• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (JOR100)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (JOR100)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

REGULAMENTO

PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

(JOR100)

1

Boa Vista-RR 2014

1Relatório aprovado na reunião ordinária do Colegiado do Curso de Comunicação Social

(2)

1. DA APRESENTAÇÃO

Os desafios impostos pelas transformações da sociedade contemporânea ás universidades, são temas para permanentes debates. Seu papel como instituição formadora de indivíduos críticos, capacitados para pensar a realidade e mudá-la, disputa frequentemente com a exigência de profissionais aptos para o mercado de trabalho, formados num tempo cada vez menor.

Da mesma forma, os Estágios em nível de terceiro grau e a efetiva interdisciplinaridade são questões atuais na busca da qualidade do ensino, aliando a formação técnica e a humana. Embora se observe certa similaridade em todas as áreas em relação ás emergências, já que a pressão gerada pela rapidez e consequente necessidade de agilidade atinge a todas as profissões, é no campo da Comunicação, em especial do Jornalismo, que estas transformações são mais contundentes.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais, (Resolução CNE/CES Nº 01/2013), trouxeram mudanças e desafios a serem enfrentados pelos Cursos de Comunicação – Habilitação em Jornalismo do país.

Este trabalho serve como instrumento para regulamentar a implantação do Estágio Curricular Supervisionado, que a nosso ver, deve aliar o fazer jornalístico a um espírito crítico em relação ao mercado de trabalho no momento de encontro entre a teoria e a prática profissional.

2. DO HISTÓRICO

(3)

Anteriormente, o Estágio Curricular era proibido pela legislação que regulamenta a profissão de jornalista (artigo 19 do Decreto 83.284/1979). Hoje, porém, ela passa a ser uma reivindicação inclusive dos estudantes de jornalismo, que acreditam em uma melhor formação profissional através do contato com o mercado de trabalho.

Esse argumento ganha força em virtude da poucas condições dos laboratórios existentes nos Cursos de Comunicação, os quais não dão conta de reproduzir as condições observadas nas grandes redações e locais de atividade jornalística.

De acordo com a Federação nacional dos Jornalistas (FENAJ), o resultado esperado em relação á “moralização” do mercado de trabalho não se concretizou como se imaginava ao proibir o estágio. Tal proibição visava coibir a exploração de mão-de-obra barata, aviltando ainda mais a profissão, tão atacada em tempos da não obrigatoriedade do diploma. Na verdade, complicou-se com a crescente prática do estágio irregular ou a contratação irregular de mão-de-obra.

Desde a década de 1990, a retomada da proposta de Estágio Curricular Supervisionado vem, então, sendo discutida por jornalistas, professores e estudantes, tendo-se entendido que em ocasião do retorno, houvesse mudanças na prática e no processo de formação do jornalista.

Assim, um congresso extraordinário da categoria, realizado em 1997, trouxe novo posicionamento á questão do estágio, tornando-o parte de um processo maior, o da formação do jornalista, integrando-o á estrutura curricular de ensino superior e sua relação com padrões de qualidade, deixando de ser motivo de desentendimentos/discórdia entre academia e sindicatos, através da criação do Programa de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo, aprovado pela categoria em 1997.

(4)

desenvolver-se sobre a orientação de professores e profissionais, sendo fiscalizado tanto pelo sindicato quanto pela própria instituição/universidade.

Regulamentar o Estágio Curricular Supervisionado objetiva, portanto, evitar que ele se transforme em infração à legislação que regulamenta a profissão de jornalista e realmente seja mais um instrumento pedagógico. O estudante estagiário não pode substituir o jornalista no mercado de trabalho. O Estágio Acadêmico deve ser voltado para aprimorar a formação do estudante de jornalismo e em hipótese alguma deve servir para atender somente às necessidades empresariais ou do mercado.

3. DA REALIZAÇÃO

O Estágio Supervisionado tem a finalidade de propiciar a complementação do ensino, desenvolver a capacidade de interação adequada com situações em ambientes específicos da realidade profissional e competências para o exercício ético, técnico e responsável da profissão.

Essa inclusão na grade curricular do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, traz algumas mudanças e sua implantação será um processo de adaptação para todos os envolvidos: professores, alunos, empresas e sindicatos. Componente importante no processo de aprendizagem profissional, na legislação brasileira, a atividade é regida pela Lei Nacional de Estágio (Lei nº 11.788/2008). A Lei estabelece, que:

§2º Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

(5)

A Lei Nacional de Estágio (obrigatório ou não obrigatório) estabelece no seu Capítulo 4º que, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino além da compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no plano de trabalho, devem celebrar, junto com o estudante, um Termo de Compromisso para efetivação das atividades. O aluno deverá manter também a matrícula e a frequência regular nas demais atividades junto à instituição de ensino.

Outro ponto importante previsto na legislação é o acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos Relatórios Bimestrais de atividades e por menção de aprovação final.

Junto aos relatórios exigidos, o órgão ou entidade deverá encaminhar à instituição de ensino o Atestado de Realização do Estágio Curricular, no caso do estudante obtiver desempenho satisfatório nas atividades.

Estabelece ainda que

Art. 5º O Plano de Atividades do Estagiário, elaborado em acordo com as três partes envolvidas: órgão ou entidade; instituição de ensino; e estagiário, será incorporado ao Termo de Compromisso por meio de aditivos à medida que for avaliado o desempenho do estudante.

A FENAJ constituiu uma Comissão formada por três entidades – dois representantes de cada uma delas Federação e Sindicatos (representando o segmento dos profissionais), com Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (ENECOS) para a busca da formulação final de um Programa Nacional de Estágio Acadêmico em Jornalismo.

(6)

está em curso a formatação de um Programa Nacional que deverão buscar cumprir após sua aprovação final.

Todos os Sindicatos também estão orientados a continuar solicitando às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), antigas DRTs, e, no caso de não atendimento, ao Ministério Público do Trabalho, fiscalizações para extinguir todo e qualquer estágio irregular em execução.

Uma das maiores preocupações é a utilização de estagiários para desempenhar as funções do profissional formado. Para que tal não ocorra, a Lei prevê um percentual máximo de estagiários dentro da empresa/órgão/instituição, estabelecida em 20% (vinte por cento) para estudantes de nível superior e 10% (dez por cento) para acadêmicos de nível médio. Além disso, reservam-se 10% (dez por cento) deste quantitativo para os estudantes portadores de deficiência.

Em relação á Coordenação de Estágio, a Lei diz que:

Art. 10. O Supervisor do Estágio será o chefe da unidade em que o estagiário estiver desenvolvendo suas atividades, desde que possua nível de escolaridade superior à do estagiário. Ele controlará sua frequência mensal e a encaminhará à unidade de recursos humanos do órgão ou entidade onde se realizou o estágio.

(7)

4. DO CONTEXTO DA UFRR

A Universidade Federal de Roraima criou a Resolução 012/2012, aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE), para gerir os Programas de Estágio da Instituição.

O Estágio Curricular Supervisionado, definido no Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, em acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, torna-se, portanto, requisito indispensável (obrigatório) para integralização curricular e obtenção de diploma de graduação.

5. DO SEU FUNCIONAMENTO

5.1 Compete ao discente escolher seu estágio e procurar uma instituição ou empresa (pública ou privada), devidamente cadastrada junto á UFRR, e se candidatar para a área do seu interesse (impresso, rádio, TV, internet, assessoria de imprensa etc.). De acordo com a Resolução de Estágio 012/2012 no seu Art. 4, O Estágio Curricular Supervisionado, pode ser realizado na própria UFRR ou em ambiente externo, a ser determinado entre a instituição e as empresa(s), órgão(s) e/ou instituição(s). Sob a responsabilidade, supervisão e coordenação da UFRR, junto às pessoas jurídicas de direito privado, aos órgãos da administração pública, autarquia e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, bem como junto a profissionais liberais de nível superior.

(8)

5.3 O Termo de Compromisso de cada estagiário deve ser acompanhado de Plano/Cronograma de Desenvolvimento das Atividades de Estágio, de acordo com a carga horária permitida para o Programa de Estágio em questão. O Termo de Compromisso também deve conter as seguintes informações: a) Valor da bolsa-auxílio (caso ela seja disponibilizada); b) Atividades desempenhadas pelo estagiário; c) Carga horária; d) Tempo de vigência do estágio; e) Turno em que será realizado o estágio; f) Número da apólice de seguro; g) Nome do professor destacado para acompanhar o estagiário e o número do seu registro profissional; h) Nome do profissional-supervisor destacado para acompanhar o estagiário no local de estágio, assim como o número do seu registro profissional (Modelo sugerido no Apêndice A).

5.4 O Plano/Cronograma de Desenvolvimento das Atividades de Estágio deve possibilitar que o estagiário acompanhe e esteja inserido em todo o processo de produção jornalística nos veículos e assessorias que assegure a vivência, de forma gradativa, orientada/supervisionada e cronológica, das características e atribuições das diversas atividades da profissão de jornalista, distribuídas durante o período de vigência do estágio acadêmico. Cópia do Plano deve ser depositada junto ao Sindicato dos Jornalistas local.

5.5 O pagamento relativo à bolsa-auxílio, caso ela seja disponibilizada, deverá ser feito diretamente ao estudante.

(9)

assinaturas nos impressos, rádios e webveículos, gerador de caracteres na televisão e webveículos; nos créditos das matérias/reportagens ou nos expedientes.

5.7 A carga horária mínima exigida para o Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da UFRR será de 200 (duzentas) horas, as quais podem ser divididas em 04 (quatro) ou 06 (seis) horas por semana, de acordo com a Lei nº 11.788/2008. O estagiário deverá cumprir a carga horária total do estágio em uma única empresa ou instituição. Ele não pode cumprir a carga horária nos sábados, domingo e feriados.

5.8 O tempo máximo de estágio para cada estudante será de 06 (seis) meses, prorrogáveis por mais 06 (seis) meses, não devendo, extrapolar este período.

5.9 Os horários para realização das Atividades do Estágio não podem coincidir com os horários das demais atividades acadêmicas regulares.

5.10 O estagiário deverá, a cada dois meses, apresentar um Relatório Parcial acerca das atividades realizadas, e, ao final do estágio (e/ou de seis meses) um Relatório Final que será avaliado em primeira instância pelo professor responsável pela supervisão, juntamente com o jornalista responsável pela supervisão do estágio na empresa de comunicação e, em segunda instância pela Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado (CAECS) nomeada pelo Colegiado do Curso. Se houver falhas na entrega do relatório, o estudante deve ser advertido e orientado.

5.11 Fica vetado o desvio do estudante para atividades de natureza não jornalística e a sua utilização em coberturas de risco.

(10)

6. DOS RESPONSÁVEIS

São responsáveis por mediar à relação entre a UFRR e as demais instituições acolhedoras a Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado (CAECS), bem como os demais professores integrantes do colegiado do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo – todos eles potenciais supervisores das Atividades de Estágio a serem executadas pelos acadêmicos.

O controle, a avaliação e o registro das atividades inerentes aos Estágio Supervisionado (JOR100) será realizado pela Comissão de Avaliação de Estágio

Supervisionado (CAECS), nomeada pela Coordenação do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, após aprovação do seu Colegiado. A CAECS, composta por 03

(três) membros, exercerá suas atividades ininterruptamente pelo período de 02 (dois) anos. O presidente desta Comissão será credenciado junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) como professor responsável pelo referido componente curricular.

O Estágio Curricular Supervisionado também exige, para ser reconhecido, a supervisão do aluno por parte de um Jornalista Profissional (devidamente registrado) na empresa ou instituição na qual se pretende realizar a atividade, bem como o acompanhamento de um dos professore integrantes do quadro permanente do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo da UFRR.

7. DA COMPROVAÇÃO

Ao final das atividades do Estágio Curricular Supervisionado deverão ser estregue pelo estagiário, ao professor orientador e a Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado, os seguintes documentos:

(11)

b) Cópia de peças, textos e demais produtos elaborados ou desenvolvidos ao longo do Estágio (as cinco peças que considerar mais importantes). Para o caso de publicação de matérias em jornais impressos, televisão, rádio, internet e/ou outros suporte, é obrigatório identificar a condição do aluno como estagiário;

c) O Atestado de Realização do Estágio Curricular Supervisionado, preenchido e assinado pelo profissional que supervisionou o aluno na empresa e/ou instituição (Modelo sugerido no Apêndice B).

8. DA AVALIAÇÃO

Caberá a Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado (CAECS) emitir parecer acerca do Relatório Final do Estágio (REF), resguardando o padrão de qualidade nos domínios indispensáveis ao exercício da profissão.

Será de responsabilidade do presidente desta Comissão, credenciado junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), informar a Coordenação do Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, o cumprimento satisfatório (ou não) das atividades de estágio previstas no Plano/Cronograma de Atividades de Estágio.

A CAES considerará critérios, procedimentos e mecanismos que resguardem competências e habilidades de natureza jornalística, respeitando as normativas e os fins pedagógicos da Universidade, do Curso e os princípios de gestão das instituições e empresas nas quais o Estágio será realizado incluindo a forma de acompanhamento do estagiário pelo seu supervisor na empresa e na instituição de ensino.

(12)

Após a análise dos documentos, a Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado emitirá parecer, atribuindo nota 0 (zero) no caso de não cumprimento das atribuições mínimas exigidas a 10 (dez) no caso do cumprimento das referidas atribuições.

Com base no desempenho no acolhimento de estagiários, sugere-se também a criação de uma Certificação para as boas práticas de empresas e/ou instituições cumpridoras das regras do estágio. Em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Estado de Roraima.

9. DA OBRIGATORIEDADE

No caso do não cumprimento da carga horária total do Estágio Curricular Supervisionado, previsto para o Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, fica o aluno impedido de colar grau.

10. DOS CASOS OMISSOS

(13)

Apêndice A

Termo de Compromisso

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

TERMO DE COMPROMISSO PARA

REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Nome da Empresa: CNPJ:

Endereço: Telefone:

Supervisor de Estágio: Cargo Função:

Nome do Estagiário: Curso:

Matrícula:

Professor orientador:

Valor da bolsa-auxílio: Carga horária/Turno:

Tempo de vigência do estágio: Número da apólice de seguro:

Anexo: Plano/Cronograma de Desenvolvimento das Atividades de Estágio.

(15)

Apêndice B

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

ATESTADO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Nome da Empresa: CNPJ:

Endereço: Telefone:

Supervisor de Estágio: Cargo Função:

Nome do Estagiário: Curso:

Matrícula:

• Tarefas realizadas pelo estagiário: • Avaliação de desempenho:

Período de estágio: ______ /______ /______ a ______/______ /_____ Carga Horária total: _______ horas

Declaro, para fins de comprovação junto à Comissão de Avaliação de Estágio Supervisionado e a Coordenação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Roraima, que o aluno acima indicado realizou

seu Estágio, sob minha responsabilidade.

Referências

Documentos relacionados

Na presente revisão, entre os sete artigos avaliados, dois avaliaram o tratamento da mordida aberta anterior com grade palatina removível associada a mentoneira, um

 Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e realizado fora do horário regular de aula, em todos os semestres..  Trabalho de Curso obrigatório no 7º e 8º

Art. Cabe ao Professor Responsável pela Atividade de Estágio coordenar possíveis alterações e cancelamentos na programação do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso

no lugar de terra) para instalação numa janela, construído com material reciclado como garrafas de plástico, para cultivo. JARDINS SUSPENSOS EM GARRAFAS

 Quadro clínico: jovem de 13 anos com deformidade óssea do fémur esquerdo  RX - lesão radiotransparente na região proximal do fémur:. o Com aspecto de

Il Testo Costituzionale prescrive che il potere emana dal popolo, che lo esercita tramite i rappresentanti eletti (articolo 1º della CF/88), e questo “potere” è composto

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

Comentário: O tecido dentário carioso é, ao contrário do esmalte hígido, muito reativo ao flúor. O aumento da porosidade no esmalte permite maior penetração