• Nenhum resultado encontrado

Simulado de Probabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Simulado de Probabilidade"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Simulado de Probabilidade

Revisão para a avaliação

Exercícios de Combinação:

1) Um certo número de pessoas pode ser agrupado em 2 em 2 pessoas, não importando a ordem das mesmas, resultando em 10 diferentes possibilidades de agrupamento. Quantas pessoas fazem parte deste grupo?

2) De um total de 6 pratos a base de carboidratos e 4 pratos a base de proteínas, pretendo fazer o meu prato com 5 destes itens diferentes, de sorte que contenha 2 proteínas. Qual é o número máximo de pratos distintos que poderei fazer?

3) Em um restaurante há doces e salgados. Cada pessoa receberá um recipiente com 3 doces, dos 8 tipos disponíveis e apenas 2 salgados, dos 7 fabricados. Quantos são as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente?

4) Oito pessoas irão acampar e levarão uma barraca, onde dormirão 2 pessoas. Quantas são as opções de distribuição das pessoas na barraca?

5) Com 10 espécies de frutas, quantos tipos de salada, contendo 6 espécies diferentes podem ser feitas?

6) Em um congresso há 30 administradores e 20 contabilistas. Quantas comissões de 3 administradoras e 4 contabilistas podem formar?

7) Uma empresa é formada por 6 sócios brasileiros e 4 japoneses. De quantos modos podemos formar uma diretoria de 5 sócios, sendo 3 brasileiros e 2 japoneses?

8) Numa reunião de congregação em que cada professor cumprimentou todos os seus colegas, registraram-se 210 apertos de mãos. Determine o número de professores presentes na reunião.

Exercícios de Permutação:

1) Em uma sapataria irei guardar 3 sapatos, 2 chinelos e 5 tênis. Quantos são as disposições possíveis desde que os calçados de mesmo tipo fiquem juntos, lado a lado na sapataria?

2) Grêmio (RS), Flamengo (RJ), Internacional (RS) e São Paulo (SP), disputam um campeonato. Levando-se em conta apenas a unidade da federação de cada um dos clubes, de quantas maneiras diferentes pode-se determinar o campeonato?

3) Quantos anagramas da palavra CAPITULO, que tem a letra C em 1º lugar e a letra A 2 lugar?

4) Com as letras da palavra ADEUS podemos formar: a) Quantos anagramas?

b) Quantos anagramas que começam com a letra D c) Quantos anagramas que começam com vogal?

d) Quantos anagramas que começam com consoantes e terminam com vogal?

Exercícios de Probabilidade:

1) Uma urna contém 50 bolinhas numeradas de 1 a 50. Sorteando-se uma bolinha, a probabilidade de que o número observado seja múltiplo de 8 é:

(2)

2) No lançamento de um dado não viciado o resultado foi um número maior do que 3, qual é a probabilidade de esse ser um número par?

(A) 1/6 (B) 1/2 (C) 1/3 (D) 2/5 (E) 2/3 3) Numa comunidade de 1000 habitantes, 400 são sócios de um clube A, 300 de um clube B e 200 de ambos. Escolhendo-se uma pessoa ao acaso, qual a probabilidade dessa pessoa ser sócia de A ou de B?

(A) 75% (B) 60% (C) 50% (D) 45% (E) 30%

4) Uma pessoa joga uma moeda quatro vezes, qual a probabilidade de sair CARA nas quatro jogadas?

(A) 1/2 (B) 1/4 (C) 1/8 (D) 1/16 (E) 1 5) (UPF) - Uma urna contém 3 bolas brancas e 4 bolas pretas. Tira-se, sucessivamente, 2 bolas. Então a probabilidade das bolas serem da mesma cor, é:

(A) 1/7 (B) 2/7 (C) 3/7 (D) 4/7 (E) 5/7 6) (VUNESP) Dois jogadores, A e B vão lançar um par de dados. Eles combinam que, se a soma dos números dos dados for 5, A ganha, e, se essa soma for 8, B é quem ganha. Os dados são lançados. Sabe-se que A não ganhou. Qual a probabilidade de B ter vencido?

(A) 10/36 (B) 5/32 (C) 5/36 (D) 5/35 (E) não se pode calcular 7)(UFRGS) Dentre um grupo formado por dois homens e quatro mulheres, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um homem e duas mulheres é de: (A) 25% (B) 30% (C) 33% (D) 50% (E) 60% 8) (UFRGS) Em uma gaveta, cinco pares diferentes de meias estão misturados. Retirando-se ao acaso duas meias, a probabilidade de que elas sejam do mesmo par é de:

(A) 1/10 (B) 1/9 (C) 1/5 (D) 2/5 (E) 1/2. 9) (UFRGS) As máquinas A e B produzem o mesmo tipo de parafuso. A porcentagem de parafusos defeituosos produzidos, respectivamente, pelas máquinas A e B é de 15% e de 5%. Foram misturados, numa caixa 100 parafusos produzidos por A e 100 produzidos por B. Se tirarmos um parafuso ao acaso e ele for defeituoso, a probabilidade de que tenha sido produzido pela máquina A é de:

(A) 10% (B) 15% (C) 30% (D) 50% (E) 75% 10) (UFRGS) Em um jogo, dentre dez fichas numeradas com números distintos de 1 a 10, duas fichas são distribuídas ao jogador, que ganhará um prêmio se tiver recebido fichas com dois números consecutivos. A probabilidade de ganhar o prêmio neste jogo é de:

(A) 14% (B) 16% (C) 20% (D) 25% (E) 33%

11) (FUVEST) Escolhido ao acaso um elemento do conjunto dos divisores positivos de 60, a probabilidade de que ele seja primo é:

Referências

Documentos relacionados

As redes foram montadas na entrada da caverna durante o crepúsculo para que somente as espécies que utilizam a caverna como abrigo fossem coletadas no horário de forrageamento.. A

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

Os filmes de PBRPP caracterizados por técnicas espectroeletroquímicas apresentaram uma eficiência coulômbica de 61,1 %, contraste cromático da ordem de 20 % e

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

 Neste relatório estão descritas as atividade escritas as atividades desenvolvidas na s desenvolvidas na Divisão de Projetos do Divisão de Projetos do Departamento de Obras

E é nesse contexto que se vislumbra a arquitetura do Copacabana Pa- lace, assinada pelo arquiteto francês Joseph Gire 17 , como um projeto pensado para hospedar importantes nomes