• Nenhum resultado encontrado

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "14º DOMINGO DO TEMPO COMUM"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

COMENTÁRIO BÍBLICO Leituras: Isaías 66, 10-14c; Salmo 65, 1-20; Gálatas 6, 14-18

(2)

Evangelho: Lucas 10, 1-12. 17-20

“Naquele tempo, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.' Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: 'Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou. Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.»

Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós, em teu nome!» Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu.»

(3)

vv. 1-2: Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe”

Lucas 9,1-6, seguindo Marcos diz-nos que Jesus mandou numa

viagem preparatória os Doze. Possivelmente na Fonte (Q) Lucas encontrou a narração do envio dos 72.

 Outros 72. Em Gn 10 na versão dos LXX mencionam-se as 72 nações do mundo.

 Não só os Doze, mas também todos os cristãos, representados nestes 72, temos a missão de preparar os caminhos do Senhor que é o Salvador.

 Em tempos dos primeiros cristãos e também agora, a messe é grande, mas os obreiros são poucos.

 Obreiro quer dizer trabalhador contratado para a jornada na messe.

 Rogai ao Dono. É um mandato do nosso Irmão Mais Velho que nos anima a unir-nos a Ele para interceder diante do Pai

v. 3: Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Como

cordeiros…

 Não é nada agradável saber que o Cordeiro de Deus nos convida não a colóquios místicos mas a ir, qual mansos cordeiros, a pregar no meio de lobos ferozes.

(4)

 1º: Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias. Já se criou

como um conselho geral. Os que proclamam a Palavra têm que ir como pobres.

 2º: E não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Os

trabalhadores da vinha têm que se dar pressa. Não podem perder o tempo com o Mah shlomja e dar… com a tua saudação, com a saudação da tua mulher, dos teus filhos… numa tagarelice interminável. Há pressa…

 3º: Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A

paz esteja nesta casa!'

 O trabalhador do Reino de Deus, a primeira coisa que tem

que fazer é ser um propagador da Paz, componente importante do Reino. Que o seu Shalom leka o seja de verdade, não um formulismo.

 v. 6: E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará

a vossa paz; se não, voltará para vós.

 Homem de paz: Digno de paz a pessoa que busca e deseja a Paz; assim como o filho da luz é o que busca e está bem disposto à Luz.

 Repousará… se não voltará para vós. Vemos que a Paz que dão Cristo e os seus discípulos é uma paz densa, quase viva que pode discernir e repousar num e dar as costas a outro e voltar para o que dá.

 v. 7: Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver,

pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.

(5)

 Ficai nessa casa. Não temos que nos esquecer, as igrejas vão-se fundando num conjunto de famílias. Assim vemos uma comunidade-igreja que se tinha formado na casa de Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus; saudai também a Igreja que se reúne em casa deles (Rm 16,3.5).

 O trabalhador merece o seu salário. Mais que um salário trata-se de uma recompensa. São Paulo sabia que o Senhor ordenou que aqueles que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho (1Co 9,14.)

 vv. 8-9: Em qualquer cidade em que entrardes e vos

receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.'

 Vos receberem. Receber alguém é igual a dar alojamento e

alimento. Comei sem miramentos legais ou outros prejuízos o que vos for servido.

 Curai e proclamai o Reino de Deus. Este é o trabalho destes trabalhadores – e deveria ser o nosso. E tudo isto se recompensava amorosamente com o alojamento-comida.

 vv. 10-12: Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não

vos receberem, saí à praça pública e dizei: 'Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou. Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.

 Se não vos receberem… inclusive nesse caso não deixeis de proclamar a próxima vinda do Reino de Deus.

 Rejeitar os enviados, é rejeitar Cristo; rejeitar o Enviado é rejeitar Deus… coisa bem séria.

(6)

 Ser pior que a perversa Sodoma é um dito muito forte.

 v. 17: Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria,

dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós, em teu nome!»

 Os discípulos voltam felizes porque o poder que Jesus lhes deu foi totalmente eficaz. Teve que ser impressionante que de simples pescadores se encontraram expulsando demónios e curando enfermos.

 Em teu nome. Com o poder que tu nos deste e invocando a tua pessoa.

 Até os demónios. Impressionar-lhes-ia outros milagres, mas para eles teve que ser delirante que os demónios lhes obedecessem.

 v. 18: Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um

relâmpago»

 Jesus dá mais um passo. Não foram só os demónios secundários que perderam a batalha; o grande Chefe dos Demónios, Satanás, perdeu a Guerra das Alturas.

 … como um relâmpago: Explica a ruína fulminante do império de Satanás. O Reino do Messias-Cristo traz a destruição do Mal-Maligno.

 Satanás, em hebraico, significa Adversário. No Novo Testamento aparece como o grande inimigo de Deus e dono do mundo pecador. Agora anda como “O vosso adversário, o Diabo, como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé” (1Pe 5,8-9).

 O triunfo definitivo será quando Cristo, o Filho de Deus entregar o Reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o Principado, toda a Dominação e Poder. Pois é

(7)

necessário que Ele reine, até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés (1Cor 15,24-25).

 v. 19: Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e

escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano

 Dizia-se que um privilégio dos missionários era que ninguém morria de mordedura de serpente. Aqui Jesus promete aos seus apóstolos e aos que proclamam a Palavra tal dom.

 v. 20: Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos

obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu.

 Estamos perante um paralelismo progressivo. Jesus não quer dizer que não se alegrem de que os espíritos se lhes submetam, mas que melhor se alegrem e gozem que são uns privilegiados, cujos nomes estão nas listas da Glória.

Damos-te graças, Senhor Jesus, porque nos deixas entrever um pouco o teu triunfo sobre Satanás e nos encanta que lhe hajas arrebatado a sua posição mentirosa e triunfante sobre os que se lhe submetem. Queremos Jesus que tu sejas o nosso Único Senhor. Ámen.

Referências

Documentos relacionados

¢ Identificamos e avaliamos os riscos de distorcZo relevante nas Demonstracdes contabeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos

O aumento de 9,5% entre 2015 e 2016 na linha de pessoal decorreu principalmente do maior volume de contratações referentes à expansão de alguns projetos na CRC/Gama que

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES APTOS A EXERCER FUNÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA DA UAB/UFS, EDITAL 03/2020.. RESULTADO DA 1ª ETAPA

a) As empresas que tiverem até 15 empregados integrantes da Categoria Profissional do Comércio que laborarem os dias de domingo receberão uma bonificação de R$: 30,00

Este trabalho tem por objetivo ampliar o entendimento acerca das relações entre empresas construtoras da Bahia e seus fornecedores – serviços especializados, mão-de-obra e projetos

EXCELENTíSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA?.

inovava os quadrinhos japoneses trazendo, principalmente, elementos da linguagem cinematográfica, pois até então os quadrinhos tinham um enfoque teatral. Considerado o “Deus

 a maioria dos alunos refere estar satisfeito/muito satisfeito com a qualidade das aprendizagens desenvolvidas(51), com a qualidade das relações interpessoais