• Nenhum resultado encontrado

Onde as crianças dormem?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Onde as crianças dormem?"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Onde as crianças dormem?

Produções do 5º ano, inspiradas na obra do fotógrafo britânico James Mollison, chamada “Where children sleep”, ou “Onde

as crianças dormem”.

(2)

Proposta:

A partir do contato com materiais sobre a produção do artista britânico James Mollison, especialmente através de um texto publicado recentemente no site do grupo de pesquisa ArteVersa - https://www.ufrgs.br/arteversa/?cat=29 - e para abrir a possibilidade de uma produção em arte, tendo como temática as diferentes infâncias, utilizando a linguagem da fotografia, as crianças do 5º ano foram convidadas a fotografarem a si e o lugar onde cada uma dorme, buscando mostrar espaços bem importantes do seu quarto.

Junto a isso, escreveram pequenos textos, falando sobre singularidades de sua infância e o que o seu quarto de dormir mostra em relação a elas.

Na continuidade, criaram personas, buscando algum distanciamento da sua

realidade, desenhando-as a e imaginando como seriam seus quartos.

(3)

Logo quando se entra no quarto tem uma estante com muitos bichos de pelúcia e livros.

Depois tem minha cama, na beirada da cama tem brinquedos de diversos tipos, na parede tem a TV e bem no alto tem o ar-condicionado, com um porta retrato ao lado. Do lado da minha cama tem minha escrivaninha onde tem canetas, lápis, porta retrato e brinquedos, ao lado tem o meu armário e, por último, tem minha parte preferida a minha janela, onde eu escrevo, desenho e colo coisas nela. Também gosto muito de uma das minhas gavetas porque dentro dela tem todos os meus cadernos onde tem histórias que escrevo e meus desenhos.

A maioria das coisas que eu tenho falam um pouco sobre mim e do que eu gosto. Os cadernos dizem que eu gosto de escrever. As coisas da minha janela dizem como eu sou diferente e variada. E todos os meus bichos de pelúcia mostra como eu me apego muito às coisas.

Antônia – T.51

(4)

O meu quarto é bem grande, mas ele tem muita coisa grande, dai faz ele parecer pequeno. No meu quarto tem: uma TV, um baú, um armário de roupa, um armário de brinquedos, dois tapetes, uma cama e uma gaiola da minha coelha. Eu guardo o material escolar em uma mesinha que é colada no armário de brinquedos, eu tenho um canto de estudos, mas é na sala. O lugar mais especial é a minha cama, eu costumo brincar na minha cama ou na sala e eu me sinto mais acolhida no tecido acrobático que fica no meu pátio.

As minhas fotos:

Eu adooooooooro o meu quarto e ele coleciona muitos brinquedos (que a maioria são presentes) e algumas lembranças como o Sol que era o meu hamster que já morreu. E tem uma foto que aparece a minha escrivaninha que em cima tem uma cola porque eu gosto de tentar fazer unhas postiças e também a minha coelha que eu tenho desde os 6 anos.

A criança: o nome dela é Bernice.

(5)

Caio e seu quarto

Em meu quarto tem um espaço em que guardo meus gibis para quando não tenho sono à noite. Tem um cesto e baú para eletrônicos, acessórios de cabelo e perfumes. Duas estantes para jogos, brinquedos, massinhas de modelar e tintas. Uma mesa que eu estudo, vejo vídeos no computador e brinco. Nessa mesa eu guardo brinquedos, materiais de desenho e cadernos. Um canto ao lado da mesa que guardo minha mochila com materiais de escola, em frente ao armário que guardo minhas roupas. Embaixo da cama tem cestos para calçados e brinquedos da minha irmã. Divido meu quarto com ela. Manuela dorme na parte de cima do beliche. Eu durmo embaixo por causa do Guizmo, meu cachorro, que gosta de dormir aos meus pés ou no pufe laranja. A decoração do quarto é feita de quadros e pintura na parede feita pela minha mãe. Os quadros são sobre uma série que gosto, jogo de vídeo game e cachorros. Meu momento mais especial no quarto é quando vou dormir e fico um tempo maior conversando com a minha mãe. Ficamos abraçados e criamos um jeito de dizer eu te amo: Amo tu, cara de tatu. Também te amo, cara de cano ou eu também, cara de trem.

Para mim, viver nessa casa é muito bom porque conhecemos o Felipe, meu padrasto. Tenho momentos muito bons com minha mãe. Já fiz várias aulas (ballet, natação, ginástica e basquete), enquanto ainda tenho aula na Projeto. Acho que esses momentos influenciaram muito na minha infância e já estou sabendo de muitas coisas. Eu me sinto feliz. Acho que esse trabalho me deu uma chance de pensar nos “velhos tempos” e vi que muita gente tem infâncias diferentes, podendo ser sofrida, feliz, e que todo mundo tem seu jeito de pensar.

Caio – T. 51

(6)

Catarina, 10 anos Porto Alegre - Brasil

Esse é meu quarto onde dorme, eu e minhas irmãs Antônia e Eudora. As camas do quarto estão sem suporte porque eu troquei de quarto com minha mãe e aproveitamos para mandar arrumar o suporte das camas. Uma coisa que eu gosto do quarto é que a vista é muito bonita, é a árvore de jasmim do jardim da minha casa.

Esse é o lugar onde eu estudo e vejo youtube, como dá para ver, atrás de mim tem uma planta que se chama falsa vinha. Eu estudo aí porque é o quarto da minha mãe, ele é o mais silencioso da casa porque fica nos fundos.

Os materiais da escola normalmente ficam na mochila.

Temos uma chapelaria com armários, mas ninguém usa. É um depósito de livros, cadernos, canetas, lápis. São de reserva (já usados pelos meus irmãos).

Os lugares especiais são meu quarto, o quarto da mamãe e a sacada que tem uma rede.

(7)

No meu quarto eu tenho minha cama, minha escrivaninha, meu guarda roupa, e minhas estantes de livros. Eu gostaria de ser bióloga e arquiteta.

Eu gosto de brincar no meu quarto de lego.

Acho que meu quarto mostra que eu tenho uma infância feliz e organizada, com tudo o que eu preciso.

Dora – T.51

(8)

No meu quarto há: minha cama, mesa de cabeceira com livros, uma poltrona, a cômoda, estantes com bichos de pelúcia e a minha mesa improvisada de estudos.

O lugar mais especial do meu quarto é minha cama, onde eu durmo, leio e brinco também.

O meu quarto é importante porque é o lugar da casa que eu tenho privacidade para brincar, fazer minhas coisas e é aonde eu vou para descansar.

Isabela Apolônio – T. 51

(9)

No meu quarto tem uma janela, uma cama, meu violino, dois armários, um com minhas roupas e outro com meus brinquedos, livros, ar-condicionado, um mural de fotos e um calendário.

Eu não estudo ou guardo meus materiais no quarto, pois eu utilizo o escritório. O lugar mais especial para mim é perto da cama porque tem meu mural de fotos, que me lembram de momentos especiais. O lugar onde mais gosto de brincar é perto do armário. O local que mais me sinto acolhida é perto dos bichinhos de pelúcia.

As fotos dizem que eu sou uma menina alegre, sorridente e organizada. Elas dizem, também, que tenho uma infância feliz, de muito estudo e de saúde.

Isabela Vargas – T. 51

(10)

Inácio – T. 51

(11)

No meu quarto tem uma cama, um bidê, um rack, uma televisão, um Xbox, jogos, livros, uma luminária, um guarda-roupa onde guardo as roupas, meus velhos brinquedos e o material escolar. O meu local de estudo não fica no meu quarto. Mas minhas brincadeiras ocupam uma parte dele e me sinto acolhido em todo ele. Eu fico muito tempo nele lendo, jogando, ouvindo os pássaros, e eu assisto no youtube, comédia Todo mundo odeia o Cris. As coisas que eu tenho me fazem ser alegre. Eu me sinto protegido e cuidado nele. Eu acho que a minha infância é legal eu tô muito agradecido com o que eu tenho, é claro que todo mundo quer algo a mais e eu também quero, mas tem que pensar que muitos não tem a mesma oportunidade que eu tenho e é por isto que estou feliz com a minha infância. E tem crianças que não tem quase nada e outras que tem muita coisa mas, muito mesmo que chega a não ter espaço no seu quarto. As mais pobres não tem muito, mas tem mais liberdade e as mais ricas podem ter tudo, mas não devem ter tanta liberdade. E eu me considero mediano porque o que eu tenho é o suficiente para ser feliz.

(12)

Antônio – T. 52

(13)

Oi, eu sou a Clara, tenho 10 anos e vou contar algumas coisas sobre o meu quarto.

No meu quarto, tenho cama, armário, mesa de cabeceira, um canto cheio de brinquedos - na maioria animais -, livros e jogos. Tenho uma sacada bem grande. Na frente dela, fica a goiabeira do meu jardim.

Meu canto preferido é a estante de brinquedos e livros. Naquele canto, eu leio, brinco, desenho. De vez em quando, coloco um cobertor no chão para ficar lendo ali. Meu gato, o Peter, está sempre junto comigo. Vejam que ele está na minha cama, esperando eu parar de tirar fotos. Ele me segue como se fosse um cachorro.

Meu lugar de estudos não é no meu quarto. É em outro quarto, onde ficam os livros da minha mãe e alguns dos meus livros também.

Acho que meu quarto diz que eu amo animais e que eu tenho bastante espaço pra brincar. Então, minha infância é feliz.

Clara – T. 52

(14)

As fotos representam a vida que eu levo, sou feliz, gosto do meu quarto, tenho as coisas que preciso para o meu desenvolvimento pessoal e social.

Fico bem, quando estou em casa!

Henrique – T. 52

(15)

Meu quarto tem conchas, livros, dinheiro, peteca, bolas, lego, cama, videogame, fotos, armário, pedras, abajures, binóculo, escrivaninha, troféus, dardos, quadros, discos dos Beatles, ar condicionado, lustre e janela.

Meu lugar de estudo é uma escrivaninha no meu quarto, mas sinceramente eu estudo em vários locais da casa, como sala de jantar, escritório e na própria escrivaninha do meu quarto. Na escrivaninha tem livros como dicionário, gramática e cadernos. Tem um abajur auxiliar para caso eu queira estudar à noite.

É no meu quarto que eu guardo as lembranças de vários lugares que eu visitei e viagens que fiz, como conchas, pedras semi-preciosas, fotos, souveniers e quadros, sendo um que é um disco dos Beatles. O meu quarto é também onde jogo vídeo-game com meus amigos, escuto música, vejo youtube, tik tok no celular do meu pai, além de mostrar a minha paixão por bolas, já que tenho bolas de vários esportes. Sou um menino alegre e que gosta muito de brincar e isso o meu quarto mostra bem.

(16)

Isabele – T. 52

(17)

No meu quarto tem uma mesa branca com caderno, agenda, canetinhas, lápis, luminária, quadrinho, gaveta..., 2 estantes com materiais escolares, com brinquedos e livros. Tenho um armário com 1 porta de espelho. Tenho uma cama branca com uma flor com bandeirinhas atrás, nichos, luminária, mesa pequena, espelho pequeno, quadros e almofadas coloridas e um monte de brinquedos.

Guardo meus brinquedos nas estantes. Os materiais de escola coloco alguns na mesa e alguns na estante. Estudo na mesa, gosto de brincar na cama e no chão... de vez em quando na mesa. Adoro ela, pois gosto de escrever, desenhar...

e isso costumo fazer nela, por isso é o meu lugar preferido do quarto.

Meu quarto é um quarto de criança, tem brinquedos, adoro o meu quarto, pois tenho onde fazer meus desenhos, minhas brincadeiras...adoro mesmo ele. É decorado, infantil, alegre...sou muito feliz por poder ter essa infância.

Julia – T. 52

(18)

Minha cama é um beliche. Que não tem cama embaixo e ao lado tem o meu armário, de baixo da minha cama ficam os brinquedos.

Uma estante de livros, tem uma área pequena e os materiais escolares normalmente fica dentro da mochila, e uma escrivaninha de vidro para eu estudar.

Meu quarto é o mesmo desde bastante tempo. Eu gosto muito dele, da luz que entra pela sacada, eu brinco bastante. Eu gosto de ler na sacada e gosto muito da minha cama.

De dormir na minha cama e gosto da minha escrivaninha, para escrever histórias no computador.

Maria Antônia – T. 52

(19)

Esse é o meu quarto na minha casa com meu pai. Na parede “principal”, eu tenho letras espelhadas escritas Harry Potter, em cima luminárias de cordão em formato de bolinhas e logo em cima, quadros e decorações. Na esquerda, tem minha escrivaninha com algumas coisas da escola e também outras, com minha cadeira amarela com preto. Na esquerda, também tenho minha estante com os livros que eu gosto de ler sentada no meu pufe amarelo.

Meu papel de parede é amarelo com bolinhas coloridas. Atrás de tudo, fica minha estante com jogos, meu armário e ao lado meu banheiro. Na porta de entrada do meu quarto, fica uma placa da plataforma 9¾ do Harry Potter. A parte que eu mais gosto do meu quarto na minha casa com meu pai é minha parede, porque acho ela muito bonita, e minha estante com meu pufe, pois posso ler e relaxar. A única coisa que ainda está no meu quarto de eu pequena, é meu papel de parede, mas que mais me marcou mesmo vou dizer que é as letras de Harry Potter, porque é minha saga preferida que eu amo muito!

Rosa – T. 52

Referências

Documentos relacionados

NOTA.. Rita, Clara e Miguel foram passear na casa da Tia Maria em Iporá e ao conhecerem o Lago Pôr do Sol ficaram muito animados e resolveram fazer uma caminhada. A pista de

EMPRESA-EMBARGANTE requer o JULGAMENTO TOTALMENTE PROCEDENTE dos presentes embargos à execução, declarando a nulidade da execução pela inexistência de citação

Tendo como foco principal o estudo da educação proporcionada pela Prelazia de Cametá nas décadas de 1980 e 1990, nos moldes da Educação popular, necessário se faz

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Isso mostra que é possível detectar pequenas regiões de falta de adesivo e este padrão pode ser utilizado como indicador de qualidade de imagem para a

Assim, proponho-me abordar e divulgar a música para Clarinete e Eletrónica em Tempo Diferido, assim como estrear algumas obras, fazendo votos que este trabalho possa servir

Fundação Amália Rodrigues; Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva; José Daniel Ferreira; Mário Nascimento; Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado; Museu

mento et al (1976) na região de Viçosa, MG, quando a melhor época para produção de sementes desta gramínea foi de 41 a 48 dias após o início do florescimento... x2 Va lor