• Nenhum resultado encontrado

FÓRUM ROTARY PELA PAZ GLOBAL: SUCESSO E HOMENAGENS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FÓRUM ROTARY PELA PAZ GLOBAL: SUCESSO E HOMENAGENS."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição 10 / Abril 2013 www.rotarydistrito4410.org.br• Governador Antônio Lacourt

rotarydistrito4410 distrito4410

FÓRUM ROTARY PELA PAZ GLOBAL:

SUCESSO E HOMENAGENS.

A pedido do Presidente de Rotary

International, o Governador Antônio

Lacourt, juntamente com sua equipe,

realizaram o I Fórum Rotary pela Paz

Global em Vitória.

Confira na pág 04.

Confira como foi a Assembleia Distrital

junto com o treinamento da Equipe

Distrital.Mais na página 07.

Informações da Posse do Gov. Robson

e de sua Equipe Distrital. Página 05.

Projeto Saúde Legal - Batalhando para

a saúde bucal de crianças de Guarapari

Página 03.

Churrasco com Leilão Beneficente

evento de sucesso do RC de Linhares.

(2)

p r e s i d e n t e a t u a l e d o presidente eleito já tínhamos em mãos o Planejamento Estratégico exigido no item obrigatório “Fortalecimento do Clube”

E mais, eventualmente apenas com uma ação global, você cumpre os o b j e t i v o s d e I m a g e m Publica, Fortalecimento do Clube e Prestação de S e r v i ç o s . ( e x e m p l o : Pedalaço Pela Paz do Rotary Club de Vitória Centro) e uma Faxina Ambiental numa Barragem de Jaguaré que a b a s t e c e d e a g u a o Municipio.do Rotary Club de Jaguaré Centenariuo.

M a s n ã o f o i s ó e s t e instrumento utilizado: a ênfase nos “Conceitos de Paz” (formulário 900 12PT) e Fóruns Rotary Pela Paz G l o b a l d e 2 0 1 2 / 2 0 1 3 (formulário 900B 12PT), a m b o s c o m c o n t e ú d o definido pelo Presidente S a k u j i Ta n a k a , f o r a m dissecados buscando um melhor entendimento das questões enfocadas.

A nossa meta era 100% dos Rotary Club recebendo a Menção Presidencial, e só não chegamos a tanto pela simples razão: alguns clubes simplesmente não enviaram o f o r m u l á r i o ( 2 5 5 P T ) , assinado pelo Presidente (os q u a i s m a n t e n h o arquivados), a tempo da Governadoria incluir seus nomes no portal de RI. Uma pena; mas ficou a semente, com certeza! Adiante transcrevo detalhes de palestras dos Presidentes Sakuji Tanaka e Kalyan Banerjee em San Diego, durante nosso treinamento.

MENÇÃO PRESIDENCIAL 2012/2013

Quando do treinamento dos Governadores 2012/2013 em San Diego pude apreender muito do que foi dito, comentado e discutido. Fui alertado pelo nosso Diretor Antiório que cada um de nós deveria ter foco em alguns objetivos viáveis e que a nosso ver fossem considerados importantes para a nossa Organização. Dentre algumas, priorizei a MENÇÃO PRESIDENCIAL entendendo ser esta a forma dos clubes, e por via de conseqüência o Distrito 4 4 1 0 , p e r m a n e c e r e m perfeita sintonia com o Planejamento Estratégico de Rotary International.

Para colimar esse objetivo dei destaque a Menção Presidencial em todas as visitas oficiais, sempre a c o m p a n h a d o d o s Governadores Assistentes. Usando o data show projetei em telas, e até paredes, o formulário 255PT, e junto com os presentes definimos quais ações deveriam ser tomadas para receber a Menção. Nesse momento, em muitas oportunidades veio à transparência que algumas ações já realizadas, outras em andamento e outras já planejadas tinham o perfil exigido.

Quando fiz a cobrança com m u i t o r i g o r d o preenchimento por cada C l u b e , j u n t o c o m o s Governadores Assistentes, do formulário (862 PT) “Diretrizes para Aumentar a Eficacia dos Rotary Clubs” contando com a participação d o e x - p r e s i d e n t e , d o

em japonês, a que mais chamou a atenção daquela funcionária foi ichiban . Eu m e s m o n ã o h a v i a percebido o quanto tinha usado esta palavra. Mas para mim, a palavra ichiban é essencial para descrever o que sinto sobre o meu trabalho como rotariano e presidente do RI.

Precisamos ser ichiban nos nossos serviços rotários. Isso significa que devemos fazer e ser o melhor, t r a b a l h a r o m á x i m o possível – não para nosso próprio benefício, mas para a j u d a r o p r ó x i m o e transformar a vidas das pessoas.

No dicionário, ichiban significa “melhor”. Mas no Rotary, "melhor" significa m u i t o m a i s . S i g n i f i c a aplicar o ideal Dar de Si Antes de Pensar em Si em tudo o que fazemos. Significa olhar para os nossos próprios empenhos e nos concentrarmos no que podemos fazer e não em quanto isto nos custará. Assim, nos sentiremos inspirados a fazer muito mais. Nosso trabalho é garantir que o serviços rotários sejam ichiban – e assim possamos promover a Paz Através do Servir . C o m o o R o t a r y é

internacional, quando eu v i a j o a s e r v i ç o d a organização normalmente falo inglês. Porém, quando estou em Evanston, conto com a ajuda de uma intérprete de japonês para g a r a n t i r q u e m i n h a c o m u n i c a ç ã o c o m o s funcionários seja a melhor possível.

Foi uma experiência nova para mim falar em japonês e ouvir minhas palavras repetidas em outro idioma. A t é h o j e a c h o a interpretação um trabalho interessante, pois aprendo novas formas de me expressar em inglês e tenho uma ideia de como é não falar japonês.

Um dos momentos mais i n t e r e s s a n t e s o c o r r e u quando eu ainda era p r e s i d e n t e e l e i t o e participei de uma reunião c o m f u n c i o n á r i o s d o Rotary. Para garantir que t o d o s n ó s n o s entendêssemos bem, pedi p a r a a i n t é r p r e t e d e japonês me ajudar na reunião. Como resultado, a reunião foi agradável e produtiva.

Depois da reunião, uma funcionária me disse: “Ouvi você repetir a palavra ichiban várias vezes. O que s i g n i f i c a i c h i b a n ? ” Expliquei que não se tratava se uma filosofia ou pensamento complicado. I c h i b a n s i m p l e s m e n t e significa ser o melhor. Esta experiência me fez pensar. Entre todas as palavras que usei e repeti

(3)

3

O Rotary Club de Guarapari - Praia do Morro vem desenvolvendo na Creche Alegria o projeto Saúde Legal. Esse projeto tem como objetivo cuidar da saúde bucal de mais de 80 crianças ali assistidas.

Projeto Saúde Legal

Domingo, dia 26 de maio foi realizado um churrasco com leilão beneficente em prol do Centro Juvenil Salesiano de Linhares. Foi um sucesso.

Teve como objetivo a construção da quadra poliesportiva da instituição.

Segundo os participantes foi um trabalho em equipe. Todo o Rotary Club de Linhares está muito orgulho pois todos os companheiros se envolveram, servindo de exemplo para outros clubes.

Foram recebidas mais 700 pessoas para o almoço com uma arrecadação expressiva.

Confira as fotos abaixo.

Churrasco com Leilão

Beneficente

Entrega de certificado da ABTRF para o EGD Celso Gonçalves pela doação de mil dólares para a fundação rotária.

(4)

4

Em 21 de maio, aconteceu em Vitória, o primeiro Fórum Rotary pela Paz Global. Dentro da programação deste dia voltado à paz, contamos com apresentação musical, palestras e a sessão solene em homenagem ao dia do Rotariano.

Todos os presidentes dos clubes receberam um certificado de reconhecimento.

Especial Eventos:

(5)

5

Delegados. A g o r a é a h o r a d o s governadores 2012-13 e 2013-14, disponibilizarem em s u a s C o n f e r ê n c i a s e Assembleias Distritais um tempo para que nossos Delegados mostrem as alterações resultantes da nossa participação a partir de 1º de julho de 2013.

Conferências Distritais

Tenho recebido inúmeros convites para participar de d i v e r s a s C o n f e r ê n c i a s , porém é impossível, dado as coincidências dos eventos. Estarei participando de a p r o x i m a d a m e n t e 1 8 Conferências, levando a t o d o s o m e u c a r i n h o , admiração e respeito pelos trabalhos realizados neste ano de 2012-13

N o s s o s c o m p a n h e i r o s Governadores se esmeraram na programação de suas Conferências e praticamente todas estarão enfatizando em maior porcentual assuntos r o t á r i o s e d e reconhecimentos, como sugeri por ocasião de nossos encontros.

Todos os distritos estão se preparando para dar a melhor r e c e p ç ã o a o s n o s s o s r e p r e s e n t a n t e s Presidenciais, pois eles são o Presidente Sakuji Tanaka e Kioko em cada Distrito e a e l e s c o m p e t e l e v a r a mensagem Presidencial de motivação, orientação e informações sobre o “Status quo” da nossa organização na atualidade.

Eleição Diretor 2015-17

Nas Conferências Distritais das Zonas 22 A e 22 B, deverão ser escolhidos os Delegados que elegerão o próximo Diretor brasileiro, para América do Sul e Brasil. A missão do Delegado é representar o Distrito através d a s r e c o m e n d a ç õ e s emanadas do Colégio de Governadores que com maturidade elegerá o melhor representante para a nossa organização.

Não se recomenda aos eleitores e aos candidatos desde suas designações, que Foi motivo de emoção e

s a t i s f a ç ã o , v i v e n c i a r o Conselho de Legislação de 2013.

C r e i o q u e t o d o s o s Delegados do Brasil e da América do Sul que tiveram a oportunidade de participar d e s t a A s s e m b l e i a C o n s t i t u i n t e d e n o s s a organização, voltaram para suas casas com a ideia do Dever Cumprido.

O c o m p o r t a m e n t o d o s Delegados brasileiros e da América do Sul foi exemplar. As propostas apresentadas da nossa parte do mundo, foram consistentes e dignas de aprovação, assim como as intervenções, realizadas com bastante propriedade e conhecimento rotário.

Nosso grupo se portou de forma eficiente e homogênea durante suas atuações, o que nos deu orgulho da equipe que nos representou.

Nos reuníamos duas vezes ao dia para troca de ideias e discussão de propostas que deveriam ou não serem a p r o v a d a s o u desconsideradas.

Falamos em português, interpretados para o inglês e outras línguas, através dos intérpretes extraordinários do Rotary, o que nos possibilitou um raciocínio de ideias em melhor nível.

D u r a n t e a s R E G O S , conversamos e trocamos ideias sobre a nossa missão e o resultado foi de sucesso e brilhantismo.

Fui cumprimentado por vários Diretores, Curadores e ex Presidentes pela forma r e s p o n s á v e l q u e n o s apresentamos.

Deixo nessa mensagem, um agradecimento especial ao Governador José Luiz Toro da Silva que nos auxiliou, preparando durante as R E G O S o s n o s s o s

Mensagem

do

Diretor de Rotary International

deixem transparecer suas opções ou solicitações de votos.

A atuação deve ser respeitosa, não ofensiva, em uma disputa entre companheiros, que possibilitem que não haja vencidos nem vencedores, mas a melhor opção para engrandecimento do Rotary.

Convenção em Lisboa

O Presidente Sakuji Tanaka e Kioko, Ana Lúcia e Eu, e s t a m o s e s p e r a n d o o s B r a s i l e i r o s , U r u g u a i o s , A r g e n t i n o s , P a r a g u a i o s , C h i l e n o s , B o l i v i a n o s , Peruanos e Equatorianos e demais rotarianos dos 215

países em que Rotary existe para comemorarmos juntos este grande ano da “Paz, através do Servir”.

No dia 24 de junho, às 20:00, faremos um extraordinário jantar, denominado Encontro Latino Americano.

E s t e j a n t a r , q u e anteriormente, denominado Café ou Desaiuno Latino A m e r i c a n o , e s t á s e n d o realizado, no Hotel Altis, em Lisboa, e as adesões poderão s e r f e i t a s a t r a v é s d e rotary.amilton@uol.com.br, com o governador Amilton Medeiros Silva.

José Figueiredo Antiório Diretor de Rotary International

Entrega certificado emitido pela ABTRF em agradecimento a doação de um mil dólares de uma das empresas do comp. Henrique Tomassi Neto

Com 75 participantes foram coletados aproximadamente 3 toneladas de resíduos do Córrego Jundiá em Jaguaré. Projeto do Rotary Club de Jaguaré com parceria de Prefeitura Municipal, Secretárias Municipais, Procuradoria Municipal, Câmara Municipal, Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IDAF, INCAPER e SAAE.

(6)

Associação de Rotary Clubs do Distrito 4410 de Rotary International - CNPJ: 08.951.581/0001-59 Banco Sicoob Banco: 756 / Agência: 3007 Conta: 23.135-5 Banco Banestes Banco: 021 / Agência: 0106 Conta: 12.518.627 Sabe gerar seu boleto? Acesse www.rotarydistrito4410.org.br

clique em TESOURARIA e EMITIR BOLETO.

Informações

do

Tesoureiro

Dolar Rotário

Mês Abril

R$ 1,97

6

Alegre Aracruz Boa Esperança Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim Sudeste Cachoeiro de Itapemirim Sul Cachoeiro - Oeste

Cariacica - Campo Grande Castelo

Colatina

Colatina - Rio Doce Colatina - São Silvano Domingos Martins

Gov. Lindenberg - Novo Brasil Guaçuí

Guarapari

Guarapari - Praia do Morro Iconha

Itaipava - Itaoca “Caminho do sol” Jaguaré - Centenário Linhares Marataízes Marechal Floriano Mimoso do Sul Muqui Nova Venécia Pedro Canário Piúma - Monte Agá Rio Bananal Rio Novo do Sul São Gabriel da Palha São Mateus

São Mateus - Ilha de Guriri Serra

Venda Nova do Imigrante Vila Velha

Vila Velha - Praia da Costa Vitória

Vitória - Centro Vitória - Jucutuquara Vitória - Mata da Praia Vitória - Oeste

Vitória - Praia Comprida Vitória - Praia de Camburi Vitória - Praia do Canto

ROTARY CLUB DE 1 3 2 5 54 48 6 7 9 10 49 12 15 11 16 17 46 18 19 20 21 22 50 23 25 45 26 28 29 30 31 32 53 33 51 35 36 37 47 40 52 41 42 43 44 CENTAVOS 1989 2000 2012 1937 2009 2007 1978 1988 1978 1941 2008 1970 1982 1982 1941 1973 2006 1989 2000 2005 1970 1993 2010 1999 1984 2006 1984 1999 1986 1993 1990 1978 2009 2011 2007 1969 1980 1934 2006 1991 2009 1959 1971 1980 1995 FUNDAÇÃO 14 29 29 68 21 23 41 27 39 42 27 47 22 10 34 20 28 31 10 22 28 16 19 28 13 28 11 10 14 06 90 10 28 31 20 10 34 17 23 31 42 27 63 08 22 SÓCIOS 3 3 3 3 4 3 5 3 4 3 4 3 3 4 3 3 REUNIÕES 72,00% 60,00% 43,00% 71,00% 46,00% 73,30% 100,00% 44,00% 65,94% 55,00% 59,00% 39,00% 82,22% 46,26% 58,00% 45,34% 45,02% FREQUÊNCIA

Frequencia Distrital

de

Março

não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado

PRESIDENTE DO RI: Sakuji Tanaka DIRETOR DO RI: José Antônio F. Antiório CENTRO DE SERVIÇOS NO BRASIL (RIBO)

Rotary International Brazil Office www.rotary.org.br

ESCRITÓRIO DO RI NO BRASIL:

R. Tagipuru, 209, Perdizes, São Paulo/SP CEP: 01.156-000

Tel: (11) 3826-2966 / Fax: (11) 3667-6575

DISTRITO 4410 - GOVERNADORIA:

Av. Nossa Senhora da Penha, 280/101 P. do Canto, Vitória (ES), CEP: 29.055-131, Tel.: (27) 3345-2022

www.rotarydistrito4410.org.br

GOVERNADOR: Antonio F. Santos Lacourt

governador@rotary4410.org.br

GOVERNADOR ELEITO 2013-2014:

Robson Barbosa Villela

GOVERNADOR INDICADO 2014-2015:

Lino Kröhling

COORDENADORA DISTRITAL DAS CASAS DA AMIZADE:

Maria Auxiliadora P. Cosmi

INSTRUTOR DISTRITAL: Almiro Schimidt SECRETÁRIO DISTRITAL: Helio Dias Carneiro 2ª SECRETÁRIO DISTRITAL: Maria Lucia Herde TESOUREIRO DISTRITAL: Dilson A. Varejão 2º TESOUREIRO DISTRITAL: Mario Barradas FUNDAÇÃO ROTÁRIA: Pedro Carlos Sabadini DESENVOLVIMENTO DE ROTARY (DQA): Almiro Schimidt DISTRIBUIÇÃO: Exemplares Online

EDITORAÇÃO: 27 3227-6748 www.xtremedesign.com.br design não informado

A Tradição de troca

de Flâmulas

não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado não informado

Uma das mais queridas tradições do Rotary é a troca de flâmulas. Rotarianos viajando a lugares distantes muitas vezes levam flâmulas para trocar como símbolo de companheirismo em reuniões de que p a r t i c i p a m p a r a r e c u p e r a r a frequência. Muitos clubes usam as flâmulas que receberam como decoração em reuniões de clube ou eventos distritais.

Até 1959 a troca de flâmulas havia se tornado uma prática tão popular que o conselho diretor começou a se preocupar com a possibilidade de ela significar um gasto excessivo para os clubes. Ele recomendou então que as trocas fossem feitas com moderação e bom-senso.

As aproximadamente 20.000 flâmulas que fazem parte da coleção da seção de arquivos do RI refletem o orgulho dos clubes e, ao mesmo tempo, seu compromisso com a organização internacional.

Além de incorporar o emblema do Rotary, as flâmulas muitas vezes incluem símbolos ou paisagens da cidade, região ou país do clube. Outras refletem artesanado ou tradições locais com apliques em couro, bordados ou pinturas feitas à mão. Fonte: www.rotary.org

(7)

7

No dia 04 de maio, aconteceu a Assembleia Distrital, bem como o treinamento da Equipe Distrital.

Os temas foram diversificados, O Governador Robson Vilela apresentou sua equipe distrital e suas metas para a gestão que se inicia em 1º de julho de 2013.

Especial Eventos:

(8)

Companheiros da família Rotary,

Estamos nos aproximando do dia em que escreveremos as primeiras páginas da história do Rotary em nosso Distrito com o Plano Visão de Futuro, e tenho certeza que, com o apoio de todos da família rotária, ao final de nossa gestão, escreveremos as últimas páginas onde poderemos dizer que, “Vivemos Rotary, Transformamos Vidas”. Creio que os melhores dias de nossas vidas rotárias estão por vir!

Companheiros, este é um ótimo momento para ser rotariano. O Plano Visão de Futuro elevará o Rotary a um patamar muito mais alto, com maior flexibilidade aos projetos locais e incentivando projetos internacionais maiores e mais sustentáveis. Ajudar os clubes a passar por todas estas mudanças é parte de nosso trabalho. E tenho certeza, com a colaboração de todos, seremos uma equipe vencedora. Nós, como rotarianos, somos diferentes. Não porque somos melhores que as outras pessoas, mas simplesmente porque nos dedicamos 24 horas à causa do servir, e o mais importante, como voluntários. E quando realmente nos dedicamos e vivemos Rotary, com certeza, vidas são transformadas.

Parafraseando nosso presidente Ron Burton, a coisa mais importante que podemos fazer para o futuro do Rotary é assegurar que cada um de nós esteja envolvido o máximo possível. Se realmente quisermos levar os serviços do Rotary adiante, temos que ter certeza de que todos os rotarianos possuem o mesmo sentimento que cada um de nós tem por ele. Devemos ter certeza de que todos os rotarianos desempenhem um papel significativo, que todos estejam fazendo uma contribuição e que estas contribuições sejam valorizadas. O trabalho não está completo quando simplesmente conseguimos um novo associado, mas sim quando este associado se envolve e passa a viver Rotary, usando a força dos serviços rotários para transformar vidas. As conquistas de nosso Distrito dependem muito de vocês, de sua dedicação, da disposição de passar e aceitar novas idéias e principalmente de sua determinação, para juntos, fecharmos nosso ano rotário 2013/2014, com as chaves do sucesso alcançado pelas gestões que nos antecederam. Um forte abraço a todos e até o dia 29 de junho.

ROBSON VILELA GDE 2013/2014

8

Governador Eleito

onvite

C

O Governador do Distrito 4410 Antonio Fernando Santos Lacourt tem a honra de convidar V.Sª, para a solenidade de posse do companheiro Robson Barbosa Vilela

, Governador Eleito para o

ano rotário 2013/2014 e Equipe Distrital.

Dia: 29 de Junho de 2013 Horário: 20 horas

Local: Clube Campestre de São Gabriel da Palha/ES

Convites por Adesão:

R$ 60,00 Distrito 4410

É indispensável a apresentação deste.

Convite para Solenidade de posse

do Gov. Robson Barbosa Vilela.

POSSE DA EQUIPE DISTRITAL 2013/2014 Data: 29/06/2013

Horário: 20:00 hs

Local: Campestre Clube de São Gabriel da Palha/ES. As reservas deverão ser feitas diretamente nos Hotéis: 1. HOTEL SÃO GABRIEL – (27) 3727.3800

2. HOTEL D'LOURENCE – (27) 3727.0300 3. HOTEL TEIXEIRA – (27) 3727.1161 4. HOTEL 3 PODERES – (27) 3727.1583

No Dia 07 de Maio, o Companheiro Cesar Moura do Rotary Club de Linhares ministrou uma Palestra, aos Companheiros do Rotary Club de Boa Esperança e de Companheiros Pró-Fundação do Rotary Club de Nova Venécia - Cidade Alta.

A Palestra teve como título, Subsídios da Fundação Rotaria. De onde vem? Como vem? Pra Onde Vão os recursos doados à Fundação Rotaria.

Logo após o evento, o companheiro Governador Assistente: Silmar Neres fez uma mini palestra sobre Liderança e o comprometimento em Rotary.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das