• Nenhum resultado encontrado

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS nº. 036/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE REGISTRO DE PREÇOS nº. 036/2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS nº. 036/2015

Aos dezesseis dias do mês de abril do ano de 2015, autorizado pelo Processo Administrativo nº. 21.232/2014 - PREGÃO PRESENCIAL Nº. 009/2015, foi expedida a presente Ata de Registro de Preços, de acordo com o disposto no artigo 15 da Lei Federal nº. 8.666/93 e suas alterações e no Decreto Municipal nº. 2649/05 de 24 de outubro de 2005 que, conjuntamente com as condições adiante estipuladas, regem o relacionamento obrigacional entre a Administração Municipal e a Licitante Vencedora.

Objeto: Registro de preços para aquisição de medicamentos para atender o Pronto Atendimento e REMUME (Relação Municipal de Medicamentos) do Município de Piraquara, conforme Termo de Referência.

1.1. Consideram-se registrados os preços do Detentor da Ata: INOVAMED COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS LTDA, com sede na Rua Dr. Sidney Guerra, 283 – Linho – Erechim-RS - CEP: 99701-760 e CNPJ sob nº. 12.889.035/0001-02, telefone: (54) 3522-4273, representado pelo sócio Sr. Sedinei Roberto Stievens, brasileiro, solteiro, portador da Carteira de Identidade RG nº. 1089436834-SJS/RS e CPF/MF sob o nº. 004.421.050-70, a saber:

ITEM QTDE UNID DISCRIMINAÇÃO MARCA VALOR

UNIT. R$

VALOR TOTAL - R$

58 120.000 COM HIDROCLOROTIAZIDA 25MG CIMED 0,0163 1.956,00

1.2. A Administração efetuará seus pedidos à Detentora da Ata pelas Secretarias, mediante Pedido de Empenho/Autorização de compra, da indicação da dotação orçamentária pela qual correrá a despesa, mediante comprovante de recebimento por qualquer meio, inclusive fac-símile.

1.3 Solicitado o fornecimento dos produtos contidos na Ata de Registro de Preços, a contratada deverá entregá-los no prazo máximo de até:

1.3.1 05(cinco) dias e um prazo máximo de 72 horas para entrega daqueles medicamentos para cumprimento de Mandados Judiciais, chegarem para cumprimento em horas.

1.3.1.1 Este prazo poderá ser dilatado desde que comunicado previamente à administração por escrito das razões para tal e estas poderão ser acatadas ou não, pelo responsável pela área demandante, dependendo das justificativas apresentadas.

(2)

1.4 Os produtos deverão ser entregues no Almoxarifado da Secretaria de Saúde de Piraquara, na Rua Reinaldo Meira, 1500 – Bairro: São Cristóvão – Fone: (41) 3590-3340 ou 3590-3341.

1.5 Condições de recebimento do produto:

a) Os medicamentos deverão ser entregues em embalagem comercial/varejo.

b) A entrega será parcelada conforme demanda da Farmácia e das Unidades Básicas de Saúde.

1.6 Observações Específicas Para a Entrega:

a) A Nota Fiscal / Fatura deverá estar acompanhada de comprovação, no momento da entrega dos medicamentos, da identidade e qualidade de cada lote, mediante laudo analítico-laboratorial, expedido pela empresa produtora, titular do registro no Ministério da Saúde, se esta for a licitante ou, por laboratório integrante da Rede Brasileira de Laboratórios Analítico-Certificadores em Saúde – REBLAS, se a licitante for uma distribuidora ou empresa importadora, conforme elencado na letra b) do art. 5º da Portaria 2814/98 do Ministério da Saúde.

I) Como critérios de análise do laudo analítico-laboratorial para entrega dos medicamentos, serão avaliados itens como: Descrição e identidade, os quais deverão estar com situação aprovada. As demais características devem estar de acordo com os limites inferiores e superiores, bem como o resultado deve estar definido como satisfatório. b) Em se tratando de produto importado, é obrigatória a apresentação do ensaio

completo de controle de qualidade dos lotes fornecidos emitido no Brasil, conforme art. 2º § 1º da Portaria nº 185 de 08.03.99 - ANVISA.

c) O acondicionamento e transporte deverão ser feitos dentro do preconizado. Os produtos deverão estar devidamente protegidos do pó e variações de temperatura, conforme Resolução ANVISA nº 329 de 22.07.99 – “Roteiro de Inspeção”. No caso de produtos termolábeis, a embalagem e os controles devem ser apropriados para garantir a integridade do produto. Nesses produtos, devem ser utilizadas, preferencialmente, fitas especiais para monitoramento de temperatura durante o transporte.

d) As embalagens externas devem apresentar as condições corretas de armazenamento do produto referentes a temperatura, umidade, empilhamento, etc.

e) Os Medicamentos deverão ser entregues com no mínimo 70% do prazo de validade, a partir da data de sua fabricação. As exceções serão resolvidas pelo farmacêutico responsável.

f) Na hipótese de absoluta impossibilidade de cumprimento dessa condição, devidamente justificada e previamente avaliada pela área técnica, a Secretaria poderá, em extrema excepcionalidade, admitir a entrega, obrigando-se o fornecedor, quando acionado, a

(3)

proceder a imediata substituição, à vista da inviabilidade da utilização dos medicamentos no período de validade.

g) Os produtos devem apresentar em suas embalagens secundárias e/ou primárias a expressão “PROIBIDA A VENDA NO COMÉRCIO”.

h) As embalagens devem conter as respectivas bulas e demais exigências legais previstas para o cartucho e rotulagem, e, o texto de acordo com orientações do Ministério da Saúde e Código de Defesa do Consumidor.

i) As embalagens primárias individuais dos produtos (ampolas, blisters, strips e frascos) devem apresentar: número do lote data de fabricação e prazo de validade.

j) Produtos acondicionados em bisnagas devem apresentar lacre de bico de dispensação e tampa com dispositivo para seu rompimento.

k) Os aplicadores que acompanham os cremes, pomadas ou geléias ginecológicas devem estar protegidos por material adequado e convenientemente selado.

l) Produtos injetáveis devem vir acompanhados de seus respectivos diluentes, filtros e equipos para aplicação, transferência ou infusão, quando for o caso.

m) Os produtos hemoderivados devem atender a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 046 de 18.05.00.

1.7 O pagamento será efetuado em até 30 (trinta) dias após a apresentação da Nota Fiscal/Fatura. A Nota Fiscal deverá informar a modalidade e número da licitação, descrição dos produtos, nº. do empenho e dados bancários acompanhados das provas de regularidade com Previdência Social – INSS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, Certidões de Regularidade Fiscal das Fazendas Públicas da União, Estado e Município e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Trabalhistas, conforme prevê a Lei Federal nº. 12.440, de 07/07/2011, e estar devidamente atestada pela Secretaria competente e Gestor do Contrato, sendo:

I - As Notas Fiscais deverão ser emitidas para o FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - CNPJ nº. 09.468.040/0001-37.

A empresa deverá apresentar junto com a Nota fiscal/fatura, quando for o caso:

a) Fatura discriminada, devidamente atestada pelo(s) fiscal(ais) designado(s) pela Administração;

b) Cópia do comprovante de recolhimento de INSS da Nota Fiscal, se houver;

c) Extrato de Optante ou de Não Optante pelo Simples. Deverá ser informado na Nota Fiscal, as empresas que são optantes pelo simples nacional, assim como as alíquotas constantes nos anexos (conforme Art. 21, §4º da Lei Complementar nº 123/2006);

(4)

d) Recolhimento do INSS relativo aos funcionários (Guia da Previdência Social – GPS);

e) Recolhimento do FGTS relativo aos funcionários (Guia de Recolhimento do FGTS – GRF);

f) Declaração do sócio ou proprietário da Contratada, de que não houve cessão de mão de obra;

g) Certidões de regularidade fiscal das fazendas públicas da união, estado e município.

1.7.1 Caso a contratada entregue certidão com data expirada ou que venha expirar-se antes da liquidação da despesa, ela expirar-será comunicada para substituir a certidão irregular por uma atualizada.

1.8 Os preços registrados poderão ser revistos quando situação eventual e superveniente, alheio a vontade das partes envolvidas, altere os preços realizados no mercado reduzindo-os ou aumentando-reduzindo-os, cabendo ao Pregoeiro negociar com reduzindo-os fornecedores a fim de se obter o valor mais vantajoso para a Administração.

1.9 No caso dos preços registrados tornarem-se superiores aos valores de mercado, será (ão) convocado (s) fornecedor (es) para negociação para redução dos valores registrados. 1.9.1 O fornecedor que não aceitar a redução dos valores estará dispensado do seu

compromisso sem a aplicação de penalidades.

1.9.2 Dispensado o fornecedor serão chamados os demais licitantes para negociação, respeitados a ordem de classificação inicial.

1.10 No caso dos preços registrados tornarem-se inferiores aos valores de mercado, e a licitante não puder cumprir com o compromisso assumido deverá imediatamente comunicar a Administração sobre o fato ocorrido, para negociação, sob pena de aplicação da sanção do item 20.12 do edital do Pregão Presencial nº. 009/2015.

1.10.1 Na eventualidade do licitante, ocorrida a comunicação prévia, não puder ou não aceitar a negociação com a Administração, está dispensada do compromisso assumido.

1.10.2 Ocorrido o item acima, serão convocados as demais licitantes, respeitadas a ordem de classificação, para negociação.

1.11 A Ata de Registro de Preços do fornecedor será cancelada quando:

1.11.1 Descumpridos, na execução do objeto da licitação, desrespeito as cláusulas deste edital ou da ata de registro de preços;

1.11.2 Não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado;

1.11.3 Não retirar a nota de empenho ou a autorização de compra no prazo de 05 (cinco) dias úteis, sem justificativa aceitável;

(5)

1.11.4 Ocorrer a imposição das sanções descritas nos itens 20.6.5 e 20.6.6 do edital do Pregão Presencial nº. 009/2015;

1.11.5 Será assegurado o contraditório a ampla defesa nos casos dos itens 1.11.1, 1.11.3 e 1.11.4 desta Ata de Registro de Preços;

1.12 Em caso de irregularidade não sanada pelo contratado, a Administração, por meio de seu representante, reduzirá a termo os fatos ocorridos e encaminhará à autoridade competente para que sejam tomadas as providências legais pertinentes.

1.13 Efetuar a imediata substituição, às suas expensas, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, após comunicação da Administração, de qualquer produto que não esteja de acordo com as especificações ou que, posteriormente, não obstante os testes realizados venham a se constatar quaisquer adulterações ou vícios prejudiciais à saúde;

1.14 Zelar e garantir a boa qualidade dos produtos fornecidos, em consonância com os parâmetros de qualidade fixados e exigidos pelas normas técnicas pertinentes, expedidas pelo Poder Público;

1.15 Atender prioritariamente os pedidos emergenciais da CONTRATANTE;

1.16 Cumprir, rigorosamente, a legislação específica aplicável ao objeto desta licitação, especialmente, mas não exclusivamente, as determinações contidas na Lei n.º 6.360/76, no Decreto Federal n.º 79.094/77, na Lei n.º 9.782/99, na Portaria Federal nº 2.814/GM do Ministério da Saúde e na Portaria Federal nº 3.916/GM de do Ministério da Saúde; 1.17 Cumprir, rigorosamente, todas as exigências decorrentes da legislação trabalhista,

previdenciária e de seguros.

1.18 Cumprir, rigorosamente, as normas técnicas relacionadas ao transporte dos produtos, responsabilizando-se pela qualidade das embalagens que os acondicionam;

1.19 Responsabilizar pelo pagamento de taxas, fretes, seguros, transporte, embalagens e demais encargos decorrentes do fornecimento dos produtos;

1.20 Responder por violações a direito de uso de materiais, métodos ou processos de execução protegidos por marcas ou patentes, arcando com indenizações, taxas e/ou comissões que forem devidas.

1.21 Quando solicitados pela Prefeitura Municipal de Piraquara, justificadamente, a empresa fornecedora deverá providenciar junto ao laboratório fabricante ou distribuidor:

I) Laudo analítico dos medicamentos fornecidos, e então encaminhá-los para a Secretaria de Saúde.

II) Para o fornecimento de medicamentos controlados, a licitante deverá apresentar: a) Certificado de regularidade de envio no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC;

(6)

III) Certificado de Registro do Ministério da Saúde, conforme art. 12 da Lei 6.360/76, resolução nº 24/09 e art. 7º do decreto 8.077/13, ou cópia Legível do Diário Oficial da União onde conste do registro o Produto/material ou sua isenção pelo Ministério da Saúde ou Órgão competente, dentro de sua validade. Os produtos importados também devem possuir o registro no Ministério da Saúde. Em caso de produtos dispensados do registro, a (s) empresa (s) deverá (ao) apresentar cópia do respectivo ato formal de dispensa de registro (certificado de cadastramento), se for o caso, emitido pela ANVISA.

IV) Apresentar formulário de petição 1 e 2 protocolado no Ministério da Saúde, acompanhado de cópia do Diário Oficial da União, como forma de comprovar a revalidação do registro que deverá ser requerida no primeiro semestre do último ano do quinquênio de validade, de acordo com a Lei nº. 6.360 de 23/09/76, Titulo II artigo 12, parágrafos 4º, 6º e 7º.

1.22 As empresas fornecedoras também deverão seguir todas as normas legais, vigentes no país, uma vez que a atividade de dispensação de medicamentos é regulamentada por legislação específica, sendo:

I) Estabelecimento de critérios para prescrição e dispensação dos medicamentos genéricos – Resolução Anvisa – MS – Nº 10/01;

II) Estabelecimento de competências dos farmacêuticos e intercambialidade para os medicamentos genéricos – Resolução CFF – Nº 349/00;

III) Lei dos Medicamentos Genéricos – Lei – Nº 9.787/99;

IV) Regulamentação do Fracionamento dos Medicamentos – Portaria SVS Nº 99/93; V) Estabelecimento de requisitos para dispensação em Farmácias e Drogarias

Resolução ANVISA – MS – Nº 328/99;

VI) Estabelecimento de critérios para medicamentos sob controle especial – Portaria SVS – Nº 344/98;

1.23 Caso o Município não tenha citado alguma lei específica, isso não desobriga o proponente do fiel cumprimento das mesmas.

1.24 Os preços registrados serão confrontados periodicamente, pelo menos trimestralmente, com os praticados no mercado e assim controlados pela Administração.

1.25 As despesas decorrentes cumprimento do objeto desta licitação correrão por conta das seguintes dotações orçamentárias:

Secretaria Órgão Fonte Despesa

Principal/desdobrada

Dotação

303 374/1739 3.3.90.30.09.00.00

(7)

303 443/1749 3.3.90.30.09.00.00 303 380/1804 3.3.90.32.03.00.00 SAÚDE 1101 344 376/1741 3.3.90.30.09.00.00 344 446/1752 3.3.90.30.09.00.00 495 377/1742 3.3.90.30.09.00.00 495 422/1745 3.3.90.30.09.00.00 510 424/1747 3.3.90.30.09.00.00 495 427/6160 3.3.90.32.03.00.00

1.26 Este instrumento de registro de preços não obriga a Administração a firmar as contratações com a fornecedora, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, assegurados, nesta hipótese, a preferência do beneficiário do registro em igualdade de condições, nos termos do parágrafo quarto, artigo 15, da Lei Federal nº. 8.666/93 e suas alterações.

1.27 A gestão da Ata de Registro de Preços será realizada pelo CONTRATANTE, através do seguinte servidor municipal: Antonio Dias da Cruz (matrícula-3336-8) - Secretaria Municipal de Saúde.

1.28 A fiscalização desta Ata de Registro de Preços caberá ao servidor Reginaldo T. Torres, Farmacêutico Municipal – CRF/PR- 27.283-9

1.29 O registro de preços poderá ser suspenso ou cancelado no interesse da Administração e nas hipóteses descritas edital do certame e dos artigos 77 e 78, da Lei Federal nº. 8666/93, ou a pedido justificado do interessado e aceito pela Administração.

1.30 A fornecedora deverá manter enquanto vigorar o registro de preços e em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas no PREGÃO PRESENCIAL - SISTEMA REGISTRO DE PREÇO Nº. 009/2015.

1.31 Além da entrega nos locais indicados pelo MUNICÍPIO, deverá a licitante vencedora também descarregar e armazenar os produtos nos locais, comprometendo-se, ainda, integralmente com eventuais danos causados aos mesmos; bem como fazer a substituição do produto que estiver fora da especificação.

1.32 Todo e qualquer fornecimento de produtos fora do estabelecido neste edital, em desacordo com as especificações, será imediatamente notificado à(s) licitante(s) vencedora(s), que ficará (o) obrigada(s) a substituir prontamente os produtos, correndo por sua conta e risco tais substituições, sendo-lhes aplicadas, também, as sanções previstas no item 20 do edital.

1.33 Não serão aceitos na entrega, produtos de marcas diferentes daquelas constantes na(s) proposta(s) vencedora(s). No caso de propostas que apresentarem mais de uma marca

(8)

para um único item, ou, se for o caso, Fabricante, o Município reserva-se o direito de escolher a que melhor lhe convier.

1.34 A nota fiscal somente será encaminhada para pagamento após a devida regularização quando da ocorrência do item acima.

1.35 Os custos com substituição de produtos apresentados em desacordo com as especificações técnicas correrão por conta da Contratada.

1.36 Todos os custos relacionados ao fornecimento dos produtos correrão por conta da Contratada.

1.37 A eventual inadimplência da CONTRATADA com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere ao MUNICÍPIO a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do CONTRATO.

1.38 Nas Reclamações Trabalhistas ou nas Ações Judiciais relacionadas ao objeto da presente licitação, em que o Juízo de Primeira Instância decida pela procedência dos pedidos constantes na petição inicial, com a condenação do MUNICÍPIO, o MUNICÍPIO fará de imediato a retenção dentre os créditos existentes ou futuros da CONTRATADA, mesmo que de CONTRATO diferente, até o valor atribuído à condenação. Este valor poderá ser revisto pelo MUNICÍPIO, através de solicitação do órgão jurídico, quando o andamento do processo trabalhista indicar esta necessidade.

1.39 A contratada deverá deixar preposto responsável pelo contrato para contato com a Administração.

1.40 Caso verificado a impossibilidade de executar a entrega dos produtos por fato superveniente alheio a sua vontade, deverá a contratada comunicar o fato a CONTRATANTE, para que a seu exclusivo critério e no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, profira uma decisão.

1.41 Integrarão a Ata de Registro de Preços, como partes indissociáveis, a proposta apresentada pela vencedora.

1.42 O prazo de validade da Ata de Registro de Preços é de 12 (doze) meses.

1.43 Encerra-se a Ata de Registro de Preços pelo esgotamento do quantitativo máximo estimado registrado.

1.44 Faz parte integrante desta Ata de Registro de Preços, aplicando-se-lhe todos os seus dispositivos, o edital de Pregão Presencial nº. 009/2015 com os termos aditados e a proposta da detentora da Ata naquilo que não contrariar as presentes disposições.

1.45 Fica eleito o Foro Regional de Piraquara da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, excluído qualquer outro para dirimir dúvidas ou questões oriundas desta Ata e do procedimento licitatório que a precedeu.

(9)

1.46 Aos casos omissos aplicam-se as disposições contidas na Lei 10.520/02, na Lei 8.666/93, Lei Complementar 123/06, Lei Complementar 127/07, Decreto Municipal 2516/05 e demais disposições aplicáveis.

1.47 Para constar foi lavrada a presente Ata de Registro de Preços, que vai assinada por seus representantes legais, em 02 vias de igual teor e forma e rubricadas para todos os fins de direito, na presença das testemunhas abaixo.

Piraquara, 16 de abril de 2015.

Marcus Maurício de Souza Tesserolli Sedinei Roberto Stievens

Prefeito Municipal INOVAMED COM. DE MEDICAMENTOS LTDA.

Detentora da Ata Testemunhas: 1-________________________ CPF 2-________________________ CPF

(10)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA 1 Objeto

Aquisição de medicamentos para atender o Pronto Atendimento e REMUME do Município de Piraquara com entrega parcelada conforme a necessidade.

2 Justificativa

O objetivo da aquisição visa o atendimento das demandas na: Farmácia Básica, CAPS AD e CAPS II, Unidades Básicas de Saúde, Programa de DST/AIDS e Mandados Judiciais.

Os medicamentos para urgência emergência serão utilizados no Pronto Atendimento (PA) Municipal e posteriormente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

De acordo com a Lei nº. 8.080, de setembro de 1990, que regula as ações e serviços de Saúde, em seu artigo 2º, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Ainda, as ações e serviços em saúde prestados pelas instituições públicas constituem o Sistema Único de Saúde (art. 4º), que dentre suas atribuições está a assistência a pessoa promovendo a recuperação da saúde (art. 5º, inc III) através de assistência terapêutica integral, incluindo farmacêutica (art. º, inc. I, alínea d).

Assim, por se tratar de órgão público que se destina à prestação de serviços em saúde e participa do Sistema Único de Saúde – SUS deve-se prestar atendimento à população.

3 Dotação Orçamentária

Órgão Fonte Despesa

Principal/desdobrada Dotação 303 374/1739 3.3.90.30.09.00.00 303 421/1744 3.3.90.30.09.00.00 303 443/1749 3.3.90.30.09.00.00 303 380/1804 3.3.90.32.03.00.00 1101 344 376/1741 3.3.90.30.09.00.00 344 446/1752 3.3.90.30.09.00.00 495 377/1742 3.3.90.30.09.00.00 495 422/1745 3.3.90.30.09.00.00 510 424/1747 3.3.90.30.09.00.00 495 427/6160 3.3.90.32.03.00.00 4 Local de Execução/Entrega

Almoxarifado Secretaria de Saúde- Rua Reinaldo Meira 1500, São Cristovão F: 3590-3340 / 3590-3341

(11)

Fiscal de contrato - Reginaldo T. Torres, Farmacêutico Municipal, CRF-PR 27283-9 Gestor de contrato - Antonio Dias da Cruz, Matricula: 7345-8

6

Demais disposições complementares 6.1 Assinatura da Ata e/ou contrato

O futuro Fornecedor detentor da ata de registro de preços deverá apresentar no momento oportuno, quando da assinatura da Ata de Registro de Preços, a documentação abaixo:

a) Autorização de Funcionamento do Laboratório Produtor o qual representa, dentro da validade, expedido pelo Ministério da Saúde, exigência do art. 50 da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976 e art. 2º do decreto nº 8.077, de 14 de agosto de 2013;

b) Licença Sanitária do Laboratório Produtor o qual representa, expedida pela Vigilância Sanitária do Município (do domicilio ou sede do licitante), renovada anualmente, dentro do seu prazo de validade, conforme art. 51 da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976 e art. 2º e 15º do decreto nº 8.077, de 14 de agosto de 2013.

(12)

Referências

Documentos relacionados

complexa. De fato, o pensamento cartesiano opera a partir de causalidades simples. Assim, as políticas públicas apenas detectam uma variável e, com isso, tendem a perder

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

No ˆ ambito deste trabalho ´ e proposto o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de simula¸c˜ ao baseadas em PLECS capazes de simular o controlo de fontes de comuta¸ c˜ ao

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Quando as vias de evacuação horizontais têm se ser protegidas, por exemplo se o seu comprimento for superior a 10 metros, em pisos abaixo do plano de

The study presented here aims to assess the quality of learning that occurred by the introduction of an educational application in the teaching/learning process

Este trabalho tem como objetivos apresentar os problemas ocasionados pelo recebimento de mensagens não solicitadas e pesquisar técnicas variadas no combate ao spam, em especial,