• Nenhum resultado encontrado

Processo de Aquisição do Conhecimento Especialidade: estilos de natação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Processo de Aquisição do Conhecimento Especialidade: estilos de natação"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA CMP 508 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VIII -

AQUISIÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Processo de Aquisição do Conhecimento Especialidade: estilos de natação

por

Daniel Nehme Müller

Prof. John A. Campbell Prof. Rafael Bordini

Porto Alegre, janeiro de 2000

(2)

1. Introdução ... 03

2. Os 4 estilos olímpicos de natação ... 06

3. O ensino dos 4 estilos de natação ... 08

4. Construção da base de conhecimento ... 17

5. Conclusão ... 18

6. Bibliografia ... 19

7. Anexo A ... 20

(3)

1 - Introdução

O presente trabalho enfoca o estudo do processo de aquisição e representação do conhecimento através de entrevistas com um profissional da área de natação.

Tendo como base as técnicas estudadas na disciplina Tópicos Especiais em Computação VIII - Aquisição e Representação do Conhecimento, foram realizadas 7 entrevistas com o professor de natação Júlio Cesar Moreira da Cunha, as quais são relatadas e analisadas no seguimento deste trabalho. Abaixo, temos uma imagem do prof. Júlio durante uma aula.

A escolha deste tema se deu pela proximidade que tem o autor deste trabalho com o profissional escolhido. Este autor não conhecia a fundo os estilos de natação, sendo, portanto, leigo no tema da natação.

O autor conhece o profissional há dez anos, o que facilitou o processo de aquisição dada a intimidade e facilidade de comunicação. Do professor Júlio, pode-se afirmar que é uma pessoa de raciocínio claro, com grande capacidade de síntese de conceitos, além de uma relativa facilidade para enfrentar novos problemas.

Dadas estas características, o autor julgou uma pessoa adequada para um bom processo de aquisição do conhecimento. Características estas, aliás, comuns a bons professores.

O professor Júlio é licenciado em em Educação Física e dá aulas de natação há

4 anos. Seu gosto pelos esportes o levou a seguir esta profissão, onde é considerado

um bom professor por seus alunos.

(4)

Sua concepção de ensino não é tradicional, pois ele afirma que prefere um ensino mais informal. Ele descreve esta informalidade como sendo um ensino dialogado, buscando a orientação, e não a imposição de regras e exercícios.

O cotidiano do professor Júlio é basicamente dar aulas em escolas de natação, onde ensina os 4 estilos olímpicos (crawl, costas, peito e golfinho), além de aulas para bebês de 0 a 3 anos e hidroginástica. Como se pode perceber, seu público vai do bebê ao idoso, necessitando certa flexibilidade pessoal na comunicação com pessoas tão distintas.

Como a maior parte de suas aulas se concentram no ensino dos 4 estilos de natação, este foi o enfoque do processo de aquisição do conhecimento realizado pelo autor.

Para realizar o processo de aquisição do conhecimento, foram empreendidas 7 entrevistas, relatadas a seguir:

1º dia: utilização do Brazilian National Method. Através de uma conversa informal, regada à cerveja e salgadinhos, foi realizada a primeira entrevista onde foram questionados temas relativos à escolha profissional e as aulas dadas. Entrevista gravada em microcassete.

2º dia: detalhamento sobre as aulas dadas, quanto aos estilos de natação e variações. Também foram comentadas outras variações como as aulas para bebês e hidroginástica. Entrevista gravada em microcassete.

3º dia: aplicação do repertory grid, onde o prof. Júlio descreveu os 4 estilos olímpicos e os métodos aplicados para ensino, correção e aperfeiçoamento.

Entrevista gravada em microcassete.

4º dia: discussão sobre os critérios de aplicação dos métodos e uso do concept sorting. Entrevista gravada em microcassete.

5º dia: filmagem de aulas na piscina; observação do relacionamento entre o professor e seus alunos e a forma da aplicação dos métodos. Aulas gravadas em VHS-C.

6º dia: questionamentos para elaboração das regras da base de conhecimento sobre o estilo crawl. Entrevista gravada em microcassete.

7º dia: questionamentos para adição das regras sobre o estilo costas. Entrevista gravada em microcassete.

No decorrer destas entrevistas, foram sendo elaborados argumentos que

resultaram na base de conhecimentos. Neste trabalho, serão apresentados os

conceitos básicos sobre os 4 estilos olímpicos de natação, as análises dos resultados

das entrevistas e a concepção da base de conhecimento.

(5)

2 - Os 4 estilos olímpicos de natação

A natação é um esporte que consiste em realizar diversos movimento dentro d’água, sendo considerada uma das melhores formas de exercício físico. Ela proporciona ao seu praticante o exercício de muitos músculos do corpo, além de ser um excelente estimulador do sistema cardiovascular.

Há registros históricos da natação em hieróglifos datados de 2500 a.C. Sabe-se também que os antigos gregos e romanos usavam a natação como parte do treinamento militar de seus exércitos. Mas ele começou a ser reconhecido como esporte no século 19, quando foi organizada uma competição na Inglaterra por volta de 1840.

Em 1844, os britânicos foram surpreendidos com a demonstração da eficiência de um método de natação utilizado pelos índios americanos, semelhante ao crawl moderno. Em 1873, também foi introduzido na Inglaterra o estilo “mão-sobre-mão”, aprendido com índios da América do Sul.

Atualmente, há 4 estilos (strokes) que vem sendo mais disseminados: crawl, costas (backstroke), peito (breaststroke) e golfinho (butterfly):

y Crawl: com o peito voltado para a água, batem-se as pernas e rotacionam-se os braços alternadamente, de forma a que leve um a empurrar a água enquanto o outro está no ar. A cabeça mantém-se na água, voltando para o lado para respiração a cada 2 ou 4 braçadas. Abaixo, mostram-se uma seqüência de braçadas de crawl.

y Costas: semelhante ao crawl, mas realizado com as costas voltadas para a água.

y Peito: as mãos unidas junto ao peito são deslocadas para a frente do corpo e,

com os braços esticados as mãos são separadas para os lados empurrando a

água. Ao mesmo tempo, os joelhos são flexionados, os pés apontam para os

lados e posteriormente as pernas são esticadas empurrando a água para trás. Os

movimentos de braços e pernas são sincronizados. A cabeça fica acima da linha

(6)

d’água, sempre voltada para a frente. Ao lado, temos uma imagem do prof. Júlio demonstrando a pernada do nado peito.

y Golfinho: derivação do nado

de peito, onde os braços

movimentam-se juntos, ora

voltados para cima, ora voltados

para baixo. As pernas

acompanham o movimento

cíclico, semelhante ao nado de

um golfinho. Abaixo, tem-se

uma seqüêrncia de braçadas de golfinho.

(7)

3 - O ensino dos 4 estilos de natação

Segundo o professor Júlio Cunha, a premissa para o ensino é a confiança do aluno no professor e a identificação do estágio de conhecimento do aluno. A cada novo aluno, o prof. Júlio realiza uma conversa onde ele demonstra seu domínio de conhecimento e, ao mesmo tempo, ele começa a descobrir o nível que o aluno deverá iniciar o aprendizado.

Esta premissa foi feita pelo próprio prof. Júlio, embora ele tenha aprendido muito com sua professora de natação quando era ainda criança, com seus professores universitários e com seus colegas de trabalho.

O ensino em si baseia-se no conhecimento de uma seqüência pedagógica, no domínio dos estilos de natação, na atualização do professor e em sua capacidade de realizar inovações. Uma seqüência pedagógica é a ordem de apresentação dos exercícios, o que leva o aluno a seguir uma lógica de aprendizagem. Além disso, o professor deve conhecer e saber nadar bem os estilos que ensina, procurando estar sempre atualizado em relação a novos estilos e exercícios.

Como forma de mostrar seu interesse na natação, o prof. Júlio sempre participa e convida seus alunos a participarem de competições realizadas no sul do país.

Por outro lado, não basta o conhecimento e a prática esportiva. Uma vez que nem todos os seus alunos são pessoas jovens e sadias, o prof. Júlio depara-se com limitações físicas e psicológicas dos alunos que exigem a execução de sua capacidade criativa para adaptação dos métodos de ensino.

De fobias como medo de entrar na água, flutuar, colocar o ouvido na água, etc. até doenças e problemas ortopédicos limitam a simples aplicação de uma seqüência pedagógica pré-definida. Quando isso ocorre, o prof. Júlio afirma que o aluno é um laboratório, uma vez que ele vai realizar experiências de métodos que melhor se aplicam àquele caso específico.

Outras circunstâncias também levam o professor à criatividade. Numa aula, o

prof. Júlio viu-se com 12 alunos com diferentes níveis de conhecimento. Qual foi sua

solução? Colocou 3 alunos em cada uma das 4 raias da piscina, divididos conforme

seu nível de conhecimento: na raia 1 os iniciantes, na raia 2 os que nadavam crawl, e

assim por diante.

(8)

3.1 - Exercícios para ensino dos estilos

Há duas abordagens básicas para o ensino dos estilos: o método global e o método parcial. No global, o professor mostra como o estilo deve ser feito e o aluno imita posteriormente. No parcial, o professor utiliza-se de uma seqüência pedagógica para o ensino.

O método global aplica-se em casos excepcionais, onde o aluno já tem conhecimento do estilo ensinado. O método parcial é mais comum, onde o ensino é feito a partir das necessidades do aluno.

A aplicação do método parcial se dá utilizando-se um conjunto de exercícios conforme o nível de conhecimento do aluno e a forma com que está realizando o estilo. Os exercícios mais aplicados pelo prof. Júlio a cada estilo foram descritos no repertory grid que é apresentado a seguir.

O autor solicitou ao prof. Júlio que pontuasse de 1 a 5 todos os exercícios, conforme sua aplicação em cada estilo, cujo resultado encontra-se nas tabelas 1(a), 1(b) e 1(c).

Tabela 1(a) - Repertory Grid

1 1

1 5

exercício “asa de frango” para recuperação de

braçada

3 5

1 5

respiração sem auxílio da prancha com 1

braço

1 1

1 crawl sem respiração 5

1 1

1 crawl com respiração 5

1 1

1 5

respiração com auxílio da prancha em

movimento

5 5

5 flutuação com 5

deslizamento

5 5

5 volta da posição 5

horizontal

4 5

1 respiração na posição 5

estática com braçada

1 1

1 respiração na posição 5

estática sem braçada

GOLFINHO PEITO

COSTAS CRAWL

Exercício / Estilo

(9)

Tabela 1(b) - Repertory Grid

5 5

5 5

batimento de pernas com braços estendidos

no prolongamento

do corpo

1 1

5 1

batimento de pernas com mãos

na nuca

5 3

5 3

batimento de pernas com braços ao longo

do corpo

1 1

1 5

nadando crawl com respiração

4x1 ou 2x1

1 1

1 5

nadando crawl com braços estendidos à frente cuidando posição de cabeça

1 1

1 5

nadando crawl empurrando água para o lado

contrário na finalização da

braçada

1 1

1 5

nadando crawl com cabeça alta

sem

movimentação da cabeça

1 1

1 5

nadando crawl com 1 braço respirando pelo

lado contrário

1 1

1 5

nadando crawl com braçada

longa para finalização da

braçada

1 1

1 5

nadando crawl com mão fechada

para otimização da puxada

GOLFINHO PEITO

COSTAS CRAWL

Exercício / Estilo

(10)

Tabela 1(c) - Repertory Grid

5 1

1 1

ondulação com 1 braço estendido ao longo e outro no prolongamento

do corpo (lateral)

5 1

1 1

ondulação com braços estendidos ao longo do

corpo (frontal)

5 1

1 1

ondulação com braços estendidos no prolongamento do corpo

(frontal)

3 5

5 braçada com auxílio de 5

“pull buoy”

1 5

1 1

braçada com pernada de crawl e auxílio de

“spaguetti”

5 5

1 braçada com pernada de 5

crawl

1 5

1 braçada por cima da 1

raia, na posição estática

1 5

1 pernada de peito com 3 1

pernadas e 1 braçada

1 5

1 pernada de peito com 1

auxílio da prancha

1 1

5 1

nadando costas acentuando movimento

de “boomerangue” na puxada

1 1

5 1

nadando costas completo com braços em seqüência de “roda

gigante”

1 1

5 1

nadando costas com 1 braço e outro estendido

ao longo do corpo acentuando rolamento

de ombros

1 1

5 1

nadando costas com 1 braço e o outro

estendido no prolongamento do corpo

acentuando rolamento de ombros

GOLFINHO PEITO

COSTAS CRAWL

Exercício / Estilo

(11)

Tabela 1(d) - Repertory Grid

1 1

5 1

batimento de pernas segurando a prancha

junto ao peito

1 5

1 nadando peito com 1 1

braço só

5 4

1 1

peifinho (braçada de peito com pernada de

golfinho)

5 1

1 1

golfinho com recuperação externa

de braçada e 3 pernadas

5 4

1 1

ondulação de golfinho com flexão e extensão de braços submersos a

cada pernada

5 1

1 5

crawfinho (braçada de crawl com pernada de golfinho com 1 braço)

5 1

1 1

ondulação com braços estendidos no prolongamento do

corpo, na posição invertida

GOLFINHO PEITO

COSTAS CRAWL

Exercício / Estilo

As tabelas apresentadas representam exatamente o que o prof. Júlio apresentou, seguindo rigorosamente os termos e a ordem de exposição. Assim, pode-se observar que os dois últimos exercícios foram incluídos posteriormente ao seu raciocínio que seguiu a ordem dos estilos.

Quando questionado sobre o porquê de valores 3 e 4 em algumas linhas do grid, o prof. Júlio respondeu que poderiam ser aplicados em casos excepcionais, dependendo da necessidade do aluno. Ele não encontrou nenhum caso que utilizasse 2 como classificação. O grau 1 foi aplicado para os casos onde o exercício não se aplica.

Após o quadro pronto, o autor selecionou algumas palavras e expressões do

jargão específico e apresentou para o prof. Júlio na forma de cartões. Foi solicitado a

ele que fizesse uma classificação dos conceitos. Ele escolheu o critério de estilo de

nado para a realização da classificação.

(12)

As expressões selecionadas foram: posição estática, posição horizontal, prancha, mão fechada, cabeça alta, rolamento de ombros, spaguetti, roda gigante, ondulação, boomerangue e pull buoy. Ele separou na categoria todos estilos as expressões posição estática, posição horizontal, prancha, spaguetti e pull buoy. No estilo crawl, ele colocou mão fechada e cabeça alta. Como termos do estilo costas, ele colocou roda gigante e boomerangue. Como a expressão rolamento de ombros é usada nos estilos costas e crawl, optou-se em colocá-la numa categoria separada. No estilo golfinho, colocou-se a palavra ondulação. Não ocorreu nenhuma palavra que fosse usada unicamente no estilo peito. Como a seleção foi realizada sobre uma mesa, a disposição espacial dos conceitos foi a apresentada na figura 1.

roda gigante boomerangue

rolamento de ombros

posição estática posição horizontal prancha

spaguetti pull buoy

ondulação mão fechada

cabeça alta COSTAS

COSTAS E CRAWL

CRAWL

TODOS

GOLFINHO

Figura 1 - Classificação de conceitos

A partir do quadro apresentado na classificação, ficou mais claro para o autor

que alguns termos correspondiam a instrumentos de auxílio ao exercício (prancha,

spaguetti e pull buoy) e os demais eram movimentos ou posições do corpo. Abaixo,

tem-se uma imagem do prof. Júlio instruindo um aluno a como usar a pull buoy.

(13)

3.2 - Seqüências de aplicação dos exercícios

A aplicação dos exercícios sempre se dá de uma forma lógica e coerente com o desenvolvimento do aluno - a chamada seqüência pedagógica. Em geral, a seqüência segue a ordem de exercícios para:

1. aprendizado 2. correção de estilo 3. aperfeiçoamento

Há alguns exercícios de correção de estilo que podem ser usados como aperfeiçoamento.

Este autor percebeu que a identificação das seqüências para os estilos seriam fundamentais na formação da base de conhecimento. Foi solicitado, então, ao prof.

Júlio que classificasse os exercícios segundo as fases da seqüência pedagógica.

Para o estilo crawl, tem-se a seguinte classificação:

crawfinho (braçada de crawl com pernada de golfinho com 1 braço) braçada com auxílio de “pull buoy”

crawl com respiração

nadando crawl com mão fechada para otimização da puxada APERFEIÇOAMENTO

nadando crawl com braços estendidos à frente cuidando posição de cabeça nadando crawl empurrando água para o lado contrário na finalização da braçada

nadando crawl com cabeça alta sem movimentação da cabeça nadando crawl com 1 braço respirando pelo lado contrário nadando crawl com braçada longa para finalização da braçada

exercício “asa de frango” para recuperação de braçada respiração sem auxílio da prancha com 1 braço

CORREÇÃO DE ESTILO braçada com pernada de crawl

batimento de pernas com braços estendidos no prolongamento do corpo nadando crawl com respiração 4x1 ou 2x1

crawl sem respiração

respiração com auxílio da prancha em movimento flutuação com deslizamento

volta da posição horizontal

respiração na posição estática com braçada respiração na posição estática sem braçada

APRENDIZADO

(14)

Para o estilo costas, tem-se:

braçada com auxílio de “pull buoy”

APERFEIÇOAMENTO

pernada de peito com 3 pernadas e 1 braçada pernada de peito com auxílio da prancha

nadando costas acentuando movimento de “boomerangue” na puxada nadando costas completo com braços em seqüência de “roda gigante”

de ombros

nadando costas com 1 braço e outro estendido ao longo do corpo acentuando rolamento

rolamento de ombros

nadando costas com 1 braço e o outro estendido no prolongamento do corpo acentuando

CORREÇÃO DE ESTILO

batimento de pernas segurando a prancha junto ao peito

batimento de pernas com braços estendidos no prolongamento do corpo batimento de pernas com mãos na nuca

batimento de pernas com braços ao longo do corpo flutuação com deslizamento

volta da posição horizontal APRENDIZADO

Para o estilo peito:

braçada com auxílio de “pull buoy”

APERFEIÇOAMENTO nadando peito com 1 braço só

braçada com pernada de crawl e auxílio de “spaguetti”

braçada com pernada de crawl

respiração sem auxílio da prancha com 1 braço CORREÇÃO DE ESTILO

braçada por cima da raia, na posição estática pernada de peito com 3 pernadas e 1 braçada

pernada de peito com auxílio da prancha

batimento de pernas com braços estendidos no prolongamento do corpo flutuação com deslizamento

volta da posição horizontal

respiração na posição estática com braçada

APRENDIZADO

(15)

Finalmente, para o estilo golfinho:

ondulação com braços estendidos no prolongamento do corpo, na posição invertida APERFEIÇOAMENTO

peifinho (braçada de peito com pernada de golfinho)

ondulação de golfinho com flexão e extensão de braços submersos a cada pernada crawfinho (braçada de crawl com pernada de golfinho com 1 braço)

braçada com pernada de crawl CORREÇÃO DE ESTILO

golfinho com recuperação externa de braçada e 3 pernadas

ondulação com 1 braço estendido ao longo e outro no prolongamento do corpo (lateral)

batimento de pernas com braços estendidos no prolongamento do corpo batimento de pernas com braços ao longo do corpo

flutuação com deslizamento volta da posição horizontal

APRENDIZADO

Ao montar este último esquema, verificou-se que os exercícios ondulação com braços estendidos no prolongamento do corpo (frontal) e ondulação com braços estendidos ao longo do corpo (frontal) eram equivalentes, respectivamente, ao batimento de pernas com braços ao longo do corpo e batimento de pernas com braços estendidos no prolongamento do corpo. As expressões foram, portanto, eliminadas do contexto de análise.

A partir destas especificações, foi possível a realização de seqüências

pedagógicas que foram utilizadas na concepção da base de conhecimento. Uma vez

definidas as fases do ensino, basta a organização da execução dos exercícios em cada

fase.

(16)

4 - Construção da base de conhecimento

Como a organização do conhecimento adquirido é na forma de uma ordem de eventos, poderiam ser concebidos scripts ou cases para sua concepção. Porém, devido ao curto espaço de tempo de elaboração, optou-se pela construção através de regras de produção.

Partindo-se da idéia de que o usuário da base seria um professor de natação, a base foi construída através do foward chaining, uma vez que o trabalho começa com um iniciante e termina com um experiente nadador.

Dado o exíguo espaço de tempo para a elaboração da base de conhecimento, foram implementados apenas dois estilos: crawl e costas. Para auxílio de implementação, foi utilizada a ferramenta ExSys (Academic Version), da Multilogic Inc. (obtida no site http://www.multilogic.com ).

Foi construída uma árvore de regras que vai questionando o professor a respeito da evolução do aluno. A cada resposta negativa propõe-se um exercício para aprendizado, correção ou aperfeiçoamento.

Como foram implementadas as verificações para dois estilos, há uma raiz que bifurca-se em duas grandes árvores, uma para cada estilo. As árvores implementadas encontram-se no Anexo A.

A árvore de regras contida na base de conhecimento foi elaborada seguindo seqüências pedagógicas utilizadas pelo prof. Júlio, o qual supervisionou a concepção das regras. Posteriormente, o prof. Júlio revisou as árvores concebidas para os dois modelos, sugerindo pequenos ajustes.

Também estavam previstas as concepções das regras para os estilos peito e

golfinho, mas, devido ao término do tempo para a apresentação do trabalho, não foi

possível sua elaboração.

(17)

5 - Conclusão

O processo de aquisição e representação do conhecimento é, de fato, complexo, exigindo muito tempo para a realização e análise das entrevistas com o profissional. Para a sua execução, todo o cuidado é pouco, uma vez que o especialista não está acostumado a apresentar seu conhecimento de uma forma explícita, e percebe-se seu constrangimento ao esclarecer detalhes de seu trabalho.

Um profissional submetido a um processo como este tem seu conhecimento posto à prova, uma vez que são pormenorizados os conceitos e suas técnicas de aplicação. Caso ele não domine sua área, estará dando respostas erradas ou incompletas, o que acarretará numa concepção errada da base de conhecimento.

Críticas como esta têm sido feitas aos chamados sistemas baseados em conhecimento.

1

A interação com o professor Júlio, proporcionada através deste trabalho, foi rica para ambas as partes. Para ele, pôde analisar certos termos utilizados de forma redundante e esclarecer ainda mais sua aplicação das seqüências pedagógicas. Por outro lado, permitiu dar a este autor a experiência de aplicar técnicas para aquisição e representação do conhecimento.

Como a base de conhecimento foi implementada numa ferramenta de software, é nossa intenção realizar a conclusão da base para os outros dois estilos.

Isso proporcionará um referencial a ser utilizado de agora em diante pelo prof. Júlio, sendo um material de apoio às suas aulas.

Da mesma forma com que foi realizada esta experiência, é intenção do autor também disseminar as técnicas de aquisição e representação do conhecimento aos seus alunos da disciplina de Inteligência Artificial da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Uma vez que nosso país carece deste tipo de tecnologia, por não ser muito divulgada e estudada, torna-se necessário um maior investimento em ensino e pesquisa no sentido de procurar desenvolver sistemas baseados em conhecimento a serem aplicados em inúmeras áreas.

Pode-se considerar, pois, este trabalho como o início de outros tantos que estarão por vir.

1

Ver ROSENFELD, Ronald. Adaptive Statiscal Language Modelling. Pittsburg: Carnegie

Mellow University, 1994.

(18)

6 - Bibliografia

1. http://www.prestigepools.com/prestige_pools/swim.html 2. http://www.coachscope.com/freestyle.html

3. http://www.olympic-usa.org/sports/az_3_34_3.html

4. http://web.singnet.com/~kkokweng/

(19)

Anexo A

(20)

AUTHOR: Daniel Nehme Müller

Starting Text: Aqui você poderá aprender um pouco mais sobre 2 dos 4 estilos de natação, em sua forma de aprendizado, correção e aperfeiçoamento. A base de conhec

Ending Text: Lembrando que este é um programa de teste, não há compromisso quanto a respostas tecnicamente corretas.

Probability System: 0 (false) or 1 (true)

Display Threshold: 1

(21)

and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Sim

and Respira com o apoio do braço contrário ao da respiração? Sim and Consegue deslizar satisfatoriamente com a realização da braçada? Sim and Braço consegue deslocar boa quantidade de água na puxada? Sim

THEN:

Parabéns! Seu aluno está nadando crawl corretamente! - Confidence=1

---

RULE 2: estilos:2 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Sim

and Respira com o apoio do braço contrário ao da respiração? Sim and Consegue deslizar satisfatoriamente com a realização da braçada? Sim and Braço consegue deslocar boa quantidade de água na puxada? Não

THEN:

O aluno deve realizar a braçada com o auxílio da "pull buoy". (16) - Confidence=1

---

RULE 3: estilos:3 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Sim

and Respira com o apoio do braço contrário ao da respiração? Sim and Consegue deslizar satisfatoriamente com a realização da braçada? Não

THEN:

O aluno deve nadar crawl com a mão fechada. (15) - Confidence=1

---

(22)

and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Sim

and Respira com o apoio do braço contrário ao da respiração? Não

THEN:

O aluno deve nadar crawl com apenas o braço do lado da respiração. O outro braço deve ficar estendido à frente. Sem auxílio da prancha. (13) - Confidence=1

---

RULE 5: estilos:5 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Não

and Foi utilizada a técnica 11 para correção da posição da cabeça? Sim

THEN:

O aluno deve nadar crawl com o rosto fora da água, olhando para a frente. (12) - Confidence=1

---

RULE 6: estilos:6 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Sim and Nada com a cabeça na posição correta? Não

and Foi utilizada a técnica 11 para correção da posição da cabeça? Não

THEN:

O aluno deverá nadar crawl com os braços estendidos à frente, cuidando a posição da cabeça, tendo a linha d'água na inserção dos cabelos. (11) - Confidence=1

---

(23)

and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Sim and Recupera corretamente a braçada? Não

THEN:

A braçada deve ser recuperada puxando a mão junto do corpo - "asa de frango". (10) - Confidence=1

---

RULE 8: estilos:8 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Não

and A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada? Sim

THEN:

O aluno deve nadar crawl empurrando a água para o lado contrário ao do braço na finalização da braçada. (14) - Confidence=1

---

RULE 9: estilos:9 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Sim and Finaliza corretamente a braçada? Não

and A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada? Não

THEN:

O aluno deve esticar o braço parando a braçada por 3 segundos a cada 2 movimentos - braçada longa. (9) - Confidence=1

---

RULE 10: estilos:10 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Sim and Coordena a respiração com a braçada? Não

THEN:

O aluno deverá executar o crawl completo. Demonstre para o aluno o movimento do braço indicando uma respiração a quatro braçadas. (8) - Confidence=1

---

(24)

and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Sim

and Realiza a respiração corretamente? Não

THEN:

O aluno deve ficar em pé, de pernas afastadas, de frente para a borda, que vai apoiar com um dos braços, que será o contrário do lado da respiração e o outro braç

---

RULE 12: estilos:12 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Sim and Dá a braçada corretamente? Não

THEN:

Demonstre para o aluno, caminhando dentro da água, o movimento da braçada. Após, fazer o mesmo na posição horizontal. (5) - Confidence=1

---

RULE 13: estilos:13 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Sim and O aluno solta o ar e bate as penas corretamente? Não

THEN:

Aluno deverá flutuar e realizar o batimento de pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo, sempre prendendo o ar nos pulmõe

---

RULE 14: estilos:14 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Sim and O aluno realiza a flutuação corretamente? Não

THEN:

Entre na piscina e segure as mãos do aluno, que deverá ser deslocado lentamente sobre a água, que estará olhando para o fundo da piscina, segurando o ar nos pu

---

RULE 15: estilos:15 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Crawl and O aluno tem segurança na água? Não

THEN:

Em pé, segurando na borda, o aluno deve colocar o rosto na água, soltando o ar pelo nariz. Demonstre a ele como faz. (1) - Confidence=1

---

(25)

and O aluno já domina o estilo crawl? Sim and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Sim and Consegue dar braçadas "roda gigante" corretamente? Sim and Consegue realizar a puxada de costas corretamente? Sim and Braço consegue deslocar boa quantidade de água na puxada? Sim

THEN:

Parabéns! Seu aluno está nadando o estilo costas corretamente! - Confidence=1

---

RULE 17: estilos:17 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Sim and Consegue dar braçadas "roda gigante" corretamente? Sim and Consegue realizar a puxada de costas corretamente? Sim and Braço consegue deslocar boa quantidade de água na puxada? Não

THEN:

Fazer nado costas com braçada utilizando "pull buoy" (27). - Confidence=1

---

RULE 18: estilos:18 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Sim and Consegue dar braçadas "roda gigante" corretamente? Sim and Consegue realizar a puxada de costas corretamente? Não

THEN:

Fazer nado costas acentuando o movimento de "boomerangue" durante a puxada (26). - Confidence=1

---

RULE 19: estilos:19 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Sim

and Consegue dar braçadas "roda gigante" corretamente? Não

THEN:

Fazer nado costas com braços em seqüência de "roda gigante" (25). - Confidence=1

---

(26)

and O aluno já domina o estilo crawl? Sim and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Não

and Consegue realizar pernadas e braçadas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido ao longo do corpo? (23) Sim

THEN:

Recomece as verificações. - Confidence=1

---

RULE 21: estilos:21 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Sim and Consegue bater pernas e realizar braçadas? Não

and Consegue realizar pernadas e braçadas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido ao longo do corpo? (23) Não

THEN:

Fazer nado costas com um braço, ficando o outro estendido no prolongamento do corpo (24). - Confidence=1

---

RULE 22: estilos:22 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Não

and Foi possível corrigir o problema com o batimento de pernas e braços estendidos ao longo do corpo? (19) Sim

THEN:

Recomece as verificações. - Confidence=1

---

RULE 23: estilos:23 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Não

and Foi possível corrigir o problema com o batimento de pernas e braços estendidos ao longo do corpo? (19) Não and Foi realizado o batimento de pernas com a prancha junto ao peito e com isto corrigido o problema? (20) Sim

THEN:

Recomece as verificações. - Confidence=1

---

(27)

and O aluno já domina o estilo crawl? Sim and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Sim and Bate pernas com braços ao longo do corpo? Não

and Foi possível corrigir o problema com o batimento de pernas e braços estendidos ao longo do corpo? (19) Não and Foi realizado o batimento de pernas com a prancha junto ao peito e com isto corrigido o problema? (20) Não

THEN:

Aluno deve executar o batimento das pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo (22). - Confidence=1

---

RULE 25: estilos:25 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Sim and O aluno sabe voltar para a posição vertical? Não

THEN:

Oriente o aluno para flexionar as pernas e empurrar a água para frente com os braços (18). - Confidence=1

---

RULE 26: estilos:26 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Sim

and O aluno sabe flutuar e deslizar de costas? Não

THEN:

Sustente o aluno apoiando nas costas e realizando o deslizamento sobre a água (17). - Confidence=1

---

RULE 27: estilos:27 IF:

Qual estilo você quer analisar primeiro? Costas and O aluno já domina o estilo crawl? Não

THEN:

O aluno deve aprender antes o estilo crawl. - Confidence=1

---

(28)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11 T1:12 T1:13 T1:14 T1:15

---

Question 2: FLUTUAçãO

O aluno realiza a flutuação corretamente?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11 T1:12 T1:13 T1:14

---

Question 3: AR E PERNAS

O aluno solta o ar e bate as penas corretamente?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11 T1:12 T1:13

---

Question 4: BRAçADA Dá a braçada corretamente?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11 T1:12

---

(29)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11

---

Question 6: RESP. E BRAçADA Coordena a respiração com a braçada?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10

---

Question 7: FINALIZ. BRAçADA Finaliza corretamente a braçada?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9

---

Question 8: COR.FIN.BRAçADA

A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:8 T1:9

---

(30)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7

---

Question 10: POS. CABEçA

Nada com a cabeça na posição correta?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6

---

Question 11: CORR.POS.CABEçA

Foi utilizada a técnica 11 para correção da posição da cabeça?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:5 T1:6

---

Question 12: RESP.APOIO BRAçO

Respira com o apoio do braço contrário ao da respiração?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4

---

(31)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3

---

Question 14: PUXADA

Braço consegue deslocar boa quantidade de água na puxada?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:16 T1:17

---

Question 15: SABE CRAWL O aluno já domina o estilo crawl?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20 T1:21 T1:22 T1:23 T1:24 T1:25 T1:26 T1:27

---

Question 16: FLUTUA COSTAS O aluno sabe flutuar e deslizar de costas?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20 T1:21 T1:22 T1:23 T1:24 T1:25 T1:26

---

(32)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20 T1:21 T1:22 T1:23 T1:24 T1:25

---

Question 18: BATE PERNAS

Bate pernas com braços ao longo do corpo?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20 T1:21 T1:22 T1:23 T1:24

---

Question 19: LONGO CORPO

Foi possível corrigir o problema com o batimento de pernas e braços estendidos ao longo do corpo? (19)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:22 T1:23 T1:24

---

Question 20: PERNAS PRANCHA

Foi realizado o batimento de pernas com a prancha junto ao peito e com isto corrigido o problema? (20)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:23 T1:24

---

(33)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules:

---

Question 22: PERNAS BRAçADAS Consegue bater pernas e realizar braçadas?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20 T1:21

---

Question 23: BRAçO EST. LONGO

Consegue realizar pernadas e braçadas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido ao longo do corpo? (23)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:20 T1:21

---

Question 24: RODA GIGANTE

Consegue dar braçadas "roda gigante" corretamente?

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18 T1:19

---

(34)

1 Sim 2 Não

Maximum number of values acceptable = 1 Used in Rules: T1:16 T1:17 T1:18

---

Question 26

Qual estilo você quer analisar primeiro?

1 Crawl 2 Costas

Maximum number of values acceptable = 1

Used in Rules: T1:1 T1:2 T1:3 T1:4 T1:5 T1:6 T1:7 T1:8 T1:9 T1:10 T1:11 T1:12 T1:13 T1:14 T1:15 T1:16 T1:17 T1:18 T1:19 T1:20

---

(35)

Display at end

Displayed at the end of a run as text only Used in Rules:

---

(36)

Used in Rules: (T1:15)

---

Choice 2:

Entre na piscina e segure as mãos do aluno, que deverá ser deslocado lentamente sobre a água, que estará olhando para o fundo da piscina, segurando o ar nos pulmõe

Used in Rules: (T1:14)

---

Choice 3:

Aluno deverá flutuar e realizar o batimento de pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo, sempre prendendo o ar nos pulmões. Feito isso, peça que el

Used in Rules: (T1:13)

---

Choice 4:

Demonstre para o aluno, caminhando dentro da água, o movimento da braçada. Após, fazer o mesmo na posição horizontal. (5)

Used in Rules: (T1:12)

---

Choice 5:

O aluno deve ficar em pé, de pernas afastadas, de frente para a borda, que vai apoiar com um dos braços, que será o contrário do lado da respiração e o outro braço fará

Used in Rules: (T1:11)

---

Choice 6:

O aluno deverá executar o crawl completo. Demonstre para o aluno o movimento do braço indicando uma respiração a quatro braçadas. (8)

Used in Rules: (T1:10)

---

(37)

Used in Rules: (T1:9)

---

Choice 8:

A braçada deve ser recuperada puxando a mão junto do corpo - "asa de frango". (10)

Used in Rules: (T1:7)

---

Choice 9:

O aluno deverá nadar crawl com os braços estendidos à frente, cuidando a posição da cabeça, tendo a linha d'água na inserção dos cabelos. (11)

Used in Rules: (T1:6)

---

Choice 10:

O aluno deve nadar crawl com o rosto fora da água, olhando para a frente. (12)

Used in Rules: (T1:5)

---

Choice 11:

O aluno deve nadar crawl com apenas o braço do lado da respiração. O outro braço deve ficar estendido à frente. Sem auxílio da prancha. (13)

Used in Rules: (T1:4)

---

Choice 12:

O aluno deve nadar crawl empurrando a água para o lado contrário ao do braço na finalização da braçada. (14)

Used in Rules: (T1:8)

---

(38)

Used in Rules: (T1:3)

---

Choice 14:

O aluno deve realizar a braçada com o auxílio da "pull buoy". (16)

Used in Rules: (T1:2)

---

Choice 15:

Parabéns! Seu aluno está nadando crawl corretamente!

Used in Rules: (T1:1)

---

Choice 16:

O aluno deve aprender antes o estilo crawl.

Used in Rules: (T1:27)

---

Choice 17:

Sustente o aluno apoiando nas costas e realizando o deslizamento sobre a água (17).

Used in Rules: (T1:26)

---

Choice 18:

Oriente o aluno para flexionar as pernas e empurrar a água para frente com os braços (18).

Used in Rules: (T1:25)

---

(39)

Used in Rules:

---

Choice 20:

Aluno deve realizar o batimento das pernas segurando a prancha junto ao peito (20).

Used in Rules:

---

Choice 21:

Aluno deve executar o batimento das pernas com as mãos na nuca (21).

Used in Rules:

---

Choice 22:

Aluno deve executar o batimento das pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo (22).

Used in Rules: (T1:24)

---

Choice 23:

Fazer nado costas com um braço, enquanto o outro fica estendido ao longo do corpo (23).

Used in Rules:

---

Choice 24:

Fazer nado costas com um braço, ficando o outro estendido no prolongamento do corpo (24).

Used in Rules: (T1:21)

---

(40)

Used in Rules: (T1:19)

---

Choice 26:

Fazer nado costas acentuando o movimento de "boomerangue" durante a puxada (26).

Used in Rules: (T1:18)

---

Choice 27:

Fazer nado costas com braçada utilizando "pull buoy" (27).

Used in Rules: (T1:17)

---

Choice 28:

Parabéns! Seu aluno está nadando o estilo costas corretamente!

Used in Rules: (T1:16)

---

Choice 29:

Recomece as verificações.

Used in Rules: (T1:20) (T1:22) (T1:23)

---

(41)
(42)

G:\Daniel\doutorado\aulas\rep.conhecimento\Trabalhos\estilos_nat\estilos.RB2 - Tree:estilos - Page 1, 1

Realiza a respiração corretamente?

Realiza a respiração corretamente?

Dá a braçada corretamente?Não Dá a braçada corretamente?

Não

Demonstre para o aluno, caminhando dentro da águ movimento da braçada. Ap fazer o mesmo na posição horizontal. (5) - Confidence Demonstre para o aluno, caminhando dentro da águ movimento da braçada. Ap fazer o mesmo na posição horizontal. (5) - Confidence

O aluno solta o ar e bate as penas corretamente?

Não O aluno solta o ar e bate as penas corretamente?

Não

Aluno deverá flutuar e realizar o batimento de pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo, sempre prendendo o ar nos pulmões. Feito isso, peça que ele comece a soltar o ar pelo nariz. (3) Após, o aluno deverá treinar, na posição estática, a volta da posição horizontal através da flexão dos joelhos e puxar a água para trás com a palma da mão.

(4) - Confidence=

1 Aluno deverá flutuar e realizar o batimento de pernas com os braços estendidos no prolongamento do corpo, sempre prendendo o ar nos pulmões. Feito isso, peça que ele comece a soltar o ar pelo nariz. (3) Após, o aluno deverá treinar, na posição estática, a volta da posição horizontal através da flexão dos joelhos e puxar a água para trás com a palma da mão.

(4) - Confidence=

1

>Rule - T1:13

>Rule - T1:13

O aluno realiza a flutuação corretamente?

Não O aluno realiza a flutuação corretamente?

Não

Entre na piscina e segure as mãos do aluno, que deverá ser deslocado lentamente sobre a água, que estará olhando para o fundo da piscina, segurando o ar nos pulmões. (2) - Confidence=

1 Entre na piscina e segure as mãos do aluno, que deverá ser deslocado lentamente sobre a água, que estará olhando para o fundo da piscina, segurando o ar nos pulmões. (2) - Confidence=

1

>Rule - T1:14

>Rule - T1:14

O aluno tem segurança na água?

Não O aluno tem segurança na água?

Não

Em pé, segurando na borda, o aluno deve colocar o rosto na água, soltando o ar pelo nariz.

Demonstre a ele como faz. (1) - Confidence=

1 Em pé, segurando na borda, o aluno deve colocar o rosto na água, soltando o ar pelo nariz.

Demonstre a ele como faz. (1) - Confidence=

1

>Rule - T1:15

>Rule - T1:15

Qual estilo você quer analisar primeiro?

Costas Qual estilo você quer analisar primeiro?

Costas

O aluno já domina o estilo crawl?

Sim O aluno já domina o estilo crawl?

Sim

O aluno sabe flutuar e deslizar de costas?

Sim O aluno sabe flutuar e deslizar de costas?

Sim

O aluno sabe voltar para a posição vertical?

Sim O aluno sabe voltar para a posição vertical?

Sim

Bate pernas com braços ao longo do corpo?

Sim Bate pernas com braços ao longo do corpo?

Sim

Consegue bater pernas e realizar braçadas?

Consegue bater pernas e realizar braçadas?

Consegue bater pernas e realizar braçadas?

Consegue bater pernas e realizar braçadas?

Bate pernas com braços ao longo do corpo?

Não Bate pernas com braços ao longo do corpo?

Não

Foi possível corrigir o proble com o batimento de pernas braços estendidos ao longo corpo? (19)

Foi possível corrigir o proble com o batimento de pernas braços estendidos ao longo corpo? (19)

Foi possível corrigir o proble com o batimento de pernas braços estendidos ao longo corpo? (19)

Foi possível corrigir o proble com o batimento de pernas braços estendidos ao longo corpo? (19)

O aluno sabe voltar para a posição vertical?

Não O aluno sabe voltar para a posição vertical?

Não

Oriente o aluno para flexionar as pernas e empurrar a água para frente com os braços (18).

- Confidence=

1 Oriente o aluno para flexionar as pernas e empurrar a água para frente com os braços (18).

- Confidence=

1

>Rule - T1:25

>Rule - T1:25

O aluno sabe flutuar e deslizar de costas?

Não O aluno sabe flutuar e deslizar de costas?

Não

Sustente o aluno apoiando nas costas e realizando o deslizamento sobre a água (17). - Confidence=

1 Sustente o aluno apoiando nas costas e realizando o deslizamento sobre a água (17). - Confidence=

1

>Rule - T1:26

>Rule - T1:26

O aluno já domina o estilo crawl?

Não O aluno já domina o estilo crawl?

Não

O aluno deve aprender antes o estilo crawl. - Confidence=

1 O aluno deve aprender antes o estilo crawl. - Confidence=

1

>Rule - T1:27

>Rule - T1:27

(43)

G:\Daniel\doutorado\aulas\rep.conhecimento\Trabalhos\estilos_nat\estilos.RB2 - Tree:estilos - Page 2, 1

Respira com o apoio do bra contrário ao da respiração?

Respira com o apoio do bra contrário ao da respiração?

Nada com a cabeça na posição correta?

Não Nada com a cabeça na posição correta?

Não

Foi utilizada a técnica 11 pa correção da posição da cabeça?

Foi utilizada a técnica 11 pa correção da posição da cabeça?

Foi utilizada a técnica 11 pa correção da posição da cabeça?

Foi utilizada a técnica 11 pa correção da posição da cabeça?

Recupera corretamente a braçada?

Não Recupera corretamente a braçada?

Não

A braçada deve ser recuperada puxando a mão junto do corpo - "asa de frango". (10) - Confidence=

1 A braçada deve ser recuperada puxando a mão junto do corpo - "asa de frango". (10) - Confidence=

1

>Rule - T1:7

>Rule - T1:7

Finaliza corretamente a braçada?

Não Finaliza corretamente a braçada?

Não

A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada?

Sim A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada?

Sim

O aluno deve nadar crawl empurrando a água para o lado contrário ao do braço na finalização da braçada. (14) - Confidence=

1 O aluno deve nadar crawl empurrando a água para o lado contrário ao do braço na finalização da braçada. (14) - Confidence=

1

>Rule - T1:8

>Rule - T1:8

A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada?

Não A técnica 9 foi tentada para finalização da braçada?

Não

O aluno deve esticar o braço parando a braçada por 3 segundos a cada 2 movimentos - braçada longa.

(9) - Confidence=

1 O aluno deve esticar o braço parando a braçada por 3 segundos a cada 2 movimentos - braçada longa.

(9) - Confidence=

1

>Rule - T1:9

>Rule - T1:9

Coordena a respiração com a braçada?

Não Coordena a respiração com a braçada?

Não

O aluno deverá executar o crawl completo. Demonstre para o aluno o movimento do braço indicando uma respiração a quatro braçadas.

(8) - Confidence=

1 O aluno deverá executar o crawl completo. Demonstre para o aluno o movimento do braço indicando uma respiração a quatro braçadas.

(8) - Confidence=

1

>Rule - T1:10

>Rule - T1:10

Realiza a respiração corretamente?

Não Realiza a respiração

corretamente?

Não

O aluno deve ficar em pé, de pernas afastadas, de frente para a borda, que vai apoiar com um dos braços, que será o contrário do lado da respiração e o outro braço fará a braçada. O rosto deverá estar dentro da água e o aluno deve observar o movimento do braço, para virar o rosto e respirar. (6) Após, o aluno deverá fazer este mesmo exercício, mas na posição horizontal, com auxílio da prancha, em movimento. - Confidence=

1 O aluno deve ficar em pé, de pernas afastadas, de frente para a borda, que vai apoiar com um dos braços, que será o contrário do lado da respiração e o outro braço fará a braçada. O rosto deverá estar dentro da água e o aluno deve observar o movimento do braço, para virar o rosto e respirar. (6) Após, o aluno deverá fazer este mesmo exercício, mas na posição horizontal, com auxílio da prancha, em movimento. - Confidence=

1

>Rule - T1:11

>Rule - T1:11

Demonstre para o aluno, caminhando dentro da água, o movimento da braçada. Após, fazer o mesmo na posição horizontal. (5) - Confidence=

1 Demonstre para o aluno, caminhando dentro da água, o movimento da braçada. Após, fazer o mesmo na posição horizontal. (5) - Confidence=

1

>Rule - T1:12

>Rule - T1:12

>Rule - T1:13

>Rule - T1:13

Referências

Documentos relacionados

Da análise ao referido mapa (Capítulo 5) observa-se a distribuição da perigosidade em 5 classes, verificando-se para o Município de Évora a predominância das classes de

Gabriela Gadelha PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) - 10h10 às 11h00 PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) NOVAS TECNOLOGIAS

The aim of the study was to compare the outcomes of patients undergoing osteosynthesis of unstable simple line ankle frac- tures, through and above the tibiofibular syndesmosis, using

Antes de fazer a avaliação de um sistema de informação é preciso saber se os usuários estão aceitando ou rejeitando os serviços que ele proporciona, Entre as

Quanto à análise da associação entre a ocorrência de rinite alérgica com os resultados do tipo de respirador e cada uma das alterações faciais, destaca-se, neste estudo, que

As evidentes afinidades culturais do Bronze Pleno da Baixa Estremadura com o Bronze do Sudoeste, de que se poderá considerar a sua extensão mais setentrional,

A gerenciadora de riscos tem a responsabilidade da empresa de efetuar a gestão de todos os embarques de acordo com as regras estabelecidas neste documento. Garantir a

um método teológico de análise do mundo e da dimensão da prática, mas não um espaço de reflexão sobre os problemas últimos, metafísicos e radicais do ser humano 56. De