingua portuguesa

PROFESSORA: ALEXANDRA

TURMAS: 107 e 108

ESTUDANTE:

ATIVIDADE:

Elabore um diálogo entre 3 pessoas que vão combinar um passeio de fim de

semana. Use a pontuação adequada e não esqueça o travessão. Não pode haver

narrador, somente conversas entre os personagens:

(3)

Atividades não presenciais Página 3 EEB. PROF. JOSE

ARANTES

ATIVIDADES NÀO PRESENCIAIS

DISCIPLINA: ARTE

Professora: Anabel Simas Souza de Abreu Turmas: 1

º

ano – 101 102 103 104 105 107 108 109 113 114

(4)

Atividades não presenciais Página 4

BIOLOGIA PROF. CARLA TURMAS: 101,102,103,104,105,107,108,109,110,111,112

ESTUDANTE:

População e comunidade

Ao estudar

ECOLOGIA

preocupamo-nos com a análise das interações das espécies entre si e destas com o meio. Para realizar essa análise, no entanto, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos. Entre esses conceitos, destacam-se as noções de

população e comunidade

.

Uma

POPULAÇÃO

pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.

O tamanho de uma população é limitado pelo meio em que ela vive, uma vez que o aumento exagerado, por exemplo, pode causar desequilíbrios ecológicos e afetar também os indivíduos com os quais essa população interage. Podemos concluir, portanto, que existe um tamanho ideal para cada população que se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo.

Ao estudar uma população, os ecólogos preocupam-se em analisar todos os fatores que influenciam esse grupo de organismos, como o número de nascimentos e mortes. Além disso, é fundamental analisar os movimentos migratórios, a quantidade de alimento disponível, o número de predadores, entre outras variantes que afetam diretamente o tamanho de uma população.

Como exemplo de população, podemos citar grupos de elefantes na savana africana ou ainda os grupos de borboletas-monarcas no Canadá

Uma

COMUNIDADE

por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.

Ao analisar as características de uma comunidade, é possível observar como as populações interagem e conhecer os processos ecológicos existentes nesse grupo de organismos. Além disso, é possível entender como as espécies agrupam-se e como o meio ambiente tem efeito sobre esses agrupamentos.

Como exemplo de comunidade, podemos citar os organismos que vivem no fundo dos ambientes

aquáticos (comunidade bentônica), tais como crustáceos, poliquetas, equinodermos e algumas espécies de moluscos. Outro exemplo de comunidade é o conjunto de plantas de uma área de floresta ou ainda os animais existentes em uma área Mata Atlântica.

(5)

Atividades não presenciais Página 5

FAÇA A LEITURA E RESPONDA OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

1) Um estudante de Biologia pretende estudar uma espécie de planta que vive em uma região de

serra de sua cidade. Os indivíduos dessa espécie, que são encontrados apenas nessa região,

recebem a denominação de:

a) comunidade. b) população. c) biosfera. d) sociedade. e) colônia.

2) Uma população apresenta sempre um crescimento limitado, uma vez que uma grande

quantidade de indivíduos pode prejudicar a captação de recursos. Entre os fatores expostos a

seguir, qual promove o aumento de uma população?

a) Mortalidade. b) Imigração. c) Predação. d) Emigração. e) Competição intraespecífica.

3) Um grupo de pesquisadores chegou a uma área de Cerrado e identificou a existência de dez

espécies diferentes de plantas no local. Quantas comunidades os pesquisadores encontraram?

a) 1. b) 5. c) 10. d) 15. e) 20.

4) Em uma área de Cerrado, pesquisadores identificaram dez espécies diferentes de planta vivendo

no local. Quantas populações os pesquisadores encontraram?

a) 1. b) 5. c) 10. d) 15. e) 20.

5) Uma população não pode crescer de maneira ilimitada, pois seu crescimento pode afetar a todos

os membros do grupo e gerar, por exemplo, a competição. Entre os fatores que limitam o

crescimento de uma população, podemos citar:

a) nascimentos e imigrações. b) nascimentos e mortes.

c) mortes e imigrações. d) nascimentos e emigrações. e) mortes e emigrações.

RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

1) O QUE É POPULAÇÃO DÊ EXEMPLOS; 2) O QUE É COMUNIDADE DÊ EXEMPLOS;

OBS: *NÃO PRECISA DEVOLVER, DEIXE TUDO REGISTRADO EM SEU CADERNO;

*ORGANIZE!!! E DEIXE TODAS ATIVIDADES ENVIADAS FEITAS;

(6)
(7)
(8)

Atividades não presenciais Página 8

EEB Prof. José Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Não precisa devolução Professor: Felipe B. Arboith

Instruções: Leia e estude esse texto! Se quiser,

poderá estudar as páginas 204 à 215, 219 à 231

Turmas: 101 - 102 - 103 - 104 - 105 - 106 - 107 – 108 – 109

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

01 - PRÉ-SOCRÁTICOS

De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático (isto é, anterior a Sócrates ou a sua filosofia). Assim, esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto, no século VII a.C., até o século V a.C.

Dentre os objetivos desses primeiros filósofos destaca-se a construção de uma cosmologia (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga cosmogonia (explicação sobre a origem do universo baseada em mitos).

Assim, com base na razão e não na mitologia, os primeiros filósofos gregos tentaram encontrar o princípio substancial ou substância primordial (a arché, em grego) existente em todos os seres, a “matéria-prima” de que são feitas todas as coisas.

Pré-socráticos: pensadores de Mileto (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), Pitágoras, Heráclito, pensadores de Eleia (Parmênides, Zenão), Empédocles, Demócrito.

02 - PERÍODO CLÁSSICO

O Período Clássico grego surge no século VI a.C. e vai até meados do século IV a.C. Ocorre durante o que chamamos de “apogeu político grego”, mais especificamente em Atenas com o surgimento de sua democracia.

Há várias diferenças entre a democracia ateniense e a democracia atual. Em Atenas, a partir do século V a.C., teremos uma democracia direta, ou seja, uma pequena parcela da população masculina adulta era reconhecida como cidadão. Além disso, exigia-se, para que se fosse reconhecido como cidadão e pudesse participar das decisões da cidade, que o indivíduo fosse maior de idade (acima de 21 anos), não fosse escravo e fosse nativo da Atenas.

A democracia de Atenas, como já dissemos, era Direta, ou seja, cada cidadão tinha não apenas direito ao voto, mas também à palavra. As discussões se davam na chamada ágora, principal praça pública da cidade, onde todos os cidadãos se reuniam em assembléia.

Desse modo, propiciando a participação de um número maior de habitantes na discussão sobre temas práticos e públicos, a instituição democrática ateniense favoreceu também o desenvolvimento de uma cultura que valorizava o uso da palavra e da razão.

(9)

Atividades não presenciais Página 9 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Educação Física

Entrega: 16/ 06 /2020 Devolução: /06/2020 Prof.ª: Isabel Tavares Peixoto

Aluna (a): Turma: 108,109,110,207,208,209

Projeto Futebol

Palavra Chave: História do Futebol

Origem

O futebol é um esporte coletivo que não tem sua origem bem definida, uma vez que

diversos jogos de bola semelhantes a ele já eram praticados por povos da antiguidade.

No entanto, se consideramos a semelhança de suas regras na atualidade, podemos dizer

que esse esporte teve origem em fins do século XIX na Inglaterra quando foram

estabelecidas as primeiras regras do jogo.

Ao longo dos anos, o futebol veio se desenvolvendo e hoje é um dos esportes mais

conhecidos e amados do mundo.

Nessa nova etapa iremos fazer uma pesquisa que tem por

objetivo estudar a origem do Futsal, quem criou, onde surgiu conhecer e vivenciar os

fundamentos técnicos do Futsal, conhecer e vivenciar as regras do Futsal, conhecer e vivenciar

os sistemas defensivos do Futsal, conhecer e vivenciar os sistemas táticos ofensivos do Futsal.

Estou enviando um Link para lerem e estudarem sobre a História do Futebol

https://www.dicaseducacaofisica.info/historia-futsal/

.

Bons estudos!

(10)
(11)

Atividades não presenciais Página 11 Disciplina:Inglês

Professora:Luciana Garcia Mafra Dalago

Turmas:101( )102( ),103( ),104( ),105( ),107( ),108( ),110( ) Estudante:

Iremos estudar quando devemos usar o Simple Present e o Present Continuous em uma frase. 1-Leia a explicação com atenção;

2-Cole a folha no caderno de Inglês; 3-Não é preciso devolver esta folha.

SIMPLE PRESENT X PRESENT CONTINUOUS

O presente simples é usado para expressar hábitos diários ou atividades costumeiras. Além disso, podemos usar o presente simples para expressar afirmações gerais ou fatos. Mais uma função que cabe a esse tempo verbal é que ele pode ser empregado para situações ou condições atuais, do passado ou até mesmo do futuro. Veja então que apesar de ele se chamar presente simples podemos usá-lo no âmbito do passado e também do futuro e não apenas do presente propriamente dito. Alguns exemplos de frases:

Exemplos:I take a shower every day.(Eu tomo banho todos os dias)

Bob usually eats lunch at the cafeteria.(Bob geralmente almoça na lanchonete) The sun shines.(O sol brilha)

O presente contínuo, por outro lado, expressa uma atividade que esteja em andamento (está ocorrendo) bem agora. O evento está em progresso no momento exato em que comentamos sobre ele. O evento ocorreu no passado, está em andamento agora e provavelmente continuará no futuro.

Exemplos:Jack can’t come to the phone right now because he is taking a shower.

[Jack não pode atender o telefone nesse momento, pois está tomando um banho]

It’s noon. Bob is eating lunch at the cafeteria right now.[são meio dia. Bob está almoçando na lanchonete nesse

momento]

(12)

Atividades não presenciais Página 12 Disciplina: Matemática. Professora: Mari Lúcia Machado. Turma: 108 Estudante:

Querido estudante, continue fazendo sua parte com dedicação e boa vontade. Copie em seu caderno sobre o plano cartesiano.

Plano cartesiano é um método criado pelo filósofo e matemático francês, René Descartes.

Trata-se de dois eixos perpendiculares que pertencem a um plano em comum.

Descartes criou esse sistema de coordenadas para demonstrar a localização de alguns pontos no

espaço.

Esse método gráfico é utilizado em diversas áreas, sobretudo na matemática e na cartografia.

Como Fazer?

Para localizar pontos num plano cartesiano, devemos ter em conta algumas indicações

importantes.

A linha vertical é chamada de eixo das ordenadas (y). Já a linha horizontal é chamada de eixo

das abscissas (x). Com a intersecção dessas linhas temos a formação de 4 quadrantes:

(13)

Atividades não presenciais Página 13 Instruções: Estudem o conteúdo que segue abaixo e capitulo 4 do livro de química cidadã. Na próxima semana enviarei atividade de fixação.

A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

Os modelos atômicos não retratam o átomo, retratam sim o conhecimento cientifico de uma época. Baseado em modelos atômicos os cientistas ilustram suas observações experimentais e fazem previsões de fenômenos ainda não ainda experimentados. À medida que o conhecimento cientifico evolui, os modelos atômicos são aperfeiçoados. Observe:

MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1-A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente.

2- A matéria tem um limite com as características do todo.

3- Este limite seriam partículas bastante pequenas que não poderiam mais ser divididas, os ÁTOMOS INDIVISÍVEIS. MODELO DE DALTON MODELO DA BOLA DE BILHAR

1 Os átomos são esféricos, maciços, indivisíveis e indestrutíveis. 2 Os átomos de elementos diferentes têm massas diferentes.

3 Os diferentes átomos se combinam em várias proporções, formando novas substâncias.

4 Os átomos não são criados nem destruídos, apenas trocam de parceiros para produzirem novas substâncias. PROBLEMAS DO MODELO Não explicou a Eletricidade nem a Radioatividade

MODELO DE THOMSON MODELO DO PUDIM DE PASSAS

Thomson propôs que o átomo seria uma espécie de bolha gelatinosa, completamente maciça na qual haveria a totalidade da carga POSITIVA homogeneamente distribuída. Incrustada nessa gelatina estariam os Elétrons de carga NEGATIVA. A Carga total do átomo seria igual a zero.

O Modelo Atômico de Thomson foi derrubado em 1908 por Ernerst Rutherford. A R A D I OAT I V I DA D E E A D E R RU B A DA DO MODELO DE THOMSON W. K.

Röntgen estudava raios emitidos pela ampola de Crookes. Repentinamente, notou que raios desconhecidos saíam dessa ampola, atravessavam corpos e impressionavam chapas fotográficas. Como os raios eram desconhecidos, chamou-os de RAIOS-X. Henri Becquerel tentava relacionar fosforescência de minerais à base de urânio com os raios X. Pensou que dependiam da luz solar. Num dia nublado, guardou uma amostra de urânio numa gaveta embrulhada em papel preto e espesso. Mesmo assim, revelou uma chapa fotográfica. Iniciam-se, portanto, os estudos relacionados à RADIOATIVIDADE.

CASAL CURIE E A RADIOATIVIDADE O casal Curie – Pierre e Marie Curie – formou uma notável parceria e fez grandes descobertas, como os elementos polônio, em homenagem à terra natal de Marie, e rádio, de “radioatividade”, ambos de importância fundamental no grande avanço que seus estudos imprimiram ao conhecimento da estrutura da

Disciplina:

Química

Professor:

Maxsineide

Turmas:

101,102,103,104,105,107,108,109,110. -Marque um X na sua turma.

Estudante:

(14)

Atividades não presenciais Página 14 matéria. O EXPERIMENTO DE RUTHERFORD Ernest Rutherford, Convencido por J. J. Thomson, começa a pesquisar materiais radioativos e, aos 26 anos de idade, notou que havia dois tipos de radiação: Uma positiva (alfa) e outra negativa (beta). Assim, inicia-se o processo para determinação do NOVO MODELO ATÔMICO.

Rutherford propõe a dois de seus alunos - Johannes Hans Wilhelm Geiger e Ernerst Marsden - que bombardeassem finas folhas de metais com as partículas alfa, a fim de comprovar, ou não, a validade do modelo atômico de Thomson. MODELO DE RUTHERFORD MODELO PLANETÁRIO

Para que uma partícula alfa pudesse inverter sua trajetória, deveria encontrar uma carga positiva bastante concentrada na região central (o núcleo), com massa bastante pronunciada. Rutherford propôs que o NÚCLEO, conteria toda a massa do átomo, assim como a totalidade da carga positiva (chamadas de PRÓTONS). Os elétrons estariam girando circularmente ao redor desse núcleo, numa região chamada de ELETROSFERA. Surge, assim, o ÁTOMO NUCLEAR!

O P RO B L E M A D O M O D E LO ATÔ M I C O DE RUTHERFORD

Para os físicos, toda carga elétrica em movimento, como os elétrons, perde energia na forma de luz, diminuindo sua energia cinética e a consequente atração entre prótons e elétrons faria com que houvesse uma colisão entre eles, destruindo o átomo, ALGO QUE NÃO OCORRE. Portanto, o Modelo Atômico de Rutherford, mesmo explicando o que foi observado no laboratório, apresenta uma INCORREÇÃO

MODELO DE BOHR Niels Bohr

Estudava espectros de emissão do gás hidrogênio. O gás hidrogênio aprisionado numa ampola submetida a alta diferença de potencial emitia luz vermelha.

Ao passar por um prisma, essa luz se subdividia em diferentes comprimentos de onda e frequência, caracterizando um ESPECTRO LUMINOSO DESCONTÍNUO. POSTULADOS DE BOHR 1 A ELETROSFERA está dividida em CAMADAS ou NÍVEIS DE ENERGIA (K, L, M, N, O, P e Q), e os elétrons nessas camadas, apresentam energia constante.

2 Em sua camada de origem (camada estacionária), a energia é constante, mas o elétron pode saltar para uma camada mais externa, sendo que, para tal, é necessário que ele ganhe energia externa.

3 Um elétron que saltou para uma camada de maior energia fica instável e tende a voltar a sua camada de origem. Nesta volta, ele devolve a mesma quantidade de energia que havia ganhado para o salto e emite um FÓTON DE LUZ. A DESCOBERTA DO NÊUTRON Em 1932, James Chadwick descobriu a partícula do núcleo atômico responsável pela sua ESTABILIDADE, que passou a ser conhecida por NÊUTRON, devido ao fato de não ter carga elétrica. Por essa descoberta ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1935.

MODELO ATÔMICO ATUAL NUVEM ELETRÔNICA

Região do espaço onde há probabilidade de se encontrar um elétron com uma dada energia. LO U I S D E B RO G L I E DUALIDADE DA MATÉRIA:

Toda e qualquer massa pode se comportar como onda. SCHRÖDINGER ORBITAIS: Desenvolve o “MODELO QUÂNTICO DO ÁTOMO” ou “MODELO PROBABILÍSTICO”, colocando uma equação matemática (EQUAÇÃO DE ONDA) para o cálculo da probabilidade de encontrar um elétron girando em uma região do espaço denominada “ORBITAL ATÔMICO”. HEISENBERG PRINCÍPIO DA INCERTEZA: É impossível determinar ao mesmo tempo a posição e a velocidade do elétron. Se determinarmos sua posição, não saberemos a medida da sua velocidade e vice-versa. Acessado em 12/06/2020: http://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/5904e0ebd5225.pdf

Referências

Documentos relacionados

Mas a forma como está descrito aqui pode ser adaptado para qualquer formato de livro, lembrando sempre de respeitar a espessura da lombada do miolo utilizado, a largura e altura,

a Fundação de Proteção e defesa do Consumidor (Procon-sP), órgão vinculado à secretaria de Justiça e da defesa da Cidadania do estado de são Paulo, divulga, publicamente, mais

Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre.. Carmens

O monitoramento clínico deve ser realizado e, se necessário, a dose de diidropiridina deve ser ajustada durante a coadministração e após a interrupção do

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

[r]

Todavia, a actuação das autoridades de supervisão, bem como a reacção à performance dos detentores do fundo, pode induzir ao alinhamento de interesses entre accionistas e

Propõe atualização do Regulamento Técnico RTCA 11.03.59.11 para o registro sanitário para medicamentos e produtos farmacêuticos de consumo humano, e prazo de 60 dias a partir da