• Nenhum resultado encontrado

Previne Brasil Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Previne Brasil Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

<%TOPIC_TEXT%>

Previne Brasil 2020 - Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação

Histórico Introdução Método de cálculo

Sobre a base de cálculo do SINASC

Requisitos mínimos para atendimento ao critério do Indicador Atenção

Avisos importantes Como registrar os dados no SIGSS

Atendimento de Consulta - Prontuário eletrônico do paciente (PEP) Ficha de Atendimento Individual

Acompanhamento das métricas de desempenho através do E-Gestor Acompanhamento das métricas de desempenho através do SIGSS

Histórico

Versão Data Autor Descrição

1.0 04/06/2020 Janilson Andrade

Rogério Calzavara Thiago Uchôa Henrique DIas Renan Curta

Formatação do conteúdo com as últimas atualizações do Previne Brasil

1.1 19/06/2020 Janilson Andrade Revisão do documento

1.2 02/07/2020 Janilson João de Andrade

Henrique Dias Campos

Revisão do conteúdo para validação e coerência com o processo do exportador e-SUS

1.3 03/07/2020 Thiago Uchôa Revisão textual e conceitos

Introdução

Este conteúdo tem como finalidade orientar aos gestores e usuários das soluções MV Saúde Pública no âmbito da Atenção Primária (SIGSS), sobre como registrar adequadamente as informações para fins de atendimento aos critérios do novo modelo de financiamento da APS estabelecidos no Programa PREVINE BRASIL e o respectivo cumprimento dos indicadores.

Método de cálculo

Numerador: Número de mulheres com gestações finalizadas no período, cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente à equipe, com pelo menos 6 atendimentos onde o problema/condição avaliada no atendimento foi o pré-natal. Complementando para fins de cálculo do indicador, a diferença entre a DUM* e a data registrada no primeiro atendimento, deve ter um período máximo de 20 semanas.

Resumindo a gestante deve ter pelo menos 6 consultas de pré - Natal e a primeira consulta deve ter sido realizada com até 20 semanas;

<%TOPIC_BREADCRUMBS%> >

<%TOPIC_HEADER%>

(2)

*Data da Última Menstruação

Exemplo:

Primeira consulta: realizada em 27/12/2019 DUM: 20/10/2019

Semanas (contadas a partir do dia da primeira consulta): 9 semanas e 5 dias

1 - Estimado: O menor resultado de quadrimestre da quantidade de nascidos vivos do município no período de 2014 a 2017 (apresentado no TABNET), com a correção da proporção do parâmetro de cadastro (apresentado no Painel de cadastro, número obtido com base na tipologia do município, levando em consideração a população IBGE) em relação à população IBGE do município.

2 - Informado: Quantidade de gestantes cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente à equipe com gestações finalizadas [considerando a data provável do parto (DPP) + 14 dias] no período.

Ficha para base de cálculo do Denominador: Ficha de Atendimento Individual (FichaAtendimentoIndividualMaster)

Exemplo de cálculo para uma equipe:

A - Numero de gestantes com 6 consultas e com primeira consulta até 20 semanas (a partir da data da DUM) : 15 B - (Parâmetro de Cadastro / IBGE) x SINASC: 16

C - Número de gestantes identificadas: 18

Como é menor que , o denominador passa a ser o número de gestantes com acompanhamentos realizados e finalizadas pelo SIGSS (B C C ).

Temos então: Resultado: / C (15/18) = 0,83 (83%)A

Sobre a base de cálculo do SINASC

No cálculo anterior, o número de gestantes estava acima da média considerada e aceita pelo programa PREVINE (média baseada na escala populacional por área do IBGE X SINASC).

Caso o valor para atendimentos finalizados tivesse sido inferior a média do IBGE, mesmo com 100% dos atendimentos o indicador seria baixo, segue outro exemplo:

A - Numero de gestantes com 6 consultas e com primeira consulta até 20 semanas (a partir da data da DUM) : 10 B - (Parâmetro de Cadastro / IBGE) x SINASC: 16

C - Número de gestantes cadastradas e gestação finalizada: 10

Como é menor que , C B o denominador passa a ser o parâmetro do IBGE, temos então: Resultado: / B (10/16) = 0,625 (62,5%)A

No exemplo acima, foram registrados 10 gestantes com 10 atendimentos, porém abaixo da media aceitável e por isso o % do indicador foi baixo.

Deve-se tomar muito cuidado com unidades de saúde que possuem 2 (duas) ou mais equipes pois, caso registre na equipe errada, uma terá um indicador alto e a outra terá um indicador baixo.

NOTA: Os cálculos e dados contabilizados pelo SINASC são de responsabilidade do Ministério da Saúde, sendo assim, para informação sobre esses indicadores deve-se procurar a equipe de controle de nascidos vivos de sua secretaria.

Requisitos mínimos para atendimento ao critério do Indicador

O cidadão deve, obrigatoriamente, ser do sexo feminino Cidadão necessita ter o número do CNS válido em seu cadastro;

O profissional dever pertencer aos seguintes grupos de especialidades/CBO:

2251: Médicos clínicos

2252, 2253, 2231: Médicos de outras especialidades 2235: Enfermeiros e Afins

Deve ter vínculo com a equipe de saúde - esta informação deve estar registrada na ficha de cadastro individual do cidadão;

Deve ter vínculo da equipe com o profissional no ato do agendamento /atendimento da consulta;

Deve ter obrigatoriamente DUM da Gestante e Idade Gestacional - este valores estão disponíveis no acompanhamento pré-natal e são inseridos através do SOAP

A idade gestacional é calculada automaticamente quando se faz o acompanhamento da gestante a cada registro de consulta no módulo SOAP

A gestante deve ter acompanhamento de pré-natal realizado:

(3)

1.

2.

3.

a.

b.

A partir do atendimento no prontuário eletrônico do paciente (PEP - Atendimento Consulta); ou

Pela Ficha de atendimento individual do paciente (Importante: Contabiliza o indicador, porém não interage com o módulo );

de "Acompanhamento Pré-natal"

A gestação obrigatoriamente deve estar encerrada/finalizada no período de avaliação do indicador;

O número de consultas atendidas com evolução do pré-natal deve ser igual ou maior que 6;

A primeira consulta deve ter sido registrada e atendida dentro das primeiras 20 semanas de gestação.

Atenção

O indicador passa a ser calculado apenas para gestações finalizadas dentro do período selecionado para a competência;

Evoluções realizadas diretamente no módulo Painel pré-natal (evolução sem consulta) não são calculadas para cumprimento do indicador;

A equipe registrada na ficha de cadastro individual deve, preferencialmente, ser a mesma registrada no agendamento/atendimento de consulta.

A equipe vinculada ao cadastro do cidadão é registrada apenas para a ficha de cadastro individual e não será .

considerada na estatística de atendimentos do pré-natal

No caso de uma gestante residir entre 2 áreas, existe a possibilidade de estar cadastrada em uma equipe e ser atendida em outra: a ficha de atendimento individual será registrada para a equipe que realizou o agendamento/atendimento.

Avisos importantes

O registro do CPF do cidadão é opcional, mas passará a ser requisito obrigatório para envio dos dados conforme instruções do Ministério da Saúde, porém ainda não formalizado em nota técnica. Portanto, recomendamos que se inicie um plano de ação de forma preventiva e antecipada e começar a manter esse dado atualizado no cadastro do usuário do serviço (cidadão).

Se emitido uma glosa no ato da exportação dos registros através do SIGSS, possivelmente não será registrado no PEC/E-SUS todas as consultas da gestante, havendo a possibilidade de o indicador não ser contabilizado para o SISAB. Portanto, deve-se tomar todas as precauções quando houver inconsistências no E-SUS durante o processo de Exportação/Importação.

Como registrar os dados no SIGSS

O sistema SIGSS permite realizar a coleta das gestações e consequentemente enviar essas informações ao banco de dados do PEC / E-SUS / SISAB.

Os dados devem ser preenchidos através do seguinte módulos:

Atendimento de consulta/SOAP - Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP); ou Ficha de Atendimento Individual

Atendimento de Consulta - Prontuário eletrônico do paciente (PEP)

Todo o atendimento registrado para gestante deve ser criado pelo agendamento de consulta (consulta rápida) e a opção de equipe deve ser preenchida, atendendo assim os requisitos obrigatórios.

Ao realizar o atendimento do cidadão por meio do prontuário do paciente presente no menu: Atendimento > Agendamentos > Atendimento Consulta (PEP), pode-se registrar pela aba SOAP o inicio ou acompanhamento da gestação, conforme imagem abaixo:

(4)

Um dos requisitos obrigatórios para contabilização deste indicador é a realização de, minimamente, 6 atendimentos (consultas) para a gestante durante o período gestacional, sendo a primeira consulta/atendimento ocorrer dentro das primeiras 20 semanas de gestação calculada a partir da DUM. Para tal, deve-se registrar o primeiro atendimento (que inicia o acompanhamento pré-natal) e 5 atendimentos de acompanhamento da gestação.

IMPORTANTE:

Para registrar o acompanhamento deve-se sempre gravar o pré-natal. Apenas o atendimento/hipótese diagnóstica não é suficiente para gerar o indicador da gestação.

A gestação pode ser iniciada dentro de um atendimento, onde a data do agendamento da consulta deve ser no máximo a 20ª semana após a data da DUM.

O cálculo da idade gestacional é baseado da data da DUM registrada para o atendimento.

Deve ser realizado pelo menos 6 consultas em que se faça a evolução do Pré-natal (contando com a consulta de início), antes das 42 semanas de gestação.

Ficha de Atendimento Individual

Caso o cliente utilize o registro via PEP SIGSS não será necessário o registro dados através do módulo de FICHAS com será demonstrado a baixo, tendo em vista que utiliza-se o registro de informações via PEP SIGSS ou via FICHAS, sendo que este módulo é recomendado somente quando a unidade não tem estrutura para implantação do PEP SIGSS

Também é possível gerar o indicador de pré-natal pela ficha de atendimento individual, presente no menu "Cadastros > E-SUS". A informação registrada nessa ficha é enviada para o PEC / E-SUS / SISAB, porém não fica visível e nem pode ser mantida pelo módulo

"Acompanhamento Pré-natal".

PS: Essa opção deve ser utilizada apenas em situações onde não há atendimento por meio do módulo prontuário eletrônico do paciente (PEP).

(5)

NOTA: Os dados registrados nessa ficha são limitados e inferiores em comparação com as informações que podemos registrar no atendimento de consulta (PEP) para o modulo pré-natal. O próprio e-SUS nos limita a estas informações em seu layout de integração. Por isso não é possível manter o acompanhamento pré-natal por meio do preenchimento da ficha de atendimento individual.

Acompanhamento das métricas de desempenho através do E-Gestor

O E-Gestor por meio de acesso restrito, fornece aos administradores e gestores o controle estatístico dos indicadores e acompanhamento da evolução dos atendimentos das equipes de saúde de acordo com o programa PREVINE BRASIL, conforme ilustrações abaixo:

(6)

Acompanhamento das métricas de desempenho através do SIGSS

Com os dados do painel do E-GESTOR é possível comparar as informações registradas no SIGSS. A partir da versão 16.7.1 será lançado um pacote de melhorias para o módulo de acompanhamento (Painel)Pré-natal, inclusive os filtros necessários para permitir identificar os registros e comparar com os resultados exibidos pelo SISAB.

Para fins de aprimoramento do acompanhamento das informações correspondentes ao indicador, as seguintes melhorias serão adicionadas ao SIGSS:

Permitir buscar os atendimentos realizados dentro de um período por meio da data de atendimento à gestante;

Permitir buscar as gestantes pelo número de atendimentos realizados;

Na tela de busca, será possível visualizar o número de atendimentos realizados, sem necessidade de abrir o acompanhamento;

A ficha de cadastro individual será atualizada quando a gestante entrar ou sair do Acompanhamento Pré-natal;

Verificar o status da gestação (Aberto/Finalizado);

Possibilidade de visualizar na tela de busca, o número de semanas passadas desde o primeiro atendimento; e Os dados da gestação poderão ser visualizados no prontuário ambulatorial do paciente;

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

Pelo display você pode selecionar os valores de (4 e 20) mA, unidade de engenharia para pressão, amortecimento, o valor de corrente de saída durante o alarme. 3.6.2.1 A

CABANHA IBARÉ (53) 9982.2913 APOIO: DIVISÃO DA NUTRACEA Rações www.irgovel.com.br (53) 3301.9211 LEILÃO Es eci R aça Crioula l. CABANHA IBARÉ (53) 9982.2913 APOIO: DIVISÃO

§ 2º Para fins do disposto nos incisos III e IV do caput deste artigo, por ocasião do recebimento do serviço, deverá o tomador exigir do prestador, pessoa jurídica, o

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários