• Nenhum resultado encontrado

EURIDES BRITO DA SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EURIDES BRITO DA SILVA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Proposta curricular - habilitações: Magistério para a Pré-Escola e para as Séries Iniciais de 1° Grau do Curso de Pedagogia.

EURIDES BRITO DA SILVA

I - RELATÓRIO

0 R e i t o r da U n i v e r s i d a d e F e d e r a l do Rio Grande do Sul encaminha a e s t e C o n s e l h o , p r o p o s t a de i n c l u s ã o das h a b i l i t a ç õ e s : M a g i s t é r i o p a r a a P r é - E s c o l a e M a g i s t é r i o p a r a as S é r i e s I n i c i a i s do l° Grau, no Curso de Pedagogia d a q u e l a ins t i t u i ç ã o .

Ê" de r e s s a l t a r q u e , na e l a b o r a ç ã o da p r e s e n t e pro p o s t a , a U n i v e r s i d a d e deu uma e x c e l e n t e demonstração de i n t e gração com órgãos do s i s t e m a e s t a d u a l de educação como a Se c r e t a r i a de Educação do Rio Grande do Sul e o Conselho de Edu cação d a q u e l e E s t a d o .

Ao l o u v a r a i n i c i a t i v a das novas habilitações d i z t e x t u a l m e n t e o S e c r e t a r i o de Educação d a q u e l e E s t a d o :

Almejamos que. esta iniciativa venha a concretizar. - se o mais brevemente possivel, favorecendo, desta maneira, a admissão de professores com licenciatura especifica para a pre-escola e para as series

iniciais do 1° grau, no Sistema Estadual de Ensino.

Entenaemos que, uma vez concretizada a proposição dessa Universidade, estaremos dando mais um passo fumo a melhoria da qualida

de do ensino, meta prioritária da administração estadual na área da educação:

(2)

Por sua vez, o Conselho Estadual de Educação também ma nifesta o seu aplauso, afirmando que:

A implantação de duas novas habilitações - Ma gistério para a Pré-Escola e Magistério para as Séries Iniciais do Ensino de 1° grau - representa uma resposta a necessidades do Sistema de Ensino do Rio Grande do Sul. No primeiro caso,especial.

mente pela carência de professores habilitados, e, no segundo, pe la oportunidade da formação de professores para as primeiras sé- ries do ensino de 1° grau, em nível universitário.

Não me posso furtar de pôr em relevo o que tal projeto significa para o Sistema Estadual de Ensino - uma real

forma de integração Sistema de Ensino/Universidade, uma fundamen- tal contribuição para a melhoria da qualidade do ensino,um fator de aperfeiçoamento da consecução dos objetivos do Plano de Carrei ra do Magistério, uma ação consonante com o III Plano Setorial de Educação, Cultura e Desporto do Ministério da Educação e Cultura quanto a educação básica."

A reformulação proposta para o Curso de Pedagogia da UFRS apresenta basicamente, as seguintes modificações em relação ao currículo atualmente oferecido:

a) cria duas novas habilitações: magistério para a pré-es cola e magistério para as séries iniciais do ensino de

1° grau

b) o f e r e c e a h a b i l i t a ç ã o das m a t é r i a s p e d a g õ q i c a s do 2°

g r a u , somente a graduados em C u r s o de P e d a g o g i a com a h a b i - l i t a ç ã o para as s é r i e s iniciais do e n s i n o de 1° grau ou h a b i l i t a ç ã o para a p r é - e s c o l a .

c) o f e r e c e as h a b i l i t a ç õ e s : A d m i n i s t r a ç ã o E s c o l a r , Super v i s ã o E s c o l a r , O r i e n t a ç ã o E d u c a c i o n a l e I n s p e ç ã o Esco -

lar, a g r a d u a d o s em q u a l q u e r c u r s o de l i c e n c i a t u - ra .

(3)

Em consequência dessas modificações o ingresso no cur so, com vistas as duas primeiras habilitações: Magistério para a Pré- Escola e Magistério para as Series Iniciais de l° Grau, far-se-ã mediante Concurso Vestibular e para obtenção das demais habilita.

ções far-se-á de acordo com normas estabelece das pela Comissão de Carreira da Educação.

Justificando a importância e oportunidade dessa atuali zação no Curso de Pedagogia, diz aquela Universidade que: "após de morada reflexão sobre seu atual Curso de Pedagogia e com base em dados recolhidos na realidade educacional do Estado, se propõe a introduzir nesse Curso modificações significativas, onde se prevê:

a oferta de duas novas habilitações - magistério para a prê-escola e magistério para as séries iniciais do ensino de 1° grau - e ainda a organização das habilitações ja oferecidas - magistério das ma terias pedagógicas do ensino de 2° grau, Administração Escolar, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Inspeção Escolar

sob a forma de acréscimo de estudos a serem proporcionados somen te a candidatos jã licenciados."

Acrescenta ainda com base no art. 29 da Lei 5692/71 e do art. 30 da mesma Lei que:

siLuaçoes ha em que Ja e nao apenas pos sive1 como até conveniente que se comece a formar professores em nível de 3° grau, tanto para a pré-escola, como para as sé- ries iniciais do 1° grau, paralelamente ã formação em nível de 2° grau. É o caso do Rio Grande do Sul, onde,nos grandes cen- tros urbanos, especialmente na Capital, escolas de maior porte, em termos pedagógicos, reclamam professores com uma capacidade de desempenho cuja aquisição muito melhor se poderá assegurar em nível de 3° Grau. Para outras, mormente as localizadas em pequenas comunidades do interior do Estado, por muito tempo ainda, a formação em curso de 2° grau continuará sendo a mais elevada .

(4)

Convém destacar o fato de que um certo número de professo- re» em exercício nas séries iniciais já possuem, ou vêm buscan do, titulação universitária, com vistas a seu crescimento pes-

soal e também â elevação de nível no Plano de Carreira do Ma- gisterio, no Estado. Mas o fazem em outros campos, como, por exemplo, Estudos Sociais, Ciências, Letras, etc. e isso, em muitos casos, porque estabelecimentos de ensino superior não oferecem a habilitação específica de magistério para aquelas

series (no Rio Grande do Sul apenas duas universidades, e es- tas localizadas no interior do Estado, iniciaram, recentemente, essa habilitação). Em conseguência, terminam tais professores por evadir-se para outras áreas, nas quais já existe até exces so de licenciados. Outros permanecem, mas não trazem, do cur- so superior realizado, contribuição mais significativa para seu desempenho como professores de séries Iniciais.

0 que,acima se expôs priva o ensino básico - tão Importan- te e atualmente tão eivado de dificuldades - de professores ca pazes de uma atuacao mais científica e mais eficiente na iden-

tificação de problemas e dos melhores caminhos para sua solu -

Dando respaldo a todas as argumentações apresentadas no processo apresenta a Universidade um perfil profissional do pro fessor da Prê-Escola e das Series Iniciais do l° Grau, bem como, relato de experiências da Faculdade de Educação no campo da prê-

escola e das séries iniciais do l° grau.

As disciplinas integrantes das diversas habilitações es tão apresentadas em anexo a este P a r e c e r . o corpo docente é o que atua no Curso de pedagogia ,em suas diversas habilitação .São professoras credenciados por este

Conselho e o Curso,exceto as duas novas habilitações ora introduzidas, e de ha muito reconhecimento II - VOTO DA RELATORA

A solicitação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quanto a reformulação do Curso de Pedagogia, esposada neste processo, coincide com preocupações deste Conselho sobre a matéria e já tratada em diversos estudos, Indicações e Pareceres. Chegou mesmo a ser tema do XIII Seminário de Assuntos Universitários, rea lizado em setembro de 1980. A posição do Conselho quanto a matéria

(5)

tem sido a de tratar da questão sob 2 linhas de ação: a primei ra, a de continuar aprovando a projetos com a estruturação ampara da no Parecer CFE-252/69; a segunda e que vem sendo estimulada ê de aprovar projetos inovadores que tem sido encaminhados a este Conselho por iniciativa das próprias instituições, por considerar que estas experiências contribuirão com elementos novos e validos para o reexame da questão, ou seja, uma nova concepção para o Cur so de Pedagogia.

Assim sendo, jã estão funcionando no país com completo respaldo do Conselho Federal de Educação as seguintes novas habi litações no curso de Pedagogia e - o que ê importante ressaltar - estruturadas a luz da Lei n° 5.692, de 1971, e concebidas ao aten dimento de necessidades identificadas no sistema escolar de l ° e 2° graus:

1 - Habilitação "Magistério para Prê-Escola", no Cen- tro de Educação da Universidade Metodista de Pira.

cicaba, São Paulo (Parecer n° 53/80). A habilita ção, entendida como licenciatura plena, foi aco- lhida pelo Relator e aprovada pelo Plenário, tal como foi proposta pela instituição, que, por sua vez, para a definição curricular e o estabeleci mento de competências desse profissional, funda.

mentou-se em diversos estudos e significativas pes_

quisas (Documenta (238) Brasília, set. 1980).

2 - Habilitação em "Magistério de Classes de Alfabet zação", na Faculdade Católica de Ciências Humanas da União Brasiliense de Educação e Cultura, no Distrito Federal (Parecer n° 1.491/79).

A habilitação, concebida pela Faculdade pleiteante, em consonância com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, como licenciatura curta, foi acolhida pelo Conselho, sem altera.

ções de substâncias em sua proposta original.

3 - Habilitação "Magistério", da Universidade de Pas_

so Fundo (Parecer n° 1.575/79).

4 - Reestruturação do Curso de pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (Parecer n°.

65/82).

(6)

Vê-se, assim, que o pleito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de introduzir alterações em seu Curso de Peda- gogia se apresenta, pois, na linha que vem sendo defendida por este Conselho.

III - CONCLUSÃO DO VOTO

Em face de todo o exposto, fica aprovada a proposta da UFRS, para o seu Curso de Pedagogia, e que apresenta os seguintes pontos fundamentais com a inclusão das habilitações de:

1 - Professor para a Pré-Escola, no Curso de Pedagogia 2 - Professor para as Series Iniciais de l° Grau (1a.

a 4a. série) , no elenco de habilitações do Curso de Pedagogia.

3 - Magistério das Mate_

rias Pedagógicas do Segundo Grau (Curso Normal) so mente para graduados em Curso de Pedagogia com a ha bilitação para Séries Iniciais do 1° Grau ou para a Pré-Escola.

4 - E s p e c i a l i s t a e m Edu cação (Administrador Escolar, Orientador Educacio- nal, Supervisor Escolar e Inspetor Escolar) somen- te para graduados em qualquer curso de licenciatura.

E" o nosso Parecer s.m.i.

IV - DECISÃO DA CAMARA

A Câmara de Ensino Superior, 1° Grupo, acolhe o Voto da Relatora.

Sala das Sessões em 04 de agosto de 1982.

(7)

CARÁTER CR CH PRÉ-REQUISITOS PERÍODO 2 1

DISCIPLINAS CÓDIGO OBR OBR 0BR OBR OBR.

04 03 04 04 03

60 45 60 60 30

X X X X

X X X X X X

- MATRÍCULA 01 - SOCIOLOGIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: A CRIANÇA DE 0 a 6 ANOS DE IDADE HISTORIA DA EDUCAÇAO: EVOLUÇÃO DA EDUCAÇAO E DA PEDAGOGIA FILOSOFIA DA EDUCAÇAO: FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓ- GICA LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 03 03 04 03

60 45 60 45

Aprovação em quatro disciplinas da Ma - trícula 01. X X X X X

X X X X X

- MATRÍCULA 02 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO: A REALIDADE EDUCACIONAL PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: A CRIANÇA DE 7 a 12 ANOS DE IDADE PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: 0 PROCESSO DA APRENDIZAGEM HISTORIA DA EDUCAÇAO: EDUCAÇAO NO BRASIL SISTEMA NERVOSO E APRENDIZAGEM OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 02 06 04 03

60 30 90 60 k5

Aprovação em todas as disciplinas da Matrícula 01 e mais três disciplinas da Matrícula 02.

X X X X X

X X X X X

- MATRÍCULA 03 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO: ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: DINAMICA INTERPESSOAL BASES PSICONEUR0L0GICAS DA APRENDIZAGEM DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DO ENSINO INTEGRADOR NUTRIÇÃO, HIGIENE E SAÚDE

LICENCiATURA EM PEDAGOGIA: Hábilitaçao - Magistério para a Pré-Escola

(8)

CARÁTER CR CH PRÉ-REQUISITOS PERÍODO 2 1

DISCIPLINAS CÓDIGO OBR. OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 02 03 04 03 03

60 30 45 60 45 45

Aprovação em todas as disciplinas da Ma trícula 02 e mais três disciplinas da Matricula 03.

X X X X X X

X X X X X X

- MATRÍCULA 04 - FILOSOFIA DA EDUCAÇAO: FENOMENOLOGIA DO MUNDO INFANTIL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRIATIVIDADE E EDUCAÇAO LEGISLAÇÃO 00 ENSINO CAMPO PROFISSIONAL DA PRÉ-ESCOLA E DAS SERIES INICIAIS DO 1° GRAU ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO PROCESSO DA EDUCAÇAO OBR. OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

03 03 03 03 04 03

45 45 45 45 60 45

Aprovação em todas as disciplinas da Ma tríeula 03 e mais quatro disciplinas da Matrícula 04.

X X X X X X

X X X X X X

- MATRÍCULA 05 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM LITERATURA INFANTIL INICIAÇÃO A EDUCAÇAO ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA E RECREAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇAO PRÉ-ESCOLAR TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PRÉ-ESCOLA OBR. OBR. OBR. OBR.

' 04 02 06 04

60 30 90 60

Aprovação em todas as disciplinas da Matrícula 04 e mais quatro disciplinas da Matrícula 05

X X X X

X X X X

- MATRÍCULA 06 - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL, VOCAL E MUSICAL PSICOGENESE DA LEITURA E DA ESCRITA ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO NA PRÉ-ESCOLA TEORIA PSICOGENÉTICA E CURRÍCULO DA PRÉ-ESCOLA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: Habilitação - Magistério para a Prê-Escola

(9)

CARÁTER CR CH PRÉ-REQUIS1 TOS Período 2 1 DISCIPLINAS CODIGO OBR. OBR. OBR. OBR.

06 10

60 90 150 30

Aprovação em todas as disciplinas da Ma trícula 05 e mais duas disciplinas da Matrícula 06.

X X X X

X X X X'

- MATRÍCULA 07 - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA, PLÁSTICA, COREOGRÁFICA e MÍMICA DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PRATICA NA PRÉ-ESCOLA I ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II OBR. 27 405 Aprovação em todas as disciplinas da Matrícula 06 e da Matrícula 07.

X X

- MATRÍCULA 08 - PRATICA NA PRÉ-ESCOLA II

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: Habilitação- Magistério para a Pré-Escola 1 . OBSERVAÇÃO; EFI I e EFI II (Prática Desportiva) poderá ser realizada pelo aluno em qualquer semestre. "As disciplinas que terminam com a indicação I constituem-se, necessariamente, em pri-requi sitos para as mesmas disciplinas com indicação II.

(10)

CARÁTER CR CH PRÊ-REQUISITOS PERIODO 2

T

DISCIPLINAS CODIGO OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 03 04 04 03

60 60 60 30

X X X X X X

X X X X X X

- MATRICULA 01 - SOCIOLOGIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: A CRIANÇA DE 0 a 6 ANOS DE IDADE HISTORIA DA EDUCAÇAO: EVOLUÇÃO DA EDUCAÇAO E DA PEDAGOGIA FILOSOFIA DA EDUCAÇAO: FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓ- GICA LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I OBR. OBR OBR. OBR. OBR.

03 03 04 03

60 45 60

Aprovação em quatro disciplinas da Ma - tricula 01. X X X X X

X X X X X

- MATRÍCULA 02 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO: A REALIDADE EDUCACIONAL PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: A CRIANÇA DE 7 a 12 ANOS DE IDADE PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: 0 PROCESSO DA APRENDIZAGEM HISTORIA DA EDUCAÇAO: EDUCAÇAO NO BRASIL SISTEMA NERVOSO E APRENDIZAGEM OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 02 06 04 03

60 30 90 60 45

Aprovação em todas as disciplinas da Matrícula 01 e mais três disciplinas da Matrícula 02.

X X X X X

X X X X X

- MATRÍCULA 03 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO: ESTUDO SOCIOLÓGICO DA ESCOLA PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO: DINÂMICA INTERPESSOAL BASES PSICONEUROL0GICAS DA APRENDIZAGEM DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DO ENSINO INTEGRADOR NUTRIÇÃO, HIGIENE E SAÚDE

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: Habilitação - Magistério para as Séries Iniciais do Ensino de Grau

(11)

CARÁTER CR CH PRÉ-REQUISITOS PERIODO 2 1 DISCIPLINAS C0DIGO OBR. OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 02 03 03 93

60 30 45 60 45

Aprovação em todas as diciplinas da Matrícula 02 e ma i s três disciplinas nas da Matricula 03

X X X X

X X X X X

- MATRÍCULA J4 - FILOSOFIA DA EDUCAÇAO:A FENOMENOLOGIA DO MUNDO INFANTIL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRIATIVIDADE E EDUCAÇAO LEGISLAÇÃO DO ENSINO CAMPO PROFISSIONAL DA PRÉ-ESCOLA E DAS SÉRIES INICIAIS DC 1° GRAU ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO PROCESSO DA EDUCAÇAO OBR. OBR. OBR. OBR. OBR. OBR.

04 04 04 04 03 03

60 60 60 60 45 45

Aorovação em todas as disciplinas da Matrícula 03 e mais quatro disciplinas da Matrícula 04.

X X X X X X

X X X X X X

- MATRÍCULA 05 - CONTEÚDOS BÁSICOS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E A RES - PECTIVA METODOLOGIA DE ENSINO 1 CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E A RESPEC- TIVA METODOLOGIA DE ENSINO 1 CONTE0DOS BÁSICOS DE ESTUDOS SOCIAIS E A RESPECTIVA ME TODOLOGIA DE ENSINO 1 ENSINO DE 1° GRAU: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO PARA AS SÉRIES INICIAIS ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO 1° GRAU

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Habilitação - Magisterio para as Séries Iniciais do Ensino de 1° Grau

(12)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Cântara.

Sala Barretto Filho, em 04 de agosto de 1982.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma