• Nenhum resultado encontrado

Eleições de 2022 podem ter explosão de novos partidos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eleições de 2022 podem ter explosão de novos partidos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3093-8270

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Programa Mães de Goiás

beneficia mais de

10 mil mulheres

O ESTADO

Pág.06 Pág.05 Pág.09

Goiânia tem 8,6 bilhões em dívida ativa; contribuintes preparam boicote

e ações coletivas contra aumento escorchante do novo IPTU

FERNANDO KREBS

Com filas zeradas para

internação por covid,

Roberto Naves anuncia

três novos hospitais

ANÁPOLIS

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.394

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

Instrução aprovada pela corte em 31 de agosto regulamentou a coleta de assinaturas digitais

para a criação de novas legendas, com prazo de 120 dias para sua implementação. Em outras

palavras, a regra deverá valer já no início de 2022, salvo algum adiamento de última hora

Eleições de 2022 podem ter

explosão de novos partidos

com nova regra do TSE

(2)

A

RTIGOS

Quanto mais rapidamente os jornalistas abandonarem as regras atuais sobre imparcialidade, mais efetiva poderá vir a ser a forma de abordar uma realidade, que a cada dia se mostra mais desafiadora-mente complexa.

Parece uma afirmação radical e despropositada, mas, na verdade, o que ela sugere é uma atualização na teoria e na aplicação prática dos princípios da imparcialidade na produção de material jornalístico. A preocupação é colocar estes dois itens da atividade profissional den-tro de uma nova perspectiva.

A imparcialidade como princípio profissional foi incorporada à ativi-dade jornalística desde meados do século XIX, quando chegou ao fim a era da chamada “imprensa parti-dária”, nos Estados Unidos. A de-pendência quase total de financiamentos fornecidos por partidos contaminou todo o noti-ciário político, alcançando um nível tal, que acabou levando o pú-blico a não confiar mais nos jornais e programas jornalísticos radiofô-nicos.

A norma da imparcialidade, como tábua de salvação da im-prensa, foi adotada nos Estados Unidos, a partir das primeiras dé-cadas do século XX (2) como um re-curso para neutralizar a perda de receitas, causada pelo ceticismo do público diante da aliança entre po-líticos inescrupulosos e os jornais norte-americanos da época.

Após pouco mais de um século de vigência quase obrigatória nos manuais de redação, a teoria e a prática da imparcialidade e neutra-lidade sofrem hoje o impacto das mudanças provocadas pela inter-net e a digitalização no exercício do jornalismo. Ambas mudaram radi-calmente a abordagem da reali-dade por causa da avalanche informativa que multiplicou expo-nencialmente o número de visões sobre um mesmo fato, dado, evento.

As rotinas de cobertura jornalís-tica digital começam a se dar conta da impossibilidade de uma impar-cialidade absoluta porque a produ-ção de uma notícia jornalística implica a necessidade de levar em

conta um número variável de vi-sões diferentes de um mesmo dado, fato ou evento. Estamos en-trando na era da complexidade in-formativa que aos poucos vai substituindo a forma de perceber o mundo a partir de apenas duas perspectivas (bom ou mau, certo ou errado, grande ou pequeno, branco ou preto etc.)

o Caos notiCioso

A cobertura jornalística da atual crise entre poderes em Brasília for-nece um exemplo claro das dificul-dades enfrentadas por repórteres e comentaristas, autônomos ou con-tratados por empresas, em lidar com a complexidade da manipula-ção da informamanipula-ção por políticos, funcionários públicos, empresários e lobistas. Como a dicotomia (disão do mundo em apenas duas vi-sões) ainda prevalece na maioria das redações, o noticiário publi-cado acaba transmitindo aos leito-res, ouvintes e telespectadores uma verdadeira colcha de retalhos noti-ciosos, gerando confusão e deso-rientação.

A complexidade do mundo que os jornalistas devem apresentar ao seu público ficou ainda maior de-pois do surgimento das notícias fal-sas (fake news) e das chamadas realidades paralelas. Ambos os fe-nômenos se alimentam da expan-são da área cinzenta entre conceitos extremos como verdade ou mentira. A notícia falsa é produ-zida para parecer verdadeira, a tí-pica meia verdade.

As realidades paralelas são um conglomerado de ideias, desejos e fatos vividos como se fossem ver-dadeiros e dão origem a comporta-mentos e discursos reais. Este tipo de atitude começa a contagiar gru-pos cada vez maiores de pessoas que passam a viver numa espécie de bolha social e cultural, alimen-tada pelo negacionismo daqueles que não conseguem mais entender o mundo em que vivemos. Exem-plo disto pode ser visto em Brasília, no dia 6 de setembro quando cami-nhoneiros bolsonaristas que passa-ram a agir como se o estado de sítio tivesse sido decretado no país.

Ser ou não ser imparcial

no jornalismo? Uma

velha dúvida numa nova

realidade

No Brasil 71% da população brasileira, cerca de 150.4 milhões de pessoas, usam a internet. E 66% são ativas nas redes sociais, o que representa 140 milhões de usuá-rios.

E nesse cenário de grande in-fluência das redes no consumo, surgem algumas figuras funda-mentais: o digital influencer. Assim, as marcas estão a cada dia mais associando seus nomes ao dessas pessoas que oferecem dicas aos seus seguidores com conteúdo de qualidade, informação e intera-tividade. Eles têm o poder de afe-tar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.

O Bretas, rede com supermer-cados em Goiás e Minas Gerais, também percebeu a importância destes profissionais e conta com parcerias com alguns nomes co-nhecidos do universo digital. “Acreditamos que a parceria com os influenciadores digitais traz um interessante engajamento para as nossas campanhas, uma vez que eles têm um grande poder de persuasão e uma audiência qualificada, podendo ditar ten-dências, formar conceitos e for-mular opiniões junto aos seus seguidores. Associar nossa marca a esse universo traz benefícios e gera uma mudança na percepção do cliente, já que conseguem pas-sar a mensagem de forma convin-cente, com credibilidade e com naturalidade, conquistando a con-fiança do seu público”, explica Maria Emília Fernandes, Gerente de Marketing.

Atualmente mais de 17 influen-cers desenvolvem ações fixas para a rede, mas sempre que necessá-rio, outros são chamados. São per-fis diferentes, que englobam donas de casa, life style, vida sau-dável e até mesmo humor.

Bil Araújo, Arcrebiano (@bila-raujjo), o ex-participante do BBB 21 e do No Limite possui 6,3 mi-lhões de seguidores apenas no Ins-tagram, é um dos influencers que já fez parcerias com o Bretas. Além dele também estão Dona Dirce (@donadirceferreira com 241 mil), Larissa Oliveira (@blogdarecemca-sada com 153 mil) e o humor cai-pira de Rafael Gomes

(@ofaelgomes com 2 milhões). Um bom exemplo da importân-cia destas pessoas no mundo atual foi o resultado positivo do último Festival da Beleza realizado em maio de 2021. A aposta foi traba-lhar no meio digital, por isso, al-guns influenciadores foram selecionados para serem porta-vozes da campanha. Para diferen-ciar e mostrar que a beleza é para todos, as figuras escolhidas na ação não foram apenas mulheres do segmento de beleza, as “beauty gurus”, mas também influenciado-res da melhor idade, como a “Dona Dirce”, e homens, como “Lucio Sincero”. O Bretas está pre-sente em 26 municípios. Por isso, no segundo trimestre de deste ano foram estrategicamente seleciona-dos pelo menos um influenciador fixo em cada cidade que a rede tem loja.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

Diretor de redação / jornalista responsável FEnaj:  nº 1602/Go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

Departamento Contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

ilustrador & Chargista

ANTÔNIO COSTA Editoria Brasília - DF atEnDiMEnto ao lEitor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

O Senado Federal aprovou o substi-tutivo da Câmara dos Deputados ao PL 783/2021, que atualiza o Código Eleitoral com regras para a distribui-ção de vagas não preenchidas em elei-ções proporcionais, as chamadas sobras eleitorais. De autoria do sena-dor Carlos Fávaro (PSD-MT), o projeto foi relatado pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). A matéria vai à sanção presidencial

“É salutar a adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento dos partidos, para a redução de legendas e para uma maior governabilidade”, disse Vanderlan sobre a aprovação do projeto de lei.

Os senadores acataram as mudan-ças realizadas na Câmara dos Deputa-dos, sob a relatoria do deputado federal Luis Tibé (Avante-MG). O texto muda a regra de distribuição das cha-madas “sobras”, que são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional.

De acordo com a redação aprovada, poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente elei-toral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente. A proposta aprovada pelo Senado previa 70% para os partidos e não impunha um limite para os candidatos indivi-dualmente.

O quociente eleitoral é um número encontrado pela divisão do número de votos válidos pelo número de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral (Câmara dos Deputados, as-sembleias legislativas e câmaras mu-nicipais), desprezada a fração.

Atualmente, todos os partidos que tenham participado das eleições, in-dependentemente do número de votos, podem participar da distribui-ção das sobras. Essa regra foi introdu-zida pela Lei 13.488/17. Antes de 2017, somente participavam das sobras os partidos que atingirem o quociente eleitoral.

Comunicação senador Vanderlan Cardoso

Elizeth Araújo - 62 99686-9484 Patrícia Pinheiro - 61 98411-0230

EnViE sEu artiGo

DE oPiniÃo

GOYAZ

EXPEDiEntE

Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de Bulhõesano 135 - o CEntEnÁrio DE GoiÁs

GoYaz.CoM.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco

CEjanE PuPulin

Senado aprova

regras para sobras

eleitorais

Envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br

Rede de

supermercado

aposta em

parceria com

influenciadores

digitais

ElizEth araújo

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782

& Releases

Carlos Castilho

(3)

ANTECIPOU 2026

Há quem diga que o evento na sexta-feira (24), que oficializou a aliança entre MDB e DEM para 2022, ante-cipou a campanha. Verdade, mas não exatamente a cam-panha do ano que vem, pois esta está em curso desde que Maguito Vilela foi eleito pre-feito de Goiânia, em 2020. O evento de sexta antecipou, sim, a campanha de 2026, que terá Daniel Vilela como

candidato à reeleição, se tudo der certo no ano que vem, como dificilmente deixará de dar.

SEM VASELINA

Quando Caiado cravou, sem passar vaselina nos ou-tros aliados — “Este jovem será vice na eleição de 2022” —, automaticamente deu ao

filho de Maguito carta branca para continuar a articulação da campanha da reeleição do democrata e também a do próprio emedebista. A partir de agora, Daniel já estará coordenando a própria ree-leição, de forma sub-reptícia, claro.

CALENDÁRIO MALUCO

E não se diz isso aqui de-notando que Daniel Vilela es-tará sendo maquiavélico ou algo assim. A questão é que, no maluco calendário eleito-ral brasileiro, quando uma campanha termina, imedia-tamente começa a próxima. Quem tem instrumentos para iniciar campanha o quanto antes, simplesmente o faz — a legislação eleitoral não tem como barrar. Daniel ganhou de Caiado os instrumentos para isso.

BALDY

O ex-ministro Alexandre Baldy (PP) tem se

notabili-zado por manter os pés em duas canoas ao mesmo tempo. Secretário de João Doria (PSDB) em São Paulo, em Goiás Baldy quer integrar a chapa majoritária de

Ro-naldo Caiado. O ex-governa-dor Marconi Perillo, também auxiliar de Doria, percebeu aí um descolamento dos inte-resses do tucano pré-candi-dato à Presidência. Giro informa que Marconi deu o recado a Doria.

EQUILÍBRIO

O alerta de Marconi ao go-vernador paulista teria sido no sentido de que Baldy e seu PP, que tem boa base em Goiás, devem assumir a opo-sição a Caiado para construir um palanque ao presidenciá-vel nas terras goianas, no ano que vem. De qual canoa o equilibrista Alexandre Baldy vai tirar o pé?

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

CEZAR SANTOS

Democracias republica-nas funcionam com três po-deres, ou seja, o governo é exercido pelo Executivo, pelo Legislativo e pelo Judiciário, cada um com suas próprias atribuições. No Legislativo, há situação e oposição, e esta também governa, quando se porta de forma responsável e equilibrada, aponta erros do governo e o ajuda a corrigir rumos. E isso não é nenhum demérito para o governo de ocasião. Foi o que aconteceu agora em Goiás no episódio Ipasgo, que tinha limitado atendimento aos usuários.

O deputado estadual opo-sicionista Gustavo Sebba (PSDB), médico e presidente da Comissão de Saúde da As-sembleia Legislativa, deu uma grande contribuição para ajudar o governo esta-dual. Em nome da comissão, Sebba entrou com medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado [TCE] para que a decisão de corte de 50% das cotas de procedi-mentos eletivos fosse sus-pensa e o atendimento voltasse a ser garantido aos servidores públicos.

Minimizar

Obviamente, os

governis-tas tentaram (e tentam) mini-mizar a ação do oposicionista Gustavo Sebba. Mas o fato é que a cautelar do TCE foi im-portante para que o governo retomasse o atendimento no Ipasgo. E a prova de que algo não estava bem no órgão é que o governador reconhe-ceu o problema e tirou o pre-sidente, substituindo-o pelo secretário Ismael Alexan-drino (Saúde).

Ao comunicar os demais parlamentares sobre a ação, Gustavo Sebba lembrou que a decisão do corte de atendi-mento foi tomada sem ne-nhuma informação ao Legislativo. Um dado impor-tante: a iniciativa da Comis-são de Saúde da Alego teve assinaturas, também, de de-putados da situação.

Lembrando ainda que o também oposicionista Dele-gado Humberto Teófilo (PSL) tinha feito requerimento na CCJ para que o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, comparecesse à Assembleia para prestar informações aos deputados. Obviamente, o “trator governista” na comis-são derrubou o requeri-mento. Os desdobramentos mostraram que fazia todo o sentido ouvir o então gestor do Ipasgo.

DITOS POLÍTICOS

“Através do voto você não vai mudar nada nesse país, nada, absolutamente

nada! Só vai mudar, infelizmente, se um dia nós partirmos para uma guerra civil

aqui dentro, e fazendo o trabalho que o regime militar não fez: matando uns 30

mil, começando com o FHC, não deixar para fora não, matando! Se vai morrer

alguns inocentes, tudo bem, tudo quanto é guerra morre inocente.”

( Jair Bolsonaro, em 1999)

Episódio Ipasgo mostra que oposição

ajuda o governo a governar

(4)

Congresso técnico com professores e instituições será realizado na segunda, 27, de forma virtual; competições têm previsão

para iniciar em outubro

Educação dá início à 2ª etapa

dos Jogos Educacionais 2021

A

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

A Prefeitura de Goiânia, por meio da S e c r e t a r i a Municipal de E d u c a ç ã o (SME), dá iní-cio à 2ª etapa dos Jogos Edu-cacionais de 2021, com a realização do congresso téc-nico da competição, com professores e instituições participantes. O evento acon-tece de forma virtual na pró-xima segunda-feira (27/9). Diferentemente do que ocorreu na primeira etapa, na qual os jogos foram realiza-dos de forma totalmente vir-tual, desta vez as atividades serão desenvolvidas de forma híbrida, ou seja, virtual e pre-sencial, aliando o formato de acordo com o escalonamento de retorno presencial às aulas, formulado pela gestão municipal.

No Congresso Técnico, a equipe da gerência de Des-porto Educacional da SME apresentará o regulamento com as informações e orien-tações sobre adesão, inscri-ção, participainscri-ção, envio dos materiais, detalhes técnicos das propostas de atividades e

modalidades esportivas, bem como sobre a premiação e ce-rimônia de encerramento. Os Jogos Educacionais contemplam todos os níveis e modalidades de ensino, da Educação Infantil até a Edu-cação de Adolescentes, Jo-vens e Adultos (Eaja). As inscrições têm início também na próxima segunda (27/09) e se encerram no dia 8 de outu-bro

A

Ação da Prefeitura arrecada mais

de 30 bolsas de sangue

A Prefeitura de Goiânia ar-recadou 36 bolsas de sangue por meio de uma ação de in-centivo à doação. A atividade, que aconteceu na último-sexta-feira (24/9), faz parte do cronograma da Semana Na-cional de Trânsito promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). A Polícia Rodoviária Federal, Detran Goiás e o Grupo Triunfo Con-cebra participaram do ato. O gerente de educação de trânsito da SMM, Horácio Fer-reira, explicou que o objetivo foi alertar o condutor em rela-ção ao pedestre e ciclistas. “Essa ação de doação de san-gue veio justamente para con-templar a necessidade do sistema de saúde com as

víti-mas de acidentes de trânsito”, disse.

Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa com foco nos pedestres que transitam pela região do Bairro Alto da Glória e BR-153. O objetivo é alertar sobre os cuidados e a consciência no trânsito, prin-cipalmente, no momento da travessia.

Prefeitura intensifica ações de arborização

e poda preventiva

A Prefeitura de Goiânia re-dobrou, nesta semana, os cui-dados com as espécies arbóreas secas e/ou mortas. As atividades, realizadas pelas equipes da Companhia de Ur-banização do Município de Goiânia (Comurg), visam evi-tar quedas, transtornos e aci-dentes em logradouros públicos.

Durante as ações, foi ne-cessário a retirada de uma ár-vore que estava ameaçando tombar na Rua Andiroba, lo-calizada no setor Santa Geno-veva. Duas árvores que haviam caído e estavam

obs-truindo o tráfego precisaram ser removidas no setor Leste Vila Nova e no Jardim Novo Mundo. Na Avenida Nazareno Roriz, setor Castelo Branco, uma palmeira imperial seca passou pelo processo de extir-pação.

Podas preventivas também aconteceram nos setores Bueno, Parque Santa Rita, Su-doeste e Coimbra. A atividade, que acontece diariamente al-ternadamente pelos bairros da capital, amplia a integri-dade estrutural e estética das espécies, permitindo que os espaços públicos estejam

cada vez mais arborizados e floridos, além de melhorar a visibilidade de tráfego para motoristas e pedestres.

Para informar sobre que-das de árvores em logradouro público, o cidadão pode acio-nar a Central de Atendimento da Comurg pelos telefones 35248500 ou 35248555 ou pelo aplicativo Whatsapp (62) 985968555. Árvores doentes ou em calçadas, só poderão ser retiradas pela Comurg após laudo emitido pela Agên-cia Municipal do Meio Am-biente (Amma).

(5)

Desde o início do mês de setembro, o Programa Mães de Goiás entregou mais de 10 mil cartões a mulheres em si-tuação de vulnerabilidade so-cial, em todo o Estado. Parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e o Gabinete de Políti-cas Sociais (GPS), a iniciativa já promoveu a entrega de be-nefícios em mais de 30 muni-cípios. Até o final do mês, cerca de 12 mil mães, com fi-lhos de zero a 6 anos, serão contempladas com renda extra mensal de R$ 250, em 40 cidades.

Ao finalizar as entregas desta semana na cidade de Aruanã, no Noroeste do Es-tado, a presidente de honra da Organização das Voluntá-rias de Goiás (OVG) e coorde-nadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, reforçou o compro-misso do governador Ro-naldo Caiado em levar mais dignidade à parcela da popu-lação que mais precisa do poder público. "Sabemos que o governo não pode tudo, mas pode muito. E a cada dia chegamos a mais pessoas, em todas as cidades, em todos os lugares, porque essa é a maior missão do Goiás Social: chegar a todos os goianos e

goianas que mais precisam", destacou.

Em Aruanã, 117 mães foram contempladas com o novo benefício do Governo de Goiás. O Mães de Goiás institui auxílio financeiro no valor de R$ 250, por mês, e atenderá, em todo o Estado, 100 mil mães. O investimento total é de R$ 219 milhões, via-bilizados pelo Fundo de Pro-teção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). As fa-mílias contempladas serão atendidas por meio de um ca-lendário progressivo, que in-cluirá todos os beneficiários, em até 10 meses.

"Acreditamos que apoiar as mães é garantir atenção es-pecial para os filhos. Apoiar as mães é garantir proteção total para as crianças e forta-lecer a família. Eu sou mãe e sei muito bem o que significa esse papel e essa responsabi-lidade de proteger nossa fa-mília e nossos filhos", afirmou a primeira-dama. O prefeito de Aruanã, Her-mano de Carvalho, ressaltou que o benefício é entregue já com o dinheiro na conta para que as mães possam comprar alimentos e medicamentos para os filhos. "Nós temos um governador que tem credibi-lidade porque os cartões

en-tregues para as mães que estão aqui hoje já estão com dinheiro na conta. O gover-nador tem corrido atrás para resolver os problemas do Es-tado e tem propiciado aos gestores municipais e ao povo de Goiás muitos benefí-cios para melhorar a vida da população”, disse.

O secretário de Desenvol-vimento Social, Wellington Matos, destaca que o benefí-cio aumenta a distribuição de renda de famílias vulneráveis, promove a segurança alimen-tar, oferece melhor qualidade de vida e assegura a perma-nência de crianças na escola. “Cada cartão deste

repre-senta tranquilidade para as mães goianas. É um recurso que ajuda a colocar comida na mesa e possibilita um re-começo diante deste mo-mento desafiador que estamos vivendo”, destacou.

CIDADES BENEFICIADAS

Já receberam o cartão do Mães de Goiás os municípios de Itaberaí, Americano do Brasil, Anicuns, Jaraguá, Vila Propício, Araguapaz, Mozar-lândia, Nova Crixás, São Mi-guel do Passa Quatro, Urutaí, Edéia, Joviânia, Caçu, Aragar-ças, Bom Jardim, São João da Paraúna, Paraúna, São Luís dos Montes Belos, Fazenda Nova, Alvorada do Norte, Si-molândia, Flores de Goiás, Sítio D'Abadia, Buritinópolis, Colinas do Sul, Monte Alegre, Dininópolis, Cavalcante, Te-resina de Goiás, Anhanguera, Nova Aurora, Matrinchã e Aruanã.

Na semana que vem, fina-lizando a rodada de entregas do mês de setembro, rece-bem os cartões as mães dos municípios de Bonópolis, Amaralina, Montividiu do Norte, Nova América, Santa Terezinha de Goiás e Morro Agudo. 05

O

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO 2021 CORA CORALINA EX-COLUNISTA DOGOYAZ

Evento será realizado nesta segunda (27), às 9h30. Nova área para atendimento de acompanhantes e visitantes recebe o nome

do pediatra Dr. Lindolfo de Barros e é três vezes maior. A passarela interliga espaço a bloco de internação. Investimento é de

quase R$ 2,5 milhões

Investimento nas melhorias para dar mais conforto e agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é de quase R$ 2,5 milhões (Foto: SES)

Caiado inaugura nova recepção

geral e passarela do Hugol

O governador R o n a l d o Caiado inau-gura, nesta se-gunda-feira (27), às 9h30, a nova recepção geral Dr. Lin-dolfo de Barros e a passarela de interligação do Hospital Estadual de Urgências Gover-nador Otávio Lage de

Si-queira (Hugol).

Localizada na região No-roeste de Goiânia, a unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resulta-dos em Saúde (Agir). O inves-timento nas melhorias para dar mais conforto e agilidade no atendimento aos usuários do Sistema ² nico de Saúde

(SUS) é de quase R$ 2,5 mi-lhões.

Com área útil de 550 m², a nova recepção é três vezes maior do que a estrutura atual e tem capacidade de atendimento de 232 acompa-nhantes e visitantes, além de adaptações para completa acessibilidade. Os dez novos postos de atendimento se somam aos outros seis

exis-tentes na recepção da uni-dade.

Já a passarela interliga a nova recepção geral ao bloco de internação e estrutura de rampas e elevadores de acesso. As obras são parte do Plano de Aplicação, Amplia-ção e AdaptaAmplia-ção de Áreas Fí-sicas do Hugol, iniciado em agosto de 2020, com projeção de investimentos de R$

5.688.763,85 em estrutura fí-sica.

HOMENAGEM

A nova recepção geral re-cebe o nome do médico Dr. Lindolfo de Barros. Pediatra, Dr. Lindolfo faleceu em julho deste ano, aos 80 anos, vítima de complicações da Covid-19 e foi uma das maiores refe-rências da pediatria no Brasil.

O

Programa Mães de Goiás beneficia

mais de 10 mil mulheres

(6)

A

GOYAZ

seGundA-FeirA, 27 de seTemBro 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Com filas zeradas para

internação por covid,

Roberto Naves anuncia

reestruturação da saúde

em Anápolis com três

novos hospitais

“Fomos uma das únicas cidades de Goiás e do Brasil a não deixar faltar leitos”, afir-mou o prefeito Roberto Naves na manhã desta quinta-feira, 23, ao anunciar novos hospi-tais, o retorno das cirurgias eletivas e o sentimento de estar finalizando a guerra contra a covid em Anápolis. “Foram investidos em torno de R$ 150 milhões. Desses, R$ 50 milhões vieram do

go-verno federal e estadual e os outros R$ 100 milhões vieram de vocês”, indicou, referindo-se à arrecadação dos contri-buintes que é devolvida à população em forma de obras e serviços por parte do poder público.

Em entrevista coletiva, o prefeito agradeceu os profis-sionais da saúde que atuaram no enfrentamento à covid-19 e divulgou que a cidade terá um memorial para homena-gear as vítimas e uma co-menda “para os trabalhadores que deixaram suas casas para cuidar os doentes”. Ontem, 22, um vídeo gravado pelo diretor do Centro de Internação Norma Pizzari, o médico Aladim Ne-pomuceno Júnior, viralizou nas redes sociais mostrando a unidade, que foi inaugurado em março de 2020, com todos os leitos vazios. O espaço foi referência no tratamento de vítimas do vírus e retorna ao controle da Santa Casa de Mi-sericórdia.

Roberto relembrou que a reestruturação na área da saúde feita ainda em 2018, o prefeito disse que é o mo-mento de seguir com a pro-posta de a cidade ter seus próprios centros cirúrgicos, deixando de depender de ins-tituições privadas para aten-der a demanda de cirurgias eletivas no município.

O prefeito anunciou a inauguração, em até 60 dias, do novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão, que foi utili-zado como hospital de cam-panha para internações por covid e será entregue à

popu-lação com 75 leitos e três cen-tros cirúrgicos. A unidade vai substituir o Hospital Munici-pal Jamel Cecílio, que passará a ser um Centro de Diagnós-ticos, e receberá recursos do Ministério da Saúde.

A Unidade de Saúde da Vila União vai ser adaptada para receber nos próximos meses o Hospital da Mulher e o Hospital Municipal do Idoso será criado com leitos de internação de longa per-manência.

O prefeito também anun-ciou que em breve a gestão da UPA Vila Esperança e do Hos-pital Municipal Alfredo Abra-hão será feita por organização social (OS), tal como acontece na UPA Pe-diátrica, que se tornou “um case de sucesso”. Futura-mente, o mesmo ocorrerá com as unidades básicas de saúde. “Já foi iniciado o es-tudo e termos de referência para implantação de OS em toda a atenção básica”, infor-mou, tranquilizando os servi-dores quanto às mudanças. “Eles serão ainda mais valori-zados, financeiramente di-zendo, além de terem melhores condições de traba-lho. Então, o que nós quere-mos para população, que é o melhor, nós queremos tam-bém para os nossos profissio-nais”, pontuou.

FlexiBilizAção

O município deve publicar novo decreto mais flexível, possibilitando o retorno de várias atividades até então suspensas. “Provavelmente

vamos autorizar alguns even-tos, como teste, seguindo protocolos rígidos para que possamos ter novos eventos. Precisamos dar condição de trabalho para aquelas pes-soas que querem levar sus-tento para sua casa. O covid não acabou e temos a neces-sidade de tomar todos os cui-dados, assim como de tocar a nossa vida, mesmo porque isso é o que temos de mais precioso”, ressaltou.

Prazo para contribuinte

participar do Refis 2021

termina em dez dias

Os contribuintes que ainda não aderiram ao Pro-grama de Benefícios Fiscais (Refis 2021) têm até o dia 30 de setembro para renegociar suas dívidas com o municí-pio. O atendimento continua sendo realizado preferencial-mente pelo Zap da Prefeitura, no canal do Refis 2021, ou de forma presencial no Anas-hopping, na sede do Procon e no Centro Administrativo, todos em horário comercial, de 8h às 18h.

Pela primeira vez em Aná-polis, tanto a quitação à vista como o parcelamento foram priorizados, com número maior de parcelas e de des-contos. Os débitos podem ser divididos em até 60 vezes com escalonamento de des-conto de juros e multa que varia de 70% a 95%. O contri-buinte também pode ser isentado em até 100% de juros e multas decorrentes de

débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020, desde que o pagamento seja à vista. É importante ressaltar também que o contribuinte que tiver débitos anteriores ao ano de 2020 e quiser parti-cipar do Refis deste ano, não há problema, mas desde que não seja parcelamento de Refis de outros anos. De acordo com o diretor da re-ceita da Secretaria Municipal de Economia, Olisomar Pe-reira, não há previsão de prorrogação. “Logo após o término, os procedimentos normais de cobrança e exe-cução fiscal serão retomados com todos os acréscimos le-gais”, alerta. Existem dois valores mínimos para paga-mento parcelado: em caso de pessoa física ou microem-preendedor individual (MEI), nenhuma parcela poderá ser inferior a R$ 110 (cento e dez reais) e, em caso de pessoa ju-rídica, nenhuma parcela po-derá ser inferior a R$ 330 (trezentos e trinta reais).

enTendA A FormA de PArcelAmenTo e redução de juros do reFis 2021: 100% para o pagamento à vista;

95% para o pagamento entre 2 (duas) e 6 (seis) parcelas; 90% para o pagamento entre 7 (sete) e 20 (vinte) parcelas; 80% para o pagamento entre 21 (vinte e uma) a 40 (qua-renta) parcelas;

70% para o pagamento entre 41 (quarenta e uma) e 60 (ses-senta) parcelas.

@thalesbaguiar

(7)
(8)

Em Aparecida, 93% dos óbitos por

complicações da Covid-19 são de

pessoas não imunizadas

A

GOYAZ

seGUnda-FeiRa, 27 de seteMbRo 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

e acordo com a Secretaria Munici-pal de Saúde (SMS) de Apare-cida de Goiânia, de 1º de fevereiro a 25 de agosto de 2021, a cidade registrou 945 óbitos em decorrência da covid-19. Desse total, 876 foram entre moradores que não haviam completado o es-quema vacinal há mais de 14 dias, prazo previsto para as pessoas vacinadas desenvol-verem a imunidade contra a doença. Ou seja, 93% dos óbi-tos ocorridos nesse período foram entre os não imuniza-dos.

Já entre aqueles que esta-vam vacinados com duas doses ou dose única há mais de 14 dias, 69 foram à óbito. O

número representa 7% do total de mortes ocorridas de fevereiro a agosto. “Esse per-centual demonstra que a va-cinação é eficaz e salva vidas. Desde que iniciamos a Cam-panha, em 19 de janeiro, mais de 90% das mortes por covid foram de pessoas que não quiseram ou não tiveram oportunidade e nem tempo para serem imunizadas”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Maga-lhães.

PRevalência de óbitos entRe os idosos

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, também alerta para um dado importante do levantamento realizado: “Dos

69 óbitos ocorridos entre os totalmente imunizados, 66 referem-se a idosos”. Ao es-tratificar os dados, elA explica que 55 mortes foram de pes-soas com mais de 70 anos de idade e outros 11 casos de fa-lecimento foram de pessoas de 60 a 69 anos. “Registramos ainda 2 óbitos na faixa etária de 50 a 59 anos e 1 óbito na de 40 a 49 anos”, detalha.

Sobre a prevenção de óbi-tos nessa faixa etária, Érika Lopes explica que o Ministé-rio da Saúde, após analisar estudos clínicos e dados de hospitalização por covid, já identificou a necessidade de adequar o esquema vacinal das pessoas que têm elevado risco de complicações e óbi-tos pela doença: “Com isso, já iniciamos a aplicação da dose

de reforço em pessoas com mais de 70 anos e imunossu-primidos”

vaRiantes identiFica-das nos óbitos

Para entender com quais variantes do coronavírus os moradores totalmente imu-nizados que foram à óbito se infectaram, a SMS realizou o sequenciamento genômico de 52 amostras de RT-PCR desses pacientes. O número corresponde a 75% do total. Segundo a análise realizada, 51 contaminações foram li-nhagens da variante gamma e uma da variante delta. De forma detalhada, 32 óbitos referem-se à linhagem P.1, 14 deles à P.1.7 e três à P.1.2. As li-nhagens P.1.3, P.1.11 e

B.1.617.2 foram responsáveis por um óbito cada.

avanço da vacinação

De 19 de janeiro a 12 de setembro de 2021, a SMS ad-ministrou 525.688 doses de vacina contra a covid-19 na cidade. 346.461 delas foram destinadas à primeira aplica-ção e 179.100 foram doses de reforço. Assim, 82% da popu-lação adulta da cidade, esti-mada em 422.666 habitantes, já recebeu ao menos a pri-meira dose e 42% já comple-tou o esquema vacinal. Para os cálculos, a Secretaria uti-liza dados do Instituto Brasi-leira de Geografia e Estatística.

D

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

Prefeitura de Aparecida realiza Exposição Cultural

até 30 de setembro

Levantamento considera as mortes ocorridas de 1º de fevereiro a 25 de agosto deste ano

A Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia (Secult) realiza de 22 a 30 de setem-bro, a Exposição Culturas de Aparecida, em referência as manifestações culturais e his-tóricas do município.

A mostra é aberta ao pú-blico das 10h às 22h, no Piso 1 do Aparecida Shopping, lo-calizado na Avenida Indepen-dência, no setor Serra Dourada. “Nessa exposição

fazemos uma alusão a funda-ção histórica da nossa cidade, que completa 100 anos em 2022. E não tem como chegar numa mostra como essa e não lembrar da casa da vovó, da chácara, do sítio, e daquela cidadezinha que começou na Praça Matriz. Portanto, temos aqui várias peças que nos traz a memória momentos mar-cantes da nossa cidade. Vale a pena visitar e conferir tudo de

perto”, afirma o secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho.

No local podem ser confe-ridas réplicas que denotam a cultura da cidade. São peças da roça, da catira, móveis do sítio, da igreja, além de ré-plica do fogão a lenha, do carro de boi e elementos da cozinha caipira. A presidente da Associação dos Catireiros, Foliões e Violeiros de

Apare-cida de Goiânia, Nilmari Alves, afirma que a exposição representa a origem da ci-dade.

“São móveis e artigos que tra-zem recordações de bons tempos. Sou filha de catireiro e esses objetos em exposição expressam recordações im-portantes da minha infância. São lembranças dos meus avós, dos meus pais e de como começou Aparecida de

Goiânia”, destacou. Fim de semana

E para abrilhantar ainda mais, a Roda de Violeiros de Aparecida vai se apresentar no sábado e domingo, 25 e 26 de setembro, a partir das 18h, no palco da Secretaria de Cul-tura, montado no Aparecida Shopping. A entrada é franca.

(9)

O

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO 2021

09

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Por

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas."

Bertolt Brecht

@promotorkrebs

Direito e Avesso

ma medida recém-adotada pelo TSE (Tri-bunal Superior Eleitoral) pro-mete revolu-cionar a maneira como são criados os partidos políticos no Brasil. Instrução aprovada pela corte em 31 de agosto regula-mentou a coleta de assinatu-ras digitais para a criação de novas legendas, com prazo de 120 dias para sua implemen-tação. Em outras palavras, a regra deverá valer já no início de 2022, salvo algum adia-mento de última hora.

O tribunal criou duas novas possibilidades de assi-natura, além da que ocorre hoje, manual. Uma delas, por meio de certificado digital, de-verá ter impacto restrito, já que apenas 5 milhões de pes-soas físicas possuem esse ins-trumento atualmente, que custa no mínimo R$ 50 e tem prazo limitado. Isso equivale a apenas 3,4% do eleitorado

É a outra alternativa que poderá provocar um "big bang" partidário: a possibili-dade de dar assinatura pela criação de uma legenda usando o aplicativo já exis-tente da Justiça Eleitoral para

celulares, o e-Título.

O modelo exato do novo sistema ainda está sendo de-senvolvido pela área técnica do tribunal. Deverá envolver um token gerado a partir dos dados fornecidos pelo eleitor numa área do aplicativo, pos-sibilitando a assinatura de forma segura.

Para usar o aplicativo, será necessário fazer a biometria junto ao TSE, um processo já bem adiantado e utilizado em diversas cidades nas últimas eleições.

Atualmente, há 82 pedidos de criação de partidos em aberto no TSE. Formar uma

le-genda é um processo tortuoso, que envolve a coleta de 492 mil assinaturas, distribuídas em ao menos nove estados.

Em seguida, numa etapa muitas vezes ainda mais com-plexa, é preciso que elas sejam validadas pelos cartórios elei-torais, com base em uma série de critérios: a assinatura tem de ser compatível com a do re-gistro eleitoral, o apoiador deve estar com seu cadastro eleitoral regularizado e não pode ser filiado a nenhuma le-genda, entre outros pontos.

Além disso, tudo deve ser feito num prazo de dois anos, caso contrário o processo é

in-validado.

"Muitas vezes o pessoal as-sina igualzinho ao que está no título de eleitor, mas mesmo assim o cartório devolve a ficha, você não consegue en-tender", diz Marcus Alves de Souza, que busca recriar a UDN (União Democrática Na-cional), partido conservador que existiu entre 1945 e 1965. Até o momento, há apenas 6.577 assinaturas reconheci-das pelo TSE em apoio a seu partido, mas, de acordo com Souza, outras 300 mil aguar-dam liberação pelos cartórios para serem enviadas à corte.

U

MP RECOMENDOU AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL A SUSPENSÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO DO NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO O MPGO recomendou ao presidente da Câmara Munici-pal de Goiânia, Romário Bar-bosa Policarpo, que suspenda imediatamente a tramitação do Projeto de Lei Complemen-tar 28/2021, sobre o Código Tributário municipal.

Assinam a recomendação os promotores de Justiça Fer-nando Aurvalle Krebs, da 59ª Promotoria de Justiça de Goiâ-nia, e Astúlio Gonçalves de Souza, da 86ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

Os promotores de Justiça orientam ainda que sejam convocadas audiências públi-cas, prestigiando a transparên-cia e o debate democrático. Foi fixado o prazo dez dias úteis para prestação de informações sobre o atendimento da reco-mendação.

No documento, os promo-tores destacam que a tramita-ção do projeto de lei tem se dado de maneira muito rápida. Eles citam que a Procuradoria Jurídica do Legislativo recebeu da Comissão de Constituição e Justiça e Redação o projeto às 10h28 do dia 13 de setembro e o devolveu para a mesma co-missão às 11h06 do mesmo dia.

Ressaltam que o docu-mento contém 388 artigos, o que denota a anormalidade de sua tramitação. Além disso, sustentam que ela pode ter se dado em violação às normas regimentais da Casa, entre ou-tras irregularidades.

PARECER A JATO NO NOVO CTM

Os promotores ressaltaram na recomendação: ¨... a trami-tação de tão importante

pro-jeto de lei tem se dado de ma-neira por demais célere, o que causa espécie. A título de exemplo, a Procuradoria Jurí-dica da Câmara Municipal de Goiânia recebeu da Comissão de Constituição, Justiça e Re-dação o projeto de lei às 10h28 do dia 13/09/2021 e devolveu os autos para a mesma comis-são às 11h06 do mesmo dia. Importante registrar que o projeto de lei contém 388 arti-gos... ILEGALIDADES NA TRAMITAÇÃO Os promotores ressaltam a existência de ilegalidades na tramitação:

¨...a velocidade anormal de tramitação do PL 2021/000028 pode ter se dado inclusive em violação a normas regimentais da Câmara Municipal de Goiâ-nia, tanto que no mandado de segurança nº 5497866-38.2021.8.09.0051 o Vereador Mauro Rubem aponta violação aos artigos 35, § 1º, e 58, pará-grafo único, uma vez que houve violação aos critérios de designação de relator na Co-missão Mista, bem como a matéria teria sido lida fora do horário do expediente das ses-sões ordinárias...¨

AUMENTO

EXORBITANTE DO IPTU

Os promotores alertam para o caráter confiscatório dos aumentos abusivos do IPTU dos moradores de casas: ¨... e a previsão de grandes au-mentos relativos a impostos, em especial o IPTU, traz um grande risco de não arrecada-ção, tal como se deu recente-mente em Goiânia com a Lei 9.704/2015 que, apesar de pre-ver um aumento exponencial na arrecadação, no pertinente a grandes contribuintes, houve uma arrecadação de tão so-mente 13,26% do total proje-tado...¨

JUDICIÁRIO JÁ JULGOU ILEGAL AUMENTOS SEME-LHANTES

Os promotores destacam ainda que o TJGO já julgou ile-gal aumentos extorsivos ante-riores: ¨... aumentos tão significativos de tributos tais como os previstos no projeto do novo Código Tributário do Município de Goiânia

incenti-vam a judicialização e, tendo em conta que o projeto em tra-mitação na Câmara contém sistemática semelhante ao § 2º do art. 3º da Lei 9.704/2015, que foi afastado cautelarmente pelo Tribunal de Justiça do Es-tado de Goiás na ação direta de inconstitucionalidade nº 5069253- 37.2018.8.09.0000, há chance de vários dispositivos serem afastados judicial-mente...¨

JUDICIÁRIO JÁ JULGOU ILEGAL AUMENTOS SEMELHANTES

Os promotores destacam ainda que o TJGO já julgou ile-gal aumentos extorsivos ante-riores: ¨... aumentos tão significativos de tributos tais como os previstos no projeto do novo Código Tributário do

CONTRIBUINTES PREPARAM BOICOTE E AÇÕES COLETIVAS CONTRA O AUMENTO ESCORCHANTE DO NOVO IPTU

A nossa coluna foi infor-mada que inúmeros contri-buintes já preparam ações

coletivas contra o anúncio de aumentos abusivos do novo IPTU, o que poderá cair por terra a sanha arrecadadora da Prefeitura de Goiânia que de-seja transformar o IPTU em tributo sobre grandes fortunas, o que é atribuição do Con-gresso Nacional.

GOIÂNIA TEM 8,6 BILHÕES EM DÍVIDA ATIVA, MAS PREFERE PENALIZAR O CONTRIBUINTE

Com 8,6 bilhões em dívida ativa, podendo arrecadar pelo menos 1,8 bilhão deste

mon-tante, a Prefeitura não apare-lha a Secretaria Municipal de Finanças que foi desmontada e encontra-se abandonada, contando com apenas 75 fis-cais de um quadro de 110, com pelo menos mais 20 baixas à vista e apenas um carro para fiscalizar a cidade.

Com poucos servidores ad-ministrativos e alguns promo-vendo lançamento tributário, o que é ilegal e quiçá pode constituir crime, além de inca-paz de processar o cadastro mobiliário e sem um sistema de informática minimamente capaz de dar suporte a arreca-dação de tributos. A atual ad-ministração, cujo Prefeito não recebeu nenhum voto direto, optou pelo caminho mais prá-tico, penalizar o contribuinte pelo excesso de isenções no IPTU, o qual inclui o perdão de quase 40 milhões de clubes de futebol, cujo orçamento já é milionário. Isso sem falar na isenção de IPTU de casas alu-gadas por pastores, por ironia do destino, em condomínios fechados, alvos da fúria arreca-datória da Prefeitura. ATIVIDADES PRESENCIAIS DO JUDICIÁRIO SERÃO RETOMADAS DIA 04 DE OUTUBRO As atividades presenciais no Poder Judiciário do Estado de Goiás serão retomadas a partir do dia 4 de outubro. Para o retorno, as normas sanitárias e os protocolos de biossegu-rança recomendados para pre-venção da transmissão e do contágio pela Covid-19 devem ser observados. Contudo, os atos virtuais vierão para ficar e serão mantidos como regra geral.

Sirley Oliveiraé advogada

cola-borativa, certificada pela Interna-cional Academy Of Collaborative Professionals (IACP), pós gra-duada em Direito Administrativo, Constitucional e Eleitoral, espe-cialista em Mediação, Concilia-ção, Negociação e Arbitragem, membro do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC, Presidente da Comissão de Práti-cas Colaborativas do IBDFAM GO, mediadora judicial e privada, arbitralista, entrevistadora do DM Jurídico, pós-graduanda em Advocacia Feminista e os direitos da Mulher, pós-graduanda em Justiça Restaurativa e gestão de conflitos.

Luiz Fernando Caldas Freitas é advogado

atuante na área Empre-sarial e Consumerista. Criador de conteúdo digital e do Perfil Im-procedência com quase 90 mil seguidores. Vice-Presidente da Comissão de Direito do Consumi-dor da OAB/GO e Sócio do escritório Souza Melo e Terto Advogados Associados.

Nova regra do TSE deve acelerar

criação de partidos políticos

(10)

O

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE AGOSTO 2021

NOVA YORK - EUA

MUNDO

A Autoridade de Supervisão do Mercado F i n a n c e i r o S u í ç o (FINMA), que serve para proteger todos os usuários de bancos, segura-dos e investidores de prove-dores de serviços fraudulentos, vai obrigar os provedores de ativos digitais a tomarem medidas para ga-rantir que suas plataformas não sejam usadas para fins criminosos.

O órgão regulador, por meio de uma carta de Chris-toph Kluser, que supervisiona o sistema parabanco, gostaria de ver mais medidas tomadas como parte de um esforço

mais amplo para combater a lavagem de dinheiro e o fi-nanciamento do terrorismo. Recentemente, vários casos de lavagem de dinheiro surgiram no país, incluindo dois escândalos de corrup-ção, a venezuelana PDVSA e 1MDB. Por isso, a Suíça pro-curou revisar uma lei de 24 anos para resolver algumas das vulnerabilidades que per-mitiram que a lavagem de di-nheiro prosperasse.

As criptomoedas parecem representar um risco adicio-nal, com a FINMA recente-mente negando à Bitcoin Suisse, uma exchange cripto, uma licença bancária devido a preocupações com lavagem de dinheiro. A FINMA

consi-derou que os mecanismos de defesa contra lavagem de di-nheiro do Bitcoin Suisse ti-nham indícios de fraquezas.

CAIXAS ELETRÔNICOS BITCOIN

A FINMA procura adotar uma abordagem mais rigo-rosa com as limitações dos valores das transações basea-das em criptomoebasea-das do que com a moeda fiduciária. O órgão impôs um limite de 1.000 francos suíços por mês para todas as transações de criptomoeda, após o qual os intermediários precisam identificar seus clientes. A regulamentação sobre o valor foi aprovada

anterior-mente, após consulta aos participantes do setor, mas a restrição mensal gerou cons-ternação, pois os modelos de negócios do setor agora serão afetados.

Tendo em mente que as transações vinculadas estão mais sujeitas à legislação de combate à lavagem de di-nheiro, e não às transações individuais, a regulamenta-ção pegou o setor de sur-presa. Como uma indicação do alcance da indústria cripto na Suíça, existem mais de 85.000 comerciantes no país que aceitam criptomoedas como um método de paga-mento válido, e cada vez mais bancos suíços estão acei-tando criptomoedas,

in-cluindo o banco SEBA e o BBVA.

A nova regulamentação da FINMA visa restringir o uso de caixas eletrônicos de cripto, que, segundo o órgão, são udados por traficantes de drogas como sistemas de pa-gamento. A Suíça tem 130 caixas eletrônicos de Bitcoin, com Zsegurique e Lausanne liderando, com 38 e 20 cada um.

Em comparação, os inter-mediários são obrigados ape-nas a identificar seus clientes a partir de 5.000 francos suí-ços para cima nas negocia-ções de moeda e 15.000 francos em todas as outras transações em dinheiro.

A

Suíça impõe medidas contra

lavagem de dinheiro com cripto

Fugindo da pobreza e do caos, os haitianos buscam asilo nos Estados Unidos, muitos deles após percorrer uma dezena de

países, como Panamá e Colômbia, em cuja fronteira há 19.000 migrantes ilhados, a maioria haitianos

Índia diz que Biden está de acordo em vigiar papel do Paquistão

no Afeganistão

A Índia disse na última sexta-feira (24) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros líderes concordaram em vigiar de perto o Paquistão e acrescentou que seu rival histó-rico tem sido um "instigador" de problemas no Afeganistão. O primeiro-ministro in-diano, Narendra Modi, celebrou sua primeira reunião presencial com Biden e depois participou de uma cúpula dos países "Quad" com líderes da Austrália e do Japão.

Durante a conversa, Modi compartilhou suas preocupa-ções sobre o extremismo no

Afeganistão depois da tomada do poder pelos talibãs no mês passado, disseram funcionários indianos.

"Havia uma sensação clara de que deve se manter um olhar mais cuidadoso e um exame e um acompanhamento mais cuidadosos sobre o papel do Pa-quistão no Afeganistão, o papel do Paquistão no tema do terro-rismo", disse o ministro das Re-lações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, aos jornalis-tas após conversas na Casa Branca.

A Índia foi um dos partidá-rios mais entusiastas do

go-verno pró-ocidental no Afega-nistão, que colapsou no mês passado quando Biden retirou as tropas americanas presentes ali por 20 anos.

O Paquistão foi o principal patrocinador do regime talibã entre 1996 e 2001, que impôs uma interpretação altamente estrita do Islã e deu as boas-vin-das à rede Al Qaeda, o que levou à invasão americana após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Neste conflito, o Paquistão apoiou rapidamente os Estados Unidos, seu aliado na Guerra Fria, mas funcionários

america-nos têm acusado há tempos os poderosos serviços de Inteli-gência de Islamabad de manter o apoio aos talibãs, em parte de-vido às preocupações paquista-nesas sobre a influência indiana no Afeganistão.

Os Estados Unidos, no en-tanto, acolheram publicamente os esforços do Paquistão, inclu-sive sua ajuda para levar os tali-bãs às frustradas negociações em última instância com o go-verno afegão deposto.

À margem da Assembleia Geral da ONU, o secretário de Estado americano, Antony Blin-ken, agradeceu nesta quinta ao

Paquistão por ajudar os cida-dãos americanos a sair do Afe-ganistão.

Seu contraparte paquista-nês, Shah Mahmood Qureshi, prometeu trabalhar para "al-cançar nosso objetivo comum". O governo nacionalista hindu de Modi mantém rela-ções tensas com o Paquistão, a quem acusa de fomentar ata-ques em solo indiano, embora no começo deste ano tenha pe-dido relações cordiais com seu colega, Imran Khan.

(11)

GOYAZ

11

P LÉ

O Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 1, apresentando mais futebol e com Róger Guedes decidindo o clássico. O atacante fez seu primeiro jogo contra seu ex-time e deixou a "Lei do Ex" em alta, com dois gols de grande eficiência. A vitória corintiana foi merecida pela maior ambição ofensiva. O resultado mantém o Co-rinthians em sexto lugar, com o mesmo número de pontos de Forta-leza e Red Bull Bragantino. O Palmei-ras segue distante do líder Atlético-MG.

Sylvinho, bastante criticado pela maioria da torcida corintiana, esca-lou o time com os quatro reforços in-discutíveis pela primeira vez. O esquema com um volante, três meias e dois atacantes funcionou e o Co-rinthians foi melhor do que o Palmei-ras, na primeira etapa. Róger Guedes fez 1 a 0 e o Corinthians forçou para aumentar o escore, mas não foi efi-ciente. Num lance de rebote de es-canteio, Gabriel Menino igualou a partida, num chute que desviou em

RGuedes. O empate parcial foi ótimo para o Verdão. Depois, na volta do in-tervalo, o Palmeiras ficou mais me-xido e o Corinthians precisou sacar Renato Augusto e Willian, pelo des-gaste físico. É correto afirmar que o Corinthians sempre foi atrás da vitó-ria e teve mais chances de ganhar, en-quanto o Palmeiras esperou o erro do rival para definir o confronto, criando dois lances em conclusões de Veron e Willian.

Foi o quarto Dérbi de 2021 com dois empates e uma vitória para cada lado. Sylvinho aproveitou a semana livre e o Corinthians foi superior, so-mando oito jogos sem derrotas na sua trajetória. A #foraSylvinho não teve força e o técnico aumenta a con-fiança para seguir o trabalho.

No Palmeiras, Abel Ferreira prefe-riu escalar um misto quente, pen-sando na Libertadores da América. Apostou alto e perdeu, praticamente dando adeus ao título brasileiro. Resta eliminar o forte Galo, terça-feira, em Belo Horizonte.

O Santos fez um bom primeiro

tempo, tomou gols em bolas paradas e perdeu por 3 a 0 para o Juventude na tarde do último domingo, em par-tida disputada no Estádio Alfredo Ja-coni, em Caxias do Sul, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Peixe caiu para a 16ª colocação e pode entrar na zona do rebaixamento ainda neste do-mingo se o Grêmio vencer o Athlé-tico-PR.

Na próxima rodada, domingo, o Peixe recebe o Fluminense, na Vila Belmiro.

O Santos começou bem a partida,

especialmente com a dupla Felipe Jo-natan e Léo Baptistão. Aos 11 minu-tos, o lateral cruzou da esquerda, o atacante chutou, mas a bola bateu em Vitor Mendes e foi para escanteio. Aos 15, Felipe Jonatan cruzou, Léo Baptis-tão cabeceou e a bola passou ras-pando a trave.

O Santos ainda teve outras duas chances. Aos 19, Marinho recebeu na área, girou o corpo e chutou, mas a bola passou à direita do gol. Aos 25, Jean Mota arriscou da entrada da área e a bola passou raspando o travessão. O Juventude teve apenas uma chance no primeiro tempo e

aprovei-tou. Aos 46 minutos, após cobrança de falta da esquerda, Ricardo Bueno se antecipou ao garoto Wagner Leo-nardo e cabeceou sem dar chances ao goleiro João Paulo para abrir o placar em Caxias do Sul.O cenário do jogo se repetiu no segundo tempo. O Santos melhor em campo, mas o Juventude aproveitando a bola parada. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio da esquerda, Dawhan se antecipou ao garoto Wagner Leonardo e cabeceou para fazer o segundo gol do Juven-tude.

O Peixe partiu com tudo para o ataque. Aos 27, Pará recebeu de

Mari-nho e cruzou, Carlos Sánchez pegou de primeira, mas a bola passou ras-pando a trave esquerda do Juventude. Aos 31, Sánchez deu bom passe para Diego Tardelli, que bateu de primeira, mas o goleiro Douglas defendeu. Aos 37, Marinho chutou da entrada da área e o goleiro Douglas mandou para escanteio.

No final, o Juventude ainda am-pliou. Aos 38 minutos, após cruza-mento da esquerda, o lateral-esquerdo Moraes não conse-guiu cortar e Guilherme Castilho sol-tou a bomba para fazer o terceiro gol do time da casa.

Corinthians ganhou do Palmeiras

com mais futebol e brilho de Róger Guedes

E

SPORTES

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO 2021

Santos perde para o Juventude e fica perto da

zona de rebaixamento do Brasileirão

(12)

High-Tech

o céu não é o lImIte -aSteroIde Perto da terra, 9º Planeta do SIStema Solar

Um asteroide enorme pas-sou "perto" do nosso planeta nesta semana, mas, como já devem ter notado, não fomos atingidos! Na verdade, não havia nenhum risco desde o início do monitoramento da rocha espacial, que passou a uma distância 4 vezes maior que o espaço entre a Terra e a Lua.

Além disso, entre as notí-cias espaciais mais bombásti-cas da última semana, tivemos experimentos com ondas gravitacionais e o emo-cionante retorno da Inspira-tion4, a missão espacial da SpaceX tripulada exclusiva-mente por civis.

uma rocha espacial enorme se aproximou de nosso planeta. O asteroide 2021 NY1, com diâmetro

esti-mado em algo entre 130 m e 300 m, viajava a 9,35 km/s quando se aproximou da Terra. Felizmente, sua aproxi-mação máxima ainda era

uma distância bem segura — 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

cIentISta que "reBaIxou" Plutão afIrma haver um novo Planeta

Pois é, o cientista Mike Brown, um dos grandes res-ponsáveis pelo "rebaixa-mento" de Plutão à categoria de planeta anão, diz haver um novo candidato a ocupar a vaga de planeta número nove do Sistema Solar. O candidato em questão é o já famoso, mas ainda hipotético, Planeta

9 .

mInIdetector de

ondaS gravItacIonaIS Pode ter encontrado algo novo no

unIverSo

Um novo detector de ondas gravitacionais encon-trou dois sinais que poderiam levar esse tipo de pesquisa a um novo patamar. Ao contrá-rio de grandes instrumentos da categoria, como o LIGO e o Virgo, o novo dispositivo consiste apenas em um disco feito de cristal de quartzo, com 3 cm de diâmetro. Suas detecções, no entanto, ainda são um mistério.

Quando atingimos uma superfície com um martelo, ouvimos o som da batida por-que a colisão libera uma cerca quantidade de energia que se espalha pelo ar na forma de ondulações. Essas ondulações, por sua vez, che-gam ao nosso aparelho audi-tivo, e nosso cérebro interpreta esses sinais como “som”.

Do mesmo modo, a coli-são entre objetos cósmicos massivos, como estrelas de nêutrons e buracos negros, li-beram energia que se espalha pelo universo em forma de ondulações no tecido do es-paço-tempo. Essas ondula-ções viajam em todas as direções, à velocidade da luz, mas se enfraquecem à me-dida que avançam rumo ao espaço desconhecido.

mInIdetector de

ondaS gravItacIonaIS Pode ter encontrado algo novo no

unIverSo

Um novo detector de ondas gravitacionais

encon-trou dois sinais que poderiam levar esse tipo de pesquisa a um novo patamar. Ao contrá-rio de grandes instrumentos da categoria, como o LIGO e o Virgo, o novo dispositivo consiste apenas em um disco feito de cristal de quartzo, com 3 cm de diâmetro. Suas detecções, no entanto, ainda são um mistério.

Quando atingimos uma superfície com um martelo, ouvimos o som da batida por-que a colisão libera uma cerca quantidade de energia que se espalha pelo ar na forma de ondulações. Essas ondulações, por sua vez, che-gam ao nosso aparelho audi-tivo, e nosso cérebro interpreta esses sinais como “som”.

JBl BaSSPro go é nova caIxa de Som Blue-tooth que Se tranS-forma em Som

automotIvo

Dias após apresentar di-versos novos headsets e cai-xas de som portáteis, e de anunciar a chegada dos fones Live Pro Plus TWS ao Brasil, a JBL traz agora ao país a caixa de som Bluetooth BassPro Go. O dispositivo se destaca pelo formato curioso, mu-nido de uma base especial para automóveis, prome-tendo som de alta potência, resistência e versatilidade. BassPro Go se destaca pelo formato 2 em 1 O maior destaque da BassPro Go é o formato 2 em 1 — trata-se de uma caixa de som Bluetooth bastante encor-pada, acompanhada de base fixa que deve ser acoplada em carros, geralmente no porta-malas, para se transformar em um subwoofer automo-tivo, sem deixar a portabili-dade de lado ao permitir desconexão rápida do veí-culo.

GOYAZ

Agenda

Por alessandra câmara

alessandra@palavracom.com Palavra Comunicação @palavracomunicacao

Negócios e Novidades

aBl PrIme no adIt Share

A 9ª edição do Adit Share, maior fórum de Multipropriedade e Timeshare da Amé-rica do Sul, acontece nos dias 23,24 e 25 de setembro, no Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia - SP. O head na área de novos negócios e desenvolvimento da ABL Prime, Ênio Almeida, faz parte do comitê de organização das temáticas do evento e será o responsável pelo assunto Tendências - Fronteiras: produtos, destinos e modelos de negócios. O que vem pela frente?A participação ativa da ABL Prime é indispensável para o fórum, já que a empresa possui cerca de 32% dos negócios Multipropriedades do Brasil. O evento oferece a oportunidade de crescimento e novas perspectivas para profissionais que atuam no ramo e ainda possibilita a ampliação de networking nacional e internacional.

cuIdadoS facIaIS

Pele saudável e com aspecto ilumi-nado é uma das principais tendências do mercado de beleza, que cada vez mais aposta no brilho natural para evidenciar as particularidades de cada tipo de pele. Pensando nisso, Botik, marca de cuidados faciais do Boticá-rio, lançou um linha completa de Ácido Glicólico, ativo que atua na re-moção de células mortas da superfície da pele e acelera a renovação celular.

Inauguração do San dIego Bar & Steak em grande eStIlo

Inaugurado no último dia 16 de setembro, o San diego Bar & Steak contou com diversos shows ao longo do fim de semana: Felipe Nunes, Alexandre Ro-driguez, Kleo Dibah, Liz Maia, Henrique e Rangel, Geovana Queiroz e o grupo Chama Q Noix. A casa abriu as portas em grande estilo, respeitando todos os protocolos de combate a covid-19.O projeto idealizado pelo empresário pau-lista Diego Alves foi planejado para oferecer conforto e boa mesa, com pratos variados para agradar todos os tipos de paladares, além de drinks inovado-res.

Referências

Documentos relacionados

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Em termos da definição da rota do processo e do tamanho da reserva, a lixiviação em tanques é de maior potencial de aplicação à amostra estudada. Isso ocorre porque a