• Nenhum resultado encontrado

HORA SANTA VOCACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HORA SANTA VOCACIONAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

2

HORA SANTA VOCACIONAL

“Impelidos pelo espírito para a missão”

Animador: Queridos irmãos e irmãs, todos os anos, por ocasião do 4º Domingo da Páscoa, temos a possibilidade de celebrar um dia dedicado à oração pelas vocações. Na verdade, todos os dias deveriam ser ocasião de muitas preces pelos que já responderam ao chamamento de Deus, por aqueles a quem Ele está chamando ou chamará. Contudo, celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações é uma possibilidade de sensibilizar nossa comunidade para este bem tão precioso que é a Vocação. Não é a toa que este dia está no contexto do Evangelho do Bom Pastor. Precisamos, num caminho duplo: ser ovelhas que se colocam a seguir plenamente os caminhos do Bom Pastor e aprender Dele configurando nossos gestos de pastoreio para a condução de tantos irmãos e irmãs que estão nas nossas comunidades. Seguindo uma preciosa indicação do Papa Francisco, queremos meditar sobre a missão de cada um de nós. Para isso, queremos pedir que a presença do Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor, esteja entre nós. Acolhamos o Santíssimo Sacramento, cantando:

(Enquanto se canta, o Ministro Ordenado expõe o Santíssimo Sacramento, num lugar devidamente preparado).

Canto: Pelo prados e campinas (SL 22)

1. Pelos prados e campinas verdejantes eu vou É o Senhor que me leva a descansar

Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou Minhas forças o Senhor vai animar

Ref.: Tu és, Senhor, o meu pastor

Por isso nada em minha vida faltará. (Bis)

2. Nos caminhos mais seguros junto d'Ele eu vou E pra sempre o Seu nome eu honrarei

(3)

3

Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou Segurança sempre tenho em suas mãos

Ministro: Graças e Louvores sejam dados a cada momento. Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

(Motivar alguns instantes de silêncio e conversa pessoal com o Senhor)

Animador: Para nos ajudar neste dia de oração, queremos ouvir alguns trechos da Mensagem do Papa Francisco para 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações:

Leitor 1: Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho.

Leitor 2: O compromisso missionário não é algo que vem acrescentar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé: a relação com o Senhor implica ser enviados ao mundo como profetas da sua palavra e testemunhas do seu amor.

Canto: Tu és, Senhor, o meu pastor Por isso nada em minha vida faltará. (Bis)

Leitor 1: Cada discípulo missionário sente, no seu coração, esta voz divina que o convida a «andar de lugar em lugar» no meio do povo, como Jesus, «fazendo o bem e curando» a todos (cf. At 10, 38).

Leitor 2: Ser discípulo missionário significa participar ativamente na missão de Cristo, que Ele próprio descreve na sinagoga de Nazaré: «O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-Me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a

(4)

4

proclamar um ano favorável da parte do Senhor» (Lc 4, 18-19). Esta é também a nossa missão: ser ungidos pelo Espírito e ir ter com os

irmãos para lhes anunciar a Palavra, tornando-nos um instrumento de

salvação para eles.

Canto: Tu és, Senhor, o meu pastor Por isso nada em minha vida faltará. (Bis)

Leitor 1: O cristão não carrega sozinho o encargo da missão, mas experimenta – mesmo nas fadigas e incompreensões – que «Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária» (Francisco, Exort. ap. Evangelii

gaudium, 266).

Leitor 2: É esta amizade íntima com o Senhor que desejo vivamente encorajar, sobretudo para implorar do Alto novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. O povo de Deus precisa de ser guiado por pastores que gastam a sua vida ao serviço do Evangelho. Por isso, peço às comunidades paroquiais, às associações e aos numerosos grupos de oração presentes na Igreja: sem ceder à tentação do desânimo, continuai a pedir ao Senhor que mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho, capazes de se aproximar dos irmãos, tornando-se assim sinal vivo do amor misericordioso de Deus.

Canto: Tu és, Senhor, o meu pastor Por isso nada em minha vida faltará. (Bis)

(Silêncio e Meditação)

Animador: Agora que escutamos algumas indicações do Papa Francisco, como caminho para chegar até a proposta do Senhor Jesus, queremos nos lançar infinitamente no caminho do Bom Pastor, para escutar sua voz. Para estar com Ele e aceitar seu convite para “permanecer em seu Amor” (Jo 15, 9a). Escutemos um trecho do Evangelho de João, que nos insere na dinâmica vocacional – na proposta do Senhor.

(5)

5

Ministro: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. ' Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Palavra da Salvação.

(Silêncio e Meditação)

Preces

Animador: É possível ainda hoje voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo. Face à generalizada sensação duma fé cansada ou reduzida a meros «deveres a cumprir», os nossos jovens têm o desejo de descobrir o fascínio sempre atual da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos e, enfim, sonhar – graças a Ele – com uma vida plenamente humana, feliz de gastar-se no amor (Trecho da Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 2017). Portanto, confiantes na ternura de Jesus, Bom Pastor, rezemos a oração vocacional:

Lado 1: Senhor da Messe e Pastor do Rebanho

(6)

6 “Vem e segue-me!”

Derrama sobre nós o teu Espírito; que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a Tua voz.

Lado 2: Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários, desperta as nossas comunidades para a Missão.

Ensina a nossa vida a ser serviço.

fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Lado 1: Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.

Lado 2: Abençoe os religiosos e religiosas,

Que continuem sendo testemunho da alegria antecipada do Reino; dá perseverança a nossos seminaristas.

Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em Tua Igreja.

Todos: Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço do Teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, Modelo dos servidores do Evangelho, Ajuda-nos a responder “Sim”. Amém.

Bênção do Santíssimo Sacramento (Canto antes da bênção)

Tão sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha à fé por suplemento os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor,

o Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém!

(7)

7 V. Do céu lhes destes o pão. R. Que contém todo o sabor.

Oremos

Senhor, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.

R. Amém.

(Segue-se a bênção do Santíssimo, onde houver Ministro Ordenado)

BENÇÃO

- Deus vos abençoe e vos guarde!

Que Ele vos ilumine com a luz da sua face e vos seja favorável. Que Ele vos mostre o seu rosto e vos traga a paz.

Que ele vos dê a saúde do corpo e da alma.

(Após a bênção)

ATO DE LOUVOR - Bendito seja Deus.

- Bendito seja o seu santo nome.

- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. - Bendito seja o nome de Jesus.

- Bendito seja o seu Sacratíssimo coração. - Bendito seja o seu preciosismo sangue.

- Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar. - Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

- Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima. - Bendita seja sua santa e imaculada conceição.

- Bendita seja sua gloriosa assunção.

- Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe. - Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.

(8)

8

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa, sobre o nosso Bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

(Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)

Canto: A ti meu Deus (L. e M. Frei Fabreti)

1. A Ti meu Deus, elevo o meu coração elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz/ A Ti meu Deus, eu quero oferecer/ Meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.

Ref.: A tua ternura Senhor vem me abraçar/ E a tua bondade infinita me perdoar/ Vou ser o teu seguidor/ E te dar o meu coração eu quero sentir o calor de tuas mãos.

2. A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor/ Ao pobre e ao sofredor vou servir e esperar/ Em Ti Senhor, humildes se alegrarão/ Cantando a nova canção de esperança e de paz.

Referências

Documentos relacionados

No Experimento II, sementes não tratadas, produziram em média 30,3 plantas com sintomas da doença, enquanto sementes tratadas em solução de tolylfluanid produziram apenas

# cürru$üüffi.. DE tosÉ MARIA rcNÓruo RocHA, de Maceió [Al.], Cartão de Natal onde acusa o recebimento do Carranca no. Referido cartão trata de Gastronomia e Natal e

Na prova escrita o candidato será avaliado em 3 (três) aspectos: teoria musical, percepção e solfejo. O candidato não pode zerar uma destas partes, bem como não pode zerar a

Portanto, agradecemos gentileza de todes que participaram desta edição, colaborando para o exercício político do debate e reflexão sobre o momento presente!. Desta forma,

acquire the comprehension of key concepts within the North-American literary context, including: race, class and gender, cultural geography, individualism and democracy,

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério

Registra-se dissenso entre os doutrinadores sobre a aplicação do CDC no caso de ensino público defi- ciente, isto é, com vícios de insufi- ciência e inadequação. Para aqueles

Baseado nas análises dos resultados pode-se concluir que a bactéria Biopetro 4 apresenta grande capacidade de produção de enzimas lipolíticas em condições