• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DE RESISTÊNCIA E ABSORTIVIDADE EM ÁGUA DE TIJOLO ECOLÓGICO SOLO-CIMENTO E BLOCO CERÂMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DE RESISTÊNCIA E ABSORTIVIDADE EM ÁGUA DE TIJOLO ECOLÓGICO SOLO-CIMENTO E BLOCO CERÂMICO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DE RESISTÊNCIA E ABSORTIVIDADE EM ÁGUA DE TIJOLO ECOLÓGICO SOLO-CIMENTO E BLOCO CERÂMICO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias

INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS MARIA IMACULADA - FIMI AUTOR(ES): HALYSSON RAMESON DE PAIVA NASCIMENTO

ORIENTADOR(ES): MARIANE ALVES DE GODOY LEME, CAMILA AMÉLIA COELHO DA SILVA

(2)

1. RESUMO

A construção civil é uma das maiores atividades atuais consumidoras de recursos naturais. Em virtude disso, se mostra cada vez mais envolvida em medidas que reduzam os impactos ambientais e econômicos gerados por suas ações e consumos. O tijolo solo-cimento, também conhecido por tijolo ecológico, é um exemplo dessas novas medidas mais sustentáveis, sendo um tijolo de baixo custo econômico, capaz de reduzir os impactos ambientais da construção civil, já que em seu processo de fabricação não é feita a queima, como é feito na produção do tijolo cerâmico convencional, além de utilizar pouca água em sua cura, e sua fabricação se torna possível em qualquer lugar que possua o maquinário adequado, inclusive na própria obra. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um comparativo do tijolo ecológico solo-cimento com o bloco convencional de cerâmica, um dos mais empregados atualmente nas edificações, avaliando seus comportamentos físicos de resistência à compressão simples e de absorção de água. Resultados dos ensaios de resistência à compressão simples e de absorção de água para 10 tijolos ecológicos e 10 blocos cerâmicos ainda estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Civil da própria instituição.

2. INTRODUÇÃO

Sendo uma grande consumidora de recursos naturais, a construção civil mostra-se cada vez mais envolvida em medidas que tenham por objetivo diminuir a poluição, reutilizando os resíduos descartados, trazendo um equilíbrio entre impactos ambientais e econômicos (DESTEFANI, 2009). Com o intuito de amenizar os impactos da construção civil, surgiu o que hoje se conhece por construções sustentáveis, que são aquelas que têm como objetivo não agredir ou agredir o menos possível o meio ambiente, permitind o desenvolvimento de diversas tecnologias alternativas (CARDODO et al., 2011).

Uma das alternativas atuais é aplicar aos materiais comuns da construção civil

os termos do desenvolvimento sustentável e os modelos cíclicos de produção e

consumo, nos quais esses materiais poderiam voltar para as fases iniciais de

produção após o fim de sua vida útil ou serem reaproveitados. Assim, todos os

(3)

recursos empregados são otimizados e a geração de resíduos é reduzida a um mínimo reciclável (JOHN; AGOPYAN, 2000).

O tijolo solo-cimento, também conhecido por tijolo ecológico, se enquadra nos conceitos atuais de aproveitamento de resíduos para construção de novos materiais para a indústria da construção civil. Possui na sua composição solo, cimento e água, em proporções estabelecidas através de dosagem prevista. É um tijolo de baixo custo econômico, capaz de reduzir os impactos ambientais, já que em seu processo de fabricação não é feita a queima, como é feito na produção do tijolo cerâmico convencional, além de utilizar pouca água em sua cura, e sua fabricação se torna possível em qualquer lugar que possua o maquinário adequado, inclusive na própria obra (CUNHA, 2007; CARDOSO et. al. 2011; SACRAMENTO, 2016).

3. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho foi realizar um comparativo do tijolo ecológico solo- cimento com o bloco convencional de cerâmica, avaliando seus comportamentos físicos de resistência à compressão simples e de absorção de água.

4. METODOLOGIA

Os conceitos teóricos foram desenvolvidos com base em trabalhos técnicos e científicos similares e os trabalhos práticos, laboratoriais, foram realizados no Laboratório de Engenharia Civil da própria instituição (Faculdades Integradas Maria Imaculada), para o qual foram ensaiados 10 tijolos ecológicos e 10 blocos cerâmicos.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 Material de estudo

As características dos materiais estudados neste trabalho são descritas na

Tabela 1.

(4)

Tabela 1 – Características dos materiais estudados.

Parâmetros Unidade Bloco Cerâmico Tijolo Ecológico

Composição - Argila e terra

arenosa

Solo, cimento e água

Dimensões cm 14 x 19 x 29 25 x 12,5 x 6,25

Massa g 4000 3600

Valor de compra R$/unidade 0,65 0,90

5.2 Ensaio de resistência à compressão simples

O ensaio de resistência à compressão simples foi realizado segundo a norma brasileira NBR 8492 (ABNT, 2012), no Laboratório de Engenharia Civil da própria instituição (Faculdades Integradas Maria Imaculada), para o qual foram ensaiados 7 tijolos ecológicos e 7 blocos cerâmicos.

5.3 Ensaio de absortividade

O ensaio de absortividade foi realizado segundo a norma brasileira NBR 8492 (ABNT, 2012), no Laboratório de Engenharia Civil da própria instituição (Faculdades Integradas Maria Imaculada), para o qual foram ensaiados 3 tijolos ecológicos e 3 blocos cerâmicos.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Os resultados dos ensaios de resistência à compressão simples e de absorção de água para o tijolo ecológico e para o bloco cerâmico ainda estão sendo desenvolvidos. Sabe-se que as características do produto final do solo-cimento podem ser influenciadas por vários fatores, como a dosagem do cimento, natureza do solo, teor de umidade e compactação ou prensagem. Já a coesão do solo- cimento é determinada pela constituição do cimento, sua finura, quantidade de água e a temperatura ambiente (BAUER, 1994).

Segundo Ribeiro (2013), o solo-cimento é conhecido por apresentar boas

propriedades como a resistência à compressão, durabilidade e impermeabilidade,

além de baixa retração volumétrica, quando submetido à cura adequada, assim

mostrando-se como uma ótima alternativa para construções habitacionais.

(5)

7. FONTES CONSULTADAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 8492: Tijolo de solo-cimento — Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água — Método de ensaio. Brasil, 2012.

BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção. 5.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994.

CARDOSO, R.; PEREIRA, S.; CANCIGLIERI JR., O. Uma Visão Tecnológica sobre o Desenvolvimento de Produtos e a Sustentabilidade. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre, 2011.

CORRALES, A. G. et al. Estudo comparativo entre blocos de concreto, blocos cerâmicos e parede de concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. 2011. 77f.

CUNHA, A. F. Construções sustentáveis na engenharia civil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2007. 89p.

DESTEFANI, A. Z. Utilização do planejamento experimental na adição do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais para produção de blocos prensados de encaixe. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Campos dos Goytacazes - RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF, 2009.

JOHN, V.M.; AGOPYAN, V. Reciclagem de resíduos da construção. In: Seminário de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos. São Paulo: SP. 2000.

RIBEIRO, S. V. Reutilização de resíduo de rocha ornamental na produção de tijolosolo-cimento. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2013. 80p.

SACRAMENTO, J. S. Confecção de tijolos ecológicos utilizando resíduo de

marmoraria. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal

do Recôncavo da Bahia. Bahia, 2016.

Referências

Documentos relacionados

É da natureza do mercado financeiro compatibilizar prazos e volumes de recursos, ou seja, os recursos ofertados pelos poupadores, de modo geral, não são exatamente

Foram obtidas as Equações do sistema de Lorenz analiticamente, de forma que todos os parâmetros envolvidos ficassem evidentes e assim novos sistemas de ordem mais alta

Segundo o III Consenso de Ventilação Mecânica publicado em 2007 50 , a definição da PSV é um modo de ventilação espontânea, ou seja, disparado e ciclado pelo paciente, em que o

O processo de moagem do minério de ferro apresenta, como em tantos outros, variáveis controladas que interferem diretamente no sistema e que podem ser medidas e também

Livro trata do crescimento do movimento ecologista/ ambientalista, um movimento que se Livro trata do crescimento do movimento ecologista/ ambientalista, um

O layout do tijolo ecológico possibilita a passagem de instalações elétricas e hidráulicas sem que haja “quebradeira” nas paredes, evitando desperdício e mantendo

O tijolo ecológico ou de solo-cimento é feito de uma mistura de solo e cimento, que depois são prensados; seu processo de fabricação não exige queima em forno à lenha,

O objetivo geral deste trabalho é estabelecer uma análise comparativa entre os dois sistemas construtivos de alvenaria de vedação: construção com tijolo de solo-cimento