• Nenhum resultado encontrado

Copyright Todos os direitos reservados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright Todos os direitos reservados."

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

© Copyright – Todos os direitos reservados.

De nenhuma forma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento, tanto em meios eletrônicos como impressos. A gravação desta publicação é estritamente proibida e não é permitido qualquer armazenamento deste documento, a menos que haja permissão por escrito por parte do editor. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste documento são declaradas como verdadeiras e consistentes, sendo que qualquer responsabilidade em termos de desatenção ou de outro motivo, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções aqui contidos é de responsabilidade única e exclusiva do leitor. Sob nenhuma circunstância, qualquer responsabilidade legal ou culpa será imposta ao editor, referente a qualquer tipo de reparação, dano ou perda monetária causados por informações aqui contidas, direta ou indiretamente.

Os respectivos autores são os proprietários de todos os direitos não detidos pelo editor.

(3)

Aviso Legal

Este livro é protegido por direitos autorais, sendo exclusivamente destinado para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou o conteúdo deste livro sem o consentimento do autor ou do proprietário dos direitos autorais. Ações legais serão tomadas em caso de violação.

Isenção de Responsabilidade:

Observe que as informações contidas neste documento são exclusivamente destinadas a fins educacionais e de entretenimento. Todos os esforços possíveis foram realizados para fornecer informações completas, precisas, atualizadas e confiáveis. Nenhuma garantia de qualquer tipo está expressa ou implícita. Os leitores reconhecem que o autor não está envolvido na prestação de aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional.

Ao ler este documento, o leitor concorda que, sob nenhuma circunstância, sejamos responsáveis por quaisquer prejuízos,

(4)

diretos ou indiretos, incorridos como resultado do uso das informações contidas neste documento, incluindo, mas não se limitando a erros, omissões ou imprecisões.

(5)

Sobre o Autor

[SEU NOME] é um empreendedor residente no [SEU PAÍS], que adora compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas no tópico referente a [TÓPICO].

[SEU NOME] é uma pessoa dedicada, que sempre se esforça ao máximo para ir além.

Palavras De Sabedoria de [SEU NOME]

"Eu acredito que não há segredos para se tornar bem-sucedido na vida. E eu realmente acredito que o resultado do verdadeiro sucesso na vida é proveniente do trabalho duro, da preparação e, o mais importante de tudo, do aprendizado através das falhas.”

Se você quiser saber mais sobre [SEU NOME], por favor visite:

[SEU WEBSITE]

(6)

Sumário

INTRODUÇÃO ... 7

OS CAMINHOS DA MEMÓRIA ... 9

10 TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSEIROS ... 13

1 - A boa e velha Revisão ... 14

2 - Memorização com Acrônimos ... 18

3 - Memorização Mnemônica ... 18

4 - Memorização com Acróstico ... 19

5 - Flashcards ... 20

6 - Memorização com Mapa Mental ... 21

7 - Memorização com Fichamento ... 23

8 - Memorização com Estudo Intercalado ... 23

8 - Releitura ... 24

9- Cuidados com a Mente ... 25

10 - Tenha prazer em estudar ... 26

CONCLUSÃO ... 27

(7)

I NTRODUÇÃO

Quando estudamos para concurso nos deparamos com diversos obstáculos, sejam eles emocionais, financeiros, ou o temido esquecimento. Você estuda, estuda e acha que está mandando bem, mas na hora de responder as benditas questões - tcharam!

- olha a surpresa: você não se lembra de nada.

Pode ir se acalmando, pois você não tem um problema pessoal.

Esse é só um pequeno detalhe, que afeta milhões de concurseiros: a sua memorização não foi efetiva. Antes de sair procurando um médico no desespero, você precisa apenas encontrar técnicas que ajudem a estudar de maneira correta - e, com isso, memorizar.

Ah, não saia acreditando em fórmulas milagrosas, que dizem:

estude sem parar e coloque o livro embaixo do travesseiro.

Nada disso funciona se você não tem uma rotina de estudos e mantém sua vida saudável. Dormir bem, cuidar da alimentação e fazer alguma atividade física ajuda bastante.

O desespero e a ansiedade não irão te levar a nada de produtivo. Você só irá ficar nervoso, e aí não lembrará de mais nada mesmo.

(8)

Tenha calma, vamos te ajudar nisso.

Para começar, não espere que algumas dicas resolverão tudo se você não sentar na frente do computador ou dos livros e estudar. Seja honesto com você. Usando as técnicas e estudando você será aprovado.

Todo mundo conhece alguém que estuda muito e não lembra a maior parte das coisas. Essa pessoa só não consegue memorizar o conteúdo estudado.

Estudar para concurso não é algo fácil, sempre tem alguém que acha que é só responder umas provas e logo será aprovado, mas sabemos que não é bem assim que funciona o mundo dos concursos.

Ser concurseiro é uma escolha, e por trás dela há muitos sonhos e uma demanda enorme de tempo e esforço. Não entre na paranóia de quem diz, “ah, você ainda não passou, fulano fez o primeiro concurso e passou”.

Isso não deve ser internalizado. Respire fundo e foque no que deseja. Lembre que seu principal adversário é você e o que você internaliza.

(9)

Agora, voltando à memorização, fique tranquilo: todo mundo passa por uma coisa chamada curva de esquecimento, então novamente você não tem um problema pessoal. Cada indivíduo tem uma maneira de memorizar as coisas.

Algumas pessoas, quando olham um texto ou uma fotografia lembram facilmente; o cheiro lembra aquela comida saborosa que só nossas mães sabem fazer; uma nota traz a música inteira à mente. Outras precisam se esforçar um pouco mais, no entanto, todo mundo pode aprimorar sua memória.

Facilitando o caminho para a tão esperada nomeação, vamos aprender mais sobre memorização. No fim, escolha as técnicas que se encaixam melhor com você, e seu nome estará no diário oficial!

O S CAMINHOS DA MEMÓRIA

O que te faz lembrar algo?

Como você memoriza as coisas?

Essas são perguntas que você deve fazer a si mesmo, anotar as respostas e, a partir daí, começar a desvendar como sua memória funciona.

(10)

A memória é uma ferramenta importante para todo mundo, afinal ninguém quer sair por aí esquecendo as coisas, mas para o estudante ela é como se fosse a caixa preta do avião, uma parte de extrema importância, onde fica guardado tudo o que aconteceu e foi visto.

Ela pode ser classificada em dois tipos: memória de longo prazo e memória de curto prazo.

Na memória de longo prazo ficam guardadas as informações que nos marcaram muito, como por exemplo, o dia em que você aprendeu a nadar, ou a andar de bicicleta, e você “treina”

constantemente, sempre que se lembra.

Já a de curto prazo é aquela que você não guarda por muito tempo - algo é visto e logo é esquecido, como a placa do Uber ou o telefone de uma empresa.

Um psicólogo alemão nascido em 1850, Hermann Ebbinghaus, é um expert em estudar a curva do esquecimento. Ele tinha uma vasta curiosidade em desvendar como funciona o cérebro humano, e com isso ele deparou-se com a curva do esquecimento, a partir de testes de inteligência e mecanismos sobre a memória.

(11)

Aí você pode me perguntar - e o que isso tem a ver com estudar para concurso ou com a minha falta de memória? Tem tudo a ver, já que você depende da memória e saber como funciona seu “inimigo” irá te ajudar a aperfeiçoar os estudos.

A curva do esquecimento funciona assim: você vai estudando por horas, mas na medida em que para de estudar começa a esquecer. No exemplo de um concurseiro, a pessoa estuda o conteúdo de Direito Administrativo, em seguida muda para Matemática, e se não fizer uma boa revisão logo irá esquecer parte do que aprendeu. É assim que acontece a curva do esquecimento.

Imagine outro caso também: saiu aquele edital que você tanto quer fechar, e já estuda há um tempo, mas precisa ajustar o que estudou de acordo com o edital. Há um pequeno detalhe - faltam 3 meses para a prova. Você começa a estudar horas sem parar e quando vai responder um simulado observar que as questões parecem está em grego.

É, novamente, a curva e esquecimento. Não significa que você estudou errado, apenas não usou as técnicas de memorização.

Não adianta querer gravar as coisas - o famoso “decoreba” - porque você irá esquecer. A decoração funciona em uma

(12)

memória de curto prazo, e não de longo prazo; a que o concurseiro mais precisa.

O nosso cérebro faz algo parecido com um “download”.

Como assim? Quando você quer baixar algo, seja um documento, música ou vídeo, não faz um download? Do mesmo jeito funciona a memória, com um “download de assuntos”, para não esquecer nada.

O problema é que o nosso cérebro entende que, se você não precisa lembrar constantemente de algo, isso não precisa ficar guardado na memória, e deve ser tirado para dar espaço às coisas novas que precisam ser aprendidas, como num computador com a memória cheia.

Pesquisas informam que praticamente metade das coisas aprendidas são esquecidas no fim de um dia. Em uma semana, isso chega a uns 70%, e no final de um mês já perdemos quase tudo. Então revisar e praticar ajuda muito a não esquecer as coisas, pois estará reforçando as mesmas.

Antes que pense em abandonar os estudos por se deparar com algo “chato” como a revisão, lembre do esforço para chegar até aqui. Você precisa disso para fazer as coisas que tanto deseja.

(13)

A todo o momento estamos aprendendo algo e ninguém quer ser conhecido como o “esquecido”.

Imaginar que saiu o edital tão esperado e após estudar horas a finco, responder inúmeras questões e simulados, quando chega na hora da tão sonhada prova você não lembra os assuntos estudados, chega a dar pânico. Tenha calma, isso pode acontecer com qualquer pessoa. Ninguém está livre, e de nada adianta se apavorar mais.

Então para não passar por isso no momento da sua prova, que tal aprender algumas dicas para manter a memória ativa?

10 T ÉCNICAS DE M EMORIZAÇÃO PARA

C ONCURSEIROS

Vamos lá, memorizar e passar no concurso que você tanto quer?

Essas técnicas de memorização são um caminho para deixar o seu “download” mais eficiente, mas isso ainda requer de você, concurseiro, as horas de estudo com dedicação e esforço.

Não é preciso se levar pela conversa de quem fala para estudar 12 horas por dia, todos os dias da semana. Se você estuda

(14)

corretamente, com foco, cada hora trará resultados excepcionais, mas também será desgastante, e você deve garantir bons momentos de descanso para se recuperar.

1 - A boa e velha Revisão

Sim, vamos repetir quantas vezes for preciso que revisar é fundamental para memorizar qualquer conteúdo. E por que isso?

Porque revisar é a principal técnica de memorização.

Lembra que falamos sobre memória de curto e longo prazo?

Pois é, revisar é o melhor caminho para transformar a memória de curto prazo em longo prazo, é como se, ao invés de anotar uma informação relevante num pedaço de papel e deixar ele perdido por aí, você colasse o bilhete na tela do seu computador, olhando para ele todo dia.

Uma maravilha para os concurseiros, porque assim a curva do esquecimento (lembra dela?) fica bem longe dos seus estudos.

Quando o estudante revisa, ele faz com que a mente guarde os conteúdos estudados e os deixem preparados para serem

(15)

usados, obrigando o cérebro a trabalhar a seu favor e resgatar esses assuntos da memória assim que precisar.

E como faço para revisar os conteúdos?

Usando a técnica de revisar após 24 horas, 7 dias, 1 mês e 6 meses. Você pode esta se perguntando, mas que loucura é essa? Não é loucura, e nós vamos explicar para ficar mais claro.

O concurseiro estudou um assunto hoje. Amanhã, antes de estudar um novo assunto, revisa aquele do dia anterior, e assim fará no dia seguinte. O mesmo deve ser feito após sete dias, um mês e seis meses.

Para dar conta desse cronograma, é fundamental ter uma boa organização dos seus estudos, mantendo registros sobre tudo que já viu. Não espere lembrar, daqui a seis meses, o que deve ser revisado. Guarde a sua memória para os assuntos!

Uma dica com bons resultados, em particular, é separar alguns dias ao longo do seu cronograma apenas para fazer uma revisão geral de tudo o que estudou, sem aprender coisas novas. Atente-se para não trocar isso pelo método anterior.

Estamos falando de um complemento. Use a técnica de 1 dia / 7 dias / 1 mês / 6 meses, e faça algumas revisões gerais.

(16)

Vou ter que ler tudo de novo? Não, você só precisa rever algumas partes dos conteúdos com base em suas técnicas de revisão, como nos exemplos a seguir.

Técnicas de Revisão Rápida:

Uma revisão bem feita exige do concursando certa agilidade para treinar o cérebro ao seu favor, fazendo ele armazenar adequadamente o conteúdo estudado e te auxiliar na tão desejada nomeação.

Algumas técnicas para colaborar numa revisão eficiente:

- Tenha o hábito de elaborar resumos e anote todas as coisas que achar importante. Isso não significa sair escrevendo tudo, apenas os pontos-chave que irão trazer o restante do conteúdo à mente, como um verso das suas músicas preferidas;

- Utilize marcadores coloridos para grifar o que acha importante;

- Em seus PDFs, anotações ou livros, use post-its. Eles servem de lembretes, e quando precisar revisar é só ir neles para tirar a dúvida. Uma dica em particular aqui: utilize esse recurso para marcar páginas de leis, siglas, fórmulas e anotações fáceis de

(17)

esquecer mas que sempre precisam ser encontradas novamente;

- Crie mapas mentais, eles são muito importantes para revisar.

Ponha em um quadro ou parede no quarto para encontrar facilmente toda vez que precisar;

- Crie flash cards;

-Tenha o hábito de fazer anotações por tópicos, isso ajuda e muito na hora de revisar. Por exemplo, você pode pegar a lei 8.666, uma das mais pedidas em concursos, e criar um tópico sobre ela, colocando para que serve, suas alterações, etc. Isso deixará sua revisão mais fácil e prática;

- Use o seu “professor interior” e grave aulas dos conteúdos, fazendo resumo deles. Assim, toda vez que desejar, é só ouvir.

Você pode estar no trânsito, no banho, na academia ou fazendo uma caminhada - e revisando;

- Use a famosa técnica POMODORO para revisar;

- Revise a cada 24 horas, não se esqueça disso. A partir do primeiro dia que começou a estudar revise;

- Tenha um cronograma realista e bem organizado de estudo que contemple as revisões.

(18)

Ufa, cansou? Respire, e tome uma água, pois ainda não acabamos!

2 - Memorização com Acrônimos

Usar um acrônimo para memorizar consiste em uma sigla que tem a função de lembrar um conteúdo específico, unindo as primeiras letras de uma palavra para gravar nomes, termos ou conteúdos, como palavras-chaves.

Um exemplo de acrônimos são as siglas: FGTS, IPVA, IPTU e BB, utilizadas no cotidiano. Essa técnica pode ser incorporada nos estudos de memorização do concurseiro, como o famoso REFICOFAGE, que representa as classificações da Biologia em REino, FIlo, Classe, Ordem, FAmília e GÊnero.

3 - Memorização Mnemônica

A técnica de Memorização Mnemônica é muito utilizada para facilitar a lembrança de diversos assuntos. Na verdade, podemos dizer que ela serve para todo e qualquer conteúdo.

Ela pode ser usada como o acrônimo para estimular o cérebro a armazenar o conteúdo de maneira mais eficaz, e toda vez que

(19)

você precisar lembrar logo, de um jeito fácil e prático, é só realizar essas associações, que podem ser feitas com figuras, desenhos, palavras, trechos de músicas, etc.

Na medida em que você nota um símbolo, seu cérebro será acionado e fará uma conexão, permitindo que se lembre de algo específico. É muito comum encontrar exemplos na Química, para registrar os elementos da Tabela Periódica e suas posições ou classificações:

Coluna 4A: Com Silêncio Geralmente Sanamos Problemas

Coluna 7A (Halogênios): Foi Cláudio Branco que Invadiu Atenas Viu como isso pode facilitar a sua memorização? Que tal começar a treinar? Vamos lá, exercite a sua memorização com uma atividade simples utilizando uma dessas frases para gravar os elementos químicos.

4 - Memorização com Acróstico

Essa técnica é parecida com o Acrônimo, mas ao invés de unir palavras, você irá construir frases a partir da junção da primeira letra. Muito utilizado em Direito, para memorizar grandes quantidades de informação, por exemplo:

(20)

Cargos privativos de brasileiros natos e MP3.com Ministros do STF

Presidente da República e vice Presidente do Senado

Presidente da Câmara dos Deputados Carreira diplomática

Oficial das Forças Armadas Ministro da Defesa

É uma técnica que requer tempo e é um pouco trabalhosa, mas tem que gosta e acha fácil para memorizar. Vale um lembrete:

uma técnica que sirva para outros pode não se encaixar para você. Utilize as que mais facilitarem os seus estudos.

5 - Flashcards

Essa técnica é considerada uma das mais fáceis para a memorização, simples de fazer e bastante prática.

(21)

Basta ter pequenos cartões de papel, anotando perguntas na parte da frente e respostas no verso. Você mesmo se pergunta e responde, e pode levar consigo em qualquer lugar.

Uma dica: separe os seus flashcards em três blocos de cartões.

No primeiro bloco você coloca os flashcards já memorizados, no segundo os cartões que encontrou mais dificuldade para responder as perguntas e memorizar, e no terceiro bloco coloque os cartões que errou as respostas, para depois revisá- las novamente.

Assim ficará mais fácil para organizar e revisar os seus cartões.

Seja honesto com seus estudos e não fique chateado quando errar, encare isso como um desafio a ser superado.

Lembre-se que qualquer lugar é uma oportunidade para revisar o seu assunto, até mesmo um ônibus parado no engarrafamento. Ganhe tempo e construa mais um degrau do seu sonho.

6 - Memorização com Mapa Mental

O Mapa Mental virou o queridinho de todo estudante, para concurso ou não. Mesmo falando sobre ele na técnica de

(22)

Revisão, é importante destacá-lo em um tópico, pois ele é importante e pode-se dizer fundamental para organizar as ideias sobre um conteúdo específico soltas na sua cabeça.

Sem falar que o Mapa Mental é excelente para a memorização, pois ele permite que o concursando veja de maneira prática e extensa o assunto que está sendo estudado. Tudo isso porque ele tem a facilidade de unir visualmente assuntos, com a ajuda de figuras coloridas e setas direcionando os assuntos, explicando com frases curtas o conteúdo ou tópico estudado.

Isso faz com que o seu cérebro assimile de maneira efetiva e rápida o assunto e memorize corretamente. Afinal o que todo concurseiro quer é lembrar do que estudou.

Dica de como fazer um mapa mental simples: Pegue uma folha e canetas de cores diversas. Em seguida centralize na folha o tema do conteúdo que está sendo estudado, depois você pode desenhar ou usar diagramas com setas para direcionar os tópicos dentro do assunto principal, e por fim você vai ligando os temas. Não escreva frases longas para não tornar cansativa a memorização, e não coloque desenhos ou palavras-chaves que não tenha como foco o assunto!

(23)

7 - Memorização com Fichamento

Utilize da técnica de fichamento para memorizar com facilidade.

Nas fichas, você pode colocar resumos de assuntos ou tópicos de maneira organizada que facilitem o encaixe das ideias.

Num fichamento, basicamente, é colocado o conteúdo que os concurseiros estão estudando de um jeito que sirva para revisar. Pegue palavras-chave de parágrafos que pareçam relevantes e logo você saberá localizar o assunto no texto, caso precise voltar ao mesmo.

Uma dica: O fichamento não é feito para sair escrevendo tudo, apenas informações importantes, para não ter que estar relendo todo o assunto a cada revisão.

8 - Memorização com Estudo Intercalado

Tem concurseiro que acredita que estudar uma matéria já completada apenas ajuda a fixar o conteúdo. Esse é um engano, pois isso facilita que a pessoa esqueça com mais facilidade o que estudou. Lembre que já falamos das memórias de longo e de curto prazo, e você não quer ter um dia cansativo de estudo e para depois perceber que não lembra o que estudou.

(24)

Use a técnica de estudo intercalada, que nada mais é do que a distribuição das disciplinas e de assuntos diversificados ao longo de um dia de estudo. Mas por que isso ajudaria a memorizar?

Pelo simples fato de que não vai cansar a sua cabeça com a mesma coisa e por ajudar na hora de revisar.

Desta maneira, sua memorização será mais completa e menos exaustiva. Notou que até o momento todas as técnicas de memorização são jeitos de revisar todo o conteúdo? É como um esportista, que pratica o mesmo movimento de novo e de novo, até que seu corpo possa realizá-lo em instantes. Sendo assim, concurseiro, REVISE!

8 - Releitura

Uma técnica prática, mas que muitos acham cansativa é a releitura, a qual consiste em simplesmente reler o conteúdo.

Porém, isso deve ser feito logo depois que acabar de ler um assunto - e mais: terá que ler várias vezes, tornando esse processo cansativo.

Se você perguntar se isso ajuda a memorizar, eu digo que sim, mas como demanda tempo - recurso muito precioso para o

(25)

concurseiro - acredito não valer à pena. Mas, como sempre, eu repito: se essa técnica funciona com você invista nela.

Pode ser que outras técnicas não apresentem o resultado, e a sua forma de conseguir uma aprovação é sentar-se com os livros, até fixar o conteúdo.

9- Cuidados com a Mente

Concurseiro, dentre todas as técnicas mencionadas até aqui, a mais importante na memorização é o cuidado mental. Sua mente é de onde vem sua força, e se por acaso você estiver cansado ou com ansiedade, não adiantará aplicar nenhuma das outras técnicas mencionadas.

Todo concursando anda cheio de cobranças; além das suas próprias, ainda precisa ouvir a família, os amigos e todos que o cercam. Isso acaba contribuindo para que sintomas de ansiedade sejam desencadeados, o que leva os estudos a não avançar e impede a memorização nos assuntos que se estuda.

E como posso melhorar isso?

Primeiro, procure ajude sempre que precisar. Experimente também tirar um tempo para você, fazer meditação, uma

(26)

atividade física, alongamento, dormir melhor e cuidar da alimentação. Passe uma tarde em algum lugar que te traga bem-estar. Qualquer coisa que te faça relaxar e ao mesmo tempo te dará energia para estudar e, consequentemente, melhorar a sua memorização.

10 - Tenha prazer em estudar

Como assim, ter prazer em estudar é uma técnica de memorização?

É muito simples. Se você não ver os estudos como obrigação, e começar a encará-los como algo que te dará retorno e felicidade, será mais fácil absorver o conteúdo. Você não só irá dedicar mais tempo aos materiais, como também terá maior atenção, que é despertada pelo interesse.

Pense numa criança curiosa com um novo assunto. Ela passa horas e horas brincando com aquilo, e depois chega contando dezenas de novas informações que aprendeu.

Nós podemos adotar um pouco desse espírito em nossa preparação. Não é fácil lembrar-se de um filme, uma música, ou das brincadeiras de infância? Isso porque foram coisas que nos

(27)

deixaram felizes, e o mesmo princípio pode ser levado para os estudos.

Então estude sem medo, raiva ou rancor, porque tudo o que fazemos com prazer é guardado em nossas memórias. Com os estudos não será diferente, a partir do momento que você enxergar os estudos como algo feliz, logo sua memória será ativada e lembrará de todo conteúdo mais facilmente.

C ONCLUSÃO

Aqui foram apresentadas 10 técnicas de memorização utilizadas por concurseiros aprovados em todo o mundo, e talvez você já conheça algumas delas, mas isso não diminui a sua eficiência.

Agora basta ajustar para melhorar o seu desempenho nos estudos, com uma memória equilibrada e pronta para armazenar todos os assuntos.

Eu sei que às vezes bate aquele desânimo de estudar, quando isso acontecer pare um pouco e volte no seu ritmo. Dormir ou tirar o famoso cochilo ajuda e muito na memorização, porque você descansou a cabeça já e pode guardar coisas novas.

(28)

Tente encontrar uma maneira de aprender com leveza, assim você conseguirá alavancar os seus estudos sem um desgaste excessivo.

Lembre que sua aprovação depende de você e das suas escolhas, não das opiniões ou ideias alheias. Foque, e logo será nomeado. Rumo a aprovação!

Referências

Documentos relacionados

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Pode usá-la para evitar uma gravidez não planejada após ter uma relação sexual sem usar anticoncepcional ou se o seu método anticoncepcional falhar (por exemplo, se o

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

Pm marcio necho da polícia civil do seu juízo da audiência com efeito é policial que o precisa para ser mais importante na escola superior, para alcançaresses

Tudo começou com o Josué, um cara da FFLCH-História, que inclusive tinha mania de fazer uma oposição ferrada contra a minha gestão (dessa forma, alguns membros

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter