• Nenhum resultado encontrado

INOVAÇÃO, DESIGN E ESTRATÉGIA MANUAL DO CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INOVAÇÃO, DESIGN E ESTRATÉGIA MANUAL DO CURSO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INOVAÇÃO, DESIGN E

ESTRATÉGIA

MANUAL

DO

CURSO

ESPM

Rua Joaquim Távora, 1.240 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Informações

Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta — 9h às 20h45 Sábado — 9h às 12h45

relacionamentojt@espm.br

(2)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 2

Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia

O atual contexto econômico, global e complexo é caracterizado por uma transformação constante nos padrões de produção e gestão e informação, produtos, serviços e experiências. Nesse cenário, é premissa que líderes desenvolvam habilidades para inovação.

O curso proporciona a preparação de gestores para atuar nesse novo contexto em transformação, por meio do equilíbrio entre fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado.

O curso de pós- graduação em Inovação, Design e Estratégia visa a capacitação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em design e inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável.

A grade de disciplinas engloba os principais conceitos, metodologias e estratégias, visando a ampliar a capacidade analítica, desenvolver a criatividade e o espírito inovador, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.

Objetivos

Os objetivos do curso consistem em: abordar os principais fundamentos de inovação e do design, com base nas práticas de mercado, para uma eficiente tomada de decisão. Explorar novas técnicas de implementação e análise, permitindo o desenvolvimento de atitude empreendedora. Despertar visão crítica sobre estratégias e modelos de negócio, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com as práticas do mercado, a ética e a responsabilidade social e empresarial.

Público

O curso é dirigido, prioritariamente, a executivos com formação na área de design e em áreas correlatas, que desejem adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o tema para atuarem como gestores ou empreendedores.

(3)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 3

Dinâmica

O curso possui carga horária de 360 horas, e a grade do curso contempla os tópicos abaixo:

 Aulas presenciais realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas, eventualmente e pré-agendadas, em campo;

 A metodologia utilizada envolve aulas expositivas, análises críticas, vivências práticas e o desenvolvimento de um projeto como conclusão.

Estrutura do Curso

A seguir, são apresentadas as disciplinas que compõem o curso:

 Inovação e Criatividade...(24h)  Design Thinking...(24h)  Estratégia e Modelos de Negócio...(24h)  Tendências e Futuro Inteligente...(24h)  Propósito e Impacto Social...(24h)  Empreendedorismo...(24h)  Fundamento em Marketing, Branding e Gestão de Produtos...(24h)  Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Pessoal...(24h)  Big Data e Inteligência Competitiva...(24h)  Consumer Insights e Human Behaviour Change...(24h)  Gestão de Projetos...(24h)  Metodologias Ágeis de Implementação...(24h)  Experiência do Usuário – UX...(24h)  Gamification...(24h)  Trabalho de Conclusão de Curso...(24h)

(4)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 4

Ementas das disciplinas

Inovação e Criatividade

 Apresentar conceitos, modelos e técnicas associados à inovação, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à geração de valor e à obtenção de vantagens competitivas efetivas e sustentáveis.

 Abordar tópicos como processos de inovação incremental e disruptiva, metodologias, open innovation, inovações na cadeia de valor e cultura de inovação.

 Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos.

Design Thinking

 De “problem-solving a problem-finding”: a evolução do design como de uma disciplina voltada à estética de produtos para uma abordagem que fomenta inovação e a identificação de novas oportunidades de soluções centradas no usuário.

 Possibilitar a compreensão da abordagem metodológica do Design Thinking e suas aplicações em diversas indústrias e segmentos. Introdução á ferramentas, estabelecendo um entendimento das etapas, agentes e protocolos apropriados.

 Preparar o estudante para explorar um pensamento integrativo, que busque equilibrar o raciocínio lógico e criatividade, com o objetivo de decodificar os anseios (conscientes e subconscientes) das pessoas a fim de atender as suas necessidades, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis.

Estratégia e Modelos de Negócio

 Apresentar uma visão evolutiva dos modelos estratégicos e de gestão, enfatizando as correlações da cadeia de valor para os acionistas e clientes.

 Explorar novos modelos de negócio, incorporando soluções analógicas e digitais, que apresente impacto para diversas indústrias em muitos segmentos.

(5)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 5  Ampliar o conhecimento e a habilidade do estudante, quanto à seleção e

aplicação das estratégias competitivas, para garantir o diferencial competitivo duradouro e sustentável.

 Capacitar o estudante para utilizar a ferramenta Business Model Generation para a concepção da proposta de valor.

Tendências e Futuro Inteligente

 Permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, quando a inteligência passará a fazer parte de todos os aspectos da vida das pessoas, permitindo que a tecnologia as empodere e apresente novas possibilidades.

 Apresentar novas tecnologias como equipamentos inteligentes, internet das coisas, cidades e transporte inteligente, wereables tech, beacons, DIY e movimentos como Hacker e Maker.

 Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.

Propósito e Impacto Social

 Possibilitar a reflexão sobre os conceitos em inovação social, a quais empresas se utilizam como estratégias ancoradas em necessidades sociais de todas naturezas, das condições de e educação até o desenvolvimento de comunidades e saúde como vantagem competitiva.

 Explorar oportunidades de soluções com impacto global que também desenvolvam e fortaleçam a sociedade civil.

Empreendedorismo

 Abordar aspectos da cultura empreendedora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades.

 Discutir possibilidades de empreendedorismo como carreira, para a concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora.

(6)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 6  Explorar a mentalidade empreendedora dentro das organizações

(intra-empreendedorismo), fundamental para todas as empresas, independentemente do porte, segmento ou tempo de mercado. Refletir sobre os fatores de sucesso de novos empreendimentos dentro de empresas já existentes.

 Apresentar um panorama do empreendedorismo no Brasil, incluindo as opções de funding, os programas e os aceleradoras existentes.

Fundamentos em Marketing, Branding e Gestão de Produtos

 Possibilitar a aplicação de ferramentas de marketing para a gestão das variáveis, em ambientes físicos e virtuais, tanto para mercados business to business (B2B) quanto business to consumer (B2C).

 Expor os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão, tais como brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de marcas.

 Criar condições voltadas ao desenvolvimento de programas para construção e manutenção do significado e valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva à organização.

Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Pessoal

 Oferecer subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe, refletindo sobre os comportamentos adequados no atual mundo dos negócios, discutindo sobre as modernas formas de trabalho e ampliando a capacidade de perceber e lidar com as várias dimensões do comportamento organizacional.

 Possibilitar condições ao estudante para atuar no universo corporativo e/ou de empreendedorismo como um gestor proativo e responsável, que valoriza o fator humano como condição essencial para maximização dos resultados no mundo dos negócios.

(7)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 7

Big Data e Inteligência Competitiva

 Propiciar ao estudante a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para aproveitar a enorme quantidade de dados por meio do Big Data, como avaliar as informações sobre a atividade dos concorrentes, os hábitos comportamentais das pessoas e as tendências de negócios, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa.  Permitir a compreensão da importância do alinhamento estratégico nas

organizações com as premissas conceituais dos modelos de inteligência competitiva e de Business Intelligence.

Consumer Insights e Behavior Change

 Explorar as origens históricas da moderna sociedade de consumo e as redes de significados culturais que existem por trás das trocas do consumo de produtos.

 Definir os fatores que influenciam o comportamento de compra, a classificação de consumidores pelos critérios de valor e estilo de vida, tendências do comportamento na sociedade contemporânea e o processo de decisão de compra dos consumidores.

 Discutir o papel do entendimento de mercado/pessoas, a tipologia e as etapas de um processo de pesquisa. Apresentar e discutir exemplos práticos da aplicação do conhecimento neuro científico para à pesquisa de marketing.

Gestão de Projetos

 Compreender técnicas de gerência de projeto nos moldes da administração de empresas.

 Estudar conceitos como árvore de decisão e PMI.

Metodologias Ágeis de Implementação

 Discutir a evolução histórica das metodologias de desenvolvimento e implementação de projetos.

(8)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 8  Explorar técnicas de modelos ágeis de projetos e suas aplicações em

projetos de inovação: SCRUM, Agile, Lean Start-up, Sprints. Experiência do Usuário – UX

 Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação e experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.

 Construir a experiência do usuário em um projeto de design digital, por meio da criação de personas, definição de cenários para priorização de requisitos, construção de protótipos de baixa-média fidelidade e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

Gamification

 Expor as frequentes estratégias utilizadas em gestão de mudanças no contexto coorporativo.

 Explorar as ferramentas para a gestão de mudanças centradas no usuário.  Apresentar o conceito de gamification (mecânica de jogos) como ferramenta

para gestão de mudanças e aumento de engajamento. Trabalho de Conclusão de Curso

 Consiste na elaboração supervisionada de um plano de negócio, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos e técnicas abordadas ao longo do curso.

 Para a elaboração do TCC, o estudante conta com aulas preparatórias, orientações presenciais, atividades em período extraclasse e bancas de professores que avaliarão sua produção.

ESPM Carreiras

Tem o propósito de fornecer ao estudante orientações e serviços fundamentais para que ele possa autogerir suas escolhas profissionais e pessoais baseado em autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Técnicas de apresentação, elaboração de curriculum vitae em português e outros idiomas, coaching, seminários, workshops, palestras de atualização e rede de

(9)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 9 contatos profissionais são alguns dos serviços dedicados, exclusivamente, aos

estudantes da ESPM pós-graduação São Paulo.

Para mais informações clique no link www.espm.br/carreirapos.

Pré-requisitos para inscrição

Preenchimento da ficha de inscrição no site e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

(Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo).

Processo seletivo

Inscrições abertas até o dia 24/7/15.

 Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá um link para o preenchimento do processo seletivo on-line, que é composto das seguintes etapas:

1ª etapa preenchimento dos dados cadastrais;

2ª etapa preenchimento do questionário de áreas e interesses; 3ª etapa elaboração da redação*;

4ª etapa inserção do currículo profissional atualizado*.

* Inserir os documentos nos formatos Word, PDF ou zipado.

 Todas as etapas do processo seletivo on-line deverão ser adequadamente cumpridas.

 O prazo para a realização do processo seletivo on-line é de dois dias

corridos. Caso não cumpra todas as etapas no primeiro acesso, seus dados ficarão salvos para a finalização posterior, porém dentro do prazo estabelecido.

 A critério da comissão julgadora, eventualmente, o candidato também poderá ser convidado para uma entrevista presencial.

(10)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 10

Resultado do processo seletivo

Será enviado um e-mail pela secretaria de pós-graduação em até 10 dias corridos após a realização do processo seletivo on-line.

Pré-requisitos para ingresso

 Aprovação no processo seletivo on-line.

 Apresentação do diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), com carga horária mínima de 1.600 horas-aula.

Matrícula

Deverá ser efetivada após o recebimento do e-mail com o resultado do processo seletivo e a convocação para a matrícula, enviado pela secretaria de pós-graduação, de acordo com a opção escolhida.

 Campus Joaquim Távora

Documentos obrigatórios para a efetivação da matrícula

 RG e CPF(originais).

 Diploma de curso superior. Na ausência do diploma do estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, que será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais).

 No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº 8, de 4/10/07, do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível em: http://portal.mec.gov.br

(11)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 11

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo

PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.  Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO

EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail: processospossp@espm.br, 100%

do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis ,após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Carga horária e duração

O possui carga horária de 360 horas, com duração aproximada de 18 a 20 meses, sendo oferecido nas modalidades abaixo:

Versão Noturna: aulas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras das 19h30

às 22h30.

Início das aulas

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, com início em 4/8/15.

Local do curso

Campus Joaquim Távora - Rua Joaquim Távora, 1.240 – Vila Mariana – São Paulo – SP.

(12)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 12

Investimento

Matrículas efetuadas de 15/6/15 a 3/7/15 (com desconto de 25%)

Obs.: para ter direito a esse benefício, o candidato deverá realizar sua inscrição e ter participado do processo seletivo on-line até o dia 23/6/15.

Matrícula

com desconto Parcelado

R$ 975,00 Curso Matrícula/curso 19 parcelas fixas de R$ 1.993,76 R$ 38.856,44 23 parcelas fixas de R$ 1.676,10 R$ 39.525,30 Matrículas efetuadas a partir de 4/7/15 (sem desconto)

Matrícula

sem desconto Parcelado

R$ 1.300,00 Curso Matrícula/curso 19 parcelas fixas de R$ 1.993,76 R$ 39.181,44 23 parcelas fixas de R$ 1.676,10 R$ 39.850,30

Parceria – Linhas de créditos

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos estudantes de Master em Marketing, MBA e Pós-graduação em Jornalismo Digital, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos. Mais informação contate:

(13)

Publicado em 12/6/15– Esta versão substitui as versões anteriores Página 13

Banco Bradesco

Contato: qualquer agência do Bradesco ou o PAB na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Telefones: (11) 5082-2170 / 5085- 6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br/ 0134.jose@bradesco.com.br

Possibilidade de financiamento – Programa de Crédito Solidário

ESPM

O Programa de Crédito Solidário ESPM possibilita a obtenção de 20%, 30% e

40% de crédito concedido (sobre o financiamento do valor do curso), de acordo com a renda familiar anual do estudante e demais pré-requisitos. Mais informações acesse a política clique aqui.

Dúvidas, consulte a Central de Relacionamento, telefone (11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Seguro Educacional

Agora, você recebe da ESPM, sem nenhum custo, o Seguro Educacional. Ele terá validade a partir do início das aulas e da aprovação da proposta, por parte da seguradora. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Referências

Documentos relacionados

· Toxicidade aquática: Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. · 12.2 Persistência e degradabilidade Não existe mais nenhuma informação

O decanoato de nandrolona pode ser utilizado como adjuvante de processos catabólicos ou depletores teciduais, como infecções crônicas, grande cirurgia ou trauma grave, ou, tratamento

Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania e da política de… Serviço de Proteção Social Básica

Os 269 (duzentos e sessenta e nove) professores das 37 (trinta e sete) instituições envolvidas na proposta do PROFLETRAS, que integram o núcleo permanente, são todos doutores e estão

a) Identificar a percepção da empresa em relação aos aspectos estratégicos: realizou-se uma pesquisa aplicada e estudo de campo a fim de conhecer a fundo a

Em caso de incumprimento imputável à Promitente Compradora de quaisquer das obrigações que para si resultem do presente Contrato, designada mas não unicamente, a não outorga

segurança ao sistema (tratamento e distribuição) como promove a segurança dos funcionários na execução das suas funções assegurando assim a preservação do patrimônio e

aço como na resposta deste aço ao tratamento térmico depende do elemento de liga de tratamento térmico depende do elemento de liga de forma individual e das suas interações