• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO 2011-1

DISCIPLINA: Educação do Campo - JP0026 PROFESSOR: Dr.ª Arlete Salcides

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 45h Carga Horária Prática: 15h II – EMENTA

Estudo de manifestações do modo de vida e de trabalho camponês, não em uma territorialidade específica, mas na multiforme interação entre campo e cidade, constitutiva do processo de desenvolvimento sócio-econômico brasileiro; os lugares e não-lugares da educação nessas diversas ruralidades. Aborda a realidade camponesa e às discussões já acumuladas em torno da Educação do Campo. Contempla discussões acerca da relação rural-urbano ou urbano-rural. Estudo de teorias e métodos apropriados para se traçar qualquer processo educativo que tenha a presunção de ser adequado. Busca dar conta das concepções de campo, das territorialidades, dos sujeitos que vivem no e do campo. Enfatiza alternativas pedagógicas para contextos de diversidades de culturas, de meio-ambiente, de geração de renda, etc., e o estudo de métodos pedagógicos ativos.

III - OBJETIVOS GERAL

Apropria-se de conhecimentos técnico-científico e metodológicos indispensáveis à elaboração de projetos educativos que atendam às especificidades que caracterizam os diferentes contextos rurais em que as escolas se inserem.

ESPECÍFICOS

Ampliar e qualificar o conhecimento dos acadêmicos acerca do lugar da educação do campo nas Políticas Públicas e na Legislação Brasileira - História, Lutas e Conquistas. Identificar a contribuição de estudos e investigações dos campos da sociologia e da economia rural, bem como da educação ambiental na caracterização e na interpretação de fenômenos presentes em diferentes contextos rurais.

Apropria-se de procedimentos indispensáveis à investigação de aspectos que caracterizam diferentes realidades educacionais, sociais, econômicas, culturais e políticas

Aplicar conhecimentos técnico-científicos e metodológicos em favor da qualificação dos projetos educacionais e das práticas pedagógicas em vigor nas escolas do campo.

IV - CONTEÚDOS

I-Educação do Campo nas Políticas Públicas e na Legislação Brasileira - História, Lutas e Conquistas

(2)

II-Desenvolvimento rural sustentável: A questão do risco social e do desenvolvimento Integrado e sustentável de áreas rurais na perspectiva do envolvimento da população camponesa e da escola na promoção do desenvolvimento local

III-Envolvimento em estudos e debates que visam responder a seguinte questão: Como cada escola pode dar conta de dialogar e intervir nos territórios rurais em que se inserem – na perspectiva da promoção do desenvolvimento rural integrado e sustentável desejado?

IV-Estudos de experiências exitosas de instituições voltadas à valorização e ao fortalecimento das identidades das populações rurais: O que e como está se ensinando nas escolas rurais? Quais os recursos e materiais de apoio pedagógico produzidos e disponibilizados?

V – METODOLOGIA

A abordagem metodológica prevista visa responder à parceria entre a Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão e as Equipes Pedagógicas das Secretarias de Educação dos municípios de Arroio Grande e de Jaguarão emerge do comum interesse de elaboração de um Projeto de formação de profissionais da educação capazes de atender às especificidades que caracterizam as áreas rurais.

Nessa perspectiva, foram selecionadas estratégias de ensino capazes de garantir os conhecimentos técnico-científicos e metodológicos indispensáveis à formulação, à gestão e à implementação de projetos educacionais adequados aos múltiplos contextos rurais em que se inserem as diferentes escolas do campo, através de trabalho de investigação nas áreas rurais tanto do município de Arroio Grande e de Jaguarão.

TÉCNICAS

Aulas expositivo-dialogadas Trabalho de grupo

Seminários de leituras e para apresentação de dados de pesquisa e relatos de experiências; Investigação científica;

Viagens e visitas de estudos RECURSOS

Data-show quadro branco

VI – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

AULA 1 – Apresentação dos acadêmicos. Levantamento de expectativas acerca da disciplina. Análise e discussão do Plano de Ensino. Exposição (Power point) da história da educação rural no Brasil (legislação e políticas públicas). Encaminhar leitura do Panorama da Educação do Campo no Brasil – Inep/ MEC- 2007

(3)

AULA 2 – Análise e discussão coletiva do Diagnóstico da Educação Rural no Brasil- Inep- MEC/2007. Encaminhar leitura das Diretrizes Curriculares da Educação Básica das escolas do campo (2002) e das Diretrizes complementares (2008).

AULA 3 – Debate sobre o “estado” da oferta da educação no campo – municípios de Arroio Grande e Jaguarão, a partir da apresentação de dados de pesquisas coordenadas pela professora e acadêmicos que realizaram pesquisa sobre o tema. AULA 4 – Discussão das Diretrizes Curriculares da Educação Básica das escolas do campo (2002) e das Diretrizes complementares (2008). Encaminhar a leitura do texto Orientações Curriculares para a educação infantil do campo.

AULA 5 – Apresentação e análise crítica de dados do diagnóstico da oferta de educação infantil no campo – Inep/ MEC – 2010. Discussão do texto Orientações Curriculares para a educação infantil do campo. Encaminhar leitura do texto Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais.

AULA 6 – Discussão de texto Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. Encaminhar a leitura do texto A Consolidação da Aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino.

AULA 7 – Discussão do texto A Consolidação da Aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino. Apresentação de dados da pesquisa de caracterização da escola Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande), coordenada pela professora da disciplina. Elaborar questões a serem propostas à Profª Espec. Gisiane Añaña - diretora da escola.

AULA 8 – Apresentação e discussão da proposta pedagógica da escola Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande). Participação: Profª Espec. Gisiane Añaña - diretora da escola

AULA 9 - Elaboração coletiva de Instrumentos Coleta de Dados – Viagem de Estudos: Visita à escola do campo Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande). Orientações para elaboração de Relatório de Visita. Revisão Geral dos conteúdos abordados na disciplina.

VISITA (sábado)

AULA 10 Atividade Prática (Das 8h às 14h = 6 h/a): Viagem de estudos à escola do campo Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande). Conhecer as dependências da escola, realizar entrevistas com professores e estudantes. Participar de reunião com professores, estudantes e membros da comunidade. Debate oral: comentário crítico dos registros da visita à escola Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande).

PROVA 1 [valor: 2,0]

RECUPERAÇÃO PROVA 1 [valor: 2,0]

AULA 11 – Entrega do Relatório de Visita à escola do campo Margarida Salaberry (assentamento 1ª Conquista - Arroio Grande). Apresentar e analisar, coletivamente, informações disponíveis sobre o funcionamento do Instituto Educacional Josué de Castro (Site e Relatório de Pesquisa coordenada pela professora). Orientações para

(4)

elaboração de Instrumentos Coleta de Dados a serem usados na Visita de Estudos ao Instituto (para aula 12). Encaminhar leitura dos textos “Programa Nacional de Educação no âmbito da Reforma Agrária: Avaliação de Projetos em Execução no Instituto de Educação Josué de Castro – ITERRA/MST - Veranópolis/ RS” e “Os princípios unitários na escola técnica do MST”.

AULAS 12

VISITA. Discussão do texto “Programa Nacional de Educação no âmbito da Reforma Agrária: Avaliação de Projetos em Execução no Instituto de Educação Josué de Castro – ITERRA/MST - Veranópolis/ RS” e “Os princípios unitários na escola técnica do MST”. Revisar, coletivamente, os instrumentos de coleta de dados (pauta de observação e registro da visita ao Instituto Educacional Josué de Castro, bem como os roteiros das entrevistas a serem realizadas). Orientar sobre os itens que deverão compor o relatório de visita. Encaminhar a leitura dos textos [1] A escola do campo em movimento; [2] Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo; [3] Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básica; [4] A proposta pedagógica do MST para as escolas dos assentamentos. A construção da escola necessária.

Atividade Prática (Das 8h às 14h = 6 h/a): Viagem de estudos ao Instituto Educacional Josué de Castro – ITERRA [no município de Veranópolis]. Conhecer as dependências da escola. Exposição da proposta pedagógica da escola, realizar entrevistas com professores e estudantes. Participar de reuniões com diferentes turmas de estudantes.

AULA 13 – Discussão dos registros e dados coletados na visita de estudos ao Instituto Educacional Josué de Castro – ITERRA [no município de Veranópolis]. Seminário de Leitura 1: Discussão dos textos encaminhados na aula 12.

AULA 14 – Entrega do Relatório da visita de estudos ao Instituto Educacional Josué de Castro – ITERRA [no município de Veranópolis]. Apresentação de resultados de pesquisas coordenadas pela professora da disciplina e acadêmicos da Unipampa, realizados com a finalidade de caracterizar a oferta de ensino e dos PPPs de escolas do campo de Jaguarão e Arroio Grande.**Participação de oito acadêmicos-autores dos estudos. Encaminhar a leitura do texto “Educação em meio rural e desenvolvimento local”.

AULA 15

VISITA: (Domingo) Seminário de Estudos: Debater o texto “Educação em meio rural e desenvolvimento local”, encaminhado na aula 15, a partir da seguinte questão: Como cada escola pode dar conta de dialogar e intervir nos territórios rurais em que se inserem – na perspectiva da promoção do desenvolvimento rural integrado e sustentável desejado? **Participação do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Jaguarão. Análise de instrumentos a serem adotados na coleta de dados junto às comunidades residentes no entorno das escolas do campo de Jaguarão. **Orientar procedimentos a serem adotados para organização e sistematização de dados coletados através da aplicação de formulários. [Apoio: Laboratório de Informática Unipampa]. Organizar a turma em 10 grupos. Distribuir um texto para leitura [+ elaboração de resumo] para cada grupo: [1] Pausas para

(5)

reflexões acerca da educação do campo no município de Gravataí; [2] Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação; [3] Organização do processo educativo.; [4] Escolas do campo: encontros e desencontros do processo avaliativo; [5] Limites e possibilidades: um olhar sobre o projeto político pedagógico na perspectiva da educação do campo; [6] Formação de educadores de EJA: possibilidades de formação humana; [7] Práticas educativas no ensino médio; [8] Um contexto, uma época: a escola e os sujeitos jovens do campo; [9] Discutindo a cultura camponesa no processo de ensino-aprendizagem em três escolas do sul do Brasil; [10] Práticas educativas na sala de aula.

Atividade Prática (Das 8h às 13h = 5 h/a): Viagem de estudos às áreas rurais em que se localizam as escolas do campo do município de Jaguarão. Coleta de dados nas comunidades do entorno das escolas.

AULA 16 – Seminário de Leitura 2: Apresentação e discussão de textos encaminhados na aula 15.

AULA 17 – Entrega de Tabelas/ Gráficos gerados da sistematização de dados coletados na viagem de estudos. Revisão Geral de conteúdos abordados na disciplina.

AULA 18 – PROVA 2 (valor: 2,0)

Dia: Recuperação PROVA 2 [valor: 2,0) VII – AVALIAÇÃO

Avaliação inicial ou diagnóstica

Parte-se do levantamento de conhecimentos prévios que os acadêmicos têm sobre a história da educação do campo no Brasil, políticas públicas, legislação e aspectos que caracterizam as realidades educacionais, sociais, políticas, econômicas e culturais das populações que residem e trabalham noas áreas rurais e das escolas.

Estratégias e instrumentos de verificação de conhecimentos:

Discussões orais, a partir de relatos de experiências dos próprios acadêmicos e do que estudos e pesquisas sobre o tema têm apontado.

Avaliação Formativa

Visa-se a identificação dos aspetos que vêm caracterizando o processo de construção de conhecimentos a partir do envolvimento dos acadêmicos nas propostas de ensino, com vistas a oportunizar a revisão e a diversificação de estratégias de ensino indispensáveis à qualificação dos percursos individuais e coletivos de aprendizagens significativas necessárias à superação de possíveis entraves ao melhor aproveitamento dos acadêmicos.

Estratégias e instrumentos de verificação de conhecimentos: Relatório Visita 1 (Escola Margarida Salaberry) – Valor: 1,5

Relatório Visita 2 (Instituto Educacional Josué de Castro) - Valor: 1,5 Relatório Viagem de Estudos (comunidades rurais de Jaguarão) - Valor 1,0 Resumo (Seminário de leitura 1) – Valor: 1,0

(6)

Resumo (Seminário de leitura 2) – Valor: 1,0 Avaliação Somativa:

Na perspectiva de quantificar o grau de aproveitamento dos acadêmicos na disciplina, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

Estratégias e instrumentos de verificação de conhecimentos: Prova 1 – Valor: 2,0

Prova 2 – Valor: 2,0 OBSERVAÇÕES:

****Os acadêmicos cujo aproveito se traduzir em valor quantitativo igual ou superior a 6,0 e que obtiver , no mínimo, 75% de freqüência, estarão aprovados.

****Prevê-se que, ao longo do semestre, sejam oportunizadas atividades de recuperação, com vistas à superação de possíveis entraves e à qualificação de aproveitamento dos acadêmicos.

VIII – REFERÊNCIAS BÁSICAS

AMIGUINHO, Abílio. Educação em meio rural e desenvolvimento local. Revista Portuguesa de Educação, 18(2), pp. 7-43, 2005, CIEd - Universidade do Minho

ANTONIO, Clésio Acilino e LUCINI, Marizete. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 177-195, maio/ago. 2007 177. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br

ARROYO, Miguel e FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação básica do campo: a educação básica e o movimento social no campo. V.2. Brasília, 1999.

BENJAMIN, César e CALDART, Roseli Salete. Por uma educação básica do campo: projeto popular e escolas do campo. V.3. Brasília, 1999.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003.

Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho Necessário. MST - Ano 2, nº 2, 2004. (Texto produzido a partir da exposição “A construção da identidade da Educação do Campo”, desenvolvida no Seminário Estadual da Educação do Campo promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná de 9 a 11 de março de 2004).

INEP | MEC. Panorama da Educação do Campo. Brasília | DF, 2007

Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais da Educação Básica para as Escolas do Campo, de 03 de abril de 2002.

Ministério da Educação. Diretrizes Complementares da Educação Básica para as Escolas do Campo. Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008.

(7)

COMPLEMENTARES

ALMEIDA, Luiz Paulo de. et al. Discutindo a cultura camponesa no processo de ensino-aprendizagem em três escolas do sul do Brasil. . In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

ALVES FILHO, Eloy; SALCIDES, Arlete Maria Feijó. Pausas para reflexões acerca da educação do campo no município de Gravataí.. In: Hilda Jaqueline de Fraga. (Org.). Teorias & fazeres: caminhos da educação popular: Educação do campo.. GRAVATAÍ: Prefeitura Municipal de Gravataí. Secretaria Municipal de Educação, 2008, v. 15, p. 31-42.

ALVES FILHO, Eloy e SALCIDES, Arlete. Programa Nacional de Educação no âmbito da Reforma Agrária: Avaliação de Projetos em Execução no Instituto de Educação Josué de Castro – ITERRA/MST - Veranópolis/ RS

FISCHER, Chirlei Werkhausen; FOGAÇA, Jaime e ROESLER, Verônica Luiza. Práticas educativas no ensino médio. . In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

FONSECA, Clair da. et al. A organização do processo educativo. In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

JUCHEM, Bárbara Bellini et al. Práticas educativas na sala de aula. . In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

MENEZES NETO, Antonio Julio Os princípios unitários na escola técnica do MST. UFMG.

PELLIZZARI, Clarice; PIETROSKI, Cleomar José e PALUDO, Conceição. Escolas do campo: encontros e desencontros do processo avaliativo. . In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

RIBEIRO, Marlene. Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básica. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago 2001 Nº 17

SAVELI, Esméria de Lurdes. A proposta pedagógica do MST para as escolas dos assentamentos. A construção da escola necessária. Publicado UEPG, Ciências Humanas 8 (1): 19-30, 2000

SOUZA, Adriano Borges de.; FERREIRA, Claudemir da Conceição e GRITTI, Silvana Maria. Formação de educadores de EJA: possibilidades de formação humana. In:

(8)

MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências). SOUZA, Eloir José de. et al. Limites e possibilidades: um olhar sobre o projeto político pedagógico na perspectiva da educação do campo. In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD Experiências).

SOUZA, Maria Eunice Barbosa de.; ANDREATTA, Marcelo de Faria Corrêa e RAMBO, Sirlei Terezinha Frizão. Um contexto, uma época: a escola e os sujeitos jovens do campo. . In: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares e PALUDO, Conceição (Orgs.).Teoria e prática da educação do campo - análises de experiências organizadoras. Brasília: MDA, 2008. 236 p. -- (NEAD)

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho trata da gestão do financiamento da política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, desenvolvida em tempo integral, pela Secretaria

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e