• Nenhum resultado encontrado

APLICAÇÃO EM VOIP PARA A COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICAÇÃO EM VOIP PARA A COMUNIDADE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

APLICAÇÃO EM VOIP PARA A COMUNIDADE

Kaitlyn Nogueira de Carvalho Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PROEX/CNPQ

Fabiano João Leoncio de Padua Professor MSc do IFMT, Campus Cuiabá, orientador

Resumo

Com o crescimento das redes de computadores teve-se o avanço da tecnologia VoIP (Voice over IP) que permite a transmissão de voz via dados nas redes de comunicação. Há diversas aplicações dessa tecnologia, tais como falar com pessoas de computador para computador ou de computador para uma linha de telefone. Assim, este trabalho faz um estudo da tecnologia VoIP e como pode ser usufruída pela comunidade.

Palavras-chave: Rede de computadores, VoIP, Voz sobre IP, Skype.

Introdução

O uso da tecnologia de voz sobre IP (VoIP – Voice over IP) vem sendo um importante objeto de pesquisas e investimentos por parte das empresas e usuários de telecomunicações. O crescimento dessa nova tecnologia se deve ao crescimento das redes de computadores, principalmente da Internet. Também contribuem para essa evolução as diversas técnicas de digitalização de voz e da modernização da rede de transporte.

Essa nova tecnologia de transmissão de voz permite a um usuário que esteja em um computador, conectado em uma rede de dados usando o protocolo IP (Internet Protocol), se comunicarem com outro ou mais usuários em tempo real. Entretanto, a maior aplicação é sua utilização para fazer chamadas telefônicas como se fosse uma rede de telefonia pública tradicional. A tecnologia VoIP faz com que as redes de telefonia se confundam às redes de dados. Dessa forma, é possível que, usando um microfone, caixas ou fones de som e um software apropriado, o usuário faça uma chamada, via computador, para telefones convencionais. A tecnologia VoIP também tem sido aplicada em centrais telefônicas (PABX) que usam sistemas de ramais telefônicos, chamada de tecnologia de telefonia IP.

(2)

intuito de fazer um estudo da tecnologia VoIP e de aplicações que podem ser usufruídas pela comunidade em geral (por residências ou empresas).

Fundamentação Teórica

O surgimento e crescimento da Internet proporcionaram que uma gama de serviços tradicionalmente vinculados a redes específicas passassem a ser também oferecida sobre redes IP. O conceito de voz sobre IP (VoIP) tomou forma na década de 1990 com o surgimento do primeiro software comercial (Internet Phone), (FILHO, 2005).

Voz sobre IP (VoIP) é a tecnologia que digitaliza e codifica a voz em dados e transmite via protocolo IP dentro de uma rede de dados. Assim, VoIP é a comunicação de voz sobre redes de computadores que utilizam o protocolo de comunicação IP (Internet Protocol). Telefonia IP é uma aplicação de VoIP para estabelecer chamadas telefônicas, via rede de dados, com a rede de telefonia pública (fixa e celular). A Figura 1 ilustra um diagrama de uma rede de dados usando VoIP.

Figura 1 – Diagrama esquemático de uma rede VoIP.

Fonte: Construção dos autores.

A rede de dados pode ser de dois tipos:

1. Públicas: a Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, etc.) instalado para fazer uso do serviço VoIP.

2. Privadas: as redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais

(3)

(LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.

Segundo (CALLADO, 2007), da mesma forma que na telefonia tradicional, ao se contatar alguém, a pessoa que realiza a chamada (chamador) precisa ser informada se o telefone da pessoa chamada está tocando ou ocupado. No outro lado, o telefone deve sinalizar com um toque que alguém deseja se comunicar. Esse procedimento é conhecido como sinalização, que consiste no processo de estabelecimento e desligamento da sessão VoIP entre a pessoa que realiza a chamada e a pessoa que recebe a chamada. Os principais protocolos utilizados para sinalização em voz sobre IP são H.323 e SIP.

A tecnologia VoIP permite que várias chamadas telefônicas ocupem o mesmo espaço ocupado por somente uma linha de telefonia tradicional. Ao efetuar uma chamada são enviados sinais analógicos de voz, e estes são convertidos em sinais digitais (dados) no computador que irão trafegar numa rede de computadores usando o IP. Quando a ligação chega ao seu destino ela é novamente convertida, só que em sinais analógicos, para que possa ser compreendida. Cada chamada telefônica na telefonia tradicional ocupa um canal e cabeamento isolado (comutação por circuitos), porém na telefonia IP tem-se várias chamadas ocupando um único canal e cabeamento (comutação por pacotes).

Vantagens da utilização de VoIP:

• Não haver custo algum nas ligações de VoIP pra VoIP; • Custo mais barato nas ligações, Locais, DDD e DDI; • Dispensa os serviços telefônicos;

• Inutiliza o uso do telefone convencional;

• As ligações podem ser efetuadas/recebidas em qualquer lugar.

Essa tecnologia abre novas oportunidades de serviços e permite a implantação de redes com menor custo, o que facilita a entrada de empresas novas e dinâmicas no mercado. Há diversos aplicativos para computadores (softwares) que permitem as pessoas conversarem com outras através da rede de computadores (e.g., Internet), tais como o MSN, XVoice, Skype e Softphones (softwares de operadoras de telefonia para VoIP). Em adição, é visto que os custos de chamadas telefônicas, principalmente interurbanas e internacionais, são elevados causando dificuldades para muitas pessoas que queiram se comunicar a distância pela telefonia tradicional.

Os estudos deste trabalho foram direcionados para o aplicativo Skype, (SKYPE 2013). Este aplicativo tem dois serviços chamados SkypeIn e SkypeOut. O SkypeIn é a

(4)

compra de um número de telefone no Skype, onde é criado um número telefônico e as pessoas podem ligar de telefones comuns para este número no Skype e atendê-lo no PC. Quanto ao SkypeOut é a compra de créditos para efetuar chamadas. Para utilizar o SkypeIn ou o SkypeOut é necessário inserir créditos (pré-pago) usando um cartão de crédito (a moeda pode ser o real).

Assim, este trabalho faz um estudo e divulgação de aplicações VoIP que a comunidade possa usufruir com custos menores para a realização de chamadas telefônicas em geral usando um computador com acesso a Internet. Sendo que o acesso a Internet pode ser feito de sua residência ou em algum estabelecimento que tenha esse acesso.

Metodologia

Foi realizado um estudo quanto ao esclarecimento do VOIP, telefonia fixa, móvel e Voz sobre IP, no período de início do projeto. No período posterior a este, outro estudo foi elaborado visando uma futura pesquisa mais direta com uma palestra aos alunos a respeito de “VoIP – Skype e Comparação de Tarifas”. No mês seguinte continuou-se o estudo de VoIP. Em seguida houve a instalação de VoIP no Laboratório de Telecomunicações do IFMT/Cuiabá/DAE-E para implantação da tecnologia VoIP com cenário de testes. Seguindo os estudos houve a realização de análise do aplicativo VoIP chamado Skype – análise de desempenho, qualidade e custo do aplicativo VoIP.

Atualmente o projeto segue com pesquisas do aplicativo Skype com a formatação dos dados para apresentação e divulgação de resultados através do IFMT a comunidade. Foi adicionado o valor de 25,00 reais na conta de um usuário Skype criado para este estudo, o qual usou-se para fazer testes e ligações.

Resultados e Discussões

Este trabalho desenvolveu seus estudos usando o programa Skype (SKYPE 2013) porque o seu acesso é gratuito, bem como é um dos aplicativos VoIP mais conhecido no mundo. O Skype tem ligações com custo zero se a chamada for de Skype para Skype, mas são cobradas no serviço SkypeIn e SkypeOut. As taxas SkypeIn e SkypeOut são realmente impressionantes: pelo menos 40% mais baratas que as taxas de DDD (interurbanas) e DDI (internacionais) das operadoras convencionais.

A Tabela 1 apresenta uma comparação de tarifas entre uma Operadora de Telefonia e o Skype.

(5)

Tabela 1

Comparação de preços entre Operadora Telefônica e Skype.

Origem Destino Serviço Preço Unitário

(R$/Minuto) Cuiabá/MT Atenas (Grécia) Embratel

Skype

2,14 0,09 Cuiabá/MT Montreal (Canadá) Embratel

Skype

2,54 0,14

Cuiabá/MT Estados Unidos Nextel

Skype

2,50 0,14

Fonte: Construção dos autores

A Tabela 2 mostra os preços de chamadas telefônicas utilizando o Skype.

Tabela 2

Tabela de preços usando o aplicativo Skype.

Tipo de Ligação Custo da ligação Imposto(IVA) Skype p/ Telefone Fixo 0,14/min. 0,16

Skype p/ Celular 0,33/min. --

Skype p/ Skype Gratuito 0,00

SMS de Skype para celular 0,447 por SMS 0,00

Fonte: Aplicativo Skype.

Considerações Finais

O tema VoIP atualmente está em alta, principalmente pelo fato de se ter aplicativos conhecidos e gratuitos, com ligações extremamente baratas. Os resultados preliminares apresentados demonstram que o uso de uma aplicativo VoIP pode ser útil e prático na realização de chamadas telefônicas, bem como seu baixo custo.

O projeto continua em andamento, porém falta concluir alguns testes do aplicativo Skype para posterior apresentação e finalização do projeto do PROIC. Após ser concluído, não impede uma continuação posterior de outros projetos acerca do assunto VoIP e outros aplicativos VoIP gratuito similares ao Skype.

(6)

Referências Bibliográficas

FILHO, Guido Lemos De Souza; COLCHER, Sergio; GOMES, Antonio Tadeu Azevedo; SILVA; Anderson Oliveira. VoIP – Voz sobre IP. Editora Campus, 2005.

CALLADO, Arthur; FERNANDES, Gabriel; SILVA, Auristela; BARBOSA, Rodrigo; SADOK, Djamel, KELNER, Judith. Construção de Redes de Voz sobre IP. Minicurso. 25º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2007.

SKYPE. Aplicativo VoIP. Disponível em http://www.skype.com/pt-br. Acesso em 26-junho-2013.

Referências

Documentos relacionados

However, while in the commercial entrepreneurship these pull motivations are more closely associated with extrinsic and hedonic motiva- tion ( Santos, 2012 ), i.e., there is a

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A partir dos fatores citados como predisponentes e determinantes criam-se perturbações hemodinâmicas locais que podem desencadear os fatores condicionantes,

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e