• Nenhum resultado encontrado

NORMAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO BB BANCO DE INVESTIMENTO S.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO BB BANCO DE INVESTIMENTO S.A."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

NORMAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO BB BANCO DE INVESTIMENTO S.A.

O BB-Banco de Investimento S.A. (BB-BI), em atenção ao disposto na Instrução CVM 505/11, que estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas com valores mobiliários em mercados regulamentados de valores mobiliários, define, por este documento, suas regras e parâmetros relativos ao cadastro, ao recebimento, registro, recusa, prazo de validade, prioridade, execução, distribuição e cancelamento de ordens de operações recebidas de seus Clientes e os procedimentos relativos à liquidação das operações e custódia dos títulos.

Eventuais alterações no presente documento, depois de devidamente aprovadas pelo BB-BI, serão apresentadas aos Clientes para conhecimento:

a) No Sistema Home Broker (disponível no Site Investimentos <https://investimentos.bb.com.br> e/ou por meio do App Investimentos), no momento do acesso ao ambiente de negociação; e/ou

b) Na Rede de Agências do Banco do Brasil, por intermédio de qualquer agência.

1. CADASTRO

O BB-BI, como integrante do Conglomerado Banco do Brasil S.A. (BB), utilizasse da estrutura física do BB para o desenvolvimento de suas atividades, por força de convênio e, conforme autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), adota cadastro único, onde são observadas as normas referentes à prevenção aos crimes tipificados na Lei n° 9.613/98, bem como aquelas requeridas pela regulamentação aplicável.

Em cumprimento à Lei 9.613/98, à Instrução CVM 617/2019 e à Instrução CVM 505/2011, os investidores que operam no mercado de capitais devem manter suas informações cadastrais atualizadas.

Para iniciar suas operações com o BB-BI, o Cliente deverá possuir no BB um cadastro do tipo Completo e em situação Normal, fornecendo todas as informações solicitadas e os originais e cópias dos documentos comprobatórios nas agências do Banco do Brasil, além de apresentar todas as informações referentes ao conteúdo mínimo do cadastro de investidores, conforme disposto no Anexo 11-A da Instrução CVM 617/2019, para o atendimento do disposto acima.

O cadastramento como investidor na B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO (B3), por intermédio do BB-BI, confere ao Cliente um código de investidor, utilizado

(2)

para realizar suas operações e que também representa o número de sua conta de custódia. A formalização ocorre mediante assinatura, pessoal ou eletrônica, de Contrato e da ficha de cadastro do investidor, no caso de operações no mercado à vista, ou do Termo de adesão ao Contrato de Intermediação, para operações no mercado futuro.

Os Clientes cadastrados no BB-BI possuem códigos distintos para negociação: no mercado à vista (Tesouro Direto, Renda Fixa Privada e Renda Variável); e no mercado de liquidação futura (Opções e Futuro).

O Cliente deverá comunicar, imediatamente, quaisquer alterações que vierem a ocorrer nos seus dados cadastrais, inclusive eventual revogação de mandato, caso exista procurador.

Somente os clientes com o cadastro ativo junto à B3 podem realizar operações. Os cadastros de Clientes ativos deverão ser atualizados em períodos não superiores a 24 (vinte e quatro) meses.

Os códigos de investidor que permanecerem sem posição ou movimentação de custódia há mais de 60 (sessenta) meses poderão ser automaticamente desativados.

2. REGRAS QUANTO AO RECEBIMENTO DAS ORDENS

Para efeitos deste documento e da Instrução CVM 505/11, entende-se por “Ordem” o ato prévio mediante o qual o Cliente determina ao BB-BI a compra ou venda de valores mobiliários ou o registro da operação, nos termos do art. 12, em seu nome e nas condições que especificar.

2.1. Acatamento de Ordens

O BB-BI acatará ordens de seus clientes para operações nos mercados: à vista do Segmento Bovespa; de liquidação futura (Opções e Futuro).

Os clientes podem solicitar ordens por intermédio de uma Agência do Banco do Brasil S.A., do Site Investimentos e/ou do App Investimentos, com exceção das operações de liquidação futura (derivativos), onde a solicitação deve ser efetuada apenas por meio de uma Agência.

Excepcionalmente, o BB-BI poderá acatar ordens de clientes, por intermédio das mesas de operações do Banco do Brasil, por telefone ou outros sistemas de transmissão de voz.

(3)

Para o mercado de liquidação futura (derivativos), o BB-BI adota os critérios definidos pelo Banco do Brasil S.A. quanto à definição do público alvo de Clientes que necessitam de proteção de preços (hedge).

2.2. Tipos de Ordens Aceitas

O BB-BI aceitará, para execução de ordens de lote padrão ou fracionário, os tipos de ordens abaixo identificados, desde que o Cliente ordenante atenda às demais condições estabelecidas neste documento.

a) Ordem a mercado – é aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários a serem comprados ou vendidos, sem que seja fixado o preço, devendo ser executada a partir do instante em que for recebida;

b) Ordem limitada - é aquela que deve ser executada somente a preço igual ou melhor do que o especificado pelo Cliente. Preço maior ou igual, no caso de venda a limite, ou preço menor ou igual, no caso de compra a limite;

c) Ordem “start/stop” - é aquela que especifica o preço do ativo ou direito a partir do qual a ordem deve ser incluída e o limite para a sua execução;

d) Ordem de compra com módulo de proteção - ordem de compra limitada conjugada com uma ordem Stop, com parâmetros previamente estabelecidos com base nas respostas do questionário de Análise de Perfil do Investidor (API) realizado pelo Cliente, com a possibilidade de alteração destes parâmetros em área específica do Site Investimentos e/ou do App Investimentos. Obs.: Alguns dos tipos de ordens relacionados acima poderão não estar disponíveis para todos os produtos de mercado de capitais do BB Banco de Investimento S.A.

2.3. Horário para Recebimento de Ordens

O registro de ordens por meio do Site Investimentos e/ou do App Investimentos pode ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana. As ordens incluídas fora do horário de funcionamento da B3, após encerramento do After Market ou em dias não úteis, são automaticamente agendadas para negociação no próximo pregão.

O registro de ordens na Rede de Agências do Banco do Brasil é efetuado no horário de funcionamento das agências.

2.4. Quanto às Formas Aceitas de Emissão/Transmissão das Ordens As ordens serão emitidas/transmitidas nas seguintes modalidades:

(4)

a) Por escrito - ordens registradas por meio eletrônico (Site Investimentos e/ou App Investimentos) ou acolhidas na Rede de Agências, mediante assinatura física ou digital do documento “Solicitação de Execução de Ordem” e desde que assegurada a sua autenticidade e integridade; e

b) Verbalmente - aquelas solicitadas por telefone gravado, sendo que somente as dependências detentoras de sistema de gravação de diálogos, mantidos por telefone, estão autorizadas a acatá-las. Caso o Cliente queira solicitá-las exclusivamente por escrito, esta forma deve ser evidenciada quando do seu cadastramento.

Toda transmissão de ordem está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção das informações atualizadas (i) de status das ordens; (ii) de posições de custódia, de operações e de limites; e (iii) de cotação de ativos.

2.5. Procedimentos de Recusa de Ordens

O BB-BI poderá recusar o registro de ordens, no todo ou em parte, mediante comunicação imediata ao seu Cliente e revelar ou não as razões de sua recusa. Não são acatadas as ordens de operações de Clientes que se encontrem, por qualquer motivo, impedidos de operar no mercado de valores mobiliários, assim como ordens de compra de Clientes que possuam algum tipo de restrição impeditiva no cadastro unificado do Conglomerado Banco do Brasil.

O BB-BI, a seu exclusivo critério, poderá condicionar a aceitação das ordens ao cumprimento das seguintes exigências:

a) Tipo de Cliente: na Rede de Agências, somente serão admitidas ordens de pessoas físicas e jurídicas correntistas do Banco do Brasil. Por meio do Site Investimentos e/ou do App Investimentos somente serão aceitas ordens de pessoas físicas correntistas;

b) Quanto às garantias: o BB-BI, poderá exigir para cada operação as garantias que julgar necessárias, podendo, inclusive, a qualquer tempo alterá-las para mais ou para menos até a efetiva liquidação física e financeira da operação;

c) O acolhimento de ordem de compra está vinculado à existência de bloqueio de recursos suficientes à cobertura do valor total ou parcial da ordem, bem como dos demais custos dela decorrentes, em conta corrente mantida junto à uma agência do Banco do Brasil S.A.; e

d) As ordens de venda somente serão efetivadas a partir da prévia confirmação da compra dos ativos, ou do prévio depósito em custódia dos títulos a serem vendidos.

(5)

2.6. Quanto às Pessoas Autorizadas a Emitir/Transmitir Ordens

O BB-BI acatará ordens solicitadas pelo próprio Cliente ou por seu representante legal. No caso de procuradores, somente mediante sua rigorosa identificação como procurador constituído pelo Cliente, com poderes específicos para tal em seu cadastro e recepção de cópia do documento público ou particular que o nomeou.

As ordens relativas as Pessoas Jurídicas serão acatadas pelo BB-BI desde que solicitadas por representantes legais com poderes estabelecidos e constantes, tanto dos cadastros pessoais, como no cadastro da empresa.

3. REGRAS QUANTO AO REGISTRO DAS ORDENS DE OPERAÇÕES Operações nos Mercados da B3

3.1. Registro

As ordens emitidas pelos Clientes por meio das agências do Banco do Brasil, do Site Investimentos e/ou do App Investimentos são registradas, individualmente, por meio de sistema próprio informatizado, transmitidas às Corretoras da B3 contratadas para sua execução.

A cada ordem será atribuído um número constituído pela data e número de série cronológica de recebimento.

3.2. Formalização do Registro

Os comitentes finais dos negócios com valores mobiliários são identificados pelo BB-BI no momento do registro da operação.

A formalização do registro das ordens de ativos de renda variável se dará por sistema operacional específico, onde constarão, para cada ordem, as seguintes informações:

a) Código de identificação cadastral do Cliente junto ao BB-BI (código do investidor);

b) Data, horário e número que identifique a classificação cronológica de recebimento;

c) Objeto da ordem (características e quantidades dos valores mobiliários a serem negociados);

d) Natureza da operação (compra ou venda); e) Tipo de ordem;

f) Preço;

(6)

h) Identificação do transmissor da ordem nos seguintes casos: Clientes Pessoas Jurídicas ou procuradores dos Clientes autorizados a transmitir ordens em seus nomes; e

i) Indicação de operação de Pessoa Vinculada. 3.3. Controle de Risco

O BB-BI somente realiza operações com compra e venda de títulos e valores mobiliários para investidores que possuam conta corrente ativa, com cadastro completo e atualizado no Banco do Brasil, exceto no caso de determinação judicial.

A instituição mantém procedimentos para o estabelecimento de limites:

a) de bloqueios operacionais e de exposição ao risco de cada Cliente, baseados no relacionamento comercial que o Cliente possui com o Banco do Brasil S.A.;

b) operacionais e/ou mecanismos que visem a limitar riscos a seu(s) Cliente(s), em decorrência da variação de cotação e condições excepcionais de mercado, podendo se recusar total ou parcialmente a executar as operações solicitadas, mediante comunicação ao Cliente; e

c) de margem de garantia e de recursos para arcar com eventuais ajustes negativos, para as operações nos mercados de liquidação futura, quando for o caso, de acordo com os regulamentos e procedimentos operacionais da B3, cujo objetivo é garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente.

Para as operações nos mercados de liquidação futura (derivativos), somente as aplicações financeiras e/ou títulos e valores mobiliários em nome do Cliente no Banco do Brasil S.A. serão aceitos como garantia. O BB-BI poderá, a seu exclusivo critério, determinar quais os tipos de aplicações e/ou ativos podem ser oferecidos em garantia.

3.4. Guarda de Informações

Todos os registros de ordem e de operações terão as informações eletrônicas bem como a documentação delas proveniente, guardadas pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos.

3.5. Mecanismos de análise e apuração de falhas em execução de ordens de compra e venda nos mercados da B3

Os Clientes podem solicitar análise ao BB-BI quanto à apuração de falhas em execução de ordens de compra e venda nos mercados da B3, para as situações definidas pela BSM - BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados, em

(7)

bmfbovespa.com.br/bsm, por meio de sua Agência de Relacionamento e/ou pelo canal Fale Conosco, disponível em https://investimentos.bb.com.br.

4. REGRAS QUANTO AO PRAZO DE VALIDADE DAS ORDENS DE OPERAÇÕES

Operações no Mercado à Vista do Segmento Bovespa

O BB-BI acatará ordens com prazo de validade determinado pelo Cliente, quando de seu registro, limitado ao prazo máximo de 15 dias corridos, se registrado pela Rede de Agências, e de 30 dias corridos, se registrado por meio eletrônico (Site Investimentos e/ou App Investimentos), contados a partir da data de seu registro. Todas as ordens terão duração diária, podendo ser renovadas automaticamente, até seu prazo limite. As ordens serão regeradas com um novo número a cada dia e novamente encaminhadas às corretoras contratadas para o seu registro junto à B3.

Findo o prazo de validade da ordem, caso não executada, a mesma será considerada como vencida, não sendo mais encaminhada para negociação. Caso seja do interesse do Cliente, deverá ser solicitada nova ordem.

Operações no Mercado com Liquidação Futura (Derivativos)

As ordens são registradas por meio de sistema próprio informatizado, acolhidas pela Mesa de Operações, que as encaminha para as corretoras contratadas para a sua execução.

Todas as ordens terão duração diária, podendo ser renovadas automaticamente.

5. REGRAS QUANTO À EXECUÇÃO DAS ORDENS DE OPERAÇÕES Execução de uma ordem é o ato pelo qual o BB-BI cumpre a ordem solicitada pelo Cliente ou por seu representante legal, por intermédio de operação realizada nos mercados em que opera.

A ordem emitida pelo Cliente ao BB-BI será executada por intermédio de uma das Corretoras com as quais o BB-BI mantém contrato de repasse de operações.

(8)

5.1 Execução das ordens

A exclusivo critério do BB-BI, a execução das ordens em pregão poderá ser feita agrupada por tipo de mercado, título e preço, tipo de ativo objeto, data de liquidação, preço ou características específicas do contrato.

Em caso de interrupção do sistema de negociação da corretora executante ou da B3, por motivo operacional ou de força maior, as operações, se for possível, poderão ser executadas por intermédio de outro sistema de negociação, disponibilizado pela B3 ou por outra corretora.

5.2 Custos de Operações

A política e os critérios de cobrança de corretagem, de custódia e de outros custos adicionais praticados pelo BB-BI encontram-se disponíveis na Tabela de Tarifas do Banco do Brasil (Pessoa Física e Jurídica).

5.3 Informação e Confirmação da execução

Em tempo hábil para permitir o adequado controle do Cliente, o BB-BI informará a situação das ordens registradas por meio do Site Investimentos, do App Investimentos ou das agências do Banco do Brasil, confirmando a negociação e as condições em que foram executadas as ordens de operações.

A indicação de negociação de determinada ordem não representa negócio irretratável, pois, caso se constate na transação qualquer infração às normas do mercado de valores mobiliários, a B3 e a CVM têm poderes para cancelar os negócios realizados.

A Nota de Corretagem estará disponível para consulta e/ou impressão no Site Investimentos e/ou do App Investimentos ou em qualquer agência BB. O Cliente poderá, ainda, receber no endereço de correspondência cadastrado, a Nota de Corretagem remetida pelo BB-BI com a descrição das operações realizadas, caso opte por esta forma de envio. A segunda via da Nota de Corretagem estará disponível para consulta e/ou impressão em qualquer agência BB ou por meio do Site Investimentos e/ou do App Investimentos.

6. REGRAS QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DOS NEGÓCIOS

Distribuição é o ato pelo qual o BB-BI atribuirá a seus Clientes, no todo ou em parte, as operações realizadas por intermédio de Corretoras contratadas, nos diversos mercados.

A distribuição dos negócios dar-se-á por tipo de mercado, valor mobiliário e por lote padrão/fracionário, obedecendo aos seguintes critérios:

(9)

a) Somente ordens que sejam passíveis de execução no momento da efetivação de um negócio concorrerão em sua distribuição;

b) A prioridade para o atendimento de ordens de um mesmo tipo obedecerá à numeração cronológica de recepção;

c) As ordens executadas por meio eletrônico quando diretamente enviadas ao Sistema utilizado por corretora membro da B3, contratada para essa finalidade, não concorrerão na distribuição dos negócios com aquelas executadas pela mesa de operações da Corretora;

d) As ordens de pessoas não vinculadas ao BB-BI terão prioridade em relação às ordens de pessoas a ele vinculadas;

e) As operações realizadas pela carteira própria do BB-BI não concorrem com as operações dos Clientes, tendo em vista que são operacionalizadas por fluxos operacionais distintos, não havendo conflito de interesses na execução das mesmas; e

f) Observada a regulamentação em vigor, a carteira própria do BB poderá atuar como contraparte das operações ordenadas pelos Clientes.

7. ATUAÇÃO DAS PESSOAS VINCULADAS

As pessoas vinculadas ao BB-BI somente podem negociar valores mobiliários por conta própria, direta ou indiretamente, por meio do BB-BI.

Para efeitos deste documento, consideram-se pessoas vinculadas:

a) Administradores, funcionários do BB que desempenhem atividades operacionais para o BI, operadores e demais prepostos do BB-BI, que desempenhem atividades de intermediação ou de suporte operacional;

b) Agentes autônomos que prestem serviços ao BB-BI;

c) Demais profissionais que mantenham, com o BB-BI, contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à atividade de intermediação ou de suporte operacional;

d) Pessoas naturais que sejam, direta ou indiretamente, controladoras ou participem do controle societário do BB-BI;

e) Sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo BB-BI ou por pessoas a ele vinculadas;

f) Cônjuge ou companheiro e filhos menores das pessoas mencionadas nas alíneas “a” e “d”; e

g) Clubes e fundos de investimento, cuja maioria das cotas pertença a pessoas vinculadas, salvo se geridos discricionariamente por terceiros não vinculados.

(10)

As operações da Carteira Própria equiparam-se às operações de pessoas vinculadas.

A condição de pessoa vinculada ao BB-BI também deverá ser informada pelo Cliente em cumprimento à Instrução CVM 505/11.

8. REGRAS QUANTO AO CANCELAMENTO DAS ORDENS

Toda e qualquer ordem, enquanto não executada totalmente, poderá ser cancelada respeitando-se os procedimentos operacionais da B3. Entretanto, o cancelamento de uma ordem somente ocorrerá após a confirmação pelo BB-BI, via Sistemas Operacionais da B3.

O pedido de cancelamento poderá ser realizado por iniciativa do (a):

a) próprio Cliente ou por terceiros por ele expressamente autorizados; b) BB-BI; ou

c) B3.

O BB-BI poderá cancelar uma ordem quando esta representar risco de inadimplência ou infringir normas operacionais do Mercado de Títulos e Valores Mobiliários, sendo, então, o Cliente comunicado sobre o cancelamento.

Quando o Cliente decidir modificar as condições de sua ordem registrada e ainda não executada, a mesma deverá ser cancelada e, se for o caso, substituída por uma nova ordem.

Quando a ordem for transmitida por escrito, o BB-BI somente aceitará seu cancelamento se o comunicado também for feito por escrito.

A ordem cancelada será mantida em arquivo sequencial, juntamente com as demais ordens emitidas/transmitidas.

9. REGRAS QUANTO À LIQUIDAÇÃO DAS OPERAÇÕES

A liquidação das operações será feita por meio de débitos e créditos efetuados em conta corrente do Cliente junto ao Banco do Brasil S.A.

No caso de operações de venda de ações realizadas por não correntistas, na modalidade de venda de ações via Convênio, conforme definida na Instrução CVM 454/07, o pagamento será efetuado, em dinheiro (por caixa), ao próprio Cliente, devidamente identificado.

(11)

Para as operações de venda de ativos de não correntistas por determinação judicial, disciplinada pela Instrução CVM 168/91, o pagamento será efetuado em dinheiro (por caixa) ao beneficiário, devidamente identificado, ou disponibilizado em conta judicial ou em conta específica, a disposição do juízo, conforme determinado na ordem judicial.

O Cliente obriga-se a pagar ao BB-BI os débitos decorrentes da execução de ordens de operações realizadas por sua conta e ordem, bem como as despesas relacionadas às operações.

Caso existam débitos pendentes, em nome do Cliente, junto ao Banco do Brasil S.A., oriundos de operações de compra e venda de ativos nos Mercados da B3, o BB-BI está autorizado a liquidar, em bolsa ou em câmaras de liquidação, os ativos e/ou direitos, adquiridos por sua conta e ordem, bem como executar bens e direitos dados em garantia de suas operações ou que estejam em poder do BB-BI, aplicando o produto da venda no pagamento dos débitos pendentes, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial.

10. CUSTÓDIA DE VALORES MOBILIÁRIOS

O Cliente, no momento de seu cadastramento, adere aos termos do Contrato de Prestação de Serviços de Depositária de Ativos – Agente de Custódia Pleno, firmado por este BB-BI, outorgando à B3 poderes para, na qualidade de proprietário fiduciário, transferir para seu nome, nas companhias emitentes, os ativos de sua propriedade.

Os serviços objeto do mencionado contrato compreendem a guarda de ativos, a atualização, o recebimento de dividendos, bonificações, juros, rendimentos, exercício de direitos em geral e outras atividades relacionadas com os Serviços de Custódia de Ativos.

Os recursos oriundos de direitos relacionados aos títulos depositados na custódia serão creditados na conta corrente do Cliente, junto ao Banco do Brasil S.A., e os ativos recebidos serão depositados em sua conta de custódia na B3. O exercício do direito de subscrição de ativos somente será realizado pelo BBBI, mediante autorização do Cliente, por meio de assinatura do termo de Solicitação de Participação em Evento Voluntário, onde o mesmo se compromete a disponibilizar recursos financeiros suficientes em conta corrente para a liquidação do evento.

O Cliente receberá, mensalmente, informes da B3, preferencialmente por e-mail, no endereço eletrônico cadastrado no Canal Eletrônico do Investidor (CEI), nas situações de movimentação, negociação, operações de BTC ou proventos no mês.

(12)

Para os investidores que possuírem exclusivamente saldo de ativos e não tiverem nenhuma movimentação, negociação, operações de BTC ou proventos no período, o extrato será enviado anualmente.

O Cliente pode optar por receber o informe impresso, mediante acesso ao CEI.

11. SISTEMA DE GRAVAÇÃO DE VOZ

Os registros das ordens transmitidas de forma verbal somente poderão ocorrer por telefones que possuam sistema de gravação de voz e que possibilitem a reprodução, com clareza, dos diálogos mantidos pelos Clientes.

O conteúdo das gravações poderá ser usado como prova no esclarecimento de questões relacionadas à sua conta e às suas operações, sendo arquivadas pelo BB-BI pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos.

12. REGRAS ESPECÍFICAS PARA OPERAÇÕES COM VALORES MOBILIÁRIOS POR MEIO DE SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO DE ACESSO DIRETO AO MERCADO

O BB-BI disponibiliza aos seus Clientes, devidamente autorizados, a possibilidade de transmitirem ordens no Mercado à Vista do Segmento Bovespa, por meio de sistemas eletrônicos de negociação de acesso direto ao mercado, através do Sistema Home Broker, disponível no Site Investimentos e/ou App Investimentos.

Este sistema consiste em um atendimento automatizado que possibilita aos seus Clientes colocarem ordens de compra e venda de valores mobiliários no Mercado à Vista da B3.

Nas negociações de compra e venda de valores mobiliários, realizadas através do Sistema Home Broker, aplicam-se, além das disposições já mencionadas neste documento, as regras descritas a seguir.

12.1. Forma da Transmissão das Ordens

As ordens quando enviadas diretamente para o Sistema Home Broker, serão sempre consideradas como sendo por escrito.

Em caso de interrupção do sistema eletrônico de comunicação do BB-BI (Internet), por motivo operacional ou de força maior, as ordens poderão ser transmitidas pelos canais alternativos de contingência definidos no item “13. Contingência e Meios alternativos de Atendimento”.

(13)

Em razão dos riscos inerentes aos meios de comunicação utilizados nos Sistemas Eletrônicos de negociação da B3 e no Sistema Home Broker, o BB-BI não poderá ser responsabilizado por problemas na transmissão, interferências ou intervenções causadas por terceiros ou próprias do meio utilizado.

12.2. Registro de Ordens de Operações

As ordens, quando enviadas diretamente para o Sistema Home Broker serão consideradas aceitas somente após o momento de sua efetiva recepção pelo Sistema de Negociação da B3 e retorno da confirmação do aceite.

12.3. Prazo de Validade das Ordens

As ordens registradas por meio do Sistema Home Broker terão o prazo de validade determinado pelo cliente, limitadas ao prazo máximo de 30 (trinta) dias. 12.4. Prioridade na Distribuição dos Negócios

As ordens, quando enviadas diretamente para o Sistema Home Broker, não concorrerão, quando de sua distribuição, com os demais negócios executados pela carteira própria do BB-BI.

12.5. Cancelamento das Ordens de Operações

O cancelamento das ordens de operações transmitidas diretamente para o Sistema Home Broker, somente será considerado aceito após sua efetiva recepção pelo Sistema de Negociação da B3, desde que o correspondente negócio ainda não tenha sido realizado.

12.6. Confirmação dos Negócios

A confirmação da execução de ordens recebidas pelo Sistema Home Broker será feita pelo BB-BI ao Cliente por meio de mensagem eletrônica.

A indicação de execução de determinada ordem não representa negócio irretratável, pois caso se constate qualquer infração às normas do mercado de valores mobiliários, a B3 e a CVM têm poderes para cancelar negócios realizados. Dessa forma, as ordens transmitidas ao BB-BI para o Sistema Home Broker, somente serão consideradas efetivamente atendidas quando não se constatar qualquer infração às normas de mercado de valores mobiliários e depois de esgotados os prazos para realização dos procedimentos especiais de negociação, previstos nas normas instituídas pela B3 ou pela CVM.

No Sistema Home Broker, as ordens poderão se apresentar nas seguintes situações:

(14)

a) Incluída - ordem incluída pela agência ou pelo investidor na Internet e ainda não recebida pela corretora executante;

b) Recebida - ordem recebida pela corretora, em fase de execução; c) Negociada - ordem recebida e negociada totalmente pela corretora; d) Negociada parcialmente - ordem recebida e negociada parcialmente

pela corretora;

e) Recebida/canc. solicit. – ordem para a qual o investidor solicitou cancelamento ainda não confirmado pela corretora;

f) Cancelada - ordem cancelada, a pedido do investidor ou pelo BB-BI, conforme previsto no item “8 Regras Quanto ao Cancelamento das Ordens”;

g) Vencida - ordem não negociada com prazo de validade expirado; h) Canc. Bolsa – ordem cancelada pela Bolsa de Valores; ou

i) Em processamento – ordens que apresentaram algum problema em seu processamento, em fase de regularização.

13. CONTINGÊNCIA E MEIOS ALTERNATIVOS DE ATENDIMENTO Na impossibilidade da ordem ser transmitida ao BB-BI via Sistema Home Broker, nos casos de suspensões no atendimento pela rede mundial de computadores, períodos de alta volatilidade no mercado, picos de demanda ou para o atendimento dos casos de procedimentos especiais de leilão que ocorram durante o pregão, o Cliente tem à disposição os seguintes meios alternativos:

a) Pessoalmente, em sua agência de relacionamento, e

b) Por ligação através de telefone gravado, caso sua agência de relacionamento possua o serviço, conforme o disposto no item “11. Sistema de Gravação de Voz”.

14. CANAL DE RELACIONAMENTO E OUVIDORIA

O Cliente que realiza operações com o BB-BI pode direcionar suas dúvidas e questionamentos por meio do “Fale Conosco”, disponível no Site Investimentos, (<https://investimentos.bb.com.br>), no App Investimentos e/ou por meio da Rede de Agências do Banco do Brasil.

O Cliente também conta com os demais Canais de Atendimento do Banco do Brasil:

Central de Atendimento BB, pelos telefones: 4004-0001 (Capitais) ou 0800-7290001 (Demais localidades);

(15)

SAC, pelos telefones: 0800 729 0722 (gratuito, qualquer localidade), 0800 729 0088 (deficientes auditivos ou de fala - neste caso, é necessário ligar de um aparelho TS) e 55 11 2845 7823 (ligações do exterior, inclusive a cobrar); Ouvidoria, pelos telefones 0800 729 5678 - em dias úteis, das 8h às 18h; e Suporte Técnico: Autoatendimento BB pela Internet e Autoatendimento BB pelo Celular, pelo telefone 0800 729 0200, e Autoatendimento BB pela Internet para Clientes no Exterior (ligação a cobrar), pelo telefone 55 11 2845 7820.

A Central de Atendimento BB funciona ininterruptamente no atendimento eletrônico. Os demais serviços prestados por meio do atendimento humano estão disponíveis nos dias úteis, das 7h às 22h.

O SAC BB é o canal disponibilizado ao cliente para informações sobre processos de atendimento ou dúvidas relacionadas a um problema na relação de consumo. A Ouvidoria BB é o canal especializado no atendimento a reclamações de clientes e usuários que utilizaram o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, agências ou demais pontos de atendimento e não ficaram satisfeitos com a solução apresentada.

O suporte técnico do BB é um serviço colocado à disposição dos clientes 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias da semana. Este serviço presta orientações técnicas para o uso adequado dos seguintes canais de atendimento.

15. REGRAS ESPECÍFICAS PARA ATUAÇÃO EM DISTRIBUIÇÕES PÚBLICAS DE ATIVOS

O BB-BI disponibiliza aos seus Clientes a possibilidade de participação em determinadas Ofertas Públicas de Ativos, desde que esteja atuando na qualidade de Agente de Distribuição.

As intenções de investimento dos Clientes são acatadas em caráter irrevogável e irretratável e somente podem ser canceladas nas situações previstas nas Instruções CVM 400 e 476 ou no Prospecto da Emissão.

Nas situações em que o Cliente deixar de honrar com o pagamento correspondente à sua intenção de investimento em pelo menos 2 eventos, poderá o BB-BI, a seu exclusivo critério, não acatar novas reservas, por tempo indeterminado.

(16)

16. PRINCÍPIOS ÉTICOS E REGRAS DE CONDUTA

O BB-BI observará na condução de suas atividades os seguintes princípios: a) Probidade na condução de suas atividades;

b) Zelo pela integridade do mercado, inclusive quanto à seleção de Clientes e à exigência de depósito de garantias;

c) Capacitação para desempenho das atividades;

d) Diligência no cumprimento de ordens e na especificação de comitentes.

e) Diligência no controle das posições dos Clientes na custódia, com a conciliação periódica entre ordens executadas; posições em extratos e demonstrativos de movimentação fornecidos pela entidade prestadora de serviços de custódia e posições fornecidas pelas câmaras de compensação e de liquidação;

f) Obrigação de obter e apresentar a seus Clientes informações necessárias ao cumprimento de ordens;

g) Adoção de providências no sentido de evitar a realização de operações em situação de conflito de interesses e assegurar tratamento equitativo a seus Clientes; e

h) Disponibilização aos seus Clientes, em tempo hábil, da documentação dos negócios realizados.

São Paulo, 23 de outubro de 2020

Mario Roberto Perrone Lopes Mario Francisco D Amico Procurador Procurador

Referências

Documentos relacionados

pode se dar nos ensinos fundamental e médio sem que haja, concomitantemente ou talvez mesmo inicialmente, uma reformulação e uma alteração dos cursos de Letras, quanto aos seus

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Ara bé: sé del cert que jo existeixo i sé també que totes les imatges (i, en general, totes les coses que es refereixen a la naturalesa dels cossos) potser són només somnis

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e