• Nenhum resultado encontrado

Guia de Proteção às Marcas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Proteção às Marcas"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Guia de Proteção

às Marcas

Locais de Treinamento

Pré-Jogos

(2)
(3)

Guia de Proteção

às Marcas

Locais de Treinamento

Pré-Jogos

(4)
(5)

Guia de Proteção às Marcas Rio 2016

para os Locais de Treinamento Pré-Jogos

esta publicação é um instrumento de trabalho dinâmico, que tem por

objetivo fornecer aos Locais de Treinamento Pré-Jogos informações

sobre proteção às marcas olímpicas e Paralímpicas, bem como diretrizes

para seu uso.

o conteúdo deste material poderá ser atualizado periodicamente.

É fundamental consultar a versão mais recente, disponível no site:

http://www.rio2016.com/treinamentoprejogos/documentos.

(6)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Apresentação ...7 o rio 2016 ... 8 Marcas oficiais ... 10

3.1 os símbolos olímpicos e Paralímpicos ... 11

3.2 As marcas oficiais dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016 ... 15

3.3 outros elementos gráficos ...16

3.4 As designações e expressões oficiais ...18

3.5 As marcas do Comitê olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro ...19

3.6 Curiosidades sobre os termos olímpicos ...20

Por que precisamos proteger as marcas ... 22

os parceiros oficiais dos Jogos rio 2016 ... 23

5.1. os parceiros comerciais ... 23

5.2. os parceiros governamentais ... 24

Locais de Treinamento Pré-Jogos ... 25

6.1 o Legado ... 26

6.2 Direitos de uso ...27

6.3 o papel dos Locais de Treinamento Pré-Jogos...27

Diretrizes de uso para promoção e divulgação das instalações ... 28

7.1 Uso editorial ... 29

7.2. eventos ...30

7.3 Merchandising e produtos promocionais ...31

7.4 Websites e nomes de domínio ... 32

7.5 relacionamento com a imprensa ...33

7.6 sobre o uso das Marca dos Comitês olímpicos e Paralímpicos Nacionais ...33

(7)

Apresentação

1

A cidade do rio de Janeiro, o Brasil e a América do sul terão o orgulho de sediar, em 2016, o maior evento esportivo do planeta: os Jogos olímpicos e Paralímpicos. Desde a confirmação da vitória do rio de Jáneiro, no dia 2 de outubro de 2009, o megaevento passou a estar presente na vida de todos os brasileiros. o anúncio feito pelo então presidente do Comitê olímpico Internacional (CoI), Jacques rogge, além de coroar uma trajetória de conquistas, marcou o início de uma caminhada de grandes oportunidades e desafios.

o sucesso da candidatura do rio de Janeiro para os Jogos olímpicos e Paralímpicos se deveu, principalmente, à proposta transformadora apresentada pela cidade, à oportunidade de levar os Movimentos olímpico e Paralímpico a um novo território – inspirando 180 milhões de jovens em toda a América do sul – e à promessa de realização de um evento marcante para o Brasil e para o mundo.

Para essa conquista histórica, foi determinante a união dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Agora, ao lado dos seus parceiros, o rio de Janeiro está diante do desafio de realizar um evento inesquecível, que combinará paixão com excelência técnica.

A organização do evento é responsabilidade do rio 2016. Constituído em março de 2010, o rio 2016 tem entre suas grandes missões a proteção às marcas de propriedade do Comitê olímpico Internacional (CoI), do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016.

(8)

o Comitê organizador dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016 é uma organização privada, sem fins lucrativos, responsável pelo planejamento, organização, entrega e legado do maior evento esportivo do mundo. o rio 2016 trabalha em conjunto com os três níveis de governo, com patrocinadores e apoiadores, com a comunidade esportiva e a população em geral, de modo a proporcionar uma experiência memorável para todo o país e assegurar que os Jogos deixem um legado sustentável.

o trabalho do rio 2016 está pautado por uma visão bem definida, e dela derivam a missão e os valores que conduzem o dia a dia do Comitê.

Visão - A união de todos os brasileiros, realizando o maior evento do mundo e construindo com orgulho, através do esporte, a promessa nacional de progresso.

Missão - entregar Jogos excelentes, com celebrações memoráveis que irão promover a imagem global do Brasil, baseados em transformação sustentável através do esporte no âmbito social e urbano, contribuindo para o crescimento dos Movimentos olímpico e Paralímpico.

Valores - Celebração, Participação e realização.

As marcas rio 2016 refletem cada um desses conceitos e são vitais para o adequado financiamento dos Jogos, podendo, por isso, ser entendidas como os principais ativos do rio 2016.

o rio 2016

2

(9)

o financiamento para a organização dos Jogos vem do investimento dos parceiros que, por acreditarem nos valores do rio 2016, associam seus produtos, marcas e serviços aos Movimentos olímpico e Paralímpico.

Por isso é tão importante preservar o valor das marcas rio 2016 e a capacidade de oferecer aos patrocinadores a chance de associação exclusiva aos Jogos.

Quando uma cidade é escolhida como sede de uma edição dos Jogos olímpicos e Paralímpicos, ela firma, automaticamente, o compromisso de proteger símbolos, valores, a integridade e a imagem dos Jogos.

os Jogos rio 2016 já possuem vários patrocinadores e parceiros oficiais. este assunto será tratado detalhadamente na seção "os Parceiros dos Jogos rio 2016".

(10)

o conjunto de propriedade intelectual dos Jogos é composto por: marcas, símbolos, imagens, vídeos, expressões oficiais, entre outros. Todos esses elementos representam a identidade dos Jogos e transmitem os valores olímpicos e Paralímpicos. A seguir apresentamos as principais marcas, símbolos, imagens e expressões oficiais protegidas dos Jogos.

Marcas oficiais

3

PROPRIEDADE

INTELECTUAL

DOS JOGOS

OF

ICI

AI

S

EXP

RE

SS

ÕE

S

IMAGENS

HISTÓRICAS

OFICIA

PROD

IS

UTO

S

E

M

ED

AL

HA

S

TO

CH

A,

C

H

AM

A

SÍMBOLOS

E D

ESI

GN

ÕE

S

MA

RC

AS

LO

OK

O

F TH

E GA

MES

M

AS

CO

TES,

PIC

TO

GR

AM

AS E

IM AG EN S, V ÍD EO S, E O UT RO S DE SIG N, PU BL ICA ÇÕ ES

(11)

3.1 Os síMbOLOs OLíMPicOs e PaRaLíMPicOs

existe uma série de símbolos que são imediatamente

reconhecidos e que criam a identidade dos Jogos. esses símbolos transmitem os valores olímpicos e Paralímpicos.

aros Olímpicos

são o símbolo principal dos Jogos olímpicos e a marca oficial do CoI. os aros foram idealizados em 1913 pelo barão Pierre de

Coubertin, responsável pelo renascimento dos Jogos olímpicos na era Moderna. seus cinco aros interligados trazem as cores azul, preta, verde, amarela e vermelha, que representam a união dos cinco continentes.

agitos Paralímpicos

o símbolo dos Jogos Paralímpicos é representado pela figura de três agitos, expressão em latim que significa: “eu movo”. os três agitos representam a paixão, a inspiração e o entusiasmo com a prática do esporte adaptado.

esta também é a marca oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

(12)

a chama Paralímpica

A cada edição dos Jogos, a cidade-sede pode escolher onde a chama Paralímpica ficará acesa. Nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, por exemplo, a chama foi acesa no Templo do Céu, onde os chineses ancestrais faziam oferendas aos seus deuses. Da mesma forma que a chama olímpica, a Paralímpica é transportada na tocha Paralímpica.

O Lema Olímpico

“Altius, Citius, Fortius”, palavras em latim que em português significam: “Mais alto, mais rápido, mais forte”.

O Lema Paralímpico

“spirit in motion”, em português: “ espírito em movimento”.

a chama Olímpica

A tradição da chama olímpica teve início na Grécia Antiga, quando os gregos acendiam a chama a partir dos raios solares, em olímpia, berço dos primeiros Jogos olímpicos. Hoje, ela está presente em cada edição dos Jogos. A chama é carregada na tocha olímpica, de Atenas até o estádio olímpico, onde permanece acesa num caldeirão até o encerramento dos Jogos.

(13)

imagens Históricas

Cabe observar que também são de propriedade do Comitê olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional as marcas de edições passadas dos Jogos olímpicos, com

respectivos mascotes, pictogramas, pôsteres, medalhas, moedas, vídeos, fotografias etc. Todo esse acervo é protegido, assim como a associação com qualquer dos elementos que o integram.

"Look of the Games"

Mascotes

Pequim 2008

Pequim 2008

Londres 2012 - mascote olímpico

Londres 2012

Moscou 1980

(14)

Pictogramas Cartazes Medalhas Tochas Pequim 2008 Pequim 2008 Pequim 2008 Pequim 2008 atenas 2004 Londres 2012

Londres 2012 - medalhas paralímpicas

(15)

3.2 as MaRcas Oficiais dOs JOGOs OLíMPicOs e PaRaLíMPicOs RiO 2016

Paixão e transformação estão presentes na essência das marcas dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016. Paixão que une todos os brasileiros na realização dos Jogos rio 2016. Transformação na oportunidade de construir uma nova realidade de progresso.

Além das marcas rio 2016 já existentes, até o ano de realização dos Jogos serão criadas mascotes e submarcas para identificar, por exemplo, programas diretamente relacionados aos Jogos implementados pelo rio 2016.

Todos esses elementos serão registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e se juntarão ao conjunto de propriedade intelectual olímpica protegida.

Filmes, apresentações, imagens, trabalhos musicais, artísticos e elementos visuais criados pelo rio 2016 ou outras autoridades olímpicas e Paralímpicas oficiais (no presente ou no futuro) que tenham relação com os Jogos também terão seus direitos autorais protegidos.

(16)

3.3 OuTROs eLeMenTOs GRáficOs

A cada edição dos Jogos olímpicos e Paralímpicos são desenvolvidos elementos gráficos de comunicação e identificação do evento. o mesmo vai ocorrer com os Jogos rio 2016.

Look of the Games

são elementos de ambientação das instalações esportivas e da cidade que remetem diretamente aos Jogos e ajudam a estabelecer o clima do evento.

(17)

Pictogramas

os pictogramas são ícones representativos de esportes e disciplinas que integram a agenda dos Jogos olímpicos e Paralímpicos. seu design comporta elementos de reconhecimento universal e representa uma forma de expressão. Cada cidade-sede imprime um design próprio aos pictogramas, que integram o conjunto das marcas dos Jogos.

(18)

3.4 as desiGnações e exPRessões Oficiais

Além dos símbolos e marcas protegidas, há uma série de expressões e designações que são registradas em nome do CoI, do IPC e do rio 2016, tais como: “Jogos olímpicos”,

“Jogos Paralímpicos”, “Jogos olímpicos rio 2016 ”, “Jogos rio 2016”, “rio 2016”, “rio olimpíadas”,

“rio olimpíadas 2016”, “rio Paralimpíadas”, “rio Paralimpíadas 2016”, entre outras, bem como as suas variações e traduções. É importante destacar que os símbolos, imagens e expressões protegidas não se restringem aos exemplos citados acima. Para mais detalhes sobre os símbolos e marcas oficiais, acesse os seguintes sites:

www.olympic.org | www.paralympic.org | www.rio2016.com www.cob.org.br | www.cpb.org.br.

(19)

3.5 as MaRcas dO cOMiTê OLíMPicO bRasiLeiRO e dO cOMiTê PaRaLíMPicO bRasiLeiRO

o símbolo do comitê Olímpico brasileiro (cOb) une os aros olímpicos a uma representação da bandeira nacional.

o CoB é um dos Comitês olímpicos Nacionais mais antigos da América do sul. A entidade representa o país perante o CoI e é a responsável pela organização e envio das delegações brasileiras aos Jogos sul-americanos, Pan-americanos e olímpicos, além de propagar os ideais olímpicos no Brasil.

Nos Jogos olímpicos, da Juventude, Pan-americanos, sul-americanos e da Lusofonia, quando as missões são organizadas pelo CoB, não existe uma determinada modalidade em destaque. Todas se unem para integrar a mesma equipe: o Time Brasil. Criada em 2008, a marca Time brasil faz alusão a um atleta ou torcedor vestido com uma bandeira verde e amarela. A estrela mostra o brilho, a força e a garra do atleta e do torcedor brasileiro.

o símbolo do comitê Paralímpico brasileiro (cPb) une os agitos a uma representação da bandeira nacional.

o Comitê Paralímpico Brasileiro é a entidade responsável no Brasil por representar e liderar o Movimento Paralímpico Brasileiro, buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência, e por organizar a participação do Brasil em competições continentais, mundiais e Jogos Paralímpicos.

(20)

3.6 cuRiOsidades sObRe Os TeRMOs OLíMPicOs

Há uma diferença de significado entre os Termos “olimpíada” e “Jogos olímpicos”. olimpíada é o intervalo entre cada uma das edições dos Jogos, que são o evento esportivo propriamente dito. então, entre os Jogos de Londres 2012 e os Jogos rio 2016 temos o período de uma olimpíada.

No dia 12 de agosto de 2012, durante a cerimônia de

encerramento dos Jogos olímpicos de Londres 2012, iniciou-se a olimpíada do rio de Janeiro, que terão os seus Jogos realizados em 2016.

A olímpiada do rio de Janeiro é a XXXI da era Moderna. Desta forma, é correto dizer que:

• em 2016 serão realizados os Jogos da XXXI olimpíada; • olimpíada do rio de Janeiro;

• Jogos olímpicos rio 2016;

• Jogos olímpicos da XXXI olimpíada; • Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016

saiba mais em: www.olympic.org, www.rio2016.com;

www.cob.org.br, ou através do canal: protecaoasmarcas@rio2016.com

3.7 cuRiOsidades sObRe Os TeRMOs PaRaLíMPicOs

As primeiras competições esportivas para deficientes físicos foram promovidas pelo médico Ludwig Guttmann em 1948 na cidade de stoke Mandeville, com o propósito de reabilitar militares atingidos na segunda Guerra Mundial.

este movimento evoluiu e, em 1960, foram organizados aqueles que foram considerados os primeiros Jogos Paralímpicos oficiais, ocorridos simultaneamente aos XvII Jogos olímpicos de roma. somente depois de 1988, com a realização dos Jogos de seul, na Coreia do sul, por força de um acordo de cooperação assinado entre o CoI e o IPC, os jogos começaram a acontecer no mesmo local, num paralelo com as iniciativas esboçadas em roma, em 1960.

(21)

A palavra ‘paralímpico’ deriva da junção da preposição grega ‘para’ (ao lado) e da palavra olímpico. significa que os Jogos Paralímpicos se realizam paralelamente aos olímpicos e ilustra o modo como os dois movimentos coexistem lado a lado. Por muitos anos, foi corrente no Brasil o uso do termo

paraolímpico. Mas, desde novembro de 2011, a pedido do IPC, o termo “paraolímpico” deixou de ser usado por aqui. o Brasil era o único país de Língua Portuguesa que utilizava esta ortografia. Por esta razão, foi feito um ajuste e abolido o uso do termo “paraolímpico”. A grafia correta agora é “paralímpico”, sem a letra “o”.

É correto dizer:

• em 2016, serão realizados os Xv Jogos Paralímpicos de verão; • Jogos Paralímpicos rio 2016

• Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016

saiba mais em: www.paralympic.org, www.rio2016.com;

www.cpb.org.br ou através do canal: protecaoasmarcas@rio2016.com

(22)

4

o apoio de organizações comerciais que se associam aos Jogos através da aquisição de patrocínio, parceria, concessão, licenciamento, direito de transmissão, entre outros, é fundamental para a viabilização dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016.

em contrapartida, tais parceiros recebem o direito exclusivo de associar seus produtos e serviços às marcas olímpicas e Paralímpicas.

Graças ao apoio desses parceiros também é possível fomentar os Movimentos olímpico e Paralímpico no mundo. A maior parte dos recursos obtidos através da exploração das marcas olímpicas e Paralímpicas é convertida diretamente em investimento para a realização dos Jogos, em repasses para os Comitês olímpicos e Paralímpicos Nacionais, às Federações esportivas e aos Programas esportivos sociais.

Mais detalhes em: http://rio2016.com/noticias/noticias/

orcamento-para-organizacao-dos-jogos-rio-2016-e-de-r-7-bilhoes

Por que precisamos

proteger as marcas

(23)

somente organizadores, patrocinadores, emissoras de Tv detentoras de direito, licenciados comerciais e não comerciais, além de parceiros oficiais, podem utilizar as marcas do rio 2016 e as marcas protegidas dos Jogos. Ainda assim, sempre de acordo com autorizações prévias e específicas.

5.1. Os PaRceiROs cOMeRciais

os atuais parceiros comerciais dos Jogos rio 2016 são:

5

os parceiros oficiais dos

(24)

5.2. Os PaRceiROs GOVeRnaMenTais

Neste grupo, estão incluídos os três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

(25)

o rio 2016 já tem selecionadas 184 instalações esportivas de 77 cidades, espalhadas por 18 estados das cinco regiões do país que estão cadastradas como “Locais de Treinamento Pré-Jogos”. estas instalações tiveram seus perfis apresentados a todos os Comitês olímpicos Nacionais (CoNs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia on-line, que foi lançado durante os Jogos olímpicos e Paralímpicos Londres 2012.

6

Locais de Treinamento

Pré-Jogos

NORTE INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES NORDESTE CENTRO-OESTE SUDESTE SUL

6

8

13

111

46

(26)

Para integrar o guia, todas as instalações atenderam a demandas e recomendações das Federações esportivas Internacionais. Assim, ficam asseguradas as condições para que CoNs CPNs tragam seus atletas ao Brasil antes dos Jogos, visando, principalmente, ao aperfeiçoamento do treinamento e à concentração, além da aclimatação às condições locais. A identificação dos Locais de Treinamento Pré-Jogos é uma solicitação do CoI e do IPC ao Comitê organizador dos Jogos e ao país-sede. Porém, uma vez identificadas e cadastradas as instalações, cada uma delas passa a negociar diretamente com os CoNs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos e áreas.

6.1 O LeGadO

A definição dos Locais de Treinamento Pré-Jogos é um dos pilares centrais do rio 2016 e representa uma das mais efetivas oportunidades de levar os Jogos a todo o Brasil e consolidar um legado esportivo, por meio da construção ou reforma de instalações públicas e privadas e da capacitação de pessoal, que, mais tarde, poderá ser estendida.

Ao receber as delegações olímpicas e Paralímpicas, as cidades adquirem projeção nacional e internacional, podendo vir a atuar como polos de desenvolvimento esportivo e de especialização técnica em seu estado ou região - conquistando, assim, benefícios econômicos e sociais.

“Oferecer Locais de Treinamento Pré-Jogos

nas cinco regiões do Brasil nos ajuda a

atingir o objetivo de distribuir os benefícios

dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

por todo o país, promovendo a renovação

do parque esportivo nacional, o turismo e o

desenvolvimento de diversas cidades.”

LEONARDO GRYNER, DIRETOR-GERAL DE OPERAçõEs DO RIO 2016

(27)

6.2 diReiTOs de usO

os locais selecionados para receber delegações olímpicas e Paralímpicas no período de aclimatação que antecede os Jogos têm o direito de uso da designação "Locais de Treinamento Pré-Jogos" e podem explorar tal propriedade para a promoção e a divulgação de suas instalações.

Porém, não podem utilizar as marcas rio 2016 em seus materiais, pois tais propriedades são de uso exclusivo dos Parceiros oficiais.

6.3 O PaPeL dOs LOcais de TReinaMenTO PRé-JOGOs

o rio 2016 e os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) assumiram o compromisso, perante o CoI e o IPC, de proteger as marcas olímpicas e Paralímpicas, preservando sua integridade através do uso adequado.

Dessa forma, o rio 2016 conta com os Locais de Treinamento Pré-Jogos para garantir que:

• Toda a sua equipe entenda a necessidade de proteger as marcas rio 2016 e esteja comprometida com o cumprimento do Termo de Compromisso e os Termos de Adesão e

Cooperação.

• Toda a sua equipe esteja engajada no combate ao

marketing de emboscada e à venda de produtos não oficiais, denunciando qualquer uso indevido da marca através do e-maill: protecaoasmarcas@rio2016.com.

(28)

A instalação pode e deve explorar a designação "Local de Treinamento Pré-Jogos". Isso pode ocorrer através da criação de material promocional, brochuras, websites, layouts diversos, com utilização de elementos de promoção local, tais como: atrações turísticas, culturais, hoteleiras, distância entre aeroporto e instalações de treinamento, entre outras.

7

Diretrizes de uso para promoção

e divulgação das instalações

ex.: Material promocional do crystal Palace, que foi o centro de Treinamento do Time brasil durante os Jogos de Londres 2012.

(29)

7.1 usO ediTORiaL

É permitido o uso das marcas rio 2016 com o propósito editorial ou jornalístico, desde que não haja associação comercial. Ainda assim, a mesma deve ser utilizada dentro de seção ou artigo relacionado aos Jogos rio 2016.

Não é permitido aplicar as marcas rio 2016 sem a prévia autorização do Comitê rio 2016, bem como em websites, faixas, totens, letreiros, material promocional ou outros semelhantes, de forma a criar uma associação direta com os Jogos,

especialmente quando houver propósito comercial.

as marcas Rio 2016 foram utilizadas para contextualizar um conteúdo jornalístico

as marcas Rio 2016 foram utilizadas para contextualizar um conteúdo jornalistico

O símbolo olímpico e a marca Rio 2016 foram aplicadas fora do contexto da matéria jornalistica

(30)

7.2 eVenTOs

Não é permitido utilizar as marcas e submarcas rio 2016 para dar título a um evento, de modo a criar uma associação direta com os Jogos – como em “seminário olímpico” ou “Inauguração da Instalação oficial rio 2016” –, especialmente se tiverem propósito comercial. Também não é permitido utilizar a expressão “Cidade sede”, “Cidade Anfitriã” associada aos Jogos rio 2016.

exemplo de uso adequado em promoção de eventos

associação do termo Olímpica e imagem da tocha, criando relação indevida do evento com os Jogos Olímpicos

(31)

7.3 MeRcHandisinG e PROduTOs PROMOciOnais

o Programa de Licenciamento rio 2016 é uma importante fonte de receitas para os Jogos. A comercialização de produtos oficiais também é uma das formas de levar a experiência dos Jogos para todas as pessoas.

Assim, não é permitido:

• Produzir, sem a aprovação do rio 2016, qualquer tipo de produto ou material promocional, institucional ou comercial com a aplicação das marcas oficiais (camisetas, canecas, pins etc.)

• Fazer qualquer promoção relacionada aos ingressos para os Jogos (incluindo promoções eletrônicas), de qualquer edição (olímpicos e Paralímpicos de Inverno e de verão)

• elaborar concurso, jogo ou loteria utilizando qualquer uma das propriedades intelectuais dos Jogos ou que crie qualquer tipo de associação, direta ou indireta, com os Movimentos olímpico e Paralímpico

o rio 2016 agradece a colaboração dos Locais de Treinamento Pré-Jogos no sentido de informar sobre qualquer venda de produto não oficial rio 2016. situações irregulares podem denunciadas pelo e-mail protecaoasmarcas@rio2016.com.

aplicação dos aros Olímpicos e da marca nominativa “Olímpica” e/ou dos agitos e da marca nominativa “Paralímpica” em camisetas promocionais sem a autorização do comitê Rio 2016

uso das marcas ou de seus respectivos elementos fora do contexto dos Jogos

(32)

7.4 WebsiTes e nOMes de dOMíniO

o website www.rio2016.com é a fonte oficial de informações sobre os Jogos rio 2016.

Caso o Local de Treinamento Pré-Jogos queira fornecer em seu website informações sobre o rio 2016, deverá previamente: • solicitar ao rio 2016 autorização para disponibilizar um link

para o site oficial (www.rio2016.com) quando o endereço for mencionado em textos informativos

• solicitar autorização para informar em seu website, em seção relacionada com os Jogos, que o website www.rio2016.com é a fonte oficial para informações dos Jogos.

Não é permitido:

• Criar websites sobre os Jogos com novos nomes de domínio, utilizando, por exemplo, as expressões protegidas

• Criar relógios de contagem regressiva (countdown), pois eles são exclusividade do patrocinador mundial (omega)

exemplo de uso não permitido em relógio de contagem regressiva

(33)

7.5 ReLaciOnaMenTO cOM a iMPRensa

os Locais de Treinamento Pré-Jogos certamente serão muito visados por representantes da imprensa. É importante enfatizar que perguntas relacionadas à organização dos Jogos não devem ser respondidas pelos Locais de Treinamento Pré-Jogos, e sim direcionadas ao Comitê rio 2016.

7.6 sObRe O usO das MaRca dOs cOMiTês OLíMPicOs e PaRaLíMPicOs naciOnais

Caso os Locais de Treinamento Pré-Jogos queiram utilizar em suas instalações as marcas dos Comitês olímpicos e Paralímpicos Nacionais cujas delegações irão atender, deverão conduzir negociações específicas neste sentido e firmar condições de utilização diretamente com CoNs e CPNs.

(34)

o marketing de emboscada, em linhas gerais, é caracterizado por qualquer tentativa intencional ou não de criar uma falsa e não autorizada associação comercial com os Jogos ou com os Movimentos olímpico e Paralímpico.

Fazendo uma analogia simples, seria algo como “pegar carona” na visibilidade que o evento gera sem pagar nada por isso. Tal prática faz com que o público equivocadamente associe aos Jogos algumas marcas que não têm qualquer relação com o evento, prejudicando diretamente e de forma significativa os investimentos feitos pelos parceiros oficiais.

o CoI e o IPC estão engajados em várias ações de prevenção e combate ao marketing de emboscada. A cada edição dos Jogos, várias campanhas educativas vêm sendo feitas com instituições comerciais e não comerciais a fim de disseminar a importância de combater essa prática nociva de mercado.

Já existe legislação específica para proteger a propriedade intelectual do CoI e IPC contra o marketing de emboscada, tal como:

sobre o marketing

de emboscada

8

• Tratado de Nairóbi, de 1981, sobre a Proteção do símbolo olímpico, promulgado pelo Decreto nº 90.124/84;

• Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996); • Lei Pelé (Lei nº 9.615/98)

• Ato olímpico Federal (Lei nº 12.035/2009);

• Ato olímpico estadual – rJ (Decreto nº 41.839/2009);

• Ato olímpico Municipal – rio de Janeiro ( Decreto nº 30.379/2009);

• Atos olímpicos das Cidades do Futebol (Brasília, são Paulo, Belo Horizonte e salvador).

Todos os documentos acima estão disponíveis para download em: http://www2.camara.gov.br ; http://www.planalto.gov.br.

(35)

o Comitê organizador dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016 agradece a colaboração dos Parceiros Governamentais no sentido de zelar pelas Marcas olimpícas e Paralímpicas e o cuidado dedicado ao cumprimento das normas de aplicação de cada uma delas. Caso seja identificado qualquer uso indevido das Marcas oficiais, o rio 2016 pede que a irregularidade seja denunciada pelo e-mail: protecaoasmarcas@rio2016.com Qualquer dúvida relacionada à proteção das marcas que não tenha sido esclarecida neste documento pode ser consultada através do mesmo canal.

Considerações Finais

9

(36)
(37)
(38)

Caso haja alguma dúvida relacionada com Proteção às Marcas e que não tenha sido esclarecida neste documento, favor entrar em contato com o rio 2016 pelo e-mail protecaoasmarcas@rio2016.com.

cRéDITOs fOTOs © AeCoM

P. 9

© CoB / Wagner Carmo P. 12

© Getty Images / Milos Bicanski P. 13

© CoI / Hélène Tobler © Getty Images / LoCoG © CoI

© CoI

© Getty Images / oli scarff © Getty Images / Chris Jackson P. 14

© Getty Images / Andrew Wong © CoI

© Coleção Museu olimpico / CoI © Getty Images / Paul Gilham © CoI / Kishimoto

© LoCoG

© Getty Images / Ian Walton © CPB / Bruno de Lima

P. 16

© rio 2016 / Lisa Hindson © Getty Images P. 18

© Getty Images / Laurence Griffiths P. 21

© Getty Images / Jeff J Mitchell © rio 2016 / Wander roberto P. 28

© Crystal Palace P. 33

© rio 2016 / Wander roberto

comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

A versão 3 desta publicação foi atualizada em relação à anterior com a inclusão de novo texto e novo painel de reconhecimento de patrocinadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

(39)
(40)

Comitê organizador dos

Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016 03.2014

A reprodução, sob qualquer forma, deste documento é terminantemente proibida, salvo mediante a prévia e expressa (por escrito) autorização do Comitê organizador dos Jogos olímpicos e Paralímpicos rio 2016. eventuais autorizações para reprodução deverão ser solicitadas, por via eletrônica, para o endereço protecaoasmarcas@rio2016.com

plus.google.com/+rio2016 instagram.com/rio2016 fb.com/rio2016

youtube.com/rio2016 twitter.com/rio2016

Referências

Documentos relacionados

Pode-se alterar o curso do porta-avi˜ oes, isto ´ e, seu vetor velocidade, alterar o valor de κ, de- terminar o c´ırculo de Apolˆ onio correspondente ` a esco- lha dos parˆ ametros

Anschrift: Parque Náutico 5210-170 Miranda do Douro Telefon: +351 273 432 396. E-mail: info@europarques.com Website:

A variedade Azlor foi a menos afectada por esta ocorrência, o que se justifica pelo porte mais erecto da planta que formar um ramo, enquanto que a variedade Moro

Para organizar as Olimpíadas, foi criado, então, no mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1896, a primeira edição dos jogos da Era Moderna foi em

A regência pode ser entendida como um processo do qual tem sua formação na parte teórica, que é formulada ainda nas salas da universidade, mas que vai ser realmente colocado em prova

Ampliação da figura 7a mostrando as linhas de deslocamento do metal no sentido de rotação da ferramenta na superfície (a) e na raiz da solda (b)..

CONCEITUADOR FORMULADOR ARTICULADOR plano foné-co (fala interna) codificação fonológica codificação grama-cal estrutura de superYcie mensagem pré-verbal geração da

Apesar de ter sido considerado pela UNESCO - United Nations Educational Scientific and Cultural Organization - e reconhecido pelo COI – Comitê Olímpico Internacional -