• Nenhum resultado encontrado

Edição nº a 15 de junho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição nº a 15 de junho"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edição nº 72 – 11 a 15 de junho

7 Dias no Poder é um informativo do Grupo de Relações Governamentais de TozziniFreire Advogados e visa relatar os principais itens em pauta nos Poderes Legislativo e Executivo Federais.

A pauta está sujeita a alterações.

Sócio responsável: Claudio Timm (ctimm@tozzinifreire.com.br)

7 dias no Poder

Comissão aprova exigência de metas de desempenho para ações de governo que envolvam benefícios fiscais

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (6), o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 378/2017, de autoria do deputado Jorge Boeira (PP-SC). O projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para dispor sobre a exigência de metas de desempenho e sobre o estabelecimento de critérios objetivos para avaliação da eficiência dos programas governamentais que envolvam a concessão de benefícios de natureza tributária.

A matéria foi distribuída às Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e é sujeita à apreciação do Plenário da Câmara. O relator na CFT, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), apresentou parecer pela aprovação da matéria, com substitutivo, e esclareceu que a proposta busca aperfeiçoar o sistema de controle interno e externo exercido sobre a condução de políticas públicas financiadas por meio dos benefícios tributários, financeiros, creditícios e patrimoniais.

O substitutivo apresentado pelo deputado Cury estabelece que a proposição legislativa que trate da concessão, ampliação e renovação de incentivos deve definir metas de desempenho de forma clara e precisa, especificando o exercício financeiro em que se pretende atingi-las, e estar baseada em indicadores quantitativos e qualitativos, como número de empregos gerados, aumento ou diminuição de importações e/ou exportações de produto, aumento da arrecadação de determinado tributo, realização de investimentos e outros benefícios de ordem econômica ou social.

De acordo com a proposta do relator, se não forem atingidas ao menos 75% das metas estabelecidas para cada um dos exercícios financeiros respectivos, por 3 (três) anos consecutivos, os tribunais de contas

recomendarão a revogação do benefício por ineficiência.

Agora, a matéria seguirá à CCJC e, posteriormente, deverá ser deliberada em Plenário.

Senado aprova proposta que muda as regras de tributação sobre os aplicativos de transporte de passageiros

O Plenário do Senado Federal aprovou, na última terça-feira (5), o Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS - Complementar) nº 493/2017, de autoria do senador Airton Sandoval (MDB-SP), que altera a Lei Complementar nº 116/2003 (Lei do ISS), para determinar que o recolhimento do ISS que incide sobre o serviço de transporte de passageiros por aplicativos, como o Cabify, Uber e 99Táxi, deve ser realizado no município do local do embarque do usuário, e não naquele onde está localizada a sede da empresa de tecnologia. A votação da matéria era pauta prioritária do presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), e a intenção da proposta era garantir maior equidade entre os municípios sobre o produto da arrecadação do ISS.

O relator da proposta no Plenário, senador Armando Monteiro (PTB-PE), garantiu, ainda, a inclusão de dispositivos que tratam da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), de padrão nacional, e que, segundo ele, proporcionarão a simplificação tributária e a melhoria no ambiente de negócios. Segundo o relator, a inclusão desses artigos vai garantir a unificação e simplificação dos processos de recolhimento do ISS, desde que o município tenha celebrado convênio no âmbito do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço (CGNFS).

A matéria segue agora à Câmara dos Deputados, onde deverá ser submetida a rito similar de tramitação, sendo, inicialmente, discutida e deliberada pelas comissões permanentes e, posteriormente, pelo Plenário da Casa.

Destaques da Última Semana

(2)

7 dias no Poder

Glossário

PEC: Proposta de Emenda à Constituição PLP: Projeto de Lei Complementar na Câmara PL: Projeto de Lei Ordinária na Câmara

PLC: Projeto de Lei Ordinária da Câmara no Senado PLS: Projeto de Lei Ordinária do Senado no Senado MP: Medida Provisória

PRC: Projeto de Resolução da Câmara PRS: Projeto de Resolução do Senado

PDC: Projeto de Decreto Legislativo da Câmara PDS: Projeto de Decreto Legislativo do Senado PFC: Proposta de Fiscalização e Controle RCP: Requerimento de Constituição de CPI REQ: Requerimento

Plenário

12/06/2018, às 14h

PLS nº 188/2014, que acrescenta dispositivo no Código Tributário Nacional para permitir a divulgação, por parte da Fazenda Pública, dos beneficiários de renúncia de receita.

Relatora: sen. Lúcia Vânia (PSB-GO) Relatório: pela aprovação, com emenda.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) 12/06/2018, às 10h

Audiência pública para debater o documento Manifesto, integrante do Projeto de Reforma Tributária Solidária - Menos Desigualdade, Mais Brasil, elaborado sob a coordenação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO).

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) 13/06/2018, às 10h

PLS 764/2015, que dispõe sobre o compartilhamento de informações entre órgãos de investigação.

Relator: sen. Antonio Anastasia (PSDB-MG) Relatório: pela aprovação, com emendas.

PLS nº 398/2018, que obriga a gravação e a manutenção, por prazo mínimo de cinco anos, do áudio das sessões deliberativas dos conselhos de administração e fiscal das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Relatora: sen. Ana Amélia (PP-RS) Relatório: pela aprovação, com emenda.

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)

13/06/2018, às 9h

PLS nº 206/2012, que acrescenta dispositivo à Lei de Direitos Autorais para que não se considere como execução pública a utilização de composições musicais ou literomusicais nas unidades de frequência individual e de uso exclusivo do usuário, nos empreendimentos destinados à prestação de serviços de hospedagem.

Relator: sen. Antonio Anastasia (PSDB-MG) Relatório: pela aprovação, com emendas.

PLS nº 68/2016, que institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai, para conceder isenção do II aos insumos, às máquinas e aos equipamentos necessários à produção na Zona Franca Verde.

Relator: sen. Davi Alcolumbre (DEM-AP) Relatório: pela aprovação.

Senado Federal

Comissão do Senado aprova proposta que agrava a pena para quem extrair recursos minerais de forma ilegal

Na última terça-feira (5), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou o PLS nº 63/2017, de autoria do sen. Davi Alcolumbre (DEM-AP), que altera a Lei das Sanções de Condutas Lesivas ao Meio Ambiente, para agravar

a pena para quem extrair recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida.

O PLS está tramitando em regime de apreciação terminativa pela Comissão; assim, caso não seja apresentado recurso para apreciação do Plenário do Senado por, no mínimo, 1/10 dos senadores, o citado PLS será encaminhado à Câmara dos Deputados para análise, podendo ser submetido a tramitação similar à adotada pelo Senado Federal.

(3)

7 dias no Poder

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)

12/06/2018, às 9h

Audiência pública para debater a "política de preços e reajustes do gás, etanol, gasolina e diesel".

Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho

11/06/2018, às 9h

Audiência pública para debater "o sistema sindical no Estatuto do Trabalho".

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)

13/06/2018, às 10h30

Audiência pública para debater o tema "a educação digital como meio de prevenção aos crimes cibernéticos".

Comissão de Meio Ambiente (CMA) 12/06/2018, às 11h30

PLS nº 767/2015, que altera a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente para estabelecer que o órgão ambiental licenciador poderá́ exigir, nos casos em que for necessária a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a comprovação da contratação do

seguro ambiental, como condição para a concessão da licença ambiental.

Relator: sen. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI)

12/06/2018, às 9h

PLS nº 235/2014, que altera a Lei do Sistema Nacional de Viação para determinar que os investimentos públicos em infraestrutura e operação dos serviços de transportes serão regidos por critérios econômicos, nos termos de regulamento a ser expedido.

Relator: sen. Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PLS nº 277/2015, que altera a Lei de Concessões e Permissões de Serviços Públicos para permitir que as permissionárias e as autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica desenvolvam atividades de geração de energia elétrica.

Relator: sen. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) Relatório: pela aprovação, com emenda.

PLS 253/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de energia elétrica renovável em novas construções de residências familiares e de órgãos públicos quando utilizarem financiamento com recursos públicos.

Relator: sen. Jorge Viana (PT-AC)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Plenário

12/06/2018, às 9h30

PLP nº 441/2017, do Senado Federal, que trata sobre os cadastros positivos de crédito e regula a responsabilidade civil dos operadores.

Relator: dep. Walter Ihoshi (PSD-SP)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 1.202/2007, que disciplina a atividade de lobby.

Relatora: dep. Cristiane Brasil (PTB-RJ) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Fique de Olho

PL nº 2.724/2014, que eleva a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo.

Relator: não indicado.

Relatório: não apresentado.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)

12/06/2018, às 14h

Audiência pública para debater o aumento dos preços dos combustíveis, a carga tributária incidente e os impactos no agronegócio.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI)

13/06/2018, às 10h

PL nº 5.204/2013, que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para dispor sobre as penas por infrações a que estão sujeitas as emissoras de radiodifusão.

Relator: dep. Sergio Zveiter (DEM-RJ) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Câmara dos Deputados

(4)

7 dias no Poder

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

12/06/2018, às 14h30

PL nº 1.529/2015, que dispõe sobre a renovação das frotas das empresas prestadoras de serviço de locação de veículos.

Relator: dep. Efraim Filho (DEM-PB) Relatório: pela inconstitucionalidade.

PL nº 2.088/2015, que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para dispor sobre alterações societárias de empresas prestadoras de serviços de radiodifusão.

Relator: dep. Hiran Gonçalves (PP-RR) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 3.357/2015, que dispõe sobre o crime de invadir dispositivo informático, sem a devida autorização, modificando conteúdo de sítio da internet.

Relator: dep. Thiago Peixoto (PSD-GO)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo e emenda.

PL nº 3.748/2015, do Senado Federal, que atribui às cooperativas a possibilidade de agirem como substitutas processuais de seus associados.

Relator: dep. Covatti Filho (PP-RS) Relatório: pela aprovação.

PL nº 5.237/2016, que altera a destinação do resultado, produto ou valor proveniente da decretação da perda, em favor da União, de bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, à prática de crimes contra a Administração Pública e daqueles previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro.

Relator: dep. Celso Maldaner (MDB-SC) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 382/2017, que autoriza a criação de sistema de registro e administração de garantias de comércio exterior brasileiro e dispõe também sobre a emissão da Letra de Comércio Exterior.

Relator: dep. Evandro Roman (PSD-PR) Relatório: pela aprovação.

PL nº 6.832/2017, que dispõe sobre a criação dos Juizados Especiais Criminais Digitais.

Relator: dep. Daniel Vilela (MDB-GO) Relatório: pela aprovação, com emenda.

13/06/2018, após a reunião deliberativa ordinária

Recurso (REC) nº 290/2018, contra a decisão da Presidência da Câmara na Questão de Ordem nº 395, formulada em Plenário na sessão do dia 19/02/2018, quando ficou estabelecido que, na Câmara dos

podem ser submetidas à discussão e votação em Plenário, podendo, porém, tramitar até a conclusão da análise da matéria pela comissão especial competente.

Relator: dep. Leonardo Picciani (MDB-RJ)

Relatório: por dar provimento ao REC nº 291/2018, apensado, para reformar a decisão da Presidência na Questão de Ordem nº 395/2018 e impedir a tramitação, em todas as fases do processo legislativo, de PECs, durante intervenção federal, e por negar provimento ao REC nº 290/2018.

Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) 12/06/2018, às 14h30

Audiência pública para debater as novas regras adotadas pelo Conselho Monetário Nacional em relação aos cartões de crédito.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) 12/06/2018, às 16h

Audiência pública para debater a abertura comercial do Brasil como forma de promoção do desenvolvimento econômico do país.

13/06/2018, às 9h

Audiência pública para debater o financiamento do desenvolvimento econômico: o papel do Sistema Financeiro, dos bancos públicos e do BNDES no desenvolvimento.

13/06/2018, às 9h30

PL nº 82/2015, que obriga o fornecimento de rodas e pneus sobressalentes em idênticas dimensões das demais rodas e pneus que equipam os veículos novos, nacionais e importados, comercializados no país.

Relator: dep. Herculano Passos (MDB-SP) Relatório: pela rejeição.

PL nº 8.201/2017, que explicita que a franquia empresarial não caracteriza relação de subordinação, de prestação de serviços ou de terceirização.

Relatora: dep. Keiko Ota (PSB-SP)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Finanças e Tributação (CFT) 13/06/2018, às 10h

PLP nº 475/2018, do Senado Federal, que simplifica o processo de obtenção de certidão negativa de débito tributário.

Relator: dep. Lucas Vergilio (SD-GO) Relatório: pela aprovação.

(5)

7 dias no Poder

PL nº 7.467/2010, do Senado Federal, que autoriza o Poder Executivo a reduzir a zero as alíquotas da Contribuição para o Programa de Integração Social e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incidentes sobre a receita bruta decorrente da prestação de serviços públicos de saneamento básico.

Relator: dep. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO)

13/06/2018, às 14h

PL 3.154/2015, que determina que os estacionamentos de estabelecimentos comerciais tenham vigilantes, sob pena de multa ou até mesmo interdição.

Relator: dep. Lincoln Diniz Portela (PR-MG) Relatório: pela aprovação.

PL nº 8.226/2017, que altera o Código Penal para tipificar o crime de extorsão praticado contra empresas e comerciantes, com o objetivo de obter vantagem econômica indevida.

Relator: dep. Ronaldo Martins (PRB-CE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

13/06/2018, às 9h30

PL nº 1.721/2015, que altera a Lei nº 8.080, de 19/09/1990, que dispõe sobre as condições para a

promoção, proteção e recuperação da saúde, para vedar a participação direta ou indireta de empresa ou de capital estrangeiro na assistência à saúde.

Relator: dep. Mandetta (DEM-MS) Relatório: pela aprovação.

Comissão Especial do Código de Processo Penal

13/06/2018, às 14h

Reunião para discussão e votação do parecer do relator, dep. João Campos (PRB-GO), ao PL nº 8.045/2010 e apensados, que versam sobre o novo Código de Processo Penal.

Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa

12/06/2018, às 18h

Audiência pública para debater o tema “economia colaborativa e o compartilhamento de espaços e bens”.

Comissão Especial para discussão do PL nº 1.292/1995, originário do Senado Federal, que institui a Nova Lei de Licitações

12/06/2018, às 14h30

Reunião para discussão e votação do parecer ao PL nº 1.292/1995.

Relator: dep. João Arruda (MDB-PR)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo e emendas.

Referências

Documentos relacionados

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Fecho os olhos e ouço a voz dele em meus ouvidos, e é por isso que digo que Lampião morreu envenenado, mas não acaba aí, anos depois um amigo de teu pai foi para

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PRÉ-REQUISITO Teórica Prática

Nós descreveremos o caso de wn paciente que apresentou um granuloma piogênico como complicação de uma tarsoconjuntivoce ratoplastia (TCC) r ea l iza da para tratamento

Dentre os diversos conteúdos abordados em química, o ensi- no de eletroquímica é considerado difícil e vários trabalhos buscam metodologias alternativas para facilitar a

A Emissão contará com as principais características abaixo: (i) Valor Total da Emissão: R$150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais) na Data de Emissão (abaixo

018.06 Tuberculose miliar aguda - confirmação p/outros métodos [inoculação animais] 018.80 Tuberculose miliar NCOP - exame bacteriológico/histológico não especificado