• Nenhum resultado encontrado

DE VESTUÁRIO. Guia de Melhores Práticas Surpreenda os seus clientes com imagens maravilhosas de vestuário, basta seguir estas orientações básicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DE VESTUÁRIO. Guia de Melhores Práticas Surpreenda os seus clientes com imagens maravilhosas de vestuário, basta seguir estas orientações básicas"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Guia de

Melhores

Práticas

Surpreenda os seus clientes

com imagens maravilhosas

de vestuário, basta seguir

estas orientações básicas

E D I Ç Ã O N º 0 1 | G R Á T I S

FOTOGRAFIA

(2)
(3)

08

Preparando a Cena

12

Fotografando o Seu Produto

15

Editando as Suas Imagens

03

Sumário

04

A Qualidade Faz a Diferença

07

Preparando o Seu Produto

Sumário

O conteúdo deste documento está sujeito à revisão sem aviso prévio devido ao contínuo progresso na metodologia, design e fabricação. A Pixelz não terá nenhuma responsabilidade por qualquer erro ou dano de qualquer tipo resultante da utilização deste documento.

Pixelz Rua Union, nº524, 266 São Francisco, CA 94133 Estados Unidos cs@pixelz.com www.pixelz.com

(4)

Você

disse a

eles que

os seus

produtos

têm

valor,

então

agora

você

precisa

provar

isso.

A Qualidade

Faz a Diferença

(5)

omo proprietário de uma empresa, você sabe que a publicidade de seus produtos é uma boa ideia se você quiser vender, construir a reputação do seu negócio e fidelizar o consumidor. No entanto, ter anúncios e contatos nas redes sociais são duas ótimas maneiras de direcionar tráfego para o site da sua empresa, mas a publicidade não é suficiente para manter os clientes e muito menos convencê-los a comprar os seus produtos.

Você disse a eles que o seus produtos têm valor, então agora você precisa provar isso.

Um fator importante para impulsionar a credibilidade dos clientes quanto à qualidade de seus produtos é ter uma excelente fotografia de produto. Da mesma forma que a frase: a qualidade faz a diferença se aplica para as outras áreas do seu negócio, tais como atendimento ao cliente e desenvolvimento de produto, ela igualmente se aplica às imagens de seu produto. Os clientes associarão a qualidade dos seus produtos de acordo com a forma com que eles foram fotografados. Brilho, imagens vibrantes e nítidas farão com que o seu produto pareça mais atraente. Com isso em mente, nós compilamos esta lista das melhores práticas em termos de fotografia de vestuário para ajudar a criar ótimas imagens e atingir a satisfação máxima de seu cliente a ponto de fazê-lo não se preocupar com o custo do produto.

(6)

Sempre

fotografe um

produto sendo

usado por um

modelo ou

manequim para

mostrar a forma

e o ajuste

da peça.

(7)

Conserte imperfeições

Examine e procure

exaustivamente por furos, se está faltando tecido ou outras imperfeições que podem ter acontecido durante o armazenamento ou transporte do seu produto.

Tente corrigir o máximo que puder manualmente para minimizar o seu processo de pós-produção, mas não se preocupe se você não for capaz de reparar um buraco específico ou remover uma determinada mancha, quase tudo pode ser corrigido no Photoshop utilizando um pouco do efeito de clonagem e percepção apurada.

Remova distrações

Rótulos, adesivos, etiquetas, poeira e fiapos são

distrações para roubar a atenção dos seus clientes e distraí-los do que realmente importa: o produto em si. Sua verificação detalhada no passo 1 vai mostras todas as possíveis distrações, então agora é a hora de lidar com elas. Remova essas etiquetas e use um rolo adesivo até fazer o seu produto se destacar.

Elimine rugas e vincos

Passar a ferro ou a vapor o seu produto também é uma ideia inteligente. Rugas e vincos são coisas que os seus futuros clientes não acharão atraentes.

Mostre o caimento da peça, contratando um/ uma modelo ou usando um manequim

Talvez a regra número um para fotografar vestuário seja: não fotografe o seu produto achatado ou em uma superfície plana, se você puder evitar isso. Sempre fotografe o produto sendo usado por um modelo ou um manequim para mostrar o molde e o caimento, e mesmo que isso não seja sempre possível, usar modelos garante fotos da mais alta qualidade. Isso é porque uma pessoa vestindo o seu produto motivará os clientes a se visualizarem usando ele, assim como mostrará melhor as características e estilo da peça. De um jeito prático, também mostra o caimento do produto no corpo de uma forma melhor do que um manequim. Também permite que você diferencie a sua marca usando poses semelhantes na sua lista de produtos (leia aqui (link: Como Fotografar Imagens Consistentes Usando Modelos) para obter dicas sobre isso).

Na falta de um modelo, um manequim é a melhor alternativa. Manequins podem ajudar o cliente a entender melhor a forma do produto e o caimento do tecido. Você encontrará uma ampla gama de diferentes tipos, tamanhos e cores de ambos, manequins de homens e de mulheres. Mas uma cor mais clara pode

poupar o seu tempo e evitar grandes esforços, porque irá se misturar ao fundo branco. Lojas de antiguidades, brechós, eBay e Etsy são todos ótimos lugares para comprar manequins. No entanto, se um manequim absolutamente não está no seu orçamento, não há problema em colocar o produto sobre uma superfície branca e plana, desde que você o fotografe de todos os ângulos.

Preparando

seu produto

A reparação de danos e a eliminação de distrações antes da sessão de fotos darão ao seu produto o melhor visual possível.

1

2

3

(8)

Use a luz natural

Não há nada tão encantador como uma iluminação natural difusa. Isso acontece porque a luz difusa naturalmente “envolve” o entorno dos objetos e ilumina as sombras, suavisando tons enquanto ao mesmo tempo, enfatiza detalhes. Você pode encontrar a luz natural difusa em vários locais: lá fora em um dia levemente nublado, dentro de um estúdio com luz artificial difusa para imitar a luz natural ou em um ambiente fechado, ao lado de uma janela, como mostrado na foto do exemplo acima.

A iluminação feita para estúdios pode lhe dar mais controle sobre a iluminação de um modo geral, mas não é necessária se você não tiver condições. O mais importante é que as suas imagens pareçam atraentes e impecáveis. No entanto, se você planeja usar um estúdio, você pode seguir estas dicas de instalação de iluminação (hiperlink: Montagens de Iluminação para Vestuário), seleção de equipamentos (hiperlink: Escolha de Equipamento para

Use um fundo branco

Um fundo branco, especialmente quando combinado com a luz natural da janela dará às suas imagens um visual

“clean”, profissional, enfatizará a (s) cor (es) do seu produto e também serve, em toda a sua simplicidade, para manter o cliente focado no produto. Além disso, usar um fundo branco fará com que a tarefa de apagar o manequim na pós-produção, se torne muito mais fácil. Se você não tiver uma parede branca, você pode substituí-la por uma grande placa branca de espuma, papel branco em rolo ou uma grande folha branca, dentre outras opções. Se você for criar o seu próprio fundo, tente manter as suas fotografias livres de emendas ou dobras,

Preparando

a cena

There is

nothing so

flattering

as natural,

diffuse

lighting.

1

2

(9)
(10)
(11)

Use um tripé

Seus clientes podem estar dispostos a perdoar uma iluminação medíocre ou fundos estampados (embora você não deva contar com isso), mas fotos borradas nunca venderão. Usar um tripé irá estabilizar a câmera e ajudar a produzir as imagens nítidas e detalhadas que os seus clientes esperam.

Posicione o seu produto perto da fonte de luz

Colocar o seu produto próximo da sua fonte de luz permitirá aquele efeito “invólucro” que mencionamos anteriormente quando falamos sobre os benefícios da luz natural. Quanto mais próximo o seu produto estiver da fonte de luz, mais ampla será a gama de luzes sobre suas imagens, o que resulta em cores melhores e detalhes mais nítidos.

Posicione a sua fonte de luz ao lado do seu produto

Ter o produto diretamente direcionado para a fonte de luz é certamente uma forma de fotografar, mas recomendamos manter a fonte de luz ao lado do seu produto para que suas fotos se beneficiem da profundidade de algumas sombras suaves, ainda mantendo um brilho agradável de um modo geral.

Coloque o seu produto longe do seu fundo

Quanto mais perto o seu produto estiver do fundo, mais escura será a sombra com a qual você vai lidar na pós-produção. Para minimizar o sombreamento sobre o fundo, basta mover o produto “tirá-lo” para mais longe, ainda permanecendo consciente sobre a proximidade do produto com relação à fonte de luz.

Seja consistente

Independente da forma como você pretende fotografar o seu objeto, a consistência é talvez o mais importante aspecto da fotografia de produto. Cada imagem de produto deve representar a sua marca e parecer “pertencer” ao resto das fotos do seu produto. Então, se você fotografar um produto à frente de um fundo branco, utilizando a luz natural de uma janela, com uma Canon 7D e uma lente de 50 mm; faça o mesmo com todas as outras fotos de produto. Mantendo características similares entre as imagens o seu cliente poderá facilmente ter uma boa ideia de cada produto e qual é a sua relação com os demais produtos. Tudo isso devido à sua imagem ‘clean’ e a consistência do grupo de imagens.

Cada

imagem

de produto

deve

representar

a sua marca

e parecer

“pertencer”

ao resto das

fotos do seu

produto.

3

5

6

7

4

(12)

Fotografando os

seus produtos

Use uma composição adequada

Sempre coloque a sua câmera na frente do seu produto e preencha o enquadramento com ele, deixando uma quantidade de espaço extra em todos os lados do produto para recortar e endireitar a imagem mais facilmente na

pós-produção. Experimente imaginar como a imagem ficará sem o

Use uma configuração com uma grande abertura

Como mencionado anteriormente, a clareza e nitidez de suas imagens são cruciais para apresentar o seu produto da melhor maneira possível. Fotos detalhadas ajudam o cliente a ver o tipo e padrão de tecido, que é especialmente benéfico para o seu site se ele não tem o recurso de

digo entre f/11 e f/16, fará com que cada detalhe do seu produto ganhe vida. Usar um tripé ajuda quando fotografamos tecidos mais escuros, pois você pode definir a sua abertura alta e ainda usar velocidades baixas do obturador, como 1/15 para se adaptar à ao tom escuro do seu produto.

(13)

Mostre o máximo possível de ângulos

Não fotografe só um ângulo. Os clientes querem ver a frente, o lado e as costas de cada produto; eles querem ver um close e uma imagem aérea, para que eles possam saber exatamente o que estão comprando e se aquilo vale o quanto custa. Dar ao seu cliente todas as informações pode impedir qualquer feedback negativo após o recebimento dos produtos.

(14)

Lembre-se que a qualidade requer tempo

Enquanto a pós-produção é um trabalho demorado e tedioso, garantir que suas imagens sejam editadas corretamente e uniformemente é de extrema importância. No final do dia, você pode ter um site bonito, mas se suas imagens de produto não estão

Consulte fontes de qualidade

Se você quer experimentar o processo de pós-produção mas nunca fez isso, siga este link (hiperlink: Faça Você Mesmo 3: Edição de Imagens) para uma explicação detalhada sobre os conceitos básicos de edição de fotos.

Se for terceirizar, contrate um profissional

Se estiver faltando habilidades ou tempo para editar suas imagens, contrate um editor profissional certificado para fazer a pós-produção das suas imagens. Eles entendem quando você diz que quer todas as fotos com “o mesmo” visual, e eles realmente sabem como fazer uma imagem “se destacar”.

Concentre-se nos ajustes estratégicos e nas especificações padronizadas

Se você editar as

fotografias você mesmo ou contratar um profissional, as adaptações importantes seguintes são levadas em consideração:

Remoção do fundo Ajuste da iluminação

Adicionar ou ajustar sombras Endireitar o produto

Recorte e redimensionamento Remoção de rugas

Retoques de pele

Manequim com efeito fantasma

Lembre-se de que o seu objetivo é usar especificações padronizadas para todas as suas imagens de produto para fazer o seu site o mais consistente e ‘clean’ possível. Se você incluir essas práticas na sua rotina de trabalho, suas fotos de produto se destacarão com qualidade e profis-sionalismo, transmitindo confiança para os seus clientes e dando a cada

Editando suas

imagens

1

2

3

4

(15)

Você pode ter um site

bonito, mas se suas

imagens de produto não

estão à altura, a aparência

do seu site desmoronará

rapidamente.

A pós-produção requer uma boa dose de tempo e esforço, e há certamente um investimento em aprendizado para usar o software de edição, mas a criação de belas imagens como estas vale o esforço.

OUTROS GUIAS QUE

PODEM LHE INTERESSAR I

Peça um Orçamento

Inicie um período de teste grátis

• As Melhores Práticas em Fotografia de Vestuário

• As Melhores Práticas Para Fotografia e Edição de Imagens de Relógios

• Livre-se da Fotografia de Calçados de Baixa Qualidade de Uma Vez por Todas

• ... • ...

... • ...

(16)

Pixelz

Rua Union, nº 524#266

São Francisco, CA 94133

Referências

Documentos relacionados

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que