• Nenhum resultado encontrado

Caminhe, Olhe e Escute Como Fazer a Manutenção do Seu Sistema de Esteiras Transportadoras Como um Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caminhe, Olhe e Escute Como Fazer a Manutenção do Seu Sistema de Esteiras Transportadoras Como um Profissional"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Caminhe, Olhe e Escute

Como Fazer a Manutenção do Seu Sistema de Esteiras Transportadoras

Como um Profissional

(2)

Índice

1 1

2 3 3 4

Caminhe, Olhe e Escute

Inspecione o Equipamento Com um Protocolo Diário do Tipo “Caminhe, Olhe e Escute”

Por Que se Preocupar?

Envolva Operadores do Sistema

Auditoria do Sistema. Quando Envolver um OEM?

Quando Chegar a Hora de Atualizar, Busque Recursos

Incorporados Que Facilitem a Manutenção Preventiva

(3)

Caminhe, Olhe e Escute | www.intelligrated.com 1

Caminhe, Olhe e Escute

Como Fazer a Manutenção do Seu Sistema de Esteiras Transportadoras Como um Profissional

A maioria das fábricas e armazéns de

distribuição depende de sistemas de esteiras para manter suas operações diárias em funcionamento. Entretanto, quando esses sistemas apresentam tempo de inatividade não planejado, os custos crescem rapidamente, especialmente durante estações de pico. Se um minuto de tempo de inatividade interromper a saída de 350 caixas, e uma caixa tiver um valor de US$ 40, esse um minuto poderá custar à empresa US$ 14.000 em oportunidades perdidas.

Felizmente, operadores e técnicos de manutenção bem treinados podem reduzir o risco de tempo de inatividade da esteira transportadora por meio da execução de um plano de manutenção preventiva. Além de evitar o estresse causado por prazos de expedição não cumpridos e perdas financeiras, a manutenção preventiva mantém as esteiras transportadoras em operação com eficiência máxima, estende o ciclo de vida do sistema e elimina os custos de expedição das peças de reposição.

Neste informativo, vamos compartilhar nossas diretrizes e técnicas de manutenção preventiva internas comprovadas sobre quando envolver um fabricante de equipamento original (OEM). Vamos discutir também os recursos incorporados dos equipamentos que podem ajudar a reduzir a carga de trabalho da manutenção, estender a durabilidade do sistema de esteira transportadora e aprimorar a capacidade de operação para atingir suas metas de retorno sobre investimento e de produtividade.

Inspecione o Equipamento Com um Protocolo Diário do Tipo “Caminhe, Olhe e Escute”

Uma boa manutenção preventiva não precisa ser cara nem demorada. Na verdade, uma caminhada diária pelo local é a melhor técnica de verificação das condições do sistema.

Pequenos indícios facilmente observáveis como gotejamento de óleo, rebarbas na esteira e ruídos estranhos podem indicar desgaste ou peça solta. Para assegurar que você não esteja negligenciando esses sinais, mantenha sua operação limpa e alterne os técnicos de manutenção preventiva em uma rotação trimestral para evitar o olhar viciado. Veja o que os técnicos devem observar durante a caminhada diária:

(4)

rebarbas que possam indicar problemas como desgaste prematuro da esteira, desalinhamento ou vazamentos de óleo. Quando a esteira transportadora estiver desligada, remova a poeira, os detritos ou a sujeira das suas superfícies.

Será mais fácil observar esses sinais se a operação for mantida limpa.

• Ruído: enquanto a esteira transportadora estiver em operação, observe se há ruídos estranhos que possam indicar um defeito de rolamento ou transmissão, ou roda dentada ou esteira desalinhada.

• Equipamentos de segurança: certifique- se de que a proteção esteja no lugar certo usando sinais visuais e indicadores em cores.

Posicione barreiras de proteção para evitar que as esteiras transportadoras movam equipamentos na fábrica.

• Cargas: certifique-se de que as esteiras transportadoras não estejam sobrecarregadas.Confirme que as esteiras transportadoras estejam transportando

pelo seu OEM ou fornecedor.

• Operadores: garanta que os regulamentos de equipamento e procedimentos de segurança estejam sendo devidamente seguidos.

Se o equipamento estiver sendo utilizado inadequadamente ou se forem identificados riscos de segurança, considere implementar um curso de treinamento de atualização.

Enquanto os técnicos fazem sua caminhada diária pela fábrica, certifique-se de que eles documentem e reportem tudo o que observam e mantenham registros detalhados de reparos de equipamento, peças de reposição e atividades de manutenção. Registros precisos são muito valiosos para determinar quando fazer a reposição de peças e auxiliar na

garantia e no suporte ao fabricante. As equipes de manutenção também devem executar verificações de sistema mais abrangentes a cada trimestre ou ano. Para obter um guia geral de manutenção preventiva da esteira transportadora, exiba e imprima nossa lista de verificação “Caminhe, olhe e escute” encontrada no final do informativo.

Por Que se Preocupar?

É fácil achar que o sistema de esteira transportadora vai estar sempre funcionando, até ocorrer um problema. Estamos todos familiarizados com o antigo ditado “Se não está quebrado, não há motivo para consertar”, mas aceite o nosso conselho, isso não é um bom lema no caso do sistema de esteira transportadora. Um sistema se beneficiará mais da filosofia, “ é melhor prevenir do que remediar”; e damos os motivos para esse lema.

Técnicas inadequadas de manutenção podem levar a grandes panes, independentemente do tamanho da operação. Depois de ignorar algumas responsabilidades de manutenção de rotina, um gerente de armazém se viu em plena temporada de pico com um separador que se desconectava sistematicamente. Uma investigação revelou que o culpado era um ignorado suprimento de ar. Poeira e água nas tubulações de ar comprimido da operação sujaram os cilindros de ar e os atuadores, algo que uma manutenção preventiva bem planejada poderia ter evitado.

Ainda não está convencido de que isso poderia acontecer nas suas instalações? Em outro exemplo, os operadores estavam sobrecarregando inclinações e declínios. A prática acabou provocando um desgaste prematuro dos motores, o que paralisou todo o sistema. Por esse motivo, é fundamental que as equipes de operação e manutenção trabalhem juntas para ver a sobrecarga como um problema e impedir a falha do sistema.

(5)

Caminhe, Olhe e Escute | www.intelligrated.com 3

Envolva Operadores do Sistema

Embora o foco principal de um plano de manutenção preventiva esteja no trabalho das equipes de manutenção, os operadores do sistema também são responsáveis por cuidar e gerenciar os equipamentos.Para envolver os operadores em um programa de manutenção preventiva, siga essas dicas de práticas recomendadas de nossos especialistas em manutenção.

• Treine: os operadores podem provocar problemas se não forem totalmente treinados na operação da esteira transportadora ou nas conformidades de segurança. Treinando os operadores, você não apenas garante que o equipamento está sendo usado devidamente, mas também aumenta o número de olhos capazes de observar indícios discretos que indicam um problema.

• Comunique: converse diariamente com os operadores para ver se algo fora do comum está acontecendo com o seu sistema. Pergunte sobre pacotes ou mudanças de rendimento, particularmente durante temporadas de pico.

• Reduza o ritmo: sempre que possível, os operadores devem operar os sistemas de

esteira transportadora o mais lento possível dentro dos requisitos de rendimento. Operar constantemente em velocidade máxima pode provocar desgaste prematuro do equipamento.

• Reporte danos imediatamente: muitas vezes, a manutenção não é notificada até um componente do sistema estar completamente quebrado e a operação ser comprometida

• Plano para emergências e falhas: pratique um plano de contingência para que todos estejam bem preparados em caso de quebra da esteira transportadora ou queda de energia.

Auditoria do Sistema. Quando Envolver um OEM?

Se estiver criando um plano de manutenção preventiva pela primeira vez, é aconselhável iniciar com uma auditoria dos equipamentos. Um OEM pode avaliar a condição de um sistema de esteira transportadora e fazer recomendações para reparos futuros e imediatos, bem como sugestões para um programa de manutenção preventiva sustentável.

Técnicos OEM de manutenção qualificados executam inspeções técnicas completas, da alimentação à descarga, incluindo análise profunda de componentes-chave do sistema, como pontos de desgaste, correntes, rolamentos

(6)

e outras peças móveis. Uma auditoria anual abrangente fornece um panorama da condição do sistema e uma base para observar tendências e implantar procedimentos que garantam uma operação adequada. Quando a inspeção é concluída, os auditores do sistema geram um relatório detalhado dos seus registros, incluindo uma descrição completa de conclusões, fotografias digitais ilustrando a manutenção recomendada, atualizações e modificações, além de uma lista de peças de reposição recomendadas. Auditorias de segurança revisam proteções, distâncias de separação, cortinas de luz, fiação elétrica e paradas de emergência. Os técnicos OEM podem economizar tempo e dinheiro criando listas de verificação de manutenção interna personalizadas mensais, trimestrais, semestrais e anuais para manter o seu equipamento em funcionamento durante temporadas de pico.

Quando Chegar a Hora de Atualizar, Busque Recursos Incorporados Que Facilitem a Manutenção Preventiva

Atualmente, os principais OEMs desenvolvem produtos com recursos voltados para simplificar a manutenção preventiva. Se estiver procurando

adicionar uma nova esteira transportadora à sua operação, pesquise um sistema que tenha sido desenvolvido com tecnologia de fácil manutenção, como um software que permita solucionar facilmente os problemas e possa fazer uma detecção precoce dos problemas por meio de diagnóstico remoto. Os diagnósticos proporcionam aos profissionais de manutenção tranquilidade por meio de acesso remoto a dados atuais e históricos sobre as esteiras transportadoras e a uma identificação e análise precoces e precisas dos problemas. Outros recursos incluem coberturas de motor Lexan, painel de inspeção claros, níveis de lubrificação de fácil leitura e indicadores em cores.

Embora as equipes de manutenção internas possam detectar problemas antes de que eles aconteçam com um programa de manutenção preventiva, uma parceria com um OEM treinado pode oferecer suporte confiável e de qualidade e manutenção no local, como auditorias, atualizações de sistema e serviços e suporte personalizados de forma ininterrupta.

Qualquer que seja o método escolhido, implantar um plano de manutenção preventiva seguro aumenta o tempo de atividade operacional e a produtividade, o que amplia o tempo médio do sistema entre a falha e o ciclo de vida.

Para mais informações, contate a Honeywell Intelligrated por email info@intelligrated.

com, por telefone +55 11 3475.1901 ou visite nosso site www.intelligrated.

com.

Para agendar uma reunião para discutir o programa de manutenção da esteira transportadora, para organizar uma auditoria da esteira transportadora ou para avaliar seu estoque de peças de reposição, entre em contato com a Intelligrated pelo telefone 1-877- 315.3400 ou e-mail at [1}[2}info@

intelligrated.com {3]{4].

(7)

Caminhe, Olhe e Escute | www.intelligrated.com 5

OK NÃO GERAL

Lubrificação

O óleo lubrificante está no nível recomendado e as engrenagens estão adequadamente lubrificadas.

Fiação Elétrica

Os fios não estão danificados, soltos nem descascados.

Sistemas e Configurações de ar

A pressão do ar está configurada no nível ideal e os tampões estão em boas condições.

Equipamentos de Segurança

As portas estão funcionando corretamente e há grades de proteção instaladas.

Painel de Controle

Os fios estão aterrados corretamente.

Temperatura

As temperaturas estão nos níveis recomendados.

Inventário

Peças importantes sobressalentes e para reposição estão em estoque.

Sensores Ópticos

Os sensores ópticos estão alinhados e limpos.

Ruídos

A esteira transportadora está operando sem ruídos estranhos.

TRANSPORTADORA DE CORRENTE Envolvedora

A folga da corrente está ajustada corretamente.

Lubrificação

As correntes estão adequadamente lubrificadas.

Controle de Produtos

Os pacotes são transportados de A a B de corretamente.

TRANSPORTADORA COM CORREIA Tensão

A esteira está tracionada com tensão apropriada.

Vazamentos

Não ha vazamentos nem detritos sobre as esteiras nem perto delas.

Desgaste da Correia

As correias não apresentam fissuras pelo contato com as estruturas de aço do sistema.

Tração

A correia está alinhada e não há aparas da correia no chão.

Para obter

assistência técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana,

ligue para 1-877- 315-3400.

Para vendas, ligue para 1-866-936- 7300

LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA

GERENCIAMENTO DO PROJETO DE SUA TRANSPORTADORA

NOTAS:

(8)

Referências

Documentos relacionados

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Além disso, é também de referir que ao longo do estágio, foram-me regularmente colocadas questões e pequenos trabalhos de pesquisa, relativos a vários produtos (quer

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de