• Nenhum resultado encontrado

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL: FUNDAMENTOS E ASPECTOS ESSENCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL: FUNDAMENTOS E ASPECTOS ESSENCIAIS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

NOÇÕES DE DIREITO PENAL

1. Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas.

2. Disposições preliminares do Código de Processo Penal.

3. Inquérito policial.

4. Ação penal.

5. Prisão e liberdade provisória.

6. Lei nº 7.960/1989 (prisão temporária).

7. Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.

8. O habeas corpus e seu processo.

9. Disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal.

DIREITO PROCESSUAL PENAL:

FUNDAMENTOS E ASPECTOS ESSENCIAIS

01.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Perito Criminal - Engenharia Civil - O Título I do Livro I do Código de Processo Penal esta- belece as disposições preliminares da referida lei pro- cessual. Nesse sentido, de acordo com as disposições legais, assinale a alternativa correta relativamente ao tema.

A) O Código de Processo Penal será aplicado a todo e qualquer crime cometido em território nacional, preva- lecendo, inclusive, sobre tratados e convenções.

B) A lei processual penal será aplicada desde logo, de- terminando-se o refazimento dos atos praticados sob a égide de lei revogada enquanto não houver senten- ça.

C) A lei processual penal não admite interpretação ex- tensiva nem aplicação analógica.

D) O Código de Processo Penal será aplicado aos crimes de responsabilidade do Presidente da República, in- dependente de prerrogativas constitucionais.

E) O processo penal terá estrutura acusatória, vedadas a iniciativa do juiz na fase de investigação e a substi- tuição da atuação probatória do órgão da acusação.

02.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Durante aula de processo penal na Faculdade de Direito da Universi- dade Federal XYZ, o professor passou a explicar aos alunos o conceito de ação penal, as espécies, suas ca- racterísticas etc. Ao final da explanação, o aluno João procurou o professor de forma reservada, para pedir que

fossem repetidos os princípios da Ação Penal Privada, já que, no momento em que professor explicava, seu tele- fone celular tocou e ele não conseguiu prestar atenção no que foi mencionado. Após o professor esclarecer a João a importância de não olhar o celular durante as ex- plicações de aula, ele lhe informou os seguintes princí- pios:

A) intranscendência, indivisibilidade, obrigatoriedade e disponibilidade.

B) indisponibilidade, indivisibilidade, obrigatoriedade e intranscendência.

C) indisponibilidade, indivisibilidade, intranscendência e oportunidade.

D) oportunidade, —intranscendência, indivisibilidade e disponibilidade.

E) divisibilidade, intranscendência, oportunidade e dis- ponibilidade

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL

03.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Perito Criminal - Engenharia Civil - A lei processual penal determina que, em audiência de instrução e julgamento, as testemunhas de acusação se- jam ouvidas antes das testemunhas de defesa. Nesse sentido, suponha que determinado juiz, observando já estarem presentes as testemunhas de defesa e tendo determinado a condução coercitiva das testemunhas de acusação, decida ouvir primeiro aquelas, enquanto aguarda as últimas, fundamentando, sua decisão, no princípio da instrumentalidade das formas. Relativamen- te ao caso e tendo em conta as disposições constitucio- nais aplicáveis ao direito processual penal, assinale a al- ternativa correta.

A) A decisão do juiz de inverter a ordem de oitiva das testemunhas ofende o princípio do devido processo legal.

B) A decisão do juiz de inverter a ordem de oitiva das testemunhas foi correta e bem fundamentada, pois o processo não é um fim em si mesmo.

C) A decisão do juiz de inverter a ordem de oitiva das testemunhas ofende o princípio da busca da verdade real.

D) A decisão do juiz de inverter a ordem de oitiva das testemunhas não ofende nenhum princípio e, mesmo que se comprove prejuízo ao réu, não se determinará o refazimento do ato.

E) A decisão do juiz de inverter a ordem de oitiva das testemunhas é mera irregularidade e ofende apenas norma de ordem infraconstitucional, descabendo fa- lar-se em ofensa a qualquer princípio.

(4)

04.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Perito Criminal - Engenharia Civil - Acerca das disposições constitucionais aplicáveis ao processo penal, assinale a alternativa correta.

A) O princípio da não autoincriminação compulsória im- pede que qualquer pessoa seja obrigada a confessar um delito, mas não impede que o indicado seja obri- gado a fornecer padrões gráficos para realização de perícia grafotécnica, com base no princípio da busca da verdade real.

B) O princípio da duração razoável do processo é aplicá- vel tanto aos processos criminais, quanto aos inquéri- tos policiais e demais procedimentos investigatórios, legitimando, inclusive, o trancamento de ações penais com base no excesso de prazo.

C) O princípio da inadmissibilidade das provas ilícitas poderá ser excepcionado quando a prova, ainda que obtida por meios ilícitos, for a única existente no pro- cesso apta a provar a verdade real dos fatos e conse- quente culpa do réu.

D) O princípio da presunção de inocência deve ser flexibi- lizado quando da análise acerca do cabimento das prisões cautelares, bastando a prova da materialidade do delito, mas vedando-se a decretação da prisão cautelar de ofício pelo juiz.

E) O princípio do devido processo legal é sinônimo do contraditório e da ampla defesa e garante a utilização de todos os recursos previstos em lei, bem como con- fere à defesa a prerrogativa de pronunciar-se posteri- ormente à acusação.

APLICAÇÃO DA LEI PENAL PROCESSUAL PENAL

05.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Em caso de alteração legislativa no Código de Processo Penal, que traga apenas disposições de direito processual, é correto afirmar que referida alteração legislativa será aplicada A) com ressalvas, respeitando-se a irretroatividade ma-

ligna.

B) apenas quando se iniciar uma nova fase processual, sendo certo que as fases são: postulatória, instrutória, decisória e recursal.

C) a depender do caso concreto, podendo as partes soli- citar a manutenção do regramento anterior se este se revelar mais eficiente ao caso já em andamento.

D) apenas para os delitos praticados após a entrada em vigor de referida lei processual, exceto se a lei nova se revelar mais benéfica, ocasião em que deverá retroa- gir.

E) desde logo, sem prejuízo dos atos praticados sob a égide de lei processual penal anterior.

06.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- va: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Investigador de Polícia Civil - De acordo com o Código de Processo Pe- nal, assinale a alternativa correta.

A) A lei processual penal veda expressamente o uso de interpretação extensiva e analógica.

B) O princípio processual penal da territorialidade é regra que assegura a soberania nacional, pois não convém ao Estado brasileiro aplicar normas procedimentais estrangeiras para apurar e punir um delito ocorrido dentro do território brasileiro.

C) A nova lei processual penal não se aplica desde logo, mas aguarda o término do processo já instaurado.

D) O processo penal rege-se em todo o território brasilei- ro, excetuados os Territórios da União.

E) O processo penal terá estrutura inquisitória, permitida a iniciativa do juiz na fase de investigação.

07.Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2018 - TJ-SC - Técnico Judiciário Auxiliar - No curso de ação penal em que Roberto figurava como denunciado, entrou em vigor lei que versava sobre processamento de ação penal em procedimento comum ordinário, com conteúdo exclusivamente processual penal, prejudicial ao réu.

O técnico judiciário, no momento de auxiliar no proces- samento do feito, deverá aplicar a:

A) lei processual penal em vigor na época dos fatos, em virtude do princípio da irretroatividade da lei mais gra- vosa, não admitindo o Código de Processo Penal in- terpretação extensiva ou analógica da lei processual;

B) lei processual penal em vigor na época dos fatos, em virtude do princípio da irretroatividade da lei mais gra- vosa, admitindo o Código de Processo Penal interpre- tação extensiva, mas não aplicação analógica da lei processual;

C) lei processual penal em vigor na época dos fatos, em virtude do princípio da irretroatividade da lei mais gra- vosa, admitindo o Código de Processo Penal interpre- tação extensiva e aplicação analógica da lei proces- sual;

D) nova lei processual penal, ainda que desfavorável ao réu, respeitando-se os atos já praticados, admitindo o Código de Processo Penal interpretação extensiva, mas não aplicação analógica da lei processual;

E) nova lei processual penal, ainda que desfavorável ao réu, respeitando-se os atos já praticados, admitindo o Código de Processo Penal interpretação extensiva e aplicação analógica da lei processual.

(5)

INQUÉRITO POLICIAL

08.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Perito Criminal - Engenharia Civil - José, funcionário público, foi investigado pela prática de peculato. Ao final do inquérito policial, foi indiciado pela autoridade policial, e o procedimento foi encami- nhado ao Ministério Público, que ofereceu denúncia, di- ante da farta documentação dando conta da prática cri- minosa. Em relação ao procedimento nos crimes de res- ponsabilidade dos funcionários públicos, assinale a al- ternativa correta.

A) É desnecessária a resposta preliminar de que trata o artigo 514 do Código de Processo Penal, na ação pe- nal instruída por inquérito policial.

B) Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de dez dias.

C) Se não for conhecida a residência do acusado, ou es- te se achar fora da jurisdição do juiz, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos até que seja apresentada a resposta preliminar.

D) Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz receberá a denúncia e ordena- rá a citação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.

E) Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de três dias.

09.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: MPE-RS Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - MPE-RS - Técnico do Ministério Público - Considerando as seguintes afirma- ções acerca do Código de Processo Penal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corre- tas.

I. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

II. Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de trinta dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competen- te do órgão ministerial, conforme dispuser a respecti- va lei orgânica.

III. O descumprimento do acordo de não persecução pe- nal pelo investigado não poderá ser utilizado pelo Mi- nistério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do pro- cesso.

IV. Cumprido integralmente o acordo de não persecução penal, o juízo competente reconhecerá a atipicidade da conduta.

A) Apenas I e II.

B) Apenas II e IV.

C) Apenas III e IV.

D) Apenas I, II e III.

E) Apenas I, III e IV.

10.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Arquivado o inquérito policial pela autoridade competente sob o fun- damento de falta de provas, a vítima do delito irresigna- se. Nessa hipótese, assinale a alternativa correta.

A) O inquérito policial poderá ser desarquivado mediante requerimento fundamentado da vítima.

B) O inquérito poderá ser desarquivado se houver notícia do surgimento de novas provas.

C) O inquérito policial não poderá ser desarquivado por- que a decisão de arquivamento faz coisa julgada ma- terial e formal.

D) O inquérito policial não poderá ser desarquivado en- quanto não surgir, efetivamente, uma prova nova.

E) O inquérito policial poderá ser desarquivado a qual- quer tempo desde que haja requerimento do órgão da acusação e decisão do juiz competente.

11.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- va: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Investigador de Polícia Civil - De acordo com as normas processuais pe- nais vigentes no Brasil, assinale a alternativa correta.

A) O inquérito policial que tramitar perante a Justiça Es- tadual deve ser concluído em trinta dias caso o inves- tigado esteja solto, podendo ser prorrogado após de- cisão do magistrado responsável.

B) Não se tramitam inquéritos policiais perante a Justiça Federal.

C) De acordo com a Lei de Tóxicos, o inquérito policial que apura o crime de tráfico de entorpecentes tem os mesmos prazos de conclusão previstos no Código de Processo Penal.

D) Se o investigado estiver preso, o prazo de conclusão do inquérito policial será o mesmo de quando ele es- tiver solto.

E) Nos crimes contra a economia popular, o prazo para conclusão do inquérito é de cem dias caso o investi- gado esteja preso.

12.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- va: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Investigador de Polícia Civil - Sobre as regras legais do inquérito policial, assinale a alternativa correta.

A) A lavratura de boletim de ocorrência pelo ofendido não é meio hábil para iniciar o inquérito policial.

B) A autoridade policial não poderá mandar instaurar in- quérito após comunicação verbal de suposto crime feita por pessoa do povo.

(6)

C) Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito, só caberá recurso para o governador.

D) O inquérito, nos crimes em que a ação pública depen- der de representação, poderá ser iniciado sem a pró- pria representação.

E) Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será iniciado de ofício ou mediante requisição da autorida- de judiciária ou do Ministério Público, ou a requeri- mento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

13.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- va: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Escrivão de Polí- cia Civil - Sobre o inquérito policial brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá receber ordens su- periores para iniciar a investigação.

B) A autoridade policial fará sucinto relatório do que tiver sido apurado no inquérito e enviará autos ao promo- tor competente.

C) Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem à prova, serão leiloados após fotografa- dos.

D) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação públi- ca poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

E) Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá prender o indicia- do.

14.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- vas: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Escrivão de Polí- cia Civil - Assinale a alternativa correta.

A) Nos crimes de ação pública, o inquérito policial não poderá ser iniciado a requerimento do ofendido.

B) O inquérito, nos crimes em que a ação pública depen- der de representação, poderá sem ela ser iniciado, contanto que a representação seja apresentada até o agendamento da audiência judicial de instrução.

C) Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, isolando a área do entorno para que eventuais dili- gências que firam a moralidade pública possam ser devidamente replicadas.

D) Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o chefe de polícia.

E) Todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, resumidas a escrito e, neste caso, rubri- cadas pela autoridade.

15.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- vas: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Escrivão de Polí- cia Civil - Em se tratando do inquérito policial brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) O inquérito policial regrado no Código de Processo Penal também pode ser presidido pela autoridade tri- butária.

B) A natureza do inquérito policial brasileiro é acusatória, sendo válido o direito ao contraditório.

C) A parte que for vítima de eventual ato ilícito não pode apresentar notícia de crime diretamente à delegacia por meio de advogado privado.

D) O indiciamento configura etapa do inquérito policial que oficializa a existência do primeiro indício material do delito.

E) Nos crimes de ação privada, a autoridade policial so- mente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

16.Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PC-MA Provas: FGV - 2012 - PC-MA - Escrivão de Polícia - Na doutrina de Eu- gênio Pacelli de Oliveira, o “inquérito policial, atividade específica da polícia denominada judiciária, isto é, Polí- cia Civil, no âmbito da Justiça Estadual, e a Polícia Fede- ral, no caso da Justiça Federal, tem por objetivo a apura- ção das infrações penais e de sua autoria".

Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.

A) Nos crimes de ação penal privada, a autoridade poli- cial somente poderá proceder a inquérito a requeri- mento de quem tenha qualidade para intentá-la. Já nos crime de ação penal pública, condicionada à re- presentação ou incondicionada, o inquérito policial poderá ser iniciado de ofício.

B) De acordo com o Código de Processo Penal, o inquéri- to deverá ser finalizado no prazo de 10 dias, se o indi- ciado estiver solto, e no de 60 dias, quando estiver preso.

C) Se o caso for de difícil elucidação, terminado o prazo para finalização do inquérito, poderá a autoridade po- licial reter os autos por decisão própria.

D) Uma vez arquivado o inquérito pela autoridade judici- ária, em nenhuma hipótese poderá a autoridade poli- cial proceder a novas pesquisas.

E) O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será reali- zada ou não, a juízo da autoridade.

(7)

AÇÃO PENAL

17.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: MPE-RS Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - MPE-RS - Técnico do Ministério Público - Em relação ao Processo Penal, assi- nale a alternativa INCORRETA.

A) Segundo o princípio da presunção de inocência, nin- guém será considerado culpado até o trânsito em jul- gado de sentença penal condenatória.

B) O direito ao silêncio, previsto na Carta Magna como direito de permanecer calado, apresenta-se apenas como uma das várias decorrências do nemo tenetur se detegere, segundo o qual ninguém é obrigado a pro- duzir prova contra si mesmo.

C) A queixa contra qualquer dos autores do crime obriga- rá ao processo de todos, e a autoridade policial velará pela sua indivisibilidade.

D) A autoridade policial não poderá mandar arquivar au- tos de inquérito.

E) Nos atestados de antecedentes que lhe forem solici- tados, a autoridade policial não poderá mencionar quaisquer anotações referentes à instauração de in- quérito contra os requerentes.

18.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Durante dis- cussão com sua esposa sobre questões relacionadas à organização do lar, Marcus se descontrolou e a agrediu fisicamente, causando lesões corporais de natureza le- ve. Com os gritos e barulhos provocados na hora da agressão, o vizinho Milton, que é policial militar, interveio e conseguiu que Marcus parasse de agredi-la, vindo a prendê-lo imediatamente em flagrante delito e conduzi-lo à Delegacia Policial. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante pela autoridade policial, bem como da rea- lização de todos os trâmites legais, o feito é remetido ao Ministério Público. Nesse contexto, em relação ao tipo de ação penal que se aplica à espécie, de acordo com o entendimento jurisprudencial, é correto afirmar que o crime de lesão corporal leve, tipificado no artigo 129, ca- put, do Código Penal, é de ação penal

A) pública condicionada à representação.

B) pública incondicionada.

C) privada.

D) privada personalíssima.

E) privada exclusiva.

19.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Instaurado inquérito policial para apurar eventual prática de delito de extorsão cometido por Fernando respeitado o prazo legal, o delegado de polícia Jorge elaborou o respectivo relatório. No relatório, entendeu que os elementos infor- mativos colhidos na investigação apontavam o indiciado Fernando como autor do delito em questão.

Dessa forma, entendendo terem restado demonstrados suficientes indícios de autoria e provas da materialidade do delito, encaminhou os autos do inquérito para o Mi- nistério Público.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

A) Caso o Ministério Público entenda ser necessária a realização de novas diligências e as requisite à auto- ridade policial, determinando, por consequência, o re- torno dos autos do inquérito à delegacia de polícia, se for ultrapassado o prazo para o oferecimento da de- núncia durante a realização de referidas diligências requisitadas, será possível ação penal privada subsi- diária da pública.

B) Caso o membro do Ministério Público se quede inerte e não ofereça denúncia no prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo; por questão de justiça criminal, ela é de exer- cício imprescritível.

C) Caso o membro do Ministério Público se quede inerte e não ofereça denúncia no prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública dentro do prazo de seis meses contados a partir do dia em que esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.

D) Caso o membro do Ministério Público entenda ser hi- pótese de arquivamento dos autos do inquérito poli- cial, tendo ocorrido o efetivo arquivamento, ainda será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo e independente de condições, com base na inafastabilidade do controle jurisdicional.

E) Caso o membro do Ministério Público ofereça denún- cia, se a vítima, seu representante legal, ou terceiro in- teressado entender insuficiente a acusação, poderá ingressar com ação penal privada subsidiária da pú- blica desde que respeitado o prazo legal de seis me- ses contados a partir do oferecimento da denúncia.

20.Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Pro- vas: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Escrivão de Polí- cia Civil - Conforme o Código de Processo Penal, assina- le a alternativa correta.

A) A ação penal, nas contravenções, será iniciada com o oferecimento de queixa-crime pelo ofendido.

B) Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma nature- za, o órgão do Ministério Público ao investigado e à autoridade policial encaminhará os autos para o de- pósito físico.

C) Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de trinta dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância judiciária, conforme dispuser o respectivo regimento interno.

(8)

D) A queixa poderá ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do man- dato o nome do querelante e a menção do fato crimi- noso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligências que devem ser previamente requeridas no juízo criminal.

E) No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de representa- ção se restringirá ao cônjuge ou ascendente.

PRISÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA

21.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Perito Criminal - Engenharia Civil - Juarez, identificado civilmente e com residência fixa, está sendo investigado pela prática de homicídio com culpa consciente. Delegado de Polícia e Ministério Públi- co entendem que a prisão temporária é essencial para as investigações, pois verificaram fortes indícios de que Juarez estaria ameaçando as testemunhas do delito.

Nessa hipótese, assinale a alternativa correta.

A) É cabível prisão temporária pelo prazo de 5 dias pror- rogáveis por igual período.

B) Não é cabível a prisão temporária por falta de previ- são legal para a hipótese.

C) Não cabe prisão temporária porque ainda não existe processo, e sim apenas investigação.

D) O juiz, ciente das atitudes de Juarez, poderá decretar a prisão temporária de ofício.

E) Não cabe prisão temporária, mas sim prisão preventi- va, tendo em vista as atitudes de Juarez.

22.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - O Juiz Fede- ral da Seção Judiciária X decretou, de ofício, a prisão temporária por 10 dias de Jonas, que estava sendo acu- sado pela prática do delito de evasão de divisas, tipifica- do no parágrafo único do artigo 22 da Lei 7.492/86. O mandado de prisão já especificava a data de soltura de Jonas, caso não fosse, posteriormente, decretada a pri- são preventiva ou prorrogada a prisão temporária.

Acerca do que foi escrito acima e com base na legisla- ção a respeito do tema prisão temporária, assinale a al- ternativa correta.

A) A prisão temporária decretada é ilegal, já que não constam no rol de crimes previstos no artigo 1º da Lei 7.960/89 os delitos contra o sistema financeiro naci- onal.

B) A decretação da prisão temporária está correta, já que a legislação sobre o tema previu a decretação de ofí- cio e pelo prazo de dez dias, prorrogáveis por igual pe- ríodo em caso de extrema e comprovada necessida- de.

C) A legalidade da decisão de prisão temporária é ques- tionável, já que o enunciado deixou claro que a deci- são exarada pelo magistrado, embora de acordo com as disposições processuais previstas da Lei 7.960/89, inovou ao determinar a liberdade de Jonas, dispen- sando o alvará de soltura determinado pelo magistra- do processante.

D) A legalidade da decisão de prisão temporária é in- questionável, já que o enunciado deixou claro que a decisão exarada pelo magistrado está de acordo com as disposições processuais previstas da Lei 7.960/89, sobretudo ao determinar a liberdade de Jonas, dis- pensando o alvará de soltura.

E) A decretação da prisão temporária está incorreta, já que o magistrado não pode decretar essa prisão de ofício, bem como o correto prazo da medida constriti- va é de cinco dias, podendo ser prorrogado por igual período em caso de extrema e comprovada necessi- dade.

23.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Simone foi denunciada pelo Ministério Público pela prática, em tese, de delito de homicídio doloso. Na inicial acusatória, além da narrativa fática e rol de testemunhas, o promotor de justiça requereu a prisão temporária da denunciada, sob a alegação de que referida cautelar se afigurava impres- cindível às investigações e a colheita de provas, com vis- tas à verdade real dos fatos. O juiz recebeu a denúncia e, em decisão bem fundamentada, decretou a prisão tem- porária de Simone pelo prazo legal.

Nessa hipótese, assinale a alternativa correta.

A) Não foi correta a decisão do juiz. No caso, a prisão temporária é incabível, pois, mesmo sendo imprescin- dível às investigações, a denunciada estava devida- mente identificada, e isso impede a decretação desse tipo de prisão cautelar.

B) Foi correta a decisão do juiz, pois o crime em questão está no rol de cabimento da lei que trata da prisão temporária, e a imprescindibilidade da medida para as investigações, aliada à boa fundamentação por parte do juiz, justificam a decisão.

C) Não foi correta a decisão do juiz. No caso, a prisão temporária é incabível, pois esse tipo de prisão caute- lar apenas tem lugar na fase investigativa e, na hipó- tese, a denúncia já havia sido recebida.

D) Foi correta a decisão do juiz, pois atendeu aos requi- sitos legais pertinentes ao caso. Inclusive, o juiz po- deria ter decretado a cautelar independentemente de pedido do Ministério Público, se assim entendesse essencial à verdade real.

E) Não foi correta a decisão do juiz, pois, embora seja cabível a prisão temporária ao caso, a busca da ver- dade real não é fundamento apto à decretação da medida.

(9)

24.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE- CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - O Magistra- do da Comarca X decretou a prisão preventiva de Rai- mundo com fundamento na conveniência da instrução criminal, já que o Parquet juntou, na sua manifestação pela prisão do acusado, provas robustas de que o réu es- tava ameaçando uma das testemunhas de acusação.

Passados 90 dias da prisão, e com instrução criminal em andamento, após as oitivas das testemunhas de acusa- ção e da oitiva da primeira testemunha de defesa, o Ma- gistrado encerrou a audiência e designou nova data para a continuação dos trabalhos, já que se comprovou que as demais testemunhas de defesa não haviam sido inti- madas. Durante todo o andamento processual, o réu Ra- imundo permaneceu preso preventivamente diante da decisão mencionada acima.

Com base exclusivamente no que foi narrado no enunci- ado, é correto afirmar que a prisão preventiva é

A) legal, já que está de acordo com os preceitos proces- suais vigentes, sobretudo o conceito de conveniência da instrução criminal descrito no artigo 312 do Código de Processo Penal.

B) legal, já que a sua fundamentação se baseou em fa- tos concretos, novos e contemporâneos, que justifi- cavam a aplicação da medida extrema, a fim de res- guardar o regular andamento processual.

C) ilegal, pois o fato de o réu ter ameaçado uma das tes- temunhas não é motivo para prisão preventiva, mas sim aplicável o instituto da prisão temporária, con- forme expressa previsão da Lei 7.960/89.

D) ilegal, pois há uma norma na legislação processual penal que determina que, toda vez que a instrução criminal for fragmentada, o preso será imediatamente colocado em liberdade.

E) ilegal, já que, passados mais de 90 dias da decretação da medida constritiva de liberdade, o Magistrado que a decretou não realizou a revisão, de ofício, da neces- sidade de sua manutenção.

25.Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDE - CAN - 2021 - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - Joel foi pre- so em flagrante pela prática do delito de violação sexual mediante fraude, que prevê pena de reclusão de dois a seis anos. Posteriormente aos trâmites legais perante a Delegacia de Polícia, Joel foi encaminhado à audiência de custódia. Durante a referida audiência, o Ministério Público, entendendo não estarem presentes os requisi- tos da prisão preventiva, bem como fato de que o preso era primário, de bons antecedentes, e possui a atividade laboral lícita, requereu a liberdade provisória de Joel, o que foi seguido pelo mesmo pedido do Defensor Público que atuava no caso. Nada obstante, o Magistrado resol- veu por decretar a prisão preventiva de Joel, fundamen- tando sua decisão exclusivamente diante da gravidade do crime supostamente praticado.

Com base exclusivamente no que foi narrado acima, bem como nas alterações da Legislação Processual e no entendimento dos Tribunais Superiores a respeito do tema prisão preventiva, assinale a alternativa correta.

A) A decisão de decretação da prisão preventiva pelo Magistrado foi correta, sobretudo diante da funda- mentação legal da gravidade do delito praticado.

B) O Magistrado não está obrigado a concordar com a opinião do Ministério Público, que é parte no processo penal, podendo decretar qualquer medida judicial que entender cabível no curso do processo com o fim de resguardar o bom andamento processual e a socie- dade.

C) A prisão preventiva decretada com fundamento ex- clusivo na gravidade do crime praticado encontra res- paldo na legislação processual penal, conforme ex- pressamente disposto no artigo 312.

D) O princípio da imparcialidade do julgador garante ao Magistrado a decretação da prisão preventiva de ofí- cio, tendo em vista que, justamente por ser imparcial, o juiz não está atrelado à opinião de nenhuma das partes do processo (Ministério Público e Defesa), ten- do a liberdade de valorar as provas produzidas em contraditório, e decidir motivadamente (livre conven- cimento motivado).

E) O Magistrado não pode decretar a prisão preventiva de ofício, conforme determina a alteração promovida na legislação processual penal pela Lei 13.964/19 (Pacote Anticrime), bem como o sistema acusatório, preservando-se a imparcialidade do julgador e garan- tindo a todo e qualquer acusado não ser preso sem provocação do Ministério Público e/ou Delegado de Polícia.

26.Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RN Prova: FGV - 2021 - PC-RN - Agente e Escrivão - Ao avistar policiais cami- nhando em sua direção, Alberto começou a correr no sentido oposto. Suspeitando da atitude de Alberto, os policiais iniciaram perseguição e acabaram por capturá- lo, encontrando com ele um aparelho celular, que o agen- te confessou haver furtado de um transeunte momentos atrás. A vítima chegou ao local e reconheceu Alberto como autor do fato praticado vinte minutos antes. Con- siderando os fatos narrados, Alberto:

A) poderá ser preso em flagrante, desde que tenha havi- do prévia representação da vítima à autoridade polici- al, tendo direito a ser informado sobre o nome dos responsáveis por sua prisão;

B) deverá ser preso pelos policiais ou poderá ser preso em flagrante por qualquer um do povo, sendo enca- minhado à autoridade policial para lavratura do auto de prisão em flagrante;

C) poderá ser preso, sendo desnecessária a apresenta- ção de nota de culpa com o motivo da prisão diante da situação de flagrante;

(10)

D) poderá ser preso, sendo desnecessária a comunica- ção aos seus familiares ou pessoa por ele indicada, por estar em flagrante delito;

E) não poderá ser preso em flagrante, pois não estava cometendo o crime nem havia acabado de cometê-lo.

PROCESSO E JULGAMENTO DOS CRIMES DE RESPONSABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

27.Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: SEAP-GO Prova: IADES - 2019 - SEAP-GO - Agente de Segurança Prisional - No que tange aos crimes de responsabilidade dos funcioná- rios públicos, assinale a alternativa correta.

A) O processo e julgamento nesses crimes competirá ao chefe imediato do funcionário público.

B) A queixa ou a denúncia poderão ser anônimas, não necessitando, inicialmente, de nenhum documento que a instrua ou de qualquer declaração acerca da impossibilidade de apresentação de provas.

C) Os crimes de responsabilidade são crimes inafiançá- veis.

D) Se o servidor público se achar fora da jurisdição do ju- iz, será considerado revel.

E) O juiz rejeitará a queixa ou denúncia em despacho fundamentado, caso seja convencido pela resposta do acusado ou do seu defensor da inexistência do crime ou da improcedência da ação.

28.Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-ES Prova:

INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Perito Oficial Criminal - Área 8 - Sobre o rito especial dos processos sobre cri- mes de responsabilidade dos funcionários públicos, o que prescreve o direito processual penal brasileiro?

A) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários pú- blicos, competirá o processo e julgamento aos juízes leigos até o recebimento da denúncia.

B) Se não for conhecida a residência do acusado, ou es- te se achar fora da jurisdição do juiz, ser-lhe-á nome- ado advogado público filiado à procuradoria respecti- va ao ente federativo, a quem caberá apresentar o pe- dido de suspensão dos autos até a devida citação.

C) A resposta não poderá ser instruída com documentos e justificações, mas tão somente com a indicação de eventuais testemunhas abonatórias.

D) Na instrução criminal dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos e nos demais termos desse tipo de processo, observar-se-á o disposto nos capítu- los do Código de Processo Penal relativos após pro- cessos de rito comum.

E) O Juízo não poderá rejeitar a denúncia antes que se efetive a fase instrutória do processo penal com o in- terrogatório do réu.

HABEAS CORPUS

29.Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VU- NESP - 2020 - EBSERH – Advogado - No que concerne ao regramento legal do habeas corpus previsto no CPP, é correto afirmar:

A) dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, inclusive nos casos de punição disciplinar.

B) recebida a petição de habeas corpus, o juiz, se julgar necessário, e estiver preso o paciente, mandará que este lhe seja imediatamente apresentado em dia e ho- ra que designar.

C) se o habeas corpus for concedido em virtude de nuli- dade do processo, este será definitivamente arquiva- do.

D) a lei processual penal não prevê a possibilidade de os juízes e os tribunais expedirem de ofício ordem de habeas corpus.

E) não cabe habeas corpus quando negada a liberdade sob fiança, mesmo que a lei autorize a liberdade no caso concreto.

30.Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VU- NESP - 2018 - PC-BA - Escrivão de Polícia - O habeas corpus é remédio constitucional, embora tenha previsão no Código de Processo Penal. Nesse sentido, prevê o Código de Processo Penal que

A) se a ordem de habeas corpus for concedida em favor do paciente preso, será expedido salvo-conduto assi- nado pelo juiz.

B) se considerará ilegal a coação se o réu estiver preso no processo por mais de oitenta e um dias sem jul- gamento do feito.

C) os juízes e os tribunais não podem expedir de ofício ordem de habeas corpus, ainda que, quando no curso de processo, verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal.

D) o habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

E) recebida a petição de habeas corpus, o juiz, se neces- sário, e estiver preso o paciente, mandará que lhe seja apresentado o paciente no prazo de 24 (vinte e qua- tro) a 48 (quarenta e oito) horas.

“Vamos em frente pagando o preço da aprovação!”

PROF. MARCOS MOREIRA.

Referências

Documentos relacionados

LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA

Observou-se que todos os queijos analisados estavam dentro dos níveis de gordura exigidos pela legislação, enquanto que para o teor de umidade nenhum dos

Em regiões frias de altitudes elevadas, a maturação dos frutos tende a ser mais precoce, por isso recomendam-se cultivares mais tardias para essas re- giões. Em regiões mais quentes,

Administrativo, Ed. Carlos Velloso, dec. Moreira Alves, dec. Ou seja, em evidente contradição com a linha de pensamento adotada quando do julgamento AgRRE nº.

PEOPLE ON TIME CONSULTORIA, PLANEJAMENTO E SERVIÇOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LTDA - EPP GREEN LINK ESTUDOS AMBIENTAIS LTDA - ME. NEOTREND ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA

A portaria designando os membros da Comissão Geral de Seleção, juntamente com as declarações de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro dessa Comissão em função

137 Mesmo as gerações seguintes, introduzidas na década de 1990, possuíam sérias limitações, como a insuficiente capacidade de conexão com a base instalada de computadores pessoais,

O objetivo principal do Museu da Vida Esco- lar é a pesquisa do passado educacional e escolar em todos os períodos da História local e, de ma- neira mais geral, da História Cretense,