• Nenhum resultado encontrado

20-1-Project Product Description

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20-1-Project Product Description"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Criado/atualizado 27/01/21

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E CAPTAÇÃO DE

RECURSOS

GERÊNCIA DE PLANOS, METAS E POLÍTICAS DE SAÚDE

DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO:

Projeto da Programação de

Saúde/PMAQ 2012-2013

FLORIANÓPOLIS, SC.

2012

(2)

Criado/atualizado 27/01/21

Descrição do Produto do Projeto (Project

Product Description)

Nome do Projeto: Projeto da Programação de Saúde/PMAQ 2012-2013

Data: 13/03/2012 Versão:0.01 Rascunho(R)/Final(F): F

Autor: Leandro Pereira Garcia

Patrocinador: Carlos Daniel Moutinho Júnior

Cliente: Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde

Número do Documento:

Nota: Este documento só se torna válido na data em que foi impresso.

Histórico de revisões

Data da próxima revisão:

Data de Revisão

Data da próxima revisão

Sumário de Mudanças Mudanças

(3)

Criado/atualizado 27/01/21

Aprovações

Este documento requer as seguintes aprovações. Uma cópia assinada deve ser inserida na Pasta de Documentos do Projeto.

Nome Assinatura Cargo/Função Date de

emissão Versão Carlos Daniel Moutinho Júnior Secretário Adjunto de Saúde 14/03/2012 0.01 Edenice Reis da Silveira

Gerente de Planos, Metas e Políticas de Saúde

14/03/2012 0.01 Leandro Pereira

Garcia

Técnico da Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde

14/03/2012 0.01

Daniela B. L Calderon Técnico da Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde

14/03/2012 0.01

Distribuição

Este documento foi distribuido para:

Nome Cargo/Função Data de

emissão

(4)

Overview

Purpose

The Project Product Description is a special form of Product Description that defines what the project must deliver in order to gain acceptance. It is used to:

 Gain agreement from the user on the project’s scope and requirements

 Define the customer’s quality expectations

 Define the acceptance criteria, method and responsibilities for the project.

The Product Description for the project product is created in the Starting up a Project process as part of the initial scoping activity, and is refined during the Initiating a Project process when creating the Project Plan. It is subject to formal change control and should be checked at stage boundaries (during Managing a Stage Boundary) to see if any changes are required. It is used by the Closing a Project process as part of the verification that the project has delivered what was expected of it, and that the acceptance criteria have been met.

Contents The Project Product Description should cover the following topics.

Título...6

Objetivo do produto...6

Composição...6

Derivação...10

Desenvolvimento de habilidades requeridas...11

Expectativas do Cliente sobre a Qualidade...11

Critérios de Aprovação...13

Tolerância...13

Métodos de Aprovação...13

Responsabilidade de Aprovação...13

Referências Bibliográficas...18

Advice

The Project Product Description is derived from the project mandate,

discussions with the Senior User and Executive – possibly via scoping workshops and the request for proposal (if in a commercial customer/supplier environment).

A Product Description for the project product can take a number of formats, including: Document, presentation slides or mind map; or Entry in a project management tool.

The following quality criteria should be observed:  The purpose is clear

 The composition defines the complete scope of the project

 The acceptance criteria form the complete list against which the project will be assessed

 The acceptance criteria address the requirements of all the key stakeholders (e.g. operations and maintenance)

 The Project Product Description defines how the users and the

operational and maintenance organizations will assess the acceptability of the finished product(s):

(5)

o Each criterion is individually realistic

o The criteria are realistic and consistent as a set. For example, high quality, early delivery and low cost may not go together

o All criteria can be proven within the project life (e.g. the maximum throughput of a water pump), or by proxy measures that provide reasonable indicators as to whether acceptance criteria will be achieved post-project (e.g. a water pump that complies with design and manufacturing standards of reliability)

 The quality expectations have considered:

o The characteristics of the key quality requirements (e.g. fast/slow, large/small, national/global)

o The elements of the customer’s quality management system that should be used

o Any other standards that should be used

o The level of customer/staff satisfaction that should be achieved if surveyed.

(6)

Título

(Nome pelo qual o Projeto é conhecido)

Projeto da Programação de Saúde/PMAQ 2012-2013

Objetivo do produto

(Isso define a finalidade que o produto do projeto irá atender e quem irá usá-lo. É útil para entender as funções do produto, tamanho, qualidade, complexidade, robustez, etc)

O principal objetivo do presente projeto é realizar a Programação de Saúde 2012/2013 dos Centros de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Com isso, visa-se consolidar o Ciclo de Elaboração da Programação de Saúde, alinhando a Secretaria de Saúde à sua Visão e à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, através do Pacto Municipal de Saúde, de forma a protegê-la das instabilidades externas e internas; aumentar a quantidade de unidades realizando planejamento, facilitando a metodologia e prestando suporte adequado; melhorar o processo de planejamento ascendente, fazendo com que o planejamento de mais unidades subsidie o planejamento dos Distritos e do nível central da secretaria; e maximizar o desempenho das Equipes de Saúde da Família no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade, gerando: 1)melhor acesso e qualidade de serviços para a População; 2)maior satisfação dos trabalhadores; 3)aumento da visibilidade e do reconhecimento do sistema de saúde do município de Florianópolis como um dos melhores do país; 4) maior aporte de recursos para o desenvolvimento na atenção primária no município.

Composição

(Descrição dos principais produtos a serem entregues pelo projeto)

O projeto terá como produtos:

1)Metodologia de Auto-avaliação:

A metodologia de Auto-avaliação deve alinhar a AMAQ ao Pacto Municipal de Saúde, o diagnóstico produzido por esta metodologia deve ter, como fundamentos, os Padrões de Melhoria da Qualidade apontados pela AMAQ e a situação corrente dos indicadores do Pacto Municipal de Saúde. O diagnóstico de ser realizado pelo Secretário de Saúde, pelo Diretor e Gerente da Atenção Básica e, nos Centros de Saúde, pelo

(7)

Coordenador e pelas Equipes de Saúde da Família. O diagnóstico dos Centros de Saúde será formado pela compilação do diagnóstico de seu Coordenador e de suas Equipes.

Com base no diagnóstico, a metodolgia deve orientar a priorização dos problemas e a serem enfrentados em 2012 e 2013 para o alcance dos Objetivos do Pacto Municpal de de Saúde.

2)Metodologia de Pacutação de Metas;

A metodologia de Pactuação de Metas deve perminitir a co-responsabilização de trabalhadores do Centro de Saúde, Coordenação do Centro de Saúde, Distrito Sanitário responsável por aquele Centro de Saúde e Gerência de Atenção Primária, orientando a assinatura de documento com metas pactuadas entre o representante de cada Equipe no PMAQ (quando a Equipe não tiver aderido ao PMAQ, eleger um representante), o Coordenador do Centro de Saúde, o Diretor de Distrito responsável pelo Centro de Saúde e o Gerente da Atenção Primária, com papéis e responsabilidades firmadas de forma a gerar co-responsabilização.

A metodologia de pactuação de metas deve levar à pactuação de metas baseadas em estudos de série histórica dos inidcadores ou em pactuações obrigatórias vindas do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Estado da Saúde, gerando metas desafiadoras, mas exequíveis.

Para unidades que já tenha realizado o planejamento de 2012, deve ser dada a opção de manter as metas antigas ou repactuar sobre os novos inidicadores em 2012. Para 2013 as pactuações devem se dar sobre os indicadores do Pacto Municipal de Saúde.

3)Metodologia de Elaboração da Matriz de Intervenção e História Tática;

Esta metodologia deve auxiliar os Centros de Saúde a levantarem boas práticas dentro da organização ou fora dela (em outras organizações ou na literatura), priorizando-as através da matriz B.A.S.I.C.O. Na priorização, a metodologia deve gerar a seleção de algumas ações de implantação rápida e fácil. Apesar de se reconhecer que a auto-avaliação como a AMAQ constitui o início de uma estratégia de melhoria de longo prazo, inevitavelmente a avaliação vai identificar algumas áreas que podem ser melhoradas no curto prazo de forma simples. Investir nestas ações irá ajudar a dar credibilidade à Matriz de Intervenção e constitui um retorno imediato no tempo e formação dispendido, constitui também um incentivo para continuar – sucesso gera sucesso .

Assim, a Matriz de Intervenção deve gerar Ações de Curto (até 1 ano) e Médio (1 a 2 anos) Prazo.

As Matrizes devem ser do Centro de Saúde, Gerência e Diretoria de Atenção Primária, não das Equipes, e devem coduzir ao Ciclo PDCA e ao bench learning.

Após o desenvolvimento da Matriz, a metodologia deve guiar a elaboração de uma história, que conte quais são os principais problemas da unidade e como estes serão

(8)

abarcados. Com base na Matriz, deve-se desenvolver em documento no Word, com no máximo duas páginas, a História Tática. Esta deve seguir o roteiro básico da maioria das histórias com conflito, transição, clímax e encerramento . O conflito implica definir a situação atual, analisar seu diagnóstico e as prioridades que fazem com que as mudanças na unidade sejam inevitáveis. Esta é a parte “explosiva” da história, explicando por que é imperativo que se mude para oferecer melhores resultados em saúde e responsividade. A fase de transição da narrativa introduz a Programação de Saúde e como ela pode levar à melhoria. O clímax da história descreve as Estratégias, Diretrizes, Objetivos e Metas e Ações e a sua vinculação para a melhoria da situação. No encerramento, deve se discutir como seria o cenário com o alcance dos objetivos e metas, e com a consecução de diretrizes e estratégias.A história deve ser escrita em linguagem de fácil compreensão por todos os trabalhodores do Centro de Saúde e pela comunidade.

4)Ferramenta de Auto-avaliação;

A ferramenta deve auto-avaliação deve ser desenvolvida em Excel (compatível com 2003-2007) e deve consolidar automaticamente a avaliação do Coordenador e de todas as Equipes do Centro de Saúde no AMAQ. Após esta consolidação, ela deve cruzar os resultados com a situação atual dos indicadores do Pacto Municipal de Saúde, indicando áreas com pior situação.

5)Pacto de Metas

Documento, eletrônico e em papel, padronizado com metas pactuadas entre o representante de cada Equipe no PMAQ (quando a Equipe não tiver aderido ao PMAQ, eleger um representante), o Coordenador do Centro de Saúde, o Diretor de Distrito responsável pelo Centro de Saúde e o Gerente da Atenção Primária, com papéis e responsabilidades firmadas de forma a gerar co-responsabilização.

6)Ferramenta de contrução da Matriz de Intervenção;

A Matriz de Intevenção deve ser desenvolvida em Excel (compatível com 2003-2007), contendo:

-Tática para alcançar os objetivos/metas

-Objetivo e Metas que serão melhorados com as Táticas

-Ações de curto (1 ano) e médio prazo (2 anos) a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução)

-Recursos necessários para o desenvolvimento das ações -Resultados esperados

-Responsáveis -Prazos

(9)

7)Capacitação para elaboração das Auto-avaliações, Pactuação de Metas e Matrizes de Invenção e desenvolvimento da História Tática;

Da capacitação, devem participar, um representante de cada equipe (com nível superior) e o coordenador da unidade;

Para a capacitação deve-se:

-Distribuir material impresso para facilitadores e coordenadores: -Disponibilizar metodologias para download no Moodle;

-A capacitação possuirá 4 horas de duração e será realizada entre a gerência do projeto, facilitadores e coordenadores dos Centros de Saúde. Esta capacitação será divida em cinco partes: a) Apresentação geral - 20 min; b) Apresentação da Metodologia de Auto-avaliação e realização exercícos – 1 hora; c) Apresentação da Metodologia de Levantamento dos Problemas Prioritários e de Pactuação de Metas e realização exercícos – 30 min d) Apresentação da Metodologia de Elaboração da Matriz de Intervenção e História Tática e realização de exercícios - 1 hora e meia; e e) Resposta de perguntas ao vivo e enviadas por chat - 40 min. Esta capacitação deve ser gravada e dividada nas partes correspondentes às letras acima, possibilitando a apresentação apenas das partes necessárias a atividade que será desenvolvida no Centro de Saúde. A “Apresentação Geral” deve ser exibida no início de cada atividade para que o grupo compreenda em que parte do projeto estão.

-Disponibilização da gravação da capacitação para download no Moodle e envio de DVDs com a mesma para os Centros de Saúde

-Exibição da gravação nos Centros de Saúde pelos facilitadores e coordenadores, com levantamentos de dúvidas que estes não saibam responder.

-Respostas aos questionamentos levantados nos Centros de Saúde, através de fórum no Moodle.

-Formação de FAQ, levantadas na capacitação e nas unidades, disponibilizada no Moodle.

8)Programação de Saúde 2012/13 dos Centros de Saúde; Documento, eletrônico e em papel, padronizado com: -diagnóstico do Centro de Saúde, apontando as prioridades;

-as metas pacutas, a Matriz de Intervenção e História Tática para 2012 e 2013.

9)Banners com Programação de Saúde dos Centros de Saúde-2012;

Banner para ser afixado nos Centros de Saúde com Missão, Visão, Estratégias, Diretrizes, Objetivos e Metas.

10)Certificados de conclusão para Centros de Saúde;

Certificado com etapas de conclusão do projeto pelo Centro de Saúde em moldura para afixação no Centro Saúde.

(10)

Derivação

(Quais são as fontes que orientam a elaboração dos produtos? Por exemplo: Produtos existentes que precisam ser modificados; processos que precisam ser revistos; legislação; programas)

A Programação de Saúde é o instrumento previsto pela Portaria do Ministério da Saúde Nº 3085, de 2006 , para a execução do Plano de Saúde. A utilização deste instrumento vem sendo realizada de forma sistemática desde 2009. O foco é a melhoria deste processo através do Ciclo PDCA, casando-o com a estratégia da secretaria e ajustando-o com base em avaliações realizadas por unidades que o aplicaram.

O ajuste da metodologia tem, então, três origens: as avaliações da metodologia aplicada em 2011, o Pacto Municipal de Saúde e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica-PMAQ.

A necessidade de se realizar a programação de dois anos tem como origem, o planejamento de saúde mais adequado, quando realizado para períodos maiores, possibilitando o estabelecimento de ações cujos resultados reais se darão em período maior que um ano; e a necessidade de fazer com que o planejamento norteio a orçamentação e a busca de recursos finaceiros. Como a LDO e a LOA são produzidas no ano anterior, é fundamental que a Programação esteja pronta para poder norteá-las. Além disso, sabendo-se da necessidades de recurso e tendo-sabendo-se estabelecido orçamento para isso, é possível buscar-se fontes adequadas de financiamento.

As Histórias Táticas têm como origem a metodologia preconizada para implementação do Balanced Scorecard por Niven. Esta metodologia preconiza que histórias permitem a vinculação de causa e efeito entre o que se quer obter e o que se fará para tal, permitindo que todos na organização/unidade, compreendam o que deve ser feito e qual o seu papel na melhoria dos resultados. Assim, o impacto em comunicação e motivação são sobrepostos .

A necessidade de capacitação pelo Telessaúde tem três origens: a impossibilidade da pequena equipe de planejamento se fazer presente em todos os Centros de Saúde que realizarão a programação; a utilização do know-how do Telessaúde para melhorar o modelo de capacitação do processo de Programação; a disponibilização da metodologia da Programação para que outros municípios possam utilizá-la.

Os banners devem ajudar a compor a sala de situação dos Centros de Saúde e têm origem na Gestão da Qualidade Total, em uma metodologia chamada “gestão à vista”, sendo uma forma de comunicação que pode ser observada por qualquer um que trabalha em uma

(11)

dada área, qualquer um que esteja de passagem por esta e para qualquer um onde esteja visível. Ou seja, propiciam a comunicação disponível em uma linguagem acessível para todos aqueles que posam vê-la, trazendo uma nova luz e uma nova vida à cultura no local de trabalho, através do compartilhamento das informações .

Desenvolvimento de habilidades requeridas

(Uma indicação das habilidades requeridas para desenvolver os produtos, ou de quais área deve fornecer os recursos para o seu desenvolvimento)

Os técnicos da Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde já possuem algum know-how acumulado na condução da Programação de Saúde, acumulado nos projetos de 2010 e 2011.

Porém alguns pontos precisam ser desenvolvidos, são eles: 1) Conhecimento sobre as bases do AMAQ e sua utilização:

-Para adquir esta informação, será utilziado a apostila de referência do AMAQ e trocadas experiencias com a Atenção Básica do Estado que está auxiliando municípios de Santa Catarina a implantarem o PMAQ.

2) Habilidades em capacitação de trabalhadores por meio virtual.

-Para tanto, a Secretaria está firmando parceria com o Telessaúde da Secretaria de Estado da Saúde/UFSC, que possui kwow-how na área.

3)Conhecimento sobre o desenvolvimento de Acordo de Metas

-Para aquisição deste conhecimento, serão levantadas experiências em outras organizações como a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, o Governo Português e o Contrato Organizativo de Ações Públicas.

Expectativas do Cliente sobre a Qualidade

(A descrição da qualidade esperada para os produtos deste projeto e os padrões e processos que serão necessarios para o alcance da qualidade. Eles vão impactar em cada parte do desenvolvimento do produto e, assim, no tempo e no custo. As expectativas de qualidade são coletadas em discussões com os clientes. Se possível, as expectativas devem ser priorizadas.)

(12)

Os clientes do projeto são a Diretoria de Atenção Primária, Gerencia de Atenção Primária, Diretoria de Planejamento, Infomação e Captação de Recursos, Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde, Distritos Sanitários e Centros de Saúde.

Pelo curto espaço de tempo, não será possível coletarem-se os requisitos de qualidade de todos estes clientes.

Assim, serão estabelecidos padrões de qualidade com base no que foi espeificado para cada produto no tópico “Composição”.

(13)

Critérios de Aprovação

1

Tolerância

2 Métodos de Aprovação3 Responsab ilidade de Aprovaçã o4

Produto 1: Metodologia de Auto-avaliação

A metodologia de Auto-avaliação alinha a AMAQ ao Pacto Municipal de Saúde.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira A metodologia prevê diagnóstico

realizado pelo Secretário de Saúde, pelo Diretor e Gerente da Atenção Básica e, nos Centros de Saúde, pelo Coordenador e pelas Equipes de Saúde da Família.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

A metodologia prevê que o diagnóstico dos Centros de Saúde seja formado pela compilação do diagnóstico de seu Coordenador e de suas Equipes.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

A metodolgia orienta à priorização dos problemas e a serem enfrentados em 2012 e 2013 para o alcance dos Objetivos do Pacto Municpal de de Saúde.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

Produto 2: Metodologia de Pacutação de Metas

A metodologia de Pactuação de Metas leva à assinatura de documento com metas pactuadas entre o representante de cada Equipe no PMAQ (quando a Equipe não tiver aderido ao PMAQ, eleger um representante), o Coordenador do Centro de Saúde, o Diretor de Distrito responsável pelo Centro de Saúde e o Gerente da

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

1 A prioritized list of criteria that the project’s product must meet before the customer will

accept it - i.e. measurable definitions of the attributes that must apply to the set of products to be acceptable to key stakeholders (and, in particular, the users and the operational and maintenance organizations). Examples are: ease of use, ease of support, ease of maintenance, appearance, major functions, development costs, running costs, capacity, availability, reliability, security, accuracy or performance

2 Specifying any tolerances that may apply for the acceptance criteria

3 Stating the means by which acceptance will be confirmed. This may simply be a case of

confirming that all the project’s products have been approved or may involve describing complex handover arrangements for the project’s product, including any phased handover of the project’s products

(14)

Atenção Primária, com papéis e responsabilidades firmadas de forma a gerar co-responsabilização.

A metodologia de pactuação de metas leva à pactuação de metas baseadas em estudos de série histórica dos inidcadores ou em pactuações obrigatórias vindas do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Estado da Saúde, gerando metas desafiadoras, mas exequíveis.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

Para unidades que já tenha realizado o planejamento de 2012, a metodologia prevê a opção de manter as metas antigas ou repactuar sobre os novos inidicadores em 2012 e pactuações sobre os indicadores do Pacto Municipal de Saúde para todas as unidades em 2013.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

Produto 3: Metodologia de Elaboração da Matriz de Intervenção e História Tática

A metodologia orienta o levantamento de boas práticas dentro da organização ou fora dela (em outras organizações ou na literatura)

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

A metodologia orienta a priorização através da matriz B.A.S.I.C.O.

Pode ser escolhida outra metodologia de priorização, desde que tenha respaudo em literatura.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira A metodologia gerar a seleção de

ações de curto prazo (com ações de implantação rápida e fácil) (até 1 ano) e de médio prazo (de 1 a 2 anos).

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

A Metodologia promove a elaboração de matrizes para Centro de Saúde, Gerência e Diretoria de Atenção Primária, não das Equipes

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira

A metodologia conduz à elaboração de ações levando em conta o Ciclo PDCA e o bench learning.

Avaliação da

metodologia Edenice Reisda Silveira A metodologia guia à elaboração

de História Tática, com base na Matriz de Intervenção, em no máximo duas páginas,

Avaliação da

(15)

com conflito, transição, clímax e encerramento.

Produto 4: Ferramenta de Auto-avaliação

A ferramenta de auto-avaliação foi desenvolvida em Excel (compatível com 2003-2007)

Avaliação da

ferramenta Edenice Reisda Silveira A ferramenta de auto-avaliação

consolida automaticamente a avaliação do Coordenador e de todas as Equipes do Centro de Saúde no AMAQ.

Avaliação da

ferramenta Edenice Reisda Silveira

Após a consolidação, a ferramenta de auto-avaliação cruzar os resultados com a situação atual dos indicadores do Pacto Municipal de Saúde, indicando áreas com pior situação.

Avaliação da

ferramenta Edenice Reisda Silveira

Produto 5: Pacto de Metas

O Pacto de Metas é gerado em formato eletrônico e em papel, padronizado com metas pactuadas entre o representante de cada Equipe no PMAQ (quando a Equipe não tiver aderido ao PMAQ, eleger um representante), o Coordenador do Centro de Saúde, o Diretor de Distrito responsável pelo Centro de Saúde e o Gerente da Atenção Primária

Avaliação do

pacto Edenice Reisda Silveira

O Pacto de Metas descreve papéis e responsabilidades firmadas de forma a gerar co-responsabilização.

Avaliação do

pacto Edenice Reisda Silveira

Produto 6: Ferramenta de contrução da Matriz de Intervenção

A Matriz de Intevenção foi desenvolvida em Excel (compatível com 2003-2007)

Avaliação da

ferramenta Edenice Reisda Silveira A Matriz de Intevenção contem:

-Tática de curto, médio e longo prazo para alcançar os objetivos/metas

-Objetivo e Metas que serão melhorados com as Táticas

-Ações a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução)

-Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Poderão ser incluidas e excluidas após a análise da equipe de projeto.

Avaliação da

(16)

-Resultados esperados -Responsáveis

-Prazos

Produto 7: Capacitação para elaboração das Auto-avaliações, Pactuação de Metas e Matrizes de Invenção e

desenvolvimento da História Tática Existe acordo formal com o

Telessaúde para capacitação realização de capacitação. Documento formalizando parceria Edenice Reis da Silveira Participaram da capacitação um

representante de cada equipe (com nível superior) e o coordenador da unidade;

Avaliação da

presença Edenice Reisda Silveira Na Capacitação, foi distribuído

material impresso para facilitadores e coordenadores

Avaliação da

Capacitação Edenice Reisda Silveira Antes da Capacitaçao foram

disponibilizadas as metodologias para download no Moodle;

Checagem

no site Edenice Reisda Silveira

A capacitação abarcou: a) Apresentação geral - 20 min; b) Apresentação da Metodologia de Auto-avaliação e realização exercícos – 1 hora; c) Apresentação da Metodologia de Levantamento dos Problemas Prioritários e de Pactuação de Metas e realização exercícos – 30 min d) Apresentação da Metodologia de Elaboração da Matriz de Intervenção e História Tática e realização de exercícios - 1 hora e meia; e e) Resposta de perguntas ao vivo e enviadas por chat - 40 min. Esta capacitação deve ser gravada e dividada nas partes correspondentes às letras acima, possibilitando a apresentação apenas das partes necessárias a atividade que será desenvolvida no Centro de Saúde. A “Apresentação Geral” deve ser exibida no início de cada atividade para que o grupo compreenda em que parte do projeto estão.

Avaliação da

Capacitação Edenice Reisda Silveira

(17)

editada em módulos. da gravação da Silveira A gravação da capacitação está

disponível para download no Moodle e foram enviados DVDs com a mesma para os Centros de Saúde Checagem do site e de recebimento com facilitadores e coordenadore s Edenice Reis da Silveira

A gravação foi exibida nos Centros de Saúde pelos facilitadores e coordenadores, com levantamentos de dúvidas que estes não saibam responder.

Checagem com os facilitadores e coordenadore s Edenice Reis da Silveira Os questionamentos levantados nos Centros de Saúde são respondidos por meio de fórum no Moodle.

Checagem

do site Edenice Reisda Silveira No Moodle, há FAQ construída

baseada nas questões levantadas na capacitação e nas unidades

Checagem

do site Edenice Reisda Silveira

Produto 8: Programação de Saúde 2012/13 dos Centros de Saúde

A Programação de Saúde 2012/13 dos Centros de Saúde foi compilada em documento, eletrônico e em papel, padronizado com:

-diagnóstico do Centro de Saúde, apontando as prioridades;

-as metas pacutas, a Matriz de Intervenção e História Tática para 2012 e 2013.

Avaliação do

documento Edenice Reisda Silveira

Estratégia para Garantia da Qualidade

Os padrões acima descritos deverão ser levados em conta durante a fase de

elaboração da Estrutura Analítica do Projeto, sendo checados após a finalização dos

produtos. Para tanto, devem ser incluídas atividades de checagem da qualidade na

EAP Estendida do Projeto.

Se os critérios não forem cumpridos, deve-se avaliar a possibilidade de

estabelecerem-se medidas corretivas para a sua consecução.

Referências Bibliográficas

(18)

Niven, P. (2007). Balanced Scorecard. Passo-a-passo: Elevando o Desempenho e

Mantendo Resultados, Qualitymark.

Saúde, M. d. (2006). Portaria Nº 3.085, de 1º de dezembro de 2006.

Souza KA, e. c. (2004). Implementação e padronização da gestão à vista em uma

empresa de prestação de serviços prestação de serviços. XI SIMPEP Bauru, SP,

Brasil.

Referências

Documentos relacionados

( ) Embora importante para o Município de Fraiburgo, o cultivo da maçã não é mais uma atividade econômica expressiva em Santa Catarina.. O estado perdeu, nos últimos anos,

( ) A resolução do quadro ocorre até 48 horas após o nascimento; outro diagnóstico deve ser estabelecido quando ultrapassar este período.. ( X ) Parto cesáreo eletivo aumenta

Para pacientes com doença avançada, a quimioterapia paliativa demonstrou ser melhor do que medidas de suporte exclusivas em pelo menos duas revisões sistemáticas, com impacto

a) Ação direta de inconstitucionalidade: aspectos processuais específicos. Efeitos da decisão provisória e definitiva na ação direta de inconstitucionalidade e na

f) a realização de, pelo menos, um dos restantes instrumentos de avaliação de cada tipo ao longo do ano. Sempre que não seja possível cumprir o previsto na alínea b), a avaliação

6.1 A avaliação dos títulos tem caráter classificatório e deverá ser realizada pela banca examinadora com base nos comprovantes entregues pelo candidato no ato

Tem como diretrizes, a integração com as políticas e diretrizes das Secretarias Municipais, das Subprefeituras e órgãos equiparados; o incentivo e apoio às

Os motivos apontados foram classificados de forma semelhante aos apontados para realização ou não do remolho: operacionais (praticidade ao utilizar a água; costumes dos cozinheiros