• Nenhum resultado encontrado

Simulado2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Acerca do Clean Code, assinale a opção correta.

a) A segurança do código é vital, por isso os programadores devem deixar o código o mais obscuro possível.

b) Se um valor deve ser utilizado em múltiplos locais do código, é imperativo atribuir esse valor a uma variável ou a uma constante com nome amigável.

c) As classes devem possuir nome amigável oriundo de verbos, escolhidos no infinitivo, e não no gerúndio.

d) Para customizar o código, deve-se utilizar o mesmo termo para duas diferentes ideias.

e) Os nomes das variáveis devem ser simplificados, de forma a não criar códigos gordos (fat codes) — por exemplo, o uso de x para o nome de uma variável é mais apropriado que MediadosAlunosAprovados.

O diagrama de casos de uso da UML tenta representar o sistema por intermédio de uma perspectiva do usuário, utilizando uma linguagem simples. Nesse tipo de diagrama a) o objetivo principal é representar a forma como as funcionalidades do sistema serão implementadas.

b) os sistemas legados externos são representados como casos de uso estendidos. c) são representados principalmente os requisitos não funcionais e as interações envolvendo estes requisitos.

d) os casos de uso são representados por retângulos e os atores, por bonecos magros. e) as associações de extensão são utilizadas para descrever cenários opcionais de um caso de uso.

Um técnico precisa usar um diagrama da UML que é comumente associado ao Diagrama de Sequência devido ao fato de um complementar o outro, já que mostram com frequência as mesmas informações, porém, com um enfoque distinto. Ao contrário do Diagrama de Sequência, o diagrama a ser utilizado não deverá se preocupar com a temporalidade do processo, mas sim em

como os elementos estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. Para atender a necessidade do técnico deverá ser utilizado o Diagrama de: a) Implantação.

(2)

c) Atividades. d) Componentes. e) Objetos.

Acerca de análise, projeto e modelagem orientada a objetos e de linguagem de modelagem unificada (UML), julgue o item que se segue.

O diagrama de classes em UML é constituído pelas classes e pelos relacionamentos existentes entre elas, os quais são definidos por generalizações, associações,

dependências e composição.

Certo Errado

Na UML, o Diagrama de

a) Casos de Uso é voltado à apresentação de funcionalidades e características de um sistema, assim como de que forma tais elementos se relacionam com usuários e entidades externas envolvidas em um determinado processo.

b) Estrutura Composta permite a visualização de um conjunto de classes, detalhando os relacionamentos entre essas estruturas, podendo incluir definições de interfaces. c) Objetos contempla as diversas tarefas desempenhadas na execução de uma atividade, sendo utilizado geralmente na representação de processos dentro de uma organização.

d) Atividades apresenta o estado de instâncias de objetos dentro de um sistema, considerando um intervalo de tempo específico.

e) Processos é utilizado para apresentar a estrutura interna de um processo, incluindo referências que apontam para outras partes de um sistema.

(3)

A linguagem UML, que utiliza conceitos orientados a objetos, é um sistema de notação dirigida à modelagem de sistemas

Certo Errado

Um Tribunal está modelando:

I. os processos de negócio para a construção de um novo sistema orientado a objetos; II. a interação entre os usuários e os requisitos funcionais, na fase de levantamento de requisitos.

Nesse contexto, considerando que a linguagem UML foi escolhida como única linguagem de modelagem, os diagramas que devem ser utilizados em I e II são, respectivamente,

a) de Sequência e de Casos de Uso.

b) Business Process Model and Notation e Diagrama de Comunicação. c) de Atividades e de Casos de Uso.

d) Fluxogramas e Diagramas de Contexto. e) de Atividades e de Comunicação.

A documentação de requisitos pode ser feita combinando modelos e linguagem natural. A alternativa que ilustra o diagrama utilizado para documentar requisitos pela perspectiva estrutural é:

a)

(4)

c)

d)

e)

A documentação de um caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem simples, informações sobre ele. Na UML 2.0, essa documentação

a) não possui um formato específico definido. b) deve ser feita por meio de fluxogramas.

c) não pode ser feita por meio de outros diagramas.

d) costuma descrever apenas, em linhas gerais, a função do caso de uso e) não costuma deixar claro quais atores interagem com os casos de uso.

A UML oferece uma família de notações gráficas que ajudam na descrição e no projeto de sistemas de software. Uma dessas notações é muito útil para representar lógica comportamental, que é uma excelente ferramenta para modelagem de fluxos de trabalho e de processos. A notação em questão é o diagrama de:

a) máquina de estados; b) atividades;

c) classes;

d) estruturas compostas; e) instalação.

(5)

Neste diagrama,

a)“Justiça Eleitoral" e “DBMS" não são pessoas que interagem com o sistema, então estão erroneamente representados como atores.

b)são representados todos os requisitos funcionais e não funcionais do sistema, além de regras de negócios e restrições de implementação.

c)pode-se perceber que ao se “cadastrar eleitor" também é realizado “validar eleitor", em função da relação <<include>> que os une.

d)está representado um único caso de uso que pode ser denominado “Votação Eletrônica". As formas ovaladas representam as atividades do caso de uso e as linhas, os relacionamentos entre estas atividades.

e)pode-se notar que ao se “cadastrar candidatura" é mandatório que “validar candidato" seja executado, em função da relação <<extend>> que os une.

João está preparando uma palestra sobre diagramas de classe da UML, e criou um slide com a figura:

O título correto para esse slide deve ser “Relacionamento de": a) agregação;

(6)

c) dependência; d) especialização; e) generalização.

A UML é usada para facilitar o entendimento de aspectos complexos inerentes a sistemas computacionais e oferece uma família de notações gráficas e diagramas que ajudam na descrição e captura de diferentes visões de um software.

Para modelar comportamentos dinâmicos de um sistema de software, é recomendado o diagrama: a) de objetos; b) de componentes; c) de casos de uso; d) de implantação; e) de classes.

A UML (Unified Modeling Language) permite realizar a modelagem

comportamental, funcional e dinâmica com a disponibilização de vários tipos de diagramas. O diagrama que é utilizado para modelar as interações funcionais entre os usuários e o sistema é denominado:

a) componentes. b) pacotes. c) implantação d) caso de uso. e) interação.

Acerca de engenharia de requisitos de software, coesão, acoplamento e medição e estimativas de projetos de software, julgue os próximos itens.

De acordo com os princípios da engenharia de software relacionados à

(7)

unicamente ao alto acoplamento e à baixa coesão, caso a interface entre os módulos dê-se pela passagem de dados.

De acordo com o princípio da coesão de classes, cada classe deve representar uma única entidade bem definida no domínio do problema. O grau de coesão diminui com o aumento contínuo de código de manutenção nas classes.

O acoplamento de métodos expressa o fato de que qualquer método deve ser responsável somente por uma tarefa bem definida.

A coesão e o acoplamento são formas de se avaliar se a segmentação de um sistema em módulos ou em componentes foi eficiente. Acerca da aplicação desses princípios, assinale a opção correta.

a) O baixo acoplamento pode melhorar a manutebilidade dos sistemas, pois ele está associado à criação de módulos como se fossem caixas-pretas.

b) Os componentes ou os módulos devem apresentar baixa coesão e um alto grau de acoplamento.

c) Os componentes ou os módulos devem ser fortemente coesos e fracamente acoplados.

d) Um benefício da alta coesão é permitir realizar a manutenção em um módulo sem se preocupar com os detalhes internos dos demais módulos.

e) A modularização do programa em partes especializadas pode aumentar a qualidade desses componentes, mas pode prejudicar o seu reaproveitamento em outros programas.

A maior dificuldade na construção de um software é decidir precisamente o que construir. Em geral, nenhuma outra parte do trabalho conceitual é mais difícil quanto estabelecer detalhadamente os requisitos técnicos. Entre as 5 principais dificuldades relatadas na literatura da área de engenharia de requisitos não se inclui:

a) ambiguidade e falta de clareza. b) cultura homogênea da organização. c) dificuldades de comunicação. d) identificação de stakeholders. e) rastreamento de requisitos.

(8)

Identificar o conhecimento e os requisitos dos stakeholders é uma atividade importante do ciclo de desenvolvimento de um projeto de software.

Considere que você tem a responsabilidade de desenvolver requisitos inovadores, porém, neste momento não está muito interessado em estabelecer requisitos precisos sobre o comportamento do sistema.

Dentre as técnicas de elicitação de requisitos a seguir, a mais indicada para esboçar uma visão inicial do sistema e identificar fatores inesperados de satisfação

dos stakeholders é: a) brainstorming; b) entrevista; c) questionário; d) arqueologia de sistema; e) observação de campo.

Acerca de gerenciamento de requisitos, julgue o item que se segue.

As atividades do processo de engenharia de requisitos abrangem o estudo de viabilidade do sistema; a obtenção e a análise de requisitos; a especificação e a validação de requisitos; e, finalmente, a aprovação dos requisitos pelos clientes. O gerenciamento de requisitos constitui-se em uma fase importante na engenharia de requisitos. Nesse gerenciamento, deve haver o acompanhamento e o

conhecimento da origem dos requisitos do sistema, o que corresponde à propriedade de: a) atomicidade b) durabilidade c) integridade. d) rastreabilidade. e) redundância.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

§ The behavior of one use case (extending use case) may be integrated in the behavior of another use case (base use case) but does not have to. § Both use cases may also be