• Nenhum resultado encontrado

1. Regimento Interno do Colégio: aprovada, por unanimidade, a nomeação de Presidente Dirrédes Magalhães, da Comissão do Jovem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Regimento Interno do Colégio: aprovada, por unanimidade, a nomeação de Presidente Dirrédes Magalhães, da Comissão do Jovem"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATA DO COLÉGIO ESTADUAL DE PRESIDENTES DOS CONSELHOS CONSULTIVOS DOS JOVENS ADVOGADOS DA OAB/BA

Aos 5 (cinco) dias do mês de junho de 2015, às 09horas, no Colégio

Estadual de Presidentes dos Conselhos Consultivos dos Jovens Advogados da OAB/BA, realizado em Salvador - Bahia, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia, nos Barris, tendo como Presidente da Reunião do Colegiado o Presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB/BA, Dr. Luiz Gabriel Batista Neves. Estiveram presentes na reunião os Presidentes das seguintes Comissões (e/ou Conselho) de Jovens Advogados das seguintes Subseções: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luiz Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Aberta a Reunião, o Presidente fez a saudação inicial a todos os Presidentes, Ex-Presidentes, Membros de Comissão e a todos os demais presentes. Em seguida, o Diretor de Relacionamento com o Interior do Conselho Consultivo de Jovens Advogados da OAB-BA, Dr. Hermes Hilarião Teixeira Neto, apresentou mensagem de boas-vindas a todos, e, após, iniciou-se os debates, com apresentação dos pontos de pauta previamente ajustados.

1. Regimento Interno do Colégio: aprovada, por unanimidade, a nomeação de Presidente Dirrédes Magalhães, da Comissão do Jovem

(2)

Advogado da Subseção de Teixeira de Freitas, como relator do Regimento Interno.

2. Criar agenda anual de cursos de interesse do jovem advogado, para todas as subseções, de preferência, sem custo para o advogado e para a subseção, especialmente Cursos: (i) periódicos de prática em audiências; (ii) periódicos de oratória e redação forense; (iii) com convênios com instituições educacionais;

Aprovado, por unanimidade, que deve existir uma política de cursos voltados para os Jovens advogados (como exemplo, os cursos de oratória, redação forense, prática em audiências e gestão de escritórios), presencial, com o estabelecimento de um calendário anual que contemple a capital e o interior.

Aprovado também o pedido ao Diretor Geral da ESA para que o Presidente da OAB Jovem de cada subseção seja o coordenador dos cursos da ESA naquela região.

Foi decidido que o sistema de divulgação da imprensa OAB ficará à disposição das subseções para a elaboração de material para divulgação.

Fica aprovado um pedido a diretoria da OAB que entre em contato com os presidentes das subseções para criação local da comissão de informática.

Aprovada, ainda, a campanha “vem pra OAB” com o intuito de ampliar a participação dos jovens nos cursos e demais projetos da instituição.

3. Criar agenda anual de cursos de interesse do jovem advogado, para todas as subseções, de preferência, sem custo para o advogado e para a subseção;

(3)

. Após a deliberação sobre o ponto 3 da pauta, houve breve exposição sobre oratória do Professor Pedro Barroso Sobrinho.

4. Criação de sistema on-line da Seccional com fórum dinâmico, restritos aos advogados cadastrados, com acesso via “login e senha”, com o mesmo poder de organização das “comunidades” da extinta Orkut;

Aprovado por unanimidade o fortalecimento e ampliação do Conect, ficando responsável o Presidente Rodrigo Maia, Presidente da OAB Jovem de Vitória da Conquista, por orientar o funcionário da OAB José da Paz acerca das ferramentas necessárias para eficiência deste.

5. Convênio com SEBRAE para que esta entidade estimule as empresas a buscarem a advocacia preventiva, através de cursos, palestras, etc.;

Aprovado por unanimidade.

6. Buscar ideias para projetos de lei de incentivo fiscal para empresas que contratam advogados para a “advocacia preventiva”;

Aprovado, por unanimidade, que será encaminhado para a Comissão de Direito Tributário da OAB-BA para estudo sobre a matéria.

7. Aprovado por unanimidade que seja estabelecido tanto pela seccional quanto pelas subseções políticas de conscientização acerca das referências estabelecidas na tabela de honorários, especialmente no que concerne aos correspondentes. Além disso, um estímulo pra que os advogados informem a OAB os casos de descumprimento da tabela de honorários a fim de que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Aprovado, também, a recomendação de que a subseção e a seccional apliquem a censura, como sanção, conforme estatuto e código de ética, quando do primeiro contato do proponente, e, no caso de prática

(4)

reiterada, que sejam tomadas medidas punitivas mais severas, conforme estatuto da OAB.

Aprova, ainda, que a OAB Bahia recomende ao Conselho Federal sanções mais severas no estatuto da OAB para os escritórios ou advogados que ofereçam ou recebam honorários advocatícios de correspondência abaixo da tabela.

Sugere, ainda, a título de sanção respectivamente duas advertências e, em seguida, uma suspensão para os advogados ou escritório que propor ou aceitar a proposta aviltante de honorários advocatícios, bem assim que se aplique multa pecuniária para quem propor os honorários indignos em caso de reiterada reincidência.

8. Aprovado conforme ponto 2.

9. Aprovado, por unanimidade, recomendar à CAAB a interiorização eficaz dos convênios, maior publicidade dos parceiros e que seja indicado um representante advogado em cada Subseção.

10. Aprovado, por unanimidade, que será encaminhada para a OAB e subseções a padronização do nome da OAB Jovem como Conselho Consultivo de Jovens Advogados.

11. Aprovado, por unanimidade, recomendar à Diretoria da OAB/BA que faça um repasse mensal aos Conselhos Consultivos de Jovens Advogados das Subseções e da Capital para custeio de projetos e necessidades básicas, estabelecendo, ainda, que os respectivos Conselhos prestem mensalmente suas contas, informando as receitas e despesas realizadas, nos moldes praticados pelas Subseções e Seccional.

12. Aprovado, por unanimidade, a nomeação do Presidente Robson Magalhães para realização de estudo acerca da captação ilegal de clientes

(5)

pelas Associações no Estado da Bahia, a fim de que no próximo colégio possa apresentar medidas específicas sobre o tema.

13. Aprovado, por unanimidade, que sejam adotadas políticas de incentivo à conciliação e mediação entre as partes em todas as comarcas, bem assim que a seccional proponha ao TJ/BA mais semanas de conciliação no decorrer do ano.

No próximo colégio será tratada a temática no que tange a criação de Núcleos de Conciliação e Mediação.

14. Aprovado, por unanimidade, a recomendação para que todas as subseções criem a Sub-comissão Especial de Combate à Corrupção, bem assim que estimule a participação dos Jovens Advogados.

15. Aprovado, por unanimidade, a recomendação à Diretoria da OAB-BA para que o processo administrativo para inscrição nos quadros da OAB/BA seja virtualizado, a fim de que a requisição e tramitação ocorram mediante procedimento eletrônico. Aprovado, também, que a seccional adote outras medidas para conferir celeridade na entrega das carteiras profissionais nas subseções.

16. Aprovado conforme ponto 4.

17. Aprovado, por unanimidade, que sejam adotadas políticas de incentivo a eventos esportivos e culturais com apoio da CAAB.

18. Votação do Próximo Colégio Estadual de Presidentes: Aprovado, por aclamação, que Ilhéus-Itabuna será a próxima sede da

reunião deste colégio,prevista para outubro de 2015.

(6)

19. Votação dos representantes dos Presidentes das Comissões de Jovens Advogados das Subseções no Conselho Consultivo dos Jovens:

Feita a eleição, foram eleitos na Região Sul: 1. Eunápolis: Raphaela Amaral Alves 2. Ilhéus: Robson Magalhães Souza 3. Porto Seguro: Vinicius Parracho

4. Teixeira de Freitas: Dirrédes Moreira Magalhães 5. Vitória da Conquista: Rodrigo Maia Santos Foram eleitos na Região Oeste:

1. Berreiras: Leticia Maria Pinheiro e Silva

2. Bom Jesus da Lapa: Lauro Augusto Ramos de Araujo Foram eleitos na região próxima a Salvador:

1. Santo Antônio de Jesus: Fernanda Graziella Bispo Barbosa 2. Feira de Santana: Arnaldo Bastos Magalhães

Foram eleitos na Região Norte: 1. Juazeiro: Bruno Ferreira Moraes 2. Jacobina: Alana Jambeiro Vilas Boas 3. Alagoinhas: Rode Miranda

4. Itaberaba: Carlos Augusto Lemos de Freitas

20. Empresa Junior: Aprovado, por unanimidade, que sejam adotadas políticas de incentivo e orientação na criação de empresa Junior nas Universidades.

21. Isenção Anuidade: Aprovado, por unanimidade, que a Diretoria da Seccional conceda gratuidade na primeira anuidade.

(7)

Encerrados os trabalhos às 18 horas do dia 05 de junho de 2015, em Salvador/BA, ficando sob responsabilidade do Presidente dos trabalhos cumprir com todos os encaminhamentos e deliberações feitas nesta reunião colegiada. Registre-se que segue anexo a esta Ata a Carta de Salvador e os pareceres aprovados. Eu, Bianca Sena Pellegrino, Diretora de Relacionamento Institucional do Conselho de Jovens Advogados da OAB/BA, Secretariei a presente reunião.

LUIZ GABRIEL BATISTA NEVES

Referências

Documentos relacionados

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

de solo, observou-se também efeito significativo das épocas de aplicação de nitrogênio no comprimento foliar, quando foram observados valores de 132 e 108 mm na terceira avaliação e

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ç óõóêåõÞ óå áäñÜíåéá Óôç ðåñßðôùóç ðïõ ç óõóêåõÞ äåí ÷ñçóéìïðïéåßôáé åðß ìáêñüí (ãéá ðáñÜäåéãìá êáôÜ ôéò èåñéíÝò äéáêïðÝò) âãÜëôå ôç áðü ôç ðñßæá

Em seguida, converse sobre a brincadeira, dando espaço para cada um expor como pensa que são esses animais, onde vivem e como mostrou isso no jogo?.  Realizar uma sessão

Sustentou que ficou comprovada a cobrança de juros abusivos, na verdade deságio ilícito, sendo imperiosa a revisão do contrato em tela, e que o factoring, para não ser