• Nenhum resultado encontrado

Letónia-AI-JorgeMaia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Letónia-AI-JorgeMaia"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Escola Técnico Profissional de Cantanhede

2009/2010

Área de Integração Módulo nº _

Letónia

Trabalho realizado por:

(2)

Índice

Introdução ... 1 Desenvolvimento ... 2 Mapa: ... 2 Localização: ... 2 Bandeira e Brasão: ... 3 Moeda:... 3 História: ... 3 Hino: ... 3

Geografia (população e clima): ... 4

Demografia (religião, idioma e composição étnica): ... 4

Economia: ... 4

Cultura (gastronomia, arte, música e tradições): ... 5

Turismo: ... 5

(3)

Introdução

1

Introdução

Neste trabalho tem como objectivo abordar os conhecimentos gerais sobre o país referido. Letónia é uma das três Repúblicas Bálticas situada no norte de Europa entre a Estónia e a Lituânia a leste com a Rússia. Banhada pelas águas geladas do mar Báltico, tem litoral pantanoso, com dunas de areia e importantes portos marítimos. Riga, a capital, é a maior capital das repúblicas bálticas.

Letónia veio a pertencer à União Europeia em 2004, tendo sido uma Ex-república da União Soviética. Irei falar, nas próximas páginas, os valores do País: mapa, localização, brasão, bandeira, moeda, história, hino, geografia, demografia, clima, religião, economia, cultura e entre outros tais como gastronomia, arte, música e tradições.

(4)

Desenvolvimento

2

Desenvolvimento

Mapa:

Letónia é constituída por 26 distritos e 7 cidades independentes, às quais estas cidades permanecerem no interior dos distritos são administradas por um estatuto diferente.

Localização:

 Letónia  União Europeia  Ásia Ocidental

Localiza-se no norte de Europa entre a Estónia e a Lituânia a leste com a Rússia. Banhada pelas águas geladas do mar Báltico, tem litoral pantanoso, com dunas de areia e importantes portos marítimos. As florestas cobrem quase metade do território, o que favorece o turismo ecológico. A sua capital é Riga, a cidade mais populada.

(5)

Desenvolvimento

3

Bandeira e Brasão:

Moeda:

A moeda usada em Letónia é o Lat.

História:

Após séculos de domínio estrangeiro, a Letónia luta para se afirmar como nação independente e

economicamente forte.

A Letónia tem 3000 anos de história, mas podemos restringi-la aos últimos oito séculos, desde a formação da sua capital, Riga.

No início, havia cinco grandes regiões: Latgale, Zemgale. Kurzeme, Livland e Selija. Mas em 1201 as cruzadas permitiram a formação de Riga, a capital da Letónia. A partir dessa data e até à primeira Grande Guerra, a Letónia foi alvo de disputa entre alemães, russos, polacos e suecos.

Foram sobretudo os russos e os alemães que exerceram a maior influência sobre os letões (nome derivado às pessoas da sociedade de Letónia). No entanto, a Letónia sofreu também o domínio dos suecos, até à morte do rei Gustavus Adolphus, em 1701. O governo da Letónia voltou a pertencer a russos e alemães, que fizeram dos letões seus servos.

Só após a I Guerra Mundial é que a Letónia obtém, finalmente, a independência, em 1920. Tudo aquilo que a Letónia consegue (progressos económicos) volta a perder com a emergência da II Guerra Mundial. Mais uma vez a Letónia se viu alvo do domínio soviético e alemão.

No final da II Guerra Mundial, a Letónia é integrada na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Esta integração implicou a adesão à política colectivista, censura e proibição da bandeira e hino corresponde à Letónia. A Letónia só volta a vencer a independência em 1991 (a 21 de Agosto).

Hino:

Hino nacional da Letónia: Dievs, svētī Latviju!

Traduzido para Língua Portuguesa: "Deus, Abençoe a Letónia!"

 Bandeira de Letónia

(6)

Desenvolvimento

4

Geografia (

população e clima

):

A Geografia da Letónia é caracterizada pela suavidade das montanhas, a quantidade de florestas, lagos e rios, que desembocam no Mar Báltico e no Golfo de Riga. A maior parte do seu território é plano, coberto por depósitos de lama e terra, existem grandes áreas ocupadas por florestas coníferas, charnecas e pântanos. As planícies de Zemgale, a sul da fronteira com a Lituânia, contém as maiores florestas e a terra mais fértil da região, por isso é considerado o breadbasket do país.

População:

- Estimativa de 2007 2.220.700 habitantes - Censo 2000 2.375.000 habitantes

- Densidade 36 hab/km²

O clima da Letónia é sempre muito húmido durante o ano, tem verões frescos e invernos frios com frequentes nevadas. A temperatura máxima recorde na Letónia é 36,4 º C graus e as mínimas de -43,1 º C graus. O clima húmido assemelha-se ao da Nova Inglaterra. Com excepção da planície costeira, a Letónia era glacial, dividindo-a em três grandes regiões. A Letónia detém mais de 12.000 rios, dos quais apenas 17 têm mais de 90 quilómetros, e mais de 3000 pequenos lagos. Os principais rios incluem o Daugava, o Lielupe, o Gauja, o Venta e o Salaca.

Demografia (

religião, idioma e composição étnica

):

A maior parte da população é cristã. O maior grupo é de luteranos (mais de 550 mil de pessoas), seguido pelos católicos (aproximadamente 430 mil de pessoas) e pelos membros da Igreja Ortodoxa (350 mil de pessoas). Uma outra religião do país é a Dievturiba, que tem raízes históricas baseadas na mitologia da era pré-cristã. Há também judeus na Letónia, principalmente vindos da União Soviética, uma vez que durante a Segunda Guerra Mundial a comunidade judaica foi aniquilada nas perseguições anti-semitas relacionadas ao nazismo.

O idioma oficial da República da Letónia é o letão. A língua letã, assim como o lituano e a extinta língua prussiana antiga são línguas bálticas, da família das línguas indo-europeias. O russo é a língua minoritária mais expandida por grande parte da população.

A composição da Letónia é de 60% de letões, 26% de russos, 5% de bielorrussos, 3% de ucranianos, 2% de polacos e 4% de outros povos.

Economia:

Letónia é um país desenvolvido, e as suas economias e potenciais estão numa boa média em termo de trabalho e produto interno bruto desenvolvido no país.

PIB: US$ 26 530 milhões (em 2004)

PIB - taxa de crescimento: 10,2% (em 2005) PIB - per capita: US$ 11,5 (em 2004) PIB - composição por setor:

agricultura: 4,4% indústria: 24,8%

serviços: 70,8% (em 2004)

Taxa de inflação: 7,0% (em 2005)

(7)

Desenvolvimento

5 Força de trabalho - por ocupação:

agricultura e silvicultura 15% indústria 25%

serviços 60% (em 2000)

Taxa de desemprego: 7,5% (em 2005)

Cultura (

gastronomia, arte, música e tradições

):

Para um povo que perdeu cerca de 40% da sua população durante a segunda guerra mundial, a sua cultura apenas transmite a lei da sobrevivência. A própria vida é a chave da cultura letã.

Mesmo sob condições precárias, a Letónia conseguiu manter características da sua tradição histórica. Um bom tradutor da cultura letã é Lacplesis. Ele é um “herói”, cujas habilidades consistem em persistir e defender a cultura, mesmo em condições adversas, como um ambiente de dualidade política. Algo semelhante aconteceu ao país.

Na Letónia há um festival da noite mais longa do ano: O Festival Jani.

Ainda no mesmo ramo, a Letónia tem variadíssimos coros premiados em festivais internacionais. O orgulho nacional passa pelas Latvju Dainas, as canções populares da nação.

À parte a música, é de salientar a produção de livros de poesia a cerca de mais de 35.000.

Um dos traços marcantes da cultura Letã advém da natureza, daí que a nação lhe tenha grande respeito. Por exemplo, existe um pássaro em particular, a cegonha, que na Letónia não é agredido nem expulso por ninguém. Aliás são as próprias pessoas que se voluntariam para escolher um local suficientemente bom para as cegonhas poderem fazer os seus ninhos. Nenhum letão consegue, aliás, ver a Letónia sem as suas cegonhas nem as suas chaminés de casas abandonadas.

Turismo:

Fábrica de cerveja. É um edifício de uma beleza extraordinária, entre outras coisas porque uma das suas chaminés tem a forma do gargalo de uma garrafa de cerveja. De resto, está abandonada já que a marca de cerveja já tem outra fábrica muito mais moderna.

Igreja de S. João. Esta igreja remonta ao ano de 1287 e é muito fotogénica. A sua estrutura original era gótica, mas foi alterada em 1853 com a construção das torres. No interior da igreja há vitrais incríveis e uma cúpula que simula o céu azul.

(8)

Desenvolvimento

6 Cesis. Esta cidade da Letónia conta com aproximadamente 20 mil habitantes e é uma cidade muito romântica e tranquila. A sua rua principal "Rigas iela" é muito castiça e está rodeada de edifícios de pedras antigas.

Kolonna Hotel Cesis. Este hotel magnífico está praticamente no centro da cidade de Cesis. A maior parte dos seus quartos têm vistas para o lindo parque da cidade. O edifício foi construído em 1928, quando o hotel tinha ainda outro nome: Tervet.

(9)

7

Conclusão

Letónia, é um país de novidades e de história como Portugal, de uma boa cultura, turismo e economia. Veio a ficar mais reconhecida após a entrada, em 2004, a participar no EURO 2004 elaborada pela UEFA. A cerca do trabalho, houve algumas dificuldades, pois a pesquisa era escassa. Desenvolvi todos os assuntos interessantes abordados sobre o país, vindo a concretizar mais conhecimento.

(10)

Bibliografia 8

Bibliografia

 http://wapedia.mobi/pt/Geografia_da_Letónia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Letónia  http://www.costacruzeiros.com.pt/B2C/P/Shopping/Destinations/PortDetail.htm?&Macro=NORTHERN+C APITALS&VCountry=LE_NC&CalPort=RYX&Nav=3

 Atlas Contrastes, Geografia 3ºciclo, de Isabel José Ribeiro, Madalena Costa e Maria Eduarda de Areal Editores.

(11)

Anexos

9

Anexos

Referências

Documentos relacionados

A prova constará de uma primeira parte avaliando o conhecimento geral em Botânica, contendo questões em Ecologia Vegetal, Sistemática de Plantas Vasculares, Biologia

162 Embora não atribua aos judeus uma organização sistemática e conspiratória no sentido de determinar a falência das ideologias nacionais e da autonomia dos Estados em

Trata-se de ação declaratória de relação jurídica promovida por Maura Vieira de Lima em face de Leandro Macedo da Silva e outro, onde a autora alega que foi vítima

A estratégia geral do Ruas de Cultura visa a criação de um cluster de indústrias culturais em Montemor-o-Velho com elevada qualidade artística e desenvolvimento tecnológico,

Esta foi a questão de fundo que gerou os debates do Fórum para a Construção do Programa Essencial de Oftalmologia, que em 09 de dezembro reuniu representantes da Diretoria e da

Tendo em vista que em todo o mundo foram tratados por muitos anos como indesejáveis, sofrendo perseguições (especialmente durante a Segunda Guerra Mundial) e preconceito,

para a inflação desde 1999, as intervenções cambiais ocorreram praticamente durante todo o 

apercebida Qualidade técnica da rede/do sinal/da ligação Atendimento e capacidade de aconselhamento Qualidade dos produtos e serviços disponibilizados Diversidade de produtos e