• Nenhum resultado encontrado

MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MEDICINA VETERINÁRIA

Manual de TCC do Curso de Medicina Veterinária, em concordância com o

Regulamento De Trabalhos De Conclusão De Curso, Anexo I, Cap.XIV, da

Resolução n.º 108/2007- COP, de 21 de dezembro de 2007.

O colegiado do Curso de Medicina Veterinária recomenda:

De acordo com o previsto no Art. 121 do Capítulo XIV do regulamento a cima citado:

I

-

Modalidade de trabalho;

I.1O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se de uma pesquisa individual orientada, planejada e apresentada na forma de uma monografia de cunho original e criativo ou de artigo de pesquisa, e é condição imprescindível à obtenção do diploma de graduação no Curso de Medicina Veterinária. Ocorrerá em duas fases, caracterizadas como TCC I e TCC II. Ambas obrigatórias e ocorrendo respectivamente no 7º e 8º períodos do curso (módulo Integral) e 9º e 10º período do curso (módulo noturno). O TCC I pode ser antecipado, desde que o aluno e orientador sigam o edital em vigor a época.

I.2 A pesquisa pode ser realizada nas modalidades bibliográfica, experimental, de campo, documental ou estudo de caso e será comunicada na forma escrita e na forma oral.

FACULDADE ASSIS GURGACZ_FAG

(2)

I.3 Podem ser usadas, em determinados limites, experiências advindas de Estágios Curriculares ou Extracurriculares para a produção do TCC, como atividades de função complementar, obedecendo aos dispositivos do Regulamento Geral, da Resolução que trata dos Trabalhos de Conclusão de Curso da FAG e do projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária.

I.4 A escolha do formato de apresentação final do TCC ficará a critério do orientador após a defesa do anteprojeto TCC, de acordo com as recomendações feitas pela banca examinadora.

I.5 A redação técnico-científica e a apresentação gráfica da versão final do TCC quando no formato monográfico, obedece a norma apresentada no Manual para elaboração de Trabalhos Acadêmicos da FAG, sempre em sua última edição, em acordo com a ABNT. Se artigo segue as normas da revista da Fag, Cultivando o Saber.

§ único - A versão final do TCC é revisada pelo orientador do acadêmico e pelo coordenador de TCC do curso, após a defesa do trabalho de pesquisa, acatando ás recomendações da banca examinadora, quando houver.

I.6 O TCC pode ser realizado a partir do inicio do 4º período do curso, desde que o acadêmico não apresente dependências em mais de uma (01) disciplina, a data do início do anteprojeto de TCC.

São objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso:

I oferecer oportunidades e condições ao acadêmico para o aprofundamento científico no campo de conhecimento próprio do seu curso;

II propiciar a iniciação à produção de conhecimento científico, necessário para o desenvolvimento da autonomia intelectual do formando em Medicina Veterinária;

III instigar o exercício reflexivo sobre os temas tratados durante a formação acadêmica;

IV propiciar o desenvolvimento da maturidade intelectual e a capacidade técnica profissional, mediante o aprofundamento temático, o estímulo a produção cientifica, a consulta bibliográfica geral e específica e a experimentação;

V estimular o aprimoramento da capacidade crítica e criativa dos profissionais de Medicina Veterinária.

I.7 O Trabalho de Conclusão de Curso, incluídos anteprojeto e monografia/artigo são desenvolvidos sob a orientação de um mesmo professor do Curso de Medicina Veterinária da FAG, salvo casos em que a área de TCC não esteja contemplada entre as áreas de atuação dos professores orientadores.

(3)

I.8 O aluno poderá receber auxílio de outro professor que não o seu orientador ou de profissional que não faça parte do corpo docente do Curso, desde que com o consentimento do orientador e aprovação do colegiado;

I.9 Em caso de TCC realizado conjuntamente com os estágios, curriculares ou extracurriculares, deverão ser acompanhados por um orientador interno e um colaborador externo, obrigatoriamente.

I.10 O colaborador externo deverá ser aprovado pelo colegiado do curso e se comprometerá em seguir todas as normas previstas na resolução geral de TCC bem como no manual do curso.

I.11 Caso o aluno não encontre nenhum professor que se disponha a assumir a sua orientação, deve procurar o Coordenador do TCC, a fim de que lhe indique um orientador;

I.12 Em concordância com as recomendações da Direção Acadêmica a coordenação do curso de Medicina Veterinária esclarece que cada orientador poderá ter até no máximo 10 alunos sob sua orientação, compreendendo o TCC I e II.

II – Normas para o desenvolvimento, apresentação e divulgação;

II.1 O processo do TCC compreende o desenvolvimento de atividades sucessivas que ocorrem em duas fases do curso, sempre seguindo o edital do semestre vigente divulgado no inicio de cada semestre pelo professor de TCC juntamente com a coordenação do curso, a saber:

I - Fase de elaboração do anteprojeto de TCC ou TCC I, com entrega de versão escrita, sendo o 7º ou 9º período (integral ou noturno, respectivamente) do curso o prazo máximo para integralização desta etapa. O acadêmico para ingressar oficialmente em TCC I deverá seguir os seguintes passos, obedecendo ao disposto no edital vigente a época:

a- Protocolo do Trabalho de Conclusão de curso TCC I

b-Protocolo do anteprojeto de TCC I (1 via impressa), segundo as normas da Revista Cultivando o Saber.

II – Fase de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, seguido de redação de artigo ou monografia seguido de defesa em banca, sendo a defesa em banca

(4)

do trabalho de conclusão de curso obrigatoriamente no último período do curso. O TCC II compreende as etapas seguintes, obedecendo ao disposto no edital vigente a época:

a- Comparecimento do acadêmico junto ao professor de TCC para agendar a realização de atividades referentes a disciplina de TCC, obrigatória.

b- Entrega ao orientador, por parte do orientando, de uma versão do TCC II, contendo Introdução, referencial teórico e Encaminhamento Metodológico.

c- Protocolo ao professor de TCC da redação do Trabalho de Conclusão de Curso monografia, seguindo as normas do Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos da FAG, edição atualizada ou artigo (acompanhado das normas de publicação da revista selecionada), em três vias impressas (sem encadernação), acompanhadas formulário: Protocolo do Trabalho de Conclusão de Curso TCC II, para exame em banca de defesa.

d- defesa em banca do TCC II do Curso de Medicina Veterinária,

e- Após a realização das correções do TCC com as sugestões da banca de defesa, o acadêmico irá:

- Protocolar a versão final do TCC II monografia e/ou artigo (sem encadernar) corrigidos, uma via impressa e uma em CD, nos formatos word e pdf.

& Os documentos constantes do item e devem ser protocolados em envelope endereçado ao professor de TCC. Os CDs devem ser etiquetados com o nome do acadêmico, de seu orientador e o titulo do TCC. Os CDs em branco ou com arquivos danificados serão considerados como não protocolados.

Norteiam as fases do TCC os pressupostos abaixo relacionados:

a. O aluno pode sugerir o Professor Orientador, cabendo à Coordenação do TCC à decisão final;

b. O Professor Orientador pode se recusar a orientar um aluno se o objeto de desenvolvimento do mesmo for de área distinta de sua formação e experiência.

c. Todos os professores que ministram disciplinas técnicas do curso, sem exceção, poderão atuar como orientadores e como colaboradores no que diz respeito aos conteúdos de suas respectivas disciplinas e área profissional de atuação.

d. As atividades desenvolvidas no anteprojeto de TCC consistem em encontros semanais, entre o Professor Orientador e o aluno, para a realização do trabalho, que deverá estar vinculado aos objetivos e propostas do Curso de Medicina Veterinária.

e. No anteprojeto de TCC deverá ser apresentada a proposta de trabalho, cuja redação deverá estar em concordância com o item Projeto de Pesquisa normalizado pelo Manual para elaboração Trabalhos Acadêmicos da FAG, sempre a edição atualizada.

(5)

f. A realização do TCC seguirá todas as exigências do Comitê de Ética da instituição, quando pertinentes.

g. Será exigido um mínimo de 12 encontros por semestre, entre professor orientador e aluno orientado.

h. No concernente as bancas de TCC II, serão dois os membros que comporão a banca juntamente ao professor orientador. Sendo que poderá haver a participação de membro externo, desde que este seja graduado em área afim ao trabalho realizado e não tenha parentesco em 1º e 2º grau com o discente ou com seu orientador.

$ A participação de membro externo é de total responsabilidade do orientador, não cabendo a Faculdade Assis Gurgacz nenhum comprometimento com hospedagem, deslocamento ou qualquer outra despesa que este venha a ter para efetivar sua participação na avaliação do referido TCC.

$ O convite à participação em banca de profissional externo a instituição deve ser oficialmente realizada pelo professor orientador, mediante carta convite por ele elaborada e encaminhada ao convidado. A carta deve conter em anexo a carta resposta para que o convidado de sua resposta oficialmente já indicando a data e hora da realização da banca.

III– Atribuições do acadêmico, específicas do curso;

III.1. Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado no 7º período do curso e aquele matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação em Medicina Veterinária;

III.2. O aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I. Freqüentar as reuniões convocadas pelo professor do TCC ou pelo seu orientador e executar todos os procedimentos metodológicos referentes ao seu trabalho de TCC;

II. Manter contatos regulares com o Professor Orientador, de acordo com o horário previamente fixado, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas; manter a ficha de acompanhamento de orientação devidamente preenchida e assinada conforme o calendário de encontros estabelecidos com o orientador bem como protocolar as fichas de acompanhamento na data determinada pela coordenação de TCC;

III. Cumprir o calendário divulgado em edital semestralmente pela Coordenação do curso para entrega de relatórios parciais, protocolo de anteprojeto,

(6)

defesa em banca de TCC , entrega da versão final do Trabalho de Conclusão do Curso, etc;

IV. Elaborar a versão final de seu Trabalho de Conclusão de Curso, após a aprovação do Professor Orientador, de acordo com o presente Regulamento;

V. Comparecer em dia, hora e local determinado pelo professor do TCC, para apresentar e defender o Trabalho de Conclusão de Curso;

VI. Manter dados de endereço, telefone e e-mail atualizados e corretos junto a coordenação de TCC, sendo que esta não se responsabiliza por eventuais prejuízos sofridos por parte do aluno, em função do não cumprimento deste item do manual;

VII. Conhecer na integra as normas da Resolução geral de TCC da FAG e as específicas do curso, apresentadas neste manual;

VIII. Estando ele no 8º período de curso, freqüentar e desenvolver as atividades referentes a disciplina de TCC, em horário fixado pelo professor de TCC.

IV Atribuições do professor responsável pelo TCC, específicas do curso.

IV.I O professor responsável pelo TCC no curso de Medicina Veterinária deve lançar semestralmente o edital referente as datas limites do TCC I e II para o semestre vigente, obedecendo o calendário acadêmico da instituição, prevendo os prazos necessários para a realização das atividades bem como as datas limites de registro por parte da secretaria acadêmica. IV.2 Atender, em horário pré fixado no inicio de cada semestre, os acadêmicos para esclarecimento de duvidas ou a solução de eventuais problemas de orientação e desenvolvimento do trabalho;

IV.3 Dar ciência aos membros do colegiado do curso de Medicina Veterinária do edital e das normas de TCC do curso,

IV.4 Solicitar a formalização do TCC por parte de acadêmicos e orientadores, organizar os documentos e encaminhar a listagem de orientadores para a coordenação de curso;

IV.5 Viabilizar a estrutura física para a realização das bancas de TCC II, sempre que solicitado pelos orientadores em prazo adequado de no mínimo 7 dias úteis (não considerar o sábado e domingo);

IV.6 Discutir junto a coordenação do curso e a direção pedagógica situações que considerar especiais que eventualmente ocorram no desenvolvimento dos TCCs.

IV.7. Receber dos orientandos bem como de seus orientadores os formulários de acompanhamento de orientação preenchidos e assinados.

IV.8 Auxiliar os acadêmicos e os professores orientadores sempre que possível, na resolução de eventuais dificuldades de natureza organizacional interna, de relacionamento e comunicação entre ambos.

(7)

IV.9 . É da competência do professor do TCC à solução de casos especiais, podendo, se entender necessário, encaminhá-los para análise pelo Colegiado do Curso;

V. Atribuições do professor/orientador, específicas do curso;

V.1. O Professor Orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I. Atender regularmente seus alunos orientandos, em horário previamente fixado e controlar, através de formulário específico, a freqüência dos alunos. Cabe ao Professor Orientador a definição do horário de atendimento ao orientando. Analisar e avaliar os relatórios de atividades que lhes forem entregues pelos seus orientados;

II. Providenciar as condições experimentais necessárias ao desenvolvimento da metodologia do trabalho de TCC, nos setores responsáveis, quando este for executado nas dependências da FAG.

III. Autorizar, por escrito, o protocolo do trabalho de TCC, parcial e final, para encaminhamento a banca examinadora, na versão final revisada e vistada por ele, ao professor de TCC.

IV. Indicar os membros e presidir a banca examinadora do trabalho por ele orientado, sem, contudo, argüir o aluno na sua sessão de apresentação.

V. Participar das defesas para as quais estiver designado;

VI. Assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação dos trabalhos e as atas finais das sessões de defesa.

VII. Verificar se as correções e adequações sugeridas pela banca foram realizadas pelo Orientando.

VIII. Conhecer na integra as normas da Resolução geral de TCC da FAG e as específicas do curso, apresentadas neste manual;

IX. Manter atualizados seus dados pessoais, endereço, telefone e e-mail, bem como as linhas de orientação de seu interesse, junto a Coordenação de TCC;

X. Atender as solicitações do professor de TCC e participar das reuniões agendadas pela coordenação;

XI. Comunicar imediatamente ao professor responsável pelo TCC, de forma oficial escrita, qualquer situação atípica que ocorra durante sua orientação, em qualquer etapa do TCC I e II.

V.2 A substituição de orientador só é permitida através de solicitação escrita e fundamentada ao professor do TCC e quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante aquiescência expressa do professor substituído;

(8)

VI

Recursos disponíveis, vínculo e quebra de vínculo do acadêmico com o

desenvolvimento do trabalho;

VI.1. O não cumprimento, por parte do aluno, das obrigações dispostas neste regulamento, autoriza o Professor Orientador a desligar-se dos encargos de orientação, através de comunicação oficial e fundamentada ao Coordenador do TCC, até no máximo o inicio do semestre relativo a defesa em banca da versão final do TCC.

VI.2 O Coordenador de TCC poderá indeferir o pedido se julgar insuficiente a justificativa apresentada ou se entender não haver mais tempo hábil para a conclusão do trabalho sob orientação de outro docente.

VI.3 O Orientando pode apresentar, nos três dias seguintes à ciência do desligamento, justificativa perante o Coordenador de TCC e solicitar novo Orientador.

VI.4. No caso de indeferimento da solicitação, estará o aluno reprovado na disciplina de TCC. VI.5 Os casos omissos que surgirem serão submetidos a apreciação do colegiado do curso, sempre tendo como fundamento o Regulamento De Trabalhos De Conclusão De Curso, Anexo

I da Resolução n.º 108/2007- COP, de 27 de dezembro de 2007.

VI.6 A instituição disponibilizará aos acadêmicos as suas instalações físicas para o desenvolvimento do TCC, seus equipamentos e material permanente, não se responsabilizando por material de consumo e insumos que venham a ser utilizados no desenvolvimento do TCC. O acadêmico e seu orientador devem prever no orçamento de seu anteprojeto como serão financiados e adquiridos os itens não disponibilizados pela instituição.

VII Critérios de avaliação (freqüência às orientações, fichas de

acompanhamento, o que será avaliado e como);

VII.1 A matrícula no TCC II tem como pré-requisito à entrega e apresentação do anteprojeto de TCC I, sendo que o aluno que não o fizer ficará obrigado a realizar todas as etapas referentes ao TCC I no 8º período, juntamente com as específicas do TCC II.

Para avaliar o TCC II:

VII.2 Os membros da banca examinadora, a contar da data do recebimento dos trabalhos, têm o prazo de 07 (sete) dias para procederem à leitura e análise dos mesmos.

(9)

a. Aprovado;

b. Aprovado, necessitando de alterações e/ou correções. c. Reprovado

VII.4. Na defesa, o aluno tem 15 (quinze) minutos para apresentar seu trabalho e cada componente da banca examinadora até (cinco) minutos para fazer sua argüição, dispondo ainda o discente de até outros 5 (cinco) minutos para responder os examinadores;

VII.5. A atribuição das notas dá-se após o encerramento da etapa de argüição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração o texto escrito, a sua exposição oral e a defesa na argüição;

VII.6. Utilizam-se, para a atribuição das notas, ficha de avaliação individual, onde o professor apõe suas notas para cada item considerado, a saber: A nota atribuída pelos membros da banca será composta de até 0,0 a 8,0 (oito) para o trabalho escrito, até 1 (um) para a argüição e até 1 (um) para a apresentação oral;

VII.7. A nota final do aluno é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, com peso 10,0 (dez).

VII.8. Para aprovação o aluno deve obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

VII.9. A banca examinadora, por maioria, após a defesa oral, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos de seu trabalho. O prazo para apresentar as alterações sugeridas é de no máximo 07 (sete) dias. Havendo a necessidade de reapresentação da versão final de TCC por recomendação da banca, o aluno terá prazo de 15 (quinze) dias para fazê-lo. O trabalho alterado será avaliado pela mesma banca, que apresentará o resultado (aprovado ou reprovado) em edital em, no máximo, 05 (cinco) dias.

VII.10. O aluno que não entregar o TCC, ou que não se apresentar para a sua defesa oral, sem motivo justificado, via protocolo, na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado na disciplina atinente ao Trabalho de Conclusão do Curso;

Em apêndice (I) estão os formulário referentes ao TCC I e II.

Prof. Pedro Henrique D, Tomasi e Prof. Fernando Garbelotti

Professores responsáveis pelo TCC do curso de Medicina Veterinária. CONTATOS: medicinaveterinaria@fag.edu.br

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

Interesse pela área profissional a que o curso dá acesso; Subir na carreira, ser Prestígio da UL Sim Interesse pelas disciplinas Proximidade geográfica; Prestígo.

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Por Art Byrne Gerentes lean lideram e comportam-se de uma maneira completamente diferente do gerente que a maioria de nós considera tradicional.. E essa diferença

Comparada, pela USP. Mestre em Teoria da Literatura pela UNESP. Graduado em Letras pelo UNITOLEDO - Araçatuba.. Revista Contemporânea: Revista Unitoledo: Arquitetura,