• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EMENTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EMENTÁRIO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Centro de Biotecnologia – Cbiotec

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

EMENTÁRIO

Disciplina: BASES DA BIOLOGIA MOLECULAR Créditos: 4

Estrutura química dos ácidos nucleicos. A organização gênica em procariotos e em eucariotos. Os elementos genéticos móveis.

Duplicação do DNA, síntese e processamento de RNA. Código genético, a tradução em proteínas e o controle da expressão gênica em procariotos e em eucariotos.

Disciplina: BASES DO EMPREENDEDORISMO Créditos: 2

Iniciação de uma atividade empresarial. Importância da criação da pequena e média empresa. Práticas administrativas aplicadas às pequenas e médias empresas. Políticas e programas de apoio às pequenas e médias empresas. Habilidades, perfil e comportamento do dirigente da pequena e média empresa. Os problemas característicos das pequenas e médias empresas.

Disciplina: BASES DA GENÉTICA Créditos: 4

Introdução à Genética: as leis de Mendel e Neomendelismo. A influência do ambiente na expressão gênica. Teoria cromossômica

(2)

2

da herança. Herança ligada ao sexo.

Disciplina: BIOÉTICA Créditos: 4

Conceitos e história; Princípios éticos da pesquisa com seres humanos e com animais; Bioética relacionada a novos fármacos, vacinas e testes de diagnósticos, contracepção humana, genética, biologia molecular, microbiologia, experimentação humana, transplante de tecidos e órgãos artificiais e naturais. Bioética e o uso de animais em experimentação; Uso de animais como modelos experimentais e suas alternativas; Conceitos e técnicas de bioterismo; Desenvolvimento de modelos experimentais; Modelos experimentais alternativos e seu uso em ciência animal; Conflitos e avanços na legislação do uso de animais em pesquisa.

Disciplina: BIOFÍSICA CELULAR Créditos: 2

Introdução à eletrofisiologia celular. Gênese do potencial de repouso e de ação. Técnicas utilizadas no estudo da biofísica celular. Estudo da bioprospecção de moléculas que interagem com os canais iônicos.

(3)

3

Disciplina: BIOPROSPECÇÃO, MANEJO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

Créditos: 4

Utilização dos recursos naturais; Biodiversidade; Propriedade intelectual; Biossegurança; Recursos genéticos vegetais;

Conservação genética de plantas; Bioprospecção e Biotecnologia para Sustentabilidade do Meio Ambiente; Conservação de recursos genéticos; Recuperação e manejo de ecossistemas.

Disciplina: BIORREATORES E BIOPROCESSOS Créditos: 4

Processos produtivos industriais envolvendo o uso de enzimas, células microbianas, células de vegetais e de animais: Histórico e Evolução. Cinética das reações enzimáticas; catálise enzimática aplicada; metabolismo microbiano; estequiometria e cinética de processos fermentativos; reatores biológicos aplicados a processos fermentativos descontínuos; esterilização dos equipamentos, dos meios de fermentação e do ar, aeração e agitação de misturas e processos de recuperação dos produtos da fermentação (downstream).

Disciplina: BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROPECUÁRIA I Créditos: 4

Descrição dos métodos e ferramentas utilizadas no estudo e alteração do genoma animal e suas aplicações na indústria e pecuária.

(4)

4

Disciplina: BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROPECUÁRIA II Créditos: 4

Caracterização dos principais métodos e ferramentas utilizadas na transgenia vegetal para a obtenção de produtos ou processos industriais de interesse ambiental na produção de energia, na saúde e na agropecuária.

Disciplina: BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS I Créditos: 4

Fundamentos de tecnologia de alimentos. Controle de qualidade:

conceituação, ferramentas e análise sensorial. Alimentos para fins especiais. Alimentos funcionais. Métodos de conservação: físicos, químicos, biológicos e mistos. Embalagem. Processamento tecnológico de produtos de origem vegetal. Processamento tecnológico de produtos de origem animal.

Disciplina: BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS II Créditos: 4

Noções de química analítica qualitativa e quantitativa para análise e fiscalização dos alimentos. Coleta e preparação de amostras para análise. Análise de matéria seca e matéria mineral dos alimentos. Determinação de gordura. Análise dos diferentes tipos de carboidratos encontrados nos alimentos. Análise de aminoácidos e proteínas encontrados nos alimentos. Análise de fatores antinutricionais em alimentos.

(5)

5

Disciplina: BIOTECNOLOGIA DE BIOATIVOS Créditos: 6

Metodologias de síntese e caracterização espectroscópicas de compostos bioativos; uso de diversos modelos: químicos (micelas, lipossomas e outros), biológicos (células isoladas e de cultivo) e modelos animais do tipo roedores (estudos de reatividade vascular e outros) com ênfase em problemas saúde-doença. Extração de Substâncias Naturais. Apresentações das leis, resoluções e portarias sobre produtos de origem natural.

Disciplina: EDITORAÇÃO DE PERIÓDICOS Créditos: 2

Princípios em editoração de periódicos, organograma editorial, o papel do editor, escolha de periódicos, revisão de periódicos, respondendo a revisores, gerenciamento de revista, introdução ao OJS (Open Journal System), cientometria.

Disciplina: ENGENHARIA GENÉTICA Créditos: 4

Isolamento e clonagem de genes e suas aplicações. DNAs quiméricos. ''Chromosome walking''. Bibliotecas genômicas.

Regulação da Expressão gênica. Mecanismos da recombinação genética. A tecnologia do DNA recombinante.

(6)

6

Disciplina: ESPECTOMETRIA DE MASSAS APLICADA A BIOCIÊNCIAS

Créditos: 2

Espectrometria de massas: desenvolvimento histórico, principais métodos de ionização (ESI, MALDI, APCI, métodos emergentes), principais tipos de analisadores (quadrupolos, setores magnéticos, TOF, ion traps, orbitraps, analisadores mistos), aplicações na área de determinação de proteínas, análise de compostos de baixo peso molecular, métodos quantitativos. Exemplos de Aplicações na área de biociências.

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Créditos: 5

Integração de conhecimentos teóricos obtidos e vivência das dinâmicas, limites e dificuldades dos processos biotecnológicos.

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Créditos: 5

Integração de conhecimentos teóricos obtidos e vivência das dinâmicas, limites e dificuldades dos processos biotecnológicos.

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Créditos: 5

Integração de conhecimentos teóricos obtidos e vivência das dinâmicas, limites e dificuldades dos processos biotecnológicos.

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV Créditos: 5

Integração de conhecimentos teóricos obtidos e vivência das

(7)

7

dinâmicas, limites e dificuldades dos processos biotecnológicos.

Disciplina: FARMACOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA Créditos: 6

Conceitos básicos de Farmacologia e modelos experimentais.

Mecanismos de ação de drogas e sua relação com a fisiopatologia das principais doenças.

Disciplina: FÍSICA BIOLÓGICA I Créditos: 4

Gráficos e modelos. Físico-química da água, soluções e suspensões, Dinâmica e energética dos Sistemas Biológicos.

Mecânica de fluido. Membranas, excitáveis. Impulso miocárdio e nervoso. Transporte molecular, movimento celular e contração muscular.

Disciplina: FÍSICA BIOLÓGICA II Créditos: 4

Princípios da Hemodinâmica, Biofísica da respiração, Biofísica da função renal. Bioacústica. Bio-óptica. Biofísica das radiações.

Radioproteção. Bioeletricidade. Biomagnetismo

Disciplina: FITOFISIOLOGIA Créditos: 4

Fluxo de água na planta. Transporte através de membranas.

Transpiração e controle do balanço hídrico. Nutrição mineral.

Fotossíntese e respiração. Translocação e distribuição de

(8)

8

fotoassimilados. Crescimento e desenvolvimento: mecanismos de controle. Hormônios vegetais e reguladores de crescimento. Foto morfogênese. Foto periodismo. Percepção e transdução de sinais.

Metabolismo primário e secundário: controle molecular. Estresses abióticos e bióticos. Mecanismos de respostas aos estresses.

Aspectos fisiológicos e moleculares de interações planta–

microrganismo, planta-animal, planta-planta. Bases fisiológicas da cultura de tecidos.

Disciplina: GESTÃO DE QUALIDADE Créditos: 4

Introdução. Histórico e evolução da Qualidade. Qualidade Total:

Princípios e conceitos básicos. Processo. Item de controle.

Mapeamento. Gerenciamento da rotina. Padronização. Melhoria continua. Metodologia da solução de problemas. PDCA.

Ferramentas da qualidade. Implementação de Programas de melhoria (5S, CCQ, etc.). Tópicos especiais em qualidade.

Histórico da normalização. Princípios do sistema de Gestão de Qualidade. Abordagem por processos (mapeamento de processos). Requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade - Padrão ISO 9000. Etapas para Implementação dos sistemas de gestão. Auditoria Interna para sistemas de gestão. Tópicos especiais em qualidade. Outros sistemas de gestão.

Disciplina: IMUNOBIOLOGIA I Créditos: 4

Fisiologia do Sistema Imunológico; Hematopoese; Mecanismos naturais de resistência e propriedades da imunidade; Rearranjo

(9)

9

gênico e funções das imunoglobulinas; Sistema complemento;

Apresentação de antígenos e o complexo principal de histocompatibilidade; Mecanismos de citotoxicidade; Inflamação;

Citocinas; Regulação da resposta imunológica; Respostas de Hipersensibilidade; Imunização; Autoimunidade; Imunodeficiência;

Imunologia dos tumores; Imunologia dos transplantes;

Imunoterapia, Sistema imunitário; anatomia dos órgãos linfoides e composição celular; Fagocitose através da inoculação de antígenos.

Disciplina: IMUNOBIOLOGIA II Créditos: 4

Aplicações do Citômetro de Fluxo, Cultura e Ensaio de Proliferação de linfócitos, Modelos de Inflamação, Ensaio imunoenzimático (ELISA) para quantificação de citocinas, Modelo experimental de asma, Determinação de imunoglobulina-alégerno-específico pelo método da anafilaxia cutânea passiva (PCA), western blotting.

Disciplina: INTERAÇÕES IMUNOLÓGICAS E NEUROENDÓCRINAS

Créditos: 4

Hormônios, citocinas e neuropeptídeos secretados por células do sistema imunológico. Hormônios moduladores do sistema imunológico. Neuropeptídeos moduladores do sistema imunológico.

Inervação dos órgãos linfoides. O timo e o controle neuroendócrino.

Ferramentas e modelos utilizados para o estudo do tema como:

estresse de restrição, cultura celular, ensaio imunoenzimático

(10)

10

(ELISA) para quantificação de citocinas, ensaio de proliferação celular, simpatectomia.

Disciplina: INTRODUÇÃO À GENÔMICA, PROTEÔMICA E BIOLOGIA DE SISTEMAS

Créditos: 4

Introdução das técnicas de construção de bibliotecas e de sequenciamento automático de genes, genoma completo e de ESTs. Métodos de avaliação da expressão gênica, Macro e microarrays. Métodos em Proteômica, tais como “western blot”, eletroforese bidimensional e espectrometria de massa na identificação de proteínas. Integração de dados em biologia de sistemas.

Disciplina: INTRODUÇÃO À BIOTECNOLOGIA Créditos: 4

Conceito amplo e restrito de Biotecnologia. Biotecnologia clássica e moderna. As fases do processo biotecnológico. As novas tecnologias: transposons, tecnologia do DNA recombinante, fusão de protoplastos, cultura de tecidos vegetais e animais e outras tecnologias. Aplicações nas diversas áreas. Importância da genética e citogenética na Biotecnologia. A Biotecnologia no Brasil e no mundo. Situação atual e perspectivas. Aspectos sociais, morais e éticos da biotecnologia. Análise do curso e grade curricular.

(11)

11

Disciplina: INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Créditos: 3

Introdução à Patologia. Lesão celular. Mecanismos de morte celular. Inflamação e reparo. Alterações da circulação e dos fluidos orgânicos. Alterações no crescimento, desenvolvimento e diferenciação celular. Modelos experimentais em patologia.

Disciplina: INTRODUÇÃO À SISTEMÁTICA VEGETAL Créditos:

Introdução á botânica e suas divisões. Regras de nomenclatura botânica. Sistemas de classificação. Caracterização, taxonomia e importância dos grandes grupos vegetais: algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Caracterização das principais famílias de interesse econômico.

Disciplina: LIBRAS Créditos: 2

Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar no ensino de língua e literaturas da língua portuguesa.

Disciplina: MELHORAMENTO GENÉTICO APLICADO À BIOTECNOLOGIA

Créditos: 4

Importância e objetivos do melhoramento. Banco de germoplasma - características qualitativas e quantitativas. Variação fenotípica – herdabilidade - progresso da seleção. Interação genótipo x

(12)

12

ambiente – experimentação com genética e melhoramento.

Sistemas reprodutivos - poliploidia induzida no melhoramento de plantas. Melhoramento de plantas autógamas e de reprodução vegetativa. Melhoramento de espécies alógamas – hibridação.

Melhoramento de plantas perenes. Melhoramento de plantas para resistência a pragas e doenças. Aspectos do melhoramento das principais espécies de animais domésticos. Métodos de seleção.

Os cruzamentos na produção animal.

Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Créditos: 2

Leitura e produção de textos, com aplicação das normas técnicas, apresentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração da produção científica, tais como:

resumo, resenha, fichamento, ensaios, artigos, relatórios e monografias.

Disciplina: MÉTODOS ANALÍTICOS EM BIOTECNOLOGIA Créditos: 6

Relação entre propriedades de biomoléculas e métodos de separação e quantificação. Método de extração, homogeneização e preparação de amostras a partir de material biológico. Sistemas de cromatografia e suas aplicações em biotecnologia. Separação eletroforética de biomoléculas. Utilização de anticorpos como ferramenta para caracterização e quantificação de biomoléculas.

Espectroscopia de massa. Ressonância magnética nuclear.

(13)

13

Disciplina: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS Créditos: 2

Alterações microbiológicas em alimentos. Fatores que afetam o desenvolvimento microbiano em alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Microrganismos deterioradores e patogênicos em alimentos. Microbiologia e deterioração de vários tipos/grupos de alimentos. Técnicas microbiológicas para a detecção de microrganismos em alimentos.

Disciplina: MORFOANATOMIA DE PLANTAS VASCULARES Créditos: 6

Histologia das plantas vasculares (Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas): meristemas, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos de revestimento, tecidos de condução e estruturas secretoras. Estruturação dos órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Estrutura dos rudimentos seminais e do gametófito feminino; tipologia do saco embrionário. Microsporângio, microsporogênese e gametófito masculino. Embriogênese.

Disciplina: MORFOFISIOLOGIA I Créditos: 4

Estudo integrado de anatomia, histologia e fisiologia animal, abordando, do ponto de vista estrutural e funcional, os sistemas nervoso, cardiovascular, urinário.

(14)

14

Disciplina: MORFOFISIOLOGIA II Créditos: 4

Estudo integrado de anatomia, histologia e fisiologia animal, abordando, do ponto de vista estrutural e funcional, os sistemas respiratório, digestório, endócrino e reprodutor.

Disciplina: OPERAÇÕES UNITÁRIAS APLICADAS À BIOTECNOLOGIA

Créditos: 4

Operações Unitárias. Introdução. Mecânica de fluídos. Estática de fluídos. Dinâmica de fluídos. Transmissão de calor. Transmissão de calor por condução. Transmissão de calor por convecção.

Transmissão de calor por radiação. Transferência de massa.

Operação Unitária de Destilação. Introdução. Fundamentos da destilação. Métodos de destilação. Operação Unitária de Extração.

Introdução. Fundamentos da extração. Métodos de extração. Tipos de extratores. Operação Unitária de Secagem. Introdução.

Psicrometria. Fundamentos da Secagem. Tipos de secadores.

Liofilização. Introdução. Fundamento da liofilização. Aplicações.

Operação Unitária de Centrifugação. Introdução. Fundamentos da centrifugação. Tipos de centrífugas. Operação Unitária de Filtração.

Introdução. Classificação dos filtros. Fundamentos da filtração.

Tipos de filtros. Aplicações. Filtração de ar. Operação Unitária de Moagem. Introdução. Fundamentos da moagem. Classificação dos moinhos. Classificação do tamanho das partículas. Operação Unitária de Mistura. Reologia. Introdução. Definições e conceitos fundamentais. Sistemas Newtonianos. Sistemas Não newtonianos.

(15)

15

Tixotropia. Determinação das propriedades reológicas.

Disciplina: PESQUISA APLICADA À BIOTECNOLOGIA Créditos: 2

Abordagem científica de normas e padrões para Biotecnologia.

Formulação de textos científicos, projetos de pesquisa, citação bibliográfica, exposição de temas e formas de apresentação de resultados e pesquisas envolvendo Biotecnologia.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE BIOANÁLISE Créditos: 4

Princípios Gerais, Amostras Biológicas: Manuseio, técnicas de descontaminação, propriedades, Técnicas de Extração Aplicadas a Fluidos Biológicos, Extração líquido-líquido, extração em fase sólida, microextração em fase sólida, análise por headspace estático e dinâmico, técnicas emergentes, Seletividade em Bioanálise, Seletividade em técnicas cromatográficas, seletividade em técnicas espectroscópicas, efeito de matriz, Validação em bioanálise, Introdução, validação, parâmetros de validação, análise estatística em validação, aspectos regulatórios. Aplicações.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE BIOINFORMÁTICA Créditos: 6

Introdução a Bioinformática: História e Bases Teóricas, Procedimentos Gerais e Preliminares em Modelagem Molecular.

ADMET: Descritores e Predição de Toxicidade. Análise

(16)

16

Conformacional: Geração e Análise de Confôrmeros. Potencial Eletrostático de Proteína, pK Residual e Energia de Solvatação.

Bibliotecas de dados: Manipular, Pesquisar, Calcular e Analisar;

Desenhando, Comparando, Enumerando, Otimizando e Ordenando Bibliotecas. Screening de Bibliotecas,Busca em uma Biblioteca 3D, Refinamento Estérico Modelagem Molecular: Adicionando Membrana e Orientando Moléculas, Alinhando e Sobrepondo Proteínas, Alinhando Sequências e Estruturas, Construindo Modelos por Homologia, Construindo Mutações, Docking de Proteinas, Refinando o Docking, Processando Confôrmeros, Refinando Cadeias laterais, Modelos com Anticorpos, Análise dos resultados. QSAR - Criação de modelos: Bayesiano, Regressão Linear Múltipla, Particionamento Recursivo, Função de Aproximação Genética, Propagação em Rede Neuronal, Usando Propriedades Moleculares. Interações Ligante-Receptor:

Calculando a Energia de Ligação, Analisando os Confôrmeros dos Ligantes, Geração de Bibliotecas de Ligantes Virtuais, Docking de Ligantes Fragmentos, Docking Flexível, Minimização da Energia dos Ligantes, Classificação dos Ligantes Dockeds. Análise de Sequências: Alinhar Sequências, Pesquisa em Banco de Dados.

Raio-X: Gerando um mapa de densidade eletrônico, marcando a água, Reimplantar Ligantes, Validar Modelos Moleculares.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE MICROBIOLOGIA I Créditos: 4

Histórico da microbiologia. Morfologia, citologia, nutrição, metabolismo, fisiologia e genética bacteriana. Tipos de bactérias.

(17)

17

Biossegurança. Esterilização e desinfecção. Microbiota normal e mecanismos gerais de patogenicidade, cultivo e identificação de bactérias. Antibióticos e antibiograma.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE MICROBIOLOGIA II Créditos: 4

Morfologia, citologia, nutrição, metabolismo, fisiologia e genética de fungos e vírus. Tipos de fungos. Microbiota normal e mecanismos gerais de patogenicidade, cultivo e identificação de fungos.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE PARASITOLOGIA Créditos: 4

Fundamentos do parasitismo. Posição sistemática dos parasitas, morfologia, biologia, relações parasito-hospedeiro-meio ambiente, epidemiologia, patogenia, diagnóstico, controle e sua profilaxia.

Introdução à protozoologia. Protozoários de interesse médico- sanitário. Introdução à helmintologia. Introdução à artropodologia e entomologia médica.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA I Créditos: 6

Estrutura eletrônica e ligações, ácidos e bases, Introdução às substâncias orgânicas: nomenclatura, propriedades físicas e representação estrutural, Alcenos: estrutura, nomenclatura e introdução à reatividade, termodinâmica e cinética, reações de alcenos, Estereoquímica: arranjo dos átomos no espaço;

(18)

18

estereoquímica de reações de adição, Reações de alcinos, introdução a sínteses em várias etapas, Deslocalização eletrônica e ressonância, mais sobre a teoria do orbital molecular, Reações de dienos, espectroscopia na região do ultravioleta e do visível, Reações de alcanos, radicais, Reações de substituição de haletos de alquila, Reações de eliminação de haletos de alquila, competição entre substituição e eliminação, Reações de alcoóis, éteres, epóxidos e substâncias quem contêm enxofre, substâncias organometálicas, Espectrometria de massas, espectroscopia no infravermelho e de RMN.

Disciplina: PRINCÍPIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA II Créditos: 6

Aromaticidade - Reações do benzeno, Reações de benzeno substituído, Substâncias carboniladas I - Substituição nucleofílica acílica, Substâncias carboniladas II - Adição nucleofílica acílica, substituição nucleofílica acílica e adição - eliminação nucleofílica - Reações de substâncias carboniladas α,β-insaturadas, Substâncias carboniladas III - Reações no carbono α, Aprofundamento em reações de oxidação-redução, Aprofundamento em aminas/substâncias heterocíclicas, Catálise, Os mecanismos orgânicos das coenzimas – Metabolismo, Polímeros sintéticos, Reações pericíclicas, Química orgânica das drogas - Descoberta e planejamento.

(19)

19

Disciplina: PRINCÍPIOS MOLECULARES E CELULARES Créditos: 4

Biomoléculas. Estrutura de biomembranas. Biomembranas e transporte. Comunicação celular. Controle da expressão gênica.

Endereçamento e processamento de proteínas. Divisão celular.

Morte celular. Alvos moleculares e bioprospecção. Métodos de estudos da célula aplicados à biotecnologia.

Disciplina: PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Créditos: 2

Redação de patentes, natureza dos direitos de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, financiamento à inovação, estudos de prospecção tecnológica, direitos autorais, contextualização da propriedade intelectual como estratégia de desenvolvimento.

Disciplina: QUÍMICA BIOLÓGICA I Créditos:6

Introdução aos componentes estruturais fundamentais para a função celular dos organismos. Abordagem molecular da estrutura, propriedades e funções biológicas de carboidratos, lipídios proteínas e ácidos nucleicos. Análise de processos biológicos fundamentais como a catálise enzimática e o enovelamento de proteínas. Bioenergética e integração metabólica. Estudo do metabolismo: carboidratos, incluindo a via do glioxilato, lipídios, aminoácidos, transporte de elétrons, fosforilação oxidativa e fotossíntese.

(20)

20

Disciplina: QUÍMICA BIOLÓGICA II Créditos: 4

Enfoque sobre as aplicações da química biológica, associando com as vias metabólicas dos carboidratos, lipídios e proteínas.

Disciplina: QUÍMICA GERAL Créditos: 4

Conceitos fundamentais, Composição da Matéria, Energia e Transformações. Estequiometria: Aritmética Química Estrutura Atômica, Apresentação da Tabela Periódica dos Elementos Ligações Químicas: Conceitos Gerais Ligações Covalentes e Estrutura Molecular Reações. Químicas em Solução Aquosa Gases. Os estados da Matéria e as Forças Químicas Intermoleculares Aprofundamento em Tabela Periódica dos Elementos. Propriedade das Soluções. Termodinâmica Química.

Cinética Química. Ácidos e Bases. Equilíbrio Ácido-Base em Solução Aquosa. Química de coordenação – Teorias OM, VSEPR e do Campo Cristalino. A Química Inorgânica dos Sistemas biológicos. Princípios de Eletroquímica. Princípios de Fotoquímica.

Princípios de Química Nuclear – Noções de RMN.

Disciplina: TÉCNICAS DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO

Créditos: 3

Animais de laboratório, modelos experimentais. Anatomia, fisiologia, reprodução e comportamento. Fatores ambientais que afetam a qualidade do animal. Sistemas de criação, manipulações

(21)

21

genéticas, biossegurança, ética e legislação na experimentação animal.

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOTECNOLOGIA I Créditos: 2

Seminários atuais na área de Biotecnologia. Os temas serão aprovados pelo Departamento de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia ou sugeridos pelo Colegiado do Curso. Os seminários serão ministrados por docentes da Instituição ou por professores convidados de outras Instituições.

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOTECNOLOGIA II Créditos: 2

Seminários atuais na área de Biotecnologia. Os temas serão aprovados pelo Departamento de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia ou sugeridos pelo Colegiado do Curso. Os seminários serão ministrados por docentes da Instituição ou por professores convidados de outras Instituições.

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Créditos: 6

Integração de conhecimentos teóricos obtidos e vivência das dinâmicas, limites e dificuldades dos processos biotecnológicos.

Atividades do trabalho de conclusão de curso.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

O mesmo acontece ao comparar os dados com Araujo et al (2011) que ao avaliar parâmetros hematológicos de tilápias do Nilo alimentadas com diferentes concentrações de óleo de

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

O Município de Vila do Porto, com competências na área social e da saúde, tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante nestes domínios, adotando medidas e programas de apoio

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.