• Nenhum resultado encontrado

Roteiros Mensais para Grupos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiros Mensais para Grupos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Roteiros Mensais para Grupos

NOVEMBRO 2018

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes desafios da humanidade que nos apresenta o Papa.

(2)

Erro! Indicador não definido.

OBJETIVO

Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes desafios da humanidade que nos apresenta o Papa.

DESCRIÇÃO

 Apresentar um roteiro de encontro/oração para cada mês para os grupos do MEJ espalhados pelo Brasil.

 Cada roteiro de encontro terá como base a Intenção de Oração do Papa e os pilares dos do MEJ: EVANGELHO, EUCARISTIA e MISSÃO.

 Os roteiros serão preparados por jovens e assessores adultos do MEJ das várias regiões do Brasil.

 O roteiro será disponibilizado na internet ou enviado a quem solicitar 15 dias antes do começo de cada mês.

(3)

1

11º Roteiro – NOVEMBRO 2018

PREPRARAR O AMBIENTE

Objetivos:

Mostrar que o uso de violência é baseado no livre arbítrio e pode sofrer influência de más interpretações do ambiente.

Preparação do Encontro:

Ambiente: sala de encontros do MEJ ou local onde se possa realizar a dinâmica. Materiais: 1 caixa de bombons Bexigas Palitos de dente Oração inicial:

O coordenador do grupo prepara e conduz a oração conforme costume.

Intenção do Papa:

Para que a linguagem do coração e do diálogo prevaleçam sempre sobre a linguagem das armas.

Para Refletir

"SE NÃO HÁ PAZ NO TEU CORAÇÃO, O MUNDO NÃO TERÁ PAZ" "Podes falar da paz com belas palavras, fazer uma grande conferência, mas se nas tuas pequenas coisas, no teu coração, não há paz, se na tua família não há paz, se no teu bairro não há paz, no teu local de trabalho não há paz, então também não haverá no mundo".

As palavras são do Papa Francisco na homilia da eucaristia a que presidiu esta manhã retomando as habituais missas matinais em Santa Marta após a pausa do verão.

Na sua homilia Francisco focou a sua atenção na palavra "sabedoria" que, afirmou, é preciso pedir a Deus a “sabedoria” para promover a paz nas

(4)

coisas quotidianas porque é a partir dos pequenos gestos que nasce a possibilidade da paz em escala global.

O Papa afirmou que "a paz não se constrói por meio de grandes consensos internacionais. A paz é um dom de Deus que nasce em lugares pequenos. Num coração, por exemplo ou num sonho, como acontece a José, quando um anjo lhe diz que não deve ter medo de se casar com Maria, porque ela doará ao mundo o Emanuel, o 'Deus conosco'. E o Deus conosco é a paz".

Para o santo padre o caminho "de santos e pecadores" indica que "a paz não se faz de um dia para o outro", porque ela é um "dom" de Deus que necessita de ser "trabalhado diariamente":

"Por isso podemos dizer que a paz é um dom que se torna artesanal nas mãos dos homens. Somos nós, homens, a cada dia, a dar um passo para a paz: é o nosso trabalho. É o nosso trabalho com o dom recebido: promover a paz", sintetizou.

Na parte final da sua homilia Francisco convidou a fazer a paz "nas pequenas coisas do quotidiano" lembrando que "não chegam as grandes manifestações pela paz, os grandes encontros internacionais se depois não se faz, essa paz, nas coisas pequenas".

Como habitualmente Francisco terminou a sua reflexão com um autêntico exame de consciência que convidou os presentes a questionarem-se: "Como está teu coração hoje? Está em paz? Se não está em paz, antes de falar de paz, coloca o teu coração em paz. Como está a tua família hoje? Está em paz? Se não és capaz de levar adiante a tua família, o teu presbitério, a tua congregação, levá-la adiante em paz, não bastam palavras de paz para o mundo... Esta é a pergunta que hoje gostaria de fazer: como está o coração de cada um de nós? Está em paz? Como está a família de cada um de nós? Está em paz? É assim, não? Para chegar a um mundo em paz", terminou.

http://www.educris.com/v2/artigos/6304-papa-francisco-se-nao-ha-paz-no-teu-coracao-o-mundo-nao-tera-paz (Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé - Conferência Episcopal Portuguesa)

"NÓS REALMENTE QUEREMOS A PAZ? ENTÃO, VAMOS BANIR AS ARMAS PARA NÃO TER QUE VIVER NO MEDO DA GUERRA." (Papa

Francisco)

Provoque o grupo para um diálogo sobre cultura de vida e cultura de morte.

(5)

3

Escuta da Palavra

"Tomou então Saul três mil israelitas de escol e foi em busca de Davi com sua gente nos rochedos dos Cabritos Monteses. Chegando perto dos apriscos de ovelhas que havia ao longo do caminho, entrou Saul numa gruta para satisfazer suas necessidades. Ora, no fundo dessa mesma gruta se encontrava Davi com seus homens," "os quais disseram-lhe: Eis o dia anunciado pelo Senhor, que te prometeu entregar o teu inimigo à tua discrição. Davi, arrastando-se de mansinho, cortou furtivamente a ponta do manto de Saul. E logo depois o seu coração bateu-lhe, porque tinha ousado fazer aquilo. E disse aos seus homens: Deus me guarde de jamais cometer este crime, estendendo a mão contra o ungido do Senhor, meu senhor, pois ele é consagrado ao Senhor! Davi conteve os seus homens com estas palavras e impediu que agredissem Saul. O rei levantou-se, deixou a gruta e prosseguiu o seu caminho. Então Davi saiu por sua vez e bradou atrás de Saul: Ó rei, meu senhor! Saul voltou-se para ver, e Davi inclinou-se, prostrando-se até a terra. E disse ao rei: Por que dás ouvidos aos que te dizem: Davi procura fazer-te mal? Viste hoje com os teus olhos que o Senhor te entregou a mim na gruta. (Meus homens) insistiam comigo para que te matasse, mas eu te poupei, dizendo: Não levantarei a mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor. Olha, meu pai, vê a ponta de teu manto em minha mão. Se eu cortei este pano do teu manto e não te matei, reconhece que não há perversidade nem revolta em mim. Jamais pequei contra ti, e tu procuras matar-me. Que o Senhor julgue entre mim e ti! O Senhor me vingará de ti, mas eu não levantarei minha mão contra ti."

Ler de forma bem tranquila e orante, e deixar um tempinho de silêncio para que os jovens possam meditar e rezar o texto ouvido.

Partilha:

 O que Deus quer dizer para nós por meio do texto lido?  O que o texto nos faz dizer a Deus?

 Como a Palavra de Deus nos faz olhar a realidade? ILUMINAÇÃO

BÍBLICA:

(6)

Dinâmica

1. Entregar 1 bexiga para cada participante e pedir que eles inflem no tamanho que queiram.

2. Entregar 1 palito de dente para cada um.

3. Dizer aos participantes que aquele que permanecer com a bexiga cheia ganhará os bombons.

4. Deixar que eles se mobilizem como queiram (um deles tentará estourar os balões o que induzirá os outros a estourar os balões até que sobre apenas 1)

5. Pedir que todos se sentem e seguir para a reflexão sobre a dinâmica.

REFLEXÃO

Após a finalização da dinâmica fazer as seguintes perguntas: O que foi dito no início da dinâmica sobre as bexigas?

O que fez você decidir estourar a bexiga dos outros participantes? Quais são as semelhanças e diferenças entre a dinâmica e o texto bíblico?

Em que ocasiões somos levados a acreditar que a melhor opção é a violência?

Como podemos agir quando o ambiente está em caos e nos traz à violência?

FINALIZAÇÃO

Entregar os bombons (chocolates) aos participantes para partilha.

Oração Final

Coração de Jesus faça nosso coração semelhante ao vosso para que aprendamos a viver momentos de paz mediante o caos e a violência que nos rodeia.

Referências

Documentos relacionados

APROVADO EM 28-08-2014 INFARMED utilização com cisplatina (medicamento utilizado para o tratamento do cancro) utilização com lapatinib (medicamento utilizado para o tratamento

[r]

Neste estudo usámos três diferentes técnicas de activação do irrigante: activação manual com seringa e agulha, agitação manual dinâmica, e activação por irrigação

a) Política da "paz armada", desenvolvida pelas grandes potências no final do século XIX, da qual resultaram tratados de alianças como a Tríplice Entente e

5º Cabe Coordenação-Geral de Gestão de Sistemas de Informações em Saúde do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção

Como a própria página inicial indica, a Wikipedia é a “enciclopédia livre que que todos podem editar”, isto é, a essência do site é a liberdade que concede aos

Os planos de guerra das potências que participaram da I Guerra Mundial demonstram como o sistema de alianças, formado pelos países europeus no período denominado "Paz Armada"

3 Tendo em vista a importância do ensino das Ciências Naturais e as dificuldades encontradas pelos professores que ministram essa disciplina nos anos iniciais