• Nenhum resultado encontrado

Quarto Ciclo: Multiplicar. LIÇÃO 11 Testemunhar Texto Básico: João

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quarto Ciclo: Multiplicar. LIÇÃO 11 Testemunhar Texto Básico: João"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Quarto Ciclo: Multiplicar

LIÇÃO 11 – Testemunhar Texto Básico: João 12.24-26

“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto”. João

12:24

O último ciclo que iremos apresentar é o multiplicar.

André convidou seu irmão para conhecer Jesus1. A grande comissão não deixa dúvidas quanto à necessidade de anunciar aos outros o que Jesus fez e tem feito em nossas vidas.

Vamos analisar esse texto sobre a premissa que somos as sementes de Jesus para produzir outras vidas. Creio que já sabemos que nossa missão é reproduzir, mas o fruto do nosso trabalho não tem aparecido de forma tão clara, ou seja, não temos produzido o que Jesus espera de cada uma de nós.

Encontramos pessoas que trabalham para Jesus. Elas fazem muitas coisas, entram em um ativismo religioso, sem se perguntar o que o dono da obra espera de cada uma delas. Gostaria de chamar sua atenção para o fruto, ou o resultado do seu trabalho.

1 João 1.41

Nascer

Crescer

Amadurecer

Nascido de

Novo

Multiplicar

(2)

Jesus nos enviou para sermos testemunhas dEle, ou seja, falar do que Ele fez em nossas vidas, como Ele cuida de nós e o quanto Ele é real. Assim, outras pessoas poderão experimentar algo tremendo e maravilhoso: o novo nascimento.

1. É preciso compreender seu papel no mundo

1.1 Qual a função que a semente precisa exercer para cumprir a sua missão?

Cada um de nós tem uma função a exercer, mas buscando o mesmo resultado. Como em um time de futebol, onde há técnico, preparador de goleiro, roupeiro, equipe médica e certamente os jogadores. No time, as funções são diferentes e ainda que o objetivo seja ganhar fazendo gols, há poucos atacantes.

Assim também precisamos compreender que somos parte do Reino de Deus e precisamos produzir o que o dono, Jesus, espera de cada um de nós: vidas salvas e transformadas pelo poder de Deus (Mt 28.18-20). Como resultado de uma vida cristã, Jesus espera que possamos produzir novas vidas. Uma semente que vira comida de pássaros não cumpre a sua missão de produzir uma árvore que produza novos frutos.

Não fuja de sua missão! Você precisa produzir uma nova vida, alcançar outro com a mensagem de salvação.

1.2 O que você produziu até agora?

Temos gastado tempo e recursos em atividades que produzem uma série de desgastes, mas nenhum fruto de vidas salvas e transformadas por Jesus. Por vezes, colocamos a culpa nas pessoas que não vieram para ouvir a mensagem, quando nós é que deveríamos ter ido ao encontro delas. Esperamos que elas venham ao encontro do que fazemos e falamos. Temos trocado o “ide”, pelo “vinde” às programações realizadas no templo.

1.3 Intencionalidade na reprodução

Precisamos ter ações que produzam vida, entendendo que o chamado para produzir discípulos é de cada um de nós e não há desculpas para fugir da missão dada por Jesus.

(3)

O seu jeito de ser e falar também precisa ser colocado diante de Deus, para que Ele use a sua vida na produção de outras vidas. Caso contrário, limitamos Deus às nossas capacidades pessoais.

Você pode iniciar orando por cinco pessoas. Diga para essas cinco pessoas que está orando por elas e depois pergunte se pode orar com elas. Chame-as para um Pequeno Grupo Multiplicador e continue orando, para que Deus possa, através do seu Santo Espírito, convencê-la do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

2. É preciso morrer 2.1 Morrer para si mesmo.

Algo muito interessante é notar que todas as sementes da Parábola do Semeador morreram. Seja pelo pássaro, seja pela falta de profundidade da terra, seja sufocada pelos espinhos ou a que caiu em terra boa. Todas, sem exceção, morreram.

Gosto de pensar nisso, pois todos nós vamos morrer e todos vamos prestar contas diante de Deus, conforme Romanos 14.12; 1Pedro 4.5; Mateus 12.36 e, como não poderia deixar de mencionar, Marcos 11.13, onde Jesus procura um fico na figueira e não encontra, diz que ela jamais produziria novamente. Isso não deve servir para assustar, mas para refletir sobre esse momento de prestação de contas que terremos com Jesus.

Estamos tão ocupados com as nossas contas a pagar, nossos problemas a resolver, nossa família a sustentar, que não resta tempo para Jesus e sua obra.

2.2 Morrer para o mundo

Gosto de pensar que estamos em rota de colisão com o mundo e seus desejos e pensamentos. Hoje é comum alguns acreditarem que podemos viver bem, no que diz respeito à aceitação dos outros não-crentes. Mas isso não é possível, pois não temos o mesmo pensamento, desejos e sentimentos deles. Não há como combinar as duas coisas. Jesus ensinou sobre isso: “Ninguém

pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Mt 6.24

(4)

Nosso único objetivo deve ser agradar o nosso Senhor e Salvador Jesus. Todos nós vamos passar, mas o nosso fruto precisa ser para a vida eterna e a única coisa que passará para a eternidade são vidas salvas e transformadas por Jesus.

Paulo experimentou uma vida transformada e multiplicadora após seu encontro com Jesus, mas pagou um preço por essa obediência. No fim, pode dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7).

2.3 Morrer para produzir

Uma semente que tenha entendido seu papel precisa morrer e iniciar um processo de reprodução. Não há possibilidade de produzir, quando nós só queremos o que é nosso.

Precisamos ter a certeza de que estamos aqui de passagem e que nossa morada final será nos céus. Então viver para a eternidade e não viver como se a eternidade nunca fosse chegar. Jesus também nos ensina sobre isso: “Não

ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mt 6.19).

3. É preciso produzir

Há um pensamento de facilidade na vida cristã, onde tudo foi prometido, tudo é seu, Deus tem que atender as suas demandas, etc. Isso não é bíblico e nem possível de se sustentar, já que são coisas que estão fora das possibilidades humanas. E se tudo desse certo na vida do crente em Cristo Jesus, seria um bom “negócio” entregar a vida a Ele, o que de fato é, no entanto, fora dos padrões ensinados pelo mundo, onde o “sucesso” é ter coisas e não ser uma pessoa voltada para Deus e sua obra.

Pensando em uma plantação, é preciso preparar o campo para lançar a semente, mas nós queremos os resultados a curto prazo. Retirar as pedras para a plantação é um trabalho necessário, então precisamos tirar as pedras que atrapalham as pessoas de virem até Jesus, tais como: mal testemunho, mentira, cólera, etc. Essa é a sua parte no preparo da terra.

Ninguém irá crer em um Jesus falado, mas vivido. Prepare a boa terra e fertilize com muita oração.

(5)

3.1 A semente precisa ser coberta por Jesus

Para que a semente germine, não basta ter uma terra preparada, é preciso estar escondida por ela. Precisamos da proteção de Jesus sobre as nossas vidas. Também preciso estar atento àqueles que estou cuidando, para que esses possam ser protegidos das mentiras e artimanhas do Diabo, que quer tirá-los da presença do Senhor.

Precisamos tirar de nossa evangelização a expressão: “Deus é quem sabe”. Isso é muito comum quando uma pessoa toma a decisão e depois as deixamos sem assistência, colocando toda a reponsabilidade em Deus, como se não tivéssemos nada a ver com o desenvolvimento espiritual delas.

Precisamos investir na vida dessas pessoas e em nossa própria vida, para protegê-las de propostas aproveitadoras que não darão a elas a nutrição necessária para a reprodução.

Conclusão

Há uma grande expetativa da parte de Jesus sobre a nossas vidas e precisamos responder de forma direta ao seu chamado. Uma frase que ouvi há algum tempo e que serve de reflexão é: “Para que o evangelho não chegue à próxima geração, basta que a atual geração silencie”.

Fomos chamados para sermos testemunhas do que Ele tem feito e uma testemunha precisa falar, caso contrário não tem valor.

A morte é necessária para uma vida de multiplicação. Uma semente será apenas isso, enquanto não se deixar morrer para gerar uma nova vida.

PARA PENSAR E AGIR

1. Coloque-se à disposição de Deus para ser usado na evangelização de pessoas. A única atitude que Jesus espera de você é que se deixe usar por Ele.

2. Tenha um sentimento de compaixão pelas pessoas sem Jesus, caso isso não seja uma realidade em sua vida, peça ao Senhor que coloque em seu coração.

(6)

3. Não nivele seu desempenho pela resposta das pessoas, mas pela ação de Deus em sua vida e na vida delas.

Leitura Diária Segunda-feira – João 15.1-10 Terça-feira – João 15.11-17 Quarta-feira – Hebreus 13.1-15 Quinta-feira – Hebreus 13.16-25 Sexta-feira – Filipenses 2.5-7 Sábado – Salmos 121.1-8 Domingo – 1Corintos 1.25-31

Referências

Documentos relacionados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Este artigo persegue três objetivos complementares: i) avaliar comparativamente os indicadores sociais das crianças. ii) analisar as consequencias de longo prazo derivadas do

Esse trabalho a pontou a percepção e o conhecimento dos munícipes de Escada - PE sobre as questões ambientais, tratamento do lixo, bem como o seu descarte de