• Nenhum resultado encontrado

Acampamento de Páscoa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acampamento de Páscoa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agrupamento nº 929

Escuteiros Marítimos de Belém

Flotilha 110 – Vasco da Gama

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 1 de 6

Acampamento de Páscoa

“Das Tormentas à Boa Esperança”

16 a 20 de Abril de 2011 Valada do Ribatejo – Cartaxo

Chefia de Campo:

Chefe de Flotilha: João Henriques (Tainha)

(2)

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 2 de 6

Valada do Ribatejo:

Valada é uma das oito freguesias do Concelho do Cartaxo, sendo também uma das mais antigas. Segundo os historiadores foram os Romanos os primeiros agricultores do campo de Valada, no entanto é durante o domínio árabe que aparecem os primeiros documentos fazendo referência aos seus terrenos ricos e férteis.

Actualmente, a freguesia de Valada ocupa uma superfície de 42,3 quilómetros quadrados e tendo uma população de cerca 903 habitantes. É composta pelas povoações de Porto de Muge, Reguengo e Palhota, para além da sede de freguesia que é Valada. A freguesia é delimitada Norte pela Freguesia de Vila Chã de Ourique; a Sul - Município de Azambuja; a Nascente Municípios de Salvaterra de Magos e Almeirim; a Poente Freguesia de Vale da Pedra.

Em Porto de Muge existe a Ponte Rainha Dona Amélia, notável obra de engenharia, inaugurada a 14 de Janeiro de 1904 por Sua Majestade o Rei Dom Carlos I. Esta ponte construída para o movimento ferroviário, foi desactivada e, presentemente, está adaptada para o tráfego rodoviário.

A Palhota é uma aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.

Azambuja:

A Azambuja é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, com cerca de 6 900 habitantes.

É sede de um município com 261,66 km² de área e 21 748 habitantes (2006) [1], subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Rio Maior, a nordeste por Santarém, a leste pelo Cartaxo, a sueste por Salvaterra de Magos, a sul por Benavente e Vila Franca de Xira e a oeste por Alenquer e pelo Cadaval.

O Cabo das Tormentas:

Foi dobrado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias. Contam as crónicas da época que, como foi avistado depois de vários dias em que os marinheiros sofreram violentas tempestades (tormentas), Bartolomeu Dias lhe pôs o nome de Cabo das Tormentas, mas o rei João II de Portugal mudou-lhe o nome porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico e prometia a tão desejada chegada à Índia. Chamou-lhe, por isso, Cabo da Boa Esperança.

O mercador holandês Jan van Riebeeck estabeleceu um posto de reabastecimento no cabo em 6 de Abril de 1652, que cresceu e tornou-se na Cidade do Cabo. Actualmente, o Cabo da Boa Esperança pertence à África do Sul, Província do Cabo Ocidental.

(3)

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 3 de 6

Horário de Campo:

Dia 16 – Sábado

08:00 – Concentração na base – “Aproximação ao Cabo”. 11:00 – Partida – “O Naufrágio”.

14:00 – Chegada a campo – “Chegada à

Ilha Robben”.

Montagens. 20:00 – Jantar.

21:30 – Jogo Nocturno – “O Resgate do

Marujo Alberto”. 23:00 – Recolher. 23:15 – Silencio. Dia 17 – Domingo 08:00 – Alvorada. 08:15 – Ginástica matinal. 09:00 – Pequeno-almoço.

09:30 – Jogos Inter-Tripulações – “Caça

ao Javali”.

11:45 – Eucaristia. 13:30 – Almoço.

15:00 – Jogos Inter-Tripulações – “Reconstrução das Naus”. 20:00 – Jantar.

21:30 – Jogo Nocturno – “O Ataque dos

Canibais”. 23:30 – Recolher. 23:45 – Silêncio. Dia 18 – Segunda 08:00 – Alvorada. 08:15 – Ginástica matinal. 09:00 – Pequeno-almoço.

09:30 – Grande Jogo – “O Terrível

Adamastor”.

20:00 – Jantar.

21:30 – Jogo Nocturno “Mistério a

Bordo”. 23:30 – Recolher. 23:45 – Silêncio. Dia 19 – Terça 08:00 – Alvorada. 08:15 – Ginástica matinal. 09:00 – Pequeno-almoço.

09:30 – Jogos Náuticos – “O Vento

Acabou”.

13:30 – Almoço.

15:00 – Jogos Náuticos – “ARGH!

Piratas do Indico!”.

20:00 – Jantar.

21:30 – Fogo de Conselho – “Convívio

em Melinde”. 23:30 – Recolher. 23:45 – Silêncio. Dia 20 – Quarta 08:00 – Alvorada. 08:15 – Ginástica matinal. 09:00 – Pequeno-almoço. 09:30 – Desmontagens. 13:00 – Almoço. 17:00 – Saída de Campo. 18:00 – Chegada à Base. 20:00 – Fim da Actividade*.

* Esta hora está dependente das arrumações do material.

(4)

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 4 de 6

Água:

A água é um bem essencial à vida. O seu uso tem de ser feito de com rigor e acima de tudo, temos que pensar em não desperdiçar.

Mapa da Zona de Acampamento:

Refeições:

Sábado 16 Domingo 17 Segunda-Feira 18 Terça-Feira 19 Quarta-Feira 20

Pequeno -almoço --- Leite c/ chocolate, Pão c/ Manteiga e/ou Doce Leite c/ chocolate, Pão c/ Manteiga e/ou Doce Leite c/ chocolate, Pão c/ Manteiga e/ou Doce Leite c/ chocolate, Pão c/ Manteiga e/ou Doce

Almoço Trazido de Casa Almoço de mar Almoço de mar Almoço de mar Almoço de mar

(5)

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 5 de 6

Receitas a saber:

 Frango com Cerveja

Colocar numa panela o frango cortado, a sopa de cebola e a cerveja e deixar estufar. Quando o frango estiver cozinhado acrescentar as natas.

 Bolonhesa

Fazer um refogado com azeite, alho e cebola. Quando o alho e a cebola já tiverem alourado acrescentar a carne. Temperar com sal. Assim que a carne esteja pronta, acrescentar o tomate. Deixar apurar.

 Pescada à Flotilha

Fazer um refogado com azeite, alho e cebola. Quando o alho e a cebola já tiverem alourado acrescentar o tomate e temperar com sal. Por fim acrescentar os filetes.

 Bacalhau à Braz

Fazer um refogado com azeite, alho e cebola. Quando o alho e a cebola já tiverem alourado acrescentar o bacalhau. Assim que o bacalhau tiver alourado acrescentar as batatas. Bater os ovos à parte e acrescentar ao bacalhau.

Orações:

Cada Tripulação terá de animar uma oração, estando os dias de cada uma na seguinte tabela:

Sábado 16 Domingo 17 Segunda-Feira 18 Terça-Feira 19 Quarta-Feira 20

Manhã --- Castor Aligator Tubarão Castor

Noite Aligator Tubarão Castor Aligator

---Lista de Material Necessário para o Acampamento:

 Farda completa.

 2 Calças (bombazine / ganga / fato treino).  8 T-shirts.

 6 Pares de meias.

 6 Peças de roupa interior.  1 Sweatshirts (algodão).

 1 Pijama ou fato de treino para dormir.  1 Camisola de lã ou polar (quente).

(6)

Acampamento de Páscoa de Flotilha  “Das Tormentas à Boa Esperança” 

Valada do Ribatejo, Cartaxo

16 a 20.04.2011  Página 6 de 6  Gorro, cachecol e luvas.

 Fato de banho.

 Calçado apropriado para actividades náuticas (botas de vela, ténis velhos, …).  Casaco tipo corta-vento impermeável ou "kispo" que possa ir para a água.  Calças impermeáveis (opcional).

 Luvas de vela (opcional).

 1 Par de ténis (para além do calçado da farda).  Estojo de higiene (escova de dentes, pasta, … ).  Chinelos.

 Toalha.

 1 Copo ou caneca (preferencialmente de plástico resistente, não descartáveis).  Talheres - colher de sopa, garfo, faca, … (resistentes).

 Pratos (preferencialmente de plástico resistente, não descartáveis).  Saco-cama.

 "Colchonete"/ esteira / espuma (Opcional).  Almoço frio de Sábado para partilhar.  Cantil ou garrafa de água.

 Sacos para a roupa suja/molhada.  Bússola.

 Caderno e lápis.  Lanterna + pilhas.

 Livro Escutismo para rapazes (opcional).  cancioneiro (opcional).

 Mochila pequena (opcional).

Boa Pesca Tripulação Capitão Iglo

Referências

Documentos relacionados

Comparação entre os grupos de pacientes com presença e ausência de músculo liso em biópsias nos flancos com relação à idade dos pacientes, comprimento e espessura do peritônio

Na primeira década da existência do Estado de Minas Gerais, a legislação educacional mineira estabeleceu o perfil de professor estadual, imputando como formação

para encontrar a base, simplesmente penalizamos as variáveis artificiais no problema original (Fase II), de modo a garantir que elas sejam nulas na solução ótima. Um

O último artigo analisado, “Fatos Fundamentais das Operações de números Inteiros” publicado na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, é o da professora Odete Campos e

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

farmacocinéticas entre a insulina asparte e insulina humana solúvel em pacientes idosos (65-83 anos de idade, média de 70 anos de idade) com diabetes tipo 2 foram semelhantes

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

O mesmo foi elaborado pela equipe de Serviço Social do Programa Pró-Egresso – PPE - de Ponta Grossa, com a finalidade de fornecer aos beneficiários a