• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROPPG 14/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROPPG 14/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UTFPR - PROPPG

EDITAL PROPPG 14/2018

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE TRADUÇÃO/REVISÃO DE TEXTOS PARA MELHORIA DA VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL

DO PARANÁ

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) em conjunto com as Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPGs) dos Câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) torna pública as normas e condições para a solicitação de tradução (do português para inglês) ou revisão do inglês de artigos científicos para periódicos, capítulos de livros, projetos de pesquisa e documentos institucionais, os dois últimos vinculados ao interesse institucional, apoiados com recursos da UTFPR.

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O Programa Institucional para Tradução/Revisão de Textos para melhoria da visibilidade e internacionalização da produção científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem por objetivo apoiar a tradução (do português para inglês) ou revisão do inglês de artigos, capítulos de livros, projetos de pesquisa e documentos institucionais.

2. ELEGIBILIDADE

2.1. Poderão solicitar apoio para tradução (de português para inglês) ou revisão do manuscrito já escrito em inglês de artigos científicos para periódicos, capítulos de livros, projetos de pesquisa e documentos institucionais, os dois últimos vinculados ao interesse institucional, apoiados com recursos da UTFPR, os servidores da UTFPR e os Pesquisadores Voluntários (vinculados a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - deliberação nº. 01/2011 de 25 de março de 2011), que sejam responsáveis pela publicação (autor para correspondência) e cumpram todos os seguintes requisitos:

2.1.1. Possuir Currículo Lattes/CNPq atualizado no ato da solicitação de tradução/revisão;

2.1.2. Não possuir pendências administrativas junto à DIRPPG e à PROPPG;

2.1.3. Vincular obrigatoriamente a publicação traduzida ou revisada à UTFPR.

(2)

UTFPR - PROPPG

2.2. Além do seu enquadramento no item 2.1 deste edital, o pesquisador, durante o período de execução financeira do recurso solicitado, não poderá estar afastado integralmente para: cursar pós-graduação stricto sensu; realizar estágio de pós-doutoramento; licença capacitação; quaisquer dos motivos de afastamentos dispostos na Lei 8.112/1990 ou na Lei 12.772/2012.

2.3. Cada servidor ou Pesquisador Voluntário poderá solicitar o serviço de tradução/revisão, previsto neste Edital, mais de uma vez, desde que apresente o comprovante de submissão ou aceite de publicação do manuscrito anteriormente traduzido/revisado no presente Edital.

2.3.1. A partir da segunda solicitação de mesmo servidor, a PROPPG considerará para concessão, a disponibilidade orçamentária e a demanda existente de solicitações de ordem inferior.

2.4. Os artigos científicos e capítulos de livros em coautoria com discentes da UTFPR terão preferência na ordem de solicitação.

3. REQUISITOS DA SOLICITAÇÃO

3.1. Os requisitos para solicitações seguem a seguinte ordem de prioridades: artigos científicos qualificados conforme item 3.2, capítulos de livros conforme disposto no item 3.3 e projetos de pesquisa e documentos institucionais de acordo com o item 3.4.

3.2. Serão elegíveis solicitações de tradução ou revisão de artigos para periódicos científicos que possuam JCR (Journal Citation Reports) maior ou igual a 0,5, ou que tenham SNIP (Source Normalized Impact per Paper) maior ou igual a 0,25.

3.2.1. Excepcionalmente poderão ser autorizadas traduções/revisões de artigos para periódicos com JCR ou SNIP inferiores aos estabelecidos no item 3.2, quando estes forem pertencentes a Associações Científicas Nacionais, e possuírem JCR ou SNIP.

3.2.2. A informação do valor do JCR ou SNIP do periódico deverá constar no formulário de envio da solicitação, existente no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

3.3. No caso de capítulo de livro, a tradução ou revisão do texto será condicionada a um parecer Ad Hoc que ateste reconhecimento científico internacional da editora.

(3)

UTFPR - PROPPG

3.4. Para projetos de pesquisa e documentos institucionais, a tradução/revisão será condicionada a análise do interesse institucional, a critério da PROPPG. 3.5. Antes da submissão para revisão ou tradução, os manuscritos deverão estar na versão final, formatados segundo as exigências do periódico ou livro pleiteado, porém não devem conter as referências, bem como tabelas e equações que não precisem ser traduzidas/revisadas.

3.6. Somente poderá solicitar este serviço o responsável pela publicação (autor para correspondência).

3.7. A submissão do manuscrito traduzido ou revisado para o periódico ou editora, deverá ocorrer dentro de no máximo 30 (trinta) dias após a conclusão do serviço solicitado.

3.8. O comprovante de submissão do artigo ou capítulo de livro para possível publicação deverá ser entregue, via SEI à DIRPPG, em até 5 (cinco) dias, após o envio do texto para o periódico ou editora.

3.9. Junto com o comprovante de submissão, previsto no item 3.8, também deverá ser enviado um parecer do servidor ou Pesquisador Voluntário quanto a qualidade do serviço de tradução/revisão executado. Caso haja manifestação dos revisores/comitê editorial a este respeito, o mesmo também deverá ser enviado à DIRPPG via SEI.

3.10. O solicitante deverá enviar o comprovante de aceite da publicação à DIRPPG via SEI, assim que o manuscrito for aceito, bem como responder quanto ao status da publicação, quando for solicitado pela DIRPPG/PROPPG.

3.11. A não entrega do comprovante do item 3.8 e do parecer do item 3.9, por parte do servidor ou Pesquisador Voluntário, nos prazos previstos nos itens 3.7 e 3.8, impossibilitará que o requerente submeta outro artigo ou capítulo de livro para tradução ou revisão, até o final da vigência deste Edital.

3.12. Caso o solicitante não entregue o comprovante de aceite do item 3.10 até seis meses após o comprovante de submissão do artigo, o solicitante ficará impossibilitado de submeter outro artigo ou capítulo de livro para tradução ou revisão previstas por este Edital.

3.12.1. Caso o solicitante não receba a confirmação de aceite no prazo previsto no item 3.12, o mesmo deve informar o status da submissão à

(4)

UTFPR - PROPPG

DIRPPG via SEI para solicitar outra revisão ou tradução, que será analisada

pela DIRPPG do Câmpus.

3.13. Caso haja a negativa de aceite no periódico submetido, o solicitante deverá submeter o artigo para outro periódico, respeitando os requisitos do item 3, quando o prazo do item 3.12 passará a ser computado a partir da data da nova submissão.

3.13.1. Neste caso, o solicitante deve enviar o comprovante da nova submissão via SEI à DIRPPG, em até 5 (cinco) dias, após o envio do artigo para o periódico.

3.13.2. Quando dentre os motivos de não aceite houver menção à qualidade do inglês, o solicitante compromete-se a enviar um memorando à DIRPPG via SEI solicitando a revisão da tradução/revisão, juntamente com o manuscrito e a negativa de aceite, para que a empresa tradutora proceda a correção.

3.14. Sempre que houver apoio de uma agência de fomento para o desenvolvimento da pesquisa que gerou o artigo ou o capítulo de livro, o solicitante deverá inserir esta informação no seu manuscrito, na seção agradecimentos.

4. RECURSOS FINANCEIROS

4.1. O recurso destinado para este Edital é de R$ 118.284,00.

4.1.1. Pelo menos 80% do recurso supracitado será destinado obrigatoriamente à tradução/revisão de textos que tenham, preferencialmente, discentes como coautores.

5. PERÍODO DE APOIO

5.1. O presente Edital estará em vigência até o dia 04 de novembro de 2019 ou até o término do recurso financeiro mencionado no item 4.1.

(5)

UTFPR - PROPPG

6. DOS PRAZOS

6.1. Os prazos obedecerão ao seguinte calendário:

Lançamento do Edital 04/12/2018

Início das submissões 04/12/2018

Prazo final para submissão 04/11/2019

7. DA ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES

7.1. O serviço deverá ser solicitado dentro do SEI pelo interessado e remetido à DIRPPG do Câmpus do servidor. No processo de solicitação deverá constar o Formulário: “Solicitação de Tradução/Revisão de Artigo” ou “Solicitação de Tradução/Revisão de Capítulo de Livro” preenchido e assinado e o documento a ser traduzido ou revisado.

7.1.1. No caso de servidores lotados na Reitoria, o pedido poderá ser direcionado à PROPPG, a qual analisará a solicitação.

7.2. A solicitação do serviço de tradução/revisão será analisada pela DIRPPG quanto aos critérios de elegibilidade e os requisitos de solicitação, e atendendo a esses critérios e requisitos, a solicitação deverá ser autorizada pela DIRPPG do Câmpus de lotação do servidor, por meio do SEI.

7.3. A DIRRPG do Câmpus, se autorizar a realização do serviço, deverá:

7.3.1. Preencher o formulário de “Solicitação de Tradução/Revisão de Artigo ou Tradução/Revisão de Capítulo de Livro” disponível na página da PROPPG.

7.3.2. Encaminhar o processo via SEI (incluindo o documento a ser traduzido ou revisado, o formulário de solicitação presente no SEI e o Despacho assinado pela DIRPPG), à PROPPG.

7.4. A PROPPG ficará responsável pelo deferimento ou não do serviço, bem como em caso positivo, enviar o documento para a empresa contratada para execução do serviço, e posteriormente por devolver o processo para a DIRPPG do Câmpus de origem.

(6)

UTFPR - PROPPG

8. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

8.1. A execução do recurso financeiro previsto neste Edital, ocorrerá em fluxo contínuo, por ordem de demanda e obedecendo os critérios dos itens 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4, até o término do recurso previsto no item 4.1 ou o final da vigência deste Edital.

8.2. A interposição de recursos deverá ser enviada via SEI para a DIRPPG dentro do prazo de 5 dias úteis após a divulgação do resultado de cada solicitação no SEI. A DIRPPG que encaminha o processo para a PROPPG. A análise dos recursos será realizada em até 10 dias úteis, por comissão Ad Hoc estabelecida para esta finalidade.

8.3. Os pesquisadores contemplados neste edital comprometem-se a colaborar com a PROPPG em comissões ad hoc, comitês de avaliação, sempre que demandados por esta Pró-Reitoria.

8.4. Os casos omissos serão analisados e deliberados pela PROPPG.

8.5. O solicitante do apoio previsto neste edital declara estar ciente e concordar com os termos do presente Edital.

8.6. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

8.7. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação na página da PROPPG no Portal da UTFPR.

Curitiba, 04 de dezembro de 2018.

Prof. Dr. Valdir Fernandes

Referências

Documentos relacionados

Outros números que chamam atenção estão na somatória das categorias baixíssima, muito baixa e baixa: São Sebastião apresenta 60,7% de sua população nesta

Não obstante os contornos para a regularização fundiária já se encontrem especificados no já citado artigo 51 da Lei Federal n° 11.977/09 conforme texto alterado pela

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) Programa de Pós-Graduação em Ciência

A Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (PROAD) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPPG) apresentam o Programa de Qualificação Institucional (PQI)

Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) - exposição repetida Nome do Produto/Ingrediente Categoria. Nome do

Após a mudança de status para “formado”, é necessário abrir uma solicitação de Colação de Grau no Sistema Online SOL - pelo acesso de aluno egresso e aguardar contato

 Este material didático é planejado para servir de apoio às aulas de SEL-369 Micro-ondas , oferecida aos alunos regularmente.. matriculados no

normalmente ocorre entre o primeiro e o segundo amarrio do tomate estaqueado (45 dias do transplante) e a partir do florescimento do tomate rasteiro (40 a 50 dias após