• Nenhum resultado encontrado

Edital nº. 016/2020-CCE/CCS/UFRR Boa Vista, 04 de março de 2020.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital nº. 016/2020-CCE/CCS/UFRR Boa Vista, 04 de março de 2020."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Edital nº. 016/2020-CCE/CCS/UFRR

Boa Vista, 04 de março de 2020. A Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com base na Resolução n° 003/2012-CEPE/UFRR, no que couber, torna pública a abertura de inscrições para vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de profissionais para atendimento no Programa de Preceptoria em Saúde, com a titulação mínima de Graduação em Enfermagem com Especialização para atendimento dos módulos: Práticas Interdisciplinares e Interação Ensino, Serviço e Comunidade I e II, conforme o Quadro I:

Quadro I – Descrição da vaga PIESC – Curso de Bacharelado em Enfermagem – CCS/UFRR.

Área de Atuação Formação Graduação C.H. Vagas Ofertadas Cadastro de reserva Remuneração Programa Saúde da Família (PSF) e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Boa Vista-RR. Graduação em Enfermagem com Especialização em Saúde Pública ou Estratégia Saúde da Família ou Saúde Coletiva. 20 Horas semanais 03 (Três) 05(Cinco) R$ 1.100,00 (Mil e cem reais).

Conforme Decreto nº 9508/2018, ficam reservadas às pessoas com deficiência, no mínimo, cinco por cento (5%) das vagas oferecidas para o provimento de cargos efetivos e para a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, no âmbito da administração pública federal direta e indireta. Caso esse percentual resulte em número fracionado, será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse 20% (vinte por cento), conforme estabelece o Decreto Federal nº 9.508/18.

O percentual mínimo de reserva será observado na hipótese de aproveitamento de vagas remanescentes e na formação de cadastro de reserva.

As vagas reservadas às pessoas com deficiência nos termos do disposto neste artigo poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência na hipótese de não haver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência neste processo seletivo.

(2)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

2 Distribuição de vagas

Ampla concorrência Pessoa com Deficiência (PcD) Total

Vagas 03 - 03

O Programa de Preceptoria em Saúde é composto por componentes curriculares do projeto político-pedagógico do curso de Enfermagem da UFRR concernente aos módulos de Práticas interdisciplinares e Interação Serviço, Ensino e Comunidade (PIESC), conforme art. 2º da Resolução n° 003/2012-CEPE/UFRR.

O Programa de Preceptoria em Saúde visa à orientação técnico-pedagógica aos discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem, nos cenários de aprendizagem prática do futuro profissional enfermeiro, especificamente nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista-RR, referente ao Programa Saúde da Família. Baseado no art. 3º da Resolução n° 003/2012-CEPE/UFRR.

_________________________________________________________________________________________________________________________

1. O número de vagas previsto neste Edital poderá sofrer alteração para maior, dependendo das necessidades do Curso e de prévia autorização da UFRR.

2. A aprovação neste processo seletivo, fora do número de vagas oferecidos, não assegura ao candidato a contratação automática para o exercício das atividades no programa de Preceptoria, ficando esta condicionada à conveniência e à oportunidade do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR. 3. O Contrato da Bolsa Preceptoria terá vigência da data da assinatura do termo de responsabilidade até o término do semestre conforme o Calendário Universitário do ano 2020, ao qual o bolsista iniciou o exercício das atividades, podendo ser prorrogado por igual período, por conveniência do curso de enfermagem.

4. O prazo de validade desse processo seletivo será de doze meses a contar da data de homologação do resultado final publicado no site oficial do curso de enfermagem e no quadro de avisos do curso. 5. É proibido o acúmulo de bolsa de preceptoria concedida por esta Instituição.

6. Denomina-se Gerenciador dos módulos de PIESC, o professor do quadro efetivo do Curso de Enfermagem da UFRR, designado pela coordenação de curso como responsável pelo acompanhamento e administração dessa atividade, cujas funções didático-pedagógicas estão estabelecidas nos regimentos internos do Curso de Enfermagem e no manual dos módulos. Não é obrigatório que seja o mesmo docente responsável pelo gerenciamento dos dois módulos de PIESC I e II.

7. O preceptor é o profissional Enfermeiro(a), com vínculo atual e efetivo, que atua na Unidade Básica de Saúde na cidade de Boa Vista-RR, com formação e experiência profissional de no mínimo de dois anos em Estratégia Saúde da Família, cujas funções e deveres estão estabelecidos no termo de

(3)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

3 compromisso, regimento interno do Curso de Enfermagem, no manual do PIESC e resoluções institucionais a respeito da preceptoria.

8. As atividades do PIESC iniciar-se-ão somente após a elaboração conjunta do plano de ensino, cuja responsabilidade é do gerenciador do módulo e do preceptor, mediante aprovação daquele.

9. A remuneração da bolsa será de R$ 1.100,00 (Mil e cem reais), condicionada à entrega mensal de relatório das atividades desenvolvidas, frequência e nota dos acadêmicos acompanhados.

10. Os candidatos aprovados serão alocados para acompanhar os grupos de acadêmicos formados proporcionalmente, conforme número total de acadêmicos matriculados nos módulos PIESC I e II, devendo o preceptor receber e acompanhar os discentes no desenvolvimento de atividades sob sua responsabilidade na própria UBS onde atua como profissional enfermeiro.

11. Esporadicamente, os acadêmicos poderão participar de atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde aos finais de semana, como campanha de vacinação e palestras, desde que acompanhados pelo preceptor responsável.

12. DOS REQUISITOS PARA CONSTRATAÇÃO DA BOLSA PRECEPTORIA:

12.1. Fica condicionada ao seguinte atendimento:

a) Ser aprovado e classificado no Processo Seletivo Simplificado, na forma estabelecida neste Edital, seus anexos e suas retificações;

b) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos;

c) Apresentação de comprovante de experiência de no mínimo dois anos em Estratégia Saúde da Família, conforme nova redação do Art. 6º, IV da Resolução nº 003/2012-CEPE/UFRR, alterada pela Resolução nº 008/2016-CEPE/UFRR;

d) Apresentar declaração de vínculo atual e efetivo como enfermeiro em Unidade Básica de Saúde no Programa Saúde da Família (PSF) e Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Boa Vista - Roraima.

e) Exigência de apresentação pelo candidato com deficiência, no ato da inscrição, de comprovação da condição de deficiência nos termos do disposto no § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conforme Anexo I.

(4)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

4 13. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO:

13.1. Período e local de inscrição: 09/03/2020 a 16/03/2020, de 08h às 12h horas e de 14h às 17h30 horas, no Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Roraima, Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2413, CEP 69310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima.

3.2.2 O candidato com deficiência deverá declarar essa condição no ato da inscrição (Anexo III), especificando a deficiência que possui em consonância com o art. 4º do Decreto nº 3.298/99.

3.2.3 No caso de não haver candidato inscrito ou não habilitado para a vaga reservada a candidatos PcD, ou caso surjam novas vagas durante a vigência do processo seletivo, a nomeação dar-se-á pela lista de candidatos aprovados da lista de ampla concorrência.

13.2 A inscrição neste processo seletivo é gratuita. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia acompanhada dos originais da documentação abaixo: I - Curriculum Vitae (plataforma Lattes) devidamente comprovado com as atividades dos últimos três anos;

II – Memorial de Formação contendo um relato reflexivo de sua história na vida intelectual e profissional, com o objetivo de evidenciar sua experiência, com um texto narrativo a ser apresentado em formato de papel A4 digitado, devendo conter no máximo 05 páginas e ser entregue em três vias, conforme itens 14.4 e 14.4.1 deste edital.

III - Diploma do Curso de Graduação de Bacharelado em Enfermagem expedido por instituição credenciada pelo MEC e reconhecida pela CAPES;

IV - Título de Especialista em Saúde Pública ou Estratégia Saúde da Família ou Saúde Coletiva, de instituição credenciada pelo MEC e reconhecida pela CAPES;

V - Carteira do Conselho de Classe (COREN-RR); VI - Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor.

VII - Certidão negativa (nada consta) atualizada expedida pelo Conselho de Classe em 2020, comprobatória da inexistência de processo disciplinar pendente e/ou de imposição de pena disciplinar de qualquer natureza;

VIII- Documento comprovando atividade profissional atual no âmbito da gestão, atenção e vigilância na área da saúde, em unidade da rede própria do SUS ou conveniada, ou em unidade de saúde sob gestão da UFRR;

IX – Declaração do gestor da unidade básica de saúde ao qual o candidato está vinculado, atestando a disponibilidade para o exercício de atividades técnico-pedagógicas dos acadêmicos do Curso de Enfermagem da UFRR.

(5)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

5 X – Rotina da unidade de saúde – Apresentar síntese das atividades desenvolvidas no local onde atua como enfermeiro(a), descrevendo: Apresentação da Unidade Básica de Saúde - Endereço, CNES, dias e horários de funcionamento, Diretor responsável, área de abrangência, número de equipes e de famílias cadastradas, programas desenvolvidos e seus cronogramas de atendimento, entre outras informações que julgar necessário. O texto a ser apresentado deverá ser em formato de papel A4 digitado, devendo conter no máximo 05 páginas;

XI – Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II) contendo as cópias de todos os documentos supramencionados.

XII – Cópia do comprovante de residência atual. XIII – Cópia do comprovante de conta bancária.

13.3 As cópias apresentadas no ato da inscrição ficarão retidas na Secretaria do curso de Enfermagem. 13.4. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de permanência e o diploma devidamente revalidado;

13.5 Não serão aceitas inscrições condicionais e ou extemporâneas;

13.6 Será excluído do processo seletivo, a qualquer tempo, o candidato que prestar declaração ou informação falsa ou inexata;

13.7 Caso seja detectada comprovadamente alguma irregularidade na documentação apresentada pelo candidato aprovado, a UFRR reserva-se, a qualquer tempo, ao direito de desclassificá-lo do processo seletivo e contratar automaticamente o candidato posteriormente aprovado no cadastro de reserva. 14. DA SELEÇÃO

14.1 A seleção ocorrerá conforme descrito no item 17 (Cronograma) deste edital, o local e horário da prova escrita será definida pelo Coordenador do Curso de Enfermagem e publicado no site oficial do curso e no quadro de avisos do curso. A Seleção constará de duas fases: Prova escrita e Avaliação Curricular que serão realizadas por comissão de avaliação designada pela Diretoria de Administração de Recursos Humanos (DARH) da UFRR.

14.2. A prova escrita, a avaliação Curricular e a avaliação do memorial de formação serão de caráter apenas classificatório e terão o valor de no máximo, 100 (cem) pontos cada.

Quadro II – Itens para avaliação Curricular.

Item de Avaliação Título Pontos

por item

Pontuação Máxima Certificado de curso de pós-graduação lato

sensu (mínimo de 360 horas/aula) de

instituição credenciada pelo MEC reconhecida pela CAPES. Na área da saúde.

Diploma de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

(6)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

6 Certificado de Curso de Pós-graduação latu

sensu (mínimo de 360 horas/aula) de

instituição credenciada pelo MEC reconhecida pela CAPES. Na área de Preceptoria em Saúde.

Diploma de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

(Máximo de 01 certificado) 16,0 16,0

Experiência profissional na área objeto deste edital.

Ano completo de efetivo exercício na profissão afim ao cargo pretendido sem sobreposição de tempo (Máximo de 05 anos).

4,0 20,0 Certificados de Participação em Cursos de

Capacitação Profissional (mínimo de 40 horas/aula) na área específica a que concorre.

Certificado de Participação (Máximo de 05 certificados).

8,0 40,0

Total 100,0

14.3 A prova escrita será aplicada na sala de conferência do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR, e terá duração de duas horas. A prova consistirá em questão única na qual solicita ao candidato que elabore uma proposta de trabalho utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL) para o acompanhamento, na função de enfermeiro, de 01 grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual é lotado. A proposta de trabalho deverá conter: área de atuação, local de trabalho/setor; título da proposta; objetivos; competências; carga horária; recursos material e didático-pedagógico; critérios de avaliação; descrição da atividade, conforme Anexo III.

14.3.1 O candidato com inscrição deferida deverá apresentar-se no local designado para a prova escrita no dia e horário determinados, com no mínimo trinta minutos de antecedência, munido de documento de identidade e de caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul.

14.3.2 Não será permitido ao candidato prestar as provas sem o seu documento de identidade e sem que o seu nome conste do Edital de homologação das inscrições.

14.3.3 São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local, data e horário de realização das provas.

14.3.4 O resultado da prova escrita será expresso em valores de 0,0 (zero vírgula zero) a 100,0 (Cem vírgula zero);

14.3.5 Não será permitido nenhum tipo de consulta no momento de realização da prova escrita. Caso o candidato seja flagrado pelo fiscal portando algum tipo de material que o coloque em vantagem frente aos demais candidatos, será encaminhado à sala da coordenação do curso de enfermagem e será automaticamente eliminado do processo seletivo.

(7)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

7 14.3.6 O candidato somente poderá sair do local de prova, depois de decorridos 20 minutos do início. Não será permitido em hipótese alguma levar o caderno de provas e nem a folha oficial do gabarito. Será disponibilizada folha de rascunho do gabarito para conferência do gabarito preliminar a ser divulgado no site do curso de enfermagem e no quadro de avisos do curso.

14.4 O texto do Memorial deve ser apresentado/impresso em: formato de papel A4, margem esquerda 3,0 cm e as demais com 2,0cm, sendo o tipo de fonte Times New Roman, em tamanho 12 (doze), com espaçamento de linha de 1,5 cm e parágrafo de 2,0 cm, com texto justificado. O resultado do memorial formativo será expresso em valores de 0,0 (zero vírgula zero) a 100,0 (Cem vírgula zero);

14.4.1 O memorial de formação será avaliado conforme critérios e pontuação abaixo:

Especificação Máximo de

Pontos

Pontos obtidos pelo candidato(a)

Argumentação utilizada para explicitar a trajetória de vida intelectual e profissional do candidato e o seu interesse em atuar no Programa Preceptoria em Saúde - módulos Práticas Interdisciplinares Ensino Serviço Comunidade e as possíveis contribuições dessa experiência.

60

Estruturação do texto (abordagem do tema; coerência; coesão; regras de escrita) atendendo ao item 14.4 deste edital.

40

TOTAL 100

15. O resultado final será igual à média aritmética simples da pontuação da prova escrita, análise curricular e do memorial de formação, sendo o resultado apresentado em ordem decrescente de pontuação e publicado no site do curso de enfermagem e no quadro de avisos do curso.

15.1 Será considerado aprovado(s) aquele(s) candidato(s) que obtiver(em) média das notas igual ou superior a 70 (setenta);

15.2. Em caso de empate na nota final do processo seletivo simplificado terá preferência para desempate, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver maior pontuação na análise curricular;

b) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição, nos termos da Lei nº10.741/03 (Estatuto do Idoso); e

c) persistindo o empate, será considerado classificado o candidato com mais idade.

16. Por conveniência da Coordenação do Curso de Enfermagem da UFRR, os candidatos aprovados que não foram contratados por ocasião do limite das vagas, com base neste Edital, comporão o cadastro de reserva e poderão ser contratados, posteriormente, no caso da existência de vagas, desde que esta contratação ocorra dentro do prazo de até 01 (um) ano, a contar da data de publicação do

(8)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

8 Edital do Resultado Final no site do Curso de Enfermagem: www.ufrr.br/enfermagem e no quadro de avisos do referido curso.

17. DO CRONOGRAMA Atividades Data/Hora Publicação do edital 04/03/2020 Impugnação do edital 05/03/2020 Resultado da impugnação 06/03/2020 Inscrições 09/03/2020 a 16/03/2020

Homologação das inscrições 17/03/2020

Recurso das inscrições 18/03/2020

Resultado do recurso das inscrições e homologação final 19/03/2020

Prova escrita 20/03/2020 – 09h

Resultado Preliminar ( Média aritmética da Pontuação prova escrita + avaliação curricular + memorial de formação).

23/03/2020

Recurso contra o resultado preliminar 24/03/2020

Resultado do recurso e Resultado Final 25/03/2020

17.1 Todas as etapas do cronograma serão divulgadas no mural do Curso de Enfermagem e no site www.ufrr.br/enfermagem e no quadro de avisos do curso.

18. DA IMPUGNAÇÃO E DOS RECURSOS

18.1 Será assegurado a qualquer cidadão o direito à impugnação, com efeito suspensivo, deste edital, no prazo de 01 (Um) dia, computado a partir da publicação do edital no sítio eletrônico, por meio de exposição de motivos encaminhada à Coordenação do Curso de Enfermagem e entregue na Secretaria do curso de Enfermagem dentro do prazo estabelecido conforme cronograma.

18.2. Os recursos deverão ser protocolados em horário comercial (08h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30), na Secretaria de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Roraima, Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima, conforme Anexo IV.

19. DO RESULTADO FINAL

19.1 O candidato aprovado será convocado, por escrito, para assinar obrigatoriamente termo de responsabilidade (Anexo V), no qual se comprometerá a iniciar as atividades do Módulo em 11 de

(9)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

9 março de 2020 e desenvolver as atividades do PIESC conforme Manual do PIESC vigente até o dia 30 de novembro de 2020, sob a coordenação do Professor responsável pelo módulo. Caso o preceptor aprovado não cumpra o disposto no Manual de Preceptorial do PIESC o mesmo será desligado a qualquer momento sendo impedido de concorrer o edital do ano seguinte.

20 Ao término do estágio de cada módulo, o preceptor será avaliado pelos discentes, conforme Manual do PIESC.

20.1 Os casos omissos serão resolvidos em primeira instância pela Comissão responsável pelo processo seletivo, composta por docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR.

Boa Vista/RR, 04 de março de 2020. _________________________________

Profª. Drª. Cíntia Freitas Casimiro

Coordenadora do Curso de Enfermagem – UFRR

(10)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

10

ANEXO I – Modelo de Parecer de Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar – Solicitação para concorrer às Vagas destinadas aos candidatos com deficiência e para a avaliação Biopsicossocial

Atestamos para fins de participação em processo seletivo, que o(a) Senhor(a)___________________________________________________________________,

portador (a) do documento de identidade nº _______________________________, é considerado(a) pessoa com deficiência à luz da legislação brasileira por apresentar a(s) seguinte(s) condição(ões) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ____________________________CID-10 _________. Por oportuno, declaramos que o(a) candidato(a) apresenta os seguintes impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ________________________________________________; que devem ser considerados os fatores socioambientais

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ________________________________________________; que apresenta as seguintes limitações no

desempenho de

atividades__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ________________________________________________ e as seguintes restrições de participação __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ _______________.

Assinatura e carimbo com CRM do médico

Assinatura e carimbo com registro da profissão do membro de equipe multiprofissional e interdisciplinar

Assinatura e carimbo com registro da profissão do membro de equipe multiprofissional e interdisciplinar

(11)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO – PROCESSO SELETIVO PIESC 2020 – Edital 016/2020

Número da Inscrição nº__________

Nome: Data de Nascimento: / /

Endereço Completo (Rua, nº, bairro, CEP):

E-mail: Telefone Residencial ( 95 ) Telefone Comercial ( 95 ) Telefone Celular ( 95 )

Conselho de Classe: COREN-RR Nº - Enf. CPF:

DADOS ACADÊMICOS

Graduação:

Bacharelado em Enfermagem

Instituição Formadora: Ano Conclusão:

CENÁRIO DE PRÁTICA

Unidade Básica de Saúde:

Endereço Completo (Rua, nº, bairro, CEP):

Já participou de algum Programa de Preceptoria? ( ) Não ( ) Sim Se sim, responda: Quando/Onde/área da saúde?

Boa Vista-RR, _____ de ____________________ 2020.

(12)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO III

Padrão de resposta da prova escrita do Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de

profissionais para vagas remanescentes no Programa de Preceptoria em Saúde, com a titulação mínima de Graduação em Enfermagem com Especialização, para atendimento dos módulos: Práticas

Interdisciplinares e Interação Ensino, Serviço e Comunidade I e II, objeto do edital nº 16/2020 de

04/03/2020 publicado no site curso de Enfermagem:

1. Área pretendida no edital: O candidato deve indicar uma área da prática de estágio, descrita conforme quadro I/Descrição de vaga do processo seletivo para contratação de preceptores – PIESC I e II - Edital nº. 016/2020/-CCE/CCS/UFRR, de 04/03/2020.

2. Local de trabalho/setor: O candidato deve indicar o local de prestação de serviços conforme quadro I- Descrição da vaga IESC – Curso de Enfermagem/CCS do Edital nº. 016/2020/-CCE/CCS/UFRR, de 04/03/2020.

3. Título: Espera-se que o candidato atribua um título que possibilite orientação geral sobre a prática que vai ser desenvolvida. O título deve ser claro e bem delimitado, além de intimamente ligado aos objetivos propostos no item 4.

4. Objetivos:

Objetivos é a exposição das metas do trabalho e quais os resultados que se pretende obter. O objetivo deve estar relacionado à aprendizagem que se espera que o acadêmico obtenha. Deve ser apresentado com verbo no modo infinitivo. Espera-se que o candidato indique um objetivo geral e, se necessário, apresente objetivos específicos.

Tais objetivos gerais devem ser baseados nas competências a serem desenvolvidas pelos estudantes.

Competência aqui é vista como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados em um graduando (Mamede e Penaforte, 2001, p. 117). De maneira geral, os objetivos propostos devem obter os seguintes resultados, de acordo com cada campo de estágio:

a) Proporcionar a interação entre a teoria e a prática na área da enfermagem, desenvolvendo no acadêmico, visão holística, humanística e interdisciplinar que confira qualidade ao exercício profissional;

(13)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

13 inserção em situações reais de trabalho do enfermeiro;

c) Habilitar o discente nas diferentes especialidades da prática profissional do enfermeiro; d) Desenvolver capacidades psicomotoras, reflexivas, críticas e criativas de atuação em enfermagem.

e) Estimular no acadêmico o desenvolvimento de valores éticos, morais, sociais e humanísticos, no contexto de seu campo de atuação profissional.

5. Competências a ser adquiridas e/ou desenvolvidas:

Espera-se que o candidato descreva na proposta de trabalho as competências comportamentais e profissionais que a atividade visa obter para a formação profissional do acadêmico de enfermagem, levando em consideração a dimensão individual e coletiva da atuação do enfermeiro, bem como a atenção à saúde e a educação permanente.

Competências comportamentais: atitudes comportamentais que propiciem ao acadêmico avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada na área da saúde. A execução da proposta de trabalho leve à aptidão das seguintes competências comportamentais: tomada de decisões, liderança, comunicação, planejamento, organização, visão sistêmica, relacionamento interpessoal, seja capaz atuar em uma equipe multidisciplinar;

Competências profissionais: competências técnicas exigidas para bom desempenho do profissional enfermeiro. Ao final da execução da proposta de trabalho, o acadêmico seja capaz de realizar o procedimento de enfermagem com maior destreza, segurança, saiba quais são e o manuseio correto dos equipamentos necessários, siga o protocolo de segurança. Etc.

6. Carga Horária: Espera-se que o candidato atribua carga horária adequada e compatível para a execução da proposta de trabalho de acordo com o proposto no item 9 – descrição da atividade. Atente-se para a distribuição da carga horária no que diz respeito ao planejamento e organização, desenvolvimento e avaliação da atividade. De acordo com o enunciado da questão, a carga horária é para o desenvolvimento de 01 dia de atividade (máximo de até 08 horas).

7. Recursos: Material e didático-pedagógico

Espera-se que o candidato detalhe todos os tipos de recursos e o quantitativo, quando necessário, dos recursos que serão utilizados para a execução da proposta de trabalho. Inclusive indique a necessidade

de que o acadêmico de enfermagem possua algum instrumento, vestimenta ou material necessário para a prática, devendo ser solicitado com antecedência.

8. Critérios de avaliação:

(14)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

14 grupo sob seu acompanhamento. Detalhe o período de avaliação: diário, semanal etc. Especifique as formas de avaliação, levando em consideração o acompanhamento da evolução do acadêmico. Relate também como será o feedback para o acadêmico e possiblidade de o acadêmico avaliar o trabalho do preceptor.

Avaliação formativa: monitora o progresso da aprendizagem durante a instrução. A avaliação formativa é utilizada para monitorar o progresso da aprendizagem. Seu propósito é prover

feedback contínuo tanto para o estudante quanto para facilitador em respeito a sucessos e

falhas na aprendizagem (Mamede e Penaforte, 2001 p. 190-191). 9. Descrição da atividade:

Espera-se que o candidato especifique a metodologia e as etapas de execução para aquela atividade de acordo com a carga horária proposta em atendimento ao item 6. Sua importância para a formação do enfermeiro. Atente-se para a importância da comunicação do que será realizado e também em utilizar-se do conhecimento prévio dos acadêmicos acerca do tema. Interligar o conteúdo da atividade com outras subáreas da enfermagem. Levar o acadêmico a ter postura crítica e reflexiva da realidade. Todos os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem a serem utilizados devem ser explicitados e detalhadamente descritos. Deve-se acrescentar ainda uma descrição detalhada sobre o que os estudantes devem fazer, como os estudantes devem preparar-se e o que é requerido dos estudantes

(Mamede e Penaforte, 2001, p. 138).

O conhecimento prévio que as pessoas têm a respeito de um tema é o mais importante determinante da natureza e da quantidade de novas informações que podem ser por ela processadas (Mamede e Penaforte, 2001, p. 89-90).

MAMEDE, S. PENAFORTE, J. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.232p.

(15)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Edital nº 016/ 2020 – Processo Seletivo PIESC I e II - CCE/CCS/UFRR

ANEXO IV - FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Número de inscrição: __________

NOME:

LOCAL DE ATUAÇÃO:

CPF: CELULAR:

E-MAIL:

* Descrever sinteticamente o objeto do recurso, justificativa, argumentação da contestação.

Boa Vista-RR, _____ de _________________ de 2020.

Responsável pelo recebimento do recurso – CCE/UFRR

Assinatura do Candidato

(16)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

16 ANEXO V – MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA PRECEPTORIA EM SAÚDE (IESC)

MODELO DE TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PRECEPTOR

Termo de responsabilidade, com fundamento no disposto na Lei nº 11.129/2005, 30 de junho de 2005, na Resolução n° 003/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UFRR, no

Edital n. 002/2018-CCE/CCS/UFRR, de 06 de fevereiro de 2018 e na Resolução nº 008/2016 –

CEPE/UFRR, que entre si celebram, a Universidade Federal de Roraima, doravante denominada UFRR, fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede à Avenida Ene Garcez, n. 2.413, bairro Aeroporto, cidade de Boa Vista/Roraima, e neste ato representada pelo coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem xxxxxxxxxxxxxxxxxx, matrícula SIAPE número xxxxxxxx e de outro lado o Senhor xxxxxxxxxxxxxxx, brasileiro, residente à xxxxxxxxxx, xxxxx – Bairro xxxxxxx, CEP xxxxxxxx na Cidade de Boa Vista – Roraima. Cédula de Identidade nº.

xxxxxxx – SSP/xx, inscrito no MF sob o CPF nº xxxxxxxxxxxxxxxx, cujos dados bancários para

recebimento de bolsa são: Banco xxxxx. Agência xxxxx Conta Corrente: xxxxxxx, doravante

denominado PRECEPTOR. Este termo reger-se-á pelas seguintes cláusulas:

Cláusula 1ª – O trabalho do preceptor a ser prestado à UFRR é atividade remunerada no âmbito do Programa de Preceptoria em Saúde, que visa à orientação técnico-pedagógica nos cenários de aprendizagem prática, aos discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem devendo ser desenvolvido por profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação.

Parágrafo único – A participação do profissional no programa Preceptoria em Saúde da UFRR não implica no estabelecimento de vínculo trabalhista ou estatutário com a UFRR.

Cláusula 2ª – As atividades do preceptor serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde de

Boa Vista-RR, nos cenários de aprendizagem prática do futuro profissional enfermeiro, referente ao Programa saúde da Família, conforme manual de ensino e de acordo com a carga horária estabelecida nos módulos Práticas Interdisciplinares: Interação Ensino, Serviço, Comunidade - IESC I e II, ambos com 120 horas, sob supervisão do professor Jaime Louzada ou de seu substituto.

DAS CONDIÇÕES

Cláusula 3ª – A jornada de trabalho será de acordo com o que foi estabelecido no edital de seleção, cumprida de acordo com horário preestabelecido entre as partes.

Cláusula 4ª – O presente Termo de Responsabilidade terá vigência da data da assinatura até o término da carga horária prevista no módulo de Práticas Interdisciplinares: Interação Ensino, Serviço, Comunidade - IESC I e II, conforme PPC de Enfermagem, podendo ser prorrogado por conveniência do Curso de Enfermagem, após resultado da avaliação das atividades do preceptor pelos discentes e pelo gerenciador do módulo.

(17)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

17 Cláusula 5ª – A prorrogação do termo de que trata a cláusula anterior deverá ser proposta pela Coordenação do Curso de Enfermagem, ouvido o gerenciador dos módulos IESC I e II, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do término de sua vigência.

Cláusula 6ª – O profissional preceptor não terá direito a voto em nenhum Conselho e nem exercerá atividades inerentes à chefia, direção ou assessoria.

Cláusula 7ª – O preceptor se comprometerá a desenvolver as atividades do Programa Preceptoria

em Saúde conforme manual vigente, sob a coordenação do professor responsável pelo módulo. Cláusula 8ª – O Programa de Preceptoria em Saúde oferecerá bolsas aos preceptores, observados os parâmetros estabelecidos nos artigos 16 a 20, da Lei nº 11.129/2005.

Parágrafo Primeiro. O disposto no caput não se aplica ao profissional da saúde com vínculo empregatício com a UFRR nos casos em que a atividade de preceptor seja concomitante com a carga horária de trabalho do profissional.

Parágrafo Segundo. O disposto no caput não se aplica ao profissional da saúde pertencente ao quadro da Unidade de Saúde da UFRR, os quais poderão exercer atividades de preceptoria no local de trabalho, sem prejuízo de suas atividades assistenciais.

Cláusula 9ª – O preceptor será periodicamente avaliado pelo gerenciador do módulo IESC I e II no âmbito do Curso de Enfermagem da UFRR, bem como pela Instituição a qual estiver vinculado, de acordo com critérios definidos e dados a conhecer pelas partes para julgamento de sua permanência no Programa de Preceptoria em Saúde da UFRR.

DAS OBRIGAÇÕES

Cláusula 10ª – São deveres do preceptor da UFRR:

I – atualizar regularmente, quando solicitado, o sistema de informações do Centro de Ciências da Saúde-CCS/UFRR quanto à sua lotação e atividades nas unidades de saúde;

II – responder pela assistência ao treinamento supervisionado das atividades práticas

interdisciplinares de serviço, ensino e comunidade, segundo sua área de especialidade; III – responsabilizar-se pelos discentes em atividades curriculares;

IV – participar de atividades de capacitação metodológica, reuniões pedagógicas, atividades de desenvolvimento profissional contínuo e de planejamento sempre que convocado;

V – acompanhar o desenvolvimento das competências dos discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem a ele vinculados;

VI – realizar as avaliações de desempenho dos discentes dos cursos de graduação em enfermagem, sob sua responsabilidade, previstas no projeto pedagógico do curso ou programa do avaliado;

VII – apurar a frequência dos discentes do curso de graduação em enfermagem sob sua

responsabilidade, conforme procedimentos e normas estabelecidos pela UFRR e supervisão do módulo;

VIII – atuar em estrita observância às diretrizes do projeto pedagógico do curso de enfermagem e de outros documentos aprovados pelo colegiado do curso de enfermagem da UFRR.

Cláusula 11ª – O profissional preceptor responderá civil e penalmente pelos danos causados ao patrimônio da UFRR que esteja sob sua guarda ou responsabilidade, quando da ocasião de atividades teóricas e práticas desenvolvidas interna e externamente devendo restituir os bens que lhe forem entregues nas mesmas condições que os recebeu.

Cláusula 12ª – O preceptor estará sujeito ao cumprimento de ordens superiores, devendo obediência hierárquica. Deverá observar as normas legais e regulamentares que regem as atividades da UFRR.

(18)

Universidade Federal de Roraima - Departamento de Enfermagem / Centro de Ciências da Saúde - Campus Paricarana, Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

18

Cláusula 13ª – Este Termo de Responsabilidade poderá ser cancelado a qualquer tempo, por

iniciativa de ambas as partes, se descumpridas quaisquer das disposições estabelecidas nas Resoluções n° 003/2012-CEPE/UFRR e nº 008/2016 – CEPE/UFRR.

FORO

Cláusula 14ª – As partes elegem o foro da Justiça Federal, seção judiciária de Roraima, para dirimir as questões decorrentes deste termo de responsabilidade.

E por assim se acharem justas, as partes assinam o presente termo de responsabilidade, em duas vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo.

Boa Vista/RR, / /2020. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx Curso de Enfermagem/UFRR CPF nº Testemunhas: Nome: _________________________________ CPF: _________________________________ Nome: __________________________________ CPF: ___________________________________

Referências

Documentos relacionados

Quem apresente critérios compatíveis com a definição de caso suspeito ou com sinais e sintomas de COVID-19, informa a direção da empresa (preferencialmente por via telefónica) e,

Nessa perspectiva para estruturar nosso trabalho e complementando os estudos realizados usamos como base teórica no âmbito do ensino da língua portuguesa guiada por novas

a) No exercício do controle de legalidade que nos corresponde, aplicamos durante o exercicio findo em 31 de dezembro de 2013 os demais procedimentos descritos no artigo N° 294 da

72 Conselhos Locais de Saúde constituídos (40,7% - Meta 60%); 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Porto Alegre, 29. Conferências Livres de Saúde

As cinco amostras de café com leite em pó apresen- taram perfil sensorial e aceitabilidade distintos, sendo os descritores “cor da mistura em pó”, “cor da bebida”, “odor

Estas foram selecionadas de acordo com critérios do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de

Como nos ensina este cartel, unha lingua tan “grande”, prestixiosa e internacional como o francés pode tamén ser obxecto de discriminación e meno- sprezo, Na provincia canadense

(Col. Histórias tradicionais portuguesas contadas de novo) Civilização Editora 978-972-26-1130-5. Torrado, António (Recontado) (Ilustr.