• Nenhum resultado encontrado

sobrevivência do Sindppd/RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sobrevivência do Sindppd/RS"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Sindicalize-se! É pela

sobrevivência do Sindppd/RS

Sindicato FORTE é o que tem os trabalhadores JUNTO, na organização da categoria, nas lutas e no sustento financeiro da entidade. Venha junto, colega!

C L I Q U E A Q U I p a r a b a i x a r o b o l e t i m d a c a m p a n h a d e sindicalização em PDF. Reproduzimos o mesmo boletim abaixo em jpeg

(2)
(3)
(4)

Sindppd/RS

1º de Maio terá ato em Porto

Alegre em defesa da

aposentadoria e da

Previdência

As principais centrais sindicais do país estão unidas contra a Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Em Porto Alegre, o 1º de Maio, próxima 4ª feira, terá um Ato Público com concentração às 14h na Rótula das Cuias, perto do Anfiteatro Pôr do Sol (às margens do Guaíba), no centro da Capital.

Segue abaixo a divulgação.

Participe! São os teus direitos e a tua aposentadoria, bem como de grande parte dos trabalhadores brasileiros, que estão em jogo!

(5)

Sindppd/RS

(6)

Sindppd/RS denuncia

privatização de serviços da

Procempa na Câmara

Diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, buscou ajuda dos vereadores da Capital para defender a empresa pública de TI contra o desmonte já iniciado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr.

No final da matéria, veja as matérias que repercutiram os assuntos no site da Câmara de Vereadores e no jornal Correio do Povo.

O Sindppd/RS e os trabalhadores da PROCEMPA (empresa de TI do município de Porto Alegre) utilizaram, na segunda-feira (22/04), o espaço da Tribunal Popular na Câmara de Vereadores da Capital para alertar sobre a situação bastante crítica enfrentada pela empresa. Cerca de 20 colegas da PROCEMPA, entre eles integrantes da CT (Comissão de Trabalhadores), estiveram presentes no plenário para acompanhar a denúncia e suas repercussões.

A diretora do sindicato, Vera Guasso, teve 10 minutos para fazer a denúncia. Ela relatou que está sendo implementado, pela direção da empresa e pela gestão do prefeito Nelson Marchezan Jr., um processo de PRIVATIZAÇÃO de serviços importantes que hoje são prestados pela empresa: os sistema para o DMAE e a contratação da Fábrica Externa de Software. Vera ressaltou que a PROCEMPA presta serviço ao DMAE há 40 anos, o qual responde em torno por 10% do faturamento da empresa municipal de TI. É um serviço especializado, desenvolvido e mantido por funcionários com qualidade técnica,

(7)

sem interrupção e com custo abaixo dos preços de mercado.

Ela comparou a possibilidade de quebra de contrato com o DMAE com o antigo e desgastante caso da terceirização do SIAT, sistema fundamental de arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda. Com o discurso de pressa e redução de custos para a prefeitura, o SIAT foi terceirizado há 12 anos atrás. Após muitos problemas e erros, a PROCEMPA reassumiu o SIAT e, em 2018, trouxe o conjunto dos sistema de volta para a empresa. Mas esta situação criou, entre 2011 e 2014, uma grande instabilidade no sistema, e foi contabilizado, pela própria prefeitura, um prejuízo de R$ 160 milhões aos cofres por conta do não envio dos carnês do IPTU e outras demandas não cobradas pela prefeitura. “Assim como não tinha empresa de TI no mercado em condições de manter o SIAT da forma que a prefeitura de Porto Alegre necessita, possivelmente não terá para o novo sistema que o DMAE precisa, o ACQUA”, argumentou a diretora do Sindppd/RS. “A PROCEMPA presta serviço com preço 40% mais barato do que as empresas privadas, segundo um levamento feito pela empresa em 2016, já neste governo. Dificilmente, alguma empresa do mercado cumpriria os contratos nessas condições”, sustentou.

Vera Guasso também denunciou que a Gestão Marchezan Jr. está prevendo uma licitação para contratar uma fábrica externa de software. O contrato seria de 125 mil horas técnicas por ano, 15 mil horas a mais das 110 mil horas técnicas anuais que a prefeitura municipal paga à PROCEMPA pelos serviços prestados. Diante disso a gestão Marchezan Jr e a direção da empresa pretendem praticamente esvaziar a empresa municipal de TI, correndo ainda o risco de ter que pagar a fábrica externa sem a devida prestação dos serviços devido à enorme quantidade de demanda que estas 125 mil horas irão acarretar.

(8)
(9)

Acima, à esquerda, foto da Câmara de Vereadores. As restantes são do Sindppd/RS

ESVAZIAMENTO DA PROCEMPA: UM PERIGO CONCRETO

Após a exposição do Sindppd/RS, vereadores utilizaram-se da Tribuna Popular para se manifestar e, em sua maioria, defenderam a manutenção da PROCEMPA pública e exaltaram seus serviços prestados, destacando os mais de 1 mil km de infovia que cobrem a Capital. Entre eles, falaram Adeli Sell e Engenheiro Comassetto (PT); Roberto Robaina e Karen Santos (PSOL) e Airto Ferronato (PSB).

A manifestação destoante foi a do vereador Valter Nagelstein (MDB) que, representando todo o seu partido na Câmara, o MDB, defendeu publicamente a privatização da PROCEMPA. Para ele, o Estado precisa se deter em áreas prioritárias, entre as quais não está a TI. Os colegas presentes no plenário vaiaram o vereador.

Se antes o debate da privatização estava velado, colega da PROCEMPA, agora ele ganha corpo como uma possibilidade real. As medidas do prefeito Nelson Marchezan Jr., com o aval da

(10)

gestão da PROCEMPA, têm sido no sentido de desmontar a empresa.

Temos que nos manter MOBILIZADOS e em MOVIMENTO, colegas da PROCEMPA. Para isso, a LUTA é fundamental. Estejam com a CT e o Sindppd/RS!

## Matérias sobre o pronunciamento do Sindppd/RS:

Site da Câmara de Vereadores: Sindppd pede apoio da Câmara sobre contratos com a Procempa

Jornal Correio do Povo (23/04/19):

(11)
(12)

Sindppd/RS

Sindppd/RS lança campanha

contra a Reforma da

Previdência

O Sindppd/RS começa nesta sexta-feira (29/03) a divulgar a campanha “Reforma da Previdência = FIM da Aposentadoria e dos

(13)

Direitos do Trabalhador” para denunciar o projeto de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, que impactará diretamente a classe trabalhadora e a população mais pobre.

A campanha é composta pelo vídeo, lançado nesta 6ª feira (29/03), que estamos divulgando abaixo, neste post, e nas redes sociais. Também teremos, em breve, adesivos para distribuir aos trabalhadores e faixas para colocarmos na frente das empresas e da sede do sindicato. Ajude a divulgar o vídeo e o material!

Se a proposta da Reforma da Previdência passar, teremos que trabalhar bem mais e receberemos menos; e muitos, talvez, não consigam nem se aposentar. A reforma ainda altera o regime para Capitalização, que destrói tudo o que conhecemos de Previdência Pública. A exemplo do que aconteceu no Chile a partir de 1980, e também na Colômbia e no México, irá beneficiar apenas os bancos e as grandes empresas.

A aposentadoria é o maior direito que cada trabalhador e trabalhadora adquire em toda a sua vida. Não abra mão! Vamos à luta!

Sindppd/RS

PELA SOBREVIVÊNCIA DO

(14)

SINDPPD/RS

Sindicato pede contribuição espontânea à categoria. Veja como ajudar! >>

Tendo como objetivo cobrir os gastos mensais do sindicato, sugerimos que a doação seja no valor de 1 dia de trabalho de cada colega (representa 3,33% do salário base/ nominal – incluindo as rubricas anuênio/ quinquênio e outras parcelas salariais de um mês. Não entram no cálculo as férias, auxílio creche/educação etc). Mas se puderes contribuir com um valor menor ou, até mesmo, mais alto, por favor faça colega!

Seguem os DADOS BANCÁRIOS do Sindppd/RS para depósito ou transferência:

BANCO DO BRASIL AGÊNCIA: 3252-2

CONTA CORRENTE: 21.200-8

Em nome de Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do estado do Rio Grande do Sul)

CNPJ 90.273.442/0001-02

———————————-

Colegas da TI,

o Sindppd/RS está solicitando de toda a categoria, EM ESPECIAL dos NÃO sindicalizados, que façam uma CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA no mês de Março.

(15)

Como já noticiamos, o Governo Bolsonaro publicou, no início de Março, a MP 873 (Medida Provisória) pela qual proíbe a contribuição sindical e demais contribuições dos trabalhadores por meio de DESCONTO NA FOLHA DE PAGAMENTO. Mesmo que os colegas autorizem o desconto, o pagamento precisaria ser feito via BOLETO BANCÁRIO, gerando ainda mais gastos às entidades sindicais e aos próprios colegas.

É importante lembrar que com a Reforma Trabalhista, que passou a vigorar a partir de 2017, apesar de inconstitucional, já havia definido que a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (1 dia de desconto no mês de Março de cada ano) não seria mais obrigatória, mas sim uma opção dos funcionários.

A M P 8 7 3 é u m a I N T E R V E N Ç Ã O D I R E T A d o g o v e r n o N A SUSTENTABILIDADE DOS SINDICATOS. O que irá acontecer, de fato, é que os sindicatos não terão como garantir as negociações dos Acordos e Convenções Coletivas, manter Assessoria Jurídica competente e todos os demais serviços prestados pelo sindicato. O Sindppd/RS faz negociação com as empresas SERPRO, DATAPREV, TERRA, DBSERVER, PROCERGS, PROCEMPA, BB TECNOLOGIA e todo o SETOR PRIVADO, o qual representa mais de 10 mil trabalhadores.

Mais informações sobre a Medida Provisória 873 neste link: http://www.sindppd-rs.org.br/alerta-mp-873-do-governo-federal- q u e r - e s t r a n g u l a r - d e - v e z - o s - s i n d i c a t o s - p a r a - a p r o v a r - - -reforma-da-previdencia-resistiremos/

Sindppd/RS pede uma CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA dos trabalhadores de TI. Ajude a manter o sindicato vivo e atuante. Veja como!

(16)

Empresas de TI já entraram em contato com o Sindppd/RS para avisar que NÃO IRÃO EFETUAR o desconto em folha da contribuição sindical de seus funcionários que autorizaram o débito e que querem contribuir com o sindicato. Diante disso, disponibilizamos uma CONTA BANCÁRIA para que os trabalhadores interessados possam repassar suas contribuições ao Sindppd/RS. Aproveitamos para estender o pedido a toda a categoria: CONTRIBUA FINANCEIRAMENTE com o Sindppd/RS! Tendo como objetivo cobrir os gastos mensais do sindicato, sugerimos que a doação seja no valor de 1 dia de trabalho de cada colega (representa 3,33% do salário base/ nominal – incluindo as rubricas anuênios, quinquênios e outras parcelas salariais de u m m ê s . N ã o e n t r a m n o c á l c u l o a s f é r i a s , a u x í l i o creche/educação etc). Mas se puderes contribuir com um valor menor ou, até mesmo, mais alto, por favor faça colega!

Seguem os DADOS BANCÁRIOS do Sindppd/RS para depósito ou transferência:

BANCO DO BRASIL AGÊNCIA: 3252-2

CONTA CORRENTE: 21.200-8

Em nome de Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do estado do Rio Grande do Sul)

CNPJ 90.273.442/0001-02

Já há sindicatos grandes em Porto Alegre e no interior do estado que estão fechando as portas. Se você quer manter a Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo, as negociações que

(17)

acontecem anualmente e garantir a existência do sindicato, contribua de forma espontânea. E ainda mais: SINDICALIZE-SE! Procure o sindicato, fale com as CTs e OLTs. Depois poderá ser tarde!

Sindppd/RS

ALERTA: MP 873 do Governo

Federal quer estrangular de

vez os sindicatos para

aprovar a Reforma da

Previdência. Resistiremos!

No apagar das luzes da 6ª feira (1º/03) de Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória 873 (MP 873/2019), que interfere diretamente na organização sindical dos trabalhadores e estrangula, ainda mais, o sustento econômico dos sindicatos. A MP impede que todas as contribuições – a começar pela mensalidade dos sindicalizados, incluindo a contribuição assistencial e a contribuição sindical (antigo imposto sindical), sendo que todas estas contribuições são recolhidas pelos sindicatos com a EXPRESSA AUTORIZAÇÃO dos próprios trabalhadores – sejam

(18)

descontadas diretamente das folhas de pagamento dos colegas. A MP assinada pelo presidente e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, OBRIGA que o pagamento dessas contribuições seja efetuado por BOLETO BANCÁRIO a ser enviado aos trabalhadores, gerando mais custos aos sindicatos e dando mais dinheiro aos bancos. Além de burocratizar e dificultar o recolhimento das c o n t r i b u i ç õ e s p e l o s s i n d i c a t o s , e s t a m e d i d a é inconstitucional, pois fere o Artigo 8º da Constituição Federal em que consta que a contribuição sindical, especificamente, seja descontada na FOLHA DE PAGAMENTO dos trabalhadores.

Como é feito HOJE

A SINDICALIZAÇÃO (que é um ato consciente dos trabalhadores) e a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL (empregada para cobrir os custos das campanhas salariais dos trabalhadores que não fizerem oposição por escrito) são descontadas diretamente dos salários dos trabalhadores pelas empresas, pois já têm a anuência de cada colega. Num prazo estipulado, os valores são repassados pelas empresas ao sindicato.

Vale lembrar que na Reforma Trabalhista está escrito que o negociado prevalece sobre o legislado, isto é, o que for negociado entre as partes está acima das leis. Antes da Reforma trabalhista era o contrário, a lei era mais forte que qualquer negociação. Mas estamos vendo, na prática, que para o governo o negociado só vale quando é para tirar ou rebaixar direitos. A Reforma Trabalhista, na verdade, é uma grande mentira.

Outro importante detalhe: ao mesmo tempo que não permite descontar qualquer contribuição sindical na folha de pagamento das empresas e, com isso, estrangula a condição financeira dos

(19)

sindicatos, a tal MP do governo exige que os sindicatos continuem a representar todos os trabalhadores. É isso mesmo: os sindicatos teriam que sobreviver sem dinheiro e atendendo à toda a categoria. Dá para entender o tamanho do ataque aos trabalhadores?

MP 873 do Governo Federal é uma INTERVENÇÃO DIRETA nos sindicatos

A medida provisória ainda impõe que os trabalhadores autorizem por escrito e de forma individual as contribuições e quer ANULAR qualquer decisão que CONTRARIE esta MP, mesmo se for tomada em ASSEMBLEIA dos trabalhadores, se for negociada em Acordos ou Convenções Coletivas ou se constar nos estatutos dos sindicatos. É uma INTERVENÇÃO DIRETA e AUTORITÁRIA do Governo Bolsonaro com o objetivo claro de acabar com os sindicatos e com a organização e resistência dos trabalhadores contra a retirada de direitos e por melhores salários e condições de trabalho.

Este mesmo governo que apoiou a Reforma Trabalhista, pela qual os itens negociados diretamente com os patrões e empresários prevalecem sobre a CLT e demais leis, diz na MP 873/2019 que isso não vale no que se refere às contribuições dos trabalhadores aos seus sindicatos. Não é uma mera contradição, mas sim legislar com o ÚNICO objetivo de acabar com toda e qualquer RESISTÊNCIA dos trabalhadores e de suas organizações. Principalmente agora que irá tramitar a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, em que o Governo Bolsonaro, os grandes empresários e os bancos querem retirar ainda mais direitos dos TRABALHADORES e da população mais pobre.

(20)

Eles querem acabar com a resistência contra a Reforma da Previdência. VAMOS RESISTIR!

O Sindppd/RS está em contato com outros sindicatos e centrais sindicais para tomar medidas judiciais contra mais este duro ataque aos trabalhadores. A MP 873/2019 deve ser votada pelo Congresso Nacional em até 4 meses da sua publicação, mas já está valendo. Portanto, é possível que o nosso sindicato tenha que efetivar formas alternativas de recolhimento das contribuições neste período, mas comunicaremos a todos e a todas caso tomemos esta medida.

E o mais importante: é o momento de FORTALECERMOS AS MOBILIZAÇÕES em todo o país no DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, em 22 de Março.

Somente manteremos nossos DIREITOS se formos À LUTA! A força dos trabalhadores está em nossa ORGANIZAÇÃO, junto com o SINDICATO.

Venha com o Sindppd/RS!

Sindppd/RS

(21)

Homologar a rescisão no

Sindppd/RS é garantir os teus

direitos

Veja os riscos que os trabalhadores estão correndo ao abrir mão deste direito. No momento da demissão, peça para fazer a homologação no sindicato!

Na Campanha Salarial 2017/2019, conseguimos resistir à pressão dos empresários do SEPRORGS (sindicato patronal) e mantivemos a possibilidade de os trabalhadores homologarem suas rescisões de contratos de trabalho no Sindppd/RS. O SEPRORGS queria, de todo jeito, suspender qualquer rescisão no sindicato – o que para os trabalhadores seria bastante prejudicial, pois não são poucos os casos em que as empresas calculam errado os valores ou não o pagam integralmente, lesando diretamente os ex- funcionários.

Pela nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2017/2019), para os empregados admitidos até 10/11/2017 e com contrato acima de 1 ano, limitado a quem recebe até R$ 4 mil, as homologações serão realizadas automaticamente no sindicato dos trabalhadores. Já na situação dos admitidos a partir de 11/11/2017, limitado a quem recebe até R$ 4 mil, os trabalhadores precisarão enviar um email para o Sindppd/RS (secretariageral@sindppd-rs.org.br) e para a empresa SOLICITANDO QUE A HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO SEJA FEITA NO SINDICATO. A partir deste pedido, a empresa é OBRIGADA a agendar horário no Sindppd/RS para acertar as contas.

Abaixo, respondemos a questões que os trabalhadores nos fazem constantemente, a fim de elucidar dúvidas sobre as rescisões homologadas no sindicato e a importância deste serviço

(22)

prestado pelo Sindppd/RS aos colegas da TI.

Não abra mão deste teu direito! Peça para fazer a homologação no Sindppd/RS!

1) O que fazem as homologadoras do Sindppd/RS?

O ato da assistência à homologação é de fundamental importância, pois é neste momento que conseguimos verificar se os valores pagos pela empresa aos trabalhadores estão corretos. Para isso, as homologadoras conferem toda a documentação apresentada pela empresa; conferem e fazem o cálculo do TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, instrumento de quitação das verbas rescisórias) e do FGTS (fundo de garantia); revisam e informam os trabalhadores de como proceder para encaminhar o seguro-desemprego; verificam todos os lançamentos e a baixa na CTPS (carteira de trabalho). As homologadoras do Sindppd/RS ainda ajudam a separar a documentação, cuidando o que fica com o trabalhador, o que vai para o FGTS e o que segue para o seguro-desemprego, prestando assessoria de como proceder em cada caso. Elas também orientam como o trabalhador deve proceder em caso de ressalvas.

2) Quais são as principais irregularidades cometidas pelas empresas que são detectadas pelas homologadoras?

A falta de depósito no FGTS (fundo de garantia), descontos indevidos e a entrega da documentação incompleta pelas empresas.

(23)

3) Mesmo com a Reforma Trabalhista, o Sindppd/RS conseguiu garantir a possibilidade de os trabalhadores realizarem as homologações das rescisões dos contratos de trabalho no sindicato. No entanto, tem ocorrido rescisões diretas entre empresas e funcionários, os quais procuraram o sindicato após a rescisão por suspeitarem de irregularidades. Do que estes trabalhadores reclamaram?

Nossas homologadoras presenciaram situações em que a empresa não depositou o FGTS. O trabalhador apenas tomou conhecimento disso quando foi fazer o saque (DSJC) ou quando viu o extrato detalhado (pedido de demissão).

Também já tivemos caso em que a empresa entregou todos os documentos junto, não separando o que é correspondente ao FGTS (fundo de garantia) e seguro-desemprego. Recebemos reclamações contra empresas que efetuaram descontos indevidos e as que não pagaram horas extras, comissões etc.

4) O Sindppd/RS pode rever rescisões efetuadas diretamente entre empresa e trabalhador?

Não. Conforme previsto pela Reforma Trabalhista, ao assinar a rescisão o trabalhador está quitando a dívida que a empresa tem com ele, o que depois dificultará qualquer questionamento na Justiça em relação a valores devidos e que não foram pagos. Por isso a importância de homologar a rescisão no sindicato, onde o trabalhador poderá contar com nossas homologadoras, que estão capacitadas para revisar e calcular os valores devidos, comprometerem as empresas a pagarem por meio de ressalvas nas rescisões, ajudar o trabalhador a realizar o encaminhamento ao seguro-desemprego, entre outros.

5) Diversas empresas argumentam que é mais demorado fazer a rescisão no sindicato, que ao fazer direto com elas, o

(24)

trabalhador recebe os valores mais rapidamente. É verdade? Não, pois o pagamento tem prazo estipulado para ocorrer (em até 10 dias após a rescisão), e temos horários disponíveis na agenda.

6) Quais as vantagens de pedir para homologar no Sindppd/RS? O ato da assistência a homologação é de fundamental importância, pois neste momento é que conseguimos verificar se os valores pagos foram corretos tantos no TRCT quanto no FGTS. É na homologação que a empresa deve apresentar um roll de documentos que são de extrema importância para o referido cálculo, aos quais não teremos acesso se o trabalhador fizer a rescisão diretamente com a empresa.

7) Se a empresa não cumprir com o desejo do trabalhador em homologar no sindicato ou em caso de coação ou pressão contra o ex-funcionário, como o colega da TI deve proceder?

Entre em contato direto com a Secretaria Geral do Sindppd/RS p e l o t e l e f o n e ( 5 1 ) 3 2 1 3 - 6 1 0 0 o u p e l o e - m a i l secretariageral@sindppd-rs.org.br relatando a situação. Iremos encaminhar da melhor forma possível.

Colega da TI, você não está sozinho. Venha junto com o Sindppd/RS!

Sindppd/RS

(25)

Convenção Coletiva 2017/2019

digital do Setor Privado

Colega,

clique na imagem abaixo para acessar a CCT 2017/2019 (Convenção Coletiva de Trabalho) do Setor Privado em meio digital.

(26)

Se preferires, podes fazer o download da versão em PDF da CCT 2 0 1 7 / 2 0 1 9 r e g i s t r a d a j u n t o a o M i n i s t é r i o d o Trabalho. Clique AQUI

O que a Convenção Coletiva prevê:

A) REAJUSTE SALARIAL pelo INPC para as 2 campanhas salariais.

# Referente à 2017/2018, reposição pelo INPC (1,83%) pago RETROATIVAMENTE à data-base 1º/11/2017. Os retroativos virão na FOLHA DE PAGAMENTO DE DEZEMBRO/2018.

# Referente à 2018/2019, reposição pelo INPC (4%). Os salários deverão vir reajustados na folha de pagamento de Novembro/2018

(27)

B) VALE ALIMENTAÇÃO passa a ter valor fixo de R$ 22,00 a partir de 1º de Novembro de 2018. Valor do benefício ficou bastante acima do previsto pelo INPC dos dois períodos

C) BANCO DE HORAS: bancos inferior a 4 meses não precisarão passar pelo sindicato. No entanto, deverão respeitar o limite de 40h extras MENSAIS, para quem tem jornada de 40h ou 44h semanais. Para quem tem até as 36h semanais, o limite é de 30h extras MENSAIS

D) HOMOLOGAÇÕES: são OBRIGATÓRIAS de serem efetuadas no S i n d p p d / R S a s h o m o l o g a ç õ e s d a s r e s c i s õ e s d e empregados admitidos até 10/11/2017, que tenham ficado mais de 1 ano na mesma empresa e que o trabalhador receba até R$ 4 mil.

Para os trabalhadores que foram admitidos A PARTIR DE 11/11/2017, NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO que as homologações ocorram no Sindppd/RS.

NO ENTANTO, o trabalhador TERÁ O DIREITO de solicitar que a sua homologação aconteça no sindicato. E é esta a orientação que damos aos colegas. Afinal, formalizar o acerto no Sindppd/RS é uma garantia de que o trabalhador receba todos os valores corretamente, sem ter seus direitos lesados.

No final deste post: Setor Privado: Fechado acordo para

as campanhas 2017/2018 e 2018/2019, esclarecemos as

principais dúvidas direcionadas pelos trabalhadores ao

Sindppd/RS. Para demais questões ou denúncias de

empresas que descumpriram a CCT 2017/2019, entre em

(28)

c o n t a t o c o m a S e c r e t a r i a G e r a l p e l o e - m a i l

secretariageral@sindppd-rs.org.br

À luta, Sindppd/RS

Trabalhador da TI: você não

está sozinho. Vem para o

Sindppd/RS!

Página no Facebook: Sindppd/RS Sindicato Página no Twitter: Sindppd/RS

(29)

Sindppd/RS pela web. Venha

junto!

Siga-nos no twitter e assine nossa página no Facebook. Ajude a divulgar, colega da TI!

(30)

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Os métodos estatísticos para análise de dados podem ser classificados como métodos descritivos (Estatística descritiva) e métodos inferenciais (Estatística

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

As informações básicas sobre a forma de acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio, as propostas de atividades, bem como os aplicativos necessários para

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /